You are on page 1of 4

Azul de Cresil: Soluo corante utilizada em estudo hematolgico para contagem de reticulcitos (hemcias jovens) em cmara de Neubauer.

O sangue total diludo em azul de cresil brilhante, e a diluio usada para fazer esfregaos hematolgicos aonde sero contados os reticulcitos. Vantagem: Tem potencialidade para corar restos de material reticular no interior do reticulcito, os quais no apresentam afinidade com corantes comuns. Desvantagem: especfico, s cora reticulcitos. Giemsa: Sistema para colorao de clulas em esfregaos de sangue perifrico, medula ssea ou para estudo citolgico de elementos celulares colhidos por puno, raspagem ou concentrados de elementos celulares de derrames cavitrios. Somente para uso diagnstico in vitro. Giemsa um corante que leva seu nome e que hoje se sabe ser uma mistura de azur II (mistura equimolar de azur 1 e azul de metileno) e eosinato de azur II (corante formado pela combinao equimolar de azur 1, azul de metileno e eosina amarelada).Esses dois corantes so utilizados em um mtodo de colorao mais demorado em que aps fixao e colorao pelo May Grunwald, se processa uma segunda colorao com soluo de Giemsa, obtendo-se um resultado final melhor e mais detalhado. Vantagem: Melhoria em detalhes celulares. Desvantagem: Tcnica trabalhosa e demorada. Colorao Panptica: um produto para colorao rpida diferencial dos elementos figurados do sangue. As clulas sanguneas apresentam estruturas , tanto nucleares como citoplasmticas, com afinidades eletivas por corantes cidos, bsicos ou neutros. Esta variao de afinidade pelos corantes que permite a classificao morfolgica dos diferentes tipos de clulas sanguneas. Os ncleos das clulas tomam as cores bsicas, enquanto os corantes cidos agem sobre elementos citoplasmticos. Os corantes neutros ou policrmicos , coram alm dos constituintes acidfilos e basfilos, tambm outros componentes de reao neutrfila. composta de corantes cidos e bsicos, assim todas as estruturas celulares podem ser coradas conforme sua afinidade. Vantagem: Rpida execuo, baixo custo. Desvantagem: S permite anlise morfolgica das clulas. Leishman: Sistema para colorao de clulas em esfregao de sangue perifrico, medula ssea ou para estudo citolgico de elementos celulares colhidos por puno, raspagem ou concentrados celulares de derrames cavitrios. O corante Leishman um derivado do corante Ramanowsky e constitui uma mistura de eosinato de azul de metileno e eosinato de violeta e azul de metileno, dissolvido em lcool metlico. Vantagem: Tcnica para diagnstico in vitro.

Desvantagem: Processo de maturao longo. Lquido de Rees: Tambm conhecido como Rees-Ecker, consiste em uma soluo corante utilizada em estudo hematolgico para contagem de plaquetas em cmara de Neubauer. O sangue diludo com uma soluo corante, para evidenciamento das plaquetas e posterior contagem em equipamento apropriado. Esta soluo preserva tambm os eritrcitos, que podem ser enumerados na mesma preparao. Vantagem: Cora plaquetas e preserva eritrcitos. Desvantagem: Substncia altamente txica. Lquido de Turk: Soluo corante utilizada para o evidenciamento de leuccitos na contagem de glbulos brancos. O sangue diludo com um fluido que cause a hemlise dos eritrcitos, mas que no tenha efeito sobre os leuccitos, os quais so corados levemente pela violeta genciana, para posteriormente serem contados em equipamento apropriado. Vantagem: Evidenciamento somente da srie branca. Desvantagem: Substncia altamente txica. May-Grunwald: Sistema para colorao de clulas em esfregao de sangue perifrico, medula ssea ou para estudo citolgico de elementos celulares colhidos por puno, raspagem ou concentrados celulares de derrames cavitrios. O corante May-Grunwald uma mistura de eosina e azul de metileno, que quimicamente se transforma em eosinato de azul de metileno e utilizado em conjunto com o corante Giemsa, constituindo um dos melhores mtodos de colorao, fornecendo colorao a todos os elementos celulares. Vantagem: Cora todos os elementos celulares. Desvantagem: Mtodo de colorao demorado. Wright: Corante hematolgico utilizado para evidenciar a morfologia de hemcias, leuccitos e plaquetas em esfregao sanguneo. Baseia-se no princpio de colorao se apresentar prpuras com um ponto em vermelho visvel. Hematolgica estabelecida por Romanowsky, associao de Lminas muito vermelhas indicam acidez excessiva, e muito eosinatos de azul e azur de metileno combinados. Vantagem: Colorao eficiente, rpida e de fcil execuo. Desvantagem: Sensvel a variao de pH.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.laborclin.com.br/produtos/620400/620485_bl.pdf http://www.renylab.ind.br/

ASSOCIAO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL FACULDADES INTEGRADAS DE TRS LAGOAS BIOMEDICINA

ALUNOS: ALANS EVANGELISTA ANA CAROLINA SANTOS PASQUINI CAMILA GENIZLLO JUCIANA OLIVEIRA DE SOUZA THATIANY DE ALMEIDA GOMES

Corantes Hematolgicos

TRS LAGOAS 2012

You might also like