You are on page 1of 3

DERMATITE DAS FRALDAS Sinnimos: Sinnimo: dermatite amoniacal, assaduras O que ?

a irritao na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas e plsticos. Pode surgir infeco secundria causada por cndida ou bactrias. possvel que algumas bactrias tenham uma ao sobre a urina, decompondo a uria e aumentando a ao irritativa. Como se desenvolve ou se adquire? Pelo contato prolongado com a urina e as fezes do beb, ou pacientes adultos com incontinncia urinria e fecal. A urina possui uria que se transforma em amnia, substncia que provoca irritao. A pele molhada tambm pode causar frico contra a fralda e permitir o crescimento de bactrias. Este tipo de dermatite ocorre tanto com o uso de fraldas de pano ou descartveis. O que se sente? Nas dermatites leves, observada uma vermelhido de pele, com descamao, aspecto brilhante e, eventualmente, com pontinhos elevados (ppulas). Ficam restritas s regies cobertas pelas fraldas. Em irritaes moderadas, as leses so mais profundas, ficando com uma cor violcea e spera. O caso agudo inicia-se geralmente entre o primeiro e o segundo ms de vida. As leses so localizadas nas reas de fraldas, face interna das coxas, ndegas e glande ou vulva. Como o mdico faz o diagnstico? A diagnose d-se pelo exame clnico das leses. Como se trata? O tratamento baseado na higiene da rea da fralda. Friccionar a pele no momento da limpeza e o uso de lenos umedecidos devem ser evitados para no alterar a composio normal da pele, levando ao incio das assaduras. As trocas das fraldas devem ser freqentes. Em caso de fraldas de pano, o sabo em p e amaciantes devem ser evitados na lavagem, prefervel o sabo neutro (glicerina ou coco). Deixar o beb o mximo possvel de tempo sem fraldas e expor a regio ao sol tambm so indicados. No caso de processo inflamatrio intenso, pode ser usado corticide tpico. Se h infeco por cndida, utilizado antimictico tpico. A pomada tambm tem um papel importante, pois simula a funo natural da pele ao formar uma barreira protetora contra os agentes irritantes e microorganismos. Como se previne?

O leite materno tem anticorpos que podem defender os nens amamentados contra a infeco. Manter a pele limpa e seca, especialmente nas dobras e sulcos; trocar freqentemente as fraldas; usar sabonetes suaves e deixar a pele do beb exposta ao ar fresco sempre que possvel so algumas maneiras de prevenir a dermatite de fraldas

DESCRIO DA DERMATITE DAS FRALDAS


uma dermatite de contato por irritao primria, caracterizada por irritao na pele, causada pelo contato com a urina e as fezes retidas pelas fraldas. As leses variam de eritematosas exsudativas a eritemato-papulosas e descamativas nas reas convexas da regio delimitada pelas fraldas. Freqentemente surge infeco secundria por Candida ou por bactrias como Bacillos faecallis, Proteus, Pseudomonas, Staphylococcus e Streptococcus. O uso de ps, leos, sabes e pomadas irritantes agravam o quadro clnico.

SINONMIA
Dermatite amoniacal.

ETIOLOGIA DA DERMATITE DAS FRALDAS


O uso da fralda ocasiona aumento da temperatura e da umidade local, com conseqente macerao da pele que se torna mais susceptvel irritao ocasionada pelo contato da urina e das fezes com a pele da regio coberta pelas fraldas.

RESERVATRIO
No se aplica.

MODO DE TRANSMISSO
No se aplica.

PERODO DE INCUBAO
No se aplica.

PERODO DE TRANSMISSIBILIDADE DA DERMATITE DAS FRALDAS


No se aplica.

COMPLICAES
Infeco secundria pelos germes acima relacionados.

DIAGNSTICO DA DERMATITE DAS FRALDAS


Clnico.

DIAGNSTICO DIFERENCIAL DA DERMATITE DAS FRALDAS


Candidase, eczema de contato alrgico, eczema seborrico, eczema tpico, psorase.

TRATAMENTO DA DERMATITE DAS FRALDAS


Cuidados higinicos, troca freqente de fraldas ou retirada das mesmas. Limpeza da regio e aplicao de pasta de xido de zinco ou pasta dgua nas trocas de fraldas. Nos casos mais agudos uso de cremes base de hidrocortisona; e nistatina ou antimicticos imidazlicos na suspeita de contaminao por Candida.

CARACTERSTICAS EPIDEMOLOGICAS
Dermatose da rea de fralda que acomete a criana de 0 a 2 anos.

OBJETIVOS DA VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA


No se aplica.

NOTIFICAO
No doena de notificao compulsria.

MEDIDAS DE CONTROLE DA DERMATITE DAS FRALDAS


Higiene adequada dos bebs e troca rotineira de fraldas.

You might also like