You are on page 1of 20

Educao Patrimonial

Programa Mais Educao

Ficha Tcnica Ministrio da Cultura Ministra Ana de Hollanda Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - Iphan Presidente Luiz Fernando de Almeida Diretor de Articulao e Fomento Claudio Antonio Marques Luiz Coordenadora de Educao Patrimonial Snia Regina Rampim Florncio Texto Ellen Christina Ribeiro Krohn Ivana Medeiros Pacheco Cavalcante Juliana Izete Muniz Bezerra Juliana Souza Silva Maria da Glria Medeiros Pedro Gustavo Morgado Clerot Snia Regina Rampim Florncio

Edio Claudio A. Marques Luiz e Pedro G. M. Clerot Diagramao Nbia Selen Lira Silva Fotos Acervo Iphan, Ivo Barreto e Projeto Re(vi)vendo xodos Ilustraes Paulo Farsette Ministrio da Educao Secretaria de Educao Bsica/MEC

O patrimnio cultural que faz o Brasil ser Brasil


O patrimnio cultural o conjunto de manifestaes, realizaes e representaes de um povo. Ele est presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danas e msicas, nas artes, nos museus, escolas, igrejas e praas. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que fazemos, nos cultos que professamos. Ele faz parte de nosso cotidiano, forma as identidades e determina os valores de uma sociedade. ele que nos faz ser o que somos.

A Educao Patrimonial est no Mais Educao


A srie Educao Patrimonial traz informaes e atividades que estimulam a vontade de observar, identificar e pesquisar os mltiplos sentidos que constituem nossa cultura e o patrimnio cultural brasileiro. Neste primeiro fascculo, voc encontra a proposta de Educao Patrimonial no mbito do Programa Mais Educao, bem como esclarecimentos acerca dos materiais e equipamentos audiovisuais que sua escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade.

O que Educao Patrimonial?


A Educao Patrimonial no Mais Educao prope uma forma dinmica e criativa da escola se relacionar com o patrimnio cultural de sua regio e, a partir dessa ao, ampliar o entendimento dos vrios aspectos que constituem o nosso patrimnio cultural e o que isso tem a ver com formao de cidadania, identidade cultural, memria e outras tantas coisas que fazem parte da nossa vida mas, muitas vezes, no nos damos conta do quo importantes elas so.

A Educao Patrimonial na escola faz parte do currculo como tema transversal, integrando-se ao contedo das diversas reas de conhecimento com o propsito de sensibilizar os jovens do ensino bsico e mdio para conhecer, valorizar e proteger o patrimnio cultural.

O Iphan considera ainda que: os processos educativos devem primar pela construo coletiva e democrtica do conhecimento, por meio do dilogo permanente entre os agentes culturais e sociais e pela participao efetiva das comunidades detentoras das referncias culturais onde convivem diversas noes de patrimnio cultural.

Marcos legais da Educao Patrimonial


O Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional/Iphan - instituio federal, vinculada ao Ministrio da Cultura/MinC e responsvel pela poltica de patrimnio cultural em nvel nacional entende a Educao Patrimonial como sendo: os processos educativos formais e no-formais que tm como foco o patrimnio cultural apropriado socialmente como recurso para a compreenso sciohistrica das referncias culturais em todas as suas manifestaes, com o objetivo de colaborar para o seu reconhecimento, valorizao e preservao.

Por que a atividade de Educao Patrimonial no Mais Educao?


possvel estimular um novo olhar para a escola e o territrio no qual ela est inserida a partir da ideia de torn-los espaos educativos. Os patrimnios culturais que esto na escola e no seu entorno certamente podem ajudar nessa transformao.

[...] O arranjo destes espaos no deve se limitar a especialistas (arquitetos, engenheiros...), mas sim, deve ser prtica cotidiana de toda a comunidade escolar.
Ana Beatriz Goulart de Faria, a partir da definio de Mayumi Souza Lima, retirado da srie Cadernos Pedaggicos do Programa Mais Educao.

Espao educativo ...


Todo espao que possibilite e estimule, positivamente, o desenvolvimento e as experincias do viver, do conviver, do pensar e do agir consequente [...]. Portanto, qualquer espao pode se tornar um espao educativo, desde que um grupo de pessoas dele se aproprie, dando-lhe este carter positivo, tirando-lhe o carter negativo da passividade e transformando-o num instrumento ativo e dinmico da ao de seus participantes, mesmo que seja para us-lo como exemplo crtico de uma realidade que deveria ser outra.

A escola, a partir da participao ativa dos professores, monitores, coordenadores e estudantes, pode oferecer oportunidades de reflexo e aprofundamento do conhecimento partindo do contexto scio-cultural e ambiental de seu entorno. Ali esto nossas razes nossas referncias culturais mais prximas. a partir delas que podemos propor reflexes sobre o que esse patrimnio representa ou pode vir a representar.

Referncias Culturais
... so edificaes e so paisagens naturais. So tambm as artes, os ofcios, as formas de expresso e os modos de fazer. So as festas e os lugares a que a memria e a vida social atribuem sentido diferenciado: so as consideradas mais belas, so as mais lembradas, as mais queridas. So fatos, atividades e objetos que mobilizam a gente mais prxima e que reaproximam os que esto longe, para que se reviva o sentimento de participar e de pertencer a um grupo, de possuir um lugar. Em suma, referncias so objetos, prticas e lugares apropriados pela cultura na construo de sentidos de identidade, so o que popularmente se chama de raiz de uma cultura.
Texto extrado do Manual de Aplicao Inventrio Nacional de Referncias Culturais do Iphan. (P.8)

A Educao Patrimonial prope a articulao de saberes diferenciados. No caso das aes na escola, une o conhecimento oferecido pelo programa curricular com o conhecimento tradicional das nossas comunidades. Esta proposta, pode ser trabalhada nos diferentes nveis de ensino, e tambm no mbito da educao no-formal, centrando as aes nos espaos de vida representados pelos territrios educativos.

Espaos de vida
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao 9.394/1996 prev no artigo 1, que a educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais, ou seja, identifica os contextos culturais das pessoas como importante espao de formao dos sujeitos.

Proposta para atividades no Mais Educao


O melhor guardio do patrimnio cultural sempre seu dono. So as pessoas que o fabricam, o praticam, moram nele, ou em seus arredores ou, em termos mais gerais, so as pessoas para as quais esse patrimnio tem importncia direta, por estar intimamente associado s suas vidas. A proposta da Educao Patrimonial na escola envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorizao dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimnio cultural, e que esto bem ao nosso lado. Bens culturais e patrimnio cultural Na nossa vida pessoal aquilo a que atribumos valor se torna um bem algo que buscamos manter, preservar, pois nos enriquece de alguma forma. Ao falarmos do nosso patrimnio cultural, nos referimos ao conjunto de bens que constituem a nossa cultura, algo que nos enriquece enquanto povo.

Segundo a definio do Art. 216 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, o patrimnio cultural brasileiro constitui-se dos bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em

conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expresso; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V - os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. Um dos instrumentos para se conhecer o patrimnio cultural e perceber sua presena na vida das pessoas o inventrio.

10

O Inventrio
Fazer um inventrio fazer um levantamento, uma lista descrevendo os bens que pertencem a uma pessoa ou a um grupo. Quando falamos em inventariar os bens culturais de um lugar ou de um grupo social, estamos falando em identificar suas referncias culturais. Alm de saber quais so esses bens, precisamos saber quais so suas caractersticas e por que eles so importantes para este grupo. Por exemplo, quando algum escreve um dirio ou tira fotografias ou filma momentos de uma viagem, essa pessoa est registrando memrias de momentos importantes de sua vida, paisagens e lugares em que esteve, geralmente na companhia de familiares e amigos. Esses registros so importantes para mantermos a memria e os sentimentos vivos, bem como para compartilharmos esses sentimentos com quem no estava l conosco.

Quando fazemos um inventrio de um bem cultural, tratamos de descrev-lo e document-lo escrevendo sobre ele, fotografando, filmando, fazendo entrevistas, gravaes sonoras, e outras formas de documentao. Trata-se tambm de levantar informaes j produzidas sobre aquele bem em outros locais, como arquivos e bibliotecas. Documentos, mapas, fotografias, filmes, cartas e outros registros podem ajudar nesse levantamento.

11

Ter um bem cultural documentado (por meio de textos, fotos, vdeos e desenhos) pode servir como fonte para pesquisas, como referncias do passado para se entender melhor o presente e desenhar o futuro; como registro de uma manifestao cultural que no ocorre mais, mas que permanece viva na memria das pessoas e que pode vir a ser retomada, como uma festa, por exemplo. O inventrio tambm pode contribuir para atividades que tragam as referncias culturais do entorno da escola para a sala de aula: o conhecimento sobre as formas geomtricas e as tcnicas utilizadas na construo das casas, praas, templos e edifcios da regio podem ser aplicadas em aulas de matemtica, fsica e qumica. Uma dana tpica pode ser trabalhada nas aulas de educao artstica e de educao fsica. As transformaes do espao podem ser investigadas na geografia, fsica, qumica, histria, lngua portuguesa, biologia. Desenhos e pinturas encontrados em cavernas,

grutas, rochas, paredes, templos podem dar ensejo a debates em todas as disciplinas curriculares.

Equipamento e recursos para o inventrio


Ao escolher a Educao Patrimonial a escola receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola - Educao Integral - para aquisio de equipamentos audiovisuais, para elaborao e divulgao do inventrio do patrimnio local: 05 mquinas fotogrficas com a funo filmagem; 05 gravadores de udio digital (MP3); HD externo; trip de cmera; as fichas para o inventrio impressas e reunidas em fichrios, seguindo modelo utilizado pelos tcnicos do Iphan/MinC em seus inventrios; cartucho colorido de impressora ou apoio para servio de impresso; R$ 1.000,00 (mil reais) como apoio para as sadas de campo; R$ 700,00 (setecentos reais) para produzir exposies, encontros, rodas de memria, mostras de filmes, e outros, a partir dos resultados do inventrio.

12

As categorias do inventrio
O inventrio traz um conjunto de fichas para os estudantes organizarem e reunirem informaes sobre o patrimnio cultural local. Sugerimos algumas categorias para classificar os diversos bens culturais: Lugares, Objetos, Celebraes, Formas de Expresso, Modos de Fazer e Saberes. Elas so baseadas nas categorias que o prprio Iphan/MinC utiliza em seus trabalhos de identificao e reconhecimento do patrimnio cultural do Brasil.

13

Lugares
No territrio em que ser feita a pesquisa, alguns lugares podem possuir significados especiais para a comunidade porque neles coisas importantes acontecem ou j aconteceram. Podem se tornar referncias, lugares como: uma feira, uma casa, uma paisagem, uma praa, um bosque, um stio arqueolgico, um centro histrico, uma rua, um rio, uma runa de construo antiga etc.

14

Objetos
Os objetos fazem parte da memria e da histria de uma comunidade. Alguns so importantes pela funo que desempenham ou desempenharam: seja uma funo decorativa (luminrias, esculturas, vasos de flores etc.); seja uma funo utilitria (cadeiras, mesas, ferramentas, moedas etc.); seja uma funo simblica (objetos religiosos/sagrados, bandeiras, trajes utilizados em rituais etc.). Podem ser importantes pelo papel social ou poltico de seus proprietrios, ou ainda, pelo valor artstico dos objetos (no caso das obras de arte popular e erudita, como pinturas, esculturas, desenhos, msicas etc.)

15

Celebraes
So eventos coletivos em que se comemora ou rememora algum acontecimento. Geralmente so organizadas com antecedncia e envolvem muitas pessoas, s vezes diferentes grupos da sociedade. Em geral, as celebraes se repetem a cada ano, ou de tempos em tempos e so passadas de gerao para gerao. Podem ter significado religioso, como as festas dos santos padroeiros das cidades, ou as festividades dos terreiros de candombl; podem ser de carter cvico, como as comemoraes das datas importantes da ptria ou da cidade; ou relacionadas aos ciclos produtivos, como as festas do milho, da uva, do peixe; podem ser formas de marcar momentos especiais da vida de uma pessoa junto sua comunidade, como acontece nos rituais de passagem para a vida adulta de alguns povos indgenas ou nas festas de casamento. Enfim, so inmeras as motivaes de uma comunidade para se organizar e celebrar.

16

Formas de expresso
So as diferentes maneiras pelas quais uma comunidade demonstra e comunica sua cultura: msica, dana, literatura, causos, pinturas, esculturas etc. Um mesmo bem cultural entendido como forma de expresso pode envolver vrias dessas linguagens. Pode ser uma encenao tpica que envolva msica, dana e teatro. Um exemplo so as diferentes encenaes com a figura do boi em todo o Brasil. Podem ter diferentes sentidos: religiosos, como uma folia de reis ou uma procisso. Podem comunicar protestos sociais, como o hip-hop; podem fazer parte dos perodos de trabalho, como os cantos de mutiro; e outras maneiras de comunicao, como os modos de falar: as lnguas indgenas, dialetos, sotaques e termos tpicos, como grias.

17

Saberes
So formas prprias de produzir algum bem ou realizar algum servio, como a receita de uma comida tpica, ou uma tcnica especial utilizada para tocar ou produzir um instrumento musical. Podem ter sentidos prticos ou rituais, sendo que, s vezes, renem as duas dimenses. o caso das prticas relacionadas cura, presentes nas benzeduras ou pajelanas. Envolvem o conhecimento de tcnicas e matrias-primas, que dizem muito sobre o meio ambiente e o modo como as pessoas interagem com ele. Um exemplo o dos ofcios tradicionais de pescador, quebradeira de coco babau, catadores de aa, garimpeiro, seringueiro; ou a maneira de construir uma casa de taipa, adobe, ou madeira, como nas palafitas etc. Alguns saberes e prticas explicam muito da histria de uma comunidade. As que tm um forte vnculo com o campo, por exemplo, podem ter como referncia o ofcio de vaqueiro ou de aboiador; outras podem ainda desenvolver prticas que eram feitas desde muito tempo por populaes originrias que habitavam o territrio e que no existem mais. Algumas prticas esto presentes em muitos lugares, mas se desenvolvem de maneira diferente em cada um, como as formas de cultivo e utilizao da mandioca ou de destilao da cana.

18

As fichas de inventrio fazem parte do kit da atividade de Educao Patrimonial do Programa Mais Educao. No prximo fascculo, sero disponibilizadas mais informaes sobre Cultura, Memria e Identidade Cultural para os coordenadores, docentes e monitores planejarem as aes com a escola e os estudantes e, dessa forma, ajudarem no mapeamento das riquezas culturais presentes em todos os cantos do Brasil comeando pelas escolas e seus arredores.

19

You might also like