You are on page 1of 14

PASTORAL DO COLGIO EPISCOPAL SOBRE O CULTO NA IGREJA EM MISSO E O CALNDRIO LITRGICO

O Colgio Episcopal publicou os "Rituais da Igreja Metodista. Quando decidiu lanar a sua 2a edio, aprovou tambm a publicao de uma Pastoral contendo dois importantes documentos: - "O Culto na Igreja em Misso'', que reflete sobre o culto, sua ligao com a misso e a ordem de culto metodista, e; - O Calendrio Litrgico", que o calendrio cristo como assumido pelo povo chamado Metodista.

O QUE NOS MOVE PARA O CULTO, O QUE NOS MOVE NO CULTO E QUE QUE NOS MOVE NA MISSO
Falando sobre esse enfoque, o Colgio Episcopal afirma: O culto a fonte e o pice da misso. Como Igreja, entramos no culto para adorar e samos para servir. No h Igreja se no houver adorao e servio. A importncia do culto na vida da Igreja inquestionvel ao nos darmos conta de que passa por ele tudo de importante que, de uma forma ou de outra, o povo de Deus faz. Afirma tambm: O culto tem um carter to amplo quanto a prpria vida da comunidade de f. Sua expresso est longe de ser simplista. No culto, a Igreja adora a Deus, ora, l, medita e ouve a pregao da Palavra, rende graas pelos frutos do seu trabalho, celebra o nascimento, o crescimento e a unio dos seus filhos e filhas, participa da comunho eucarstica, intercede pelos que sofrem, chora os seus mortos e tambm se prepara para a misso. Assim, no culto, a igreja se expressa por meio de oraes, afirmaes de f, antfonas, litanias e responsos, e tambm por hinos e msica instrumental, por meio do silncio e da contemplao, e, ainda, por meio de atos e gestos simblicos e sacramentais. Enfim, as maneiras e formas de expresso so to variadas quanto diversa e rica a experincia de f do povo de Deus.

LITURGIA E DA VIDA
Os Bispos afirmam que fundamental que todos os membros da Igreja Metodista sejam conscientizados do significado, do contedo e das

implicaes para a misso, que envolvem o culto. E destacam, entre outras: 1 - Primeiramente, deve-se ter claro que o centro do culto Deus. Ele quem d o primeiro passo e toma a iniciativa de vir ao nosso encontro. O culto uma atitude e urna atividade constantes do povo de Deus, que, em comunho e resposta iniciativa divina, presta seu servio de adorao para a Sua honra e glria (At 2:42-47; 26:7). O culto cristo no um ato programado para satisfazer necessidades de carter individualista, homenagear qualquer pessoa ou fortalecer qualquer organizao terrestre, nem tampouco para cumprir ordens eclesisticas, mas sim para glorificar e render graas a Deus na unidade da f e em esprito e verdade.

2 - Uma segunda compreenso fundamental que essa comunho com Deus e com os fiis, celebrada no culto, prepara a Igreja para a misso. O culto tem uma dimenso horizontal e outra vertical. A dimenso vertical contemplada pelos atos de piedade realizados pelos filhos e filhas de Deus por meio das oraes, das aes de graas, dos louvores, das meditaes, da leitura das Escrituras, etc. A dimenso horizontal contemplada pelas obras de misericrdia realizadas pela igreja quando ela se abre para a misso e o servio ao povo, por meio do socorro prestado aos que sofrem as dores do corpo, da alma e do esprito. O culto , a um s tempo, um chamado e um envio: um chamado comunho com Deus e com o Seu povo e um envio para o servio, especialmente aos mais necessitados. Portanto, o culto um encontro um dilogo entre Deus e o Seu povo, dos fiis entre si e da Igreja com o mundo.

3 - Uma terceira compreenso importante que o culto se desenvolve por meio da liturgia preparada para tal. A Bblia oferece vrias orientaes prticas sobre como deve ser o culto. Essas orientaes podem ser sintetizadas na palavra do apstolo que diz: "Tudo seja feito com decncia e ordem". A essa ordem, qual o texto bblico se refere, d-se o nome de liturgia. Liturgia a palavra bblica que aparece nos originais gregos (inclusive na Septuaginta, que a verso grega do Antigo Testamento) para designar o culto pblico prestado a Deus pelo Seu povo. (...) O Novo Testamento e, mais tarde, a Igreja Crist em geral passaram a empregar esse termo liturgia para designar a ordem do culto pblico, especificamente a celebrao eucarstica. Portanto, a palavra liturgia no tem nada a ver com o sentido pejorativo que lhe tem sido atribudo de forma indevida.

10

1 rea Metodista

Pastorais

11

4 Como decorrncia da necessidade de ordem, deve-se ter clara a compreenso das partes essenciais do culto cristo, sem as quais este se descaracteriza e deixa de ser culto, e deixa de ser cristo. A estrutura fundamental do culto cristo trinitria: a) num primeiro momento, a igreja se apresenta na presena de Deus, o Pai, para ador-lo. b) A santidade de Deus tamanha que revela as imperfeies humanas de tal modo que todos se reconhecem pecadores e carentes da graa de Deus, que oferecida na pessoa do Filho: Jesus Cristo o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jesus , tambm, o Verbo que se fez carne, a Palavra de Deus encarnada, que habita entre ns e d a Sua vida (Seu corpo e Seu sangue) em favor da humanidade. Assim, a igreja recebe o perdo, ouve a proclamao do Evangelho e realiza o memorial anunciando a morte de Jesus at que Ele venha. c) Finalmente, pela ao e inspirao do Esprito Santo, a comunidade de fiis capaz de compreender a Palavra de Deus, ouvir seu desafio missionrio e dispor-se para o servio ao povo. Diante disso, so afirmativas e ponteraes da Pastoral do Culto de uma Igreja em Misso: - De acordo com as Normas do Ritual da Igreja Metodista, o "culto pblico, promovido pela Igreja, uma parcela do servio total do povo de Deus, no qual o Senhor vem ao seu encontro, requer a sua adorao, mostra-lhe o seu pecado, perdoa-lhe quando se arrepende, confia-lhe a sua mensagem e espera sua resposta em f, gratido, amor e obedincia" (Cnones 202, Parte geral, art. 7 ). - A Igreja Metodista estabelece, portanto, a seguinte ordem para o culto: Adorao, Confisso, Louvor, Edificao, Ao de Graas e Dedicao. O Pai glorificado na Adorao, que tambm nos chama ao arrependimento; a comunidade confessa ao Pai os seus pecados e recebe, pelos mritos do Filho, o perdo; em resposta c gratido pelo perdo, louva a seu Salvador e dispe-se para ouvir a Sua Palavra; essa Palavra recorda os atos salvficos de Deus em Cristo e culmina com o sacramento eucarstico memorial; por fim, movida pelo Esprito Santo, a igreja se dispe no altar de Deus para cumprir a misso que recebeu de Cristo, bem como apresenta suas oraes em favor de todos os que sofrem. - Portanto, liturgia o servio comunitrio celebrado pelo povo de Deus por meio da adorao Trindade e da solidariedade aos da famlia da f, bem como a toda a comunidade humana. Dizendo de outra forma, a liturgia um dilogo interativo entre Deus e os seres humanos e destes entre si, no contexto celebrativo cia f, na forma de um servio comunal comunitrio e comunicacional - porque prestado por todos e para todos." - O verdadeiro culto, portanto, aquele que se evidencia no servio a Deus, no exerccio dos diversos dons e ministrios, no compromisso com a vida e com a dignidade humana, na luta pela paz e pelos mais altos valores da vida, na solidariedade, na vivncia do Evangelho e dos valores do Reino de Deus. Em

outras palavras, o culto constitudo do verdadeiro sentido aquele que motiva e envia os membros da igreja para o cumprimento da misso. - necessrio que nossa vida seja um culto a Deus para que o nosso culto a Deus tenha vida. O culto na igreja missionria deve levar em conta os vrios aspectos da liturgia e se desenvolver de forma organizada, motivadora e inspiradora da misso. Ao participar do culto, o membro da igreja deve se sentir fortalecido, alimentado e preparado para servir a Deus em todos os momentos da vida. A liturgia deve possibilitar que todas as pessoas da comunidade participem de todos os momentos celebrativos.

O PASTOR, A PASTORA E O CULTO


Falando sobre o pastor(a) e o culto, os Bispos afirmam na Pastoral: Seguindo as premissas bblicas, podemos dizer que o pice do pastoreio se d na conduo da liturgia e no uso do plpito, pois pela pregao da Palavra de Deus que o pastor e a pastora conduzem e orientam o rebanho, o alimentam e o desafiam ao servio cristo e ao comprometimento com o Evangelho de Jesus Cristo. A unidade doutrinria, missionria, pastoral e eclesiolgica passa pelos plpitos das nossas igrejas. John Wesley procurava supervisionar os pregadores, a fim de que no se infiltrassem doutrinas hostis ao Evangelho de Jesus Cristo e ao movimento metodista. Ns devemos observar como tm sido realizados nossos cultos e o que eles apontam em termos de servio a Deus. O Colgio dos Bispos Metodistas deixa, ento, as recomendaes pastorais que se seguem: 1 - A recomendao aos discpulos na Igreja Primitiva era a seguinte: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer no; corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2Tm 4:2). No texto, encontramos quatro sinais que orientam a proclamao da Palavra de Deus: a) uma proclamao urgente -"instar" tem o sentido de estar sempre pronto e disponvel; b) uma proclamao contextual - "corrige, repreende e exorta", pois a Palavra de Deus til para o crescimento na vida crist; c) uma proclamao paciente "com longanimidade", pois o pregador deve ser paciente, uma vez que a responsabilidade pelos resultados do Esprito Santo; d) uma proclamao inteligente "com doutrina", pois a pregao deve ser acompanhada do ensino. Nessa expresso est o registro histrico de que a pregao ocupou, ao lado da Ceia, um lugar de destaque entre os primeiros cristos. Para William Barclay, a "pregao era a principal via de converso na Igreja Primitiva".

2 - A pregao o momento no qual o pastor e a pastora alimentam o rebanho e orientam sobre a vida, sobre a f, sobre o discipulado, sobre a esperana, sobre o servio cristo, sobre a famlia, etc. Por isso, devem dedicar tempo para a orao, leitura, reflexo, preparo do sermo e da liturgia do culto. A Palavra deve ser visitada assiduamente pelo pregador e pela pregadora. para seu melhor reconhecimento e para ser mais bem-anunciada. 3 - O uso do plpito de responsabilidade do pastor e da pastora. Nenhuma pessoa deve ocupar o plpito da igreja sem o co n se n t im ent o p r vio d o p a s t o r o u da p a st ora . responsabilidade pastoral o que vai ser pregado c anunciado a partir do plpito, pois ele o lugar reservado para a proclamao da Palavra de Deus. 4 - Os temas bblicos abordados devem seguir o calendrio litrgico, as nfases doutrinrias da Igreja e os temas estabelecidos por ela, alm de atender s necessidades pastorais das famlias e membros da igreja e da comunidade em geral. As mensagens devem ser biblicamente fundamentadas. O plpito o lugar eminente para a pregao evanglica, e no lugar de abstraes ou discusses tericas, excessivamente particularizadas e personalistas. A pregao o momento oportuno para a edificao dos membros da igreja, objetivando-se o trabalho missionrio como expresso do servio a Deus. 5 - Compete ao pastor e pastora orientar e preparar as pessoas que vo participar na direo dos vrios momentos dos cultos, inclusive na conduo dos cnticos, nos testemunhos, na comunicao de avisos, etc., para que esses momentos sejam inspiradores da f e da dedicao a Deus. 6 - O envolvimento de pessoas presentes na congregao fundamental para que o culto seja a expresso do povo de Deus como um todo, e no apenas dos dirigentes. Leituras bblicas, oraes e participaes programadas devem receber o rie n t a o e p re p a ra o p r via , p a ra q u e n o h a ja improvisaes grosseiras nesses momentos de expresso da adorao e do servio para com Deus. Embora muito do que seja feito na liturgia tenha um carter espontneo, no se deve pensar, como alguns o fazem erroneamente, que o Esprito age unicamente nas improvisaes. Ao contrrio, o Esprito tem poder mais que suficiente para atuar desde muito antes de o culto comear, desde a sua preparao e at muito alm da sua execuo. Deus mesmo planejou a nossa salvao antes mesmo da fundao do mundo. 7 - Os cultos devem levar em conta as circunstncias e respeitar a cultura e o contexto da comunidade nos quais so realizados. Da mesma forma como Deus se encarnou em Cristo e respeitou a lngua, os costumes e as prticas do lugar onde viveu os pastores e pastoras devem procurar

enraizar-se em suas parquias, identificando-se com a sua gente, contextualizando a Palavra e adaptando a liturgia para a edificao da igreja, o servio do povo e a glria de Deus. E antes de apresentar Igreja Metodista o Calendrio Litrgico oficial da Igreja Metodista, Os Bispos ainda dizem: Ao fazermos essas orientaes pastorais, zelamos pelo nosso rebanho e evitamos que confuses doutrinrias, teolgicas, eclesiolgicas e pastorais sejam inseridas em nossas igrejas. Ao sermos criteriosos para com as pessoas que convidaremos para pregar nas nossas igrejas, exercemos o cuidado pastoral que permeia o ministrio ordenado da Igreja. Diante de ns temos a figura do Bom Pastor, que deu a Sua vida por ns, para que a tivssemos de forma plena e abundante. Que esta mensagem nos impulsione a "dar" de ns mesmos, do nosso talento, dos nossos dons, da nossa f, da nossa esperana e da nossa confiana no poder de Deus e nos valores do Evangelho ao nosso rebanho, para que cada unia das ovelhas cresa fortalecida pelo nosso pastoreio.

Eis agora o Calendrio Litrgico que a Igreja Metodista adota oficialmente:

O CALENDRIO LITRGICO

O Calendrio Litrgico, ou Ano Litrgico, no uma idia, mas uma pessoa: Jesus Cristo e o Seu mistrio realizado no tempo, que hoje a Igreja celebra sacramentalmente como memria, presena e profecia (cf. Dicionrio de Liturgia. So Paulo: Paulinas, 1992, p. 58). O Ano Litrgico se baseia, portanto, na histria da salvao, cujo centro irradiador o mistrio pascal e a unio em Cristo. Esse evento histrico celebrado como memorial litrgico, que atualiza a mensagem da salvao e desafia a comunidade de f na direo da consumao do Reino de Deus.

OS 4 GRANDES CICLOS DO CALENDRIO CRISTO Ao longo dos sculos, convencionou-se uma estrutura para o Ano Cristo que se organiza em quatro grandes ciclos: Natal, Primeiro Tempo Comum, Pscoa e um Segundo Tempo Comum. Esses ciclos subdividem-se, por sua vez, em tempos especficos conforme explicados a seguir:

1 - CICLO DO NATAL
O Ciclo do Natal corresponde a quatro tempos litrgicos do calendrio cristo, a saber: Advento, Natal, Epifania e Batismo do Senhor. Este ciclo tem incio quatro domingos antes do Natal e se estende at o Batismo do Senhor. a) Advento O Advento o tempo que marca o incio do calendrio litrgico cristo. Sua origem documentada a partir do sculo IV a.C. Semelhante preparao da Pscoa, expiao de Cristo, o Advento surge como preparao para o nascimento de Jesus, o Natal. Advento, do latim adventus, significa "vinda", "espera". Trata-se de urna celebrao cujo foco a expectativa da vinda do Messias, o Cristo prometido. Nesse perodo, celebra-se a espera do Messias, e pode ser dividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatolgico; o terceiro e o quarto domingos, a Preparao do Natal de Cristo. Dessa forma, o Advento tem a dimenso da expectativa da segunda vinda de Cristo, bem como a expectativa da chegada do Messias que concretiza o Reino, o "j" e o "ainda no", que significa viver espera do cumprimento das promessas e renovar a esperana no reino que vir. A espiritualidade do Advento marcada pela esperana e pelo aguardo do Messias prometido; a f na concretizao da promessa; o amor que se demonstra com a chegada do Messias e a paz por Ele anunciada e plenificada.

b) Natal O segundo tempo litrgico desse ciclo o Natal. Esta celebrao teve

sua origem em meados do sculo IV d.C., entretanto, sua aceitao como festa crist ocorreu no sculo VI d.C. O Natal surgiu com a finalidade de afastar os fiis da festa pag do natale solis invictus ("deus sol invencvel") e passou a significar a chegada do Messias, o "sol da justia" (cf. Ml 4.2), j anunciado e aguardado no Advento. Natal, na acepo da palavra, significa "nascimento", entretanto, para as/os crists/aos, a partir do sculo IV d.C., esse significado ainda mais profundo, pois, com o nascimento de Cristo, celebra-se "o Verbo que se fez carne e habitou entre ns", o Deus infinitamente rico se faz servo e habita entre os despossudos da terra. esse Verbo que atrai para Si toda a criao, a fim de reintegr-la ao projeto salvfico de Deus. A espiritualidade desse perodo enfatiza a humanidade de Cristo e a salvao que nEle absoluta.

c) Epifania O terceiro tempo desse ciclo a Epifania. que surgiu no Oriente como lesta da manifestao cio Cristo encarnado. Somente a partir do sculo IN' d.C. passou para o Ocidente, a fim de rememorar a visita dos reis magos ao Messias que havia chegado. Epifania, do grego (Thifimeia, significa "manifestao-, "apario - . Antes de tornar-se um termo utilizado pelos/as cristos/s, significava a chegada de um rei ou imperador. A partir de Cristo, tem a conotao de manifestao do divino ao mundo, que no Antigo Testamento era expressa pelo termo "teofania-. Esse tempo celebra a manifestao de Cristo aos seres humanos. no momento em que os reis do Oriente seguiram a estrela em busca daquele que viria a ser o Salvador por excelncia. A Epifania para o Natal o que o Pentecostes para a Pscoa, isto , desenvolvimento e permanncia do ato de Cristo em favor da humanidade. A espiritualidade desse perodo caracterizada pela manifestao e apario de Cristo ao mundo. o Cristo prometido que se torna uma realidade na vida de mulheres e homens que procuram a paz, a justia e o amor. d) Batismo do Senhor O Batismo do Senhor celebrado no primeiro domingo aps a Epifania e representa o incio da misso de Jesus no mundo. Esse tempo parte da manifestao de Jesus aos seres humanos, por isso, trata-se de uma continuidade da Epifania. Diferenciando-se pelo fato de que, na Epifania, o ser humano (representado pelos magos) que vai a Cristo, ao passo que, com o Batismo do Senhor, Deus (por meio de Jesus Cristo) que vem at o ser humano, a fim de cumprir Sua misso. Por isso, a espiritualidade desse dia marcada pela

misso iniciada por Jesus em prol dos menos favorecidos e injustiados. Com o Batismo do Senhor termina o Ciclo do Natal, dando-se incio ao Tempo Comum ou Tempo aps Epifania. Smbolos para o Advento Sugerimos os seguintes smbolos para ambientao litrgica no perodo do Advento: Coroa do Advento: simbolizando a realeza de Cristo: Velas: simbolizando a chegada de Cristo corno luz do mundo; Luzes: smbolo da luz que ilumina as trevas, o prprio Cristo. Smbolos para o Natal Anjos: simbolizam aqueles que anunciam o nascimento de Jesus; Crianas: simbolizando a festa da chegada do menino Jesus; Sinos: simbolizando o anncio festivo da chegada do Messias; Prespio: simbolizando o local do nascimento de Cristo. Smbolos para a Epifania e Batismo do Senhor Coroa dos Magos: simbolizando a procura pelo Cristo prometido;

Estrela: simboliza a luz que aparece no horizonte para a chegada de um novo tempo; Mos: smbolo da fora de Deus e Sua providncia a toda a criao; Presentes: alm do presente maior dado humanidade, Cristo, simbolizam tambm os presentes dados pelos magos.

Cores No Advento, usa-se o roxo, o lils e o rosa. O roxo significa contrio, da a matizao das cores no sentido de ir clareando conforme a chegada do Natal. O rosa, geralmente, usado no quarto domingo do Advento, que simboliza a alegria. Para o Natal, utilizam-se as cores: branco e/ou amarelo, smbolos da divindade, da luz, da glria, da alegria e da vitria que o nascimento de Cristo representa para a humanidade. Na Epifania, usa-se o branco por oito dias e, aps, o amarelo at o domingo do Batismo do Senhor.

2 - TEMPO COMUM
Alm dos dois ciclos festivos (Ciclo do Natal e Ciclo da Pscoa), o "Ano do

Senhor" tambm contempla 33 ou 34 semanas, situadas entre o Natal e a Pscoa. Esse perodo recebeu a designao Tempo Comum por contrapor-se poca festiva do Ano Cristo. O fato de haver um Tempo Comum ressalta o significado de que Deus no Senhor somente das coisas extraordinrias. mas tambm o do cotidiano. Enfatiza a presena constante e amorosa do Pai na caminhada do povo rumo plenitude do Reino. A cada celebrao, antecipamos a eterna liturgia do cu, para o qual nos preparamos, dia a dia, tanto no tempo festivo como no tempo comum. Ao longo da histria, vrias iniciativas foram tomadas no sentido de oferecer alternativas liturgia do tempo no-festivo. Para exemplificar com algumas das mais recentes e prximas, citamos a formalizao, na dcada de 1930, nos Estados Unidos, de uma proposta que sugeria a criao de um novo perodo, o "Kingdomtide" (Ciclo ou Tempo do Reino). Essa proposta tem de positivo o fato de enfatizar menos o aspecto eclesistico-institucional e mais o teolgicomissionrio do perodo. Entretanto, a postura mais amplamente adotada pelos protestantes do mundo todo foi a de designar as duas partes do Tempo Comum como sendo "Tempo aps Epifania" e "Tempo aps Pentecostes", respectivamente. Na Igreja Metodista no Brasil, o rev. Messias Valverde props uma organizao do Ano Cristo dividido em Estaes Litrgicas, das quais destacamos a Estao da Criao, com uma preocupao ecolgica e escatolgica. Para manter a sintonia com a maioria das Igrejas Crists ao redor do mundo, optamos, neste anurio, pela adoo do Calendrio Ecumnico mundialmente utilizado tanto pela Igreja Metodista quanto pela maioria das Igrejas Protestantes. No obstante, tomamos O cuidado de levarmos em conta as vrias contribuies das propostas s quais nos referimos. principalmente no que diz respeito ao desafio ecolgico prprio da proposta brasileira da Estao da Criao relacionado com a Justia. a Paz e a Integridade da Criao e a nfase na centralidade do Reino de Deus, da proposta norte-americana da dcada de 1930.

TEMPO COMUM

(1 PARTE): Anncio do Reino (Aps Epifania)

A primeira parte do Tempo Comum tem incio na segunda-feira aps a comemorao do Batismo do Senhor e vai at a vspera da Quarta-Feira de Cinzas, quando comea a Quaresma (Ciclo da Pscoa). Sua espiritualidade enfatiza o anncio do Reino de Deus e visa esperana e pregao da Palavra.

TEMPO COMUM (2a PARTE):

Vivncia do Reino (Aps Pentecostes)

A segunda parte do Tempo Comum, que tambm o perodo mais longo, comea na segunda-feira aps Pentecostes e dura at a vspera do Primeiro Domingo do Advento, quando tem incio o Ciclo do Natal. Sua espiritualidade comemora o prprio ministrio de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos, e enfatiza a vivncia do Reino de Deus e a compreenso de que os/as cristos/as so o sinal desse Reino. Se na primeira parte do Tempo Comum a nfase o anncio, na segunda a concretizao do Reino de Deus. Smbolos para o Primeiro Tempo Comum Sugerimos como material simblico para a ambientao litrgica do primeiro perodo do Tempo Comum: A Bblia (sinalizando o anncio da Palavra do Reino); Os cinco pes e os dois peixes (sinalizando os milagres de Jesus e a solidariedade crist); Sementes / semeadura (sinalizando o anncio do Reino).

Smbolos para o Segundo Tempo Comum Flores (sinalizando a Criao e a Nova Criao -conscincia ecolgica): Feixe de trigo (sinalizando a colheita e os frutos da terra): A pesca / rede com peixes (sinalizando a misso do Reino); A mesa (representando a fartura e a comunho): O tringulo (representando o equilbrio e a constncia necessrios ao A coroa (sinalizando a consumao plena do Reino de Deus). Cor: verde Em ambos os perodos do Tempo Comum, usa-se o verde como cor

cotidiano cristo);

litrgica sinalizando a Criao, a perseverana e a constncia , que pode ser combinado com o dourado (cor da realeza), indicando a combinao da Nova Criao com o Senhorio de Cristo (principalmente na celebrao do ltimo Domingo do Tempo Comum, chamado de Domingo de Cristo, Senhor do Universo).

3 - CICLO PASCAL
Origem O ciclo pascal, composto por Quaresma, Semana Santa, Perodo da Pscoa e, encerrando, Pentecostes, formou-se a partir de um processo de reflexo e sistematizao do cristianismo. que durou do primeiro ao quarto sculo da era Crist. A partir desse ciclo se constituiu todo o calendrio litrgico.

Nas comunidades primitivas. era comum a reunio no primeiro dia de cada semana, quando se celebrava a memria de Jesus. A origem do culto cristo est em torno dessa "Pscoa Semanal-, que ocorria no chamado "Dia do Senhor". Em boa parte por influncia do judasmo cristo, desenvolveu-se uma celebrao anual da Pscoa corno um "grande dia do Senhor", cuja festa se prolongava por 50 dias, sendo o ltimo o dia de chegada do Esprito, o Pentecostes Cristo: isso j no sculo II. No sculo IV, desenvolveu-se a tradio de reviver e refletir de um modo mais sistematizado os momentos da paixo. Isso deu origem s celebraes da Semana Santa. Desde o sculo 111, as vsperas da Pscoa j eram dias de reflexo. Os catecmenos, que por dois anos eram preparados, eram, agora, acompanhados por toda a comunidade. Inspirando-se nos 40 dias de preparo de Jesus para Seu ministrio, nasceu o perodo da quaresma. Assim, em torno da celebrao da morte e ressurreio de Jesus, desenvolveu-se todo o Ciclo Pascal do Calendrio Litrgico Cristo, marcado pela penitncia e confisso, mas tambm pela alegria e exultao do crucificado e ressuscitado. a) QUARESMA Da Quarta-feira de cinzas ao Domingo de Ramos, este perodo enfatiza a importncia da contrio, do preparo e da converso. Inicia-se no 40 dia antes da Pscoa, sem contar os domingos. O incio, na Quarta-feira de cinzas, retorna tradio bblica do arrependimento com cinzas e vestes de saco (Jn 3.5-6). um momento oportuno para refletir sobre a confisso e o valor do perdo de Deus. Sua espiritualidade enfatiza momentos de preparo na histria bblica geral e da vida de Jesus: Quarenta dias de Jesus no deserto (Mt 4.2; Lc 4.1ss) Quarenta anos do povo no deserto (Ex 16.35)

Elias em direo ao Horeb (1Rs 19.8)

Cores da Quaresma: roxo ou lils Essas cores enfatizam a preparao, a expectativa, a saudade, a contrio e o arrependimento. Notemos que o roxo a mistura de urna cor quente o vermelho e uma cor fria o azul. Isso representativo da tenso prpria de um perodo como esse, quando central a expectativa do " j- e do "ainda no" do Reino. Smbolos da Quaresma Cinzas, referindo-se ao arrependimento; Ramos, lembrando a entrada triunfal; Coroa de espinhos e os cravos, rememorando o sofrimento de Cristo.

b) SEMANA SANTA Inicia-se no domingo de Ramos. Celebrao de Cristo como o Messias, salvador dos pobres, o rei dos humildes. Reflete, passo a passo, os ltimos momentos at o pice da paixo, passando pela instituio da Eucaristia, pelo lavaps, pela traio, priso e crucificao do Senhor. Este o momento da viglia de preparo para a ressurreio. Sua espiritualidade chama-nos a ateno para os momentos finais de Jesus, at o pice de Sua paixo: A Santa Ceia (Mt 26.17-30); 0 Lava-ps (Jo 13.1-17); Jesus no Getsemani (Mt 26.36-46; Mc 14.26-31); O julgamento e a crucificao (Mt 27; Mc 15; Lc 23; Jo 19). Smbolos da Semana Santa A coroa e os cravos podem ser conservados; tambm temos o pelicano, que, na falta de alimento para seus filhotes, fere-se para aliment-los com seu prprio sangue. Cor: roxo Particularmente na sexta-feira, usa-se preto. Essa cor denota a morte e o luto.

c) PSCOA a festa da ressurreio e da libertao. Um novo xodo ocorre e a humanidade passa do cativeiro da morte para a vida. Sua solenidade pode iniciar-se j na Quintafeira (instituio da ceia). Contudo. a celebrao da ressurreio comea com uma viglia na noite de sbado, encontrando sua plenitude no romper da aurora, quando Cristo lembrado como o Sol da justia, que traz a luz da nova vida na ressurreio. A espiritualidade norteados aponta para a ressurreio nos mais variados relatos das comunidades do sculo 1 d.C. A ressurreio (Mt 28.1-20; Mc 16.1-8; Lc 24.1-12; Jo 20.1-18; At 1.14); Cnticos Pascais (SI 113 ao 118 e Ex 12). Smbolos da Pscoa Cruz vazia, tmulo vazio, borboleta (sinal de transformao). Cores da `[ascoa: branco ou amarelo-ouro Simbolizam a luz. a glria, a alegria, a vitria e a divindade.

d) PENTECOSTES Entre os hebreus, era comum a celebrao da chamada "festa das semanas"; isso porque ela se dava sete semanas aps a Pscoa. Nela, o povo dava graas ao Senhor pela colheita. Mais tarde, adquiriu mais uma dimenso celebrativa, a da proclamao da Lei (instruo) no Sinai, 50 dias aps a libertao do Egito.

Na era crist, o Pentecostes tornou-se o ltimo dia do ciclo pascal, quando se celebra a chegada do Esprito Santo como Aquele que atualiza a presena do ressuscitado entre ns, dando fora para que as comunidades sejam testemunhas de Jesus na histria. A espiritualidade que nos orienta nesse perodo fala da presena consoladora do Esprito, que semeia nos coraes a esperana do Reino de Deus e nos impulsiona para a misso. Textos Bblicos que devem nos chamar ateno: Festa das semanas (x 34.22; Lv 23.15); Jesus promete o Consolador (Jo 16.7); Jesus ressuscitado sopra Seu Esprito (Jo 20.22); A chegada do Esprito Santo no dia de Pentecostes (At 2). Smbolos do Pentecostes Pomba, fogo, vento, gua (sinais da presena do Esprito Santo). Cor do Pentecostes: vermelho Essa cor simboliza o fogo e o sangue dos mrtires, a cor das celebraes do Esprito Santo e da Igreja: Pentecostes.

INDICAES DE LEITURAS
ANURIO LITRGICO 2006. So Bernardo do Campo: Editeo, 2006. LIMA, Marcos Rodrigues. O Ministrio de Msica na Igreja Local. Belo Horizonte: Instituto Teolgico Joo Ramos Jr., 2005. MOSAICO APOIO PASTORAL: Culto hoje, v. 12, n. 31, junho-agosto 2004. So Bernardo do Campo: Editeo, 2004. WHITE, James F. Introduo ao culto cristo. So Leopoldo: Sinodal, 1997.

You might also like