You are on page 1of 28

Meios de hospedagem

Programa Turismo Sustentvel & Infncia Coordenador Sidney Alves Costa Consultoria Fabiana Gorenstein Universidade de Braslia (UnB) Reitor Timothy Mullholand Decana de Extenso Leila Chalub Diretora do Centro de Excelncia em Turismo Nbia David Macedo Coordenadora de Projetos Elisngela Machado Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Violncia e Explorao Sexual (Violes/SER) Maria Lcia Pinto Leal

Apresentao
Proteger, talvez, seja uma das palavras mais urgentes nos nossos dias. Garantir o futuro a ordem e isto quer dizer garantir a vida. Assim, importa, urgentemente, que alm de tudo e com todas as nossas foras, nos dediquemos proteo da vida. essencial que continuemos lutando por um mundo melhor, onde a diversidade seja respeitada e o diferente seja visto como uma parte de ns mesmos. tambm verdade que o turismo vem se rmando no mundo inteiro como uma das mais poderosas ferramentas de aproximao dos povos, de compreenso e de incentivo paz. No entanto, h aqueles que dele se utilizam para buscar um poder equivocado, viajando procura de prazeres criminosos como so aqueles obtidos custa da explorao de crianas e adolescentes. Com a implantao do Programa Turismo Sustentvel & Infncia o Brasil reitera sua rme deciso de manter o enfrentamento e o combate a esse tipo inadmissvel de crime, muitas vezes disfarado, pois mantido com o silncio de suas vtimas e a conivncia de muitos que ngem no perceber os males sua volta, ignorando a humilhao e o medo de crianas e adolescentes vtimas da negligncia, do abuso e da violncia. reconfortante saber que o Brasil est entre os pases que se preocupam com a proteo no apenas do seu ambiente natural, mas, principalmente, de suas geraes futuras.

Participar dessa rede de proteo uma obrigao e um privilgio de que no devemos fugir. Somente se cada um de ns agirmos, sem deixarmos para os outros a responsabilidade da luta, que garantiremos o desenvolvimento que queremos para o Brasil: aquele ambientalmente correto, culturalmente respeitoso, economicamente vivel e socialmente justo. Ou seja, um desenvolvimento que dure, que garante a vida futura o desenvolvimento sustentvel. Tomara que esta cartilha seja um dos muitos instrumentos deste combate que deve ser amoroso para com a vtima, mas intransigente com aqueles que praticam atos criminosos. Turismo sexual no turismo! crime! Est na hora, pois, de formarmos uma rede protetora para o nosso futuro. De protegermos de verdade nossas crianas e adolescentes, garantindo s meninas e meninos do Brasil um futuro digno, com reais oportunidades de desenvolvimento.

Prof. Iara Brasileiro Universidade de Braslia

Turismo e desenvolvimento
O turismo tem sido uma das atividades que mais ajuda no desenvolvimento da economia mundial. Entre janeiro e abril de 2006, o setor cresceu 4,5%. Foram 236 milhes de chegadas de viajantes internacionais em todo o mundo*. A atividade turstica pode contribuir para a proteo do meio ambiente, para a reduo da pobreza e das desigualdades sociais, visando o desenvolvimento sustentvel dos diferentes destinos tursticos. Mas, para isso, indispensvel:
As atividades tursticas devem respeitar a igualdade entre homens e mulheres; promover os direitos humanos e, especialmente, os direitos de crianas e adolescentes, idosos, pessoas com decincia e outros grupos vulnerveis.

Respeitar o meio ambiente, economizando os recursos naturais (principalmente gua e energia). Reduzir a produo de lixo, atravs de reciclagem. Respeitar as tradies, leis e costumes locais. Gerar empregos e distribuio de renda.

* Fonte: Organizao Mundial do Turismo (OMT)

Turismo e infncia
Quando pensamos em desenvolvimento e crescimento econmico, precisamos considerar no apenas o momento presente, mas tambm o mundo que iremos deixar para geraes futuras. O turismo responsvel reconhece os direitos das crianas e adolescentes. Esse reconhecimento deve ser partilhado por todos que integram o setor turstico: empresas, rgos de governo e prossionais. inaceitvel, portanto, que pessoas se aproveitem dos equipamentos do turismo (hotis, bares, clubes noturnos, etc.) para explorar sexualmente crianas e adolescentes. Explorao sexual de crianas e adolescentes crime. E a lei no penaliza somente quem pratica, mas tambm quem facilita ou age como intermedirio.
A explorao dos seres humanos sob todas as suas formas, nomeadamente sexual, e especialmente no caso das crianas, vai contra os objetivos fundamentais do turismo e constitui a sua prpria negao.

Cdigo Mundial de tica do Turismo

As pessoas se deslocam por vrios motivos: conhecer novos lugares, culturas e pessoas.
O chamado turismo sexual no turismo. Trata-se de um tipo de violncia que vai contra os princpios do Cdigo Mundial de tica do Turismo, alm de ser uma violao inaceitvel dos direitos humanos.

Por outro lado, h quem viaje buscando condies mais favorveis para explorar sexualmente crianas e adolescentes. Outras vezes, a oportunidade o transforma em consumidor porque encontra oferta com muita facilidade em pontos tursticos da cidade. Embora a imagem do turista estrangeiro seja comumente associada explorao sexual, h um grande nmero de casos denunciados a autoridades nacionais de brasileiros e brasileiras envolvidos nesses crimes. A maioria das crianas e adolescentes exploradas sexualmente: vtima de desigualdades de classe, gnero, raa e etnia. Apresenta baixa escolaridade. Sai do interior em busca de melhores condies de vida. vtima do trabalho infantil e outros tipos de violaes.

No Brasil, a explorao sexual de crianas e adolescentes ocorre no s nas regies de praia, mas tambm nas fronteiras e em reas com grande movimento de pessoas. Veja no quadro o nmero de destinos tursticos, por regio, que apresentam casos de explorao sexual de crianas e adolescentes *:
Regio Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul Destinos Tursticos 120 436 317 188 453 Casos de Explorao 52 113 83 65 85 O turismo no causa da explorao sexual de crianas e adolescentes. Por isso a importncia dos prossionais do setor rearmarem seu compromisso com a proteo da infncia e da adolescncia, no permitindo a utilizao dos equipamentos do turismo para ns de explorao sexual.

*Fonte: Secretaria Especial de Direitos Humanos

Conhea a legislao
A explorao sexual de crianas e adolescentes no um problema somente do Brasil, ela tambm ocorre em vrios outros pases. Em nosso pas, a Conveno Internacional dos Direitos da Criana, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) e o Cdigo Penal Brasileiro so os principais instrumentos legais contra esse tipo de crime. So eles que determinam as penalidades para quem o pratica.

dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, prossionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.
Constituio Brasileira, Art. 227

Crime

Estatuto da Criana e do Adolescente

Cdigo Penal Brasileiro

Submeter criana e adolescente prostituio ou explorao sexual Hospedar criana ou adolescente, desacompanhado dos pais ou responsvel ou sem autorizao escrita destes, ou da autoridade judiciria,em hotel, penso, motel ou congnere Mediao para servir a lascvia de outrem Favorecimento da prostituio Manter por conta prpria ou de terceiros casa de prostituio ou lugar destinados a encontros libidinosos, haja ou no a inteno de lucros Tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exera

Recluso de 4 a 10 anos e multa (Art. 244A)

Multa de 10 a 50 salrios de referncia; em caso de reincidncia, a autoridade judiciria poder determinar o fechamento do estabelecimento por at 15 dias (Art. 250) Recluso de 1 a 3 anos (Art.227) Recluso de 2 a 5 anos (Art.228)

Recluso de 2 a 5 anos (Art.229)

Recluso de 1 a 4 anos e multa (Art. 230)

Promover ou facilitar a entrada ou sada no Brasil de mulheres com o objetivo de exercer a prostituio

Pena de 4 a 10 anos forma qualicada (Art. 231)

No Brasil, existem vrios rgos que defendem os direitos de crianas e adolescentes. o que chamamos de sistema de garantia de direitos. Veja como voc pode participar desse sistema: Cidado
O sigilo garantido. Pode denunciar sem medo de sofrer eventuais retaliaes por parte dos agressores.

Denncia
um servio gratuito e pode ser feito via Disque-Denncia nacional (100) ou local (procure esse servio em seu municpio) ou denuncie diretamente no Conselho Tutelar.

Noticao (Conselho Tutelar)


Feita pelo Conselho Tutelar, que encaminha autoridade competente: Delegado, Juiz ou Promotor de Justia, notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente em situao de ESCCA.

Delegado
Com base na noticao, apura o fato e encaminha o procedimento/inqurito Justia.

Promotor de Justia Juiz de Direito


a autoridade que aplica, na forma da lei de Organizao Judiciria local, medidas de proteo criana e ao adolescente que esto em situao de ESCCA, responsabilizando o agressor. Promove e acompanha os procedimentos relativos s noticaes de explorao sexual contra crianas e adolescentes.

Esse sistema de garantia de direitos tambm formado pelo Controle Social e pela Rede
de Promoo de Direitos Controle social

- Fruns de Direitos da Criana e do Adolescente. - Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos da Criana e do Adolescente. Se as medidas administrativas ou jurdicas determinadas pelas autoridades competentes no estiverem sendo cumpridas, os Fruns e Conselhos tm a responsabilidade de denunci-las ao Ministrio Pblico do seu Estado.
Rede de promoo de direitos

- Poder Executivo, responsvel pelas polticas pblicas. - Conselhos de Direitos, responsvel pelas polticas pblicas e mobilizao social.

Todas as aes relativas s crianas, levadas a efeito por instituies pblicas ou privadas de bem-estar social, tribunais, autoridades administrativas ou rgos legislativos, devem considerar, primordialmente, o melhor interesse da criana.
Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana

Jogos de Simulao
CASO 1
Eliezer Formiga, 35 anos, trabalha h 10 no bar de um hotel localizado em movimentado centro turstico do Pas. Pessoas de diferentes pases e lugares do Brasil entram e saem a todo momento, a qualquer hora do dia. Do balco, Eliezer deve fazer um esforo para distinguir quem hospede e quem no . Mas h algumas situaes bem difceis de enfrentar. Como quando se hospedou no hotel um grupo de trs turistas, solteiros, jovens e brincalhes. No quarto dia de estada, um dos rapazes chegou acompanhado somente de uma mocinha, que parecia querer disfarar a pouca idade com maquiagem forte e roupas, digamos, adultas. Os dois sentaram-se em uma mesa a um canto e ele pediu um Cuba Libre para a garota. Educadamente, Eliezer explicou que no podia servir bebida alcolica a menores. O rapaz, que parecia j ter bebido um pouco, abriu o sorriso: Que isso? Quem disse que ela menor?. Eliezer pediu ento a identidade da moa, provocando a ira do rapaz que, falando bem alto, exigia a presena do gerente do hotel.

Eliezer deveria ceder para evitar um escndalo no local?

No seu trabalho, que atitude voc acha que o gerente tomaria em um caso como este?

Ser simptico com um hspede implica em fazer concesses deste tipo?

Eliezer agiu certo ao pedir a identidade da moa?

CASO 2
Aos 22 anos, Denise Oliveira conseguiu o primeiro emprego, como recepcionista em um pequeno hotel na regio central da cidade onde mora, depois de fazer uma srie de cursos, inclusive um prossionalizante para a funo. Foi uma vitria para ela, depois de passar cinco anos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho formal. Orgulhosa de si mesma, capricha no tratamento aos hspedes, sempre cordial e pronta para ajudar. Mas durante um planto de m de semana ela enfrenta uma situao inesperada: um dos hspedes do hotel, um senhor simptico chamado Aderbal, segundo consta na cha de hspede, chega ao hotel acompanhado de uma mocinha que parece no ter mais de 17 anos. Vai subir comigo. minha sobrinha, ele diz como se quisesse explicar a situao. Mas Denise sabe que no verdade.

Voc acha que Denise deveria fazer vista grossa para evitar problemas com o hspede?

A quem voc acha que ela deve recorrer para evitar que o homem leve a mocinha ao quarto?

Voc se sentiria apoiado pela direo de sua empresa na hora de enfrentar uma situao como esta?

No seu trabalho, j aconteceu algum caso como este com voc ou com algum colega?

preciso prevenir
Em 1999, uma organizao internacional chamada ECPAT (que trabalha pelo m da prostituio, da pornograa e do trco de crianas com nalidades sexuais) se uniu a empresas privadas do setor turstico e criou o Cdigo de Conduta para Proteo de Crianas da Explorao Sexual no Turismo. O Cdigo traz orientaes para que empresas e pessoas do setor turstico possam prevenir a explorao sexual de crianas e adolescentes. O interesse de empresas em adotar cdigos de conduta tem aumentado nos ltimos anos. No s no setor turstico. Empresas como Levis Strauss, Nike e Reebok, fabricantes de roupas e calados, foram pioneiras. No Brasil, a rede Accor Hotels foi uma das primeiras a adotar o Cdigo. Quando uma empresa adere ao Cdigo, ela deve deixar bem claro nos contratos com seus fornecedores que contra esse tipo de crime, e estimul-los a adotar a mesma conduta.

Todos os funcionrios devem ser capacitados, denunciando s autoridades competentes fatos relacionados explorao sexual de crianas e adolescentes. Acima de tudo, devem zelar para que seu material promocional de forma alguma estimule a vinda de pessoas interessadas na explorao sexual de crianas e adolescentes.

De acordo com o Cdigo de Conduta para Proteo de Crianas da Explorao Sexual no Turismo, as empresas que o adotam se comprometem a implementar as seguintes medidas para prevenir a explorao sexual de crianas e adolescentes:

1 . Estabelecer uma poltica tica contra a explorao sexual de crianas e adolescentes e divulg-la entre seus funcionrios.

2 . Educar e treinar funcionrios para que estejam permanentemente atentos para prevenir a explorao sexual de crianas e adolescentes .

3 . Incluir uma clusula nos contratos com seus fornecedores, exigindo que tambm assumam posio de repdio explorao sexual de crianas e adolescentes.

4 . Disponibilizar informaes aos turistas por meio de catlogos, brochuras, psteres, vdeos, pginas na internet e outros meios, rearmando o posicionamento da empresa contra a explorao sexual de crianas e adolescentes.

5 . Disponibilizar informaes sobre o assunto a pessoaschave com quem a empresa mantm algum tipo de contato.

No Brasil, o primeiro cdigo dessa natureza foi criado em 2001, em Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

Ele tem carter tico, educativo e preventivo e as empresas e instituies que aderem ao Cdigo recebem o Selo Paulo Freire de tica no Turismo.

Quando uma empresa de turismo adota uma posio clara contra a explorao sexual e transmite essa idia a todos os seus funcionrios, est sendo dado o primeiro passo para evitar a degradao. Prevenir explorao sexual de crianas e adolescentes no turismo no tarefa somente do governo. preciso que o trade turstico (empresas e pessoas que fazem parte delas) se comprometa e tome medidas concretas para evitar esse tipo de violncia.

tambm um ato de proteo a crianas e adolescentes que so vtimas desse tipo de violncia.

O Estatuto da Criana e do Adolescente tambm inclui artigos importantes na preveno da explorao sexual de crianas e adolescentes: Art. 77. Os proprietrios, diretores, gerentes e funcionrios de empresas que explorem a venda ou aluguel de tas de programao em vdeo cuidaro para que no haja venda ou locao em desacordo com a classicao atribuda pelo rgo competente. Art. 80. Os responsveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congnere ou por casas de jogos, assim entendidas as que realizem apostas, ainda que eventualmente, cuidaro para que no seja permitida a entrada e a permanncia de crianas e adolescentes no local, axando aviso para orientao do pblico. Art. 82. proibida a hospedagem de criana ou adolescente em hotel, motel, penso ou estabelecimento congnere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsvel. Art. 83. Nenhuma criana poder viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsvel, sem expressa autorizao judicial. Art. 85. Sem prvia e expressa autorizao judicial, nenhuma criana ou adolescente nascido em territrio nacional poder sair do Pas em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

Como denunciar
A quem recorrer: . Disque-Denncia Nacional 100, de segunda a sexta-feira, das 8h s 22h

. Conselhos Tutelares criados para zelar pelos direitos da criana e do adolescente, so responsveis por receber a noticao e analisar a procedncia de cada caso.

Anote aqui o nmero do Conselho Tutelar de sua cidade:

. Varas da Infncia e da Juventude nas cidades em que no existe um Conselho Tutelar, as Varas da Infncia e da Juventude podem receber as denncias

Anote aqui o nmero da Vara da Infncia e da Juventude de sua cidade:

Glossrio
Abuso sexual uma violncia praticada por pessoas contra crianas e adolescentes, dentro ou fora da famlia, para obter satisfao sexual. Geralmente as crianas e adolescentes esto em situao de vulnerabilidade social. Assdio sexual Ato cometido por algum que se aproveita de uma posio de superioridade para constranger outra pessoa, a m de obter favorecimento sexual. Corrupo de menores Induzir uma pessoa maior de 14 anos e menor de 18 anos a praticar ou assistir ato de libidinagem. Criana e adolescente De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, criana a pessoa com at 12 anos de idade incompletos. reconhecida pelas leis brasileiras como pessoa em condio especial de desenvolvimento e que merece ateno prioritria da sociedade, da famlia e do Estado. Para o Estatuto da Criana e do Adolescente, adolescente o indivduo entre 12 e 18 anos incompletos.

Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da pessoa no presente sem comprometer as das futuras geraes. Explorao sexual comercial A explorao sexual comercial implica na venda de servios sexuais prestados por crianas ou adolescentes, para uma terceira pessoa, seja homens ou mulheres. Geralmente, h o apoio de redes de explorao sexual. Explorao sexual no turismo Atividade ilegal praticada por pessoas que levam visitantes para um destino turstico, oferecendo-lhes relaes sexuais com crianas e adolescentes da regio visitada. Menor Atualmente tem sentido negativo, pois se refere s crianas e adolescentes a partir de suas necessidades ou comportamento (menor infrator, menor carente, menor abandonado). As leis nacionais e internacionais no consideram mais esse termo, pois foi excludo do vocabulrio de quem defende os direitos da infncia e da adolescncia.

Pornograa infantil Fotograa, vdeo, desenho ou lme que mostre atividades sexuais em que sejam usados crianas ou adolescentes; ou que mostre as partes genitais de uma criana ou adolescente com inteno sexual.

Prostituio infantil No se utiliza mais essa expresso em funo do entendimento de que crianas e adolescentes no se prostituem, mas so submetidas a uma situao de violncia sexual. Proteo integral Demanda prioridade e aes articuladas para a implementao dos direitos da criana e do adolescente. Por serem pessoas em especial condio de desenvolvimento, a proteo da criana e do adolescente dever da famlia, da sociedade e do Estado. Redes de agenciamento/favorecimento Facilitam o aliciamento, transporte, alojamento de mulheres, crianas e adolescentes, tracados para ns de explorao sexual. Podem ser empresas de fachada, proprietrios, empregados ou intermedirios que atuam em determinados locais com o objetivo de lucrar com a explorao sexual.

Redes de explorao Quadrilhas organizadas por pessoas que se favorecem da explorao sexual comercial de mulheres, crianas e adolescentes. Geralmente, tm relao com o trco de drogas e envolvem tambm o trco de pessoas para o exterior e para outras regies do Pas com ns de explorao sexual. Trco de crianas e adolescentes o recrutamento, transporte ou alojamento de pessoas sob situao de violncia, coero, fraude, engano, abuso de situao de vulnerabilidade para ns de explorao sexual. Violncia sexual uma relao desigual de poder provocada pelas relaes adulto-criana, homem-mulher, adolescentecriana, sob condies de vulnerabilidade social. uma violao de direitos humanos. Vulnerabilidade Social E uma situao de precarizao das relaes socioeconmicas, culturais e afetivo-emocionais da criana e do adolescente.
________________________________________

LEIA MAIS SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NESTA CARTILHA NO SITE www.unb.br/cet/turismoeinfancia

Fontes de consulta:
- Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana http://www.unicef.org/brazil/dir_cri.htm - 2 Protocolo Opcional Conveno dos Direitos da Criana http://www.unicef.org/brazil/sowc2002/destaques/ destaque12/main.htm - Cdigo tico Mundial de Turismo http://www.world-tourism.org/code_ethics/pdf/ languages/Brazil.pdf - Global Compact http://www.unglobalcompact.org/ - Relatrio Brundtland http://www.are.admin.ch/are/en/nachhaltig/ international_uno/unterseite02330/

- Planos de Ao dos Congressos Mundiais de Estocolmo e Yokohama http://www.csecworldcongress.org/sp/index.htm - The Code http://www.thecode.org - Estatuto da Criana e do Adolescente http://www.mj.gov.br/sedh/dca/eca.htm - Plano Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual Infanto-Juvenil http://www.violenciasexual.org.br

You might also like