You are on page 1of 60

MINISTRIO DA SADE SECRE TARI A DE VIGILNCI A EM SADE D EPAR TAME NTO N ACIONAL DE DS T, AI DS E HEPAT ITES VIRAI S

MANUAL DE CAPACITAO PARA PROFISSIONAIS DE SADE UTILIZANDO TESTES RPIDOS

(Verso Preliminar)

COLABORADORES: PE DST/AIDS-SP CRT DST/AIDS SP Programa Municipal de DST/AIDS de Ribeiro Preto Programa Municipal de DST/AIDS de So Jos do Rio Preto Programa Municipal de DST/AIDS de So Paulo

1. INTRODUO Os testes sorolgicos desempenham um papel importante na diminuio da epidemia global de patologias como HIV, Sfilis e Hepatites virais, por serem ferramentas essenciais para o acesso ao diagnstico. Com o crescimento exponencial dos programas de preveno, especial ateno tem sido dada para minimizar a transmisso e garantir a segurana do sangue. A exatido e a confiabilidade nas anlises laboratoriais so essenciais para as polticas pblicas que objetivam a diminuio da incidncia de patologias que carregam uma caracterstica de transmissibilidade que pode ser minimizada com o conhecimento do diagnstico. O Ministrio da Sade, por meio do Departamento de DST e AIDS e Hepatites virais, vem implementando estratgias para ampliar o acesso ao diagnstico do HIV, Sfilis e Hepatites virais, especialmente em gestantes e populaes mais vulnerveis. O diagnstico durante o pr-natal possibilita que sejam realizadas intervenes durante a gestao e o parto, reduzindo assim a transmisso vertical. Paralelamente permite que populaes vulnerveis tenham acesso ao tratamento e medidas de preveno. Os Testes Rpidos fazem parte dessas estratgias e, por suas caractersticas de fcil execuo e interpretao, podem ser utilizados fora do ambiente laboratorial por profissionais capacitados para essa metodologia. De acordo com o estudo de desempenho de diversas marcas de testes rpidos, discusso com diversos segmentos da comunidade cientfica e instituies regulamentais, foi possvel validar um algoritmo para o diagnstico da infeco pelo HIV, utilizando testes rpidos. Com base nestas especificidades discutidas em segmentos fundamentais da sociedade, foi publicada a portaria no 34/SVS/MS de 29/07/2005, que regulamentava o uso dos testes rpidos como diagnstico da infeco pelo HIV. Em virtude desta publicao, o Ministrio da Sade promoveu inicialmente a implantao em locais de difcil acesso, uma vez que estas regies no dispunham de uma rede de servios de sade (inclusive laboratrios) que permitia o atendimento eficiente e integral da demanda existente, dificultando, com isso, a assistncia sade da populao. A partir da experincia em regies de difcil acesso foi possvel observar o desempenho dos profissionais de sade capacitados, conforme o programa de treinamento do Ministrio da Sade, em realizar a metodologia diagnstica. O bom desempenho destes profissionais fez com que o Ministrio da Sade implantasse o diagnstico da infeco pelo HIV - utilizando testes rpidos, nas maternidades, inicialmente nas regies norte e nordeste. Uma vez que esta estratgia promove a melhoria da assistncia nestes servios de sade, proporcionando as gestantes um acompanhamento especializado. As parturientes hoje podem contar com esta metodologia que garante o diagnstico para que medidas de preveno da transmisso vertical sejam tomadas, como a administrao de medicamentos e suspenso definitiva do aleitamento.

Com a implantao dessa estratgia alternativa e pioneira para implementao do acesso ao diagnstico da infeco pelo HIV, o Ministrio da Sade vem, mais uma vez cumprir os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade: equidade e integralidade da assistncia, bem como da universalidade de acesso aos servios de sade. importante ressaltar que cabe exclusivamente ao Ministrio da Sade a implantao dos testes rpidos nos servios de sade que achar pertinente de acordo com um cronograma de implantao a ser definido. Alm disso, so de responsabilidade desse rgo governamental a aquisio e distribuio dos insumos. A partir da avaliao da implantao do teste rpido diagnstico o Ministrio da Sade publicou em 14/10/2010 a portaria n151/SVS/MS modificando o diagnstico sorolgico do HIV, tanto na fase laboratorial quanto na testagem rpida. Os profissionais de sade aptos a realizarem os testes rpidos como diagnstico da infeco pelo HIV devero ser capacitados exclusivamente por multiplicadores treinados para a replicao da tcnica. Cabe ressaltar que o programa de capacitao dever ser definido pelo Ministrio da Sade em parceria com Programas Estaduais de DST/AIDS. Diante de todo esse histrico de utilizao e normatizao dos testes rpidos para diagnstico do HIV no Brasil, o Departamento de DST/Aids/HV esta iniciando o processo de implantao dos testes rpidos para sfilis, hepatite B e hepatite C. Os testes rpidos para sfilis sero utilizados como triagem em situaes especiais, de acordo com protocolo produzido por esse departamento, em parceria com os comits cientficos. Por se tratar de um teste treponmico, a finalizao do diagnstico da sfilis necessitar de um teste de metodologia no treponmica complementar. Os testes rpidos para hepatites possuem caractersticas de testes para triagem, necessitando tambm de testes sorolgicos complementares para a finalizao do diagnstico e tem a sua aplicao inicial em centros de testagem e aconselhamento. Este material tem por objetivo auxiliar os profissionais de sade que esto sendo capacitados, para que os oriente na implantao dessa estratgia, abordando aspectos inerentes realizao dos testes, a garantia da qualidade, a realizao do aconselhamento pr e ps-teste e treinamento de equipes de sade.

2 ORGANIZAO DAS CAPACITAES Check-list de aspectos operacionais para realizao da capacitao de profissionais em Teste Rpido. Prioridade de implantao dos Testes Rpidos para HIV: o CTA e SAE: incluindo a demanda espontnea pelo exame anti-HIV e oferta a populaes mais vulnerveis; o o o o o o Parturientes sem exame anti-HIV no terceiro trimestre da gestao; Unidades de atendimento de portadores de TB; Populao indgena; Acidente ocupacional paciente fonte; Aes extramuros de preveno que incluam a oferta do TRD HIV; Outras situaes especiais definidas na Portaria 151/SVS/MS e Nota Tcnica 285/2009. Prioridade de implantao dos Testes Rpidos para Sfilis: o Servios de sade sem infraestrutura laboratorial ou localizada em regies de difcil acesso; o o CTA Centro de Testagem e Aconselhamento; Segmentos populacionais mais vulnerveis s DST, de acordo com situao epidemiolgica local; o o Populao indgena; Gestantes e seus parceiros em unidades bsicas de sade, particularmente no mbito do Projeto Cegonha; o Outras situaes especiais definidas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS para ampliao do diagnstico da sfilis. Prioridade de implantao dos Testes Rpidos para Hepatites: o CTA: incluindo a demanda espontnea pelos exames e oferta a populaes mais vulnerveis; Definir equipe de instrutores de acordo com o contedo programtico, que dever ser composta por dois ou trs profissionais, das reas de laboratrio, aconselhamento e Transmisso Vertical no caso de maternidades e servios da Ateno Bsica. So critrios para ser candidato formao para realizao de testes rpidos nos servios: o o o Ser profissional de sade de nvel superior (Vide Resoluo n287 08/10/98); Ter disponibilidade para participar de 100% da capacitao; Ter compromisso com a implantao dos testes rpidos em seu municpio de origem.

Divulgao das capacitaes: o As Coordenaes Estaduais e Municipais de DST/AIDS/HV sero responsveis pela divulgao da capacitao junto aos servios e/ou municpios prioritrios e pela seleo dos candidatos; o O servio e/ou municpio responsvel pela organizao da infraestrutura local e insumos necessrios; o Lembrar aos treinandos que levem aventais de manga comprida para a capacitao e que devem usar sapatos fechados no ambiente de laboratrio.

Ver capacidade da sala/auditrio de acordo com o nmero de participantes para que fiquem acomodados confortavelmente e preferencialmente ter cadeiras no fixadas ao cho.

Verificar se h espao para secretaria/recepo e sala de apoio quando for o caso. O espao dever ter acesso para pessoas com dificuldade de locomoo. Verificar equipamentos necessrios: data show, computador, telo, som, flipchart, pincel atmico de diferentes cores e material de escritrio. Deve ter banheiros de fcil acesso. Deve ter espao para alimentao (coffee break, brunch, almoo). No obrigatrio. Para a prtica da capacitao necessrio espao adequado (sala com piso lavvel, pia e bancada, iluminao adequada, 60 cm de bancada para cada dupla de partricipantes). Lembramos que para a superviso da prtica laboratorial necessrio um instrutor para no mximo trs duplas de treinandos. Definir mesa de abertura e convidados se for necessrio ou se for demanda do servio e/ou municpio. Formalizar as inscries utilizando a ficha de inscrio enviada pela Coordenao de DST/AIDS/HV juntamente com o ofcio de divulgao. Elaborar lista de presena dos participantes com assinatura nos dois perodos (manh e tarde). Lembre-se que necessrio 100% de frequncia. o Reproduzir material necessrio (programao) e verificar material didtico de apoio ao treinando enviado pela Coordenao Estadual ou Municipal de DST/AIDS/HV.

Montagem das pastas: estas devem conter o material didtico, bloco de anotaes, caneta, folha de avaliao. Confeccionar os crachs.

Material mnimo necessrio para parte prtica de laboratrio estimativa do treinamento para 24 pessoas Material Gaze cortada Luvas P e M Luvas G Avental descartvel extras solicitar que levem Responsvel Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Quantidade por treinamento +/- 400 cortadas 04 cx de cada 02 cx 10, para pessoas que

jalecos lcool 70 OU lcool Swab Papel de filtro 60 cm de dimetro ou quadrado OU Papel pardo para forrar bancada Descarpack de 7 litros Tubos de EDTA com sangue sabidamente negativo Tubos de EDTA com sangue sabidamente positivo Kits Bio Manguinhos Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Servio/Municpio Coordenao Estadual DST/AIDS/HV* Coordenao Estadual DST/AIDS/HV* Coordenao Estadual DST/AIDS/HV* Coordenao Estadual DST/AIDS/HV* Coordenao Estadual DST/AIDS/HV*

eventualmente no levaram jalecos 6 frascos com 200 ml 200 unidades 48 folhas 1 rolo 10 04 04 08 cx (com 20 testes) 06 cx (com 25 testes) Base de clculo: 06 teste por participante Base de clculo: 06 teste por participante Base de clculo: 06 teste por participante

Kit Rapid check

Kit Teste Rpido para Sfilis

Kit Teste Rpido para Hepatite B

Kit Teste Rpido para Hepatite C

* A capacitao dever ser prevista com antecedncia para que a Coordenao Estadual possa fazer a previso dos testes na planilha de solicitao de testes rpidos. Check-list de equipamentos e formulrios necessrios para realizao da capacitao de profissionais para a realizao de TR - 24 pessoas Material Responsvel Quantidade a ser enviada para cada treinamento 01 01 01 por participante

Computador Data show Apostilas

Lista de presena

Avaliao de Conhecimento

Folhas de Trabalho (duas por pessoas)

Servio/Municpio Servio/Municpio Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao

02 por dia manh e tarde 01 por participante

48

Estadual DST/AIDS/HV Termo de Consentimento Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV Coordenao Estadual DST/AIDS/HV 24

Laudos (dois por pessoa um negativo um positivo) Instrumento de planejamento para implantao

48

01 por participante

Avaliao da capacitao

01 por participante

Certificados

01 por participante

APS A REALIZAO DA CAPACITAO: Enviar listas de presena devidamente preenchidas, e relatrio da avaliao Coordenao Estadual de DST/AIDS/HV no prazo mximo de 15 dias. Esses documentos podero ser enviados atravs de e-mail (se escaneados) para a Coordenao Estadual de DST/Aids/HV ou via correio. A certificao de competncia da Coordenao de DST/AIDS/HV - Os certificados sero enviados, no prazo mximo de um ms, para a instituio, aos cuidados do profissional responsvel pela capacitao.

3. METODOLOGIA Para a um bom desempenho da capacitao de teste rpido imprescindvel a utilizao de duas metodologias distintas, combinando a aprendizagem atravs da exposio dialogada dos contedos com a prtica em laboratrio. No caso dos procedimentos de testagem, teoria e prtica, na parte de aconselhamento utilizando-se dinmicas que permitam a participao e vivncia dos treinandos. Desta forma busca-se um bom resultado no procedimento de testagem, abordagem dos usurios e organizao do servio na implantao da metodologia em sua unidade de origem. Primeiramente o profissional de sade dever participar da exposio dialogada dos seguintes contedos: Aspectos relacionados abordagem de utilizao dos testes rpidos; Importncia dos procedimentos de biossegurana; Aspectos relacionados ao processo para o controle de qualidade dos testes realizados; Abordagem do paciente (aconselhamento pr e ps) Documentos necessrios para a realizao da metodologia, como: Procedimentos Operacionais Padro, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados, etc. importante destacar que as abordagens tericas devem ser realizadas a partir da exposio dialogada. Para que haja a troca de informaes e conhecimentos. Aps a exposio dialogada desses contedos necessrio que os profissionais de sade realizem a parte prtica, respeitando os seguintes contedos: 1 Preenchimento da folha de trabalho; 2 Ordenha no paciente; 3 Assepsia do local a ser perfurado; 4 Puno da polpa digital; 5 Coleta do material a ser testado 6 Colocao do buffer no (utilizando os dispositivos dispositivo de reao disponibilizados nos kits); (respeitando a bula do fabricante); 7 Leitura dos resultados; 8 Documentao dos resultados na folha de trabalho; 9 Descarte dos materiais biolgicos 10 Preenchimento do Laudo; utilizados; 11 Devoluo do resultado do teste Toda a equipe tcnica envolvida no processo de realizao do teste deve ser treinada de acordo com o programa de capacitao disponibilizado pelo Ministrio da Sade. Os facilitadores do treinamento devero observar as habilidades dos profissionais de sade em realizar todos os procedimentos relacionados execuo dos testes, interpretao dos resultados, adoo das prticas de biossegurana e habilidades necessrias realizao do aconselhamento. Caso seja observada a falta de habilidade por parte de algum profissional em realizar estas atividades, ser realizada nova avaliao/treinamento. Aps nova capacitao, se persistirem os problemas detectados previamente, no dever ser considerada a participao desse profissional nessa atividade.

A observao e aprovao do profissional capacitado atribuio do profissional facilitador.

10

4 PROPOSTA DE PROGRAMA PARA CAPACITAO Seqncia de atividades Multiplicador 1 dia 9:00 s 1- Coordene a dinmica de apresentao do grupo em plenria solicitando que os 9:25 participantes se apresentem, relatando suas expectativas a respeito da [25min] capacitao e promova a integrao dos participantes. Apresente o objetivo proposto e a programao, justificando a sua finalidade. 9:25 s 2- Estabelea em plenria o acordo de convivncia quanto a horrios, 9:30 pontualidade, participao, respeito fala do outro, uso de telefones celulares, e [5min] freqncia integral como pr-requisito para o recebimento de certificado, dentre outros. 9:30 s 3- Apresente a exposio dialogada sobre a importncia do Processo de 10:30 Implantao da Testagem Rpida enfatizando os dados epidemiolgicos de cada [60min] regio sobre o agravo. Promova o debate entre os participantes. Tempo

10:30 s 4- Realize a apresentao de aspectos organizacionais e polticos relacionados 11:00 com a realizao do teste rpido no servio e em mobilizaes [30min] 15min intervalo 11:15 s 5- Faa uma apresentao sobre o diagnstico da Infeco pelo HIV, sfilis e/ou 12:00 hepatites no Brasil com nfase nos testes rpidos. Apresente os estudos de [45min] avaliao de testes rpidos no Brasil. 12:00 s 6- Faa a apresentao das Portarias e/ou Protocolos sobre HIV, Sfilis e/ou 12:30 Hepatites. [30min] almoo 14:00 s 7- Coordene a dinmica de sensibilizao que tem por objetivo fazer com que o 15:10 grupo vivencie alguns aspectos do aconselhamento respondendo coletivamente a [70min] perguntas relacionadas com a prtica do aconselhamento e seu contexto no servio. 15:10 s 8- Ao final da atividade anterior solicite que cada participante registre suas 15:30 impresses sobre a atividade como se sentiu e que aspectos relacionados com a [20min] prtica do aconselhamento chamaram sua ateno e que tambm neste momento registre seu conceito de aconselhamento explicando que estes registros sero utilizados mais adiante. 15 min 15:45 s 9-A partir dos registros individuais elencar coletivamente os principais aspectos 16:30 do aconselhamento nas suas dimenses ticas, princpios e objetivos, socializando [45 min] tambm seu conceito de aconselhamento at aquele momento da capacitao. Esta atividade tambm pode ser realizada em subgrupos e fechada em plenria.

11

16:30 s 10-Apresentar ao grupo os conceitos de aconselhamento apontando semelhanas e 17:00 diferenas entre estes e os propostos pelo grupo. Apresentar tambm as etapas [30min] do aconselhamento. Uma alternativa apresentao a leitura coletiva do texto Aconselhamento do agravo abordado. 9:00 9:15 [15min] 2 dia s 11- Coordene a exposio espontnea de membros do grupo sobre como foi o dia anterior Exponha tambm a avaliao dos facilitadores.

9:15 s 12- Divida o grupo em subgrupos de no mximo 7 pessoas. Solicite que os 10:00 participantes registrem seus conhecimentos a este respeito para apresentao [45min] em plenria. Destine 20 minutos para o trabalho em subgrupos e 25 minutos para plenria. Coordene a plenria. 10:00 s 13- Promova e coordene a discusso sobre a importncia da adoo dos 10:45 procedimentos de biossegurana enfatizando os EPIs, PGRSS. [40min] 15 min intervalo 11:00 s 14- Faa a demonstrao terica da execuo do teste rpido abordando os 11:15 detalhes e pontos crticos nos procedimentos de realizao do teste, dando [15min] nfase ao preenchimento da folha de trabalho. Utilize as marcas disponibilizadas pelo Ministrio da Sade. 11:15 s 15- Divida os grupos de forma que cada facilitador acompanhe at seis 11:30 participantes (trs duplas). Faa a demonstrao prtica da execuo dos testes [15min] rpidos utilizando amostra de puno venosa. 11:30 s 16- Acompanhe a realizao dos testes rpidos pelos participantes. 12:30 [60min] almoo 14:00 17- Pea aos participantes que registrem numa folha que aspectos individuais, s 14:15 sociais, institucionais e programticos contribuem para que os indivduos se [15min] infectem. 14:15 s 18- Coordene a leitura coletiva do texto principais vulnerabilidades. Destaque o 14:45 aspecto da vulnerabilidade individual como a rea principal de atuao do [30min] aconselhamento pr e ps-teste. Interrompa a leitura dos nveis de vulnerabilidade e pea exemplos dados segundo anotaes da atividade anterior. 14:45 s 19- Apresente a ficha de atendimento proposta para ser utilizada no uso dos 15:15 testes rpidos na ateno bsica e em trabalhos de testagem em campo. E [30min] apresente tambm a ficha do SI-CTA destinada a ser utilizada nos CTA. Discuta o uso da ficha como instrumento de registro do aconselhamento realizado. 15 min intervalo 15:30 s 20- Oriente a atividade de modo que um grupo dramatize um resultado reagente 16:00 e outro no reagente. [30min] Uma alternativa realizar a dinmica do carrossel de aconselhamento. 16:00 s 21- Coordene a atividade, destacando aspectos da relao profissional-usurio,

12

16:30 [30min]

16:30 s 17:00 [30min]

acolhimento, aspectos ticos e legais, sentimentos aflorados e os contedos abordados sobre o teste, avaliao de risco e orientao preventiva. Problematize sobre as mudanas no processo de aconselhamento com a utilizao da testagem rpida. 22- Realize a avaliao do mdulo de aconselhamento. (oral)

9:00 9:15 [15min] 9:15 s 24 Retome os grupos de forma que cada facilitador acompanhe at seis 10:10 participantes (trs duplas). Acompanhe a coleta de sangue da polpa digital e [55min] realizao dos testes rpidos pelos participantes. Cada participante dever realizar 3 coletas de puno digital e realizar os testes rpidos, preenchendo os laudos diagnsticos. 15 min intervalo 10:25 s 25- Solicite que cada grupo eleja um relator para listar os pontos crticos do 11:00 processo da realizao dos testes rpidos (prticas de laboratrio I e II). [35min] Coordene a atividade solicitando que o segundo grupo complemente as observaes j feitas pelo primeiro grupo, promovendo o debate luz das prximas capacitaes previstas. 11:00 as 26- Realize uma exposio dialogada sobre os erros inerentes ao processo de 12:00 execuo dos testes rpidos e o controle de qualidade. Estimule o debate entre [60min] os participantes.

3 dia s 23- Faa uma demonstrao de como realizar o teste rpido em amostras coletadas por puno da polpa digital.

almoo 14:00 s 27b Faa a apresentao de documentos e registros com nfase nos POPs. 15:00 [30min] 15:00 s 28- Oriente os participantes a realizarem a Avaliao de conhecimento adquirido 15:45 e faa a correo. [45min] 15min 16:00 s 29- Oriente os participantes em grupo para que sejam expostas pelo grupo as 16:30 atividades que devem ser desenvolvidas para a implantao de teste rpido [30min] segundo as perguntas referidas. 16:30 s 30- Distribua o instrumento para avaliao da capacitao pelos participantes e 17:00 permita que os participantes expressem verbalmente suas ltimas dvidas e [30min] comentrios sobre o curso.

13

Texto 1

PROCEDIMENTOS SEQENCIADOS PARA DETECO DE ANTICORPOS ANTI-HIV EM INDIVDUOS COM IDADE ACIMA DE DEZOITO MESES UTILIZANDO TESTES RPIDOS Com o objetivo de realizar a deteco de anticorpos anti-HIV para o diagnstico da infeco pelo HIV, utilizando testes rpidos, exigido o cumprimento rigoroso dos procedimentos de acordo com o algoritmo disposto nesse documento. Todos os conjuntos de diagnstico utilizados devero estar obrigatoriamente registrados na Agncia de Vigilncia em Sade ANVISA, e ter sido validado pelo Ministrio da Sade de acordo com o estudo pr-estabelecido de validao. Os servios de sade que realizarem testes rpidos para o diagnstico da infeco pelo HIV por puno digital devero adotar, obrigatoriamente, o fluxograma da portaria n 151 de 14 de outubro de 2009. A) A amostra que apresentar resultado no reagente no teste rpido 1 (TR1), ter o diagnstico definido como "Amostra No Reagente para HIV"; B) A amostra que apresentar resultado reagente no teste rpido 1 (TR1) dever passar obrigatoriamente para a realizao do segundo teste (TR2). B.1) Amostras reagentes nos TR1 E TR2 tero o diagnstico definido como Amostra Reagente para HIV. B.2) Amostras reagentes no TR1 e no reagente no TR2 (DISCORDANTES), no tero o resultado definido e uma nova amostra dever ser solicitada por puno venosa para ser submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV. NOTA: Caso no aparea a banda controle ou ocorra algum problema no processo de realizao e leitura do teste, esses sero considerados INVLIDOS e o teste dever ser repetido com a mesma metodologia e com mesmo conjunto diagnstico, de preferncia com outro lote. OBSERVAES: 1) A deteco de anticorpos anti-HIV em crianas com idade inferior a 18 meses no caracteriza infeco devido transferncia dos anticorpos maternos anti-HIV atravs da placenta, sendo necessria a realizao de outros testes complementares para a confirmao do diagnstico. 2) Os testes rpidos devem ser realizados imediatamente aps a coleta da amostra e o indivduo orientado a aguardar o resultado no local. 3) Devero constar dos laudos do diagnstico sorolgico da infeco pelo HIV, o nome do ensaio, as metodologias de cada conjunto diagnstico realizado e a interpretao final da amostra, que ser Amostra Reagente para HIV ou Amostra No Reagente para HIV.

14

Texto 2 SECRETARIA DE VIGILNCIA EM SADE SVS/MS N 151, DE 14 DE OUTUBRO DE 2009 DOU 16.10.2009 A SECRETRIA DE VIGILNCIA EM SADE SUBSTITUTA, no uso das atribuies que lhe confere o Art. 45, do Decreto n. 6.860, de 27 de maio de 2009, Considerando a necessidade de se criar alternativas para a ampliao do acesso ao diagnstico da infeco pelo HIV, em atendimento aos princpios da equidade e da integralidade da assistncia, bem como da universalidade de acesso aos servios de sade do Sistema nico de Sade - SUS; Considerando a necessidade do diagnstico rpido da infeco pelo HIV em situaes especiais; Considerando que a identificao dos indivduos infectados pelo HIV importante porque permite o acompanhamento precoce nos servios de sade e possibilita a melhora na qualidade de vida; Considerando que a definio do estado sorolgico de um indivduo infectado pelo HIV fundamental para a sua maior proteo e para o controle da infeco e da disseminao do vrus; e Considerando que o diagnstico sorolgico da infeco pelo HIV deve ser realizado em indivduos com idade acima de 18 meses, resolve: Art. 1 Aprovar, na forma dos Anexos a esta Portaria, etapas sequenciadas e o Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em indivduos com idade acima de 18 (dezoito) meses, de uso obrigatrio pelas instituies de sade pblicas e privadas. Art. 2 Determinar o uso do teste rpido para o diagnstico da infeco pelo HIV em situaes especiais, conforme disposto no Anexo II a esta portaria. Art. 3 Definir que as amostras podem ser de soro, plasma, sangue total ou sangue seco em papel filtro e devem ser coletadas em conformidade com o que preconizado pelo fabricante do teste a ser utilizado. Pargrafo nico. Fica vedada a mistura de amostras (pool) para a utilizao em qualquer teste laboratorial, com o objetivo de diagnosticar a infeco pelo HIV. Art. 4 Estabelecer que todos os reagentes utilizados para o diagnstico da infeco pelo HIV devem ter registros vigentes na Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, de acordo com o disposto na Resoluo RDC n. 302/ANVISA, de 13 de outubro de 2005, suas alteraes, ou outro instrumento legal que venha a substitu-la. Art. 5 O Ministrio da Sade, por intermdio do Departamento de Vigilncia, Preveno e Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis e Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, da Secretaria de Vigilncia em Sade, do Ministrio da Sade - DDSTAIDS/SVS/MS, definir as normas tcnicas necessrias aos programas de validao de reagentes para uso no diagnstico da infeco pelo HIV. Art. 6 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Art. 7 Revogar a Portaria n. 34/SVS de 28 de julho de 2005, publicada no Dirio Oficial da Unio n. 145, Seo 1, pg. 77, de 29 de julho de 2005. HELOIZA MACHADO DE SOUZA

15

ANEXO I Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV 1. Da Etapa I: Triagem - TESTE 1 (T1) Para a Etapa I de triagem dever ser utilizado um teste capaz de detectar anticorpos antiHIV-1, incluindo o grupo O e anticorpos anti-HIV-2. Podero ainda ser utilizados, nessa etapa, testes que combinem a deteco simultnea desses anticorpos e de antgeno. permitida a utilizao das seguintes metodologias, no teste da Etapa I: a) Ensaio imunoenzimtico - ELISA; b) Ensaio imunoenzimtico de micropartculas - MEIA; c) Ensaio imunolgico com revelao quimioluminescente e suas derivaes - EQL; d) Ensaio imunolgico fluorescente ligado enzima - ELFA; e) Ensaio imunolgico quimioluminescente magntico - CMIA; f) Testes rpidos: imunocromatografia, aglutinao de partculas em ltex ou imunoconcentrao; g) Novas metodologias registradas na ANVISA e validadas pelo Departamento de Vigilncia, Preveno e Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis e Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. 1.1. Resultado da Etapa I - Triagem - TESTE 1 (T1) 1.1.1. O resultado da amostra ser definido a partir da interpretao de um ou mais testes cujos resultados devero ser expressos em laudo laboratorial, conforme estabelecido no fluxograma do Anexo III a esta Portaria. 1.1.2. A amostra com resultado reagente, no teste da Etapa I, dever ser submetida Etapa II do Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com Idade acima de 18 Meses. 1.1.3. A amostra com resultado no reagente, no teste da Etapa I, ser definida como: "Amostra No Reagente para HIV". 1.1.3.1. O laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Em caso de suspeita de infeco pelo HIV, uma nova amostra dever ser coletada 30 dias aps a data da coleta desta amostra". 1.1.4. A amostra com resultado indeterminado, no teste da Etapa I, no ter resultado definido. Nesse caso, o laudo no ser liberado e uma segunda amostra dever ser coletada, o mais breve possvel, e submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em indivduos com idade acima de 18 Meses. 1.1.4.1. Caso a paciente seja gestante, dever ser solicitada segunda amostra para ser submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com idade acima de 18 Meses e nova amostra para realizao de teste molecular, conforme orientaes do item 4 do ANEXO I desta portaria. 1.1.4.2. Caso o resultado com a segunda amostra persista indeterminado, o laudo dever ser liberado como "Amostra Indeterminada para HIV". 1.1.4.3. obrigatria a liberao desse resultado. 1.1.4.4. O laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Persistindo a suspeita clnica de infeco pelo HIV, uma nova amostra dever ser coletada, aps 30 dias, para esclarecimento do diagnstico sorolgico". 1.1.4.5. Caso o resultado com a segunda amostra seja no reagente, o laudo deve ser liberado como "Amostra No Reagente para HIV".

16

1.1.4.5.1. O laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Em caso de suspeita de infeco pelo HIV, uma nova amostra dever ser coletada 30 dias aps a data da coleta desta amostra". 1.1.4.6. Caso o resultado com a segunda amostra seja reagente, esta dever ser submetida Etapa II do Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com idade acima de 18 Meses. 2. Da Utilizao dos Testes Rpidos na Etapa I 2.1. As amostras devero ser coletadas de acordo com as instrues dos fabricantes dos conjuntos diagnsticos. 2.2. O teste rpido deve detectar anticorpos anti-HIV 1, incluindo o grupo O e anticorpos anti-HIV 2. 2.3. Caso o resultado do teste rpido seja positivo na Etapa I, uma nova amostra dever ser coletada, imediatamente, para a realizao da Etapa II desta Portaria. 2.4. Caso o resultado do teste rpido seja invlido, deve-se repetir o teste imediatamente com o mesmo conjunto diagnstico, se possvel com um lote distinto do que foi utilizado inicialmente. 2.5. Persistindo o resultado invlido no teste rpido, deve-se utilizar outra metodologia dentre as definidas no item 1, do Anexo I desta Portaria. 3. Da Etapa II - Complementar - Teste 2 (T2) permitida a utilizao das seguintes metodologias no teste da Etapa II: a) Imunofluorescncia indireta - IFI; b) Imunoblot - IB; c) Imunoblot rpido - IBR; d) Western Blot - WB; e) Outras metodologias registradas na ANVISA e validadas pelo Departamento de Vigilncia, Preveno e Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis e Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. 3.1. Resultados da Etapa II - Complementar - Teste 2 (T2) 3.1.1. Para a interpretao dos resultados e liberao do laudo, devero ser analisados, conjuntamente, os resultados obtidos nos testes das Etapas I e II. Estes podero ser encontrados com as seguintes combinaes, nos testes sequenciais das duas etapas: A) Resultados reagentes, nos testes das Etapas I e II: a amostra positiva para HIV; 3.1.1.1. Esse resultado dever ser liberado como: "Amostra Reagente para HIV". 3.1.1.2. O laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Para comprovao do diagnstico laboratorial, uma segunda amostra dever ser coletada e submetida Etapa I do Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com idade acima de 18 Meses". 3.1.1.3. Esta segunda amostra dever ser colhida o mais rapidamente possvel, e submetida Etapa I do Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com Idade acima de 18 Meses, preferencialmente no mesmo local em que se realizaram os testes com a primeira amostra. 3.1.1.4. responsabilidade do profissional de sade que atender o indivduo solicitar e identificar o pedido do exame como segunda amostra, e do laboratrio ou do servio de sade registr-la como tal para a finalizao do Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com Idade acima de 18 Meses.

17

3.1.1.5. Quando o resultado do teste com a segunda amostra for reagente, o resultado dever ser liberado como: "Amostra Reagente para o HIV". 3.1.1.6. O laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Resultado definido com a segunda amostra, conforme estabelecido pela Portaria nmero e data". B) Resultados indeterminados ou discordantes entre as Etapas I e II: Reagente, na Etapa I, e no reagente ou indeterminado, na Etapa II, devero ser liberados como "Amostra Indeterminada para HIV". 3.1.1.7. - obrigatria a liberao desse resultado e o laudo laboratorial dever incluir a seguinte ressalva: "Persistindo a suspeita de infeco pelo HIV, uma nova amostra dever ser coletada, 30 dias aps a data da coleta desta amostra. 3.1.1.8. A nova amostra dever ser colhida e submetida ao fluxograma do Anexo III a esta Portaria, preferencialmente no mesmo local em que se realizou o teste com a primeira amostra, e o resultado deve ser interpretado de acordo com o Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com Idade acima de 18 Meses. 3.1.1.9. Caso o resultado com a nova amostra permanea indeterminado, deve-se considerar a possibilidade da realizao de testes moleculares (RNA e/ou DNA), para auxiliar na definio do diagnstico. 3.1.1.10. A ocorrncia de resultados indeterminados ou falso-positivos maior em gestantes ou portadores de algumas enfermidades. Nessas situaes, a avaliao conjunta da histria clnica, do risco de exposio do indivduo infeco pelo HIV e o resultado laboratorial devem orientar as decises. 3.1.1.11 Havendo persistncia de resultado indeterminado nos testes e suspeita clnica ou epidemiolgica de infeco, pode-se coletar uma nova amostra para investigao da infeco pelo HIV-2 ou, ainda, para realizao de outros testes indicados para o diagnstico. 4. Da Utilizao dos testes moleculares para amostras indeterminadas em gestantes 4.1. Os testes moleculares sero utilizados para auxiliar a definio do diagnstico da infeco do HIV-1 em gestantes que apresentarem resultado indeterminado na primeira amostra. 4.2. O laboratrio dever encaminhar ao mdico uma solicitao de segunda amostra, que ser submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em indivduos com idade acima de 18 Meses, e a solicitao de uma nova amostra para a realizao de teste molecular, devendo seguir o modelo de solicitao conforme anexo V a esta Portaria. 4.3. O mdico dever encaminhar a solicitao de teste molecular, vinda do laboratrio, juntamente com o Boletim de Produo Ambulatorial - BPA-I ao Laboratrio da Rede Nacional de Carga Viral, seguindo as recomendaes de coleta de amostras para testes moleculares. 4.4. obrigatrio o envio dos dois formulrios (solicitao de nova amostra e BPA-I), devidamente preenchidos, para a realizao do teste molecular. 5. Da Interpretao dos Testes Western Blot 5.1. A interpretao do teste de Western Blot dever seguir os critrios: a) Amostra negativa: ausncia de reatividade (bandas), com qualquer protena viral utilizada no ensaio; b) Amostra positiva: reatividade (bandas), em pelo menos duas das seguintes protenas: p24; gp41; gp120/gp160; c) Amostra indeterminada: qualquer padro de reatividade (bandas) diferente do item anterior. 5.2. A interpretao dos testes Imunoblot e Imunoblot rpido devero seguir o disposto nas instrues dos fabricantes dos conjuntos diagnsticos.

18

6. Do Laudo 6.1. Dever ser legvel, sem rasuras na sua transcrio, escrito em lngua portuguesa, datado e assinado por profissional de nvel superior legalmente habilitado. 6.2. Dever estar de acordo com o disposto na Resoluo RDC n 302/ANVISA, de 13 de outubro de 2005, suas alteraes, ou outro instrumento legal que venha a substitu-la. 6.3. Dever constar do laudo a interpretao final do resultado da amostra que ser: Amostra Reagente para HIV, ou Amostra No Reagente para HIV ou Amostra Indeterminada para HIV. 6.4. Devero constar do laudo, igualmente, os resultados de todos os testes realizados, inclusive quando em nmero superior ao determinado pelo Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em indivduos com idade acima de 18 Meses. 6.5. Devero ser expressos: o resultado numrico da amostra, o ponto de corte (cut-off) e a unidade de medio do mtodo utilizado, quando os resultados forem positivos ou indeterminados, excetuando-se os resultados obtidos por testes cuja leitura visual. 6.6. Dever ser reportado o resultado de todas as bandas reativas encontradas nos testes Western Blot, Imunoblot e Imunoblot Rpido. ANEXO II Diagnstico da infeco pelo HIV por Testes Rpidos 1. Do Diagnstico Rpido O diagnstico rpido da infeco pelo HIV feito exclusivamente com testes rpidos validados pelo Departamento de Vigilncia, Preveno e Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis e Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. As instituies de sade pblicas e privadas que utilizem testes rpidos devem promover e manter os processos de qualificao e educao permanente para os profissionais de sade em conformidade com as diretrizes do Ministrio da Sade. 1.1. O diagnstico rpido poder ser realizado nas seguintes situaes especiais: a) Rede de servios de sade sem infraestrutura laboratorial ou localizada em regies de difcil acesso; b) Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA; c) Segmentos populacionais flutuantes; d) Segmentos populacionais mais vulnerveis; e) Parceiros de pessoas vivendo com HIV/AIDS; f) Acidentes biolgicos ocupacionais, para teste no paciente fonte; g) Gestantes que no tenham sido testadas durante o pr-natal ou cuja idade gestacional no assegure o recebimento do resultado do teste antes do parto; h) Parturientes e purperas que no tenham sido testadas no pr-natal ou quando no conhecido o resultado do teste no momento do parto; i) Abortamento espontneo, independentemente da idade gestacional; j) Outras situaes especiais definidas pelo Departamento de Vigilncia, Preveno e Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis e Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. 1.2. As amostras devero ser coletadas de acordo com as instrues dos fabricantes dos conjuntos diagnsticos. 2. Da Realizao do Teste Rpido O diagnstico rpido da infeco pelo HIV deve ser realizado com testes rpidos (TR) capazes de detectar anticorpos anti-HIV 1, incluindo o grupo O e anticorpos anti-HIV 2, de acordo com o fluxograma do Anexo IV.

19

2.1. Os testes rpidos devem ser realizados imediatamente aps a coleta da amostra e o indivduo orientado a aguardar o resultado no local. 3. Do resultado dos testes rpidos 3.1. A amostra com resultado no reagente no teste rpido 1 (TR1) ser definida como: "Amostra No Reagente para HIV". 3.1.1. O laudo dever incluir a seguinte ressalva: "Em caso de suspeita de infeco pelo HIV, uma nova amostra dever ser coletada 30 dias aps a data da coleta desta amostra". 3.2. A amostra com resultado reagente no TR1 dever ser submetida ao teste rpido 2 (TR2). Quando disponvel no servio de sade, o Imunoblot rpido tambm poder ser utilizado como TR2. 3.2.1. A amostra com resultados reagentes no TR1 e no TR2 ter seu resultado definido como: "Amostra Reagente para HIV". 3.3. A amostra com resultados discordantes entre TR1 e TR2 no ter seu resultado definido. Nesse caso, o laudo no ser liberado. Uma amostra dever ser coletada por puno venosa e submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em indivduos com idade acima de 18 Meses, de acordo com o Anexo III a esta Portaria. 3. 4. Caso o resultado do TR1 ou do TR2 seja invlido, deve-se repetir o teste com o mesmo conjunto diagnstico, se possvel com um lote distinto do que foi utilizado inicialmente. 3. 5. Persistindo o resultado invlido, uma amostra dever ser coletada por puno venosa e submetida ao Fluxograma Mnimo para o Diagnstico Laboratorial da Infeco pelo HIV em Indivduos com Idade acima de 18 Meses, de acordo com o Anexo III a esta Portaria. 4. Do Laudo 4.1. Devero constar no laudo do diagnstico rpido da infeco pelo HIV, o nome do ensaio e as metodologias de cada conjunto diagnstico utilizado. 4.2. Dever constar, no mesmo laudo, a interpretao final do resultado da amostra, que ser: Amostra Reagente para HIV ou Amostra No Reagente para HIV. 4.3. O laudo dever estar de acordo com o disposto na Resoluo RDC n 302/ANVISA, de 13 de outubro de 2005, suas alteraes, ou outro instrumento legal que venha a substitu-la. 5. Consideraes e Recomendaes No existem testes laboratoriais que apresentem 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Em decorrncia disso, resultados falso-negativos, falso-positivos, indeterminados ou discrepantes entre os testes distintos podem ocorrer na rotina do laboratrio clnico. Janela imunolgica o tempo entre a exposio do indivduo ao vrus e o surgimento de marcadores detectveis no organismo (antgeno ou anticorpo). O diagnstico laboratorial dependente do tempo decorrido entre a infeco do indivduo e sua resposta imunolgica. Os testes de triagem que combinam em sua metodologia antgeno e anticorpo permitem a deteco precoce da infeco pelo HIV, quando comparados aos testes confirmatrios que detectam apenas anticorpos. Portanto, resultados falso-negativos na Etapa II podem ocorrer quando da utilizao dos testes que detectam apenas anticorpos na Etapa II. O resultado laboratorial indica o estado sorolgico do indivduo e deve ser associado histria clnica e/ou epidemiolgica do indivduo.

20

Testes moleculares RNA e/ou DNA, embora no sejam preconizados para o diagnstico da infeco pelo HIV, podem ser teis para auxiliar a definio de casos indeterminados, principalmente em gestantes. Quando houver a necessidade de investigao de soroconverso, recomenda-se proceder coleta de uma nova amostra 30 dias aps a coleta da primeira amostra, e repetir o conjunto de procedimentos seqenciados descritos nesta Portaria. A deteco de anticorpos anti-HIV, em crianas com idade inferior a 18 meses, no caracteriza infeco, devido transferncia dos anticorpos maternos anti-HIV pela placenta, sendo necessria a realizao de outros testes complementares para a confirmao do diagnstico. obrigatria a solicitao de um documento oficial de identificao do indivduo que ser submetido coleta. Esse documento deve ser conferido, tanto no momento do registro no servio de sade, quanto no momento da coleta da amostra. Pargrafo nico. Essa exigncia no se aplica aos servios que realizam o diagnstico annimo da infeco pelo HIV. Nesse caso, deve-se comunicar ao indivduo, no momento do aconselhamento pr-teste, que no ser entregue cpia do laudo por escrito. de responsabilidade dos servios de sade que ofertam o diagnstico do HIV realizar o aconselhamento, informar sobre os procedimentos a serem realizados e os possveis resultados e garantir o sigilo e confidencialidade. ANEXO III anexo3.pdf ANEXO IV anexo4.pdf ANEXO V Modelo de Solicitao de Teste Molecular para Gestante com Amostra Indeterminada (Itens que devem constar) Timbre da Unidade Solicitante SOLICITAO DE TESTE MOLECULAR PARA GESTANTE Nome da gestante:_____________________________________ Data de Nascimento:___________________________________ Laboratrio Solicitante:_________________________________ Material biolgico: SANGUE TOTAL Data da Coleta da Primeira amostra para sorologia do HIV Data do Resultado da Primeira amostra para sorologia do HIV Data da Coleta da Segunda amostra para sorologia do HIV Mdico Solicitante:_____________________________________ Assinatura:___________________________________________ CARIMBO:__________________________________________ Nota: Esta solicitao de teste molecular para deteco do RNA e/ou DNA do HIV-1. Pr Viral, visa auxiliar a definio do diagnstico da infeco pelo HIV-1 para resultado indeterminado. Sendo assim, dever ser analisada com especial ateno e a interpretao feita juntamente com os dados clnicos e outros achados laboratoriais. Data da Solicitao _____/_____/_____ DOU

21

22

Texto 3 DOCUMENTOS E REGISTROS Os documentos e os registros devem ser mantidos de tal maneira que estejam sempre atualizados e acessveis para toda a equipe de profissionais responsveis pela realizao dos testes rpidos. O prazo de arquivamento para estes documentos e registros deve ser estabelecido pelo servio. Alm disso, normas devem ser desenvolvidas para garantir a confidencialidade das informaes. Os servios de sade devero ter disponvel toda a documentao relativa ao processo de realizao do teste rpido, a se incluindo: Fichas de controle de temperatura de armazenamento dos testes rpidos; Fichas de controle de estoque dos insumos (testes, solues-tampo buffers e outros) Livros de registro ou folhas de trabalho Procedimentos operacionais padro (POP) Laudos de liberao do TRD HIV Ficha de atendimento Fique Sabendo Ficha do colaborador Formulrio de Controle de rubricas Formulrio de identificao de resultados no conforme do TRD HIV 4.1. DOCUMENTOS 4.1.1. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRO Os servios de sade devero descrever todos os procedimentos operacionais padro (POP) contendo informaes detalhadas em todos os aspectos do procedimento realizado. Dever ser includo o transporte dos testes, informao sobre o armazenamento e controle de estoque, coleta e gerenciamento das amostras. As instrues do controle de qualidade, interpretao dos testes, registro e monitoramento dos resultados, uso apropriado do algoritmo, forma de liberao do laudo, abordagem do paciente, pr e ps-aconselhamento. Um POP escrito dever estar disponvel em cada local onde esto sendo realizados os testes. Cabe ressaltar a importncia de atualizao do POP, caso a bula do teste seja alterada. 4.2. REGISTROS 4.2.1. CONTROLE DE TEMPERATURA O controle de temperatura dever ser monitorado diariamente, tanto no incio do expediente como no seu trmino. Sugere-se a instalao de um termmetro na geladeira ou na sala com ar condicionado em que os kits sero armazenados e o responsvel pelo turno dever verificar qual foi a variao da temperatura no perodo em que antecedeu a abertura do atendimento ao pblico. 4.2.2. FICHA DE CONTROLE DE ESTOQUE A ficha de controle de estoque permite controlar as entradas e sadas, bem como o saldo final de determinado produto. Permite o planejamento a respeito da aquisio e distribuio de insumos. 4.2.3. FOLHA DE TRABALHO

23

A folha de trabalho deve conter informaes a respeito: Nome, lote e prazo de validade dos testes utilizados Identificao da amostra e os resultados obtidos em cada teste realizado e interpretao dos mesmos A data e identificao do responsvel pela realizao do procedimento 4.2.4. FOLHA OU LAUDO DE RESULTADOS A gerncia dos servios de sade deve ser responsvel pela formatao dos laudos de acordo com as necessidades dos usurios, legislao local vigente e por avaliar se os laudos esto fceis para serem compreendidos e avaliados. Os resultados devem ser legveis, sem erros de transcrio, entregues pessoa autorizada a receb-los e usar a informao mdica. O laudo deve conter minimamente as seguintes informaes: - Nome do paciente/cliente; - N do registro; - Nome do solicitante; - Nome e endereo do servio de sade; - Telefone do servio de sade; - Data de obteno da amostra; - Data de liberao do laudo - Nome do exame; - Material coletado; - Resultado do exame - Mtodo utilizado - Interpretao de resultados (quando apropriado); - Ressalvas (quando apropriado); - Nome, n do registro no conselho profissional e assinatura do profissional habilitado. OBSERVAES IMPORTANTES: 1. O laudo dever estar de acordo com o disposto na Resoluo RDC no 302/ANVISA de 13 de outubro de 2005, suas alteraes, ou outro instrumento legal que venha a substitu-la. 2. Os laudos de exames contm informaes pessoais; por essa razo o pessoal do servio de sade deve respeitar a privacidade e manter estrita confidencialidade. 4.2.5- Ficha de Atendimento Fique Sabendo Para a campanha de ampliao ao diagnstico do HIV foi criada a Ficha do fique sabendo que poder ser utilizada em eventos ou outros servios, porm os servios que tem o SI CTA o sistema possui a ficha de atendimento que dever ser utilizada para depois os dados serem informados no sistema. 4.2.6- Ficha do colaborador Este documento foi criado com o objetivo do servio possuir informaes detalhadas de seus profissionais, onde podero ser encontradas todas as habilidades do profissional bem como cpia dos certificados de todos os cursos realizados por ele; este documento no obrigatrio. 4.2.7- Formulrio de Controle de Rubricas Este formulrio foi criado para que o servio possua informaes a respeito das rubricas dos profissionais que atuam fazendo TRD HIV. Muitas vezes as rubricas podem ser

24

semelhantes ou mesmo algum funcionrio deixar o servio e os profissionais atuantes no terem lembrana da rubrica de outros profissionais do servio. Mesmo sendo utilizado carimbo na folha de trabalho aconselhvel que este documento seja utilizado para evitar possveis falsificaes. 4.2.8- Formulrio de identificao de resultados no conforme do TRD HIV Este formulrio foi criado com o objetivo de guiar o profissional que executou um teste que deu resultado no conforme para poder chegar a uma concluso a respeito do problema. Obs.: Seguem em anexo modelos dos formulrios e POPs acima descritos.

Exemplo de Procedimento Operacional Padro Teste Rpido Este modelo de procedimento operacional padro ilustra apenas os tipos de informaes que necessitam ser descritas e seguidas a fim de garantir a acurcia no desempenho e interpretao do teste, conforme segue: USO PRETENDIDO a que o teste se destina; PRINCPIO DO PROCEDIMENTO DO TESTE: descrio dos antgenos da fase slida do teste e explicao de cada passo desde a colocao da amostra, ao do conjugado, bem como resultados finais da reao; - CONTEDO DO TESTE descrio dos componentes do kit (tiras ou dispositivos dos testes, acessrios para coleta, solues-tampo, manuais de uso - bulas) e quantidades apresentadas; MATERIAL NECESSRIO PARA A REALIZAO DO TESTE, PORM NO FORNECIDO COM O KIT exemplos: cronmetros e lancetas; - INSTRUES DE ARMAZENAMENTO DO TESTE informar a temperatura e outras condies tais como umidade, ausncia de calor ou luz incidente, por exemplo. - PRECAUES informaes a respeito da no utilizao aps o vencimento do prazo de validade, biossegurana, do uso de acessrios de coleta especficos para cada kit utilizado e diferentes para cada amostra coletada, entre outras; - TIPO DE AMOSTRA define o tipo de amostra (sangue total, soro ou plasma, por exemplo) que pode ser usada com o kit. Deve-se detalhar as informaes a respeito da viabilidade da amostra (por exemplo a no utilizao de amostras coaguladas, temperatura de armazenamento, entre outras); - CONTROLE DE QUALIDADE - informaes a respeito do controle interno do teste e outras medidas para garantir a qualidade do procedimento realizado; - PROCEDIMENTO DO TESTE passo a passo da realizao do teste; - INTERPRETAO DO RESULTADO DO TESTE - descrio dos diferentes tipos de resultado: positivo, negativo e invlido; - LIMITAES DO TESTE como exemplo: indivduos infectados pelo HIV imunossuprimidos ou imunocomprometidos podem no produzir anticorpos contra o vrus; -

25

(Logotipo da instituio) Nome da instituio Modelo simplificado de ficha de controle de estoque

Ms/Ano: .................................................................................................................................... Nome do produto: ....................................................................................................................... Validade do produto: ...................................................................................................................

Data (A)

Saldo inicial (B)

Entrada (C)

Sada (D)

Saldo final (B+C-D)

Responsvel pelo preenchimento:.............................................................................................. Nome legvel:............................................................................................................................... Assinatura:...................................................................................................................................

26

Texto 4 CONTROLE DE QUALIDADE 1. CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO DO TESTE Os testes rpidos a serem utilizados possuem controles internos que permitem monitorar a validade dos procedimentos tcnicos realizados, bem como o bom funcionamento do teste em questo. Os manuais de uso (bulas) dos conjuntos de diagnstico contm informaes a respeito desses controles, cuja visualizao, por meio do aparecimento de uma linha na rea de controle, obrigatria em todo e qualquer procedimento realizado. Caso no seja visualizada a linha na rea de controle do teste, o resultado ser considerado INVLIDO. Algumas medidas devem ser adotadas quando do aparecimento desse tipo de resultado, sendo estas descritas no item 7.1.1 Resultados invlidos. Aps a finalizao de cada ensaio, a barra de controle dever ficar visvel. Caso isto no ocorra, ou seja, no aparea uma barra visvel no local da barra de controle, o resultado do teste invalidado e a amostra deve ser testada novamente. Esta recomendao refere-se para cada um dos testes rpidos utilizados. NOTA: Mesmo que aparea uma linha na rea do teste e no aparea uma linha na rea do controle o resultado ser INVLIDO (de acordo com o teste utilizado). 1.1. Resultados invlidos Medidas a serem adotadas quando da ocorrncia de resultados invlidos: Inicialmente, deve-se repetir o teste; Se o resultado for novamente invlido, deve-se assumir que o problema est no kit utilizado ou procedimento realizado; O prximo passo identificar a causa do problema, por meio da verificao dos prazos de validades de todos os insumos utilizados (nesse caso, os tampes ou buffers de diluio e tiras ou suportes plsticos onde so realizados os testes), da comprovao se as amostras coletadas esto adequadas para o uso (se no esto coaguladas, por exemplo), bem como da verificao se todas as etapas do processo (desde a coleta at a visualizao do resultado). O supervisor dever ser informado. Caso seja detectado que o problema est relacionado ao kit, o fabricante ou a instituio provedora tambm devero ser informados, e as aes corretivas devem ser providenciadas. 2. INTRUES DE ARMAZENAMENTO E ESTABILIDADE DOS TESTES: Os testes Rapid Check HIV 1 & 2 e o tampo de lavagem podero ser armazenados em temperaturas variando de 2 a 27C. O Teste Rpido-HIV-1/2-Bio-Manguinhos dever ser mantido temperatura de 2 30C. Os reagentes e cartes devem estar protegidos da luz e umidade. Os kits no devem ser congelados. ATENO: Os componentes dos kits so estveis at a data de validade quando manuseados e armazenados como indicado. Nenhum componente do kit pode ser usado aps a expirao da validade, ou seja, fora do prazo de validade impresso na caixa.

27

Texto 5 - BIOSSEGURANA As atividades em laboratrio requerem do profissional uma srie de cuidados, justificado pelo risco sade, em funo do manuseio de material biolgico contaminado, bem como da utilizao de vidraria, equipamentos e produtos qumicos. Portanto, algumas normas so fundamentais para minimizar ou at mesmo eliminar este risco: O uso do avental (jaleco) de mangas longas e punho retrtil, bem como o de calados fechados so obrigatrios. O trabalho deve ser executado num ambiente limpo e organizado, com muita ateno e cuidados. No permitido fumar, comer e beber, bem como portar ou conservar alimentos no recinto do laboratrio. Antes de iniciar cada experincia ou servio de rotina, necessrio ler com ateno a tcnica a ser executada. Vidraria e equipamentos danificados no devem ser utilizados. Em caso de risco para os olhos, devem ser utilizados culos de proteo, evitando o uso de lentes de contacto. Na execuo de qualquer tcnica em ambiente de laboratrio e manuseio de material com risco de contaminao microbiolgica, as luvas devem ser utilizadas. No entanto, lembrar que devem ser descaladas logo aps a execuo da tcnica especfica. O material contaminado com produtos qumicos ou agentes biolgicos deve ser tratado adequadamente e/ou descartado em recipientes apropriados, contendo sinalizao especfica do risco. Ao trmino das atividades no laboratrio, bem como logo aps a execuo de tcnicas especficas, as mos devem ser exaustivamente lavadas com sabo lquido e enxugadas com toalha de papel. Todos os acidentes com objetos contaminados devero ser reportados ao responsvel pela instituio e documentados. EXPOSIES ACIDENTAIS DE SIGNIFICNCIA 1. Perfurao com agulha contaminada. 2. Ferida causada por instrumentais contaminados. 3. Contaminao de qualquer ferida aberta ou membrana mucosa por saliva, sangue ou qualquer outro fluido que possa transmitir doenas infecciosas. Observao: Exposio de pele intacta a fluidos corporais do paciente no considerada de importncia. PROCEDIMENTOS 1. Limpar imediata e cuidadosamente a ferida usando sabo antissptico e gua. Em caso de contaminao dos olhos, lav-los com soluo salina (Soro Fisiolgico), que deve estar disponvel nas dependncias do laboratrio. 2. Caso o paciente possa ser identificado e esteja presente, o responsvel pelo setor dever obter sua permisso para testes sorolgicos. 3. O responsvel pelo setor deve acompanhar o acidentado ao Local de referncia para notificar o acidente. Mediante sua autorizao, a amostra de sangue do paciente fonte dever ser testada o quanto antes. Devero ser realizados testes para hepatites B e C e para o vrus HIV.

28

4. A pessoa exposta tambm dever ser testada para os mesmos vrus. Caso seja vacinada contra a hepatite B, o seu nvel de anticorpos protetores dever ser avaliado, para que seja confirmada a presena de proteo. PROCEDIMENTOS COM AS VESTES 1. Ao chegar a casa, a roupa utilizada no laboratrio dever permanecer em um recipiente exclusivo, separado das demais peas de uso pessoal, at o momento da lavagem. 2. Ao lavar: Lavar separadamente das demais roupas de uso pessoal; Submeter a roupa temperatura de 70 C por 15 a 30 minutos ou mergulh-la em soluo aquosa de hipoclorito de sdio (gua sanitria diluda em 5 partes de gua) por 30 minutos; Proceder lavagem normal com sabo em p ou similares. 3. No deixar de passar as roupas de trabalho, pois o calor desenvolvido pelo ferro tambm ajuda a eliminar microorganismos. Ao entrar no laboratrio os funcionrios devero retirar jias, bijuterias e relgio e estar trajando: Roupa e calados fechados; Avental branco de manga comprida; Obs.: o jaleco somente dever ser utilizado nas dependncias do laboratrio. O seu uso fora dele terminantemente proibido Se o cabelo for comprido prender o cabelo ou utilizar gorro ou toca confeccionado em microfibra de polipropileno; DESINFECO DE SUPERFCIES E PROTEO COM BARREIRAS 1. As superfcies que sero tocadas ou pelo profissional ou por material contaminados durante os procedimentos devero ser desinfetadas com lcool 70% e protegidas com barreiras. 2. Como regra, essas superfcies devem ser minimizadas. 3. Procedimento de desinfeco: a desinfeco de superfcies dever ser feita usando lcool 70%, que deve ser esfregado por 60 segundos contra a superfcie a ser desinfetada (a aplicao do lcool 70% dever ser repetida trs vezes). Luvas grossas para limpeza e mscara devero ser usadas durante o procedimento de desinfeco, para evitar possveis irritaes pele e inalao direta da substncia desinfetante. PROCEDIMENTO DE COLETA DE AMOSTRAS: 1. Antes de coletar a amostra por puno, separar todos os componentes do kit que sero utilizados sobre uma superfcie limpa e seca. 2. O profissional dever estar com seu EPI (avental de manga longa, luvas, culos e mscara). 3. A amostra dever ser coletada conforme instrues do fabricante. 4. Escolher a ponta do dedo mdio, anelar ou indicador (qualquer destes que esteja com menos calosidade). 5. Se necessrio, aquecer a mo com uma toalha umedecida ou com gua aquecida para aumentar o fluxo de sangue local. Recomenda-se proceder ordenha, colocando-se a mo voltada para baixo. 6. Limpar a ponta do dedo com lcool e permitir a secagem pelo ar. Posicionar a mo com o lado da palma para cima.

29

7. Usar uma nova lanceta para cada pessoa. Colocar a lanceta aproximadamente sobre a lateral da ponta do dedo. 8. Pressionar firmemente a lanceta contra o dedo e perfurar a pele. 9. Descartar a lanceta em um recipiente apropriado para descarte de materiais de risco biolgico. 10. Segurar o dedo em uma altura menor que o cotovelo e pressionar leve e intermitentemente a base do dedo perfurado, vrias vezes para que o sangue flua. 11. Recolher o sangue com a pipeta ou ala (de acordo com o acessrio disponvel no kit em uso) na gota de sangue. 12. Evitar bolhas de ar Aplicar o material coletado no dispositivo do teste, observar todo o processo conforme orientaes da bula do fabricante.

30

Texto 6 - Aconselhamento em DST/HIV com nfase no atendimento pr e ps-teste ACONSELHAMENTO PARA DST/AIDS NO SUS A prtica do aconselhamento desempenha um papel importante no diagnstico da infeco pelo HIV/aids e outras DST e na qualidade da ateno sade. Contribui para a promoo da ateno integral, possibilitando avaliar os riscos desde que considere as especificidades de cada usurio ou segmento populacional. Inclui cuidar dos aspectos emocionais, tendo como foco a sade sexual e reprodutiva, o uso de drogas e os direitos humanos. Atualmente uma estratgia que se insere em vrios momentos do atendimento e em diversos contextos dos servios no SUS: Nas unidades bsicas de sade (UBS); Nas maternidades; Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA); Nos servios especializados de referncia para as DST/Aids (SAE, HD e ADT). No entanto, as equipes de sade ainda apresentam dificuldades na abordagem das questes relativas sexualidade, ao uso de drogas e sade reprodutiva das pessoas que vivem com HIV/Aids, percebendo-se intervenes insuficientes para atender necessidades especficas dos grupos populacionais mais vulnerveis ao HIV. Na utilizao do teste rpido como mtodo diagnstico da infeco pelo HIV, importante lembrar que os componentes da prtica de aconselhamento - troca de informaes, avaliao de riscos e apoio emocional - permanecem compondo a ao. A mudana trazida pelo novo mtodo o menor perodo de tempo entre coleta e resultado, diferenciando-o da metodologia tradicional. Esta mudana reduz o tempo para reflexo do usurio e compartilhamento com parceiros ou rede social da possibilidade de um resultado positivo, que, em algumas pessoas, auxilia na reduo do impacto do resultado. Ao mesmo tempo, exige maior habilidade do profissional no manejo de reaes emocionais, no reforo confiabilidade do teste e na agilidade no acolhimento da rede de ateno. O intervalo de tempo entre a coleta de sangue e a comunicao do resultado do teste rpido, um momento valioso para estreitar vnculo e qualificar o atendimento das demandas do usurio, principalmente aquelas relacionadas informao e preparao do resultado. O aconselhamento se fundamenta na interao e na relao de confiana que se estabelece entre o profissional e o usurio. O papel do profissional sempre da escuta das preocupaes e dvidas do usurio, desenvolvendo habilidade em perguntar sobre a vida ntima, com a finalidade de propor questes que facilitem a reflexo e a superao de dificuldades, adoo de prticas seguras, na busca da promoo da qualidade de vida. Para que todos esses objetivos sejam alcanados, fundamental que, durante todo o atendimento, a linguagem utilizada seja acessvel ao usurio.

31

A INTEGRALIDADE, SUBJETIVIDADE E COMPREENSO DOS DIVERSOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADES SO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A ABORDAGEM DE REDUO DE RISCOS
O ACONSELHAMENTO NA SITUAO DE TESTAGEM PARA O HIV ACONSELHAMENTO PR-TESTE (coletivo ou individual) Fazem parte desta etapa o acolhimento, estabelecimento de vnculo, mapeamento de situaes de vulnerabilidade e orientao sobre o teste. O grau de aprofundamento da abordagem destes contedos ir depender do conhecimento das DST/Aids, percepo de risco e disponibilidade de tempo de cada usurio. a) Apresentao e acolhimento importante que o profissional estabelea um ambiente favorvel para o dilogo. Ateno: - Ao nome do usurio; e o ao uso de nome social. - Assegurar privacidade mnima; - Destacar o objetivo do atendimento; - Reforar a garantia do sigilo; - Estimular a fala do usurio identificando fatores de vulnerabilidade e risco. b) Levantamento de conhecimento sobre DST/Aids, prticas de risco e vulnerabilidade Importante levar em considerao os distintos nveis de conhecimento da populao sobre transmisso, preveno e viver com HIV e Aids. Tais diferenas podem estar associadas ao nvel de escolaridade e renda, bem como percepo individual sobre risco e vulnerabilidade. A busca espontnea pela testagem por si traduz percepo de risco, permitindo abreviar este momento. A abordagem inicial permita identificar o conhecimento do usurio sobre DST e Aids, bem como iniciar o mapeamento das situaes de risco e vulnerabilidade em que ele possa estar inserido, motivao para a realizao do teste. Estes contedos devero ser complementados e aprofundados aps o resultado do teste, permitindo uma abordagem sobre aspectos de sua vida ntima, tais como prticas sexuais e uso de drogas ilcitas. Neste momento necessrio considerar: Prticas sexuais com e sem proteo (tipos de vnculo com parceria sexual, orientao e prticas sexuais, dificuldades no uso de preservativo); Uso de drogas (tipo e formas de uso, contextos de utilizao, hbitos dos parceiros, dificuldades no uso de preservativos sob efeito de lcool e outras drogas); Histrico de DST. c) Oferta e informaes sobre o teste anti-HIV Explicitar ao usurio o algoritmo dos diagnsticos e possveis resultados tanto do teste rpido como do sorolgico; No caso do teste rpido, o perodo de espera do resultado poder ser ocupado com atividades, como por exemplo, a disponibilizao e/ou leitura de material educativo, esclarecimento de dvidas com a equipe de sade, atividades de sala de espera tais como vdeo, palestras ou grupos de discusso, que dependem da organizao de cada servio para sua realizao. d) Entrega do resultado e aconselhamento ps-teste

32

Neste momento importante garantir o sigilo ao usurio, explicar o resultado do teste e orientar o usurio individualizando seu significado; importante utilizar as informaes j reveladas no momento anterior, complementando as informaes sobre, por exemplo, orientao e prticas sexuais, uso de lcool e outras drogas, levantando o mnimo necessrio de dados para contextualizar as orientaes sobre medidas preventivas e reduo dos riscos. d.1) Resultado negativo: Nesta situao a prioridade reforar as orientaes sobre as medidas de preveno para evitar futuras exposies de risco. necessria a ateno do profissional, pois a sensao de alvio deste momento pode desvalorizar a interveno para adoo de prticas seguras. Neste momento essencial: Explicar o significado do resultado negativo, reforando que a testagem no evita a transmisso em novas exposies; Verificar a possibilidade de janela imunolgica caso tenha ocorrido alguma exposio de risco nas 4 semanas que antecederam a realizao do teste, indicando retorno para retestagem aps 30 dias, ressaltando a necessidade de adotar as medidas de preveno; Lembrar que cada usurio tem suas especificidades e a necessidade que as orientaes considerem o estilo de vida ou a condio atual como por ex: dificuldades na negociao do preservativo, prticas sexuais sob efeito de drogas (lcitas e /ou ilcitas, inclusive o lcool), uso de preservativo nas diferentes prticas sexuais, com os diferentes tipos de parceiros (fixos ou eventuais); Reforar as informaes sobre risco e vulnerabilidade, orientando sobre a preveno de DST e Aids. Importante discutir com o usurio estratgias de reduo de riscos. Para pessoas que fazem uso abusivo de lcool e outras drogas: discutir estratgias de reduo de danos, reforando a necessidade do uso de preservativo e do no compartilhamento de seringas e agulhas - no caso de usurios de drogas injetveis (UDI). Considerar o encaminhamento para Programas de Reduo de Danos (PRD) e/ou Centro de Ateno Psicossocial para tratamento da dependncia qumica. Apoio emocional deve permear todo o atendimento; quando necessrio encaminhar o usurio para manejo na rea de sade mental. Resultado negativo para gestante Informar sobre o significado do resultado Avaliar a possibilidade de janela imunolgica Reforar sobre as medidas preventivas contextualizadas a cada gestante d.2) Resultado positivo: O impacto do resultado positivo costuma ser intenso, para o usurio e muitas vezes para o profissional. fundamental que o profissional esteja preparado para oferecer apoio emocional, respeitando o tempo do usurio. Informaes sobre o significado do resultado, as possibilidades de tratamento, encaminhamentos necessrios e orientao para adoo de medidas de preveno devero ser fornecidos de acordo com a condio emocional do usurio. Neste momento importante: Reafirmar o sigilo do resultado; Garantir pessoa o tempo necessrio para elaborao do diagnstico, exposio das dvidas e expresso dos sentimentos (raiva, ansiedade, depresso, medo, negao, etc.);

33

Lembrar que o resultado positivo no significa morte, enfatizando os avanos do tratamento da infeco pelo HIV (melhora da qualidade e expectativa de vida, reduo de morbimortalidade); Ressaltar a importncia do acompanhamento mdico e psicossocial para o controle da infeco e para garantia da qualidade de vida do usurio; Informar a importncia da testagem dos parceiros; Para pessoas que fazem uso abusivo de lcool e outras drogas: discutir estratgias de reduo de danos, reforando a necessidade do uso de preservativo e do no compartilhamento de seringas e agulhas - no caso de usurios de drogas injetveis (UDI) - para que o usurio reduza seus riscos de reinfeco e de transmisso para seus pares. Novamente considerar o encaminhamento para Programas de Reduo de Danos (PRD) e/ou Centro de Ateno Psicossocial para tratamento da dependncia qumica; Indicar grupos de apoio existentes na comunidade, no servio ou em ONG locais; Discutir estratgias de reduo de riscos que levem em conta as informaes coletadas no pr-teste, lembrando-se, principalmente, da vulnerabilidade, das questes relacionadas a gnero, de direitos reprodutivos, de diversidade sexual e de uso de drogas; Agendar consulta conforme fluxo do servio.

O profissional de sade deve garantir o tempo necessrio para que o usurio e somente ele, decida com quem e quando dever compartilhar esse diagnstico, prestando-lhe o suporte emocional necessrio durante este processo. SERVIOS CONTEXTOS I - PROGRAMAS DE AGENTES COMUNITRIOS DE SADE Os agentes comunitrios de sade tm um papel essencial na identificao das vulnerabilidades e risco para as DST nas comunidades que atuam. Para isso, importante que inclua na sua rotina um olhar sobre os diferentes contextos de vida dos diversos segmentos populacionais e tenham uma abordagem objetiva sobre os aspectos da sexualidade, do uso de drogas e direitos humanos. A relao do agente comunitrio de sade com a comunidade contribui para o aumento da procura do servio, para desmistificao da testagem anti-HIV e melhora a receptividade para o aconselhamento e mudana de prticas. muito importante que o agente comunitrio, como todo profissional da sade, esteja atento para no emitir juzos de valor, atitudes de preconceito ou quebra de sigilo. COMPETNCIA DO AGENTE COMUNITRIO DE SADE O atendimento qualificado do agente comunitrio de sade implica em: - Prestar informaes relacionadas s DST/AIDS; - Disponibilizar insumos de preveno; - Encaminhar os usurios para as unidades de sade para realizao da testagem, discutindo com a equipe as vulnerabilidades especficas de cada situao, preservando confidencialidade e sigilo; - Oferecer apoio nas situaes em que os usurios compartilham angstias; - Ter disponibilidade para o dilogo no processo de assimilao de um resultado, esclarecer dvidas sobre prticas preventivas e identificar referncias de apoio social.

34

II - UNIDADES BSICAS DE SADE (UBS) O aconselhamento na UBS pode ocorrer em grupos especficos ou na consulta. Qualificar o acolhimento melhora a receptividade dos segmentos mais vulnerveis para as DST. Inserir o tema DST/Aids em atividades de sala de espera favorece a adeso ao servio e a explicitao das necessidades particulares relacionadas s DST/Aids nas consultas individuais. Assim, amplia e dinamiza o aconselhamento no que concerne troca de informaes e estmulo a autopercepo de risco dos usurios. A etapa de avaliao de riscos e discusso de medidas preventivas mais especficas exercida mais plenamente em momentos individuais do atendimento, entretanto, a ateno para os aspectos emocionais e identificao de oportunidades para orientao preventiva devem ser constante. COMPETNCIA DA UBS NO ACONSELHAMENTO E TESTAGEM ANTI-HIV - Aconselhamento para preveno em DST/Aids - Avaliao de riscos nas consultas, nos grupos de educao em sade, no pr-natal e planejamento familiar, na demanda espontnea para a testagem do HIV e outras DST - Oferta e realizao do teste - Orientao quanto adoo de prticas seguras - Disponibilizao de insumos de preveno e orientao para seu uso correto - Agendamento de consultas conforme fluxo estabelecido - Apoio a aceitao do status sorolgico, adeso e fortalecimento das mudanas de prticas seguras III- MATERNIDADES A situao do parto no se constitui o momento ideal para o aconselhamento relacionado s DST/Aids. Diante da necessidade de realizao do teste anti-HIV para as mulheres que no tiveram a oportunidade durante o pr-natal, importante que se estabelea um vnculo e acolhimento mnimo para: - Informar da necessidade e vantagens do teste; - Obter o consentimento; - Sinalizar sobre um encontro ps-parto, para uma abordagem mais pormenorizada. Caso a parturiente no esteja no perodo expulsivo do trabalho de parto, recomendvel realizar o aconselhamento abordando a testagem e seus benefcios. Aconselhamento ps-teste aps o parto Considerando o perodo curto de permanncia na maternidade, importante criar oportunidades para o aconselhamento ps-teste proporcionando orientaes importantes para a qualidade de vida. Diante do resultado negativo Alm dos contedos anteriormente referidos: Rever e esclarecer informaes e orientaes recebidas no pr-natal e relacionadas s condutas realizadas durante e aps parto; Diante do resultado positivo Avaliar a necessidade de apoio para compartilhar o resultado com o parceiro e rede social;

35

Enfatizar sobre as condutas preventivas realizadas para a proteo do RN e outros procedimentos necessrios para a sade da me; Informar sobre a necessidade de acompanhamento e adeso ao tratamento Realizar encaminhamentos aps o parto para servios de referncia especializada para a me e sua criana.

IV SERVIO DE REFERNCIA conforme estabelecido pela estruturao da rede local O ingresso do usurio no servio de referncia com teste positivo estabelece a necessidade de reforar alguns aspectos que podem no ter sido adequadamente trabalhados no aconselhamento em funo da fragilidade emocional que permeia esta situao. Necessrio sempre avaliar se o significado do teste positivo foi compreendido, a necessidade de testagem do (a) parceiro (a) e iniciar o acompanhamento ambulatorial. PURPERA importante que a purpera que teve seu diagnstico estabelecido na maternidade, tenha um bom acolhimento e possa expor suas dvidas e angstias sobre seu status sorolgico e sobre o tratamento. Necessrio enfocar os seguintes aspectos: Conversar sobre os significados e percepes da mulher a respeito do resultado reagente; Avaliar os sentimentos da mulher em relao a ela e ao beb; Avaliar a necessidade de apoio para compartilhar o resultado com o parceiro e rede social; Verificar se o parceiro foi testado, e a necessidade de apoio para encaminh-lo; Enfatizar a importncia e avaliar as dificuldades da adeso ao tratamento V CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) Os CTA foram estruturados a partir do final dos anos 80, para possibilitar o acesso ao diagnstico do HIV com anonimato para populaes que se percebem em risco para o HIV. Tem como principal atribuio a captao de segmentos mais vulnerveis. As maiorias destes centros esto organizadas com equipes multidisciplinares dedicados exclusivamente s aes de diagnstico e aconselhamento do HIV, sfilis e hepatites virais B e C, permitindo um tempo maior de contato com o usurio e possibilitando uma avaliao de risco e fortalecimento de estratgias de reduo de vulnerabilidades mais detalhada. Compete ao CTA - Realizao do Aconselhamento Pr e Ps-teste; - Encaminhamento dos usurios para os servios especializados em DST, Aids e Sade Mental e UBS conforme cada caso; - Retestagem dos casos identificados na situao de janela imunolgica; - Orientao e disponibilizao dos insumos de preveno - Realizar aes de estmulo, realizao da testagem e orientaes sobre prticas seguras na comunidade, articulados com PACS/PSF e UBS. A seguir, um roteiro de perguntas para ser utilizado como referncia para avaliao de risco mais aprofundada no ps-teste.

36

Roteiro para avaliao de risco e vulnerabilidade Motivao para testagem e conhecimento 1. Porque voc quer fazer o teste anti-HIV? 2. Voc j fez o teste anti-HIV alguma vez? Quando? Por qu? 3. O que voc sabe sobre o HIV e a Aids (identificar formas de transmisso, preveno e diferena entre HIV e Aids)? Avaliao de Risco - mapeamento e aprofundamento: 4. Voc viveu alguma situao em que considera ter se exposto ao risco de infeco pelo HIV? Quando? Qual? 5. Voc tem relaes sexuais s com homens, s com mulheres ou com homens e mulheres? 6. Estas relaes so estveis ou eventuais? 7. E que tipos de prticas sexuais voc costuma ter: sexo anal, vaginal e / ou oral? 8. Dentre essas prticas, em quais vocs usa preservativo e em quais no usa? 9. E com que parceiros voc usa e com quais no usa? 10. Voc j teve ou tem sintomas de alguma Doena Sexualmente Transmissvel? 11. Voc faz uso de drogas (inclusive lcool)? Quais? Em que situaes? Com que freqncia? 12. Voc compartilha equipamentos (seringa, agulha, canudo, cachimbo) para uso de drogas? 13. Algum dos seus parceiros usa drogas? Quais? Como? Em que situaes? 14. Voc acha que quando voc ou seu parceiro est sob efeito de drogas mais difcil usar o preservativo na relao sexual? 15. Voc sabe usar o preservativo? (demonstrar o uso correto) 16. Voc recebeu transfuso de sangue e/ou derivados antes de 1993 *? 17. Voc j vivenciou ou vivencia alguma situao de violncia fsica? E de violncia sexual? 18. Voc conhece a prtica sexual, uso de drogas e histrico de DST e HIV de seu (s) parceiro (s) atual (is)?

*A Lei n 7.649/88 estabeleceu a obrigatoriedade da realizao de exames laboratoriais para deteco das infeces por hepatite B e HIV, entre outras. A partir deste ano, ento, todo o sangue para transfuso passou a ser considerado seguro em relao a estas infeces. Em 1993, a Portaria n. 1376 definiu a excluso definitiva da doao de todos os indivduos com sorologia positiva para o HIV, com histria de pertencer e/ou ter pertencido a grupos de risco para Aids e/ou que seja ou tenha sido parceiro sexual de indivduos que se incluam naquele grupo (...), candidatos que tenham histria de hepatite viral aps 10 anos de idade e/ou teste positivo para HBsAg, e/ou de teste positivo anti-HCV e/ou nveis de ALT alm de duas vezes o valor normal em mais de uma ocasio e/ou teste positivo para anti-HBc em mais de uma ocasio (...) e indivduos que sabidamente tenham tido hepatite viral no do tipo A, antes dos 10 anos de idade.

37

Texto 7 - PRINCIPAIS VULNERABILIDADES E RISCOS PARA A INFECO PELO HIV O aconselhamento para as DST/aids constitui-se num processo de dilogo entre o profissional de sade e o usurio do servio acerca das vivencias deste em relao aos riscos de infeco pelo HIV e das possibilidades de adoo de medidas preventivas. preciso que o profissional de sade esteja atento para ouvir as vivncias do usurio, suas experincias, dificuldades, dvidas, crenas, pois isso que lhes permitir identificar conjuntamente os contextos de vulnerabilidade e os riscos presentes na vida de cada pessoa que busca o servio, bem como as possibilidades de proteo de que cada uma dispe. O que risco? a probabilidade que indivduos ou grupo de pessoas tm de adquirirem alguma doena. um conceito muito til na epidemiologia, pois permite a quantificao das chances de adoecimento desses indivduos ou grupos e, assim, a elaborao de aes ou intervenes que reduzam essas chances. No caso do HIV, por exemplo, podemos dizer que todas as pessoas que compartilham seringas quando usam drogas injetveis ou que tm relaes sexuais sem camisinha correm o risco de se infectar pelo HIV. Apesar da grande importncia deste conceito para compreendermos a epidemia de aids e muitas outras doenas, preciso levar em considerao que vivemos em uma sociedade dinmica e complexa e que, por isso mesmo, nem todos dispem das mesmas possibilidades e condies de se proteger de todos os riscos de adoecimento que existem. Muitas vezes, as pessoas vivem situaes de risco que independem de sua vontade. para nos ajudar na compreenso dessas situaes que utilizamos a noo de vulnerabilidade. O que vulnerabilidade? a interao de fatores individuais e coletivos que fazem com que diferentes pessoas e grupos estejam mais ou menos suscetveis a infeces e adoecimentos, uma vez que dispem de maiores ou menores possibilidades de se proteger ou se prevenir. Significa dizer, ento, que todas as pessoas esto suscetveis a adquirir doenas ou a sofrer danos no dia a dia de suas vidas, mas algumas tm maiores condies de evit-las porque dispem de mais recursos (informaes, emprego, renda, escolaridade) do que outras. No caso do HIV e das outras DST, por exemplo, dificuldades econmicas podem impedir o acesso de algumas pessoas ao preservativo e aos servios de sade, o que aumentar as chances dessas pessoas terem mais relaes sexuais desprotegidas do que aquelas que conseguem comprar os preservativos. Outras situaes que determinam diferentes vulnerabilidades entre as pessoas so o acesso a aes e servios de educao, a idade, o gnero, o acesso aos meios de informao, entre outros. Quando atuamos na perspectiva da vulnerabilidade estamos no apenas identificando as situaes em que as pessoas correm maior ou menor risco de se expor s DST, ao HIV ou de fazer uso de drogas, mas sim, procurando compreender os diferentes contextos de vida e contribuir para que cada pessoa perceba as chances que tm de se infectar ou se proteger. Para melhor compreender os diferentes contextos de vulnerabilidade existentes, podemos analis-la a partir de 3 dimenses: individual, social e programtica. Vulnerabilidade Individual: refere-se aos conhecimentos e comportamentos de cada pessoa e que as deixam mais ou menos expostas aos riscos de infeco pelo HIV. Alguns fatores relacionados a essa dimenso da vulnerabilidade so: falta de acesso a informaes e a

38

atividades educativas sobre as formas de transmisso e preveno das DST/HIV; pouca motivao ou sensibilizao pessoal para avaliar e compreender os riscos de infeco a que esto expostas; pouca habilidade para adotar medidas preventivas, incluindo hbitos de vida mais seguros. importante destacar, entretanto, que esses comportamentos no devem ser entendidos como resultado apenas da vontade e da livre escolha de cada um, mas sim na sua relao com o contexto em que vivem as pessoas e as condies que elas tm de modificar tais contextos. Vulnerabilidade Social: refere-se s formas de organizao de cada sociedade - suas crenas, seus hbitos, seus costumes, a distribuio do poder entre os grupos - que faz com que pessoas pertencentes a diferentes grupos sociais disponham de maior ou menor acesso aos recursos materiais, escola, aos servios de sade e com isso tenham mais ou menos chances de modificar seus comportamentos e seus contextos de vida. Por exemplo, nas sociedades em que as mulheres tm menor poder do que os homens tem menos oportunidades de irem escola, recebem salrios menores, so sobrecarregadas com os cuidados da casa e da famlia elas tendem a depender economicamente de seus companheiros ou maridos e com isso passam a ter menores chances de negociar o uso do preservativo nas relaes sexuais. Outro exemplo seria nas sociedades em que as comunidades indgenas so discriminadas pelos demais grupos. A discriminao poder dificultar o acesso dessas comunidades a bens como emprego, escola e servios de sade, fazendo com que dessa forma tenham menores chances de obter informaes e insumos para se prevenir do HIV. Vulnerabilidade Programtica: diz respeito ao compromisso dos governos e das instituies da sociedade civil em desenvolver aes voltadas para a promoo, preveno e a recuperao da sade das populaes, mobilizando os recursos (financeiros, humanos, polticos) necessrios e articulando essas aes. Quanto maior for esse comprometimento, maiores sero as chances das pessoas terem acesso aos recursos de que necessitam para se protegerem ou se tratarem no caso do HIV, informaes, preservativos, seringas, testagem, aconselhamento, medicamentos, entre outros. A existncia, por exemplo, de aes de educao em sade e de aconselhamento para HIV voltadas para comunidades indgenas que respeitem seus valores e que possam ser traduzidas para os idiomas dessas comunidades aumentam sensivelmente as possibilidades de seus membros adotarem medidas de preveno frente aos riscos de infeco que vivenciam. Tendo essas reflexes em mente, podemos agora pensar sobre como abordar os riscos e vulnerabilidades no processo de aconselhamento: Prticas sexuais sem preservativos: No Brasil, as aes desenvolvidas para a preveno das DST/Aids primam pela recomendao do uso do preservativo em todas as relaes sexuais. Abordagens que recomendam a diminuio do nmero de parceiros, a abstinncia e a fidelidade so pouco factveis e viveis e desrespeitam o direito que cada pessoa tem de decidir quando e com quem se relacionar sexualmente e por isso no compem o elenco de estratgias voltadas para a preveno no pas. Abordar as diversas prticas sexuais (anal, vaginal, oral), destacando as diferentes vulnerabilidades masculinas e femininas (biolgica e de gnero) fundamental para que homens e mulheres percebam as situaes de risco que vivenciam, no apenas a partir do seu comportamento sexual, mas tambm de suas parcerias (homo e/ou heterossexual).

39

importante lembrar que diversas situaes podem dificultar a negociao do uso do preservativo, tais como a crena na fidelidade entre as parcerias estveis, a pratica do sexo comercial, a dependncia econmica de um dos parceiros, a violncia sexual, entre outros. Uso de Drogas O uso, o abuso e a dependncia de substncias psicoativas sempre estiveram sujeitos ao julgamento moral. Entretanto, as pessoas que usam drogas tm direito, como todos os cidados, de ter acesso aos servios de sade e de terem suas necessidades atendidas, sem que sejam obrigadas a parar de us-las. fundamental que os profissionais de sade estejam dispostos a conversar com os usurios sobre o uso de drogas sem julg-los, perguntando objetivamente sobre isso, independentemente da idade, pois este um fator de vulnerabilidade importante e que muitas vezes no revelado pelo usurio por receio de denncias polcia e a famlia. A nfase exclusiva na abstinncia como hbito saudvel pode afastar o usurio do servio, uma vez que nem todos desejam ou conseguem parar de usar drogas. Ao longo dos atendimentos, preciso que sejam discutidas alternativas diversas para manuteno da sade deste usurio, na perspectiva da reduo de danos. Quando a demanda para o tratamento visando abstinncia for solicitada pelo prprio usurio fundamental que o servio conte com os mecanismos necessrios para encaminh-lo a um servio especializado. No que concerne preveno do HIV, importante tambm que sejam abordados o efeito do uso de substncias sobre as prticas sexuais. Muitas drogas - como lcool, maconha, cocana, ecstasy alteram os sentidos e a percepo de risco dos usurios e podem dificultar o uso do preservativo nas relaes sexuais. No caso das drogas injetveis, o compartilhamento de agulhas, seringas e recipientes para a diluio da droga (cocana) so prticas de altssimo risco para a infeco do HIV. Deve-se recomendar a utilizao de equipamentos individuais e, sempre que possvel, disponibiliz-los nos servios de sade. Para o pblico que faz uso de drogas, a solicitao do teste de hepatites B e C, bem como as orientaes sobre vacinas e preveno so fundamentais. No caso dos usurios de drogas soropositivos com indicao para tratamento com antirretrovirais, necessria ateno especial visando adeso ao tratamento e ao esclarecimento de que o uso de drogas no os impede de utilizar os medicamentos. A nica droga que j se observou interao com antirretrovirais com graves conseqncias o ecstasy. No caso do lcool, sabe-se que seu uso concomitante com antirretrovirais pode potencializar o desenvolvimento de doenas hepticas. No entanto, a suspenso do uso dos antirretrovirais tem conseqncias muito mais graves e no deve ser recomendada em funo do uso de lcool. Presena de outras Doenas Sexualmente Transmissveis - DST A existncia de uma DST aumenta as chances de uma pessoa se infectar pelo HIV, pois pode gerar leses nos rgos genitais e diminuir a imunidade do portador de DST. Alm disso, ter tido uma DST significa que a pessoa no est usando a camisinha e, portanto, est se expondo ao HIV. importante que estas doenas sejam diagnosticadas precocemente e que sejam oferecidas informaes claras sobre elas aos usurios dos servios de sade. Os usurios devem ser orientados sobre a importncia do tratamento de suas parcerias e o servio deve buscar formas de promover o acesso dessas parcerias ao tratamento.

40

No caso das mulheres, em especial, preciso alertar para a preveno e tratamento da Sfilis e as conseqncias no caso de uma gravidez. Abaixo esto algumas questes objetivas para uma avaliao de risco junto ao usurio. Cabe ao profissional verificar a pertinncia destas questes em cada atendimento. Este roteiro no uma camisa de fora e, para que assim no parea, fundamental promover um dilogo que permita a abordagem destes assuntos de forma que fique claro para o usurio quais as situaes que potencialmente o colocaram em risco de infectar-se pelo HIV ou por outras DST. A partir desta compreenso ele poder refletir sobre estratgias viveis para preveno dos riscos por ele vivenciados e decidir se far o teste anti-HIV. Comportamento sexual pessoal 1. Quantos parceiros sexuais teve no ltimo ano? 2. Praticou sexo com um parceiro novo ou diferente nos ltimos trs meses? 3. Tipo de relao sexual: sexo anal, vaginal e oral. Com ou sem proteo? 4. Teve qualquer outra DST no ltimo ano? Uso de droga 1. Usou lcool ou outras drogas antes ou durante o sexo? Quais? (Esta uma questo importante pelo fato das drogas poderem alterar a percepo de risco e atitude preventiva). 2. Usa droga injetvel? Compartilha seringa e/ou equipamentos? (No uso de droga injetvel, compartilhar seringas e os demais equipamentos representa um alto risco de infectar-se ou transmiti-lo). Outros fatores de risco pessoal 1. Recebeu transfuso de sangue e/ou derivados? Quando? 2. Tem alguma tatuagem? Foi feita com material descartvel? 3. Participou de algum ritual que envolva o compartilhamento de objeto prfuro cortante. 4. Outros fatores de risco. Comportamentos dos parceiros (as) sexuais 1. Fazem sexo com outras pessoas? 2. Tm ou j tiveram alguma DST? 3. So portadores do HIV? 4. Usam drogas? Atitudes de proteo do usurio 1. Quais so os cuidados que o usurio adota para proteo contra DST e HIV? 2. Usa preservativo? Com que freqncia? Com quem? 3. Quais as dificuldades que o usurio enfrenta para adotar atitudes preventivas?

41

Texto 8 Organizao de Servio Preparando a implantao do TRD HIV A implantao do TRD HIV na unidade envolve adequao de aspectos organizacionais e por vezes estruturais. importante lembrar que o TRD HIV na unidade ser realizado a partir da puno digital e tambm provavelmente da amostra colhida via puno venosa no caso do usurio realizar mais de um exame simultaneamente, por exemplo, no caso do CTA, exames para sfilis e hepatites B e C. O papel do treinando que est sendo capacitado para a realizao do TRD HIV em sua unidade de origem contribuir para sua implantao. O profissional capacitado deve ser capaz de informar gerncia da unidade que aspectos devem ser considerados na implantao desta estratgia diagnstica. Alm disso, o profissional capacitado deve ser capaz de sensibilizar e esclarecer o que e como funciona o TRD HIV. Para tanto cada profissional tem a sua disposio a apostila e o material de apoio com as aulas disponibilizadas em CD. A primeira questo que se coloca : O gestor e coordenao de DST/AIDS apiam a implantao do TRD HIV em seu municpio? O apoio do gestor e coordenao municipal de DST/AIDS fundamental para o sucesso da implantao do TRD HIV em seu municpio. Portanto o primeiro passo certificarse deste apoio. So quatro as principais dimenses a serem consideradas na implantao do TRD HIV: a. Sensibilizao da equipe, profissionais da unidade e divulgao do TRD HIV na comunidade e entre os usurios do servio, b. Espao fsico e equipamentos, c. Disponibilidade dos insumos e material de apoio, d. Organizao do fluxo e definio de papis. A seguir discorreremos sobre cada um deles em particular. Sensibilizao da equipe, profissionais da unidade e divulgao do TRD HIV na comunidade e entre os usurios do servio Embora o processo de implantao no Brasil esteja em andamento desde 2004 e no Estado de So Paulo desde 2006 ainda enfrentamos resistncias devidas ao desconhecimento dos profissionais acerca desta metodologia diagnstica. Por isso, no processo de implantao preciso informar e esclarecer os profissionais da unidade. Para tanto podem ser utilizados os espaos de reunio alm de outras estratgias. Parte desta divulgao inclui a demonstrao da metodologia e o esclarecimento de dvidas. importante que os mdicos sejam particularmente considerados nesta divulgao uma vez que eles devem ser capazes de reconhecer a validade diagnstica desta metodologia sem necessidade de realizao de testes confirmatrios posteriores. Na unidade a implantao no pode ocorrer baseada em um nico profissional. Desta forma importante encontrar as pessoas-chave que podero apoiar a implantao. Evidentemente a coordenao da equipe, a direo da unidade podem ser consideradas pessoas-chave mas tambm outros profissionais de sua equipe mais mobilizados e motivados podem s-lo. O processo de informar esclarecer profissionais de sade pode levar vrios encontros. Alguns municpios tm aproveitado este momento para divulgar a estratgia para alm da equipe que realizar o TRD HIV realizando eventos que incluem profissionais de sade da rede municipal de sade, laboratrios, coordenadores de programas. Outro aspecto prever a divulgao do TRD HIV para a populao e principalmente para os usurios do servio onde ser ofertado. O tema pode ser inserido em trabalhos de grupo j existentes, trabalhos de sala de espera, exposio de cartazes, distribuio de

42

folderes etc. importante lembrar o papel estratgico dos profissionais saberem esclarecer as duvidas de usurios durante as consultas e atendimentos realizados na unidade. Quanto divulgao para a populao em geral os municpios tm utilizado estratgias diversas como dar entrevistas em rdios e TV locais, usar carros de som, faixas, realizar campanhas, levar o TRD HIV e material informativo a eventos, expor outdoors, etc. Muitos tm receio de que isto gere um enorme afluxo de pessoas buscando o teste no servio, mas isto no tm acontecido. Por vezes h um aumento num perodo muito curto e importante que o municpio no deixe de divulgar o TRD HIV em seu municpio por receio de aumento na demanda. Adequao do espao fsico e aquisio de equipamentos A primeira questo a ser definida neste aspecto o local de realizao do procedimento do teste. Se uma sala for reservada para a realizao do procedimento importante que tenha o piso lavvel, seja bem iluminada, tenha pia (no obrigatrio mas recomendvel). O fundamental que a sala tenha condies de higiene e garanta privacidade. No entanto, muitas unidades sofrem com falta de espao fsico e no necessrio dispensar uma sala exclusivamente para a realizao do TRD HIV. possvel utilizar-se um carrinho mvel para execuo do TRD HIV em qualquer sala disponvel na unidade (tipo carrinho de emergncia). Neste carrinho mantm-se todo o material necessrio para a realizao do TRD HIV, formulrios, insumos de testagem, biossegurana e pop resumido atualizado. Na unidade importante verificar a presena de equipamentos necessrios sua realizao no servio: geladeira prpria, cronmetro, aventais para funcionrios, mesa impermevel. No caso de utilizar-se a mesma geladeira que armazena as amostras at que sejam enviadas ao laboratrio utilizar estantes distintas colocando os testes na prateleira superior da geladeira. Nunca armazenar os testes na geladeira com vacinas ou medicamentos. Disponibilidade dos insumos para a realizao do teste e material de apoio (formulrios) Pode parecer bvio, mas nunca demais lembrar de verificar se todos os componentes necessrios realizao do algoritmo completo esto presentes: testes, tampes, pipetas coletadoras, lancetas, caixa de descarte, material para limpeza, luvas, almotolia com soro fisiolgico. Lembre que parte da credibilidade e confiabilidade no teste depende de como o teste realizado e se os profissionais demonstram cuidado e domnio da tcnica. Alm dos insumos descritos acima necessria a preparao prvia dos formulrios que sero utilizados no processo (materiais de apoio): ficha de controle de estoque, folha de trabalho de realizao dos testes, formulrios para emisso de laudo diagnstico, fichas de atendimento, registro controle de temperatura da geladeira, check- list dos procedimentos de testagem. Este item foi especificamente abordado durante a capacitao e os modelos esto anexados nesta apostila. Cada unidade deve inserir seus logos e adequar os formulrios sua realidade. Lembrando que nenhum item pode ser retirado deles apenas acrescentados. Alm do material de apoio reiteramos aqui a importncia de elaborao do POP abordado em outro texto. S relembrando, lembrar de manter a documentao do POP atualizada e arquivada em local acessvel. Organizao do fluxo e definio de papis Este item talvez seja o mais dinmico e mutvel no processo de implantao do teste. Trata-se de definir com gerncia do servio, equipe e demais profissionais envolvidos o fluxo e papel de cada um na oferta e realizao do TRD HIV no CTA. Para organizar o fluxo considere as seguintes perguntas como guia:

43

Como ser ofertado o teste rpido no servio? Qual o fluxo de atendimento para demanda espontnea? Qual o fluxo de atendimento para usurios para os quais o TRD HIV ofertado? Onde ser realizado o procedimento? Quem o realizar o TRD HIV? Quem realizar aconselhamento pr e ps-teste? Onde sero armazenados os insumos? Quem responsvel pelo controle de estoque dos testes e formulrios utilizados? Quem ser responsvel pelo controle da temperatura? Quem responsvel por solicitar testes ao GVE da regio? Depois de definido o fluxo considerar a implantao de uma fase piloto que pode ser de dias, uma semana, uma quinzena, etc. Posteriormente reavaliar o que precisa ser aperfeioado no fluxo para que o TRD HIV se incorpore na rotina do servio. Muitos servios tm optado pela realizao do teste por um profissional e pela realizao do aconselhamento pr e ps-teste por outro para otimizar o tempo. imprescindvel que o profissional que iniciar o processo de aconselhamento com o usurio seja o mesmo que entregue o resultado. Lembrar que o profissional num dia pode ser responsvel pela realizao do procedimento do teste e emisso do laudo e em outro ficar responsvel pela parte do aconselhamento. O processo tambm pode ser todo feito pelo mesmo profissional que vai do pr-teste, realizao do procedimento e entrega do resultado (laudo) no aconselhamento ps-teste. Nenhum resultado de teste deve ser entregue sem o aconselhamento ps-teste.

44

Anexo I - Relao de profissionais de sade segundo Ministrio do Trabalho candidatos realizao do TRD HIV

45

FORMULRIO A - LISTA DE PRESENA LISTA PRESENA CAPACITAO - Data _____/ _____/ ________ Perodo: M ( Nome 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Assinatura Formao Municpio/servio ) T( ) Email

46

FORMULRIO B - FOLHA DE TRABALHO DE REALIZAO DOS TESTES RPIDOS


NOME DO TCNICO: ___________________________________________________________________________________ DATA: _____/____/________ TESTES : RAPID CHECK - LOTE ____________________________________ VALIDADE _____/_______/____________ BIO-MANGUINHOS - LOTE ________________________________ VALIDADE _____/_______/_____________

NMERO DE REGISTRO (SENHA + INICIAIS)

RESULTADOS RAPID-CHECK BIO-MANGUINHOS CONCLUSO DO RESULTADO HIV RUBRICA DO TCNICO

LEGENDA DOS RESULTADOS: 1) POSITIVO =POS ; 2) NEGATIVO =NEG; 3) INVLIDO = INV ; 4) NO REALIZADO = NR

47

FORMULRIO B1 - FOLHA DE TRABALHO DE REALIZAO DOS TESTES RPIDOS


NOME DO TCNICO: ___________________________________________________________________________________ DATA: _____/____/________ TESTES : TR SFILIS - LOTE ___________________________________ VALIDADE _____/_______/____________ RAPID CHECK - LOTE ____________________________________ VALIDADE _____/_______/____________ BIO-MANGUINHOS - LOTE ________________________________ VALIDADE _____/_______/_____________

NMERO DE REGISTRO (SENHA + INICIAIS) TR SFILIS

RESULTADOS CONCLUSO DO RESULTADO RAPID-CHECK BIO-MANGUINHOS HIV RUBRICA DO TCNICO

LEGENDA DOS RESULTADOS: 1) POSITIVO =POS ; 2) NEGATIVO =NEG; 3) INVLIDO = INV ; 4) NO REALIZADO = NR

48

FORMULRIO B2 - FOLHA DE TRABALHO DE REALIZAO DOS TESTES RPIDOS


NOME DO TCNICO: ___________________________________________________________________________________ DATA: _____/____/________ TESTES : RAPID CHECK - LOTE ____________________________________ VALIDADE _____/_______/____________ BIO-MANGUINHOS - LOTE ________________________________ VALIDADE _____/_______/_____________

NMERO DE REGISTRO (SENHA + INICIAIS)

RESULTADOS HEPATITE B HEPATITE C RUBRICA DO TCNICO

LEGENDA DOS RESULTADOS: 1) POSITIVO =POS ; 2) NEGATIVO =NEG; 3) INVLIDO = INV ; 4) NO REALIZADO = NR

49

FORMULRIO C

MINISTRIO DA SADE SECRETARIA DE VIGILNCIA EM SADE DEPARTAMENTO NACIONAL DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

O Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais e as Coordenaes Estaduais de DST/Aids e Hepatites Virais esto promovendo a capacitao para executores dos testes rpidos (HIV, sfilis ou Hepatites), nos dias ____, ____ de __________ de ______. Para que possamos realizar a capacitao, necessitamos de uma quantidade de amostras de sangue total coletada por puno digital de alguns voluntrios. Essas amostras sero utilizadas na realizao dos testes rpidos (HIV, sfilis ou hepatites) logo aps coleta, durante o treinamento. Os testes rpidos sero realizados pelos participantes do treinamento sob a superviso dos instrutores. Nesse treinamento voc poder colaborar como voluntrio, consentindo e permitindo a coleta de amostra de sangue da polpa digital e a realizao dos testes rpidos.

CONCORDO QUE SEJAM REALIZADOS OS TESTES RPIDOS (HIV, sfilis e hepatites) A PARTIR DE AMOSTRA COLETADA DA MINHA POLPA DIGITAL, DURANTE A CAPACITAO DOS TESTES RPIDOS NO PERODO DE ____, ____ DE _____________ DE _______.

Nome do Voluntrio:_____________________________________________________. Assinatura: ____________________________________________________________. R.G. __________________________________________________________________. Local da capacitao: Data:

50

51

FORMULRIO D - Instrumentos de planejamento para implantao do TRD Avaliar: Sensibilizao da gesto e equipe O que tenho? O que preciso? Aes Responsveis Prazo

Espao fsico e equipamentos

Disponibilidade dos Insumos e materiais de apoio

Organizao do fluxo e definio de papis

52

FORMULRIO E - AVALIAO FINAL DA CAPACITAO Ao preencher esta ficha de avaliao, voc est contribuindo para o aperfeioamento de futuras capacitaes. Marque com um X os itens propostos, de acordo com a escala de valores abaixo mencionada. Sempre que achar necessrio, faa observaes que possam esclarecer a escolha feita. Escala de valores: 1. Insuficiente 2.Ruim 3.Regular 4.Bom 5.timo ITENS Alcance dos objetivos propostos Contedo da capacitao Distribuio da carga horria Material utilizado Abordagem dos temas Instrutoras Trabalhos em grupo Plenrias Conduo do curso Organizao do curso Infraestrutura (local, alojamento, alimentao, etc.) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (1) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (2) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (3) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (4) (5) (5) (5) (5) (5) (5) (5) (5) (5) (5) (5)

Agora responda de forma crtica as seguintes questes: 1. Se voc pudesse participar de outra capacitao sobre este tema, que assuntos gostaria de aprofundar, retirar ou acrescentar?

2. Qual a sua avaliao sobre a metodologia adotada nesta capacitao?

3. Em quais aspectos voc acha que est capacitao contribuir no desempenho de suas atividades?

4. Que comentrios, crticas e sugestes voc faria a respeito desta capacitao?

53

FICHA DE ATENDIMENTO
Identificao da Unidade Nome da Unidade: Data: _____/_____/________ Nome profissional/rubrica:

Identitificao do usurio - Nome social: _____________________________________________________ Nome do usurio:_______________________________________________________________________________ Nome da me: _________________________________________________________________________________ Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Travesti ( ) Transexual ( ) Gestante:( )Sim ( )No Raa/Cor (auto-referida): ( ) Branca ( ) Preta ( ) Parda ( ) Amarela ( ) Indgena Data de nascimento : ______/______/__________ Idade: _________ [se estrangeiro] Local de residncia Municpio :______________________________________________________________ Bairro: ___________________________________________________________________ Estado: Pas: Abordagem Consentida Permite contato: Tipo de contato: ( ) Telefone ( ) Correio ( ) e-mail ( ) Sim ( ) No ( ) Visita ( ) Outro, qual: Se permite visita ou por correio coletar endereo: _____________________________________________________________________________________________________ Se permite telefone : N _____________________________________________________________________________ Assinatura ( ) Apenas com o (a) prprio (a) e/ou do usurio: ( ) Falar com : Situao Conjugal : ( ) Casado(a)/uniao estavel ( ) Separado(a) ( ) Solteiro(a) ( ( ) Vivo(a) ) No Informado Escolaridade (anos concludos): ( ) Nenhuma ( ) de 8 a 11 ( ) de 1 a 3 ( ) 12 ou mais ( ) de 4 a 7 ( ) Ignorado ( ) No ( ( ) Servio/Prof de Sade ) Servio de informao telefnica

a primeira vez que faz um teste anti-HIV na vida? ( ) Sim Como ficou sabendo do servio? ( ) Material de divulgao ( ) Banco de Sangue ( ) Amigos/Usurios ( ) Jornais/rdio/TV ( ) Escola ( ) Outra, qual:

Tipo de parceiro nos ult. 12 meses: N de parceiros sexuais nos ultimos 12 meses: ( ) Nunca teve relaes sexuais ( ) Nenhum ( ) 11 a 20 ( ) S homens ( )1 ( ) 21 a 50 ( ) S mulheres ( )2 ( ) 51 a100 ( ) Homens e Mulheres ( )3a5 ( ) + de 100 ( ) Travestis/Transexuais ( ) 6 a 10 ( ) No Informado ( ) No Informado Tipo de exposio Recorte Populacional: ( ) Relao sexual sem camisinha ( ) Transm/ Materno-infantil ( ) Usuario de Drogas ( ) Uso de droga injetvel (UDI) ( ) Hemoflico/Transfuso ( ) Usuario de Drogas INJETAVEIS ( ) Uso de outras drogas (UD) ( ) No possui risco ( ) Profissional do sexo ( ) Outros, quais: ( ) Homem que faz sexo com homem Teve alguma DST nos lt. 12 meses? ( ) Sim ( ) No ( ) Outro: Uso de Drogas ( ) Bebe ou j bebeu lcool com frequencia na vida: ( ) Usa ou usou drogas injetveis (na veia) ( ) Nunca usou ( ) Usa ou usou outras drogas ( cocana, crack, ecstasy, etc) ( ) Tem ou teve parceiro(a) que usou drogas injetveis Uso de camisinha nas relaes com parceiro(a) fixo(a): ( ) Nunca ( ) Sempre ( ) s vezes ( ) No tem parceiro(a) fixo(a) Uso de camisinha nas relaes com parceiro(a) eventual: ( ) Nunca ( ) Sempre ( ) s vezes ( ) No tem parceiro(a) eventual: Exame de HIV ( ) Convencional ( ) TRD HIV Resultado do exame anti-HIV: ( )Reagente ( ) NO reagente ( )Discordante ( )Indeterminado

54

Ministrio da Sade PN-DST\AIDS

CTA - CENTROS DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO


Data FORMULRIO2 DE Atendimento 3

N Requisio

1 Local (instituio) de Origem / Encaminhamento 4 Orientador(es)/Profissional

Tipo de Orientao (Pr-Teste) [ 1] Individual [ 3] Nenhuma [ 2] Coletiva [ 4] Individual e Coletiva | | | | 5 1 Atendimento no CTA 6 Vai Fazer Coleta 7 1 Amostra [ 1 ] Sim [ 2 ] No [ 1 ] Sim [ 2 ] No [ 1 ] Sim [ 2 ] No 9 Teste Nominal [ 1] Sim [ 2] No 10 Mostra Nome Etiqueta [ 1 ] Sim [ 2 ] No

8 N Requisio Anterior (obrigatrio p/ 2 Amostra)

11 N do Pronturio/Protocolo

12 Nome do Usurio ou Senha 15 Idade Gestacional (Meses) 16 Data Nascimento 17 Estado Civil (Situao conjugal) [ 1] Casado/Amigado [ 3] Separado | [ 4] Vivo [99] No infor. [ 2] Solteiro(a) 20 Ocupao

| | | | | | | | | | |
13 Sexo 14 Gestante [ 1 ] Masc. [ 2 ] Fem. [ 1 ] Sim [ 2 ] No 18 Raa/Cor [ 1] Branca [ 3] Amarela [ 5] Indgena [ 2] Preta [ 4] Parda [99] Ignorado 21 Nmero do Carto SUS

19 Escolaridade (anos estudos concludos) [ 1] Nenhuma [ 3] De 4 a 7 [ 5] De 12 a mais [ 2] De 1 a 3 [ 4] De 8 a 11 [99] -Ignorado 22 Nome da me

23 Permite Contato * [ 1 ] Sim [ 2 ] No

24 Tipo de Contato [ 1] Telefone [ 3] e-mail [ 5] Outros: [ 2] Correio [ 4] Visita Domiciliar

Assinatura do Usurio 26 Complemento (apto, casa ...) 29 Bairro 27 Nmero 30 UF

* Caso no venha buscar o resultado, autorizo este servio de sade a entrar em contato comigo , respeitando o meu direito a privacidade e sigilo das informaes.

25 Logradouro (rua, avenida...) 28 Municpio 31 CEP 32 (DDD) Telefone

| | | | | - | | | | | | | | | | |
33 Zona [ 1 ] Urbana [ 2 ] Rural
34

Pas (se residente fora do Brasil)

Dados Complementares
35 Motivo da Procura [ 1] Exposio a situao de risco [10] Janela imunolgica [ 2] Encaminhado por servio de sade [11] Suspeita de DST [ 3] Encaminhado por banco de sangue [12] Preveno [ 4] Encaminhado por clnicas de recuperao [13] Exame pr-nupcial [ 5] Sintomas relacionados AIDS [14] Testagem para hepatite [ 6] Admisso em emprego/Foras Armadas [15] Contato domicil. p/ hepatites [ 7] Conhecimento de status sorolgico [16] Oficina em escola [ 8] Exame pr-natal [97] Outros: [ 9] Conferir resultado anterior [99] No Informado 37 Encaminhamento Pr-Teste (at 3 opes) [ 1] Nenhum [ 6] Tratamento de DST [ 2] Repeti Exame/Inconclusivo [ 7] Orientaes Gerais [ 3] Repetir Ex./Janela imunolgica [ 8] Realizar ex. HIV [ 4] Repetir Exame /2 amostra [ 9] Realizar Ex. Sfilis [ 5] Assistncia Psicossocial [10] Realizar hepatite B 39 Notas da Orientao Pr-Teste / Observaes: 36 Origem da Clientela (como ficou sabendo do servio) [ 1] Material de divulgao [ 7] ONG [ 2] Amigos/Usurios do servio [ 8] Internet [ 3] Jornais/Rdio/Televiso [ 9] Campanha [ 4] Banco de sangue [10] Escola [ 5] Servio/Profissional de Sade [97] Outros: [ 6] Servios de informao telef. [99] No informado

38 Local Encaminhamento [11] Realizar hepatite C [12] Realizar hepatite D [13] Realizar todos os Exames [97] Outros

Notas da Orientao Ps-Teste / Observaes:

Pgina 1

55

40 Procurou Banco de Sangue para se testar nos ltimos 12 meses [ 1 ] Sim [ 2 ] No

Continuao da Requisio -Pgina 2 41 Apresentou DST nos 42 Se apresentou DST nos ltimos 12 meses, como tratou ltimos 12 meses [ 1] Servio de sade [ 3] Automedicao [ 5] No tratou [99] No informado [ 4] No lembra [98] No se aplica [ 1 ] Sim [ 2 ] No [ 2] Farmcia Legendas p/ frequncia de uso de drogas: 1- Nunca usou 2- J usou, mas no usa mais 3- Usa vez em quando 4- Usa freqentemente [99] No informado

43 Usou Drogas nos 44 Se Fez uso de drogas nos ltimos 12 meses, Especifique Quais e Suas Frequncias ltimos 12 meses [ 1] lcool________ [ 3] Cocana Aspirada_____ [ 5] Crack_______ [ 7] Anfetaminas____ [ 8] Outras_______ [ 2] Maconha_____ [ 4] Cocana Injetvel______ [ 6] Herona_____ [ 1] Sim [ 2 ] No 45 Compartilhou Seringas/Agulhas nos ltimos 12 meses [ 1] Sim [ 2] No [ 3] No lembra [98] No se aplica [99] No informado 46 Tipo de Parceirias Sexuais e Quantidade (em nmeros) nos ltimos 12 meses [ 1] Homens_______ [ 2] Mulheres_______

[ 4]Travestis/Transexuais_______ [98] No se aplica

47 Tipo de Exposio (marque com X at 2 opes de resposta) [ 1] Relao Sexual [ 3] Compart. [ 5] Ocupacional (exp. mat. biologico) [ 2] Transf. de sangue/hemod. [seringas/agulhas 4] Hemofilia [ 6] Transmisso vertical

[ 7] No relata risco Biolog. [99] No informado [97] Outros

48 Uso do Preservativo c/ Parceiro Fixo (atual) nos ltimos 12 meses 49 Uso do Preservativo na ltima Relao com Parceiro Fixo [ 1] Usou todas as vezes [ 4] Usou mais da metade das vezes [ 1] Sim [ 4] Sim, mas rompeu [ 2] No usou [98] No se aplica [ 2] No [98] No se aplica [ 3] Usou menos da metade das vezes [99] No informado [ 3 ] No lembra [99] No informado
50

Motivo de No Usar Preservativos com Parceiro Fixo [ 1]No gosta [ 6]Confia no parceiro [ 2]No acredita na eficcia [ 7]Sob efeito de drogas/lcool [ 3]No sabe usar [ 8]No consegue negociar [ 4]Parceiro(a) no aceita [ 9]Achou que o outro no tinha HIV [ 5]No dispunha no momento [10]Acha que no vai pegar

[11]Negociou no usar [12]No tinha informao [13]No tem condies de comprar [14]No deu tempo/teso [15]Desejo de ter filho [16]Tamanho do preservativo pq/gd [ 5] Soropositivo p/ HIV [ 6] Tem ou teve DST
53

[17]Disfuno sexual [18]Violncia sexual [19] Alergia ao Produto [97]Outros [98]No se aplica [99]No informado [99] No informado

51 Risco do Parceiro Fixo [ 3] Usurio de drogas injetveis [ 1] Relaes bissexuais [ 2] Transfuso de sangue/hemoflico [ 4] Uso de outras drogas

[ 7] Outros [98] No se aplica

52 Uso do Preservativo c/ Parceiro(s) Eventual(is) nos lt. 12 meses [ 4] Usou mais da metade das vezes [ 1] Usou todas as vezes [98] No se aplica [ 2] No usou [ 3] Usou menos da metade das vezes[99] No informado
54 Motivo de No Usar Preservativos com Parceiro Eventual

Uso do Preservativo na ltima Relao c/ Parceiro Eventual [ 1] Sim [ 4] Sim, mas rompeu [ 2] No [98] No se aplica [ 3 ] No lembra [99] No informado [17]Disfuno sexual [18]Violncia sexual [19] Alergia ao Produto [97]Outros [98]No se aplica [99]No informado [12] Travesti/Transexual [13] Pessoa em excluso social [14] Portador Hepetite B/C/D [15] Estudante [97] Outros: 59 Materias / Preser. fornecidos:

[ 1]No gosta [ 2]No acredita na eficcia [ 3]No sabe usar [ 4]Parceiro(a) no aceita [ 5]No dispunha no momento
55

[ 6]Confia no parceiro [ 7]Sob efeito de drogas/lcool [ 8]No con segue negociar [ 9]Achou que o outro no tinha HIV [10]Acha que no vai pegar

[11]Negociou no usar [12]No tinha informao [13]No tem condies de comprar [14]No deu tempo/teso [15]Desejo de ter filho [16]Tamanho do preservativo pq/gd [ 7] Usurio de outras drogas [ 8] Pessoa vivendo com HIV/aids [ 9] Portador de DST [10] Hemoflico e politransfundido [11] Profissional de sade

Recorte Populacional ( marque com X at 3 opes de resposta) [ 1] Populao em geral [ 4] Profissional do sexo [ 2] Populao confinada [ 5] Homem que faz sexo com homem [ 3] Caminhoneiro [ 6] Usurio de drogas injetveis

56

57 Local (is) de Encaminhamento (s) Ps-Teste Encaminhamento(s) Ps-Teste (at 3 opes) [ 7] Tratamento para hepatites [ 1] Nenhum [ 2] Repetir exame HIV/Inconclusivo[ 8] Tratamento para HIV [ 9] Repetir ex. Hepatite/incon. [ 3] Repetir/Janela imunolgica 58 Orientador da Entrega [10] Tratamento de Sfilis [ 4] Repetir exame/2 amostra [11] Vacina Hepatite B [ 5] Assistncia psicossocial [97] Outros: [ 6] Tratamento de DST Dados de Resultado

60 Data da Entrega

| | | | |

61 HIV

Tipo de Teste Realizado Triagem: [ 1] Elisa [ 2] Teste rpido Resultado Triagem Resultado Final

62

Hepatite

C Anti-HCV D Anti-HDV

B HBsAg Anti-HBc total ANTI-HBs

63

Sfilis

VDRL Titulao: [ ] Doena Ativa [ ] Cicatriz Sorolg.

64 Especificar Outras Doenas e Seus Resultados

Legendas de Resultados:

1-No Reagente 4-Ignorado 2-Reagente 5-Discordante 3-Indeterminado 6-No realizado


Pgina 2

56

INSTRUES DE PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE ATENDIMENTO - SICTA v.2005


Instrues Gerais: - O CTA pode optar: por um atendimento simplificado no pr-teste (preenchendo apenas a primeira pgina do formulrio e a pagina seguinte preencher durante o ps-teste) ou por atendimento completo (preenchendo as duas pginas do formulrio logo no pr-teste). - Dados de orientao: as questes de 1 a 10 devero ser preenchidas para todos os usurios que buscarem o CTA. - Dados do Usurio: todas as questes devero ser preenchidas, as questes 21 e 22 devero ser preenchidas apenas para usurios que optarem por teste nominal. - Dados de residncia (questes 25 a 34): no caso de usurios que no autorizarem contato do servio (questo 23), devero ser preenchidos apenas os campos "28 - municpio e 29-Bairro". Os demais dados residenciais no devero ser preenchidos. - Dados os demais campos (35 a 63) devero ser preenchidos para todos os usurios. Instrues dos Campos da 1 pgina : 1 - Local de Origem. Refere-se unidade de sade (instituio) que encaminhou o usurio. Caso seja demanda espontnea o prprio CTA. 2 - Data de atendimento - Introduzir a data de realizao do atendimento pr-teste no CTA. Dever ser no formato dd/mm/aaaa. 3 - Tipo de orientao (Pr-Teste) - Registrar se o usurio passou pelo aconselhamento pr-teste individual, coletivo ou individual e coletivo. No esperado que qualquer usurio realize coleta de sangue sem qualquer abordagem (individual e coletiva), mas caso isto tenha acontecido, registrar "nenhuma" orientao/aconselhamento pr-teste. 4 - Orientador(es)/Profissional - Introduzir o nome do(s) profissional(is) responsvel(is) pelo(s) atendimento(s) pr-teste. 5 - 1 atendimento no CTA - Introduzir a resposta fornecida pelo usurio quanto ao fato de ser ou no a primeira vez que atendida neste CTA. 6- Vai fazer coleta - Refere-se coleta de sangue. Registrar se o usurio decidiu submeter-se a quaisquer das testagens oferecidas: HIV, Sfilis, Hepatites B, C e D. 7 - 1 amostra - Registrar "sim" se corresponder primeira coleta realizada para testagem (triagem sorolgica). Registrar "no" apenas quando for coleta para exame confirmatrio do resultado da primeira amostra (ou seja, quando o primeiro resultado tiver sido positivo/reagente ou indeterminado/inconclusivo). Todas as outras situaes entram como 1 amostra. Ex.: pessoa que retorna para realizar novo exame porque estava em janela imunolgica entra como 1 amostra . 8- N da requisio anterior - Introduzir o nmero que identifica a requisio anterior do mesmo usurio atendido outras vezes no CTA. O preenchimento desta informao particularmente importante (obrigatrio) nos casos de segunda amostra, permitindo vincular a exame anterior. 9 - Teste nominal - Registrar se o usurio optou por identificar-se ou por manter o anonimato. 10 - Mostra nome na etiqueta - Opo de imprimir ou no o nome do usurio na etiqueta. 11 - N do Pronturio/Protocolo - Introduzir o nmero do pronturio/protocolo do usurio no servio (se houver). Esta informao facilita a identificao e consulta do mesmo no sistema, principalmente daqueles que se identificaram e realizaram mais de uma testagem no CTA. 12 - Nome (Senha) - Introduzir o nome do usurio ou a senha escolhida por ele. No caso de testes nominais, deve ser checado com documentos. 13 - Sexo - Masculino ou feminino 14 - Gestante - Registrar se a mulher est gestante ou no. 15 - Idade gestacional - Registrar o tempo de gestao (em meses) referido pela mulher. 16 - Data de nascimento - Registrar a data de nascimento do usurio - preencher no formato dd/mm/aa 17 - Estado civil/ Situao conjugal - Registrar a situao conjugal atual do usurio. Casado/amigado ser definido pelo fato de morar com o(a) parceiro(a). Por exemplo, se uma mulher viva e atualmente est amigada com algum, prevalece a situao atual - casada/amigada. 18 - Raa/cor - Pedir ao usurio que refira, dentre as opes disponveis, sua raa/cor. importante observar que esta classificao dever ser autoreferida, isto , o profissional dever pedir ao usurio que ele relate sua prpria cor dentre as categorias oferecidas. 19 -Escolaridade - Registrar o nmero de anos de estudo concludos pelo usurio, dentro das faixas disponveis. Lembretes: at 3 srie do ensino fundamental marcar "1 a 3 anos de estudo concludos"; 4 a 7 srie do ensino fundamental marcar "4 a 7 anos de estudo concludos"; ensino fundamental completo ou ensino mdio marcar "8 a 11 anos de estudo concludos"; ensino superior completo ou incompleto marcar "de 12 a mais anos de estudo concludos". 20 -Ocupao - Dever ser preenchida de acordo com a Classificao Brasileira de Ocupaes. No se trata de registrar a profisso/categoria profissional, mas sim de registrar a ocupao (trabalho) atual do usurio. 21 - N do carto SUS - Registrar o nmero do carto do SUS, caso o usurio possua. Este campo dever ser preenchido apenas por usurios que optarem por teste nominal. Para aqueles que optaram por teste nominal e no possurem o carto, registrar "no possui". 22 -Nome da me - Este campo dever ser preenchido somente nos casos em que o usurio tenha optado por fazer o teste nominal. 23 - Permite contato - O preenchimento deste campo obrigatrio e requer ateno especial dos profissionais. O profissional dever perguntar ao usurio se ele permite que o servio entre em contato com ele em caso de necessidade; por exemplo, se ele no retornar para buscar resultados de exames, ou se o servio necessitar mudar data de agendamento. Alm de uma autorizao de contato, implica tambm na assuno de compromisso tico dos profissionais. Atravs desta permisso, os aconselhadores comprometem-se a fazer uso cauteloso das informaes prestadas, sempre visando resguardar ao mximo o sigilo e confidencialidade das informaes. Na prtica isto significa, por exemplo, no identificar o remetente (no caso, o CTA) nas correspondncias enviadas e respeitar estritamente a forma de contato que o usurio autorizou. Com isso, o que se busca evitar qualquer impacto social negativo que possa advir da realizao deste procedimento. 24 -Tipo de contato - Caso o usurio autorize o contato do servio, devero ser registradas as formas de contato por ele autorizadas Informaes adicionais e outras formas de contato autorizadas devem ser registradas no campo reservado s anotaes do aconselhamento pr-teste. IMPORTANTE: Caso o usurio autorize que o servio entre em contato, ele dever assinar o formulrio, no campo ao lado da questo 24. 25 - Logradouro - Refere-se ao endereo de residncia do usurio - nome da rua, avenida, entre outros. Observar que as informaes de endereos (exceto municpio) s devero ser preenchidas caso o usurio autorize contato. 26 - Complemento - Refere-se ao complemento de residncia, podendo ser casa, apartamento, fundos etc. Se o usurio morar em prdio, registrar aqui o nmero do apartamento. 27 - Nmero - Nmero da casa ou do prdio em que reside o usurio.

57

INSTRUES DE PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE ATENDIMENTO - SICTA v.2005


Instrues dos Campos da 1 pgina : 28 - Municpio - Refere-se ao municpio, cidade de residncia do usurio. 29 - Bairro - Refere-se ao bairro de residncia do usurio. 30 - UF - Introduzir a sigla da Unidade Federada (Estado) de residncia do usurio. 31 - CEP - Introduzir o Cdigo de Endereo Postal correspondente ao endereo de residncia do usurio. 32 - Telefone - Registrar o telefone fornecido pelo usurio. 33 - Zona - Registrar se o usurio reside em zona rural ou urbana. 34 - Pas - Registrar o nome do pas de residncia, caso o usurio no resida no Brasil. 35 - Motivo da procura - Registrar o motivo que levou o usurio a procurar o CTA. Observe-se, por exemplo, que nem todas as gestantes vo ao CTA para realizar exame pr-natal; podem chegar ao CTA, por exemplo, por terem vivido uma situao de risco, ou em funo do aparecimento de sinais de DST. 36 - Origem da clientela (como ficou sabendo o servio) - Registrar a forma atravs da qual o usurio ficou sabendo do CTA. 37 - Encaminhamentos pr-teste - Registrar o(s) encaminhamento(s) realizados aps atendimento pr-teste. Podero ser registrados at trs encaminhamentos. 38 - Local de encaminhamento - Registrar o nome dos locais para onde foi encaminhado o usurio aps o atendimento pr-teste. 39 - Notas da orientao pr-teste/orientaes - Registro de informaes complementares do atendimento pr-teste, quando houver. . Notas da Orientao ps-Teste /orientaes. Registro de informaes complementares do atendimento pr-teste, quando houver. Instrues dos Campos da 2 pgina : 40 - Procurou banco de sangue para se testar nos ltimos 12 meses - Registrar se nos ltimos 12 meses o usurio fez doao de sangue com o intuito de testar-se. 41 - Apresentou DST nos ltimos 12 meses - papel do aconselhador ajudar o usurio a identificar se teve ou no uma DST nos ltimos 12 meses, verificar com ele se teve sinais/sintomas de DST (por exemplo, lcera genital, corrimento uretral, corrimento vaginal/cervical, verrugas genitais, bolhas). 42 - Se apresentou DST nos ltimos 12 meses, como tratou - Caso o usurio relate ter tido DST nos ltimos 12 meses, registrar o tipo de tratamento que ele buscou. 43 - Usou Drogas nos ltimos 12 meses - refere-se ao uso, relatado pelo usurio, de qualquer droga (inclusive o lcool) nos ltimos 12 meses. 44 - Se fez uso de drogas nos ltimos 12 meses - Especificar a frequncia com que o usurio relata ter usado cada uma das drogas descritas, no perodo de 12 meses, observando a legenda no quadro ao lado da questo. Exemplo: no caso de um usurio que faa uso frequente de lcool e cocana aspirada, j fez uso de merla, mas nunca usou outras drogas: lcool: 4; maconha: 0; cocana aspirada: 4; cocana injetvel: 0, crack: 0; herona: 0; anfetaminas: 0; merla: 2. 45 - Compartilhou seringas nos ltimos 12 meses - Caso o usurio relate uso de drogas injetveis, de anabolizantes ou de silicone injetvel (prtica bastante frequente entre as travestis), o aconselhador dever investigar se ele faz uso de seringas e agulhas descartveis ou se compartilha com outros usurios. Se o usurio no relatar uso de substncias injetveis, dever ser preenchido o campo "no se aplica". 46 - Tipo de parceria(s) sexual(is) e quantidade - Registrar o nmero de parceiros homens, de parceiras mulheres e de parceiras travestis com os quais o usurio refere ter se relacionado sexualmente nos ltimos 12 meses. Se o usurio no tiver tido relaes sexuais com umas destas parcerias, dever ser registrado 0 (zero). Se o usurio no tiver tido relaes sexuais nos ltimos 12 meses, dever ser registrado o campo "no se aplica". 47 - Tipo de exposio - Registrar de que formas o usurio relata ter se exposto ao risco de infeco pelo HIV. Podero ser assinaladas at duas formas de exposio. 48 - Uso de preservativo com parceiro(a) fixo(a) nos ltimos 12 meses - Registrar com que frequncia o usurio relata ter usado preservativo masculino ou feminino nas relaes sexuais com seu(s) parceiro(s) fixo(s). Por "menos da metade das vezes" entenda-se "na maioria das vezes no usou preservativo" e para "usa mais da metade das vezes" entenda-se "usou preservativo na maioria das relaes sexuais que teve" nos ltimos 12 meses. 49 - Uso do preservativo na ltima relao com parceiro fixo - Refere-se ao uso do preservativo na ltima relao sexual que o usurio teve com parceiro fixo, nos ltimos 12 meses. 50 - Motivo de no usar preservativos com parceiro(a) fixo(a) - Caso o usurio relate no usar sempre o preservativo com seu(s) parceiro(s) fixo(s), investigar qual a principal razo que a leva a no usar. Esta questo no deve ser lida para o usurio, mas preenchida aps explorao do tema com usurio. A partir desta conversa o aconselhador deve registrar a principal razo identificada para o no uso do preservativo nos ltimos 12 meses com parceiro fixo. 51 - Risco do parceiro fixo - O aconselhador deve procurar identificar junto ao usurio que riscos ele identifica em seu/sua parceiro(a) fixo(a) e caso ele no identifique nenhum risco, registrar "no se aplica". 52 - Uso do Preservativo com parceiro(s) eventual(is) nos ltimos 12 meses - Registrar com que frequncia o usurio relata ter usado preservativo masculino ou feminino nas relaes sexuais com seu(s) parceiro(s) eventuais(s) nos ltimos 12 meses. Por "menos da metade das vezes" entenda-se "na maioria das vezes no usou preservativo" e para "usa mais da metade das vezes" entenda-se "usou preservativo na maioria das relaes sexuais que teve" nos ltimos 12 meses. 53 - Uso do preservativo na ltima relao com parceiro(a) eventual - Refere-se ao uso do preservativo na ltima relao sexual que o usurio teve com um parceiro eventual. 54 - Motivo de no usar preservativos com parceiro eventual - Caso o usurio relate no usar sempre o preservativo com seu(s) parceiro(s) eventual(is), investigar qual a principal razo que o leva a no usar e registr-la.

58

INSTRU ES DE PREENCHIMENTO DO FORMULRIO DE ATENDIMENTO - SICTA v.2005


Instrues dos Campos da 2 pgina : 55 - Recorte populacional - Identificar a qual dos grupos populacionais relacionados o(a) usurio(a) pertence. Caso o usurio pertena a mais de um grupo, permitido registrar at trs opes. Por exemplo: Um usurio pode ser HSH, portador de DST e profissional do sexo. Obs.: Mulheres que fazem sexo com mulheres devem ser categorizadas em "outros". Importante: A categoria "Pessoa vivendo com HIV/AIDS" refere-se ao portador do HIV/AIDS. 56 - Registrar os encaminhamentos feitos aps a entrega do resultado ao usurio. Podero ser assinalados at trs encaminhamentos. 57 - Local(is) de encaminhamento(s) ps-teste - Descrever para que servios de sade, ONG, ou outro local, o(a) usurio(a) foi encaminhado(a) aps ter recebido o resultado de seus exames. 58 - Orientador da Entrega - Identificar o profissional que realizou o aconselhamento ps-teste e a entrega do resultado dos exames. 59 - Materiais/ Preservativos fornecidos --Se houve entrega de materiais informativos e de preservativos, identificar qual e quantos foram disponibilizados para o usurio. 60 - Data de entrega - Registrar a data de entrega dos resultados dos exames.

61 - Tipo de teste realizado/ triagem - Registrar o tipo de teste utilizado para triagem sorolgica do HIV e o resultado do teste de triagem. Caso tenha sido solicitado exame confirmatrio, registrar no campo "resultado final" o resultado do exame confirmatrio. Observar as legendas dos resultados, no canto inferior direito do formulrio de atendimento.
62 - Anti-HCV - registrar o resultado da triagem sorolgica para hepatite C; Anti-HDV - registrar o resultado da triagem sorolgica para hepatite D; Para Hepatite B registrar, segundo legenda, se h presena dos marcadores HbsAg, Anti-HBc total, Anti-HBs. 63 - VDRL - Registrar qual o ttulo de VDRL foi encontrado. Ex: 1:1; 1:2; 1:4; 1:8 etc. Informaes tcnicas que apoiam o preenchimento dos resultados dos exames de sfilis:Doena ativa: considerar VDRL reagente em qualquer titulao, desde que no haja resultado de exames confirmatrios (FTA-abs, TPHA, ELISA) com resultado negativo ou no reagente. Cicatriz sorolgica: VDRL com ttulos at 1:4 podem ser considerados"cicatriz" sorolgica se houver documentao de tratamento anterior para sfilis, com queda de 2 ttulos ou quatro vezes (por exemplo, de 1:8 para 1:2 sem elevao que sugira re-infeco ou nova infeco). Caso no haja comprovao do tratamento e queda dos ttulos considerar como doena ativa. VDRL com titulao at 1:4, pode significar tambm um falso positivo (em razo de outras doenas), doena inicial (menos de 30 dias de infeco) ou com muitos anos de evoluo e por isso requer a realizao de testes confirmatrios e seguimento.VDRL reagente em qualquer titulao, caso no seja possvel afastar cicatriz sorolgica ou falso positivo, indica a necessidade de encaminhamento unidade de sade de referncia;VDRL no reagente: considerar como no infectado; avaliar histria clnica e epidemiolgica para, se necessrio, promover nova investigao laboratorial em 30 a 60 dias; 64 - Especificar outras doenas e seus resultados - Caso o usurio tenha feito mais exames, registrar seus resultados.

59

BIBLIOGRAFIA:

Brasil. Ministrio da Sade. Aes de Preveno ao HIV e outras DST na Ateno Bsica Sade. In: Cadernos de Ateno Bsica Programa de Sade da Famlia. Caderno da Ateno Bsica as DST e Infeco pelo HIV/Aids. Braslia, 2003. Brasil. Ministrio da Sade. Aconselhamento em DST/HIV/Aids para a Ateno Bsica. Braslia, 2003. Ayres, Jos Ricardo de Carvalho Mesquita; Frana Jnior, Ivan; Calazans, Gabriela Junqueira; Saletti Filho, Heraldo Csar. O conceito de vulnerabilidade e as prticas de sade: novas perspectivas e desafios. In: Czeresnia, Dina; Freitas, Carlos Machado de. Promoo da sade: conceitos, reflexes, tendncias. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003. Meyer, Dagmar E. Estermann; Mello, Dbora Falleiros de; Valado, Marina Marcos; Ayres, Jos Ricardo de Carvalho Mesquita. Voc aprende. A gente ensina?": interrogando relaes entre educao e sade desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Sade Pblica, Jun 2006, vol.22, no.6. Manual da Srie TELELAB Biossegurana em unidades hemoterpicas e laboratrios de sade pblica Braslia: Ministrio da Sade, Programa Nacional de Doenas Sexualmente Transmissveis e AIDS, 1997 Manual de uso do conjunto de diagnstico DETERMINE HIV 1/2 - Abbott Laboratories, 2000. Manual de uso do conjunto de diagnstico Rapid Check HIV 1& 2 Universidade Federal do Esprito Santo Ncleo de Doenas Infecciosas Manual de uso do conjunto de diagnstico Teste Rpido-HIV1/2-Bio-Manguinhos Fundao Oswaldo Cruz/Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos Quality Assurance Guidelines for Testing Using the OraQuickR Rapid HIV-1 Antibody Test. Centers for Disease Control and Prevention. Atlanta, 2004. Rapid HIV tests: guidelines for use in HIV testing and counseling services in resourceconstrained settings. World Health Organization. Geneva, 2004. GUIDELINES for Assuring the Accuracy and Reliability of HIV RAPID TESTING: Applying a Quality System Approach. World Health organization, 2005. Critrios Gerais para Competncia de Laboratrios Clnicos. Norma N NIT-DICLA INMETRO. Brasil, 2001. 083.

60

You might also like