You are on page 1of 4

APOSTILA DA DE FILOSOFIA DO CONHECIMENTO

Introduo Uma das principais preocupaes da Filosofia a de no estabelecer um pensamento dogmtico j que as verdades absolutas que caracterizam os dogmas no admitem avaliao. A teoria que s aceita verdades que possam ser comprovadas pelos sentidos chamada de empirismo; Podemos afirmar que cada pessoa possui sua prpria verdade, e tudo aquilo em que uma pessoa acredita passa a ser a sua verdade. Mas bom sempre ter em mente que a verdade mutvel de acordo com o tempo e com a posio do sujeito e do objeto observado. Para a Filosofia, compreender e analisar a diversidade das escolhas humanas so tarefas fundamentais e inalienveis que exigem pensamento e uma reflexo contnua. A Filosofia reconhece o conhecimento teolgico mas entende a necessidade humana de Liberdade de Conscincia. Podemos citar grandes pensadores da Idade Mdia como Santo Agostinho e So Toms de Aquino. Mas, seria equivocado dizer que o conhecimento teolgico deve ser considerado superior porque reflete o nosso compromisso religioso com o Sagrado. A palavra Filosofia foi originada a partir de uma tentativa de afastamento da perspectiva puramente religiosa de compreenso do mundo. Na sua origem podemos identificar dois radicais philos e sophia. H em Filosofia a ideia do amor ou da amizade em relao ao saber e ao conhecimento. A filosofia se preocupa com a origem do sofrimento no mundo. A palavra Filosofia significa amor sabedoria. Para Aristteles, o objetivo da Filosofia estudar as causas primrias de todas as coisas. J a cincia tem por princpio o estudo das causas, desenvolvimento e consequncia dos fenmenos mensurveis e objetivos. A filosofia grega influenciou fortemente o pensamento do mundo ocidental onde vivemos. Podemos mesmo dizer que nossa histria, nossa sociedade, nossos pr-conceitos e nossos governos so uma consequncia indireta da forma filosfica grega de pensar. No esto includos nesta forma grega de ver o mundo a tendncia literatura e s artes.

A mitologia O mito coletivo, a palavra dita e passado por meio das geraes, explicando o mundo. Alm disso, tambm ilgico e irracional, justamente porque tenta explicar o mundo e o homem. mito um relato de um acontecimento ocorrido no tempo primordial (Antiguidade), mediante a interveno de entes sobrenaturais. . Apesar de trabalhar com a fantasia, no se considera o mito como uma iluso, pois a histria tem racionalidade. A Filosofia continua existindo porque ns, seres humanos, somos dotados de pensamento. O nascimento e o incio da sistematizao ou a organizao da Filosofia comeou num tempo em que o pensamento mitolgico gerenciava o mundo. Essa poca histrica, em que germinou a Filosofia, conhecida como Antiguidade
Aluno de Plato, Aristteles discorda de uma parte fundamental da sua filosofia. Plato concebia dois mundos existentes: aquele que apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutao; e outro mundo - abstrato -, o das ideias, acessvel somente pelo intelecto, imutvel e independente do tempo e do espao material. Aristteles, ao contrrio, defende a existncia de um nico mundo: este em que vivemos. O que est alm de nossa experincia sensvel no pode ser nada para ns.

Plato dizia que conhecer apenas

recordar a verdade que j existe dentro de ns. Era a teoria do inatismo. O inatismo platnico se ope teoria de Aristteles do empirismo.

O mito platnico da caverna O mito platnico da caverna ilustra a necessidade e quase a obrigatoriedade que o Homem tem de ir buscar a luz, a luminosidade. Embora Plato considerasse que o homem pudesse chegar verdade absoluta, ao conhecimento, no entanto na sua alegoria Plato tambm demonstra que, em certa medida o Homem deve, constantemente, avaliar todas as suas Verdades, para chegar ao conhecimento. Plato na Teoria das Idias est certo, pois a Dialtica um processo de busca pela Verdade atravs do pensamento. um processo de troca constante entre opinies nas quais teses se confrontam com antteses at que se conclua uma sntese. Raciocnio indutivo / Raciocnio dedutivo O raciocnio que parte de uma experincia particular e generaliza o que aprendeu utiliza o raciocnio Indutivo (Este gato mamfero e tem 4 patas ento todos os gatos tm 4 patas e so mamferos). No entanto o raciocnio que parte de uma experincia

generalizada para concluir sobre uma questo especfica est utilizando o raciocnio dedutivo (todos os cachorros so mamferos ento este cachorro mamfero).

Filosofia Moderna Em seu clebre livro O Discurso sobre o Mtodo, o pai da cincia, Ren Descartes, definiu um mtodo para a busca da verdade que consistia em: Dividir uma questo original em pequenas questes e respond-las com o uso do raciocnio, agrupando as respostas e formando a resposta da questo original. J Francis Bacon sistematzou o Mtodo Indutivo, que, em termos de conhecimento parte da observao e experimentao de uma realidade particular para explicar uma realidade mais geral, mais ampla. Tambm criou o conceito dolos da tribo para denunciar os preconceitos e noes falsas e no questionadas que circulam na comunidade em que se vive. Outro filsofo importante dessa poca foi filsofo John Lock, que dizia que nossa mente como um papel em branco e que o conjunto de idias que existe na mente humana provm da experincia. Esta corrente filosfica denominada Empirismo

Filosofia Contempornea Edmund Husserl que nasceu em 1859 em uma regio que pertencia ao imprio austro-hngaro, formulou um mtodo de investigao filosfica conhecido como Fenomenologia a partir do qual tenta superar o dualismo corpo-mente, cincia-objeto; indivduo-mundo, descobrindo nesses plos relaes de reciprocidade.

Filosofia Ps-Moderna Zygmunt Bauman, acredita diz vivemos numa Modernidade Lquida porque nossos valores e relacionamentos so totalmente lquidos, ou seja se disolvem. A passagem de um tempo de certezas para uma poca de incertezas pode ser chamada de Crise dos paradigmas.

Filosofia da Cincia

Outro filsofo importante foi o austraco Karl Popper (1902 1994) que props como possibilidade para o saber cientfico o critrio da Falseabilidade que afirma que toda hiptese deve ser refutada pela experincia, ou seja deve-se levantar maneiras de false -la, de refut-la. Quando a teoria resiste refutao pela experincia, ela corroborada, confirmada. Por este motivo ele critica a psicanlise de Freud e o marxismo, dizendo que estes universos tericos restringem-se s explicaes de seus idealizadores e no do condies de refutabilidade emprica.

A Ps-graduao brasileira A ps-graduao brasileira est estruturada em cursos lato sensu (MBA, especializao e mestrado profissionalizante) e cursos stricto sensu (mestrado, doutorado e ps-doutorado). Em relao graduao brasileira os cursos de graduao tecnolgica permitem ao graduado o ingresso ao mestrado acadmico. Uma ps-graduao num curso de Especializao em Filosofia uma ps-graduao lato sensu, e no permite o ingresso direto ao Doutorado.

You might also like