You are on page 1of 59

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito

LEI N 7056, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1977.


Publicada no DOM n 3732, de 30.12.1977. D nova redao ao Cdigo Tributrio e de Rendas do Municpio de Belm.

A CMARA MUNICIPAL DE BELM estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

DISPOSIO PRELIMINAR Art. 1 - O Cdigo Tributrio e de Rendas do Municpio de Belm compe-se dos dispositivos desta Lei, obedecidos os preceitos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de leis complementares e do Cdigo Tributrio Nacional.

LIVRO PRIMEIRO DOS TRIBUTOS DE COMPETNCIA DO MUNICPIO

TTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 2 - Integram o sistema do Municpio de Belm: I Impostos: a) sobre a propriedade predial e territorial urbana; b) sobre servios de qualquer natureza. II - Taxas: a) decorrentes do exerccio regular do poder de polcia do Municpio; b) decorrentes da utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos municipais especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. III - Contribuio de Melhoria.

TTULO II DAS LIMITAES DA COMPETNCIA TRIBUTRIA

Art. 3 - vedado o lanamento de impostos municipais sobre: I - o patrimnio e os servios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; II - os templos de qualquer culto; III - o patrimnio e os servios dos partidos polticos e de instituies de educao e de assistncia social, observados os requisitos da lei.

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


1 - O disposto no inciso I deste artigo extensivo s autarquias, no que se refere ao patrimnio e aos servios vinculados s suas finalidades essenciais ou delas decorrentes. 2 - O disposto no inciso II deste artigo se restringe aos bens imveis destinados ao exerccio do culto. 3 - O reconhecimento da imunidade de que trata o inciso III deste artigo subordinado observncia dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: a) no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a ttulo de lucro ou participao no seu resultado; b) aplicarem integralmente no Pas os seus recursos, na manuteno dos seus objetivos institucionais; c) manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido. 4 - A imunidade prevista no inciso III deste artigo no alcana os bens imveis destinados explorao econmica. 5 - Os requisitos constantes deste artigo devem ser comprovados perante as reparties fiscais competentes, nos termos do Regulamento a ser baixado pelo Executivo.

TTULO III (Ver Lei n 8.035, de 29/12/00.) DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA

CAPTULO NICO DA OBRIGAO PRINCIPAL

SEO I DO FATO GERADOR E DA INCIDNCIA

Art. 4 - O Imposto Predial e Territorial Urbano tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de todo e qualquer bem imvel, por natureza ou por acesso fsica, tal como definido na lei civil, situado no territrio do Municpio e que, independentemente de sua localizao, no se destine explorao agrcola, pecuria, extrativa vegetal ou agro-industrial. Art. 5 - O Imposto Sobre a Propriedade Predial incide sobre os seguintes imveis: I - edificados com habite-se, mesmo que: a) estejam desocupados; b) a construo tenha sido licenciada em nome de terceiro e por este feita em terreno alheio. II - construdos sem licena ou em desacordo com a licena sempre que o imposto predial for maior que o territorial; III - construdos com autorizao a ttulo precrio sempre que o Imposto Predial for maior do que Territorial. Art. 6 - O Imposto Territorial incide sobre os seguintes imveis: I - aqueles nos quais no haja edificao; II - aqueles cujas edificaes tenham sido demolidas, desabado, incendiado ou se transformado em runas;
2

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


III - aqueles cujas edificaes tenham sido feita sem licena ou em desacordo com a licena desde que no exista o lanamento do Imposto Predial; IV - aqueles em que exista construo autorizada a ttulo precrio, caso no haja lanamento do Imposto Predial. Art. 7 - A mudana de tributao Predial para Territorial ou vice-versa, s ser efetivada, para efeito de cobrana do imposto respectivo, a partir do exerccio seguinte aquele em que ocorrer o fato que motivar a mudana.

SEO II DA ISENO

Art. 8 - (REVOGADO) (Revogado pela Lei n 7933, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 8911, de 30.12.1998) Art. 9 - As isenes ou redues de imposto no abrangem a taxa de servios urbanos que for devida pelos proprietrios ou possuidores do imvel, salvo disposies em contrrio. Art. 10 - O Imposto Predial e Territorial Urbano constitui nus real e acompanha o imvel em todos os casos de transmisso de propriedade ou de direitos a ela relativos, inclusive nas promessas de compra e venda.

SEO III DOS CONTRIBUINTES

Art. 11 - O contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano o proprietrio do imvel, titular do seu domnio til ou o seu possuidor a qualquer ttulo. Pargrafo nico - So tambm contribuintes os promitentes compradores imitidos na posse, os posseiros, ocupantes ou comodatrios de imveis pertencentes Unio, aos Estados, aos Municpios, ou a quaisquer outras pessoas isentas do imposto ou a ele imunes.

SEO IV DA BASE DE CLCULO

Art. 12 - O imposto ser calculado aplicando-se sobre o valor estabelecido como base de clculo as ALQUOTAS constantes da TABELA I anexa. Pargrafo nico. Ato do Poder Executivo delimitar as diferentes zonas urbanas do Municpio. Art. 13 - O Imposto Predial e Territorial Urbano ser calculado sobre valores fixados por processos tcnicos, independentes do arbtrio pessoal, na forma dos artigos seguintes.

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 14 - A base para o clculo do Imposto Predial ser a soma dos valores venais do terreno e da construo nele existente, levando-se em conta os seguintes elementos: I - quanto ao terreno, os previstos no artigo seguinte; II - quanto construo: a) o valor declarado pelo contribuinte; b) a rea construda; c) os valores correntes do mercado imobilirio; d) o estado de conservao do prdio; e) quaisquer outros elementos informativos obtidos pelo rgo municipal competente. Art. 15 - A base para o clculo do Imposto Territorial ser o valor venal da terra nua, levando-se em conta os seguintes elementos: I - o valor declarado pelo contribuinte; II - o ndice mdio de valorizao correspondente zona em que estiver situado o imvel; III - os valores correntes do mercado imobilirio; IV - a forma, as dimenses, os acidentes naturais e outras caractersticas do terreno; V - quaisquer outros elementos informativos obtidos pelo rgo municipal competente. Pargrafo nico - Os valores venais sero revistos periodicamente para se manterem atualizados (VETADO). Art. 16 - Os imveis com testada para logradouros pertencentes a zonas diferentes sero tributados pelo da zona de tributao mais elevada. Art. 17 - O valor tributvel do imvel em que estiver sendo executada obra legalmente autorizada de construo, reconstruo ou loteamento urbanizado, permanecer inalterado a partir do exerccio seguinte quele em que for feita comunicao do incio das obras, at o trmino do exerccio em que ocorrer a sua concluso, desde que sejam executadas ininterruptamente, ou com interrupo mxima de 120 (cento e vinte) dias. Pargrafo nico - O imvel nas condies previstas no caput deste artigo ser tributado com alquota reduzida, correspondente a 50% (Cinqenta por Cento) da alquota normalmente incidente sobre o mesmo. (Nova redao e acrscimo do Pargrafo nico, feito pelo art. 9 da Lei n 7934, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 9109, de 29/10/1999).

SEO V DO LANAMENTO E DA ARRECADAO

Art. 18 - O lanamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, sempre que possvel, ser feito em conjunto com os demais tributos que recaem sobre o imvel. 1 - Far-se- o lanamento em nome de quem estiver inscrito o imvel no Cadastro Imobilirio. 2 - Na hiptese de condomnio, o imposto poder ser lanado em nome de um, de alguns ou de todos os condminos em se tratando, porm, de condomnio cujas unidades, nos termos da lei civil, constituam unidades autnomas, o imposto ser lanado individualmente em nome de cada um dos respectivos titulares.
4

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


3 - No sendo conhecido o proprietrio, o lanamento ser feito em nome de quem esteja na posse do imvel. 4 - Quando o imvel estiver sujeito a inventrio, far-se- o lanamento em nome do esplio e, homologada a partilha, ser transferido para o nome dos sucessores; para esse fim, os herdeiros so obrigados a promover a transferncia perante o rgo fazendrio competente, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data do julgamento da partilha ou adjudicao por sentena definitiva. 5 - No caso de imvel objeto de compromisso de compra e venda, o lanamento ser feito em nome do promitente vendedor ou compromissrio comprador, se este estiver de posse do imvel. 6 - No que se refere a terrenos para os quais exista decreto de desapropriao emanado do Municpio de Belm: I - fica suspenso o pagamento do imposto, enquanto o Municpio no se imitir na posse do imvel; II - ficar restabelecido o direito do Municpio cobrana do imposto, a partir da data da caducidade ou revogao, sem atualizao de seu valor e sem acrscimos penais ou moratrios com relao ao perodo de suspenso; III - imitido o Municpio na posse do imvel, sero cancelados os crditos fiscais cuja exigibilidade tiver ficado suspensa, de acordo com o inciso I (um) deste pargrafo. Art. 19 - O lanamento e o recolhimento do imposto sero efetuados de acordo com o fixado por calendrio fiscal a ser baixado pelo titular da Secretaria Municipal de Finanas. Pargrafo nico - O lanamento ser anual e o recolhimento far-se- no nmero de quotas, nos prazos e condies que o calendrio fiscal fixar, podendo o Poder Executivo estabelecer descontos para os contribuintes que efetuarem o pagamento integral at o vencimento da primeira quota. (Nova redao dada pela pelo art. 4 da Lei n 7934, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 9109, de 29/10/1999).

SEO VI DAS MULTAS

Art. 20 - O contribuinte que deixar de efetivar o recolhimento do imposto nas datas previstas nos Avisos do Lanamento, ter seu valor automaticamente acrescido da multa de 15% (quinze por cento). (Com nova redao dada pelo art. 1 da Lei n 7120, de 28 de dezembro de 1979, DOM n 4226, de 28/12/1979)

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


TTULO IV DO IMPOSTO SOBRE SERVIO DE QUALQUER NATUREZA (Regulamentado pelos Decretos 14.496, de 27/06/78; 15.971, de 06/07/82; 35.039, de 18/03/99)

CAPTULO I DA OBRIGAO PRINCIPAL

SEO I DO FATO GERADOR E DA INCIDNCIA

Art. 21 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza tem como fato gerador a prestao dos servios constantes da lista seguinte, ainda que estes no se constituam como atividade preponderante do prestador: (NR) (Art. 21 com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03.) 1 Servios de informtica e congneres: 1.01 Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.02 Programao. 1.03 Processamento de dados e congneres. 1.04 Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. 1.05 Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. 1.06 Assessoria e consultoria em informtica. 1.07 Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de programas de computao e bancos de dados. 1.08 Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas. 2 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 2.01 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 3 Servios prestados mediante locao, cesso de direito de uso e congneres. 3.01 Cesso de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda. 3.02 Explorao de sales de festas, centro de convenes, escritrios virtuais, stands, quadras esportivas, estdios, ginsios, auditrios, casas de espetculos, parques de diverses, canchas e congneres, para realizao de eventos ou negcios de qualquer natureza. 3.03 Locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza. 3.04 Cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio. 4 Servios de sade, de assistncia mdica e congneres. 4.01 Medicina e biomedicina. 4.02 Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres.

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


4.03 Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos-socorros, ambulatrios e congneres. 4.04 Instrumentao cirrgica. 4.05 Acupuntura. 4.06 Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.07 Servios farmacuticos. 4.08 Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 4.09 Terapias de qualquer espcie destinadas ao tratamento fsico, orgnico e mental. 4.10 Nutrio. 4.11 Obstetrcia. 4.12 Odontologia. 4.13 Ortptica. 4.14 Prteses sob encomenda. 4.15 Psicanlise. 4.16 Psicologia. 4.17 Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres. 4.18 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 4.19 Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres. 4.20 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 4.21 Unidade de atendimento, de assistncia ou tratamento mvel e de congneres. 4.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e congneres. 4.23 Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do beneficirio. 5 Servios de medicina e assistncia veterinria e congneres. 5.01 Medicina veterinria e zootecnia. 5.02 Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.03 Laboratrios de anlise na rea veterinria. 5.04 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 5.05 Bancos de sangue e de rgos e congneres. 5.06 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 5.07 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 5.08 Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres. 5.09 Planos de atendimento e assistncia mdico-veterinria. 6 Servios de cuidados pessoais, esttica, atividades fsicas e congneres. 6.01 Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres. 6.03 Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres. 6.04 Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas. 6.05 Centros de emagrecimento, spa e congneres. 7 Servios relativos engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construo civil, manuteno, limpeza, meio ambiente, saneamento e congneres.
7

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


7.01 Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congneres. 7.02 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.03 Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia. 7.04 Demolio. 7.05 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.06 Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador do servio. 7.07 Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 Calafetao. 7.09 Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 7.10 Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres. 7.11 Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores. 7.12 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos. 7.13 Dedetizao, desinfeco, desinsetizao, imunizao, higienizao, desratizao, pulverizao e congneres. 7.16 Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.17 Escoramento, conteno de encostas e servios congneres. 7.18 Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres. 7.19 Acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo. 7.20 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres. 7.21 Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, gs natural e de outros recursos minerais. 7.22 Nucleao e bombardeamento de nuvens e congneres. 8 Servios de educao, ensino, orientao pedaggica e educacional, instruo, treinamento e avaliao pessoal de qualquer grau ou natureza. 8.01 Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 8.02 Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos de qualquer natureza. 9 Servios relativos hospedagem, turismo, viagens e congneres.

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


9.01 Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat, apart-hotis, hotis residncia, residence-service, suite service, hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da alimentao e gorjeta, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios). 9.02 Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 9.03 Guias de turismo. 10 Servios de intermediao e congneres. 10.01 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada. 10.02 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e contratos quaisquer. 10.03 Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, artstica ou literria. 10.04 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturizao (factoring). 10.05 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios. 10.06 Agenciamento martimo. 10.07 Agenciamento de notcias. 10.08 Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por quaisquer meios. 10.09 Representao de qualquer natureza, inclusive comercial. 10.10 Distribuio de bens de terceiros. 11 Servios de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilncia e congneres. 11.01 Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. 11.02 Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 11.03 Escolta, inclusive de veculos e cargas. 11.04 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie. 12 Servios de diverses, lazer, entretenimento e congneres. 12.01 Espetculos teatrais. 12.02 Exibies cinematogrficas. 12.03 Espetculos circenses. 12.04 Programas de auditrio. 12.05 Parques de diverses, centros de lazer e congneres. 12.06 Boates, taxi-dancing e congneres. 12.07 Shows, ballet, danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.08 Feiras, exposies, congressos e congneres. 12.09 Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 Corridas e competies de animais. 12.11 Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador. 12.12 Execuo de msica.

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


12.13 Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows, ballet, danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.14 Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por qualquer processo. 12.15 Desfiles de blocos carnavalescos ou folclricos, trios eltricos e congneres 12.16 Exibio de filmes, entrevistas, musicais, espetculos, shows, concertos, desfiles, peras, competies esportivas, de destreza intelectual ou congneres. 12.17 Recreao e animao, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza. 13 Servios relativos fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia. 13.01 Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres. 13.02 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem e congneres. 13.03 Reprografia, microfilmagem e digitalizao. 13.04 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia. 14 Servios relativos a bens de terceiros. 14.01 Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.02 Assistncia tcnica. 14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.04 Recauchutagem ou regenerao de pneus. 14.05 Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos quaisquer. 14.06 Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.07 Colocao de molduras e congneres. 14.08 Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres. 14.09 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. 14.10 Tinturaria e lavanderia. 14.11 Tapearia e reforma de estofamentos em geral. 14.12 Funilaria e lanternagem. 14.13 Carpintaria e serralheria. 15 Servios relacionados ao setor bancrio ou financeiro, inclusive aqueles prestados por instituies financeiras autorizadas a funcionar pela Unio ou por quem de direito, (VETADO). 15.01 Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de carto de crdito ou dbito e congneres, de carteira de clientes, de cheques pr-datados e congneres.

10

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


15.02 Abertura de contas em geral, inclusive conta-corrente, conta de investimentos e aplicao e caderneta de poupana, no Pas e no exterior, bem como a manuteno das referidas contas ativas e inativas. 15.03 Locao e manuteno de cofres particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de atendimento e de bens e equipamentos em geral. 15.04 Fornecimento ou emisso de atestados em geral, inclusive atestados de idoneidade, atestado de capacidade financeira e congneres. 15.05 Cadastro, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congneres, incluso ou excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais. 15.06 Emisso, reemisso e fornecimento de avisos, comprovantes e documentos em geral; abono de firmas; coleta e entrega de documentos, bens e valores; comunicao com outra agncia ou com a administrao central; licenciamento eletrnico de veculos; transferncia de veculos; agenciamento fiducirio ou depositrio; devoluo de bens em custdia. 15.07 Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo, inclusive por telefone, fac-smile, internet e telex, acesso a terminais de atendimento, inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a rede compartilhada; fornecimento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. 15.08 Emisso, reemisso, alterao, cesso, substituio, cancelamento e registro de contrato de crdito; estudo, anlise e avaliao de operaes de crdito; emisso, concesso, alterao ou contratao de aval, fiana, anuncia e congneres; servios relativos abertura de crdito, para quaisquer fins. 15.09 Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obrigaes, substituio de garantia, alterao, cancelamento e registro de contrato, e demais servios relacionados ao arrendamento mercantil (leasing). 15.10 Servios relacionados a cobranas, recebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de contas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de posio de cobrana, recebimento ou pagamento; emisso de carns, fichas de compensao, impressos e documentos em geral. 15.11 Devoluo de ttulos, protesto de ttulos, sustao de protesto, manuteno de ttulos, reapresentao de ttulos, e demais servios a eles relacionados. 15.12 Custdia em geral, inclusive de ttulos e valores mobilirios. 15.13 Servios relacionados a operaes de cmbio em geral, edio, alterao, prorrogao, cancelamento e baixa de contrato de cmbio; emisso de registro de exportao ou de crdito; cobrana ou depsito no exterior; emisso, fornecimento e cancelamento de cheques de viagem; fornecimento, transferncia, cancelamento e demais servios relativos carta de crdito de importao, exportao e garantias recebidas; envio e recebimento de mensagens em geral relacionadas a operaes de cmbio. 15.14 Fornecimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, carto de crdito, carto de dbito, carto salrio e congneres. 15.15 Compensao de cheques e ttulos quaisquer; servios relacionados a depsito, inclusive depsito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo, inclusive em terminais eletrnicos e de atendimento. 15.16 Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios relacionados transferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre contas em geral.

11

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


15.17 Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques quaisquer, avulso ou por talo. 15.18 Servios relacionados a crdito imobilirio, avaliao e vistoria de imvel ou obra, anlise tcnica e jurdica, emisso, reemisso, alterao, transferncia e renegociao de contrato, emisso e reemisso do termo de quitao e demais servios relacionados a crdito imobilirio. 16 Servios de transporte de natureza municipal. 16.01 Servios de transporte de natureza municipal. 17 Servios de apoio tcnico, administrativo, jurdico, contbil, comercial e congneres. 17.01 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares. 17.02 Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infraestrutura administrativa e congneres. 17.03 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa. 17.04 Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-deobra. 17.05 Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio. 17.06 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios. 17.07 Franquia (franchising). 17.08 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 17.09 Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres. 17.10 Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 17.11 Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros. 17.12 Leilo e congneres. 17.13 Advocacia. 17.14 Arbitragem de qualquer espcie, inclusive jurdica. 17.15 Auditoria. 17.16 Anlise de Organizao e Mtodos. 17.17 Aturia e clculos tcnicos de qualquer natureza. 17.18 Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares. 17.19 Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 17.20 Estatstica. 17.21 Cobrana em geral. 17.22 Assessoria, anlise, avaliao, atendimento, consulta, cadastro, seleo, gerenciamento de informaes, administrao de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionados a operaes de faturizao (factoring). 17.23 Apresentao de palestras, conferncias, seminrios e congneres. 18 Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres.

12

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


18.01 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 19 Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 19.01 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 20 Servios porturios, aeroporturios, ferroporturios, de terminais rodovirios, ferrovirios e metrovirios. 20.01 Servios porturios, ferroporturios, utilizao de porto, movimentao de passageiros, reboque de embarcaes, rebocador escoteiro, atracao, desatracao, servios de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, servios acessrios, movimentao de mercadorias, servios de apoio martimo, de movimentao ao largo, servios de armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres. 20.02 Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres. 20.03 Servios de terminais rodovirios, ferrovirios, metrovirios, movimentao de passageiros, mercadorias, inclusive suas operaes, logstica e congneres. 21 Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 22 Servios de explorao de rodovia. 22.01 Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais. 23 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 23.01 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 24 Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 24.01 - Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 25 - Servios funerrios. 25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. 25.02 Cremao de corpos e partes de corpos cadavricos. 25.03 Planos ou convnio funerrios. 25.04 Manuteno e conservao de jazigos e cemitrios. 26 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres.

13

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


26.01 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 27 Servios de assistncia social. 27.01 Servios de assistncia social. 28 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 28.01 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 29 Servios de biblioteconomia. 29.01 Servios de biblioteconomia. 30 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 30.01 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 31 Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 31.01 - Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 32 Servios de desenhos tcnicos. 32.01 - Servios de desenhos tcnicos. 33 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 33.01 - Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 34 Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 34.01 - Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 35 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 35.01 - Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 36 Servios de meteorologia. 36.01 Servios de meteorologia. 37 Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 37.01 - Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 38 Servios de museologia. 38.01 Servios de museologia. 39 Servios de ourivesaria e lapidao. 39.01 - Servios de ourivesaria e lapidao (quando o material for fornecido pelo tomador do servio). 40 Servios relativos a obras de arte sob encomenda. 40.01 - Obras de arte sob encomenda. 1 - Ressalvadas as excees expressas na lista de que trata o caput deste artigo, os servios nele mencionados ficam sujeitos ao Imposto Sobre Servios, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias. (NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03) 2 - A incidncia do imposto independe: I - do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, relativas atividade, sem prejuzo das cominaes cabveis; II - do resultado financeiro do exerccio da atividade; 3 - Os servios de atracao, desatracao e de praticagem sero tributados como profissionais autnomos nos termos da Lei. (AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03.) III - da denominao dada ao servio prestado. (AC Inciso III e 3 e 4 AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03)
14

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


3 - O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. (AC) 4 - O imposto de que trata este artigo incide ainda sobre os servios prestados mediante a utilizao de bens e servios pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tarifa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio. (AC)

SEO II DA ISENO E NO INCIDNCIA

Art. 22 - (REVOGADO). (Revogado pela Lei n. 7.933, de 29/12/98, DOM n 8911, de 30/12/98) Art. 23 - O imposto no incide sobre: (NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03) I as exportaes de servios para o exterior do Pas; (NR) II a prestao de servios em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes, bem como dos scios-gerentes e dos gerentes-delegados; (NR) III o valor intermediado no mercado de ttulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras. (NR) Pargrafo nico - No se enquadram no disposto no inciso I os servios desenvolvidos no Municpio, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.(AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03.) Art. 24 - As isenes previstas nesta seo dependero de reconhecimento pelo rgo competente na forma, prazo e condies estabelecidas no Regulamento. (AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03).

SEO III DOS CONTRIBUINTES E RESPONSVEIS

Art. 25 - O contribuinte do imposto o prestador do servio. (NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03) 1 - Para efeitos deste imposto considera-se: I profissional autnomo: todo aquele que prestar individualmente o prprio trabalho, sem vnculo empregatcio, sob forma de trabalho pessoal, podendo valer-se do auxlio de at dois empregados e at dois profissionais habilitados. II empresa: toda e qualquer pessoa jurdica abrangendo as sociedades tal como definidas no art. 981, do Cdigo Civil Brasileiro, que exercerem atividade econmica de prestao de servios e, a pessoa fsica que admita para o exerccio de sua atividade profissional, mais de dois empregados e mais dois profissionais habilitados. 2 - As empresas assim entendidas, no que couber, aquelas que se enquadram nos termos da legislao estadual, recebero tratamento tributrio diferenciado, ficando a Prefeitura Municipal, obrigada a regulamentar, atravs da lei especifica, no prazo
15

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


de cento e oitenta dias, as micro empresas para o Municpio de Belm. (NR) 3 - Os Cartrios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Interdio e Tutela que prestam servios de registros civis de pessoas naturais citadas na Lei Federal 8.935, de 18/11/94, em inciso VI do Art. 5, recebero tratamento tributrio diferenciado nos termos da lei isentiva especfica que editada no prazo mximo de sessenta dias.(AC) Art. 26 - Fica atribuda aos construtores e empreiteiros principais de obras, hidrulicas ou de construo civil, a possibilidade pelo recolhimento na fonte do imposto devido pelas firmas sub empreiteiras exclusivamente de mo-de-obra. Art. 27 - No regime de construo por administrao, ainda que os pagamentos relativos a mo-de-obra sejam de responsabilidade do condomnio, caber ao construtor ou empreiteiro principal o recolhimento do imposto, na forma do pargrafo nico do artigo 35. 1 - O construtor ou empreiteiro principal que no desejar proceder de conformidade com o disposto neste artigo fica obrigado a comunicar tal fato repartio competente no prazo de 30 (trinta) dias aps o inicio da obra, desde que o condomnio seja inscrito no Cadastro Fiscal do Municpio e assuma, por escrito, a responsabilidade pelo pagamento do imposto relativo mo-de-obra e encargos sociais. 2 - O no cumprimento do prazo estipulado no pargrafo anterior implicar na aceitao da responsabilidade pelo pagamento do imposto, pelo construtor ou empreiteiro. Art. 28 - No se aplica o disposto nos arts. 26 e 27 quando a sub empreitada se referir a: I - servios de raspagem, calafetagem e aplicao de resinas sintticas em geral; II - servios paralelos s obras hidrulicas ou de construo civil, tributados na alquota de 5% (cinco por cento). Art. 29 - So responsveis pela reteno na fonte e recolhimento do ISSQN devido neste Municpio: (NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03.) I - os rgos, empresas e entidades da Administrao Direta e Indireta da Unio, dos Estados-membros e dos Municpios; II - a empresa concessionria de servio pblico de fornecimento de energia eltrica, de gua ou de telecomunicaes; III - a instituio financeira ou equiparada autorizada a funcionar pelo Banco Central; IV - as companhias areas ou seus representantes; V - a empresa de plano de sade; VI - a empresa ou entidade que administre ou explore loterias e outros jogos, apostas, sorteios, prmios ou similares; VII - a empresa ou clube de seguro e capitalizao, bem como seu representante; VIII - o tomador ou intermedirio de servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas; IX - o tomador de servio quando os servios forem prestados por pessoa fsica que no fizer prova de sua inscrio mobiliria no Municpio; X - O tomador de servio da pessoa jurdica que no emitir nota fiscal ou outro documento permitido pela legislao tributria municipal, ou quando desobrigada, no fornecer recibo no qual esteja expresso o nmero de sua inscrio no cadastro mobilirio no Municpio; XI - o responsvel, pessoa fsica ou jurdica, por ginsio, estdio, teatro, salo e congneres quanto aos eventos neles realizados e, supletivamente, o promotor ou o
16

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


patrocinador, pessoa fsica ou jurdica, quanto aos eventos por ele promovidos ou patrocinados; XII - os tomadores ou intermedirios dos servios descritos nos subitens 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.11, 7.12, 7.16, 7.17, 7.18, 7.19, 11.01, 11.02, 11.04, 12.01, 12.02, 12.03, 12.04, 12.05, 12.06, 12.07, 12.08, 12.09, 12.10, 12.11, 12.12, 12.14, 12,16, 12.17, 16.01, 17.05, 17.10, 20.01, 20.02, 20.03. 1 - A responsabilidade pela reteno na fonte e recolhimento do ISSQN, excludas as pessoas fsicas no mencionadas nesta Lei, atribuda a todas as pessoas referidas neste artigo, estabelecidas neste Municpio, compreendendo qualquer de seus estabelecimentos, seja matriz, filial, agncia, posto, sucursal ou escritrio, mesmo as que gozem de iseno ou imunidade, inclusive os rgos, empresas e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, as empresas individuais, os condomnios, as associaes, sindicatos e cartrios notariais e de registro.(NR) 2 - Em caso de no recolhimento aos cofres do Municpio, nos prazos regulamentares do imposto retido na fonte, ficar o infrator, alm das sanes penais cabveis, sujeita multa de 200% (duzentos por cento) sobre o imposto a recolher. 3 - O contribuinte que, espontaneamente e antes de qualquer procedimento fiscal recolher, at 30 (trinta) dias aps o trmino do prazo, legal estabelecido para esse efeito, o Imposto sobre Servios que tiver retido, ter direito reduo de 50% (cinqenta por cento) da multa mencionada no pargrafo anterior. 5 - Em se tratando dos servios de propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios, a reteno na fonte incidir sobre o valor total pago agncia de publicidade e propaganda, ainda que os servios tenham sido prestados por terceiros, excludo o valor referente veiculao de publicidade e propaganda.(AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03.) Art. 30 - O proprietrio de estabelecimento solidariamente responsvel pelo pagamento do imposto relativo explorao de mquina e aparelhos pertencentes a terceiros, quando instalados no referido estabelecimento. Pargrafo nico - A no obedincia a este artigo sujeita o proprietrio do estabelecimento a multa igual ao valor do imposto devido. Art. 31 - O Poder Executivo poder, nos casos indicados em lei, atribuir a qualidade de contribuinte quele a quem for prestado o servio, em substituio ao prestador deste, desde que o substituto seja contribuinte do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza.

SEO IV DA BASE DE CLCULO

Art. 32 - A alquota do Imposto Sobre Servios fixada em 5%, aplicada sobre a base de clculo, definida no artigo seguinte. (Caput do art 32 com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, e itens AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03 ). 1 - Os servios definidos nos itens 4.01, 4.02, 4.03, 4.04, 4.05, 4.06, 4.08, 4.10, 4.11, 4.12, 4.17, 4.19, 4.20, 4.23, 8.01, 8.02 e 17.19, sero tributados pela alquota de 3,0% sobre a base de clculo do imposto. (AC) 2 - Fica o Poder Executivo autorizado a conceder reduo de at 50% do ISSQN Imposto Sobre Servio de Qualquer Natureza, por um prazo no superior a vinte e quatro meses, respeitadas as condies a serem estabelecidas em regulamento prprio,
17

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


que deve ser publicado no prazo de sessenta dias, visando atender as finalidades sociais de atividades de setores econmicos do Municpio, de forma a permitir a atrao, fixao e desenvolvimento de empresa em seu territrio. (AC) 3 - vedada a concesso dessa reduo de forma individualizada s pessoas fsicas e jurdicas, somente podendo ser concedida s atividades ou setores profissionais ou econmicos. (AC) Art. 33 - A base de clculo do imposto o preo do servio. (Caput do art. 33 e 1, 2 e 3 com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03). 1 - O valor do servio, para efeito de apurao da base de clculo, ser obtido: I - pela receita bruta mensal do contribuinte quando se tratar de prestao de servio em carter permanente; II - pelo preo cobrado, quando se tratar de prestao de servio de carter eventual, seja descontnua ou isolada; 2 - Quando os servios descritos nos subitens 3.04 e 22.01 da lista do art. 21, forem prestados no territrio deste Municpio e tambm no de um ou mais Municpios, a base de clculo ser proporcional, conforme o caso, extenso da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao nmero de postes, existentes no territrio do Municpio. (NR) 3 - Quando o servio for prestado por profissional autnomo, este definido no inciso I do 1 do art. 25 desta Lei, o imposto corresponder aos seguintes valores: (NR) a) R$ 174,00 (cento e setenta e quatro reais) ao ano para os servios realizados por profissionais de formao superior; (Letra a, b e c e 6, 7, 8 e 9 do art. 33 AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03. ) b) R$ 87,00 (oitenta e sete reais) ao ano para os servios realizados por profissionais de formao de nvel mdio. (AC) c) R$ 60,00 (sessenta reais) ao ano para os servios prestados por profissionais com escolaridade de primrio 8 srie do ensino fundamental. 4 - (REVOGADO).(Revogado pela Lei n 7.779, de 27 de dezembro de 1995, DOM n 8.171, de 28/12/1995). 5 - No se aplica o disposto no pargrafo anterior s sociedades constitudas por: a) scio no habilitado ao exerccio das atividades a que se refere 4 deste artigo; (Alneas a e b revogadas pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03) b) scio pessoa jurdica. 6 - Incorporam-se base de clculo do imposto quaisquer descontos e abatimentos ainda que concedidos sob condio ou termo. (AC); 7 - Considera-se preo do servio o valor total recebido ou devido em conseqncia da prestao do servio, vedadas quaisquer dedues, exceto as expressamente autorizadas em lei.(AC) 8 - Ser concedida a reduo tributria de cinqenta por cento queles contribuintes profissionais autnomos que tenham iniciado suas atividades h mais de trs e menos de oito anos.(AC) 9 - O Imposto Sobre Servios dos contribuintes profissionais autnomos poder ser recolhido em at quatro parcelas ou em cota nica, nesta hiptese, ser concedida reduo de quinze por cento.(AC)

18

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 34 - As sociedades constitudas na forma do pargrafo 5 do artigo anterior estaro sujeitas ao pagamento do imposto calculado sobre o movimento econmico mensal. (Revogado pela Lei n. 8.239, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03.) Art. 35 - Na prestao dos servios que se referem os itens 7.02 e 7.05 da lista do artigo 21, o imposto ser calculado sobre o preo do servio deduzido das parcelas correspondentes: a) ao valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios. (Caput do art. 35 e alnea a com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03.) b) ao valor das sub-empreitadas j tributadas pelo imposto. (Alnea b e pargrafo nico revogados pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03). Pargrafo nico - Considera-se preo do servio, para efeito de fixao da base de clculo do imposto, na execuo de obra por administrao, a taxa de administrao, acrescida do valor da mo-de-obra e respectivos encargos sociais ainda que tais despesas sejam de responsabilidade de terceiros. 1 - Para os efeitos da alnea a'' deste artigo, consideram-se materiais fornecidos pelo prestador do servio aqueles que permanecerem incorporados aos respectivos servios aps a sua concluso, e desde que comprovados pelo prestador, por documento idneo emitido em decorrncia da prestao do servio. ( 1 e 2 do art. 35 AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03) 2 - Considera-se preo do servio, para efeito de fixao da base de clculo do imposto, na execuo de obra por administrao, a taxa de administrao, acrescida do valor da mo-de-obra e respectivos encargos sociais ainda que tais despesas sejam de responsabilidade de terceiros. Art. 36 - Nos servios de demolio de prdios, considera-se preo total da operao os recebimentos em dinheiro ou material proveniente da demolio. Pargrafo nico - O disposto neste artigo no se aplica aos contratos de construo civil, nos quais a empreitada principal execute e cobre a demolio englobadamente com contrato de construo. Art. 37 - O contribuinte que exercer mais de uma das atividades relacionadas na lista de servios do art. 21 ficar sujeito incidncia do imposto sobre todas elas, inclusive quando se tratar de profissional autnomo. (Art. 37 dom NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03) Pargrafo nico - O contribuinte que exercer atividades tributadas com alquotas diferentes ou com deduo na base de clculo, e que na escrita fisco-contbil as operaes no estiverem separadas por atividade, estas sero tributadas alquota mais elevada e/ou sobre o movimento econmico total. (Pargrafo nico do art. 37 AC pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM 10.096, de 31/12/03) Art. 38 - O preo de determinados servios poder ser fixado pela autoridade administrativa: I - em pauta de valores quando as condies peculiares do prestador de servio, o carter provisrio, a organizao rudimentar, a modalidade ou o volume dos servios impossibilitarem ou dificultarem a apurao do preo; II - por arbitramento, nos casos especificamente previstos; III - mediante estimativa, quando a base do clculo no puder ser apurada pelos critrios normais.

19

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


SEO V DO ARBITRAMENTO

Art. 39 - O valor do imposto ser objeto de arbitramento uma vez constatada pela fiscalizao qualquer das seguintes hipteses: I - no possuir o contribuinte, ou deixar de exibir aos agentes do fisco, os elementos necessrios comprovada exatido do valor das operaes realizadas, inclusive nos casos de perda, extravio ou inutilizao de livros ou documentos fiscais; II - serem omissos ou, pela inobservncia de formalidades extrnsecas ou intrnsecas, no merecerem f os livros ou documentos fiscais ou comerciais exibidos ou emitidos pelo sujeito passivo ou terceiro legalmente obrigado; III - no prestar o contribuinte, aps regularmente intimado, os esclarecimentos exigidos pela Fiscalizao ou prestar esclarecimentos insuficientes ou que no meream f, por inverossmeis ou falsos; IV - existir fraude ou sonegao, evidenciada pelo exame dos livros ou documentos fiscais ou comerciais, exibidos pelo contribuinte, ou por quaisquer meios diretos ou indiretos de verificao; V - exercer o contribuinte qualquer atividade que implique Realizao de operao tributvel, sem que se encontre devidamente inscrito na repartio fiscal competente. Pargrafo nico - O arbitramento referir-se-, exclusivamente, aos fatos geradores ocorridos no perodo em que se verificarem os pressupostos mencionados nos incisos deste artigo. Art. 40 - Nas hipteses previstas no artigo anterior, o arbitramento ser fixado por despacho da autoridade fiscal competente que considerar, entre outros elementos cabveis: I - os recolhimentos efetuados em perodos idnticos pelo mesmo ou por contribuinte que exeram a mesma atividade em condies semelhantes; II - as condies peculiares ao contribuinte; III - os elementos que exteriorizem a situao econmico-financeira do contribuinte; IV - o preo corrente dos servios, poca a que se referir a apurao.

SEO VI DA ESTIMATIVA

Art. 41 - O valor do imposto poder ser fixado por estimativa: I - quando se tratar de atividade exercida em carter provisrio; II - quando se tratar de contribuinte de rudimentar organizao; III - quando o contribuinte no tiver condies de emitir documentos fiscais ou deixar, sistematicamente, de cumprir as obrigaes acessrias previstas na legislao vigente; IV - quando se tratar de contribuinte ou grupo de contribuintes cuja espcie, modalidade ou volume de negcios ou de atividades aconselhem, a critrio exclusivo da autoridade competente, tratamento fiscal especfico.

20

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 42 - O valor do imposto a ser recolhido pelos contribuintes a que se refere o artigo anterior ser estimado, conforme o caso, tendo em vista: I - o tempo de durao e a natureza especfica da atividade; II - o preo corrente dos servios; III - o local onde se estabelecer o contribuinte; IV - a natureza do acontecimento a que se vincula a atividade. Art. 43 - A estimativa do valor do imposto ser fixada mediante despacho da autoridade fiscal competente. Art. 44 - Os contribuintes sujeitos ao regime de estimativa podero ficar dispensados, a critrio da autoridade fiscal, do uso de livros fiscais e de emitir os documentos da mesma natureza. Art. 45 - Os contribuinte abrangidos pelo regime de estimativa podero no prazo 15 (quinze) dias, a contar da cincia do respectivo despacho, apresentar pedido de reconsiderao do valor estimado. 1 - O pedido de reconsiderao, que ser apreciado no prazo de 10 (dez) dias, ter efeito suspensivo e mencionar, obrigatoriamente, o valor que o interessado reputar, assim como os elementos para a sua aferio. 2 - Julgado procedente o pedido de reconsiderao, total ou parcialmente, a diferena a maior recolhida na pendncia da deciso ser compensada nos recolhimentos futuros ou, se for o caso, restituda ao contribuinte. Art. 46 - O regime de estimativa poder ser cancelado a qualquer tempo, de forma geral, parcial ou individualmente. Art. 47 - O valor fixado por estimativa constituir lanamento definitivo do imposto.

SEO VII DO PAGAMENTO

Art. 48 - O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XX, quando o imposto ser devido no local: (Art. 48, incisos I e III com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03) I do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese do 3o do art. 21 desta Lei; II da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.05 da lista do art. 21; ( Incisos II, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e pargrafos AC pela Lei n. 8.293, de 31/12/03) III da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.19 da lista do art.21; IV da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista do art. 21;(AC) V das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.05 da lista do art. 21;(AC)
21

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


VI da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista do art. 21;(AC) VII da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista do art. 21;(AC) VIII da execuo da decorao e jardinagem, do corte e poda de rvores, no caso dos servios descritos no subitem 7.11 da lista do art. 21;(AC) IX do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista do art. 21;(AC) X do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista do art. 21;(AC) XI da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.17 da lista do art. 21;(AC) XII da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.18 da lista do art. 21;(AC) XIII onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.01 da lista do art. 21;(AC) XIV dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista do art. 21;(AC) XV do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do bem, no caso dos servios descritos no subitem 11.04 da lista do art. 21;(AC) XVI da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista do art. 21;(AC) XVII do Municpio onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista do art. 21;(AC) XVIII do estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista do art. 21;(AC) XIX da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.10 da lista do art. 21;(AC) XX do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista do art. 21.(AC) 1 - No caso dos servios a que se referem os subitens 3.04 e 22.01 da lista do art. 21, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto ao Municpio em relao extenso, no seu territrio: (AC) I - da ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no; e (AC) II - da rodovia explorada. (AC) 2 - Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador nos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01. (AC) 3 - Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas. (AC)
22

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito

Art. 49 - O contribuinte cuja atividade for tributada somente com importncia fixa ficar obrigado ao pagamento do imposto de acordo com o seguinte: I - no primeiro ano, antes de iniciadas as atividades; II - nos anos subsequentes, na forma e prazos que forem fixados no Regulamento. Art. 50 - O contribuinte que exercer atividade sujeita a imposto calculado sobre o movimento econmico mensal, ficar obrigado a recolh-lo depois de prestado o servio ou parte dele, na forma, prazos e condies fixadas no Regulamento. 1 - Caso o contribuinte receba, antes ou durante a prestao de servio, pessoalmente ou por meio de terceiros, dinheiro ou bens como princpio de pagamento, sinal ou adiantamento, dever efetuar o recolhimento do imposto sobre os valores recebidos conforme estabelecido no Regulamento, independente de ter prestado o servio ou parte dele. 2 - O contribuinte que, espontaneamente e antes de iniciado qualquer procedimento fiscal, efetuar o pagamento do Imposto sobre Servios, quando fora dos prazos legais ou regulamentares, ter direito a uma reduo de 50% (cinqenta por cento) nos valores da multa de mora prevista no artigo 165 desta lei. 3 - Aps a lavratura do auto de infrao, contado o prazo a partir da respectiva cincia, o contribuinte ter direito s seguintes redues sobre a multa de mora prevista no artigo 165 desta lei, desde que renuncie a qualquer apresentao de defesa ou recurso: I - 30 % (trinta por cento), se o crdito tributrio for pago dentro de 15 (quinze) dias corridos; II - 20% (vinte por cento), se o crdito tributrio for pado dentro de 30 (trinta) dias corridos; III - 10% (dez por cento), se o crdito tributrio for pago dentro de 60 (sessenta) dias corridos. 4 - As redues previstas nos pargrafos anteriores sero automaticamente concedidas pelas autoridades arrecadadoras no ato do pagamento do crdito tributrio. 5 - Quando a infrao cometida for caracterizada pela legislao como sonegao ou fraude fiscal, no podero ser aplicados os benefcios previstos neste artigo (Pargrafo 5 AC pela Lei n 8.269, de 30/09/03). Art. 51 - O profissional autnomo dever recolher o valor total do imposto fixo, qualquer que seja a poca de sua inscrio, no rgo fiscal competente . Art. 52 - O Poder Executivo poder celebrar convnios com estabelecimentos hospitalares para pagamento do imposto, ou parte deste, atravs de internaes ou de servios, observados os requisitos regulamentares. Art. 53 - O Poder Executivo poder admitir, em cada exerccio, a compensao do pagamento do imposto, ou parte deste, pelos estabelecimentos particulares de ensino, atravs de bolsas de estudos, desde que atendidos os pressupostos regulamentares. Art. 54 - Nos casos previstos nos artigos 51, 52 e 53 haver compromisso, quando cabvel, de reteno na fonte do imposto devido, por quem lhes preste servios.

23

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


CAPTULO II DAS OBRIGAES ACESSRIAS

SEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 55 - Todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, contribuintes ou no, inclusive as que gozam de imunidade ou de iseno, que, de qualquer modo, participem de operaes relacionadas direta ou indiretamente, com a prestao de servios, esto obrigados, salvo norma em contrrio, ao cumprimento das obrigaes deste Captulo e das previstas no Regulamento. (Regulamentado pelo Decreto n 37.888, de 18/12/2000, DOM n 9382, de 28/12/2000) Art. 56 - As obrigaes acessrias constantes deste Captulo e do Regulamento no excluem outras, de carter geral e comuns a vrios tributos, previstas na legislao. Art. 57 - O contribuinte poder ser autorizado a utilizar-se de regime especial para emisso e escriturao de documentos e livros fiscais, inclusive atravs de processamento eletrnico de dados. Pargrafo nico - O pedido de regime especial dever ser instrudo como facsmile dos modelos e sistemas pretendidos. Art. 58 - As empresas prestadoras de servios cuja sede seja no Municpio, com escriturao centralizada no estabelecimento principal, podero ser autorizadas, pela repartio competente, a dispensa, total ou parcial, da emisso e escriturao de documentos e livros fiscais nas filiais, dependncias, agncias, sucursais ou representaes.

SEO II DA INSCRIO

Art. 59 - A pessoa fsica ou jurdica cuja atividade esteja sujeita ao imposto, ainda que dele isenta ou em gozo de imunidade, dever inscrever-se na repartio fiscal competente, antes de iniciar quaisquer atividades. Pargrafo nico - Ficar tambm obrigado inscrio na repartio fiscal competente aquele que, embora no estabelecido no Municpio, exera, no territrio deste, atividades sujeitas ao imposto. Art. 60 - A inscrio far-se-: I - atravs de solicitao do contribuinte ou do seu representante legal, com o preenchimento do formulrio prprio; II - de ofcio. Art. 61 - As caractersticas de inscrio devero ser permanentemente atualizadas, ficando o contribuinte obrigado a comunicar qualquer alterao dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua ocorrncia.

24

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 62 - O contribuinte obrigado a comunicar a cessao da atividade repartio fiscal competente, no prazo de 30 (trinta) dias, contando da data do fato. Art. 63 - O titular da repartio a que estiver subordinada o contribuinte, se ficar constatado que este cessou suas atividades, poder cancelar de ofcio a inscrio. Art. 64 - A anotao, na inscrio, de ter o contribuinte cessado sua atividade, no implica quitao de qualquer dbito de sua responsabilidade porventura existente. Art. 65 - Podero ser adotados, para os contribuintes do Imposto sobre Servio de Qualquer Natureza, a mesma inscrio e a mesma codificao cadastral utilizadas pelo Estado.

SEO III DOS LIVROS E DOCUMENTOS FISCAIS

Art. 66 - Os livros, notas fiscais, mapas de escriturao e demais documentos fiscais a serem utilizados pelo prestador de servios, para controle do imposto calculado sobre o movimento econmico, sero institudos no Regulamento.(Regulamentado pelo Decreto n 37.888, de 18/12/2000, DOM n 9382, de 28/12/2000) Art. 67 - obrigao de todo contribuinte exibir os livros fiscais e comerciais, os comprovantes da escrita e os documentos institudos por lei ou regulamento, bem assim prestar informaes e esclarecimentos sempre que o solicitem os funcionrios encarregados da fiscalizao do imposto, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data da intimao. Art. 68 - Os livros e documentos devero permanecer no estabelecimento daqueles que estejam obrigados a possu-los, disposio da fiscalizao, e deles s podero ser retirados para os escritrios registrados ou para atender requisio das autoridades competentes. Art. 69 - No tm aplicao quaisquer dispositivos excludentes ou limitativos do direito de examinar livros, arquivos, documentos, papis e efeitos comerciais ou fiscais dos contribuintes, ou de qualquer pessoa ainda que isenta ou imune ao imposto, nem da obrigao de exibi-los. Art. 70 - Os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados devero ser conservados pelo prazo de 5 (cinco) anos. Art. 71 - Na forma do Cdigo Tributrio Nacional so obrigados, dentre outros, a exibir livros e documentos relacionados com o imposto, a prestar as informaes solicitadas pelo fisco e a conceder facilidade fiscalizao do exerccio de suas funes: I - os funcionrios pblicos; II - os serventurios da justia; III - os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio; IV - os bancos, casas bancrias, caixas econmicas e demais instituies financeiras; V - as empresas de administrao de bens;
25

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


VI - os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais; VII - os sndicos, comissrios, inventariantes e liquidatrios; VIII - as bolsas de mercadorias e caixa de liquidao; IX - os armazns gerais, os depsitos, os trapiches e congneres que efetuam armazenamento de mercadorias; X - as empresas de transportes, inclusive os proprietrios de veculos que, por conta prpria ou de terceiros, explorem a indstria de transportes; XI - as companhias de seguros. Art. 72.- (REVOGADO) (Art. 72 revogado pela Lei n 8.269, de 30/09/03)

CAPTULO III DA FISCALIZAO

Art. 73 - A fiscalizao do Imposto sobre Servios compete Secretaria de Finanas e ser exercida sobre todas as pessoas fsicas ou jurdicas, contribuintes ou no, que estiverem obrigadas ao cumprimento de disposies da legislao do imposto, bem como em Relao aos que gozarem de imunidade ou de Iseno. Art. 74 - Quando vtimas de embarao ou desacato no exerccio de suas funes, ou quando necessrio efetivao de medidas acauteladoras do interesse do fisco, ainda que no configure fato definido como crime, os agentes fiscalizadores, diretamente ou por intermdio das reparties a que pertencerem, podero requisitar auxlio das autoridades policiais. Art. 75 - Os regimes especiais concedidos aos contribuintes para o cumprimento de suas obrigaes podero ser revogados, se os beneficirios procederem em desacordo com as normas fixadas para a sua concesso. Art. 76 - O Poder Executivo poder estabelecer sistema especial de fiscalizao, sempre que forem julgados insatisfatrios os elementos constantes dos documentos, livros fiscais e comerciais.

CAPTULO IV DAS INFRAES E PENALIDADES

SEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 77 - Considerar-se- omisso de lanamento de operaes tributveis para efeito de aplicao de penalidade: I - a existncia de receitas de origem no comprovada; II - os suprimentos encontrados na escrita comercial do contribuinte sem documentao hbil, idnea e coincidente em datas e valores com as importncias supridas, e cuja disponibilidade financeira do supridor no esteja comprovada;

26

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


III - qualquer irregularidade verificada em mquina registradora utilizada pelo contribuinte, ressalvada a hiptese de defeito mecnico, devidamente comprovado por documento fornecido pela firma que providenciar o conserto. Art. 78 - No ser passvel de penalidade aquele que proceder em conformidade com deciso de autoridade competente, nem aquele que se encontrar na pendncia de consulta regularmente apresentada, enquanto no terminar o prazo previsto nesta lei para cumprimento do decidido. Art. 79 - As penalidades estabelecidas neste Captulo no excluem a aplicao de outras de carter geral, previstas neste Cdigo.

SEO II DAS MULTAS

Art. 80 - As infraes sero punidas com as seguintes multas: (Art. 80, incisos e itens com NR dada pela Lei n 8.269, de 30/09/03) I pela inscrio no cadastro mobilirio da Secretaria de Finanas do Municpio, depois de iniciada a atividade: a) pessoas fsicas: R$-50,00 (cinqenta reais) por ano ou frao de ano, a contar do incio do exerccio da atividade; b) pessoas jurdicas: R$-100,00 (cem reais), por ms ou frao de ms, a contar do incio do funcionamento. II por funcionar com caractersticas diferentes das indicadas na inscrio: R$50,00 (cinqenta reais), por ms ou frao de ms em que incorreu na infrao; III por deixar de comunicar ao rgo competente, no prazo estabelecido em Lei, cessao da atividade ou outras alteraes de natureza cadastral : R$-150,00 (cento e cinqenta reais); IV por utilizao de nota fiscal sem autenticao: R$-250,00 (duzentos e cinqenta reais) por documento emitido irregularmente; V por no fazer escriturao prpria para cada estabelecimento que possuir: R$-300,00 (trezentos reais) por estabelecimento; VI por no observar, na escriturao dos documentos e livros fiscais, as normas estabelecidas na legislao tributria: R$-50,00 (cinqenta reais) por documento; VII por no efetuar o recolhimento do imposto no todo ou em parte, na forma e nos prazos legais: a) com escriturao fiscocontbil regular e em dia: vinte por cento sobre o imposto exigvel; b) com escriturao fisco-contbil atrasada: quarenta por cento sobre o imposto exigvel; VIII por no efetuar a autenticao do livro fiscal: R$-500,00 (Quinhentos Reais) por exerccio; IX - Pelo atraso na autenticao do livro fiscal do ISSQN: a) at 30 dias: R$-30,00 b) de 31 a 60 dias: R$-40,00; c) de 61 a 120 dias: R$-50,00; d) acima de 120 dias: R$- 60,00 X Cem por cento sobre o valor do imposto recolhido ou a recolher, sem prejuzo das sanes penais cabveis, nos seguintes casos:
27

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


a) no incluso, na escrita, de operaes jurdico-tributrias sujeitas ao imposto; b) emisso de documento fiscal com indicao de valor diferente do valor real da operao jurdico-tributria; c) existncia comprovada de qualquer artifcio ou meio fraudulento que vise a diminuir a incidncia do imposto. XI - no emisso de documentos fiscais de responsabilidade do contribuinte: R$500,00 (Quinhentos Reais); XII R$100,00 (Cem Reais), nos casos de: a) documento fiscal impresso sem as caractersticas exigidas pela legislao tributria em vigor, por cada documento; b) utilizao de mquina registradora em desacordo com as normas regulamentares, por ms de utilizao; XIII pela no utilizao do equipamento emissor de cupom fiscal, quando obrigado por normas regulamentares: R$ 1.000,00 (Mil Reais) por ms ou frao de ms; XIV R$ 50,00 (Cinqenta Reais), nas seguintes situaes: a) emisso de documentos fiscais sem o preenchimento das informaes exigidas, por documento; b) emisso de nota fiscal de srie diversa da prevista para a operao, por documento; c) por tipo de documento ou livro fiscal que permanea em local no autorizado; d) pelo atraso na escriturao de livro fiscal, por ms ou frao; e) por documento inutilizado, perdido ou no conservado pelo prazo legal, sem a devida comunicao ao fisco municipal. f) pela emisso de notas fiscais ou outros documentos regulamentares sem a devida autorizao da Secretaria de Finanas, ou pela emisso com prazo de validade vencido, por documento. g) por nota fiscal no emitida pelo contribuinte imune ou isento. XV por extravio ou inutilizao de documentos fiscais comunicados ao fisco municipal no prazo de cinco dias teis, contados da data da ocorrncia: a) R$ 50,00 (cinqenta reais), se restabelecida a escrita at trinta dias aps a data da comunicao; b) R$ 70,00 (setenta reais), se restabelecida a escrita aps o trigsimo primeiro dia e at o nonagsimo dia, aps a data da comunicao; c) R$ 100,00 (cem reais) se no restabelecida a escrita aps o prazo previsto na alnea anterior, a contar da data da comunicao, renovando-se a multa enquanto perdurar a irregularidade. XVI por exercer a atividade depois de afixado o edital de embargo: R$ 300,00 (trezentos reais) por dia de funcionamento irregular; XVII por tentar o contribuinte embaraar, dificultar, impedir a ao fiscalizadora ou recusar a entrega de documento regularmente requisitado: R$ 2.000,00 (dois mil reais); XVIII por utilizao de bilhetes de ingressos no autenticados pela Secretaria Municipal de Finanas pela promotora ou contratada para o evento: R$ 3.000,00 (trs mil reais) por evento, sem prejuzo das sanes penais cabveis; XIX por no ser o imposto, no caso de profissionais autnomos, recolhido nos prazos legais: cinqenta por cento sobre o imposto devido; XX por no ser efetuada a reteno pela fonte pagadora do imposto a que estiver obrigada: multa de cinqenta por cento do valor do imposto, sem prejuzo do disposto na legislao aplicvel;

28

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


XXI por ausncia, no apresentao, inexatido ou preenchimento incompleto da DFMS: a) R$ 300,00 (trezentos reais) por ms-calendrio ou frao de ms, na hiptese de atraso na entrega da DFMS no prazo estabelecido, independente do pagamento do imposto; b) R$ 500,00 (quinhentos reais) por ms-calendrio ou frao de ms, mediante ao fiscalizatria, na hiptese da no entrega da DFMS no prazo estabelecido, independente do pagamento do imposto; c) cinco por cento sobre o valor das notas fiscais omitidas ou apresentadas na DFMS de forma inexata ou incompleta; d) R$ 50,00 (cinqenta reais) por ms-calendrio ou frao de ms, ao contribuinte que, no sendo sujeito ao recolhimento do ISSQN, porm sendo tomador de servios ou deixar de apresentar a DFMS; e) R$ 50,00 (cinqenta reais), referente s notas fiscais recebidas de terceiros e omitidas na DFMS. 1 - A aplicao das multas de que trata o inciso XXI deste artigo est sujeita s seguintes regras: I - a apurao deve considerar o perodo compreendido entre o dia seguinte ao trmino do prazo fixado para a entrega da declarao e a data da efetiva entrega da DMFS; II - no caso de reincidncia, ser aplicada, na primeira repetio da infrao, o dobro da multa, e nas repeties subseqentes, o valor assim obtido acrescido de vinte por cento. III - no sero elididas as multas pela denncia espontnea em relao s notas fiscais recebidas e no declaradas; 2 - Entende-se por embarao ao fiscal o no atendimento, no prazo estabelecido, de solicitao formal para exibir livros, documentos fiscais ou quaisquer outras informaes solicitadas no interesse da fiscalizao, o impedimento do acesso a estabelecimento ou imvel, ou a apresentao de qualquer obstculo ao levantamento necessrio apurao do tributo. 3 - Entende-se por reincidncia a nova infrao, violando a mesma norma tributria, cometida pelo mesmo infrator, dentro do prazo de cinco anos, contados da data em que se tornar definitiva, administrativamente, a penalidade relativa infrao anterior.(NR)

SEO III DA APREENSO

Art. 81 - Podero ser apreendidos, mediante procedimento fiscal, os livros, documentos e papis que constituam prova de infrao ao estabelecido na legislao tributria.

29

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


TTULO V DAS TAXAS

CAPTULO I DA TAXA DE LICENA

SEO I DA INCIDNCIA E DOS CONTRIBUINTES

Art. 82 - A Taxa de Licena devida em decorrncia da atividade da administrao pblica que, no exerccio regular do poder de polcia do Municpio, disciplina a prtica de ato ou absteno de fato em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, sade, ordem, aos costumes, localizao de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de servio, ao exerccio de atividades dependentes da concesso ou autorizao do poder pblico, disciplina das construes e do desenvolvimento urbanstico, esttica da cidade, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Pargrafo nico - No exerccio da ao reguladora a que se refere este artigo, as autoridades municipais, visando a conciliar a atividade pretendida com o planejamento fsico e o desenvolvimento scio-econmico do Municpio, levaro em conta as disposies do Cdigo de Posturas Municipais. Art. 83 - A taxa ser exigida nos casos de concesso de licena para: I - localizao e funcionamento de qualquer estabelecimento de produo, industrial, comercial, de crdito, seguro, capitalizao, agropecurio, de prestao de servio de qualquer natureza, profissional ou no, clube recreativo, estabelecimento de ensino e empresa em geral, bem como o exerccio de atividade decorrente de profisso, arte, ofcio ou Funo; II - a explorao de atividades em logradouros e vias pblicas; III - execuo de obras, loteamento e urbanizao de reas particulares; (Ver Decreto n 35.875, de 17/11/99, DOM n 9122, de 23/11/99.) IV - funcionamento, em horrio extraordinrio, de estabelecimento comercial; V - o comrcio eventual; VI - abate de animais fora do matadouro municipal. Art. 84 - Para efeito de licena, considerar-se-o estabelecimentos distintos : I - os que, embora no mesmo local, ainda que com idntico ramo de negcio, pertenam a diferentes pessoas fsicas ou jurdicas; II - os que, embora com idntico ramo de negcio e sob a mesma responsabilidade, estejam situados em prdios distintos ou locais diversos. 1 - No caso de um estabelecimento abrigar duas ou mais atividades de uma mesma pessoa, fsica ou jurdica, o lanamento da Taxa de Licena para localizao ocorrer pela atividade principal. 2 - Entende-se por atividade principal, para os efeitos do pargrafo anterior, a declarao pelo contribuinte, no caso de licenciamento inicial, ou a que apresente maior faturamento no ano anterior no caso de renovao de licena. 3 - Os depsitos fechados de empresas comerciais com sede no Municpio pagaro a Taxa de Licena com reduo de 50% (cinqenta por cento) do valor atribudo
30

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


ao estabelecimento principal entendido como tal aquele que sirva de sede direo dos negcios da respectiva empresa . 4 - As sedes de dependncias de estabelecimentos industriais situados em outro local ou fora do territrio do Municpio pagaro a Taxa de Licena com a reduo de 50% (cinqenta por cento) do valor atribudo ou atribuvel ao respectivo estabelecimento industrial, desde que nelas no se exera outras atividades preponderantes. Art. 85 - A Taxa de Licena para localizao ser devida por ocasio do licenciamento inicial, da renovao anual e toda vez que se verificar mudana no ramo de atividade do contribuinte ou quaisquer outras alteraes. 1 - A Prefeitura, atravs das Secretarias Municipais de Finanas e de Servios Urbanos, anualmente proceder verificao e reviso da situao dos estabelecimentos para efeito de renovao do licenciamento. 2 - No exerccio da competncia conferida no pargrafo anterior os rgos municipais mencionados constataro "In loco" se permanecem observadas as condies de licenciamento inicial, tendo em vista o disposto neste Cdigo, no Cdigo de Posturas e na Lei de Zoneamento . Art. 86 - Os valores das taxas de licena, em caso de renovao anual, correspondero a 80% (oitenta por cento) dos valores estabelecidos para o licenciamento inicial. Art. 87 - Calcular-se- a Taxa de Licena de acordo com a Tabela III anexa a esta Lei. Pargrafo nico - A taxa referente licena inicial concedida depois de 30 (trinta) de junho, ser arrecadada pela metade.

SEO II DA ISENO

Art. 88 - (REVOGADO). (Revogado pela Lei n 7933, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 8911, de 30.12.1998. ) Art. 89 - (REVOGADO). (Revogado pela Lei n 7933, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 8911, de 30.12.1998)

SEO III DO ALVAR DE LICENA

Art. 90 - A licena para Localizao de estabelecimento ser concedida mediante expedio de alvar, por ocasio da respectiva abertura ou instalao. Art. 91 - O alvar ser expedido mediante a inscrio cadastral do contribuinte, paga a respectiva Taxa de Licena para localizao . Art. 92 - As pessoas fsicas e jurdicas que se estabeleam no Municpio sem prvia licena ficaro sujeitas multa de R$ 500,00 (quinhentos reais). (Caput do art. 92 com NR dada pela Lei n 8.269, de 30/09/03).
31

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


1 - Independente da multa, o estabelecimento no licenciado poder ser embargado pela autoridade municipal competente, nos termos da legislao pertinente. 2 - O embargo no exime o faltoso do pagamento da taxa e das multas devidas. 3 - A multa ser renovada a cada intimao no atendida, com o acrscimo de vinte por cento (Pargrafo 3 do art. 92 acrescido pela Lei n 8.269, de 30/09/03.). SEO IV DO PAGAMENTO

Art. 93 - A cobrana da Taxa de Licena ser feita por meio de guia, conhecimento ou autenticao mecnica, nas condies estabelecidas na Tabela III que integra este Cdigo. Art. 94 - A restrio ou qualquer outra modificao nos termos, prazos, locais ou quaisquer outros elementos da licena no exoneram o contribuinte do pagamento da taxa respectiva, nem do direito restituio do que j houver sido pago. Art. 95 - O pagamento da taxa, nos casos de renovao anual, dever ser efetuado at o dia 30 de abril.

SEO V DAS INFRAES E PENALIDADES

Art. 96 - As infraes sero punidas com: I - embargo, no caso de no estar o estabelecimento funcionando de acordo com as disposies legais que lhe forem pertinentes, sem prejuzo da aplicao das penas de carter pecunirio; II - multa diria de 10 (dez) Unidades Fiscais, pelo no cumprimento do Edital de Interdio; III - multa de 0,5 (meia) Unidade Fiscal, aos que no conservarem o Alvar de Licena para localizao em local de fcil acesso fiscalizao ou em bom estado de conservao; IV - multa de 5 (cinco) Unidades Fiscais aos que, no prazo de 30 (trinta) dias, deixarem de comunicar autoridade competente a transferncia ou venda do estabelecimento ou encerramento da atividade; V - multa correspondente a 100% (cem por cento) do valor da taxa, aos que no renovarem, anualmente, o Alvar de Licena para localizao; VI - multa diria aos que funcionarem em desacordo com as caractersticas do Alvar de Licena para localizao de: a) 2 (duas) Unidades Fiscais, se a atividade permitida ou tolerada para o local incompatvel com a natureza exercida; b) 5 (cinco) Unidades Fiscais, se a atividade exercida proibida para o local. Art. 97 - A licena poder ser cancelada, a qualquer tempo, pela autoridade competente, sempre que o exerccio da atividade violar a legislao vigente.

32

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


CAPTULO II DA TAXA DE EXPEDIENTE

SEO I DO FATO GERADOR E DOS CONTRIBUINTES

Art. 98 - A taxa de expediente devida pela apresentao de documentos s reparties da Prefeitura, para apreciao, despacho ou arquivamento pelas autoridades municipais ou pela lavratura de atos, em geral, inclusive inscries em cadastros, emisses de guias para pagamento de tributos, termos, contratos e demais atos emanados do Poder Pblico Municipal. Art. 99 - A taxa no incide sobre: I - os requerimentos e certides para fins militares e eleitorais; II - os requerimentos apresentados por servidores municipais e certides de interesse destes; III - os documentos que instruem os pedidos de iseno com base nos dispositivos especficos deste Cdigo. Art. 100 - Calcular-se- a taxa de acordo com a Tabela IV, anexa a esta lei.

SEO II DO PAGAMENTO

Art. 101 - O pagamento da taxa dever ser efetuado antes da Realizao de quaisquer dos atos especficos previstos na tabela mencionada no artigo anterior. Art. 102 - Aos responsveis pelos rgos municipais encarregados de realizar os atos tributados pela taxa de expediente incumbe a verificao do respectivo pagamento, na parte que lhes for atinente.

SEO III DA OBRIGAO ACESSRIA

Art. 103 - No documento expedido constar o nmero da guia de recolhimento da taxa respectiva, que dever ficar no processo que lhe deu origem.

SEO IV DAS INFRAES E PENALIDADES

Art. 104 - A utilizao dos atos enumerados na tabela de que trata o artigo 101, sem o respectivo pagamento da taxa, total ou parcial, sujeitar o infrator a multa correspondente a

33

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


100% (cem por cento) do valor da taxa no paga, considerada esta pelo seu valor atualizado.

CAPTULO III TAXA DE SERVIO

SEO I TAXA DE SERVIOS DIVERSOS

Art. 105 - Pela prestao dos servios de numerao de prdios, de apreenso e depsitos de bens mveis, semoventes e mercadorias, de alinhamento, nivelamento e vistoria, de cemitrio, de vigilncia sanitria, de vigilncia ambiental e demais que forem prestados, inclusive as concesses, sero cobradas as seguintes taxas: I - de numerao de prdios; II - de apreenso de bens mveis ou semoventes e de mercadorias; III - de alinhamento, nivelamento e vistoria; IV - de cemitrios. V - de vigilncia sanitria; VI - de vigilncia ambiental. Art. 106 - A arrecadao das taxas de que trata esta seo, ser feita no ato da prestao do servio, antecipadamente ou posteriormente, segundo as condies previstas em regulamento ou instrues, e de acordo com as tabelas anexas a este Cdigo. Pargrafo nico - So isentos de taxa dos servios de cemitrios os indigentes e as pessoas de comprovada incapacidade econmica ou financeira.

SEO II TAXA DE SERVIOS URBANOS

Art. 107 - REVOGADO Art. 108 - REVOGADO Art. 109 - REVOGADO Art. 110 - REVOGADO Art. 111 - REVOGADO Art. 112 - REVOGADO

34

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


SEO III DAS INFRAES E PENALIDADES

Art. 113 - REVOGADO Pargrafo nico - As Taxas, cuja cobrana for efetivada concomitantemente com o Imposto Predial e Territorial Urbano, aplicar-se-o, em caso de atraso no pagamento, as mesmas cominaes previstas para o no recolhimento do referido imposto nos prazos, forma e condies devidos.

CAPTULO IV TAXA DE ILUMINAO PBLICA

Art. 114 - A Taxa de iluminao Pblica tem como fato gerador a prestao, pela Prefeitura, mediante satisfao do respectivo nus, do servio de iluminao pblica de vias, ruas, praas, parques, estradas e demais logradouros. (Revogado pela Lei n 8.226, de 30/12/2002, DOM n 9858, 2 cad, de 30/12/2002.) Art. 115 - A Taxa de iluminao Pblica referente aos terrenos edificados ser cobrada anualmente e em duodcimos, calculada pelas ALQUOTAS fixadas na Tabela VII, anexa a esta Lei, e aplicadas sobre o valor da tarifa de iluminao pblica estabelecida pelo poder concedente. (Art. 115 e pargrafo nico revogados pela Lei n 8.226, de 30/12/02, DOM n 9858, 2 cad, 30/12/2002) Pargrafo nico - A Taxa de iluminao Pblica referente aos terrenos noedificados e imveis equiparados ser cobrada em campo prprio da Guia do IPTU, fixando-se o seu valor anual mediante a multiplicao de duas (2) UFM pela metragem linear da testada do imvel e o seu produto pela alquota de 15% (quinze por cento). Art. 116 - O Poder Executivo Municipal fica autorizado a celebrar convnio com as Centrais Eltricas do Par S/A - CELPA, atribuindo referida empresa o encargo de arrecadar a Taxa mediante condies que assegurem Prefeitura ampla fiscalizao da arrecadao do tributo no podendo a Remunerao dos servios da CELPA ser superior a 10% (dez por cento) do montante mensal efetivamente arrecadado. Pargrafo nico - O Executivo determinar o produto da arrecadao da Taxa de iluminao Pblica satisfao dos preos de fornecimento e Manuteno do servio de energia eltrica e expanso ou ampliao dos referidos servios.

CAPTULO V DA TAXA DE PAVIMENTAO E CALAMENTO

SEO I DO FATO GERADOR E DOS CONTRIBUINTES

Art. 117 - (REVOGADO). (Revogado pelo art. 5 da Lei n 7120, de 28 de dezembro de 1979, DOM n 4226 de 28.12.1979) Art. 118. (REVOGADO).
35

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


SEO II DO CLCULO

Art. 119 - (REVOGADO). Art. 120 - (REVOGADO). Art. 121 - (REVOGADO). Art. 122 - (REVOGADO). Art. 123 - (REVOGADO).

SEO III DO PAGAMENTO

Art. 124 - (REVOGADO).

SEO IV DA ISENO E DA NO-INCIDNCIA

Art. 125 - (REVOGADO). Art. 126 - O Poder Executivo, mediante decreto, poder optar discricionariamente para exigir taxa de calamento, ao invs de cobrar contribuio de melhoria, sempre que tenha cabimento legal essa alternativa.

TTULO VI DA CONTRIBUIO DE MELHORIA

CAPTULO I DA INCIDNCIA

Art. 127 - Ser devida a Contribuio de melhoria no caso de valorizao de imveis de propriedade privada, em virtude de qualquer das seguintes obras pblicas, executadas pelos rgos de Administrao direta ou indireta do Governo Municipal: I - Abertura, alargamento, pavimentao, iluminao, arborizao, esgotos pluviais e outros melhoramentos em praas e vias pblicas; II - Construo e ampliao de parques, campos de desportos, pontes, tneis e viadutos; III - Construo ou ampliao de sistemas de trnsito rpido, inclusive todas as obras e edificaes necessrias ao funcionamento do sistema;

36

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


IV - Servios e obras de abastecimento de gua potvel, esgotos sanitrios, instalaes de redes eltricas, telefnicas, de transportes e comunicaes em geral ou de suprimento de gs, funiculares, ascensores e instalaes de comodidade pblica; V - Proteo contra secas, inundaes, eroso, ressacas e obras de saneamento e drenagem em geral, diques, canais, desobstruo de portos e canais dgua, ratificao e regularizao de cursos e irrigao; VI - Construo, pavimentao e melhoramento de estradas de rodagem; VII - Construo de aerdromos e aeroportos e seus acessos; VIII - Aterros e realizaes de embelezamento em geral, inclusive desapropriao em desenvolvimento plano de aspecto paisagstico. Art. 128 - As obras ou melhoramento que justifiquem a cobrana da contribuio de melhoria enquadrar-se-o em dois programas: I - Ordinrio, quando referente a obras preferenciais e de iniciativa da prpria administrao; II - Extraordinrio, quando referente a obras de menor interesse geral, solicitada por pelo menos 2/3 ( dois teros) dos contribuintes interessados.

CAPTULO II DOS CONTRIBUINTES

Art. 129 - A contribuio de melhoria ser cobrada dos proprietrios de imveis de domnio privado, situados nas reas direta e indiretamente beneficiadas pela obra (VETADO). 1 - Responde pelo pagamento da contribuio de melhoria o proprietrio do imvel no tempo do seu lanamento, transmitindo-se esta responsabilidade aos adquirentes sucessores, a qualquer ttulo, do imvel. 2 - No caso de enfiteuse ou aforamento, responde pela contribuio de melhoria o enfiteuta ou foreiro. 3 - nula, de acordo com a Lei Federal, a clusula do contrato de locao que atribua ao locatrio o pagamento, no todo ou em parte, da contribuio de melhoria lanada sobre o imvel. 4 - Os bens indivisos sero lanados em nome de um s proprietrio, tendo este o direito de exigir dos condminos as parcelas que lhe couberem.

CAPTULO III DO CLCULO

Art. 130 - O clculo da contribuio de melhoria tem como limite: I - Total - a despesa realizada; II - Individual - o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. 1 - Na verificao do custo da obra sero computadas as despesas de estudos, projetos, fiscalizao, desapropriao, administrao, execuo e financiamento, inclusive prmios de reembolso e outros de praxe em financiamento ou emprstimos.

37

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


2 - Sero includos nos oramentos de custo das obras todos os investimentos necessrios para que os benefcios dela sejam integralmente alcanados pelos imveis situados nas respectivas zonas de influncia. Art. 131 - O clculo da contribuio de melhoria ser procedido da seguinte forma: I - A administrao decidir sobre a obra ou sistema de obras a serem ressarcidas, mediante a cobrana da contribuio de melhoria, lanando a sua Localizao em planta prpria; II - A administrao elaborar ou encomendar o memorial descritivo da obra e o seu oramento detalhado de custo, observado o disposto nos 1 e 2 do art. 130; III - O rgo administrativo delimitar, na planta a que se refere o inciso I, uma rea suficientemente ampla em redor da obra objeto da cobrana, de modo a garantir o relacionamento de todos os imveis que, direta ou indiretamente, sejam beneficiados pela obra, sem preocupao de excluso, nessa fase, de imveis que, mesmo prximos obra, no venham a ser por ela beneficiados; IV - O rgo competente relacionar em lista prpria todos os imveis que se encontrarem dentro da rea delimitada na forma do inciso anterior, atribuindo-lhes um nmero de ordem; V - Ser fixado, atravs de avaliao subjetiva, o valor presumido de cada um dos imveis constantes da relao a que se refere o inciso IV, independentemente dos valores que constarem do cadastro imobilirio fiscal; VI - Ser estimado, atravs de novas avaliaes subjetivas, o valor presumido de cada imvel aps a execuo da obra, levando em conta a hiptese de que a obra j estivesse concluda e em condies de influenciar no processo de formao do valor do imvel; VII - Sero lanados, na relao a que se refere o inciso IV, em duas colunas separadas e na linha correspondente identificao de cada imvel, os valores fixados na forma do inciso V e estimados na forma do inciso VI; VIII - Ser lanada, na relao a que se refere o inciso IV, em outra coluna na linha correspondente identificao de cada imvel, a valorizao presumida em decorrncia da execuo da obra pblica, assim entendida a diferena, para cada imvel, entre o valor estimado na forma do inciso VI e o fixado na forma do inciso V; IX - Sero somadas as quantias correspondentes a todas as valorizaes presumidas, obtidas na forma do inciso anterior; X - A administrao decidir que proporo do valor da obra ser recuperada atravs de cobrana da contribuio de melhoria; XI - O rgo competente calcular o valor da contribuio de melhoria devida por parte de cada um dos imveis constantes da relao a que se refere o inciso IV, atravs de um sistema de proporo simples (regra de trs), no qual o somatrio das valorizaes (inciso IX) est para cada valorizao (inciso VIII) assim como a parcela do custo a ser recuperada (inciso X) est para cada contribuio de melhoria; XII - Correspondendo a uma simplificao matemtica do processo estabelecido no inciso anterior, o valor de cada contribuio de melhoria poder ser determinado multiplicando-se o valor de cada valorizao (inciso VIII) por um ndice ou coeficiente correspondente ao resultado da diviso da parcela do custo a ser recuperada (inciso X) pelo somatrio das valorizaes (inciso IX). 1 - A percentagem do custo da obra a ser cobrada como contribuio de melhoria, a que se refere o inciso X deste artigo, ser fixada tendo em vista a natureza da obra, os benefcios para os usurios, as atividades econmicas predominantes e o nvel de desenvolvimento da regio.

38

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


2 - Para a fiel observncia do limite individual da contribuio de melhoria, como definido no inciso II do artigo 130, a parcela do custo da obra a ser recuperada no poder ser superior soma das valorizaes, obtida na forma do inciso IX deste artigo.

CAPTULO IV DA COBRANA

Art. 132 - Para a cobrana da contribuio de melhoria a administrao dever publicar edital contendo, entre outros, os seguintes elementos: I - delimitao da rea obtida na forma do inciso III do artigo 131 e relao dos imveis nela compreendidos; II - memorial descritivo do projeto; III - o oramento total ou parcial do custo das obras; IV - determinao da parcela do custo da obra a ser ressarcida pela contribuio de melhoria, com o correspondente valor a ser pago por parte de cada um dos imveis, calculado na forma do art. 131. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se tambm aos casos de cobrana de contribuio de melhoria por obras pblicas, em execuo, constantes de projeto ainda no concludo. Art. 133 - Os proprietrios dos imveis relacionados na forma do inciso IV do art. 131 tero o prazo de 30 (trinta) dias, a comear da data da publicao do edital a que se refere o art. 132, para a impugnao de qualquer dos elementos nele constantes, cabendo ao impugnante o nus da prova. Pargrafo nico - A impugnao dever ser dirigida autoridade administrativa atravs de petio fundamentada, que servir para o inicio do processo administrativo fiscal, e no ter efeito suspensivo na cobrana da contribuio de melhoria. Art. 134 - Executada a obra de melhoramento na sua totalidade ou em parte suficiente para beneficiar determinados imveis, de modo a justificar o inicio da cobrana da contribuio de melhoria, proceder-se- ao lanamento referente a esses imveis, depois de publicado o respectivo demonstrativo de custos. Art. 135 - O rgo encarregado do lanamento dever notificar o proprietrio, diretamente ou por edital, do: I - Valor da contribuio de melhoria lanada; II - O prazo para o seu pagamento, suas prestaes e vencimentos; III - Prazo para a impugnao; IV - Local do pagamento. Pargrafo nico - Dentro do prazo que lhe for concedido na notificao de lanamento, no inferior a 30 (trinta) dias, o contribuinte poder apresentar ao rgo lanador, reclamao por escrito contra: I - O erro na localizao ou quaisquer outras caractersticas dos imveis: II - O clculo do ndice atribudo, na forma do inciso XII do art. 131; III - O valor da contribuio, determinado na forma do inciso XI do art. 131; IV - o nmero de prestaes. Art. 136 - Os requerimentos de impugnao, de reclamao, como tambm quaisquer recursos administrativos, no suspendem o incio ou o prosseguimento das obras, nem
39

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


tero efeito de obstar a administrao na prtica dos atos necessrios ao lanamento e cobrana da contribuio de melhoria.

CAPTULO V DO PAGAMENTO

Art. 137 - A contribuio de melhoria ser paga de uma s vez ou parceladamente, aplicando-se, no que couber, as regras do 2 e seus incisos do art. 125. Art. 138 - No caso de pagamento parcelado, as parcelas sero calculadas de modo que o total anual no exceda a 3% (trs por cento) do maior valor do imvel, constante do cadastro imobilirio fiscal e atualizado poca da cobrana. Art. 139 - As prestaes da contribuio de melhoria sero corrigidas monetariamente, de acordo com os coeficientes aplicveis correo dos dbitos fiscais, prevista neste Cdigo. Art. 140 - O atraso no pagamento das prestaes sujeita o contribuinte multa de mora de 1% (um por cento) ao ms ou frao. Art. 141 - lcito ao contribuinte liquidar a contribuio de melhoria com ttulos da dvida pblica emitidos especialmente para o financiamento da obra pela qual foi lanado. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, o pagamento ser feito pelo valor nominal do ttulo, se o preo de mercado for inferior.

CAPTULO VI DA NO-INCIDNCIA

Art. 142 - Esto isentos da contribuio de melhoria todos os imveis relacionados no art. 125.

CAPTULO VII DOS CONVNIOS PARA EXECUO DE OBRAS FEDERAIS E ESTADUAIS

Art. 143 - Fica o Prefeito expressamente autorizado a, em nome do Municpio, firmar convnios com a Unio e o Estado para efetuar o lanamento e a arrecadao da contribuio de melhoria devida por obra pblica federal ou estadual, cabendo ao Municpio percentagem na receita arrecadada.

40

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


LIVRO SEGUNDO NORMAS GERAIS TRIBUTRIAS

TTULO NICO DISPOSIES GERAIS

CAPTULO I DO CAMPO DE APLICAO

Art. 144 - Este livro estabelece normas gerais aplicveis a todos os impostos, taxas e contribuies devidas ao Municpio. Art. 145 - A relao jurdico-tributria ser regida, em princpio, pela legislao vigente no momento em que tiver lugar o ato ou fato tributvel, salvo disposio expressa em contrrio. Art. 146 - A iseno ou a imunidade no exonera o interessado de providenciar sua inscrio no cadastro do Municpio ou de cumprir qualquer obrigao legal ou regulamentar.

CAPTULO II DA OBRIGAO TRIBUTRIA

Art. 147 - A obrigao tributria principal ou acessria. 1 - A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento do tributo ou penalidade pecuniria e extingue-se juntamente com o crdito dele decorrente. 2 - A obrigao acessria decorre da legislao tributria e tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela prevista, no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 3 - A obrigao acessria, pelo simples fato de sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

CAPTULO III DO CRDITO TRIBUTRIO

SEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 148 - O crdito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza desta.

41

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 149 - As circunstncias que modificam o crdito tributrio, sua extenso ou seus efeitos, suas garantias ou privilgios a ele atribudos, ou que excluem sua exigibilidade, no afetam a obrigao tributria que lhe deu origem.

SEO II DO NASCIMENTO E APURAO

Art. 150 - Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Art. 151 - O crdito tributrio no pode ter o seu nascimento obstado nem os seus elementos modificados por declarao de vontade que no emane do poder competente. Art. 152 - ineficaz, em relao ao fisco, a cesso de obrigao de pagar qualquer crdito tributrio, decorrente de acordo entre pessoas fsicas ou jurdicas. Art. 153 - O lanamento dever ser efetuado e revisto de ofcio pela autoridade competente, nos seguintes casos: I - quando a lei assim o determine; II - quando a declarao no seja prestada por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III - quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, o pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade; IV - quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria; V - quando se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade; VI - quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VII - quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro, em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao; VIII - quando deva ter apreciado fato no conhecido ou no aprovado por ocasio do lanamento anterior; IX - quando se comprove que no lanamento anterior ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial. Art. 154 - Poder a administrao tributria atribuir ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade competente. 1 - O pagamento antecipado pelo sujeito passivo, nos termos deste artigo, extingue o crdito, sob condio resolutria da ulterior homologao do lanamento. 2 - No influem sobre a obrigao tributria quaisquer atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando a extino total ou parcial de crdito.

42

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


3 - Os atos a que se refere o pargrafo anterior sero, porm, considerados na apurao do saldo porventura devido e, sendo o caso, na imposio de penalidade ou sua graduao.

SEO III DO PAGAMENTO

Art. 155 - Os crditos tributrios devem ser solvidos em moeda corrente do Pas, salvo as excees previstas em lei especial. Pargrafo nico - O Poder Executivo estabelecer, em ato normativo, o pagamento de crdito tributrio em cheques, carns, promissrias ou por processo mecnico. Art. 156 - O pagamento dos tributos deve ser feito nas reparties municipais ou estabelecimentos bancrios autorizados. Pargrafo nico - A praxe de remessa de guias de pagamento ao contribuinte no o desobriga de procur-las na repartio competente, caso no as receba no prazo normal, desde que tenha sido dada cincia ao pblico da emisso das citadas guias. Art. 157 - Os prazos de pagamento dos tributos devidos ao Municpio sero fixados por calendrio fiscal a ser baixado pelo Secretrio de Finanas. Pargrafo nico - O calendrio de que trata este artigo dever ser fixado at o dia 30 (trinta) de Dezembro de cada ano, vigorando para o exerccio seguinte. Art. 158 - O pagamento no importa em quitao do crdito tributrio, valendo somente como prova do recolhimento da importncia referida na guia e, em conseqncia, no exonerando o contribuinte de qualquer diferena que venha ser apurada de acordo com o disposto na lei. Pargrafo nico - Comprovado o recolhimento do imposto pelo contribuinte ter sido mais do que era devido aos cofres municipais, poder o contribuinte fazer a devida compensao com os recolhimentos posteriores que tiver de realizar. Art. 159 - O conhecimento de pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento de crditos anteriores, bem como de outros referentes a tributos diversos. Art. 160 - O Poder Executivo poder permitir, em carter excepcional, por interesse da administrao, o pagamento parcelado de crditos tributrios j vencidos, levando em considerao tambm a situao do sujeito passivo.

SEO IV DA CORREO MONETRIA E DA MORA

Art. 161 - Os crditos fiscais no pagos no exerccio financeiro em que tiver ocorrido o fato gerador tero seu valor atualizado mensalmente, de acordo com a variao das Obrigaes Reajustveis do Tesouro Nacional.

43

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 162 - No caso de crditos fiscais, originados de tributos ou multas, apurados ou aplicados posteriormente poca normal em que isso deveria ter sido feito por culpa do contribuinte, ainda que essa apurao ou aplicao se deva iniciativa do mesmo, ser feita atualizao dos ditos crditos levando-se em conta, para tanto, a data em que os mesmos deveriam ter sido pagos, se feita sua apurao na poca prpria. Art. 163 - A correo monetria prevista nos artigos anteriores no implica na exonerao dos acrscimos monetrios e das multas que sero devidas sobre o crdito fiscal atualizado. Art. 164 - As disposies dos artigos anteriores aplicam-se a quaisquer crditos fiscais anteriores a esta lei, apurados ou no. Art. 165 - O crdito tributrio, quando no pago nos prazos previstos em lei, ficar acrescido da multa de mora, de acordo com os seguintes percentuais: (Caput do art. 165, com NR dada pela Lei n. 8.293, de 30/12/03, DOM n. 10.096, de 31/12/03) At 30 (trinta) dias, 2% (Dois por Cento); De 31 (trinta e hum) a 60 (sessenta) dias, 4% (Quatro por Cento); De 61 (sessenta e um) a 90 (noventa) dias, 8% (Oito por Cento); De 91 (noventa e um) a 120 (cento e vinte) dias, 16% (Dezesseis por Cento). Acima de 120 (cento e vinte) dias 32% (Trinta e Dois por Cento). Art. 166 - No caso de tributos recolhidos por iniciativa do contribuinte sem lanamento prvio pela repartio competente, e sem o recolhimento concomitante das multas ou qualquer outro acrscimo moratrio, essa parte acessria do dbito passar a constituir dbito autnomo sujeito fiscalizao do valor e a acrscimos moratrios, de acordo com as regras comuns, bem como s multas cabveis. Art. 167 - No se considera em mora o contribuinte quando tenha deixado de efetuar o pagamento de tributos no prazo legal ou regulamentar, em virtude de deciso da autoridade competente. Art. 168 - A impugnao a crdito fiscal, o recurso e o pedido de reconsiderao de deciso proferida em processo fiscal, ainda que em caso de consulta, no interrompem o curso da mora. Art. 169 - Se, dentro do prazo fixado para o pagamento, o contribuinte depositar nos cofres do Municpio a importncia que julgar devida, o crdito fiscal no ficar sujeito atualizao de seu valor, nem sobre ele sero devidas multas, at o limite da importncia depositada Pargrafo nico - Quando o depsito for feito fora do prazo, dever o contribuinte recolher, juntamente com o principal, a multa j devida nessa oportunidade. Art. 170 - O ajuizamento de crdito fiscal sujeita o devedor ao pagamento da totalidade do dbito, compreende o principal atualizado, as multas e demais cominaes legais.

44

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


SEO V DO DEPSITO

Art. 171 - O depsito referido no art. 169 poder ser de duas espcies: I - depsito livre, isto , o feito espontaneamente pelo contribuinte para evitar os efeitos da mora, haja ou no exigncia de pagamento por parte da Fazenda Municipal; II - depsito vinculado, isto , o feito quando a lei ou regulamento o considerar indispensvel para que o contribuinte possa praticar qualquer ato de seu interesse. Art. 172 - O depsito livre no ficar vinculado no dbito fiscal e, em conseqncia: I - poder ser levantado pela simples manifestao de vontade do depositante; II - no obstar o procedimento do processo de cobrana do crdito fiscal, nem a aplicao de multas de carter penal. Pargrafo nico - O depsito livre ser devolvido com atualizao de seu valor, na forma do Pargrafo nico do art. 161, quando a devoluo for decorrente de deciso administrativa ou judicial favorvel ao contribuinte.

SEO VI DOS INDBITOS FISCAIS

Art. 173 - So considerados indbitos fiscais, as quantias recolhidas indevidamente aos cofres municipais em pagamento de tributos ou multas. 1 - No sero restituveis os crditos fiscais recolhidos antes da vigncia da lei que os remir, conceder moratria ou abolir a pena fiscal. 2 - Prescreve em cinco anos o direito restituio de indbitos fiscais contado o prazo: a) da data da extino de crditos tributrios, nos pagamentos espontneos os de tributo indevido ou maior que o devido, em face de legislao tributria aplicvel ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; b) da data do recolhimento do crdito fiscal aos cofres municipais, de forma espontnea pelo contribuinte, ainda que indevido o pagamento, por fora de norma legal vigente; c) da data da comunicao expressa, de deciso que torna o crdito fiscal indevido, em curso administrativo; d) da data que transitar em julgado deciso judicial que torne o crdito fiscal indevido mediante recurso do contribuinte. 3 - Prescreve ainda, em cinco anos, o direito restituio, quando o interessado no providenciar o seu recebimento, contado o prazo da data em que o processo for remetido tesouraria do Municpio. Art. 174 - A restituio de indbitos fiscais far-se- a requerimento do interessado mediante processo que ter carter de absoluta prioridade. Art. 175 - O processo ter origem na repartio encarregada do controle do crdito fiscal e dele devero constar, obrigatoriamente, os compromissos de pagamento sobre os quais se baseia o pedido de restituio.

45

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 176 - A restituio de tributos ou multas, que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro, somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este, expressamente, autorizado a receb-la. Art. 177 - O processo, devidamente instrudo, ser encaminhado para despacho final do rgo competente at 15 (quinze) dias antes do fim do prazo de 90 (noventa) dias, contado da data do pedido. Art. 178 - A Secretaria de Finanas, uma vez verificado o cumprimento do rito processual referido nos artigos anteriores, promover: I - por despacho de seu titular, o imediato deferimento da restituio do indbito, dando cincia parte interessada atravs de publicao no Dirio Oficial do Municpio (VETADO); II - o encaminhamento do processo tesouraria do Municpio, quando a restituio ocorrer por anulao de receita; III - o encaminhamento do processo ao rgo responsvel pela emisso do empenho da despesa quando a restituio ocorrer conta de dotao oramentria prpria. Art. 179 - O conhecimento de receita permanecer no processo, salvo no caso de restituio parcial, em que ser devolvido ao interessado com a devida anotao.

SEO VII DA COMPENSAO

Art. 180 - facultado ao Poder Executivo, mediante as condies e garantias que estipular para cada caso, efetuar a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos e vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Municipal.

SEO VIII DA TRANSAO

Art. 181 - A celebrao de transao far-se- mediante concesses mtuas, que importem em preveno ou terminaes de litgio e conseqente extino ou renovao do crdito tributrio. 1 - O Chefe do Poder Executivo a autoridade competente para autorizar a transao em cada caso, podendo, consideradas as condies econmicas do contribuinte e o interesse do Municpio, ajustar a reduo dos juros, e multas porventura incidentes sobre o crdito tributrio, em at 50 % (Cinqenta por Cento), bem como permitir a liquidao do crdito at o mximo de 24 (vinte quatro) parcelas. 2 - O parcelamento de que trata o artigo anterior poder ser concedido parcialmente, por exerccios fiscais completos, observada a capacidade contributiva do sujeito passivo, conforme disposto em regulamento. 3 - A transao do que trata este artigo somente poder ser efetivada se o sujeito passivo no tiver dbito de tributos municipais no exerccio financeiro data que for celebrado o instrumento de transao do crdito tributrio. (Artigo 181 e pargrafos com
46

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


nova redao dada pela Lei n 7863, de 30 de dezembro de 1997, DOM n 8673, de 30/12/1997)

SEO IX DA REMISSO

Art. 182 - (REVOGADO). (Revogado pela Lei n 7935, de 29 de dezembro de 1998, DOM n 9103, de 20.10.1999)

SEO X (Seo X acrescida pela Lei n 8108, de 28 de dezembro de 2001, DOM n 9618, de 28/12/2001) DA DAO EM PAGAMENTO

Art. 182-A - Os crditos tributrios inscritos na dvida ativa do Municpio de Belm podero se extintos pelo devedor, parcial ou integralmente, mediante dao em pagamento de bem imvel, situado neste Municpio, que s se aperfeioar aps a aceitao expressa da Fazenda Municipal, observado o interesse pblico, a convenincia administrativa e os critrios dispostos nesta lei. Pargrafo nico - Quando o crdito for objeto de execuo fiscal, a proposta de dao em pagamento poder ser formalizada em qualquer fase processual, desde que antes da designao da praa dos bens penhorados, ressalvado o interesse da Administrao em apreciar o requerimento aps esta fase. Art. 182-B - Para os efeitos desta lei, s sero admitidos imveis comprovadamente livres e desembaraados de quaisquer nus ou dvidas, exceto aqueles apurados junto ao Municpio de Belm e cujo valor, estabelecido em regular avaliao, seja compatvel com o montante do crdito fiscal que pretenda extinguir. Pargrafo nico - De acordo com o art. 930 do Cdigo Civil Brasileiro, a dao em pagamento poder ser formalizada atravs de imvel de terceiro, em benefcio do devedor, desde que o mesmo intervenha como anuente da operao, tanto no requerimento junto Secretaria Municipal de Finanas, quanto na respectiva escritura pblica. Art. 183-C - O interesse do Municpio na aceitao do imvel oferecido pelo devedor ser avaliado por uma comisso constituda, obrigatoriamente, por servidores lotados na Secretaria Municipal de Finanas e na Secretaria Municipal de Assuntos Jurdicos. 1 - Na apreciao da convenincia e da oportunidade da dao em pagamento, sero considerados, dentre outros, os seguintes fatores: I utilidade do bem imvel para os rgos da administrao pblica; II interesse na utilizao do bem por parte de rgos pblicos da Administrao Indireta; III viabilidade econmica da aceitao do imvel, em face dos custos estimados para sua adaptao ao uso pblico; IV compatibilidade entre o valor do imvel e o montante do crdito tributrio que se pretenda extinguir;

47

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


V interesse da Administrao Pblica na utilizao do bem imvel para implementar a poltica habitacional do Municpio, garantindo a qualidade de vida e insero scio-econmica da populao de baixa renda.

CAPTULO IV DA DVIDA ATIVA

Art. 183 - Constitui dvida ativa a proveniente de crdito dessa natureza, regularmente inscrito na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento por lei ou por deciso final proferida em processo regular. Art. 184 - A inscrio do dbito na dvida ativa far-se- at 60 (sessenta) dias aps transcorrido o prazo para cobrana amigvel. Art. 185 - O termo de inscrio da dvida ativa, autenticado pela autoridade competente, indicar obrigatoriamente: I - o nome do devedor e, sendo o caso, os dos co-responsveis, bem como, sempre que possvel, o domiclio ou a residncia de um e de outros; II - a quantia devida e a maneira de calculara multa de mora; III - a origem e a natureza do crdito, mencionada especificamente a disposio da lei em que seja fundada; IV - a data em que foi inscrita; V - o nmero do processo administrativo de que se originar o crdito, sendo o caso. Pargrafo nico - A certido conter, alm dos requisitos deste artigo, a indicao do livro e da folha de inscrio.

CAPTULO V DAS PENALIDADES

Art. 186 - Os contribuintes que, espontaneamente, e antes de qualquer ao fiscal, apresentarem s reparties competentes declaraes e esclarecimentos necessrios cobrana de tributos ou pagarem dbitos fiscais, quando esse pagamento independer de lanamento de ofcio, no sero passveis de penalidade que decorra exclusivamente de falta de pagamento, ficando sujeitos somente aos efeitos de mora (multas moratrias e atualizao) e s penalidades decorrentes de no observncia de dispositivos de carter formal, se for o caso. Art. 187 - No caso em que o contribuinte recolha o principal do dbito fiscal sem os acrscimos moratrios, ser passvel das mesmas multas sobre esses acrscimos como dbito autnomo, de acordo com as normas comuns que regem a aplicao das penalidades. Art. 188 - (REVOGADO) (Revogado pela Lei n 8.269, de 30/09/03) Art. 189 - A imposio de qualquer penalidade ou o pagamento da multa respectiva no exime o infrator do cumprimento da obrigao que deu causa mesma, nem prejudica a ao penal se cabvel no caso, nem impede a cobrana do tributo porventura devido.
48

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito

Art. 190 - Nos casos de infrao s obrigaes constantes de dispositivos legais regulamentares, para os quais no estejam previstas penalidades especficas, aplicar-se- a multa de R$ 100,00 (cem reais). (Art. 190 com NR dada pela Lei n 8.269, de 30/09/03) Art. 191 - Os serventurios da justia e do registro de comrcio, bem como qualquer servidor pblico que, nos casos determinados por lei, deixarem de exigir prova de pagamento, de imunidade ou de iseno de tributos ou ainda de inexistncia de dbitos tributrios, assim como de transcrever ditos documentos ou anotar suas caractersticas, conforme o caso, ficam sujeitos a multa equivalente ao dbito no pago. Art. 192 - Aquele que, dentro do prazo mximo de cinco dias teis, deixar de prestar esclarecimentos e informaes, de exibir livros e documentos, de mostrar bens mveis ou imveis, inclusive mercadorias, ou no franquear seus estabelecimentos aos funcionrios fiscais, quando solicitado, ficar sujeito s seguintes multas: I de R$ 100,00 (cem reais) pelo no atendimento do primeiro pedido; II de R$ 150,00 (cento e cinqenta reais) pelo no atendimento da intimao que lhe for feita posteriormente; III de R$ 200,00 (duzentos reais) pelo no atendimento de cada uma das intimaes subseqentes. Pargrafo nico - O arbitramento ex-ofcio no impede o fisco de continuar intimando o contribuinte e aplicando-lhe as multas previstas neste artigo.(Art. 192, incisos e pargrafo com NR dada pela Lei n 8.269, de 30/09/03). Art. 193 - Os que falsificarem, adulterarem ou criarem outro vcio de forma em quaisquer livros ou documentos fiscais, ficam sujeitos multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), por livro ou documento fiscal, alm das sanes legais cabveis.(Art. 193 com NR dada pela Lei n 8.269, de 30/09/03)

CAPTULO VI DAS APREENSES

Art. 194 - Podero ser apreendidos: I - quando na via ou logradouros pblicos, se no tiverem sido pagos os tributos ou as licenas respectivas: a) os veculos; b) os animais; c) quaisquer objetos ou cartazes utilizados como meio de propaganda; II - em qualquer caso os objetos ou mercadorias: a) cujo possuidor ou detentor no exiba fiscalizao documento fiscal que comprove sua origem e que, por lei ou regulamento, deva acompanhar o objeto ou a mercadoria; b) se houver anotaes falsas nos livros e documentos fiscais com eles relacionados, inclusive quanto ao preo, origem e destino; c) se o possuidor, detentor, remetente ou destinatrio no estiver inscrito na repartio competente, quando a isso obrigado; d) se existirem indcios evidentes de fraude, face lei ou regulamento fiscal.

49

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


III - os livros, documentos, ou quaisquer outros papis que constituem prova de infrao a dispositivos legais ou regulamentares.

CAPTULO VII DAS RESPONSABILIDADES

Art. 195 - So pessoalmente responsveis: I - o adquirente de imvel, pelos dbitos do alienante, salvo quando constar do ttulo de transferncia prova de quitao; II - o esplio, pelos dbitos do "de cujus" existentes data da abertura da sucesso; III - o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos dbitos do esplio existentes data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho, legado ou meao; IV - a pessoa jurdica resultante de sucesso, fuso, transformao ou incorporao, pelos dbitos das sociedades extintas data daqueles atos. Art. 196 - Respondem solidariamente com o contribuinte, nos casos em que no se possa exigir deste, pagamento do tributo, nos atos em que intervierem, ou pelas omisses por que forem responsveis: I - os pais, pelos tributos dos filhos menores; II - os tutores e curadores, pelos tributos dos tutelados ou curatelados; III - os administradores de bens de terceiros, pelos tributos destes; IV - os inventariantes, pelos tributos do esplio; V - o sndico ou comissrio, pelos tributos da massa falida ou do concordatrio; VI - os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas, pelos tributos destas. Pargrafo nico - O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidade, s de carter moratrio. Art. 197 - O infrator que se negar a indicar o nome dos outros infratores, relacionados com o ato irregular que tiver praticado, no identificados pelos agentes da fiscalizao, ficar obrigado ao pagamento da multa a que estariam sujeitos esses infratores, cuja existncia seja certa em virtude da natureza da operao, alm daquela pela qual for responsvel como decorrncia da infrao por ele cometida. Art. 198 - Aqueles que colaborarem em atos visando a sonegao de tributos ficaro sujeitos multa idntica quela de que for passvel o contribuinte beneficiado pela sonegao.

50

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


LIVRO TERCEIRO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 199 - O processo administrativo fiscal ser regido pelas disposies desta lei e iniciado por petio da parte interessada, ou de ofcio pela autoridade competente. Pargrafo nico - Considera-se processo fiscal aquele que verse sobre interpretao ou aplicao da legislao tributria.

TTULO II DISPOSIES GERAIS

CAPTULO I DOS POSTULANTES

Art. 200 - O contribuinte poder postular pessoalmente ou mediante mandato. Pargrafo nico - Os rgos de classe podero representar interesses gerais da respectiva categoria econmica ou profissional.

CAPTULO II DOS PRAZOS

Art. 201 - Os prazos so contnuos e peremptrios, excluindo-se em contagem, o dia do incio e incluindo-se o do vencimento. Art. 202 - Os prazos s se iniciam ou se vencem em dia de expediente normal da repartio em que corra o processo ou em que deva ser praticado o ato. Art. 203 - No havendo outro fixado em lei ou regulamento, ser de 15 (quinze) dias o prazo para a prtica de ato a cargo do contribuinte. 1 - O prazo de que trata este artigo poder ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade competente, mediante requerimento do interessado, protocolado antes do vencimento do prazo original. 2 - O prazo para impugnao ou defesa tambm poder ser acrescido de metade, pela autoridade competente, a requerimento do sujeito passivo, mediante despacho fundamentado, atendendo a circunstncias especiais.

51

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


CAPTULO III DA PETIO

Art. 204 - A petio ser feita atravs de requerimento contendo o as seguintes indicaes: I - nome completo do requerente; II - inscrio fiscal; III - endereo para recebimento de intimaes; IV - a pretenso e seus fundamentos, assim como declarao do montante que for reputado devido, quando a dvida ou litgio versar sobre o valor. 1 - A petio ser indeferida de plano sendo manifestamente inepta ou quando a parte for ilegtima, ficando entretanto vedado ao protocolo da repartio recusar o seu recebimento. 2 - defeso reunir na mesma petio matria referente a tributos diversos, bem como impugnao ou recurso relativo a mais de um auto de Infrao, notificao de lanamento ou deciso.

CAPTULO IV DA INTIMAO

Art. 205 - Os interessados devero ter cincia do ato que determinar o incio do processo administrativo fiscal, bem como de todos os demais de natureza decisria ou que lhe imponham a prtica de qualquer ato, atravs de intimao. Art. 206 - A intimao ser feita pelo servidor competente e comprovada com a assinatura do intimado ou de preposto seu ou, no caso de recusa, com declarao escrita de quem fizer a intimao. 1 - Poder a autoridade competente optar pela intimao por via postal ou telegrfica, com aviso de recepo. 2 - A autoridade competente intimar sempre por via postal ou telegrfica com aviso de recepo, toda vez que houver recusa do contribuinte em receber a intimao feita por intermdio do funcionrio municipal. 3 - Caso no conste data de entrega, considera-se feita a intimao 15 (quinze) dias aps a sua entrega agncia postal ou telegrfica, salvo prova em contrrio. Art. 207 - A intimao poder ser feita por edital, quando a pessoa a ser intimada, ou seu preposto, no for encontrada. Pargrafo nico - Considera-se feita a intimao 20 (vinte) dias aps a data da publicao do edital, uma nica vez, no rgo oficial e em jornal de grande circulao.

52

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


CAPTULO V DA FISCALIZAO E DO PROCEDIMENTO PRVIO

Art. 208 - O procedimento prvio se inicia pela cincia dada ao contribuinte de qualquer ato praticado por servidor competente da Fazenda Municipal. 1 - O incio do procedimento exclui a espontaneidade da parte obrigada ao cumprimento das normas constantes da legislao tributria. 2 - O procedimento alcana todos os que estejam diretamente envolvidos e somente abrange os atos que o procederem, salvo se a Infrao for de natureza permanente, caso em que se estender at o encerramento da ao fiscal. Art. 209 - O procedimento com finalidade de exame da situao do contribuinte dever estar concludo dentro de 60 (sessenta) dias, prorrogveis pelo mesmo prazo, por qualquer ato da autoridade competente, que dar cincia ao interessado da prorrogao, antes do trmino do prazo anterior. 1 - A prorrogao correr do dia seguinte data do trmino do prazo anterior. 2 - A soma total das prorrogaes ininterruptas no poder ultrapassar 120 (cento e vinte) dias. Art. 210 - A apreenso de livros, documentos, mercadorias e outros objetos para instruir o procedimento, far-se- sempre mediante auto circunstanciado, que poder ser feito no prprio documento do auto de Infrao, observadas as normas legais e regulamentares.

CAPTULO VI DO PROCESSO DE OFICIO

Art. 211 - O processo fiscal de ofcio inicia-se mediante lavratura de auto de Infrao ou notificao de lanamento, distinto para cada tributo. Pargrafo nico - Quando forem apuradas mais de uma infrao ou mais de um dbito decorrentes de fatos conexos, uma nica autuao poder consubstanciar todas as infraes, infratores, dbitos e devedores. Art. 212 - O auto de Infrao e a notificao de lanamento contero, obrigatoriamente, os seguintes elementos: I - a qualificao do autuado ou intimado; II - o local e a data da sua lavratura ou sua emisso; III - a descrio circunstanciada dos fatos que justifiquem a exigncia de tributos ou multas; IV - a disposio legal infringida ou justificadora da exigncia do tributo e a penalidade aplicvel se for o caso; V - o valor do tributo reclamado e das penalidades decorrentes; VI - os prazos de recolhimento do dbito com as redues previstas em lei ou regulamento; VII - o prazo para defesa ou impugnao; VIII - a assinatura do autuante e a indicao de seu cargo ou funo ou a assinatura do chefe do rgo expedidor ou de qualquer servidor autorizado, com a indicao do seu cargo ou funo, prescindindo de assinatura a notificao de lanamento
53

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


emitida por processo eletrnico;IX - o percentual de reduo, se houver, para os casos de pagamento nos prazos previstos nesta lei. Art. 213 - Os atos e termos processuais sero lavrados sem espaos em branco, sem entrelinhas ou rasuras no ressalvadas, devendo ser lanados com clareza e nitidez, de modo que o texto possa ser lido com facilidade. Art. 214 - So nulos: I - os atos praticados por autoridade ou servidor incompetente; II - as decises no fundamentadas; III - os atos ou decises que impliquem preterio ou prejuzos de direito de defesa. Art. 215 - A nulidade de um ato no alcana os atos posteriores, salvo quando dele decorram ou dependam. 1 - Na declarao de nulidade a autoridade dir os atos alcanados e determinar as providncias necessrias ao prosseguimento ou soluo do processo. 2 - A nulidade ser declarada pela autoridade competente para praticar o ato ou julgar a sua legitimidade.

CAPTULO VII DAS DISPOSIES DIVERSAS

Art. 216 - Na organizao do processo fiscal administrativo, observar-se-o, subsidiariamente, as normas pertinentes ao processo administrativo em geral. Art. 217 - facultado ao contribuinte ou a quem represente, sempre que necessrio, ter vista dos processos em que for parte. Pargrafo nico - Os autos no podero, em hiptese alguma, ser retirados da repartio. Art. 218 - Os documentos apresentados pela parte podero ser restitudos em qualquer fase do processo, desde que no haja prejuzo para a soluo deste, exigindo-se a substituio por cpias autenticadas. Art. 219 - A administrao fornecer, a pedido do contribuinte, em qualquer fase do processo, certido das peas relativas aos autos, utilizando-se, sempre que possvel, de processos reprogrficos com autenticao por funcionrio habilitado. Pargrafo nico - Da certido constar, expressamente, tratando-se de ato decisrio, se a deciso transitou em julgado na via administrativa. Art. 220 - Os interessados podem apresentar suas peties e os documentos que as instrurem, em duas vias, afim de que a segunda lhes seja devolvida devidamente autenticada pela repartio competente, valendo como prova de entrega.

54

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


TTULO III DO PROCESSO CONTENCIOSO

CAPTULO I DO LITGIO

Art. 221 - Considera-se instaurado o litgio fiscal para os efeitos legais, com a apresentao, pelo contribuinte, de impugnao a: I - auto de Infrao ou notificao de lanamento; II - indeferimento de pedido de restituio de tributo, acrscimo ou penalidade; III - recusa de recebimento de tributo, acrscimo ou penalidade que o contribuinte procure espontaneamente recolher. Pargrafo nico - O pagamento ou o pedido de parcelamento importa em reconhecimento da dvida, pondo fim ao litgio fiscal. Art. 222 - A impugnao do contribuinte dever ser apresentada, por escrito, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de intimao repartio por onde tramitar o processo, instruda com os documentos em que se fundamentar e com a indicao das provas que deseja produzir e sustar a cobrana de crditos at a deciso administrativa final.

CAPTULO II DO JULGAMENTO EM PRIMEIRA INSTNCIA

Art. 223 - O julgamento do litgio fiscal, em primeira instncia administrativa, compete ao Auditor Especial de Assuntos Fazendrios da Secretaria Municipal de Finanas. Art. 224 - As decises devem ser fundamentadas, justificando: I - a recusa dos argumentos invocados pelo contribuinte; II - a deciso propriamente dita, com a citao dos dispositivos legais que lhe do apoio. Art. 225 - No sendo cumprida, nem impugnada a exigncia, o setor responsvel pelo lanamento o auto de infrao declarar a revelia, intimando o contribuinte e remetendo o processo Procuradoria Fiscal para cobrana. (Nova redao dada pela Lei n 7863, de 30 de dezembro de 1997, DOM n 8673, de 30/12/1997)

CAPTULO III DOS RECURSOS

Art. 226 - Da deciso de primeira instncia caber, no prazo de 30 (trinta) dias, recurso: I - de ofcio; II - voluntrio.

55

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


Art. 227 - O recurso de ofcio ser interposto obrigatoriamente no ato da deciso de primeira instncia quando esta, total ou parcialmente, cancelar ou reduzir crditos tributrios (tributos, multas, correes e acrscimos de qualquer natureza), decorrentes de auto de Infrao ou notificao de lanamento. 1 - O disposto neste artigo no se aplica as retificaes decorrentes de erro de fato e s infraes decorrentes do descumprimento de obrigaes acessrias. 2 - O recurso de ofcio ser interposto quando o crdito tributrio for superior a 20 (vinte) vezes a Unidade Fiscal vigente no Municpio de Belm. Art. 228 - O recurso voluntrio deve ser interposto, atravs da autoridade julgadora de primeira instncia, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da cincia da deciso . Art. 229 - Os recursos de ofcio e voluntrio podero limitar-se parte da deciso. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, poder o crdito tributrio, em sua parte no recorrida, ser imediatamente inscrito para prosseguimento da cobrana, formando-se, se necessrio, outro processo com os elementos indispensveis para essa inscrio.

CAPTULO IV DO JULGAMENTO EM SEGUNDA INSTNCIA

Art. 230 - O recurso voluntrio ou de ofcio, observado o disposto no 2 do artigo 227 da presente lei, ser julgado pelo Conselho de Recursos Fiscais do Municpio de Belm. Art. 231 - O Conselho de Recursos Fiscais do Municpio de Belm compor-se- de oito membros, com a denominao de Conselheiros, nomeados pelo Prefeito Municipal, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzido uma nica vez. Pargrafo nico - O Prefeito Municipal nomear, de sua livre escolha, na mesma ocasio da nomeao dos membros efetivos do Conselho, os suplentes que substituiro os membros efetivos em suas faltas ou impedimentos legais. (NR dada pela lei 8.353, de 02/08/04, DOM n 10.236, de 02/08/04.) Art. 232 - Quatro dos membros que comporo o Conselho sero de livre escolha do Chefe do Executivo, dentre os funcionrios do Municpio, exigidos sempre nvel superior. (NR dada pela lei 8.353, de 02/08/04, DOM n 10.236, de 02/08/04) Art. 233 - Os demais membros sero tambm nomeados pelo Prefeito por indicao conjunta da Federao da Indstria do Par, Federao do Comrcio do Par, Associao Comercial do Par e Federao das Associaes de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Par.(NR dada pela lei 8.353, de 02/08/04, DOM n 10.236, de 02/08/04) Art. 234 - Dentre os Conselheiros funcionrios, o Prefeito designar o Presidente do Conselho. Art. 235 - O Regimento Interno, a ser baixado por decreto do Prefeito, consolidar as disposies legais e regulamentares, competncia e funcionamento do Conselho e dispor sobre a ordem e organizao de seus trabalhos, a tramitao interna dos processos e ao exerccio de suas atribuies.
56

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito

Art. 236 - A deciso referente a processo julgado pelo Conselho de Recursos Fiscais receber a forma de Acrdo, cujas concluses sero publicadas no Dirio Oficial do Municpio, com ementa sumariando a deciso. 1 - As sesses de julgamento sero pblicas e realizar-se-o em dias e horrios previamente divulgados. 2 - Sempre que necessrio, podero ser convocadas sesses extraordinrias, observadas as disposies do pargrafo anterior. Art. 237 - Das decises finais no caber nenhum recurso na esfera administrativa, salvo pedido de reconsiderao ao prprio Conselho, quando se tratar de matria exclusivamente de Direito. Art. 238 - Quando julgar aconselhvel a aplicao da equidade, o Conselho propor a medida ao Chefe do Poder Executivo, justificando, desde logo, a no contrariedade a dispositivo legal expresso.

CAPTULO V DA EXECUO DAS DECISES CONDENATRIAS

Art. 239 - Transitada em julgado a deciso condenatria, o processo ser enviado repartio de origem para que, conforme o caso, sejam adotadas as seguintes providncias: I - intimao do contribuinte e do fiador, se houver, para que recolham o dbito e seus acrscimos em 30 (trinta) dias; II - aps o prazo fixado no inciso anterior, sem que tenha sido pago o dbito e seus acrscimos, venda dos ttulos dados em garantia, convertendo-se seu valor em renda; III - devoluo a quem de direito, dos ttulos dados em garantia, at 30 (trinta) dias aps o do pagamento do dbito e seus acrscimos. 1 - Na hiptese do inciso II, quando os valores apurados forem superiores ao montante da dvida, ser o excesso colocado disposio do interessado, deduzidas as despesas de execuo; se inferiores, ser o devedor intimado a recolher o dbito remanescente no prazo de 30 (trinta) dias. 2 - Esgotados os prazos para cobrana amigvel, ser providenciada a inscrio do dbito na dvida ativa, para fins de cobrana judicial. TTULO IV DO PROCESSO NORMATIVO

CAPTULO I DA CONSULTA

Art. 240 - A consulta sobre matria tributria facultada ao sujeito passivo da obrigao e as outras pessoas, na forma estabelecida no regulamento. Art. 241 - A consulta dever ser apresentada ao rgo incumbido de administrar o tributo sobre o qual versa.
57

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito

Art. 242 - A consulta dever focalizar somente dvidas ou circunstncias atinentes situao do consulente e ser formulada objetiva e claramente, formalizando, de modo preciso, a matria cuja elucidao se fizer necessria, e indicar: I - o fato objeto da consulta; II - se versa sobre hiptese em relao a qual j ocorreu o fato gerador da obrigao tributria e, em caso positivo, a sua data. Art. 243 - Compete Procuradoria Fiscal da Secretaria Municipal de Finanas proferir deciso nos processos de consulta, no prazo de 30 (trinta) dias. (Nova redao dada pela Lei n 7863, de 30 de dezembro de 1997, DOM n 8673, de 30/12/1997) Art. 244 - Da deciso referida no artigo anterior caber Recurso ao Conselho de Contribuintes, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da intimao que dela resulte. Art. 245 - A consulta no produzir qualquer efeito e ser indeferida, de plano, quando: I - for efetuada depois de iniciado o procedimento fiscal contra o consulente; II - no observar os requisitos do artigo 241; III - manifestamente protelatria. Art. 246 - Enquanto no solucionada a consulta, nenhum procedimento fiscal ser iniciado contra o contribuinte com relao matria consultada. Art. 247 - Aps a deciso da consulta, o contribuinte dever adotar o procedimento por ela determinado, no prazo de 30 (trinta) dias, contados de sua intimao. Art. 248 - Ao processo que versar sobre reconhecimento de Iseno ou de imunidade aplicar-se-, no que couber, o disposto neste captulo.

CAPTULO II DO PROCEDIMENTO NORMATIVO

Art. 249 - A interpretao e aplicao da legislao tributria sero, sempre que possvel, definidas em instruo normativa a ser baixada pela Secretaria Municipal de Finanas. Art. 250 - Os rgos da administrao municipal, em caso de dvida quanto interpretao e aplicao da legislao tributria, devero solicitar as instrues normativas existentes ou a orientao Procuradoria Fiscal da Secretaria Municipal de Finanas. (Nova redao dada pela Lei n 7863, de 30 de dezembro de 1997, DOM n 8673, de 30/12/1997). Art. 251 - As decises de primeira instncia observaro a jurisprudncia do Conselho de Recursos Fiscais, fixada em smula aprovada por ato do presidente do Conselho. Pargrafo nico. O julgador de primeira instncia fundamentadamente, poder propor ao Conselho de Recursos Fiscais a reviso das smulas de que trata o presente artigo.

58

Prefeitura Municipal De Belm Gabinete do Prefeito


TTULO V DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS

Art. 252 - Fica revogada e como tal insubsistente, para todos os efeitos, a partir de 1 (primeiro) de janeiro de 1978, toda e qualquer Iseno, exonerao ou reduo de tributos municipais, concedidos por leis gerais ou especiais, salvo aquelas concedidas por prazo certo ou em funo de determinadas condies. Pargrafo nico - Toda iseno de tributos municipais ser regulada na forma desta lei. Art. 253 - A Secretaria Municipal de Finanas, at 31 de dezembro de 1980, proceder reviso de todas as isenes de tributos municipais ou reconhecimento de imunidade, formalizados anteriormente data da publicao desta lei, organizando cadastros especficos. Art. 254 - Salvo Disposio expressa neste Cdigo, a Iseno no ser concedida: I - por prazo indeterminado, nem por prazo superior a 5 (cinco) anos; II - sem especificao do tributo; III - para Contribuies de Melhoria; IV - para tributos institudos posteriormente sua concesso. 1 - Nenhum contribuinte poder gozar de favor fiscal seno em virtude de lei fundada em razo de ordem pblica ou de interesse do Municpio, e desde que no esteja em dbito com a Fazenda Municipal. 2 - Os pedidos de concesso de Iseno obedecido o disposto neste Cdigo, devero ser apresentado Secretaria Municipal de Finanas. Art. 255 - Sero arredondadas: I - as fraes de CR$ 100,00 (cem cruzeiros), na apurao do valor venal dos imveis para efeito de Imposto Predial e Territorial Urbano e da Contribuio de Melhoria; II - as fraes de CR$ 1,00 (um cruzeiro), na cobrana dos tributos, multas e quaisquer outros nus de responsabilidade dos contribuintes. Art. 256 - Aplicam-se as normas constantes da presente lei aos processos no definitivamente julgados na via administrativa. Art. 257 - A presente lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BELM, em 30 de dezembro de 1977.

AJAX CARVALHO D'OLIVEIRA Prefeito Municipal de Belm

59

You might also like