You are on page 1of 7

Conjunto Arquitetnico da Praa da Liberdade Evoluo Histrica

A Praa da Liberdade localiza-se em posio privilegiada na malha urbana de Belo Horizonte, em um promontrio, propiciando ampla vista da cidade. Ainda durante os trabalhos da Comisso Construtora da Nova Capital, na virada do sculo XIX, recebeu trs dos quatro prdios das Secretarias de Estado hoje existentes. De formato retangular, tem dimenses monumentais para a poca em que foi concebida. O prolongamento da Avenida Joo Pinheiro configura uma alameda central marcada por seqncia de palmeiras imperiais. O tratamento paisagstico original atribudo ao arquiteto paisagista Paul Villon. Uma reforma realizada em 1920 eliminou todos os vestgios do estilo ingls, substituindo-o pelo atual, de inspirao francesa. O novo projeto foi assinado pelo arquiteto paisagista Reginaldo Dieberger, que baniu os arremedos de natureza, valorizou as perspectivas em profundidade, introduziu o geometrismo no traado dos jardins, a arte topiria, amplos gramados e alamedas arborizadas. Novas reformas ocorreram nas dcadas de 60 e 70 do sculo XX, com enfoques sobre o trfego de veculos, promovendo o alargamento das pistas laterais, eliminando os renques de fcus que circundavam o permetro da praa e alterando o traado dos jardins. No incio da dcada de 90, a Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio da empresa Mineraes Brasileiras Reunidas MBR e projeto de restaurao a cargo da arquiteta J Vasconcelos, restaurou a praa retomando o traado original dos anos vinte. A praa abriga conjunto de edificaes heterogneo que conta emblematicamente a histria da ocupao do local e a evoluo dos estilos de arquitetura em Belo Horizonte. Prdios eclticos planejados e construdos pela Comisso Construtora, ainda no sculo XIX, entremeiam-se a obras modernistas de renomados arquitetos, possibilitando leitura cronolgica dos aspectos arquitetnicos, artsticos, polticos, culturais e comportamentais da cidade. O Palcio da Liberdade o principal marco arquitetnico e urbanstico da praa. Projetado e construdo pela Comisso Construtora da Nova Capital, foi inaugurado em 1898, refletindo a influncia francesa, comum na arquitetura da poca. Participaram na construo diversos construtores e artistas famosos, tais como Frederico Antnio Steckel, Belmiro Braga e Antnio Parreiras. Grande parte dos materiais utilizados foi importada, destacando-se a escadaria metlica art-noveau, em ferro batido com ornamentao floral, tetos, paredes e

cimalhas com apliques de papier-mach

e pinturas artsticas. Em 1920, foi redecorado para receber os

soberanos belgas em visita a Belo Horizonte, tendo continuamente recebido contribuies posteriores que alteram-lhe a configurao original simtrica. O conjunto arquitetnico e urbanstico da praa deve ser interpretado segundo o ponto de vista espacial, tipo de anlise conceitual indicada por Bruno Levi para esse tipo de espao. Ela baseia-se na interpretao da configurao da espacialidade, bem como da observao temporal que o observador faz. No caso, deve-se considerar o espao da praa delimitado em suas trs dimenses espaciais: as fachadas dos edifcios, piso e teto. A praa seria ento um espao conformado pelo piso constitudo por alamedas, jardins gramados, vias, passeios e pela calota celeste no topo. No entanto, a infinitude da calota celeste deve ser delimitada pelos elementos verticais existentes que so as linhas de topo das fachadas dos edifcios e das palmeiras ao centro do espao. No sentido longitudinal as vedaes so: ao sul, a fachada do Palcio da Liberdade, e as linhas de topo do Solar Narbona e os edifcios do SERVAS esquerda, e do Comando Militar direita; a norte, as fachadas do IPSEMG e MAPP, contrapostas configuram o limite. A avenida Joo Pinheiro, embora signifique uma abertura ao infinito, fica bem marcada pelas superfcies das frontarias desses dois prdios voltadas para a Rua Gonalves Dias. No sentido transversal, a praa fica limitada pela seqncia movimentada de volumes reentrantes e salientes das fachadas das secretarias e seus vizinhos imediatos, mas que no aspecto geral podem ser reconhecidas como alinhadas. direita tem-se a seqncia de prdios da SEF, do CERP, UEMG, Rainha da Sucata, eixo transversal das avenidas Brasil e Bias Fortes, Biblioteca Pblica e, finalmente, o edifcio do Comando de Polcia. No lado esquerdo tem-se a SETOP, a SEDS, o residencial Niemeyer, o Palacete Arquiepiscopal e, finalmente, o conjunto dos Palacetes Dantas e Narbona, bem como suas linhas de topo. Considerando os aspectos arquitetnicos e estticos, a grande maioria das edificaes agrupam-se em trs destacados perodos cronologicamente seqenciados, designados pela historiografia da arquitetura Ecletismo, Proto-modernismo, Modernismo, aparecendo tambm o Ps-modernismo em exemplar nico.

A Fase do Ecletismo: O Palcio da Liberdade e as Secretarias

Secretaria da Fazenda
O atual edifcio da Secretaria da Fazenda, antiga Secretaria de Finanas, teve construo iniciada em 1895. O material empregado nas obras foi de procedncia europia (vigas e escadas de ferro, etc.). Implantada no alinhamento da rua desenvolve-se em trs pavimentos sobre poro alteado, com fachada principal em trs corpos, um central, reentrante, e dois salientes laterais. A comunicao entre os pavimentos feita por uma escada do sistema jolly, em estrutura metlica. O tratamento ornamental inclui forros com pintura decorativa no hall da escada e nas galerias laterais em todos os andares. Ao longo dos anos a edificao passou por diversas reformas e acrscimos que, mantiveram homogeneidade decorativa e de acabamentos. Em 1971, o prdio foi totalmente reformado, recebendo intervenes modernizantes.

Secretaria de Obras Pblicas


O prdio da antiga Secretaria de Viao e Obras Pblicas, SETOP, tem padres formais tambm ligados ao ecletismo. Foi construdo entre os anos de 1895 e 1897 pela Comisso Construtora, com projeto do arquiteto Jos de Magalhes e decorao do pintor Frederico Antnio Steckel. Implanta-se sobre o alinhamento da via pblica e apresenta partido retangular composto de trs corpos: o central, recuado, ladeado por dois outros salientes. Possui quatro pavimentos e poro. O acesso principal, bem marcado, recebe portes em ferro trabalhado. Tem escadaria em estrutura metlica e pintura decorativa em painis parietais e forro no hall da escada.

Centro de Referncia do Professor antiga Secretaria de Educao


O prdio foi construdo a partir de projeto do arquiteto Jos de Magalhes e obedeceu tendncia estilstica ecltica oficial adotada pela Comisso Construtora da Nova Capital, com predominncia de elementos neoclssicos franceses. A execuo das obras foi contratada com os Srs. Joseph Lynch e Casemiro Garcia e tiveram incio em 1895, durando at 1898. A edificao teve duas etapas construtivas distintas: um bloco concludo em 1895 e um anexo na parte posterior em 1928, criando-se ptio central. O prdio tem quatro pavimentos, sendo os trs superiores ligados por escadaria central trabalhada em ferro. A planta simtrica, valorizando um grande vitral na fachada posterior do bloco central. Significativos obras de reparos e acrscimos ocorreram em pocas variadas, construindo-se um bloco posterior em 1959. Em 1960, visando a ampliao do estabelecimento, sem intervir na construo original, o arquiteto Galileu Reis elaborou um projeto para um anexo ao prdio. Com a transferncia da Secretaria de Educao, foi instalado no antigo prdio o Centro de Referncia do Professor com acervo voltado para a preservao da memria da educao em Minas Gerais. O conjunto de bens mveis da 2 metade do sculo XIX e 1 metade do sculo XX recebeu tombamento pelo IEPHA em 1998.

Secretaria da Cultura

O complexo da Secretaria de Estado da Cultura ocupa vrias edificaes na Praa da Liberdade: o Palacete Dantas, o Solar Narbona e a dita Casa Amarela. O Palacete Dantas, empreendimento particular do porte e estilo das edificaes oficiais, foi projetado pelo arquiteto Luiz Olivieri e construdo em 1915 para residncia do engenheiro construtor Jos Dantas. Destinado a abrigar uma famlia grande e abastada, foi planejado com generosidade de espaos e requinte ornamental. Tem dois pavimentos, concentrando os ambientes familiares no segundo. Foram utilizados elementos importados e regionais, como o parquete do piso e o rodap da sala de visitas, assinados por M. Tunes. O marceneiro Gabriel Antnio Galante trabalhou no Palacete, executando os tetos da sala de visitas e de jantar. A partir de 1926, o Palacete Dantas passou a abrigar o recm criado Club Central, atual Automvel Club. Foram ento realizadas algumas reformas. A edificao foi adquirida pelo Governo Estadual em 1981 para abrigar a Coordenadoria e o Conselho Estadual de Cultura, hoje transformada em Secretaria de Estado da Cultura. O Solar Narbona tem planta original assinada apenas pelo proprietrio, Francisco Narbona, construtor espanhol. A data exata da construo no conhecida, mas a publicao lbum de Bello Horizonte de 1911 j registra essa edificao. Foi construdo para residncia da famlia, que residiu no imvel at a dcada de 40. Depois disso, foi vendida, at ser ocupada pela Delegacia Geral do Estado e depois pela Fundao Estadual do Bem Estar do Menor FEBEM. Sofreu diversas modificaes internas e ganhou acrscimo na rea do jardim lateral, que aproximou-o excessivamente do Palacete Dantas, impedindo a viso das fachadas laterais. Em 1983, foi cedido para a recm-criada Secretaria de Estado da Cultura. A Casa Amarela, na Rua Santa Rita Duro, contgua ao jardim posterior do Solar Narbona, parece ser das primeiras dcadas do sculo XX. No h informaes histricas sobre a edificao, que foi tambm anexada Secretaria de Estado da Cultura. Os prdios foram tombados no Conjunto da Praa da Liberdade pelo Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico de Minas Gerais IEPHA/MG atravs do Decreto n. 18.531, de 02/06/77.

Proto-modernismo e Art-Dco: Secretaria de Defesa Social e Palcio Arquiepiscopal

O atual prdio da Secretaria de Defesa Social foi edificado entre 1926/30, em perodo posterior s demais secretarias do conjunto da Praa da Liberdade. Foi realizada pela firma Carneiro de Resende & Cia, a partir de projeto de Luiz Signorelli. Inaugurado em 1930 apresenta caractersticas eclticas tendendo para as linhas Art Dco e propores monumentais. Implanta-se no alinhamento da via pblica com partido arquitetnico retangular. Desenvolve-se em seis pavimentos, os dois ltimos de construo posterior, recuados do plano da fachada principal. O Palcio Arquiepiscopal, embora tenha sido projetado pelo arquiteto Raffaello Berti, imigrante italiano no naturalizado, foi assinado por seu scio Luiz Signorelli, inaugurando, em 1937, o estilo Art Dco na cidade, preparando o advento da arquitetura moderna.O tombamento de ambos foi realizado pelo IEPHA/MG por meio do Decreto n. 18.531, de 02/06/77.

Os Edifcios Modernistas

O Edifcio Niemeyer, projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e construdo em 1955, no local onde existia o Palacete Dolabela, um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil. Com doze andares exclusivamente residenciais, contrasta com as demais edificaes do entorno, por sua altura elevada e pelas formas sinuosas. A plasticidade do concreto armado possibilitou tal estrutura, que tem como vedaes panos de alvenaria revestidos de pastilha e esquadrias metlicas com vidro. Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimnio Cultural do Municpio, sua forma e volume fazem contraponto aos dos demais edifcios da Praa. O prdio da Biblioteca Pblica Estadual, tambm projetada por Oscar Niemeyer, teve sua construo iniciada em 1955, no Governo de Juscelino Kubistchek. As obras foram paralisadas em funo de dificuldades no

processo de contrataes e retomadas em 1961, contando com mo-de-obra dos detentos da Penitenciria de Ribeiro das Neves. Os seis andares previstos originalmente foram reduzidos para trs e os acabamentos simplificados. O projeto original previa espaos para amplo uso cultural, mas foi alterado pelo arquiteto Hlio Ferreira Pinto, para reduzir custos. A Secretaria do Trabalho e a Delegacia de Polcia ocuparam alguns cmodos da edificao. A Biblioteca passou por reformas em 1971, em 1977 e 1985. Em 1993 foram realizadas reformas visando resolver os problemas de infiltrao e inundao que ameaavam o acervo. Em 1982, se integrou Secretaria de Estado da Cultura e, oito anos depois, ganhou um anexo, localizado na Rua da Bahia. Em 1991, o prdio foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimnio Cultural do Municpio de Belo Horizonte. O Edifcio Mape projeto do arquiteto Sylvio de Vasconcelos datado da dcada de 1950, tendo como conceito projetual o despojamento e a simplificao. As obras de construo do prdio foram realizadas em 1959, possivelmente pela Construtora Coscarelli. O prdio foi construdo em lote de esquina, com dois volumes de altura diferenciada, provavelmente buscando aproveitar os limites estabelecidos pelo gabarito nas divisas laterais. O edifcio apresenta, at o sexto andar, o pavimento tipo com quatro apartamentos trs deles de trs quartos e o outro de quatro quartos e, do stimo ao dcimo, apenas o apartamento de quatro quartos. O edifcio sede do Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais-IPSEMG, foi construdo a partir de um projeto do arquiteto Raphael Hardy Filho e inaugurado em agosto de 1965. O prdio representativo de uma tendncia racional-plasticista que se disseminou em Belo Horizonte a partir dos anos 1960. Sua volumetria baseada na repetio de elementos simples e geometricamente regulares, despidos de ornamentao. Um elemento vertical central tipo torre, intercepta um volume horizontal que corta longitudinalmente todo o terreno. O prdio da UEMG ser objeto de anlise especfica.

O Palcio dos Despachos foi concebido como apoio s funes administrativas do governo, no mais compatveis com o Palcio da Liberdade. O projeto de autoria do arquiteto Luciano Amede Peret, obedecendo ao Modernismo, ocupando parte considervel do primitivo pomar do jardim do Palcio da Liberdade. Foi inaugurado em 1975, destacando-se em seu vestbulo, painel de Cndido Portinari alusivo Inconfidncia Mineira, datado de 1959, proveniente do Banco do Estado de Minas Gerais o extinto BEMGE. Juntamente com o prdio da UEMG representam respostas ao crescimento da mquina administrativa do Estado na dcada de 1970.

A fase Ps-Moderna: Centro de Apoio Turstico Tancredo Neves

O prdio onde funcionou o Centro de Apoio Turstico (CAT) Tancredo Neves, popularmente conhecido como Rainha da Sucata, foi inaugurado em 1991, a partir de projeto de autoria dos arquitetos olo Maia e Sylvio Podest, com clculo estrutural de Hlio Chumbinho. O projeto sucitou discusses e polmicas na poca de sua construo principalmente por incorporar materiais caractersticos das construes industriais, tais como chapas de ao. Mantm a mesma escala das edificaes eclticas e dialoga criticamente com o conjunto.

You might also like