You are on page 1of 5

Em Cincia da computao, modelagem tridimensional (ou modelagem 3D) o processo de desenvolvimento de uma representao matemtica de qualquer superfcie tridimensional

l de um objeto (seja inanimado ou vivo), atravs de software especializado. O produto chamado de modelo 3D. O processo de modelagem tridimensional basicamente a criao de formas, objetos, personagens e cenrios. Para elaborao so utilizadas ferramentas computacionais avanadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Nesse processo so necessrios softwares e hardwares adequados. Alguns dos softwares mais utilizados atualmente so: AutoCAD; 3D studio MAX; Solid Works; Bender; e outros. Histria do Autocad Antes do Autocad, a maioria dos programas para CAD s rodavam em minicomputadores e maniframes (grandes computadores), muito caros para se ter um em casa. Observao: Minicomputadores nos anos 80 significava um computador de alta capacidade de processamento, mas no to grande, como os chamados, main-frames da IBM. O AutoCAD foi um dos primeiros softwares ou programas de desenho tcnico CAD a rodar num Computador Pessoal ou PC. Foi desenvolvido e projetado para rodar num IBM PC. Tendo sido criado e comercializado pela Autodesk Inc, foi lanado no final de 1982 e tem um dos papeis mais importante na popularizao do CAD ou Desenho feito atravs de. Trata-se de um programa para uso multidisciplinar de Engenharia e Arquitetura e um dos softwares mais utilizados no mundo nestas reas. Abaixo segue alguns trabalhos feitos com este software:

Histria 3D Studio Max. Juntamente como o Autocad, o 3D Studio foi um programa que teve um dos mais importantes papeis na popularizao da Computao Grfica. Tinha capacidade de produzir renderizaes para uso profissional e no requeria main-frames ou mini-computadores, que eram muito caros para se ter um em casa. O 3D Studio em sua verso original foi criado para o antigo sistema operacional DOS (que era usado antes do Windows). Este programa foi criado pelo Yost Group e era comercializado pela Autodesk, a mesma empresa proprietria e desenvolvedora do Autocad. O 3D Studio Max foi lanado comercialmente pela Kinetix, que era um setor ou diviso da Autodesk dedicado a programas de mdia e entretenimento. A Autodesk comprou o 3D Studio Max quando lanaram a proxima edio do mesmo e passou a desenvolver o programa internamente por duas edies que se sucederam. Posteriormente o nome do produto foi mudado para 3ds max e lhe foi conferida a marca e logotipo da Discreet, uma companhia de software baseada em Montreal, que a Autodesk havia adquirido. Durante o lanamento da oitava edio do programa ou "release 8", o produto voltou novamente a usar o logotipo da Autodesk novamente, e voltou a ser chamado 3ds Max. Na edio de lanamento ou "release" 2009 o nome mudou novamento para Autodesk 3ds Max.

Atualmente o 3D Studio Max um software completo, usado em grandes empresas de produes de filmes, para gerar efeitos especiais e tambm naquelas que produzem desenhos animados em 3d ( tridimensionais), possui vastos recursos para renderizao, modelagem e animao. Cria cenrios com realismo perfeito, com uso de texturas e sombras perfeitas. No 3D Studio Max possvel representar qualquer cenrio da vida real, para o mundo virtual. Possui recursos para animaes, Walking Through e produz imagens reais de qualquer objeto que se possa imaginar atravs da aplicao de materiais reais nos grficos 3D. totalmente compatvel com o AutoCAD. Pode ser feito uma etapa do seu desenho no AutoCAD e finalizar o seu desenho no 3D Studio Max, usando o mtodo da exportao e importao, do AutoCAD para o 3D Studio Max ou do 3D Studio Max para o AutoCAD. Enfim , o 3D Studio max possui tantos recursos para modelamento tridimensional (3D) ou bidimensional (2D) que pode-se at dizer que seus recursos so inesgotveis. Abaixo alguns projetos feitos com o 3d Studio Max:

A modelagem 3D tambm utilizada, na rea de petrleo. Com a modelagem de ferramentas e criao de cenrios submarinos fiis a realidade, possvel simular a instalao de uma ferramenta submarina em simuladores, feitos atravs dos programas mencionados acima. Assim economizando tempo e dinheiro, pois possvel antecipar as falhas durante a instalao e movimentao da ferramenta. Segue imagens abaixo:

Vista Tridimensional veculo olhando estrutura submarina vista 3 pessoa.

Vista do operador do veculo olhando a estrutura submarina Vista 1 pessoa

You might also like