You are on page 1of 4

Teoria da separao dos poderes

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. (Redirecionado de Separao dos poderes) A Teoria da Separao dos Poderes (ou da Tripartio dos Poderes do Estado) a teoria de cincia poltica desenvolvida por Montesquieu, no livro O Esprito das Leis (1748), que visou moderar o Poder do Estado dividindo-o em funes, e dando competncias a rgos diferentes do Estado. As idias de Montesquieu partiram principalmente das teses lanadas por John Locke, ainda que implicitamente, cerca de cem anos antes. A idia da existncia de trs poderes, outrossim, no era novidade, remontando a Aristteles, na obra Poltica[carece de fontes]. (Quanto a LOCKE ter lanado a idia dos trs poderes, possvel encontrar no livro: Histria concisa da filosofia: de Scrates a Derrida, de Derek Johnston.)[1] No livro 'O Esprito das Leis, Montesquieu, analisa as relaes que as leis tm com a natureza e os princpios de cada governo, desenvolvendo a teoria de governo que alimenta as idias do constitucionalismo, que, em sntese, busca distribuir a autoridade por meios legais, de modo a evitar o arbtrio e a violncia. Tais idias se encaminham para a melhor definio da separao dos poderes, hoje uma das pedras angulares do exerccio do poder democrtico. Montesquieu admirava a Constituio inglesa, mesmo sem compreend-la completamente[carece de fontes], e descreveu cuidadosamente a separao dos poderes em Executivo, Judicirio e Legislativo, trabalho que influenciou os elaboradores da Constituio dos Estados Unidos. O Executivo seria exercido por um rei, com direito de veto sobre as decises do parlamento. O poder legislativo, convocado pelo executivo, deveria ser separado em duas casas: o corpo dos comuns, composto pelos representantes do povo, e o corpo dos nobres, formado por nobres, hereditrio e com a faculdade de impedir (vetar) as decises do corpo dos comuns. Essas duas casas teriam assemblias e deliberaes separadas, assim como interesses e opinies independentes. Refletindo sobre o abuso do poder real, Montesquieu conclui que "s o poder freia o poder", no chamado "Sistema de Freios e Contrapesos" (Checks and balances), da a necessidade de cada poder manter-se autnomo e constitudo por pessoas e grupos diferentes.

ndice
[esconder] 1 Brasi l 1 1 1 2 Refe rnci as 3 Ver tamb m 4 Liga es exter nas

[editar] Brasil
No Brasil, que adotou tal teoria em sua Constituio, funcionam trs poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

[editar] Legislativo
Poder legislativo (tambm legislatura) o poder do Estado ao qual, segundo o princpio da separao dos poderes, atribuda a funo legislativa. Por poder do Estado compreende-se um rgo ou um grupo de rgos pertencentes ao prprio Estado porm independentes dos outros poderes. Nos Estados modernos o poder legislativo formado por: um parlamento em nvel nacional; parlamentos dos estados federados, nas federaes; eventuais rgos anlogos ao parlamento, de regies e outras entidades territoriais s quais se reconhece autonomia legislativa. O poder executivo (representado, por exemplo, pelo Presidente da Repblica) fica encarregado de sancionar ou vetar o projeto de lei. No sistema de trs poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repblicas e monarquias constitudo por um congresso, parlamento, assemblias ou cmaras. O objetivo do poder legislativo elaborar normas de direito de abrangncia geral ou individual que so aplicadas a toda sociedade, objetivando a satisfao dos grupos de presso; a administrao pblica; em causa prpria e distender a sociedade;.

Em regimes ditatoriais o poder legislativo exercido pelo prprio ditador ou por cmara legislativa nomeada por ele. Entre as funes elementares do poder legislativo est a de fiscalizar o poder executivo, votar leis oramentrias, e, em situaes especficas, julgar determinadas pessoas, como o Presidente da Repblica ou os prprios membros da assemblia. No Brasil os legisladores so escolhidos por meio da eleio (votao).

[editar] Executivo
O Executivo executa as leis. No municpio, o poder executivo representado pelo prefeito. No estado pelo governador. O Presidente da Repblica o principal representante do Poder Executivo.

[editar] Judicirio
A estrutura do Poder Judicirio baseada na hierarquia dos rgos que o compem, formando assim as instncias. A primeira instncia corresponde ao rgo que ir primeiramente analisar e julgar a ao apresentada ao Poder Judicirio. As demais instncias apreciam as decises proferidas pela instncia inferior a ela, e sempre o fazem em rgos colegiados, ou seja, por um grupo de juzes que participam do julgamento. Devido ao princpio do duplo grau de jurisdio, as decises proferidas em primeira instncia podero ser submetidas apreciao da instncia superior, dando oportunidade s partes conflitantes de obterem o reexame da matria. s instncias superiores, cabe, tambm, em decorrncia de sua competncia originria, apreciar determinadas aes que, em razo da matria, lhes so apresentadas diretamente, sem que tenham sido submetidas, anteriormente, apreciao do juzo inferior. A competncia originria dos tribunais est disposta na Constituio Federal. A organizao do Poder Judicirio est fundamentada na diviso da competncia entre os vrios rgos que o integram nos mbitos estadual e federal. Justia Estadual cabe o julgamento das aes no compreendidas na competncia da Justia Federal comum ou especializada. A Justia Federal comum aquela composta pelos tribunais e juzes federais, e responsvel pelo julgamento de aes em que a Unio, as autarquias ou as empresas pblicas federais forem interessadas; e a especializada, aquela composta pelas Justias do Trabalho, Eleitoral e Militar. No que se refere competncia da Justia Federal especializada, tem-se que Justia do Trabalho compete conciliar e julgar os conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores. formado por Juntas de Conciliao e Julgamento, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, composto por juzes nomeados pelo Presidente da Repblica, e pelo Tribunal Superior do Trabalho, composto por vinte e sete ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal. Justia Eleitoral compete, principalmente, a organizao, a fiscalizao e a apurao das eleies que ocorrem no pas, bem como a diplomao dos eleitos. formada pelas Juntas Eleitorais, pelos Tribunais Regionais Eleitorais, compostos por sete juzes e pelo Tribunal Superior Eleitoral, tambm composto por sete ministros. E, Justia Militar, compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. composta pelos juzes-auditores e seus substitutos, pelos Conselhos de Justia, especiais ou permanentes, integrados pelos juzes-auditores e pelo Superior Tribunal Militar, que possui quinze ministros nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao do Senado Federal.

Referncias
1. JOHNSTON, Derek. Histria concisa da filosofia: de Scrates a Derrida. Traduo: Rogrio Bettoni. So Paulo, SP. Edies Rosari, 2008. ISBN 978-85-88343-73-3. _________________________________________________________________________________ ____________________

[editar] Ver tambm


Charles de Montesquieu Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judicial Direito Constitucional Cincia Poltica Relao entre o poder executivo e o poder legislativo

You might also like