You are on page 1of 74

Supremo Tribunal Federal

Dirio da Justia de 27/10/2006 11/10/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA ORIGINRIA RELATOR PARA O ACRDO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : MIN. GILMAR MENDES : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

(2)

Acrdo

201819Ementa

RE

EMENTA: SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS. UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES. EXCLUSO DE SCIO SEM GARANTIA DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITRIO. EFICCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAES PRIVADAS. RECURSO DESPROVIDO. I. EFICCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAES PRIVADAS. As violaes a direitos fundamentais no ocorrem somente no mbito das relaes entre o cidado e o Estado, mas igualmente nas relaes travadas entre pessoas fsicas e jurdicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela Constituio vinculam diretamente no apenas os poderes pblicos, estando direcionados tambm proteo dos particulares em face dos poderes privados. II. OS PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS COMO LIMITES AUTONOMIA PRIVADA DAS ASSOCIAES. A ordem jurdico-constitucional brasileira no conferiu a qualquer associao civil a possibilidade de agir revelia dos princpios inscritos nas leis e, em especial, dos postulados que tm por fundamento direto o prprio texto da Constituio da Repblica, notadamente em tema de proteo s liberdades e garantias fundamentais. O espao de autonomia privada garantido pela Constituio s associaes no est imune incidncia dos princpios constitucionais que asseguram o respeito aos direitos fundamentais de seus associados. A autonomia privada, que encontra claras limitaes de ordem jurdica, no pode ser exercida em detrimento ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros, especialmente aqueles positivados em sede constitucional, pois a autonomia da vontade no confere aos particulares, no domnio de sua incidncia e atuao, o poder de transgredir ou de ignorar as restries postas e definidas pela prpria Constituio, cuja eficcia e fora normativa tambm se impem, aos particulares, no mbito de suas relaes privadas, em tema de liberdades fundamentais. III. SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS. ENTIDADE QUE INTEGRA ESPAO PBLICO, AINDA QUE NO-ESTATAL. ATIVIDADE DE CARTER PBLICO. EXCLUSO DE SCIO SEM GARANTIA DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.APLICAO DIRETA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS AMPLA DEFESA E AO CONTRADITRIO. As associaes privadas que exercem funo predominante em determinado mbito econmico e/ou social, mantendo seus associados em relaes de dependncia econmica e/ou social, integram o que se pode denominar de espao pblico, ainda que no-estatal.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ
A Unio Brasileira de Compositores UBC, sociedade civil sem fins lucrativos, integra a estrutura do ECAD e, portanto, assume posio privilegiada para determinar a extenso do gozo e fruio dos direitos autorais de seus associados. A excluso de scio do quadro social da UBC, sem qualquer garantia de ampla defesa, do contraditrio, ou do devido processo constitucional, onera consideravelmente o recorrido, o qual fica impossibilitado de perceber os direitos autorais relativos execuo de suas obras. A vedao das garantias constitucionais do devido processo legal acaba por restringir a prpria liberdade de exerccio profissional do scio. O carter pblico da atividade exercida pela sociedade e a dependncia do vnculo associativo para o exerccio profissional de seus scios legitimam, no caso concreto, a aplicao direta dos direitos fundamentais concernentes ao devido processo legal, ao contraditrio e ampla defesa (art. 5, LIV e LV, CF/88). IV. RECURSO EXTRAORDINRIO DESPROVIDO.

A C R D O Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em Segunda Turma, sob a presidncia do senhor Ministro Celso de Mello, na conformidade da ata de julgamento e das notas taquigrficas, por maioria de votos, conhecer e negar provimento ao recurso extraordinrio. Braslia, 11 de outubro de 2005.

MINISTRO GILMAR MENDES

RELATOR

Supremo Tribunal Federal


08/06/2004 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

(1)

Relatrio

RELATRIO A Senhora Ministra Ellen Gracie: Eis a ementa do acrdo recorrido proferido pelo Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro: Sociedade Civil. Unio Brasileira de Compositores. Excluso de scio. Alegado descumprimento de resolues da sociedade e propositura de aes que acarretaram prejuzos morais e financeiros entidade. Direito constitucional de ampla defesa desrespeito. Antes de concluir pela punio, a comisso especial tinha de dar oportunidade ao scio de se defender e realizar possveis provas em seu favor. Infringncia ao art. 5, inc. LV da Constituio Federal. Punio anulada. Pedido de reintegrao procedente. Recurso desprovido. Nas razes recursais, alega a recorrente que inaplicvel ao caso o princpio da ampla defesa invocado no aresto impugnado, pois no se trata de rgo da administrao pblica, mas, de entidade de direito privado - sociedade civil - dotada de estatutos e atos regimentais prprios, que disciplinam seu relacionamento com o scio.
No houve contra-razes. Na origem, o extraordinrio no foi admitido, mas, ante o provimento de agravo, subiram os autos a esta Egrgia Corte . O Ministrio Pblico Federal, em parecer da lavra do Subprocurador-Geral da Repblica, Dr. Flvio Giron, opinou pelo no conhecimento do recurso. o relatrio.

Supremo Tribunal Federal


08/06/2004 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(2)

GRACIE

ELLEN

Voto

VOTO A Senhora Ministra Ellen Gracie - (Relatora): A recorrente, Unio Brasileira de Compositores UBC, sociedade civil sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurdica de direito privado. Por motivos irrelevantes para a soluo do presente extraordinrio, a recorrente excluiu o recorrido de seu quadro de scios, em procedimento assim narrado no acrdo da origem: Embora a sociedade tivesse, de fato, por seu rgo deliberativo, designado uma comisso especial para apurar as possveis infraes estatutrias atribudas ao autor, tal comisso, por mais ilibada que fosse, deixou de cumprir princpio constitucional, no ensejando ao apelado oportunidade de defender-se das acusaes e de realizar possveis provas em seu favor. Conforme se v de fls. 101/102, a comisso simplesmente reuniu-se e, examinando a documentao fornecida pelo secretrio da sociedade, concluiu pela punio do autor. Nada alm. No se pode, na verdade, pretender que uma entidade de compositores, em sua vida associativa, adote regras ou formas processuais rigorosas, mas tambm no se pode admitir que princpios constitucionais bsicos sejam descumpridos flagrantemente. Caracterizadas as infraes, ao ver da comisso, o autor tinha de ser, expressa e formalmente, cientificado das mesmas e convocado a apresentar, querendo, em prazo razovel, a sua defesa, facultando-lhe a produo das provas que entendesse cabveis. S depois disso que poderia surgir o parecer da comisso, num ou noutro sentido. Como foi feito, o direito defesa do autor foi mesmo violado, sem que se adentre no mrito, na justia ou injustia da punio. (fls. 265 e 266)

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ

Como se v, o Tribunal a quo, com fundamento no princpio da ampla defesa, anulou a punio aplicada ao recorrido. O estatuto da recorrida, em seu art. 16, determina que: a diretoria nomear comisso de inqurito composta de trs Scios, a fim de apurar indcios, atos ou fatos que tornem necessria a aplicao de penalidades aos Scios que contrariem os deveres prescritos no Captulo IV destes Estatutos. (fl. 48). A leitura do acrdo da apelao revela que a regra acima transcrita foi integralmente obedecida, porm ela foi afastada em homenagem ao princpio da ampla defesa. Entendo que as associaes privadas tm liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de relacionamento entre os scios, desde que respeitem a legislao em vigor. Cada indivduo, ao ingressar numa sociedade, conhece suas regras e seus objetivos, aderindo a eles. A controvrsia envolvendo a excluso de um scio de entidade privada resolve-se a partir das regras do estatuto social e da legislao civil em vigor. No tem, portanto, o aporte constitucional atribudo pela instncia de origem, sendo totalmente descabida a invocao do disposto no art. 5, LV da Constituio para agasalhar a pretenso do recorrido de reingressar nos quadros da UBC. Obedecido o procedimento fixado no estatuto da recorrente para a excluso do recorrido, no h ofensa ao princpio da ampla defesa, cuja aplicao hiptese dos autos revelou-se equivocada, o que justifica o provimento do recurso. Diante do exposto, conheo do recurso, e lhe dou provimento. Condeno o recorrido ao pagamento de custas e honorrios advocatcios, fixados em 10% do valor atribudo causa devidamente atualizada.

Supremo Tribunal Federal


08/06/2004 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(1)

Vista

V I S T A

O SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES - Sr. Presidente, tal como destacado pela eminente Relatora, realmente um caso raro, apreciado pela jurisdio de perfil constitucional. situao

tpica de aplicao dos direitos fundamentais s relaes privadas. Por isso, vou pedir vnia eminente Relatora para ter vista dos autos.

Supremo Tribunal Federal


SEGUNDA TURMA

(1)

Ata

de

Extrato

EXTRATO DE ATA
RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA ORIGINRIA RELATOR PARA O ACRDO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : MIN. GILMAR MENDES : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

Deciso: Aps o voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 08.06.2004.

Presidncia do Senhor Ministro Celso de Mello. Presentes sesso os Senhores Ministros Carlos Velloso, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. Subprocurador-Geral da Repblica, Dr. Haroldo Ferraz da Nbrega.

Antonio Neto Brasil Coordenador

Supremo Tribunal Federal


16/11/2004 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(30)

MENDES

GILMAR

Vista

Voto

V O T O V I S T A

O SENHOR MINISTRO GILMAR FERREIRA MENDES: A eminente Relatora, a Ministra Ellen Gracie, proferiu voto nos seguintes termos: A recorrente, Unio Brasileira de Compositores UBC, sociedade civil sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurdica de direito privado. Por presente motivos irrelevantes a para a soluo excluiu do o

extraordinrio,

recorrente

recorrido de seu quadro de scios, em procedimento assim narrado no acrdo da origem:

Embora a sociedade tivesse, de fato, por seu rgo deliberativo, designado uma comisso especial para apurar as possveis infraes

estatutrias atribudas ao autor, tal comisso, por mais ilibada que fosse, deixou de cumprir princpio apelado constitucional, oportunidade de no ensejando ao das

defender-se

acusaes e de realizar possveis provas em seu favor. Conforme se v de fls. 101/102, a

comisso simplesmente reuniu-se e, examinando a documentao fornecida pelo secretrio da

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ sociedade, concluiu pela punio do autor. Nada alm. No se pode, na verdade, pretender que uma entidade de compositores, em sua vida

associativa, adote regras ou formas processuais rigorosas, mas tambm no se pode admitir que princpios constitucionais bsicos sejam

descumpridos flagrantemente. Caracterizadas comisso, o autor as infraes, de ser, das ao ver da e e

tinha

expressa mesmas em

formalmente, convocado razovel, a a

cientificado apresentar, sua

querendo,

prazo a

defesa,

facultando-lhe

produo das provas que entendesse cabveis. S depois disso que poderia surgir o parecer da comisso, num ou noutro sentido. Como foi feito, o direito defesa do autor foi mesmo violado, sem que se adentre no

mrito, na justia ou injustia da punio. (fls. 265 e 266) Como se v, o Tribunal a quo, com fundamento no princpio da ampla defesa, anulou a punio aplicada ao recorrido. O estatuto que: da a recorrida, diretoria em seu art. 16, de

determina

nomear

comisso

inqurito composta de trs Scios, a fim de apurar indcios, atos ou fatos que tornem necessria a

aplicao de penalidades aos Scios que contrariem os deveres prescritos no Captulo IV destes Estatutos. (fl. 48).

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ A leitura do acrdo da apelao revela que a regra acima transcrita foi integralmente obedecida, porm ela foi afastada em homenagem ao princpio da ampla defesa. Entendo que as associaes privadas tm

liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de relacionamento entre os scios, desde que respeitem a legislao em vigor. Cada

indivduo, ao ingressar numa sociedade, conhece suas regras e seus objetivos, aderindo a eles. A controvrsia envolvendo a excluso de um

scio de entidade privada resolve-se a partir das regras do estatuto social e da legislao civil em vigor. No tem, portanto, o aporte constitucional

atribudo pela instncia de origem, sendo totalmente descabida a invocao do disposto no art. 5, LV da Constituio para agasalhar a pretenso do recorrido de reingressar nos quadros da UBC. Obedecido o procedimento fixado no estatuto da recorrente para a excluso do recorrido, no h

ofensa ao princpio da ampla defesa, cuja aplicao hiptese dos autos revelou-se equivocada, o que

justifica o provimento do recurso. Diante do exposto, conheo do recurso, e lhe dou provimento. Condeno o recorrido ao pagamento de custas e honorrios advocatcios, fixados em 10% do valor atribudo causa devidamente atualizada.

Aps o voto da eminente Relatora pedi vista dos autos por se tratar de um caso tpico de aplicao de direitos fundamentais s relaes privadas um assunto que, necessariamente, deve ser

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ apreciado sob a perspectiva de uma jurisdio de perfil constitucional. O tema versado nos presentes autos tem dado ensejo a uma relevante discusso doutrinria e jurisprudencial na Europa e nos Estados Unidos. Valho-me aqui de estudo por mim realizado constante da obra Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade Estudos de Direito Constitucional, sob o ttulo Direitos Fundamentais: Eficcia das garantias constitucionais nas relaes privadas anlise da jurisprudncia da Corte Constitucional Alem, desenvolvido com base em conferncias proferidas no curso de PsGraduao da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em 20/10/1994, e no 5 Encontro Nacional de Direito Constitucional (Instituto Pimenta Bueno) Tema: Direitos Humanos Fundamentais, em 20/09/1996, USP/SP. No aludido ensaio, teo as seguintes consideraes sobre o tema:

A questo relativa eficcia dos direitos fundamentais no mbito das relaes entre particulares marcou o debate doutrinrio dos anos 50 e do incio dos anos 60 na Alemanha. Tambm nos Estados Unidos, sob o rtulo da state action, temse discutido intensamente a aplicao dos direitos fundamentais s relaes privadas. fcil ver que a doutrina tradicional dominante do Sculo XIX e mesmo ao tempo da Repblica de Weimar sustenta orientao segundo a qual os direitos fundamentais destinam-se a proteger o indivduo contra eventuais aes do Estado, no assumindo maior relevncia para as relaes de carter privado. Dos dois direitos fundamentais com

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ notria eficcia para os entes privados (art. 118, 1, 1. perodo - liberdade de opinio; art. 159, 2. perodo - liberdade de coalizo) extraiu-se um argumentum e contrario. Um entendimento segundo o qual os direitos fundamentais atuam de forma unilateral na relao entre o cidado e o Estado acaba por legitimar a idia de que haveria para o cidado sempre um espao livre de qualquer ingerncia estatal. A adoo dessa orientao suscitaria problemas de difcil soluo tanto no plano terico, como no plano prtico. O prprio campo do Direito Civil est prenhe de conflitos de interesses com repercusso no mbito dos direitos fundamentais. O benefcio concedido a um cidado configura, no raras vezes, a imposio de restrio a outrem. Por essa razo, destaca Rfner que quase todos os direitos privados so referenciveis a um direito fundamental:

Os contratos dos cidados e sua interpretao, abstrada a jurisprudncia do Tribunal Federal do Trabalho, no despertavam grande interesse. O problema da coliso de direitos fundamentais coloca-se tambm aqui de forma freqente: a liberdade de contratar integra os direitos fundamentais de desenvolvimento da personalidade (freie Entfaltung der Persnlichkeit) e de propriedade. Por isso, ela deve ser contemplada como elemento constitucional na avaliao jurdica dos

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ contratos. O estabelecimento de vnculos contratuais com base na autonomia privada relaciona-se, pois, com o exerccio de direitos fundamentais. Exatamente na assuno de obrigaes contratuais reside uma forma de exerccio de direitos fundamentais que limita a liberdade para o futuro. A livre escolha de profisso e o seu livre exerccio so concretizados dessa forma. O livre exerccio do direito de propriedade consiste tambm em empregar a propriedade para fins livremente escolhidos. A livre manifestao de opinio e a liberdade de imprensa, a liberdade religio e a liberdade artstica no so realizveis sem a possibilidade de livre assuno de obrigaes por parte dos cidados. At mesmo a liberdade de conscincia no est isenta de vinculaes contratuais.

Tambm

postulado

de

igualdade

provoca

problemas na esfera negocial. O Estado, que, com os direitos fundamentais, assegura a liberdade do cidado, no pode retirar essa liberdade com a simples aplicao do princpio da igualdade. O engajamento poltico e religioso integra o livre exerccio do direito de propriedade e o livre exerccio do direito de desenvolvimento da personalidade. A liberdade de testar integrada pela liberdade de diferenar por motivos polticos ou religiosos. Assim, em face dos negcios jurdicos coloca-se

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ a indagao sobre a sua prpria validade como resultado de eventual afronta ou contrariedade aos direitos fundamentais. certo, por outro lado, que na relao entre cidados no se pode tentar resolver o conflito com a afirmao - duvidosa j na relao com o Poder Pblico - de que in dubio pro libertate, porque no se cuida do estabelecimento de uma restrio ou limitao em sentido estrito. Canaris observa que o reconhecimento de que os direitos fundamentais cumprem uma tarefa importante na ordem jurdica no apenas como proibio de interveno (direito de defesa), mas tambm como postulados de proteo, contribui para explicitar a influncia desses postulados no mbito do direito privado. Sob o imprio da Lei Fundamental de Bonn engajou-se Hans Carl Nipperdey em favor da aplicao direta dos direitos fundamentais no mbito das relaes privadas, o que acabou por provocar um claro posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho em favor dessa orientao (unmittelbare Drittwirkung). O Tribunal do Trabalho assim justificou o seu entendimento:

Em verdade, nem todos, mas uma srie de direitos fundamentais destinam-se no apenas a garantir os direitos de liberdade em face do Estado, mas tambm a estabelecer as bases essenciais da vida social. Isso significa que disposies relacionadas com os direitos

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ fundamentais devem ter aplicao direta nas relaes privadas entre os indivduos. Assim, os acordos de direito privado, os negcios e atos jurdicos no podem contrariar aquilo que se convencionou chamar ordem bsica ou ordem pblica.

Esse entendimento foi criticado sobretudo pela sua deficiente justificao em face do disposto no art. 1, III, da Lei Fundamental, que previa apenas a expressa vinculao dos poderes estatais aos direitos fundamentais. Afirmou-se ainda que a eficcia imediata dos direitos fundamentais sobre as relaes privadas acabaria por suprimir o princpio da autonomia privada, alterando profundamente o prprio significado do Direito Privado como um todo. Ademais, a aplicao direta dos direitos fundamentais s relaes privadas encontraria bice insupervel no fato de que, ao contrrio da relao Estado-cidado, os sujeitos dessas relaes merecem e reclamam, em princpio, a mesma proteo. claro que o tema prepara algumas dificuldades. Poder-se-ia argumentar com a disposio constante do art. 1, da Lei Fundamental, segundo a qual os direitos humanos configuram o fundamento de toda a sociedade (Grundlage jeder Gemeinschaft). Poder-se-ia aduzir, ainda, que a existncia de foras sociais especficas, como os conglomerados econmicos, sindicatos e associaes patronais,

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ enfraquece sobremaneira o argumento da igualdade entre os entes privados, exigindo que se reconhea, em determinada medida, a aplicao dos direitos fundamentais tambm s relaes privadas. Esses dois argumentos carecem, todavia, de fora normativa, uma vez que tanto o texto da Lei Fundamental, quanto a prpria histria do desenvolvimento desses direitos no autorizam a concluso em favor de uma aplicao direta e imediata dos direitos fundamentais s relaes privadas. Em verdade, at mesmo disposies expressas, como aquela constante do art. 18, n. 1, da Constituio de Portugal, que determina sejam os direitos fundamentais aplicados s entidades privadas, ou do Projeto da Comisso Especial para reviso total da Constituio sua (art. 25) Legislao e Jurisdio devem zelar pela aplicao do direitos individuais s relaes privadas Gesetzgebung und Rechtsprechung sorgen dafr, dass die Grundrechte sinngeimss auch unter Privaten wirksam werden [atualmente j incorporado Constituio sua, desde 2000, no art. 35 (3), com a seguinte redao: Die Behrden sorgen dafr, dass die Grundrechte, soweit sie sich dazu eignen, auch unter Privaten wirksam werden.], no parecem aptas para resoluo do problema. A propsito da frmula consagrada na Constituio portuguesa, acentua Vieira de Andrade que se certo que a se afirma claramente que os preceitos constitucionais vinculam as entidades privadas, no se diz em que termos se processa essa

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ vinculao e, designadamente, no se estabelece que a vinculao seja idntica quela que obriga os poderes pblicos. Em verdade, ensina Drig que uma aplicao direta dos direitos fundamentais s relaes privadas poderia suprimir ou restringir em demasia o princpio da autonomia privada. Portanto, o prprio sistema de direitos fundamentais, ensina o notvel constitucionalista tedesco, que autoriza e legitima que os indivduos confiram aos negcios de direito privado conformao no coincidente com tais direitos. Idntica orientao adotada por Konrad Hesse, que destaca serem as relaes entre pessoas privadas marcadas, fundamentalmente, pela idia de igualdade. A vinculao direta dos entes privados aos direitos fundamentais no poderia jamais ser to profunda, pois, ao contrrio da relao Estado-cidado, os direitos fundamentais operariam a favor e contra os dois partcipes da relao de Direito Privado. No se pode olvidar, por outro lado, que as controvrsias entre particulares com base no direito privado ho de ser decididas pelo Judicirio. Estando a jurisdio vinculada aos direitos fundamentais, parece inevitvel que o tema constitucional assuma relevo tanto na deciso dos tribunais ordinrios, como no caso de eventual pronunciamento da Corte Constitucional. Embora tenha rejeitado expressamente a possibilidade de aplicao imediata dos direitos fundamentais s relaes privadas (unmittelbare

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Drittwirkung), entendeu o Bundesverfassungsgericht que a ordem de valores formulada pelos direitos fundamentais deve ser fortemente considerada na interpretao do Direito Privado. Os direitos fundamentais no se destinam a solver diretamente conflitos de direito privado, devendo a sua aplicao realizar-se mediante os meios colocados disposio pelo prprio sistema jurdico. Segundo esse entendimento, compete, em primeira linha, ao legislador a tarefa de realizar ou concretizar os direitos fundamentais no mbito das relaes privadas. Cabe a este garantir as diversas posies fundamentais relevantes mediante fixao de limitaes diversas. Um meio de irradiao dos direitos fundamentais para as relaes privadas seriam as clusulas gerais (Generalklausel) que serviriam de porta de entrada (Einbruchstelle) dos direitos fundamentais no mbito do Direito Privado. A referncia a algumas decises do Bundesverfassungsgericht pode contribuir para esclarecer adequadamente a orientao perfilhada pela Corte Constitucional alem:

(1) Em 1950, o Presidente do Clube de Imprensa de Hamburgo, Erich Lth, defendeu um boicote contra o filme Unsterbliche Geliebte, de Veit Harlan, diretor do filme Jud Ss, produzido durante o 3. Reich. Harlan logrou deciso do Tribunal estadual de Hamburgo no sentido de determinar que Lth se abstivesse de conclamar

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ o boicote contra o referido filme com base no 826 do Cdigo Civil (BGB). Contra essa deciso foi interposto recurso constitucional (Verfassungsbeschwerde) perante o Bundesver fassungsgericht. A Corte Constitucional deu pela procedncia do recurso, enfatizando que decises de tribunais civis, com base em leis gerais de natureza privada, podem lesar o direito de livre manifestao de opinio consagrado no art. 5, 1, da Lei Fundamental. Os tribunais ordinrios estariam obrigados a levar em considerao o significado dos direitos fundamentais em face dos bens juridicamente tutelados pelas leis gerais (juzo de ponderao). Na espcie, entendeu a Corte que, ao apreciar a conduta do recorrente, o Tribunal estadual teria desconsiderado (verkannt) o especial significado que se atribui ao direito de livre manifestao de opinio tambm nos casos em que ele se confronta com interesses privados; (2) O pequeno jornal Blinkfer continuou a publicar a programao das rdios da Repblica Democrtica Alem mesmo aps a construo do muro de Berlim (13.08.1961). A grande editora Springer dirigiu, por isso, uma circular a todas as bancas e negcios de vendas de jornais, ameaando-os com a suspenso de fornecimento de jornais e revistas caso continuassem a vender o jornal Blinkfer. Foram significativos os prejuzos sofridos pela

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ publicao. A pretenso de carter indenizatrio formulada pelo jornal foi rejeitada pelo Bundesgerichtshof - BGH (Supremo Tribunal de Justia). Apreciando o recurso constitucional interposto pelo pequeno jornal, entendeu o Bundesverfassungsgericht que a editora Springer no poderia valer-se de sua superioridade econmica para fazer prevalecer a sua opinio. As opinies contrapostas deveriam concorrer em p de igualdade, com recursos de carter exclusivamente intelectual (geistige Waffen); (3) No chamado caso Wallraff, um reprter, adotando uma identidade falsa, obteve um emprego como jornalista na redao do jornal sensacionalista Bild-Zeitung. Essa experincia forneceu-lhe material para um livro. A ao movida pela empresa jornalstica contra o reprter e seu editor foi rejeitada pelo Superior Tribunal de Justia (Bundesgerichtshof). A Corte Constitucional acolheu, todavia, o recurso constitucional interposto contra a deciso, entendendo que entre as condies da funo de uma imprensa livre pertence a relao de confiana do trabalho de redao, sendo lcita, fundamentalmente, a pretenso manifestada no sentido de impedir a publicao de informaes obtidas mediante utilizao de artifcios dolosos.

A orientao esposada pela Corte em todos esses

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ precedentes parece sinalizar que, embora o Bundesverfassungsgericht extraia a eficcia dos direitos fundamentais sobre as relaes privadas do significado objetivo destes para a ordem jurdica total, acaba ele por reconhecer efeito jurdicosubjetivo a essas normas. Tal como enfatizado no caso Blinkfer, se o juiz no reconhece, no caso concreto, a influncia dos direitos fundamentais sobre a relaes privadas, ento ele no apenas lesa o direito constitucional objetivo, como tambm afronta direito fundamental considerado como pretenso em face do Estado, ao qual, enquanto rgo estatal, est obrigado a observar. Assim, ainda que se no possa cogitar de vinculao direta do cidado aos direitos fundamentais, podem esses direitos legitimar limitaes autonomia privada seja no plano da legislao, seja no plano da Interpretao. preciso acentuar que, diferentemente do que ocorre na relao direta entre o Estado e o cidado, na qual a pretenso outorgada ao indivduo limita a ao do Poder Pblico, a eficcia mediata dos direitos fundamentais refere-se primariamente a uma relao privada entre cidados, de modo que o reconhecimento do direito de algum implica o sacrifcio de faculdades reconhecidas a outrem. Em outros termos, a eficcia mediata dos direitos est freqentemente relacionada com um caso de coliso de direitos. A posio jurdica de um indivduo em face de outro somente pode prevalecer na

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ medida em que se reconhece a prevalncia de determinados interesses sobre outros. Como enunciado, a teoria da eficcia mediata (mittelbare Drittwirkung) revela tambm a preocupao do Bundesverfassungsgericht com a aplicao/concretizao dos direitos fundamentais pelos Tribunais ordinrios. A discusso sobre a eficcia indireta ganha relevo na medida em que as valoraes estabelecidas pela Constituio no coincidem com a valorao do direito privado. Tal como sintetizado por Hesse, a orientao da Corte Constitucional revela que a funo dos direitos fundamentais enquanto elementos de uma ordem objetiva impe to-somente a preservao de um standard mnimo de liberdade individual. No se impe, porm, uma reduo generalizada da liberdade individual a esse padro mnimo. Se o Direito Privado deixa maior liberdade do que os direitos fundamentais, no deve a liberdade ser restringida mediante uma vinculao a esses direitos. Hesse sustenta que os Direitos Fundamentais no obstam a que os titulares assumam obrigaes em face de outros entes privados, uma vez que tambm a possibilidade de se vincular mediante atos livremente celebrados integra a liberdade individual. Assim, seriam vlidos, em princpio, contratos celebrados entre pessoas privadas que limitassem a liberdade opinio e legtimas as decises de um empregador que selecionasse seus empregados com utilizao de referenciais relacionados com a confisso religiosa ou a convico poltica.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ No se pode perder de vista, porm, - adverte Hesse - que a liberdade individual pode restar ameaada pela utilizao de mecanismos de poder econmico ou social, o que acabaria por permitir a supresso daquele standard mnimo de liberdade pelo uso (abusivo) de posies dominantes no plano econmico-social. Assim, entende Hesse que cabe ao legislador e, se este se revelar omisso ou indiferente, ao prprio juiz, interpretar o direito privado luz dos direitos fundamentais (m Licht der Grndrechte), exercendo o dever de proteo (Schutzplicht) que se impe ao Estado. A crtica ao entendimento da Corte Constitucional alem sobre a eficcia mediata dos direitos fundamentais assenta-se tanto na sua dbil fundamentao dogmtica, quanto na sua eventual desnecessidade. Quanto fundamentao dogmtica, afirma-se que a doutrina da eficcia mediata dos direitos fundamentais no mbito das relaes privadas padece dos mesmos problemas da jurisprudncia sobre Constituio enquanto ordem valorativa (Wertordnungsrechtprechung). A ausncia de uma ordem objetiva de valores dificulta seno impossibilita uma deciso clara sobre os valores que ho de prevalecer em uma dada situao de conflito. A incerteza quanto aos critrios de ponderao e a existncia de mltiplos critrios quase permitiriam afirmar que uma orientao pelos valores bsicos poderia fundamentar qualquer deciso.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ O argumento relativo desnecessidade da jurisprudncia sobre a eficcia mediata enfatiza que o recurso a essa teoria seria dispensvel em caso de adequada aplicao do direito ordinrio. A teoria da aplicao dos direitos fundamentais s relaes privadas decorreria, assim, de necessidade de correo de julgados dos Tribunais ordinrios. A discusso que se trava aqui refere-se exatamente possibilidade de que o ganho obtido com a realizao de justia no caso concreto acabe por comprometer a clareza dogmtica nos planos constitucional e legal. Jrgen Schwabe rejeita tanto a doutrina da aplicao imediata, quanto a aplicao mediata dos direitos fundamentais, entendendo que a aplicao dos direitos fundamentais nas relaes privadas decorre do prprio carter estatal do direito privado. No mbito do direito privado, as pretenses no representariam mais do que o poder estatal sob a forma de proibio ou de prescrio. Essa orientao, que muito se assemelha doutrina americana da state action, tem algo em comum com a doutrina da aplicao imediata dos direitos fundamentais s relaes privadas: ambas admitem uma aplicao direta dos direitos fundamentais no mbito das relaes privadas. A diferena bsica entre elas reside no fato de que para Schwabe no h que se cogitar de uma eficcia horizontal (Drittwirkung), porquanto os direitos fundamentais devem ser aplicados at mesmo contra uma deciso estatal (deciso legislativa; deciso judicial; execuo judicial).

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Qualquer que seja a orientao adotada, importa acentuar que a discusso sobre aplicao dos direitos fundamentais s relaes privadas est muito longe de assumir contornos dogmticos claros . certo, por outro lado, que, a despeito do esforo desenvolvido pela doutrina, no se logra divisar, com clareza, uma distino precisa entre a questo material da Drittwirkung (eficcia dos direitos fundamentais nas relaes privadas) e a questo processual, que ala a Corte Constitucional a um papel de um Supertribunal de Reviso. (MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e controle de constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 2 Ed. rev. e ampliada. Celso Bastos Ed. So Paulo: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1999., pp. 218-229).

A propsito da state action, o tema tem sido objeto de instigantes estudos e julgamentos nos Estados Unidos, os quais tem reconhecido a aplicao de direitos fundamentais para os casos em que esto envolvidos diretos civis (The Civil Right Cases), acordos privados (Private Agreements), ou ainda sob a alegao de que a questo decidida demanda um conceito de funo pblica (The Public Function Concept) (NOWAK, John; ROTUNDA, Ronald. Constitutional Law. 5th Ed. St. Paul, Minn: West Publishing Co., 1995). No Brasil, a doutrina recente tem se dedicado com afinco ao desenvolvimento do tema. Mencionam-se a propsito os estudos de Daniel Sarmento, Ingo Sarlet, Paulo Gustavo Gonet Branco, Rodrigo de Oliveira Kaufmann, Andr Rufino do Vale, e Thiago Sombra, os quais tambm enfatizam o amadurecimento dessa questo no Tribunal.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Com base nas raras ocasies em que a Corte se debruou sobre o tema, possvel delinear os contornos que a aplicao dos direitos fundamentais nas relaes entre privadas pode assumir. (cf. SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relaes Privadas. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2004; SOMBRA, Thiago. A eficcia dos direitos fundamentais nas relaes jurdico-privadas: A identificao do

contrato como ponto de encontro dos direitos fundamentais. Srgio Antnio Eficcia Fabris dos Ed. Porto Alegre: 2004; nas VALE, relaes Andr Rufino do.

direitos

fundamentais

privadas.

Srgio

Antnio Fabris Ed. Porto Alegre: 2004; KAUFMANN, Rodrigo. Dimenses e Perspectivas da e Eficcia limites de Horizontal aplicao dos no Direitos Direito Fundamentais. Constitucional

Possibilidades

Brasileiro. Tese para a obteno do ttulo de Mestre em Direito apresentada em 2004 e orientada pelo Professor Jos Carlos Moreira Alves; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Associaes, Expulso de Scios e Direitos Fundamentais, Direito Pblico v. 1, n 2 (out. /dez. 2003) Porto Alegre: Sntese; pp. Braslia: e Instituto SARLET, Brasiliense Wolfgang. Livraria de A do

Direito Eficcia

Pblico, dos

2003,

170-174;

Ingo

Direitos

Fundamentais.

Porto

Alegre:

Advogado, 1998). Muitos desses estudos desenvolveram-se tambm a partir dos positivos Corte. No RE n 160.222-RJ (Rel. Min. Seplveda Pertence, DJ de 01/09/1995), discutiu-se se cometeria o crime de constrangimento impulsos decorrentes das decises proferidas por esta

ilegal, o gerente que exige das empregadas de certa indstria de lingeries o cumprimento de clusula constante nos contratos

individuais de trabalho, segundo a qual, elas deveriam se submeter a revistas ntimas, sob ameaa de dispensa. Elucidou a ementa:

E M E N T A - I. Recurso extraordinrio: legitimao

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ da ofendida - ainda que equivocadamente arrolada como testemunha -, no habilitada anteriormente, o que, porm, no a inibe de interpor o recurso, nos quinze dias seguintes ao trmino do prazo do Ministrio

Pblico, (STF, Sums. 210 e 448). II. Constrangimento ilegal: submisso das operrias de indstria de

vesturio a revista ntima, sob ameaa de dispensa; sentena garantia condenatria de primeiro da de grau fundada e na

constitucional do Tribunal

intimidade Justica, a

acrdo o das

absolutrio

porque

constrangimento

questionado

intimidade

trabalhadoras, embora existente, fora admitido por sua adeso ao contrato de trabalho: questo que,

malgrado a sua relevncia constitucional, j no pode ser solvida neste processo, dada a prescrio

superveniente, contada desde a sentena de primeira instncia e jamais interrompida, desde ento. (RE n 160.222-RJ, 01/09/1995) Rel. Min. Seplveda Pertence, DJ de

Em Aurlio, incidncia DJ

outro de

caso,

RE

n esta

158.215-RS Segunda

(Rel.

Min.

Marco a

07/06/1996), dos direitos da

Turma sobre

preconizou relaes

direta

fundamentais de

entre de

particulares.

Tratava-se

hiptese

um

membro

expulso

cooperativa sem o atendimento da garantia do contraditrio e da ampla defesa no mago do devido processo legal. A ementa explicita tal raciocnio nos seguintes termos:

DEFESA - DEVIDO PROCESSO LEGAL - INCISO LV DO ROL DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS - EXAME - LEGISLAO COMUM. A intangibilidade do preceito constitucional

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ assegurador do devido processo legal direciona ao

exame da legislao comum. Da a insubsistncia da ptica segundo a qual a violncia Carta Poltica da Repblica, suficiente a ensejar o conhecimento de

extraordinrio, h de ser direta e frontal. Caso a caso, crivo compete sobre a ao Supremo Tribunal Federal os exercer recursos com

matria, daqueles

distinguindo em que

protelatrios

versada,

procedncia, a transgresso a texto constitucional, muito embora torne-se necessrio, at mesmo, partirse do que previsto na legislao comum. Entendimento diverso implica relegar inocuidade dois princpios bsicos em um Estado Democrtico de Direito - o da legalidade e do devido processo legal, com a garantia da ampla defesa, sempre a pressuporem a considerao de normas estritamente legais. COOPERATIVA - EXCLUSO DE ASSOCIADO - CARTER PUNITIVO - DEVIDO PROCESSO LEGAL. Na hiptese de excluso de associado

decorrente de conduta contrria aos estatutos, impese a observncia o ao devido amplo da processo defesa. legal, Simples

viabilizado

exerccio

desafio do associado assemblia geral, no que toca excluso, no de molde a atrair adoo de

processo sumrio. Observncia obrigatria do prprio estatuto da cooperativa. (RE n 158.215-RS, Rel.

Min. Marco Aurlio, DJ de 07/06/1996)

Paulo

Gustavo

Gonet

Branco

analisa

as

tendncias

jurisprudenciais do Tribunal a partir desse julgamento:

A segunda turma do Supremo Tribunal enxergou

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ controvrsia constitucional apta a ensejar o conhecimento e provimento de recurso extraordinrio em causa em que se discutia a legitimidade formal da expulso de scios de uma cooperativa, sem a observncia dos preceitos estatutrios relativos defesa dos excludos. O relator, Ministro Marco Aurlio, dirigiu toda a apreciao do caso para o ngulo da garantia constitucional da ampla defesa. Argumentou que a exaltao de nimos no de molde a afastar a incidncia do preceito constitucional assegurador da plenitude da defesa nos processos em geral. () Incumbia Cooperativa, uma vez instaurado o processo, dar aos acusados a oportunidade de defenderem-se e no exclu-los sumariamente do quadro de associados(), sem a abertura de prazo para produo de defesa e feitura de prova. O acrdo no se deteve em consideraes acadmicas sobre a eficcia dos direitos fundamentais nas relaes entre particulares, o que o torna ainda mais sugestivo. A deciso tomou como indiscutvel que h normas de direitos fundamentais que incidem

diretamente sobre relaes entre pessoas privadas. Deixou para os comentadores os adornos doutrinrios. (BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Associaes, Expulso de Scios e Direitos Fundamentais, Direito Pblico v. 1, n 2 (out. /dez. 2003). Porto Alegre: Sntese; Braslia: Instituto Brasiliense de Direito Pblico, 2003, pp. 170-174).

Por fim, no RE n 161.243-DF (Rel. Min. Carlos Velloso, DJ de 19/12/1997), o Tribunal no admitiu que a invocao do princpio

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ da autonomia fosse argumento legtimo para discriminar, nacionais de estrangeiros, no que concerne percepo de benefcios constantes no estatuto pessoal de determinada empresa. Consignou-se na ementa:

CONSTITUCIONAL. TRABALHADOR ESTRANGEIRA: APLICABILIDADE

TRABALHO.

PRINCPIO EMPREGADO DO

DA DE

IGUALDADE. EMPRESA DESTA: E AO

BRASILEIRO ESTATUTOS AO

PESSOAL ESTRANGEIRO

TRABALHADOR

TRABALHADOR BRASILEIRO. C.F., 1967, art. 153, 1; C.F., 1988, art. 5, caput. I. - Ao recorrente, por no ser francs, francesa, no no obstante Brasil, trabalhar foi para a o

empresa

no

aplicado

Estatuto do Pessoal da Empresa, que concede vantagens aos empregados, cuja aplicabilidade seria restrita ao empregado de nacionalidade francesa. Ofensa ao

princpio da igualdade: C.F., 1967, art. 153, 1; C.F., 1988, art. 5, caput). II. - A discriminao que se baseia em atributo, qualidade, nota intrnseca ou extrnseca do indivduo, como o sexo, a raa, a nacionalidade, inconstitucional. o credo religioso, do etc., STF: Ag

Precedente

110.846(AgRg)-PR, Clio Borja, RTJ 119/465. III. Fatores que autorizariam a desigualizao no

ocorrentes no caso. IV. - R.E. conhecido e provido. (RE n 161.243-DF, Rel. Min. Carlos Velloso, DJ de 19/12/1997)

Daniel Sarmento, aps analisar detalhadamente a jurisprudncia do STF e dos demais tribunais ptrios sobre o assunto, observa:

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ ..., possvel concluir que, mesmo sem entrar na discusso das teses jurdicas sobre a forma de vinculao dos particulares aos direitos fundamentais, a jurisprudncia brasileira vem aplicando diretamente os direitos individuais consagrados na Constituio na resoluo de litgios privados. (SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relaes Privadas. Rio de Janeiro: Lumen Iuris,

2004, p.297).

No estou preocupado em discutir no atual momento qual a forma geral de aplicabilidade dos direitos fundamentais que a

jurisprudncia desta Corte professa para regular as relaes entre particulares. Tenho a preocupao de, to-somente, ressaltar que o

Supremo Tribunal Federal j possui histrico identificvel de uma jurisdio constitucional voltada para a aplicao desses direitos s relaes privadas. O caso em exame apresenta singularidades. Conforme elucida o parecer da Procuradoria-Geral da

Repblica, a Recorrente repassadora do numerrio arrecadado pelo Escritrio Central de Arrecadao e Distribuio (ECAD) (fls. 307). Destarte, a excluso de scio do quadro social da UBC, sem qualquer garantia de ampla defesa, do contraditrio, ou do devido processo constitucional, onera consideravelmente o recorrido, o qual fica impossibilitado de perceber os direitos autorais relativos execuo de suas obras. De outro lado, diante da iminncia de expulso

disciplinar, ainda que o recorrido tivesse optado por ingressar em outras entidades em congneres, da nacionais ou estrangeiras, do o nus nos

subsistiria

razo

eliminao

automtica

associado,

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ termos do art. 18 do Estatuto Social da recorrente (fls. 48). Nesse particular, lembro que no julgamento de tema relativo constitucionalidade do perfil institucional do ECAD (ADI n 2.054-DF, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ de 17.10.2003), o voto condutor do Ministro Seplveda Pertence abriu a divergncia no sentido de que a entidade representa relevante papel no mbito do sistema brasileiro de proteo aos direitos autorais, podendo atuar at mesmo como prestador de servio pblico por delegao legislativa. E tal como anotara Pertence naquela oportunidade, a associao que se recusa a filiar-se ao ECAD arcaria com a conseqncia grave de no participar da gesto coletiva de arrecao e distribuio de direitos autorais e, por conseguinte, no poder faz-los isoladamente. Na oportunidade do julgamento da referida ADIn, acompanhei a tese vencedora, nos seguintes termos:

...

no

necessrio

entrar

na

discusso

sobre

contrariedade ao direito de associao tambm, como j demonstrou o Ministro Seplveda Pertence, o fato de a Constituio de 88 explicitar essa liberdade negativa de associao no significa que ela no fosse existente entre ns nas verses anteriores. Na espcie, disse que est em jogo no apenas a aplicao da liberdade de associao, mas tambm a prpria proteo do direito autoral. Por isso afigura-se-me legtima a deciso legislativa que, ao fixar as normas de organizao e procedimento, viabiliza a

cobrana de direitos autorais por uma entidade central.

evidente que o legislador considerou que esse seria o modelo mais adequado para proteger um valor constitucional que estava previsto.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Destarte, considerando que a Unio Brasileira de

Compositores (UBC) integra a estrutura do ECAD, incontroverso que, no caso, ao restringir as possibilidades de defesa do recorrido, ela assume posio privilegiada para determinar, preponderantemente, a extenso do gozo e fruio dos direitos autorais de seu associado. Em outras palavras, trata-se de entidade que se

caracteriza por integrar aquilo que poderamos denominar como espao pblico ainda que no-estatal. Essa realidade deve ser enfatizada principalmente porque, para os casos em que o nico meio de subsistncia dos associados seja a percepo dos valores pecunirios relativos aos direitos

autorais que derivem de suas composies, a vedao das garantias constitucionais de defesa pode acabar por lhes restringir a prpria liberdade de exerccio profissional. Logo, recorrido, as penalidades em muito, impostas a pela recorrente do direito ao de

extrapolam,

liberdade

associao e, sobretudo, o de defesa. Conclusivamente, imperiosa a observncia das garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa (art. 5, LIV e LV, da CF). Tem-se, pois, caso singular, que transcende a simples

liberdade de associar ou de permanecer associado. Em certa medida, a integrao a essas entidades configura, para um nmero elevado de pessoas, quase que um imperativo decorrente do exerccio de

atividade profissional. Cabe assinalar, ainda, as consideraes de Paulo Branco relativamente ao caso especfico de aplicao do direito de ampla defesa nas hipteses de excluso de scio ou de membro de associao particular:

interessante notar, que tambm na esfera do direito internacional, vem-se firmando o princpio de

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ que os direitos humanos no somente vinculam os Estados negativamente, impedindo-os de afetar os bens protegidos, como, por igual, criam para eles obrigaes de agir, em defesa desses bens. Serve de exemplo o caso X e Y v. Holanda, de 1985, em que a Corte Europia de Direitos Humanos no hesitou em proclamar que os Estados convenentes estavam obrigados adoo de medidas destinadas a assegurar o respeito vida privada, mesmo na esfera das relaes dos indivduos entre si. Um dos direitos fundamentais que se apontam como de incidncia no mbito dos relacionamentos privados o direito de ampla defesa. Esse direito tido como de observncia obrigatria, em se tratando de excluso de scio ou de membro de associao particular. certo que a associao tem autonomia para gerir a sua vida e a sua organizao. certo, ainda, que, no direito de se associar, est includa a faculdade de escolher com quem se associar, o que implica poder de excluso. O direito de associao, entretanto, no absoluto e comporta restries, orientadas para o prestgio de outros direitos tambm fundamentais. A legitimidade dessas interferncias depender da ponderao a ser estabelecida entre os interesses constitucionais confrontantes. A apreciao do fundamento dessas interferncias, ainda, no pode prescindir de variantes diversas, como o propsito que anima a existncia da sociedade. Na jurisprudncia da Suprema Corte americana, h precedente distinguindo as sociedades voltadas para

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ expressar um ponto de vista religioso ou ideolgico e outras, de cunho comercial, nonexpressive. Naquelas, a interferncia de outros interesses sobre a sua estrutura e gesto teria admissibilidade consideravelmente mais restrita. No somente nos Estados Unidos, mas tambm em outras latitudes conferida importncia ao tipo de sociedade, com vistas a aferir o grau de controle do Estado sobre as decises da entidade, como a de expulso de membro. Ferrer i Riba e Salvador Coderch, com suporte na jurisprudncia espanhola e na doutrina, produzem uma taxonomia de associaes, conforme o grau de controle possvel das causas e procedimentos de excluso de scios. Assim, as associaes que detm posio dominante na vida social ou econmica ou que exercem funes de representao de interesses gozam de uma liberdade mais restrita na fixao das causas de sano e na imposio das mesmas. Para os autores, as entidades que promovem fins ideolgicos integram o ncleo essencial da autonomia privada coletiva: as resolues das associaes religiosas ou de pessoas que compartilham um certo iderio ou uma ou outra concepo do mundo no esto, no fundamental, sujeitas a controle judicial. Nas entidades de fins associativos predominantemente econmicos, a expulso seria revisvel em considerao ao dano patrimonial que pode causar ao excludo. importante notar assim o advertem a doutrina e a jurisprudncia espanholas que nem toda pretenso decorrente de relao estatutria,

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ surgida no interior de uma entidade privada, pode ser alada hierarquia de questo constitucional. Nem toda disputa em torno do estatuto associativo pode ser vista, primariamente, como controvrsia prpria do direito fundamental de associao, o que produz bvia repercusso sobre a competncia da justia constitucional. Casos, no entanto, de desprezo garantia de defesa do expulso defesa que h de abranger a notificao das imputaes feitas e o direito a ser ouvido tendem a ser inseridos na lista dos temas de ndole constitucional, em que se admite, ademais, a eficcia dos direitos fundamentais no mbito das associaes particulares. O direito de defesa ampla assoma-se como meio indispensvel para se prevenir situaes de arbtrio, que subverteriam a prpria liberdade de se associar. (BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Associaes, Expulso de Scios e Direitos Fundamentais, Direito Pblico v. 1, n 2 (out. /dez. 2003) Porto Alegre: Sntese; Braslia: Instituto Brasiliense de Direito Pblico, 2003, pp. 172-173) Essas consideraes parecem fornecer diretrizes mais ou menos seguras e, at certa parte, amplas, para a aplicao do direito de defessa no caso de excluso de associados. Todavia, afigura-se-me decisivo no caso em apreo, tal como destacado, a singular situao da entidade associativa, integrante do sistema ECAD, que, como se viu na ADI n 2.054-DF, exerce uma atividade essencial na cobrana de direitos autorais, que poderia at configurar um servio pblico por delegao legislativa. Esse carter pblico ou geral da atividade parece decisivo aqui para legitimar a aplicao direta dos direitos fundamentais

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ concernentes ao devido processo legal, ao contraditrio e ampla defesa (art. 5, LIV e LV, da CF) ao processo de excluso de scio de entidade. Estando convencido, portanto, de que as particularidades do caso concreto legitimam a aplicabilidade dos direitos fundamentais referidos j pelo carter pblico ainda que no estatal desempenhado pela entidade, peo vnia para divergir, parcialmente, da tese apresentada pela Eminente Relatora. Voto, portanto, pelo conhecimento do recurso e, no mrito, pelo seu desprovimento.

Supremo Tribunal Federal


16/11/2004 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(2)

GRACIE

ELLEN

Voto

de

Confirmao

CONFIRMAO DE VOTO
A Senhora Ministra Ellen Gracie (Relatora): Senhor Presidente, diariamente me parabenizo por pertencer a esta Corte. Mais ainda, depois de ouvir um voto, como o agora proferido pelo eminente Ministro Gilmar Mendes. Realmente, Sua Excelncia aprofundou o estudo da questo e nos trouxe todos os esclarecimentos e acrscimos que nos vm do Direito Comparado. J faz algum tempo que este processo veio mesa, e no me recordo de alguns detalhes. Apenas devo manifestar que mantenho o voto inicialmente proferido, porque me sensibilizei, no momento, pelo fato de tratar-se de uma associao de compositores, entidade de filiao facultativa e voluntria. No me apercebi, Ministro Gilmar Mendes, de que houvesse um prejuzo econmico ou impedimento de recebimento de direitos autorais, que poderiam, sim, continuar sendo recebidos por meio do Ecad, entidade esta que o Plenrio reconheceu como de natureza quase pblica, digamos assim, mas no esta Associao de Compositores, que apenas uma repassadora dos recursos recolhidos estes, sim pelo Ecad. Por isso, considerei-a entidade de carter eminentemente privado, que deve ser regida e os seus scios pela norma estatutria, a qual foi respeitada no caso. Alm disso, ela, de fato, prev normas bastante singelas para excluso dos scios. Pelo que me recordo, na distncia do estudo dos autos, os fatos seriam algo parecidos com aquele caso que vimos, anteriormente, relativo a uma Cmara de Vereadores, um tipo de manifestao desse scio que viria em desabono da prpria entidade. Considerando esses fatos e, tambm, o que mantm essas entidades, na realidade, o animus societatis, a vontade de se congregarem determinadas pessoas na defesa de certos interesses, eu manifestei meu voto na forma como o fiz. At porque e, aqui, a questo central o devido processo , se precisamos levar o devido processo at as ltimas conseqncias tambm no mbito dessas entidades privadas - recordo aquela controvrsia que existe ainda hoje no Direito americano due process, sim, mas how much process is

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ due? em cada caso , ento, seria de verificar se as normas estatutrias e o seu due process que ali est fixado foram respeitados. Isso me pareceu no momento que sim, resultando na excluso do scio. Ou se seria indispensvel que esse devido processo fosse mais amplo, assegurando notificao prvia, direito de apresentao de razes com advogados etc., enfim, todo o devido processo, como o conhecemos, na fase judicial e na fase administrativa dos procedimentos. Por isso, pedindo vnia e, mais uma vez, elogiando o brilhante voto do eminente Ministro Gilmar Mendes, mantenho a posio inicial.

Supremo Tribunal Federal


SEGUNDA TURMA

(1)

Ata

de

Extrato

EXTRATO DE ATA
RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA ORIGINRIA RELATOR PARA O ACRDO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : MIN. GILMAR MENDES : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

Deciso: Aps o voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 08.06.2004. Deciso: Depois do voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, e do voto do Ministro Gilmar Mendes, negando-lhe provimento, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2 Turma, 16.11.2004.

Presidncia do Senhor Ministro Celso de Mello. Presentes sesso os Senhores Ministros Carlos Velloso, Ellen Gracie, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Subprocuradora-Geral da Repblica, Dra. Sandra Vernica Cureau.

Carlos Alberto Cantanhede Coordenador

Supremo Tribunal Federal


26/04/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO V O T O V I S T A

(10)

BARBOSA

JOAQUIM

Vista

Voto

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: Trata-se de recurso extraordinrio interposto pela Unio Brasileira de CompositoresUBC de acrdo do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro que entendeu aplicvel o princpio da ampla defesa, previsto no art. 5, LV, da Constituio federal, aos processos interna corporis das

associaes privadas, tais como a recorrente, que sociedade civil sem fins lucrativos. Concluiu, portanto, o acrdo, que tal princpio deveria ter sido observado no processo de excluso do scio, ora recorrido, decidindo, por fim, pela anulao da punio estabelecida pela

sociedade ao associado. O acrdo recorrido tem a seguinte ementa:

Sociedade civil. Unio Brasileira de Compositores. Excluso de scio. Alegado descumprimento de resolues da sociedade e propositura de aes que acarretaram prejuzos morais e financeiros entidade. Direito constitucional de ampla defesa desrespeito. Antes de concluir pela punio, a comisso especial tinha de dar oportunidade ao scio de se defender e realizar possveis provas em seu favor. Infringncia ao art. 5, inc. LV da Constituio Federal. Punio anulada. Pedido de reintegrao procedente. Recurso desprovido.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Sustenta a recorrente que o princpio da ampla defesa de observncia obrigatria to-somente em processos administrativos e judiciais, no se aplicando, portanto, aos processos internos das instituies privadas, que devem ser regidos pelas disposies de seus estatutos e atos regimentais. Afirma ainda que o recorrido tinha conhecimento do processo interna corporis, tendo inclusive apresentado recurso da deciso de sua excluso do quadro social. O parecer ministerial opinou pelo no-conhecimento do presente recurso. Na sesso da Segunda Turma de 08.06.2004, a ministra

relatora, Ellen Gracie, afirmou que as associaes privadas - como a sociedade civil Unio Brasileira de Compositores - tm liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de

relacionamento. Entendeu S. Exa. que, no caso presente, a excluso do scio foi decidida a partir das regras do estatuto social e da legislao civil em vigor, no vislumbrando o aporte constitucional no caso e afastando a invocao do art. 5, LV, da Constituio para efeitos de reintegrao do recorrido nos quadros da UBC. Assim, a ministra votou pelo conhecimento do recurso e, no mrito, deu-lhe provimento. Pediu vistas dos autos o ministro Gilmar Mendes. Na sesso da Segunda Turma de 16.11.2004, o ministro Gilmar Mendes proferiu voto no sentido de que o presente caso

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ retrata um tpico exemplo de aplicao de direitos fundamentais nas relaes privadas. Confira-se:

interessante notar, que tambm na esfera do direito internacional, vem-se firmando o princpio de que os direitos humanos no somente vinculam os Estados negativamente, impedindo-os de afetar os bens protegidos, como, por igual, criam para eles obrigaes de agir, em defesa desses bens. Serve de exemplo o caso X e Y v. Holanda, de 1985, em que a Corte Europia de Direitos Humanos no hesitou em proclamar que os Estados convenentes estavam obrigados adoo de medidas destinadas a assegurar o respeito vida privada, mesmo na esfera das relaes dos indivduos entre si. Um dos direitos fundamentais que se apontam como de incidncia no mbito dos relacionamentos privados o direito de ampla defesa. Esse direito tido como de observncia obrigatria, em se tratando de excluso de scio ou de membro de associao particular. certo que a associao tem autonomia para gerir a sua vida e a sua organizao. certo, ainda, que, no direito de se associar, est includa a faculdade de escolher com quem se associar, o que implica poder de excluso. O direito de associao, entretanto, no absoluto e comporta restries, orientadas para o prestgio de outros direitos tambm fundamentais. A legitimidade dessas interferncias depender da ponderao a ser estabelecida entre os interesses constitucionais confrontantes. A apreciao do fundamento dessas interferncias, ainda, no pode prescindir de variantes diversas, como o propsito que anima a existncia da sociedade. Na jurisprudncia da Suprema Corte americana, h precedente distinguindo as sociedades voltadas para expressar um ponto de vista religioso ou ideolgico e outras, de cunho comercial, nonexpressive. Naquelas, a interferncia de outros interesses sobre a estrutura e gesto teria a admissibilidade consideravelmente mais restrita. No somente nos Estados Unidos, mas tambm em outras latitudes conferida importncia ao tipo de sociedade, com vistas a aferir o grau de controle do Estado sobre as decises da entidade, como a de expulso de membro. Ferrer i Riba e Salvador Coderch, com suporte na jurisprudncia espanhola e na doutrina, produzem uma taxonomia de associaes, conforme o grau de controle

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ possvel das causas e procedimentos de excluso de scios. Assim, as associaes que detm posio dominante na vida social ou econmica ou que exercem funes de representao de interesses gozam de uma liberdade mais restrita na fixao das causas de sano e na imposio das mesmas. Para os autores, as entidades que promovem fins ideolgicos integram o ncleo essencial da autonomia privada coletiva: As resolues das associaes religiosas ou de pessoas que compartilham um certo iderio ou uma ou outra concepo do mundo no esto, no fundamental, sujeitas a controle judicial. Nas entidades de fins associativos predominantemente econmicos, a expulso seria revisvel em considerao ao dano patrimonial que pode causar ao excludo. importante notar assim o advertem a doutrina e a jurisprudncia espanholas que nem toda pretenso decorrente de relao estatutria, surgida no interior de uma entidade privada, pode ser alada hierarquia de questo constitucional. Nem toda disputa em torno do estatuto associativo pode ser vista, primariamente, como controvrsia prpria do direito fundamental de associao, o que produz bvia repercusso sobre a competncia da justia constitucional. Casos, no entanto, de desprezo garantia de defesa do expulso defesa que h de abranger a notificao das imputaes feitas e o direito de ser ouvido tendem a ser inseridos na lista dos temas de ndole constitucional, em que se admite, ademais, a eficcia dos direitos fundamentais no mbito das associaes particulares. O direito de defesa ampla assoma-se como meio indispensvel para se prevenir situaes de arbtrio, que subverteriam a prpria liberdade de se associar.(BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Associaes, Expulso de Scios e Direitos Fundamentais, Direito Pblico v. 1, n 2 (out./dez. 2003) Porto Alegre: Sntese; Braslia: Instituto Brasiliense de Direito Pblico, 2003, pp. 172173) Essas consideraes parecem fornecer diretrizes mais ou menos seguras e, at certa parte, amplas, para a aplicao do direito de defesa no caso de excluso de associados. Todavia, afigura-se-me decisivo no caso em apreo, tal como destacado, a singular situao da entidade associativa, integrante do sistema ECAD, que, como se viu na ADI n 2.504-DF, exerce uma atividade essencial na cobrana de direitos autorais, que poderia

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ at configurar um servio pblico por delegao legislativa. Esse carter pblico ou geral da atividade parece decisivo aqui para legitimar a aplicao direta dos direitos fundamentais concernentes ao devido processo legal, ao contraditrio e ampla defesa (art. 5, LIV e LV, da CF) ao processo de excluso de scio de entidade. Estando convencido, portanto, de que as particularidades do caso concreto legitimam a aplicabilidade dos direitos fundamentais referidos j pelo carter pblico ainda que no estatal desempenhado pela entidade, peo vnia para divergir, parcialmente, da tese apresentada pela Eminente Relatora. Voto, portanto, pelo conhecimento do recurso e, no mrito, pelo seu desprovimento.

Diante ministra relatora

do seu

voto

do

ministro apenas

Gilmar

Mendes, o fato

manteve de que

a a

voto,

ressaltando

excluso do recorrido da UBC no lhe gera nenhum prejuzo econmico, pois nada impede que continue a receber seus direitos autorais

diretamente pelo ECAD. No intuito de proceder a anlise mais detida do caso, pedi vista dos autos. Senhor Presidente, noto que a eminente relatora, em seu voto, adotou sem nuances a doutrina da state action do direito

norte-americano, segundo a qual as limitaes impostas pelo bill of rights se aplicam prioritariamente ao Estado e a quem lhe faz as vezes, jamais aos particulares. De penso, ao minha parte, que a os exemplo do ministro Gilmar Mendes, sim,

contrrio,

direitos

fundamentais

tm,

aplicabilidade no mbito das relaes privadas. Tomo a cautela de

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ dizer que no estou aqui a esposar o entendimento de que essa

aplicabilidade deva verificar-se em todas as situaes. No campo das relaes privadas, a incidncia das normas de direitos fundamentais h de ser aferida caso a caso, com parcimnia, a fim de que no se comprima em demasia a esfera de autonomia privada do indivduo. O fato que, entre ns, a aplicabilidade dos direitos fundamentais na esfera privada conseqncia de diversos fatores, muitos deles observveis na prtica jurdica contempornea,

inclusive entre ns. O primeiro deles, o paulatino rompimento das barreiras que separavam at final do sculo XIX o direito pblico e o direito privado. Por outro lado, um fenmeno facilmente observvel em sistemas jurdicos dotados de jurisdio do direito constitucional privado, as se a

chamada

constitucionalizao do direito que h civil. at

mais

especificamente privadas,

Noutras bem

palavras, tempo o

relaes regiam dos das

aquelas pelo

pouco

exclusivamente princpios de

direito

civil,

hoje

sofrem

influxo

direito

pblico,

emanados

predominantemente

decises proferidas pelos rgos de jurisdio constitucional. De fato, uma das conseqncias inelutveis da aceitao quase universal da supremacia da Constituio e da jurisdio

constitucional como instrumento destinado a assegur-la reside no fato de que os direitos fundamentais, imperativo indeclinvel de todas as democracias, no mais se concebem como limitaes impostas nica e exclusivamente ao Estado. Na Europa e at mesmo nos Estados

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Unidos, onde so feitos grandes esforos hermenuticos visando superao da doutrina da state action, as relaes privadas no mais se acham inteiramente fora do alcance das limitaes impostas pelos direitos fundamentais. Daniel Sarmento, em primorosa obra publicada em 2003 pela editora Lmen Jris, assim sintetiza o tema:

No paradigma do Estado Liberal, a Constituio no se imiscua no campo das relaes privadas. Estas eram disciplinadas pela legislao ordinria, que gravitava em torno do Cdigo Civil, centrado na proteo da segurana jurdica, to vital aos interesses da burguesia. Com o surgimento do Estado Social, multiplicou-se a interveno do legislador no campo privado, assim como a edio de normas de ordem pblica limitavam a autonomia da vontade dos sujeitos de direito em prol de interesses coletivos. A Constituio se projetou na ordem civil, disciplinando, a traos largos, a economia e o mercado e consagrando valores solidarsticos, alm de direitos diretamente oponveis aos atores privados, como os trabalhistas.1

Reflexes importantes do mesmo teor, sobre o tema, so encontradas na excelente tese de doutorado de Jane Reis Gonalves Pereira (Direitos Fundamentais e Interpretao Constitucional: Uma Contribuio ao Estudo das Restries aos Direitos Fundamentais na Perspectiva da Teoria dos Princpios), defendida em 2004 na

Universidade do Estado do Rio de Janeiro:

No por acaso que a viso do Estado como destinatrio nico dos direitos fundamentais foi abalada
1

SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional e Relaes Privadas. Lmen Jris, 2003. P. 69-72.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ precisamente quando se consolidou a idia de Constituio como norma suprema e fundamental. A frmula rigidez controle de constitucionalidade direitos fundamentais, adotada por diversos pases europeus egressos de regimes autoritrios aliada emergncia do Estado Social de Direito -, ps em xeque diversas premissas do arqutipo da teoria jurdica liberal, dentre as quais a noo que resumia os direitos fundamentais a direitos subjetivos pblicos postos na lei. Por outro lado, a retomada da cultura dos direitos humanos ocorrida no ps-guerra como reao aos traumas do holocausto representava um contexto favorvel ao estabelecimento da discusso sobre os destinatrios daqueles direitos. Em meados do sculo XX, os direitos do homem voltavam a ostentar o prestgio que desde as revolues liberais no lhes era conferido. No plano nacional, isso se revelava pelos amplos catlogos de direitos fundamentais contidos nas cartas polticas editadas a partir do ps-guerra. No plano internacional, a Declarao Universal de 1948 dava incio ao processo de generalizao da tutela internacional dos direitos humanos. (...) A tese de que os direitos fundamentais so aplicveis em relaes jurdicas dessa natureza [relaes entre particulares] tem em conta, principalmente, a dimenso funcional dos direitos fundamentais. intuitivo que, quando se vislumbra os direitos fundamentais a partir de sua finalidade a qual , em suma, assegurar nveis mximos de autonomia e dignidade dos indivduos torna-se pertinente sua aplicao em todas as situaes nas quais possa ser comprometida essa esfera de autonomia, sendo irrelevante se isso ocorre em decorrncia da atuao de um poder privado ou pblico.

Nessa mesma linha o raciocnio de Andr Rufino do Vale, que tratou do tema em trabalho monogrfico publicado pela editora Srgio Antnio Fabris: Concebidos inicialmente como instrumentos de defesa dos cidados frente onipotncia do Estado, considerou-se que os direitos fundamentais no tinham razo de ser onde se desenvolvem as relaes entre particulares. Esse enfoque obedecia a uma concepo

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ puramente formal da igualdade entre os diversos membros da sociedade. Porm, fato notrio que, na sociedade neocapitalista, essa igualdade formal no supe uma igualdade material, e que nela o pleno desfrute dos direitos fundamentais se encontra, em muitas ocasies, ameaado pela existncia, na esfera privada, de centros de poder no menos importantes que os que correspondem aos rgos pblicos. Assim que a passagem do Estado Liberal para o Estado Social de Direitos haja suposto, neste plano, a extenso da incidncia dos direitos fundamentais a todos os setores do ordenamento jurdico e, portanto, tambm ao mbito das relaes entre particulares. As transformaes sofridas pelo estado de Direito alargaram o campo de irradiao dos efeitos produzidos pelos direitos fundamentais, fazendo-os eficazes nas relaes entre particulares.2

certo

que

fora

irradiadora

vinculante

da

Constituio demorou a se fazer sentir, sobretudo na Europa, onde por longo tempo prevaleceu a idia da Constituio como mero

documento poltico, sem fora jurdica imediata. Mas isso mudou. Como diz Sarmento (op. cit., p. 71).:

Todavia, a adoo generalizada de instrumentos de controle de constitucionalidade em todo o mundo, ao longo do sculo XX, foi modificando esta concepo, tendo importado na afirmao prtica do valor jurdico e da superioridade normativa da Constituio. Passa-se, desta forma, do Estado de Direito para o Estado Constitucional, que aquele no qual, consoante o magistrio de Gustavo Zagrebelsky, a lei [...] pela primeira vez na poca moderna, posta numa relao de conformidade e por isto subordinada a um estrato mais elevado do direito, estabelecido pela Constituio. Deveras, a posio hierrquica superior da Constituio, a abertura de suas normas, e o fato de que
VALE, Andr Rufino do. Eficcia dos direitos fundamentais nas relaes privadas. Srgio Antnio Fabris Editor, 2004. P. 100.
2

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ estas, por uma deliberada escolha do constituinte, versam tambm sobre relaes privadas, possibilitam que se conceba a Lei Maior como novo centro do Direito Privado, apto a cimentar as suas partes e a informar seu contedo.

No Brasil, no podemos esquecer que o ordenamento jurdico encabeado por uma uma Constituio rgida e dirigente, prdiga em normas incidentes sobre as relaes privadas (Sarmento, op. cit.). Em algumas reas, a incidncia dos direitos fundamentais nas relaes entre particulares decorre de imposio explcita da prpria Constituio federal. o que ocorre, por exemplo, no campo dos direitos sociais, em que a Constituio impe s pessoas que travam relaes de natureza privada, como a trabalhista, a observncia de um catlogo de direitos concebidos com vistas proteo do trabalhador. Assim, na linha do que foi sustentado no voto divergente, e em virtude da natureza peculiar da associao em causa (que tem natureza quase pblica), peo vnia ministra Ellen Gracie para dela divergir, concordando com o entendimento de que os princpios constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal no caso tm plena aplicabilidade para fins de excluso do scio da sociedade. Conheo, pois, do recurso extraordinrio e a ele nego provimento.

Supremo Tribunal Federal


26/04/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(1)

GRACIE

ELLEN

Voto

de

Confirmao

CONFIRMAO DE VOTO

A Senhora Ministra Ellen Gracie - (Relatora): Senhor Presidente, ainda assim, no obstante as brilhantes razes trazidas pelo Ministro Joaquim Barbosa, mantenho o posicionamento anterior, at porque esta sociedade, Unio Brasileira de Compositores, no organismo de filiao obrigatria. No caso, o membro excludo no sofre qualquer conseqncia econmica por no participar da entidade. Isso eu disse, anteriormente, em meu voto. Ele pode receber seus direitos autorais diretamente do Ecade. Quanto aplicao ao indivduo, e, no caso, s associaes de direito privado, das mesmas restries que se colocam ao Estado e aos entes pblicos, guardo bastante reserva. Creio que, toda vez que se verificar um efetivo prejuzo ordem de interesses do indivduo, sim, poder-se-ia fazer inserir as garantias constitucionais. Mas, no caso, pelo que recordo, houve a excluso de um determinado scio por nocumprimento de obrigaes previstas no estatuto ao qual ele aderiu quando se associou. Respeitadas todas as formalidades postas no estatuto, foi ele, ento, excludo. Agora pretende fazer valer sua garantia de plena defesa, contraditrio, etc, em um procedimento que interno associao, o qual me parece estar, a sim, dentro dessa esfera de disponibilidade que o Estado ainda reserva ao indivduo e queles que se associam livremente numa entidade particular. Mantenho meu voto.

Supremo Tribunal Federal


26/04/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(5)

VELLOSO

CARLOS

Voto

V O T O

O SENHOR MINISTRO CARLOS VELLOSO A excluso se deu na forma do Estatuto?

A SENHORA MINISTRA ELLEN GRACIE (RELATORA) Na forma do Estatuto. Nem h controvrsia quanto a isso. Ele no reclama contra isso.

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA Mas ele alega que no teve a ampla defesa e o devido processo legal. Ele invoca os

dispositivos constitucionais pertinentes.

SENHOR

MINISTRO

CARLOS

VELLOSO

Ele

fundamenta

recurso extraordinrio no devido processo legal? Temos, no caso, a mesma doutrina que aplicamos quando se alega o descumprimento do devido processo legal. que devido processo legal se exerce de conformidade com a lei. Ora, neste caso, exerce-se de conformidade com o Estatuto do clube a que ele aderiu. O novo Cdigo Civil manda observar essas prescries de defesa e a questo continua,

entretanto, no mbito infraconstitucional; ter-se-, ento, questo

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ de ilegalidade nos se entender do necessria novo esta Cdigo interferncia, Civil. esta

defesa,

termos

Questo

infraconstitucional, portanto.

Esclarecido que a excluso se deu com base no Estatuto, o meu voto, com a vnia do Sr. Ministro Joaquim Barbosa, acompanha o voto da Sra. Ministra-Relatora.

A SENHORA. MINISTRA ELLEN GRACIE (RELATORA) - Eu no me lembro de como era o processo de excluso pelo Estatuto.

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA Vou ler o trecho do acrdo recorrido, s fls. 264, talvez traga alguma luz.

EMENTA: Sociedade civil. Unio Brasileira de Compositores. Excluso de scio. Alegado descumprimento de resolues da sociedade e propositura de aes que acarretaram prejuzos morais e financeiros entidade. Direito constitucional de ampla defesa desrespeitado. Antes de concluir pela punio, a comisso especial tinha de dar oportunidade ao scio de se defender e realizar possveis provas em seu favor. Infringncia ao art 5, inc. LV da Constituio Federal. Punio anulada. Pedido de reintegrao procedente. Recurso desprovido.

O SENHOR MINISTRO CARLOS VELLOSO Est-se aplicando o devido processo legal e ns sempre afastamos essa alegao ao

argumento de que o devido processo legal se exerce em conformidade

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ com a lei. Quer dizer, a ofensa direta, se ocorrente, seria lei. No caso, a ofensa direta seria ao Estatuto, o que no deixaria de ensejar a ao prpria, mas sob o ponto de vista da legalidade. Se formos aplicar o Cdigo Civil, ainda assim continua no campo da legalidade ou do contencioso infraconstitucional.

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA O tema, aqui, o da eficcia horizontal. a tese que parte da premissa de que em

determinadas situaes as normas, especialmente as constitucionais relativas ao devido processo legal, ao contraditrio, tambm podem ser invocadas nessas relaes ditas horizontais.

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA Parece-me bastante forte o argumento de que, na nossa Constituio, temos exemplos de aplicao dessa teoria da incidncia horizontal, por exemplo, nas relaes trabalhistas.

A SENHORA MINISTRA ELLEN GRACIE (RELATORA) Mas a completamente diferente. Em relaes trabalhistas, h uma

subordinao. Aqui, a pessoa se associa porque quer; uma entidade que tem normas prprias, inclusive de excluso de scios. Foi o que aconteceu. Houve uma comisso de inqurito.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ O SENHOR MINISTRO CARLOS VELLOSO Esta Turma j afirmou a aplicabilidade de direitos pblicos fundamentais nas relaes

trabalhistas, quando julgamos, por exemplo, o caso da Air France. O estatuto desta contemplava vantagens para o empregado francs,

vantagens que no se estendiam ao empregado brasileiro.

Como

V.

Exa.

exemplificaria,

no

campo

das

relaes

trabalhistas, esta horizontalidade?

SENHOR

MINISTRO

JOAQUIM

BARBOSA

fato

de

que

Constituio impositiva; ela estabelece um catlogo de direitos impositivos em relao ao empregador privado, que a rigor est no mesmo plano daquele de quem contrata os servios laborais.

O SENHOR MINISTRO CARLOS VELLOSO O mais importante que a jurisprudncia do Supremo, quanto ao devido processo legal, que este exercido de conformidade com a lei.

O SENHOR MINISTRO JOAQUIM BARBOSA Fiz o exame e ative-me ao caso especfico.

O SENHOR MINISTRO CARLOS VELLOSO Essa questo me parece fundamental. Penso que a Ministra Ellen Gracie e eu estamos

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ seguindo, com rigor, o que tem decidido o Supremo Tribunal quanto ao devido processo legal.

Acompanho

Sra.

Ministra-Relatora,

data

venia

do

Sr.

Ministro Joaquim Barbosa.

* * * * * * * * * * *

Supremo Tribunal Federal


26/04/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(1)

GRACIE

ELLEN

Voto

VOTO
(apartes)

A Sra. Ministra Ellen Gracie (Relatora) Temos a um contraponto entre estas duas posies: de um lado, a necessidade que h e este Tribunal sempre o fez de garantir a aplicao dos direitos bsicos a todos os cidados, em quaisquer circunstncias, e, de outro lado, o direito de associao, propriamente. Porque o direito de associar-se, e permanecer associado, vem em conjunto com o direito de autodefesa tambm das associaes. Mediante regramento prprio que prev, inclusive, a excluso que a mais grave das conseqncias de inadaptao de algum quele crculo estreito formado pela associao. O Brasil j caracterizado, ao contrrio de outros pases, por uma dificuldade associativa. Ns no temos associaes muito fortes, e a tendncia da nossa populao para o individualismo. Vejo, com certo temor, que nossa deciso cerceie de tal forma as entidades associativas, fazendo com que elas venham a apresentar ainda menores atrativos. O Sr. Ministro Carlos Velloso Perfeito, Sra. Ministra, mas a questo fica no campo da legalidade, mais propriamente, do Cdigo Civil.

Supremo Tribunal Federal


SEGUNDA TURMA

(2)

Ata

de

Extrato

EXTRATO DE ATA
RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA ORIGINRIA RELATOR PARA O ACRDO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : MIN. GILMAR MENDES : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

Deciso: Aps o voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 08.06.2004. Deciso: Depois do voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, e do voto do Ministro Gilmar Mendes, negando-lhe provimento, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2 Turma, 16.11.2004. Deciso: Depois dos votos da Ministra-Relatora e do Ministro Carlos Velloso, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, e dos votos dos Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa negando-lhe provimento, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Ministro-Presidente. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 26.04.2005. Deciso: Apresentado o feito em mesa pelo Presidente da Turma, o julgamento foi adiado em virtude da ausncia, justificada, da Senhora Ministra-Relatora. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Carlos Velloso e Ellen Gracie. 2 Turma, 27.09.2005.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ
Presidncia do Senhor Ministro Celso de Mello. Presentes sesso os Senhores Ministros Carlos Velloso, Ellen Gracie e Joaquim Barbosa. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Gilmar Mendes. Subprocurador-Geral da Repblica, Dr. Paulo da Rocha Campos.

Carlos Alberto Cantanhede Coordenador

Supremo Tribunal Federal


11/10/2005 SEGUNDA TURMA RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO

(13)

MELLO

DE

CELSO

Vista

Voto

V O T O (vista)

O SENHOR MINISTRO CELSO DE MELLO: O E. Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, ao julgar a presente causa, proferiu deciso consubstanciada em acrdo assim ementado

(fls. 264):

Sociedade Civil. Unio Brasileira de Compositores. Excluso de scio. Alegado descumprimento de resolues da sociedade e propositura de aes que acarretaram prejuzos morais e financeiros entidade. Direito constitucional de ampla defesa desrespeitado. Antes de concluir pela punio, a comisso especial tinha de dar oportunidade ao scio de se defender e realizar possveis provas em seu favor. Infringncia ao art. 5, inc. LV da Constituio Federal. Punio anulada. Pedido de reintegrao procedente. Recurso desprovido. (grifei)

O exame da controvrsia jurdica suscitada nesta sede recursal extraordinria faz instaurar instigante discusso em torno de tema impregnado do mais alto relevo constitucional, consistente na anlise da eficcia horizontal dos direitos referir, a fundamentais esse nas

relaes

entre

particulares,

valendo

respeito,

valiosas opinies doutrinrias (WILSON STEINMETZ, A Vinculao dos

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ Particulares a Direitos Fundamentais, 2004, Malheiros; THIAGO LUS SANTOS SOMBRA, A Eficcia dos Direitos Fundamentais nas Relaes Jurdico-Privadas, 2004, Fabris Editor; ANDR RUFINO DO VALE,

Eficcia dos Direitos Fundamentais nas Relaes Privadas, 2004, Fabris Editor, v.g.).

A questo constitucional em debate no processo ora em julgamento que estimula reflexes em torno do tema pertinente eficcia externa (ou eficcia em relao a terceiros) dos direitos, liberdades e garantias, tambm denominada eficcia horizontal dos direitos fundamentais na ordem jurdico-privada resume-se, em seus elementos essenciais, seguinte indagao, que, formulada por J. J. GOMES CANOTILHO (Direito Constitucional e Teoria da Constituio, p. 1.151, Almedina), bem delineia o aspecto central da matria em anlise:

Em termos tendenciais, o problema pode enunciar-se da seguinte forma: as normas constitucionais consagradoras de direitos, liberdades e garantias (e direitos anlogos) devem ou no ser obrigatoriamente observadas e cumpridas pelas pessoas privadas (individuais ou colectivas) quando estabelecem relaes jurdicas com outros sujeitos jurdicos privados? (grifei)

O acrdo objeto do presente recurso extraordinrio, ao assinalar que o estatuto das liberdades pblicas (enquanto complexo de poderes, de direitos e de garantias) no se restringe esfera

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ das relaes verticais entre o Estado e o indivduo, mas tambm incide sobre o domnio em que se processam as relaes de

carter meramente privado, reconheceu que os direitos fundamentais projetam-se, horizontal. por igual, numa perspectiva de ordem estritamente

Cumpre considerar, neste ponto, at mesmo para efeito de exame da questo ora em anlise, a advertncia de INGO WOLFGANG SARLET (A Constituio Concretizada: Construindo Pontes entre o

Pblico e o Privado, p. 147, 2000, Livraria do Advogado, Porto Alegre), cujas observaes acentuam que o debate doutrinrio em

torno do reconhecimento, ou no, de uma eficcia direta dos direitos e garantias fundamentais, com projeo imediata sobre as relaes jurdicas entre particulares, assume um ntido carter poltico-

-ideolgico, assim caracterizado por esse mesmo autor: uma opo por uma eficcia direta traduz uma deciso poltica em prol de um constitucionalismo da igualdade, objetivando a efetividade do

sistema de direitos e garantias fundamentais no mbito do Estado social de Direito, ao passo que a concepo defensora de uma

eficcia apenas indireta encontra-se atrelada ao constitucionalismo de inspirao liberal-burguesa.

Entendo correta, por isso mesmo, com a devida vnia, a opo que levou o E. Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ a proferir a deciso objeto do presente recurso extraordinrio,

notadamente no ponto em que essa colenda Corte judiciria reconheceu a impossibilidade de determinada associao civil (como a parte ora recorrente) excluir, de seus quadros, compulsoriamente, em carter punitivo, qualquer associado, como o ora recorrido, que ostentava, de modo regular, a legtima condio de membro integrante dessa entidade de direito privado (fls. 266):

No se pode, na verdade, pretender que uma entidade de compositores, em sua vida associativa, adote regras ou formas processuais rigorosas, mas tambm no se pode admitir que princpios constitucionais bsicos sejam descumpridos flagrantemente. Caracterizadas as infraes, ao ver da comisso, o autor tinha de ser, expressa e formalmente, cientificado das mesmas e convocado a apresentar, querendo, em prazo razovel, a sua defesa, facultando-lhe a produo das provas que entendesse cabveis. (grifei)

Essa mesma percepo do tema foi igualmente revelada pela r. sentena proferida em primeira instncia (fls. 229/232):

O problema ocorrente encontra enquadramento em norma constitucional que foi descumprida pela r. Dispe a nova Carta Magna da Repblica, no artigo 5, inciso LV, que, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo (...), so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Ou seja, ningum pode ser punido, mesmo em associao de carter privado, sem que tenha tido a oportunidade de exercer o direito de defesa. (...). O direito de defesa sagrado, regra essa tambm da Declarao Universal de Direitos Humanos. No basta que tenha

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ havido comisso de inqurito ou delegao no modo referido. Seria preciso que o autor fosse intimado pela r para produzir sua defesa, e, a sim, depois, em procedimento contraditrio, poderia ser punido do modo como o foi. A punio em tela foi nula de pleno direito por afrontar a Constituio Federal. (grifei)

Vale acentuar, neste ponto, por relevante, a observao constante do voto proferido pelo eminente Ministro GILMAR MENDES, notadamente no ponto em que aps acentuar que a UBC integra o sistema ECAD reconhece, presente o contexto em exame, a plena legitimidade da aplicao direta, ao processo de excluso/expulso de associado de entidade de direito privado, das garantias fundamentais decorrentes da clusula constitucional do due process of law:

O caso em exame apresenta singularidades. Conforme elucida o parecer da Procuradoria-Geral da Repblica, a Recorrente repassadora do numerrio arrecadado pelo Escritrio Central de Arrecadao e Distribuio (ECAD) (fls. 307). Destarte, a excluso de scio do quadro social da UBC, sem qualquer garantia de ampla defesa, do contraditrio, ou do devido processo constitucional, onera consideravelmente o recorrido, o qual fica impossibilitado de perceber os direitos autorais relativos execuo de suas obras. De outro lado, diante da iminncia de expulso disciplinar, ainda que o recorrido tivesse optado por ingressar em outras entidades congneres, nacionais ou estrangeiras, o nus subsistiria em razo da eliminao automtica do associado, nos termos do art. 18 do Estatuto Social da recorrente (fls. 48). ................................................... Destarte, considerando que a Unio Brasileira de Compositores (UBC) integra a estrutura do ECAD, incontroverso que, no caso, ao restringir as possibilidades de defesa do recorrido, ela assume posio privilegiada para determinar,

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ preponderantemente, a extenso do gozo e fruio dos direitos autorais de seu associado. Em outras palavras, trata-se de entidade que se caracteriza por integrar aquilo que poderamos denominar como espao pblico ainda que no-estatal. Essa realidade deve ser enfatizada principalmente porque, para os casos em que o nico meio de subsistncia dos associados seja a percepo dos valores pecunirios relativos aos direitos autorais que derivem de suas composies, a vedao das garantias constitucionais de defesa pode acabar por lhes restringir a prpria liberdade de exerccio profissional. Logo, as penalidades impostas pela recorrente, ao recorrido, extrapolam, em muito, a liberdade do direito de associao e, sobretudo, o de defesa. Conclusivamente, imperiosa a observncia das garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa (art. 5, LIV e LV, da CF). Tem-se, pois, caso singular, que transcende a simples liberdade de associar ou de permanecer associado. Em certa medida, a integrao a essas entidades configura, para um nmero elevado de pessoas, quase que um imperativo decorrente do exerccio de atividade profissional. (grifei)

Impende destacar, ainda, considerados os fundamentos ora expostos, que essa viso da controvrsia pertinente questo da eficcia horizontal dos direitos fundamentais nas relaes entre

particulares tem se refletido na jurisprudncia constitucional do Supremo Tribunal Federal, como resulta claro de decises que esta Suprema Corte proferiu a propsito da incidncia da garantia do devido processo legal nas hipteses de excluso de integrantes de associaes e cooperativas, ou, ainda, em casos nos quais empresas estrangeiras, com sede domiciliar no Brasil, incidiram em prticas

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ discriminatrias contra trabalhadores brasileiros, em frontal

oposio ao postulado da igualdade:

COOPERATIVA - EXCLUSO DE ASSOCIADO - CARTER PUNITIVO - DEVIDO PROCESSO LEGAL. Na hiptese de excluso de associado decorrente de conduta contrria aos estatutos, impe-se a observncia ao devido processo legal, viabilizado o exerccio amplo da defesa. Simples desafio do associado assemblia geral, no que toca excluso, no de molde a atrair adoo de processo sumrio. Observncia obrigatria do prprio estatuto da cooperativa. (RTJ 164/757-758, Rel. Min. MARCO AURLIO) 2. Cooperativa: excluso de cooperado: imposio de observncia do devido processo legal: precedente (RE 158.215, Marco Aurlio, 2 T., DJ 7.6.1996). 3. Recurso extraordinrio: descabimento: a invocao do artigo 5, XVIII, da Constituio, relativo liberdade de criao e autonomia de funcionamento de associaes e cooperativas, no afasta o fundamento do acrdo recorrido referente inobservncia dos princpios constitucionais da ampla defesa, do contraditrio e do devido processo legal, verificada luz de normas estatutrias: incidncia das Smulas 283 e 454. (AI 346.501-AgR/SP, Rel. Min. SEPLVEDA PERTENCE grifei) CONSTITUCIONAL. TRABALHO. PRINCPIO DA IGUALDADE. TRABALHADOR BRASILEIRO EMPREGADO DE EMPRESA ESTRANGEIRA: ESTATUTOS DO PESSOAL DESTA: APLICABILIDADE: AO TRABALHADOR ESTRANGEIRO E AO TRABALHADOR BRASILEIRO. C.F., 1967, art. 153, 1; C.F., 1988, art. 5, caput. I. - Ao recorrente, por no ser francs, no obstante trabalhar para a empresa francesa, no Brasil, no foi aplicado o Estatuto do Pessoal da Empresa, que concede vantagens aos empregados, cuja aplicabilidade seria restrita ao empregado de nacionalidade francesa. Ofensa ao princpio da igualdade: C.F., 1967, art. 153, 1; C.F., 1988, art. 5, caput. II. - A discriminao que se baseia em atributo, qualidade, nota intrnseca ou extrnseca do indivduo, como o sexo, a raa, a nacionalidade, o credo

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ religioso, etc., inconstitucional. Precedente do STF: Ag 110.846(AgRg)-PR, Clio Borja, RTJ 119/465. III. - Fatores que autorizariam a desigualizao no ocorrentes no caso. IV. - R.E. conhecido e provido. (RE 161.243/DF, Rel. Min. CARLOS VELLOSO - grifei) O entendimento doutrinrio no dissente dessa

orientao jurisprudencial, cabendo mencionar, por oportuno, dentre outros autores (ANDR RUFINO DO VALE, Eficcia dos Direitos

Fundamentais nas Relaes Privadas, p. 137/138, item n. 3.4, 2004, Fabris Direitos Solues Editor; CARLOS ROBERTO s SIQUEIRA CASTRO, Aplicao Cadernos dos de

Fundamentais

Relaes p.

Privadas, 2003,

in

Constitucionais,

32/47,

Malheiros;

DANIEL

SARMENTO, Direitos Fundamentais e Relaes Privadas, p. 301/313, item n. 5, 2004, Lumen Juris), a precisa lio de PAULO GUSTAVO GONET BRANCO (Associaes, Expulso de Scios e Direitos

Fundamentais, in Direito Pblico, ano I, n 2, p. 170/174, out/dez de 2003), quando expende doutas consideraes em torno de julgamento proferido pelo Supremo Tribunal Federal a propsito da questo concernente extenso, s relaes jurdicas de ordem

privada, dos direitos e garantias fundamentais inscritos no texto da Constituio da Repblica:

Um dos direitos fundamentais que se apontam como de incidncia no mbito dos relacionamentos privados o direito de ampla defesa. Esse direito tido como de observncia obrigatria, em se tratando de excluso de scio ou de membro de associao particular. ...................................................

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ O direito de defesa ampla assoma-se como meio indispensvel para se prevenirem situaes de arbtrio, que subverteriam a prpria liberdade de se associar. O acrdo do STF em comento parece imbudo dessa convico. Por isso, o Tribunal no resumiu a questo posta ao seu descortino a um mero problema de desrespeito de clusulas estatutrias sobre processo disciplinar, o que tornaria a Corte incompetente para a causa; ao contrrio, falta de todo procedimento prvio de defesa dos recorrentes, viu desrespeitada a incontornvel necessidade de se ouvir o castigado antes da sano, quer a medida seja aplicada pelo Estado, quer ela seja infligida no mbito das relaes privadas. O julgado em comento marca postura do Supremo Tribunal em conferir larga extenso garantia da ampla defesa, firma precedente inserindo o direito brasileiro na corrente que admite a invocao de direitos fundamentais no domnio das relaes privadas e d entrada a novas e ricas perspectivas argumentativas na compreenso do direito de se associar e no manejo do prprio recurso extraordinrio. (grifei)

Essa mesma reflexo sobre o tema tambm compartilhada por WILSON STEINMETZ p. (A Vinculao dos Particulares cujo a Direitos pe em

Fundamentais,

295,

2004,

Malheiros),

magistrio

destaque a significativa importncia de estender-se, ao plano das relaes clusula de de direito proteo privado das estabelecidas e entre particulares, a

liberdades

garantias

constitucionais,

cuja incidncia como j referido no incio deste voto - no se resume, apenas, ao mbito das relaes verticais entre os

indivduos, de um lado, e o Estado, de outro:

No marco normativo da CF, direitos fundamentais exceto aqueles cujos sujeitos destinatrios (sujeitos passivos ou obrigados) so exclusivamente os poderes

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ pblicos - vinculam os particulares. Essa vinculao se impe com fundamento no princpio da supremacia da Constituio, no postulado da unidade material do ordenamento jurdico, na dimenso objetiva dos direitos fundamentais, no princpio constitucional da dignidade da pessoa (CF, art. 1, III), no princpio constitucional da solidariedade (CF, art. 3, I) e no princpio da aplicabilidade imediata dos direitos e das garantias fundamentais (CF, art. 5, 1). (grifei)

por essa razo que a autonomia privada - que encontra claras limitaes de ordem jurdica no pode ser exercida em

detrimento ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros, especialmente aqueles positivados em sede constitucional, pois a

autonomia da vontade no confere aos particulares, no domnio de sua incidncia restries e atuao, e o poder de transgredir prpria ou de ignorar as

postas

definidas

pela

Constituio,

cuja

eficcia e fora normativa tambm se impem, aos particulares, no mbito de suas relaes privadas, em tema de liberdades

fundamentais.

Da o inteiro acerto da observao de ANDR RUFINO DO VALE (Drittwirkung in de Direitos Pblico, Fundamentais vol. 9/53-74, e Associaes e 72-73,

Privadas,

Direito

64-65

julho/setembro de 2005, IDP/Sntese):

No entanto, o direito de autodeterminao das associaes encontra seus limites precisamente no contedo da relao privada determinado pelas regras estatutrias que a prpria associao elabora, assim

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ como nas normas e nos princpios de ordem pblica, mormente os direitos fundamentais assegurados constitucionalmente aos scios. ................................................... Como se v, a autonomia estatutria, quando se trata de matria de poder sancionador, no ilimitada, podendo sofrer certo controle de contedo. Esse controle pode ser levado a efeito com base no somente na legislao civil, mas diretamente em face das normas constitucionais. Os estatutos, portanto, devero regular o procedimento sancionador e delimitar os rgos competentes para impor as sanes, sempre de acordo com os preceitos de ordem pblica e assegurando direitos fundamentais do scio, como a ampla defesa. Assim, certo que o direito fundamental de associao estar sempre limitado pelos direitos fundamentais de seus prprios membros. Essa limitao concretiza-se em algumas regras. ................................................... A idia de um ordenamento jurdico invadido pela Constituio faz transparecer a noo de associaes privadas responsveis pelos direitos fundamentais de seus associados. Constitucionalizar a ordem jurdica privada significa tambm submeter o ordenamento jurdico interno dos organismos privados aos princpios constitucionais. No se trata de restringir ou anular a autonomia privada das associaes, mas de reafirmar que a liberdade de associao, assegurada pelo art. 5, incisos XVII a XX, da Constituio, no pode e no deve ser absoluta, mas sim precisa estar em harmonia com todo o sistema de direitos fundamentais. ................................................... Diante disso, os princpios constitucionais devem operar como limites capacidade de auto-regulao dos grupos, na medida em que se faa necessrio assegurar a eficcia de direitos fundamentais dos indivduos em face do poder privado das associaes. Servem, nessa perspectiva, como fundamento para justificar o controle judicial de atos privados atentatrios s liberdades fundamentais. (grifei)

Isso

significa,

portanto,

que

ordem

jurdico-

-constitucional brasileira no conferiu a qualquer associao civil

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ a possibilidade dos de agir, como a parte nas ora leis recorrente e, o em o fez,

revelia

princpios que da tm por

inscritos

especial, texto

dos da s

postulados Constituio

fundamento

direto em

prprio de

Repblica,

notadamente

tema

proteo

liberdades e garantias fundamentais.

No

por

outro

motivo

que

novo

Cdigo

Civil

brasileiro, em alguns de seus preceitos (arts. 57 e 1.085, pargrafo nico, p. ex.), expressamente proclama a necessria submisso das entidades civis s normas que compem o estatuto constitucional das liberdades defesa, e garantias eles), fundamentais considerada (o a direito plenitude imediata de dos

dentre

vinculao

indivduos, em suas relaes de ordem privada, aos direitos bsicos assegurados pela Carta Poltica.

Bastante expressiva dessa especial proteo - que se estende ao plano das relaes privadas - a regra inscrita no art. 57 do Cdigo Civil, na redao que lhe deu a novssima

Lei n 11.127/2005, elaborada com o claro propsito de conformar a atividade legislativa ao que soberanamente dispe, em tema de

direitos e garantias fundamentais, a prpria Constituio da Repblica:

Art. 57. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. (grifei)

Concluo, reconhecer que

pois, ao

Senhores

Ministros, no

no

sentido de

de sua

assiste,

associado,

procedimento

expulso referente entidade civil de que seja membro integrante, a prerrogativa indisponvel de ver respeitada a garantia do

contraditrio e da plenitude de defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, consoante prescreve, em clusula mandatria, a

Constituio da Repblica, em seu art. 5, inciso LV, no obstante se trate, como no caso, de ato praticado na esfera e sob a gide de uma tpica relao de ordem jurdico-privada.

Sendo assim, consideradas as razes expostas e na linha da divergncia iniciada pelo eminente Ministro GILMAR MENDES e

reafirmada pelo eminente Ministro JOAQUIM BARBOSA, peo vnia para conhecer mantendo, e negar em provimento ao por presente seus recurso extraordinrio, fundamentos, o

conseqncia,

prprios

v. acrdo emanado do E. Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro.

o meu voto.

Supremo Tribunal Federal


SEGUNDA TURMA

(2)

Ata

de

Extrato

EXTRATO DE ATA
RECURSO EXTRAORDINRIO 201.819-8 RIO DE JANEIRO RELATORA ORIGINRIA RELATOR PARA O ACRDO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MIN. ELLEN GRACIE : MIN. GILMAR MENDES : UNIO BRASILEIRA DE COMPOSITORES UBC : VERA LUCIA RODRIGUES GATTI E OUTROS : ARTHUR RODRIGUES VILLARINHO : ROBERTA BAPTISTELLI E OUTRO

Deciso: Aps o voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 08.06.2004. Deciso: Depois do voto da Ministra-Relatora, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, e do voto do Ministro Gilmar Mendes, negando-lhe provimento, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2 Turma, 16.11.2004. Deciso: Depois dos votos da Ministra-Relatora e do Ministro Carlos Velloso, conhecendo e dando provimento ao recurso extraordinrio, e dos votos dos Ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa negando-lhe provimento, o julgamento foi suspenso, em virtude do pedido de vista formulado pelo Ministro-Presidente. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Gilmar Mendes. 2 Turma, 26.04.2005. Deciso: Apresentado o feito em mesa pelo Presidente da Turma, o julgamento foi adiado em virtude da ausncia, justificada, da Senhora Ministra-Relatora. Ausentes, justificadamente, neste julgamento, os Senhores Ministros Carlos Velloso e Ellen Gracie. 2 Turma, 27.09.2005. Deciso: A Turma, por votao majoritria, conheceu e negou provimento ao recurso extraordinrio, vencidos a Senhora MinistraRelatora e o Senhor Ministro Carlos Velloso, que lhe davam provimento. Redigir o acrdo o eminente Ministro Gilmar Mendes. Ausente, justificadamente, neste julgamento, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. 2 Turma, 11.10.2005.

Supremo Tribunal Federal


RE 201.819 / RJ
Presidncia do Senhor Ministro Celso de Mello. Presentes sesso os Senhores Ministros Carlos Velloso, Ellen Gracie e Gilmar Mendes. Ausente, justificadamente, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. Subprocurador-Geral da Repblica, Dr. Paulo da Rocha Campos.

Carlos Alberto Cantanhede Coordenador

You might also like