You are on page 1of 2

GABINETE DO PREFEITO DECRETO N 1060 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

DISPE SOBRE RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS E NDIOS NOS CONCURSOS PBLICOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS E EMPREGOS PBLICOS INTEGRANTES DOS QUADROS PERMANENTES DE PESSOAL DO PODER EXECUTIVO E DAS ENTIDADES DA ADMINISTRAO INDIRETA DO MUNICPIO DE MESQUITA.

O PREFEITO DO MUNICPIO DE MESQUITA, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, CONSIDERANDO o dever da Administrao Pblica de promover aes que busquem o ideal de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, de modo a atender aos princpios da dignidade de pessoa humana e da justia social; CONSIDERANDO o disposto no art. 39 da Lei Federal 12.288, de 20 de julho de 2010, que impe expressamente ao poder pblico a promoo de aes que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a populao negra, inclusive mediante a implementao de medidas visando promoo da igualdade nas contrataes do setor pblico, DECRETA: Art. 1 - Ficam reservadas aos negros e ndgenas 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos pblicos para provimento de cargos efetivos e empregos pblicos integrantes dos quadros permanentes de pessoal do Poder Executivo e das entidades da Administrao Indireta do Municpio de Mesquita. 1 - Se, na apurao do nmero de vagas reservadas a negros e ndios, resultar nmero decimal igual ou maior do que 0,5 (meio), adotar-se- o nmero inteiro imediatamente superior; se menor do que 0,5 (meio), adotar-se- o nmero inteiro imediatamente inferior. 2 - Os candidatos destinatrios da reserva de vagas a negros e indgenas sempre concorrero totalidade das vagas existentes, sendo vedado restringir-lhes o acesso aos cargos ou empregos objeto do certame s vagas reservadas. 3 - Os candidatos que no sejam destinatrios da reserva de vagas a negros e indgenas concorrero s demais vagas oferecidas no concurso, excludas aquelas objeto da reserva. 4 - Para os efeitos deste Decreto ser considerado negro ou indgena o candidato que assim se declare no momento da inscrio. 5 - A autodeclarao facultativa, ficando o candidato submetido s regras gerais estabelecidas no edital do concurso, caso no opte pela reserva de vagas.

6 - No havendo candidatos negros ou indgenas aprovados, as vagas includas na reserva prevista neste artigo sero revertidas para o cmputo geral de vagas oferecidas no concurso, podendo ser preenchidas pelos demais candidatos aprovados, obedecida a ordem de classificao. Art. 2 - Detectada a falsidade da declarao a que se refere o art. 1, 5, ser o candidato eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficar sujeito anulao da sua admisso ao servio pblico, aps procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o contraditrio e a ampla defesa, sem prejuzo de outras sanes cabveis. Art. 3 - Na apurao dos resultados dos concursos, sero formuladas listas especficas para identificao da ordem de classificao dos candidatos cotistas entre si. 1 - A nomeao dos candidatos aprovados ser de acordo com a ordem de classificao geral no concurso, mas, a cada frao de 5 (cinco) candidatos, a quinta vaga fica destinada a candidato negro ou indgena aprovado, de acordo com a sua ordem de classificao na lista especfica. 2 - Na ocorrncia de desistncia de vaga por candidato negro ou indgena aprovado, essa vaga ser preenchida por outro candidato negro ou indgena, respeitada a ordem de classificao da lista especfica. Art. 4 - A reserva de vagas a que se refere o presente Decreto constar expressamente dos editais de concurso pblico, devendo a entidade realizadora do certame fornecer toda orientao necessria aos candidatos interessados nas vagas reservadas. Art. 5o - O presente decreto vigorar por 10 (dez) anos, devendo a Coordenadoria de Promoo de Igualdade Racial promover o acompanhamento permanente dos seus resultados e produzir relatrio conclusivo a cada dois anos. Pargrafo nico - No primeiro trimestre do ltimo ano de vigncia do presente decreto, a Coordenadoria de Promoo de Igualdade Racial enviar ao Prefeito Municipal relatrio final sobre os resultados alcanados, podendo recomendar ou no a edio de novo decreto sobre o tema. Art. 6o - O presente decreto entra em vigor 30 (trinta) dias aps sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio. Pargrafo nico - O presente decreto no se aplicar aos concursos cujos editais j tiverem sido publicados antes de sua entrada em vigor. Mesquita, RJ, 18 de novembro de 2011. ARTUR MESSIAS Prefeito Publicado por: Reinaldo dos Santos - Cdigo Identificador:E9094453

You might also like