You are on page 1of 7

Brasil (Confederao Brasileira de Futebol)

Fundada em 1914 | Afiliada Fifa desde 1923 nico pas a disputar todas as Copas do Mundo e o nico pentacampeo. Falar de Copa falar de Brasil, que sempre um dos favoritos, independentemente do retrospecto recente. Com Dunga no comando, o time nacional ganhou a Copa Amrica e se classificou para a Copa com antecedncia. Em 2009, nas Eliminatrias, emendou cinco vitrias consecutivas, duas delas histricas: 4 x 0 sobre o Uruguai em Montevidu e 3 x 1 sobre a Argentina em Rosrio, partida que confirmou a passagem para a frica do Sul. Com um dos melhores goleiros em atividade do mundo (Jlio Csar), um dos jogadores mais completos do mundo na articulao do meio-campo (Kak) e um centroavante artilheiro, aposta de Dunga que tomou conta da camisa 9 (Luis Fabiano), o Brasil chega com fora.

frica do Sul (Associao de Futebol da frica do Sul)


Fundada em 1991 | Afiliada Fifa desde 1992 Como anfitries, a frica do Sul quer encantar sua torcida. Contestado, o tcnico Joel Santana deu lugar ao tambm brasileiro Carlos Alberto Parreira em outubro de 2009. O pas j participou de duas copas: 1998 e 2002. O resultado mais expressivo conquistado at hoje pelo pas foi a Copa Africana de Naes, em 1996. Em 2009, o time foi quarto colocado da Copa das Confederaes. Destaque no meio-campo, Steven Pienaar o grande trunfo da frica do Sul. Desde a transferncia para o Everton, da Inglaterra, Pienaar amadureceu. Outros atletas habilidosos so os alas Siboniso Gaxa e Tsepho Masilela.

Mxico (Federao Mexicana das Associaes de Futebol)


Fundada em 1927 | Afiliada Fifa desde 1929 Por jogar as Eliminatrias da Concacaf, o Mxico nunca teve problemas para se classificar s Copas do Mundo. Por isso, vai disputar seu 14 Mundial. No ltimo, em 2006, foi eliminado pela Argentina nas oitavas-de-final. Alis, a seleo caiu nesta fase nas ltimas quatro Copas. Desta vez o Mxico ficou em segundo nas Eliminatrias, superado pelos vizinhos Estados Unidos. Mesmo assim, pode-se dizer que vive uma grande fase. Sob o comando do tcnico Javier Aguirre, conseguiu a marca de 12 partidas de invencibilidade, interrompida com a derrota de 2 a 1 para a Colmbia em um amistoso no qual foram utilizados somente jogadores que atuavam no pas. Veteranssimo, o atacante Cuauhtmoc Blanco retornou seleo e comandou o time, que tem tambm como destaque o artilheiro Borgetti.

Uruguai (Associao Uruguaia de Futebol)


Fundada em 1900 | Afiliada Fifa desde 1923 Novamente o Uruguai teve de tentar vaga na Copa pela repescagem. Mas, ao contrrio do ltimo Mundial, se classificou ao passar pela Costa Rica. Bicampe mundial, a seleo ficou de fora de trs dos quatro ltimos torneios (1994, 1998 e 2006). A seleo espera apagar a imagem deixada em 2002, quando no passou da primeira fase. Entre os destaques da equipe do tcnico Oscar Tabrez est o capito Diego Lugano, ex-So Paulo e atualmente no Fenerbahce, da Turquia. Alm dele, o atacante Diego Forln a principal esperana de gols.

Frana

(Federao

Francesa de Futebol)

TFundada em 1919 | Afiliada Fifa desde 1904 Doze participaes, duas finais e um ttulo. A Frana aparece sempre como uma das maiores candidatas a levar a taa. Antes da era de ouro de 1998, o pas j havia alcanado o terceiro lugar em duas ocasies, em 1958 e 1986, alm de uma quarta posio em 1982. A Frana garantiu lugar na Copa de 2010 de maneira polmica. O atacante Thierry Henry colocou a mo na bola no lance que originou o gol da classificao contra a Irlanda, na repescagem das Eliminatrias Europeias. A arbitragem no viu e, mesmo sob protesto dos irlandeses, a Fifa descartou a possibilidade de realizar nova partida entre as equipes.A campe de 1998 tem como estrelas o prprio Henry, William Gallas na defesa e Jrmy Toulalan como peas importantes no meiocampo. A revelao de Yoann Gourcuff, o talento de Franck Ribry e a volta por cima de Nicolas Anelka deram mais opes ofensivas ao tcnico Raymond Domenech. No setor, o treinador ainda pode contar com nomes como Carrasco e Clichy.

Argentina (Associao do Futebol Argentino)


Fundada em 1893 | Afiliada Fifa desde 1912 A Argentina s garantiu vaga Copa na ltima rodada das Eliminatrias Sul-Americanas, ao vencer o Uruguai por 1 a 0 em Montevidu. Na sua 15 participao em mundiais da Fifa, a seleo buscar o tricampeonato. A primeira taa a equipe levantou em 1978, em casa, ao derrotar a Holanda por 3 a 1. J o bi veio em 1986, quando venceu a Alemanha por 3 a 2, na competio disputada no Mxico. O destaque da seleo argentina o atacante Lionel Messi, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2009. O jogador marcou o gol do ttulo do Barcelona no Mundial de Clubes, em Abu Dhabi. No tem dado grande resposta no time de Maradona, mas a grande aposta.

Nigria (Federao de Futebol da Nigria)


Fundada em 1945 | Afiliada Fifa desde 1960 Com destaque em competies de selees de base e em Olimpadas (foi ouro em 1996 e prata em 2008), a Nigria volta a uma Copa, aps ter ficado de fora disputa de 2006. Em duas oportunidades a equipe africana alcanou as oitavas-definal do Mundial: em 1994 e 1998. A seleo nigeriana conta com um veloz e dinmico ataque com Obafemi Martins, Yakubu Aiyegbeni e Peter Odemwingie. Tem destaques como os jovens Victor Obinna e Ikechukwu Uche e o veterano Nwankwo Kanu, que muito provavelmente realizar a sua ltima participao no torneio. Com a organizao de Obi Mikel no meio-campo e a liderana do capito Joseph Yobo no miolo de zaga, a equipe vai dar trabalho.

Coria do Sul (Associao Coreana de Futebol)


Fundada em 1945 | Afiliada Fifa em 1948 Garantiu presena na Copa da frica como lder do Grupo 2 das Eliminatrias Asiticas. O tcnico Huh Jung-Moo assumiu a equipe em dezembro de 2007, pondo fim era holandesa na Coreia, que se caracterizou pelos trabalhos de Guus Hiddink e Dick Advocaat. Aps crticas, o treinador classificou a seleo com dois jogos de antecedncia. Com a oitava participao em Mundial, a equipe ostenta o ttulo de seleo asitica mais assdua do torneio. Park Ji-Sung um dos destaques da Coreia do Sul. O atacante do Manchester United assumiu a braadeira de capito do time

Grcia (Federao Helnica de Futebol)


Fundada em 1926 | Afiliada Fifa desde 1927 A seleo grega retorna a uma Copa depois da participao de 1994. A equipe se classificou ao passar por Luxemburgo na repescagem das Eliminatrias Europeias. No grupo, se destacam o zagueiro Sotirios Kyrgiakos, jogador que mais tempo atuou pela seleo nas Eliminatrias, e o meio-campista Giorgios Karagounis, capito do time. No ataque, estaro Theofanis Gekas, artilheiro da competio com 10 gols, e o experiente Angelos Charisteas, que marcou quatro. O comando do alemo Otto Rehhagel. Tcnico da Grcia desde 2001, ele conseguiu reestruturar o futebol da seleo e a conduziu ao maior ttulo at hoje conquistado pelo pas, a Eurocopa de 2004.

Inglaterra (A Associao de Futebol)


Fundada em 1863 | Afiliada Fifa desde 1905 Fabio Capello j avisou: a seleo inglesa ser o ltimo time da sua carreira como treinador. E tem tudo para ser um bom trabalho. Ao substituir Sven-Goran Eriksson e Steve McClaren, o italiano conseguiu recuperar a confiana de toda uma gerao que tem no Mundial de 2010 tambm a derradeira oportunidade de mostrar seu valor, aps os fracassos recentes. Conseguiu domar as estrelas e classificar o English Team nas Eliminatrias com duas rodadas de antecipao. Far pelo Grupo C um confronto histrico com os Estados Unidos. Arglia e Eslovnia so os azares. Artilheiro mximo do English Team, Wayne Rooney tambm o principal nome da nova gerao.

Arglia (Federao Argelina de Futebol)


Fundada em 1962 | Afiliada Fifa desde 1963 A Arglia ir para a terceira participao em Copa a equipe esteve presente nos Mundiais de 1982 e 1986. O time se classificou em primeiro lugar do Grupo C das Eliminatrias Africanas, frente do Egito. Antar Yahia um dos nomes fundamentais da defesa argelina. Ele compe o setor com Madjid Bougherra, Nadir Belhadj e com o goleiro Lounes Gaouaoui, que tem realizado disputa pelo posto de titular com Fawzi Chaouchi. Mas no meiocampo que esto os maiores destaques da seleo. Alm do capito Yazid Mansouri, Karim Ziani e Mourad Meghni participam ativamente da criao e da chegada no ataque. Embora seja originalmente um atacante, Karim Matmour vem se firmando como um competente lateral-direito. Rabah Sadane o tcnico. Ele j teve outras passagens pela equipe, entre elas na Copa 1986.

Estados Unidos (Futebol EUA)


Fundada em 1913 | Afiliada Fifa em 1913 Os Estados Unidos se classificaram em primeiro lugar no hexagonal final das Eliminatrias da Amrica do Norte, Amrica Central e Caribe. A seleo, comandada por Bob Bradley, tem como grande destaque o meia Landon Donovan. Alm do armador, a equipe aposta em Oguchi Onyewu, Michael Bradley, Jozy Altidore, Clint Dempsey e o goleiro Tim Howard. Em 2009, os Estados Unidos foram vice-campees da Copa das Confederaes, ao perder para o Brasil por 3 a 2 na final.

Eslovnia (Associao de Futebol da Eslovnia)


Fundada em 1920 | Afiliada Fifa em 1992 O pas de apenas 2 milhes de habitantes ir para sua segunda Copa. A primeira participao ocorreu em 2002, quando a seleo eslovena no passou da primeira fase. O time se classificou na represcagem das Eliminatrias Europeias, diante da favorita Rssia. Para 2010, uma das apostas da equipe Milivoje Novakovic, que fez cinco gols nas Eliminatrias Europeias. Aos 30 anos, o atacante do Colnia se aproxima do Mundial no auge da forma. O goleador, nascido na capital Liubliana, uma das trs peas fundamentais no grupo. As outras so o goleiro Samir Handanovic e o meia e capito Robert Koren. O tcnico Matjaz Kek.

Alemanha (Federao Alem de Futebol)


Fundada em 1900 | Afiliada Fifa desde 1904 Tricampe mundial (Sua/54, Alemanha/74 e Itlia/90), a seleo no disputou os mundiais de 30 e 50. A ltima vez em que foi a uma deciso, em 2002, acabou perdendo para o Brasil. A Alemanha divide com a Seleo Brasileira o recorde de sete finais. O maior goleador alemo em Copas do Mundo Gerd Mller (14 gols), de 1970 a 1974. O jogador s foi superado por Ronaldo em 2006, quando o Fenmeno marcou seu 15 gol em Mundiais. O atleta que mais vezes vestiu a camisa alem foi Lothar Matthus, com 150 jogos. Aps a leso do meia Michael Balack, a equipe comandada por Joachim Lw tem como destaques os atacantes Miroslav Klose e Lukas Podolski, o lateral-esquerdo Philipp Lahm e o meia Bastian Schweinsteiger.

Gana (Associao de Futebol de Gana)


Fundada em 1957 | Afiliada Fifa desde 1958 Com vrios jogadores atuando no milionrio futebol ingls, Gana quer provar que a maior fora do continente na atualidade. Estreou em 2006 e j marcou sua campanha por ser a nica seleo africana a passar da fase de grupos. Foi a seleo mais jovem da Copa da Alemanha, com mdia de idade de menos de 24 anos. Com boa campanha nas Eliminatrias, Gana foi a primeira seleo a se classificar para a frica do Sul 2010, ao vencer os quatro primeiros jogos da fase decisiva. Muntari, Amoah e Appiah so os principais jogadores. Quando sediou a Copa Africana de Naes de 2008, e terminou em terceiro lugar, Gana trocou o tcnico francs Claude Le Roy pelo srvio Milovan Rajevac.

Austrlia (Federao de Futebol da Austrlia)


Fundada em 1961 | Afiliada Fifa desde 1963 A Austrlia ir para a terceira participao em Copa do Mundo as outras foram em 1974 e 2006. A seleo disputou as Eliminatrias da sia e terminou na liderana do Grupo 1, frente de Japo, Bahrein, Catar e Uzbequisto. A equipe do tcnico Pim Verbeek tem entre os destaques os meias Tim Cahill e Harry Kewell. No Mundial de 2006, a Austrlia avanou s oitavas-de-final, sendo eliminada pela Itlia. A meta de Verbeek alcanar na frica uma classificao melhor.

Srvia (Associao de Futebol da Srvia)


Fundada em 1919 (como Associao de Futebol da Iugoslvia)| Afiliada Fifa desde 1923 Sucessora da Iugoslvia e de Srvia e Montenegro, disputa a Copa do Mundo de forma independente pela primeira vez. Disputou sua primeira partida em agosto de 2006, pouco depois do ltimo Mundial, em que foi eliminada na primeira fase, sob o nome Srvia e Montenegro. Integrante do grupo da Frana nas Eliminatrias, surpreendeu e garantiu o primeiro lugar com uma rodada de antecedncia, em uma goleada de 5 a 0 sobre a Romnia. Jogador srvio de maior destaque (Petkovic, campeo brasileiro pelo Flamengo, brigou com a federao h muitos anos), o zagueiro Vidic, do Manchester United, considerado um dos melhores do mundo em sua posio.

Dinamarca (Associao Dinamarquesa de Futebol)Tabela de jogos


Fundada em 1889 | Afiliada Fifa desde 1904 Depois do bom desempenho que obteve na Copa de 1998, quando chegou s quartas-de-final e endureceu a partida contra o Brasil, a Dinamarca tenta ir mais longe. De volta aps a ausncia em 2006, aposta na qualidade do atacante Bendtner. A Dinamarca chega credenciada pela campanha nas Eliminatrias, quando desbancou Portugal de Cristiano Ronaldo (que se classificou na repescagem) e a Sucia de Ibrahimovic. Pega Holanda, Japo e Camares no Grupo E.

Holanda (Real Associao Holandesa de Futebol)


Fundada em 1889 | Afiliada Fifa desde 1904 Eterna promessa do futebol mundial, a Holanda tentar novamente desencantar e enfim conquistar seu primeiro ttulo mundial. Vice em 1974 e 1978, chega frica do Sul sem pinta de favorita. Aps o fracasso na Euro 2008, fez uma campanha perfeita nas Eliminatrias, com 100% de aproveitamento. O tcnico Bert van Marwijk e seu auxiliar Frank de Boer trabalham na renovao da equipe, aps a sada de grandes nomes como o goleiro Van Der Sar, o atacante Van Nistelrooy e o meio-campista Phillip Cocu, que era capito da seleo. Cocu encerrou a carreira, e os outros dois se recusam a defender a seleo. Aps as sadas dos medalhes, o veloz e habilidoso meia-atacante do Bayern de Munique Arjen Robben assume a condio de principal nome da seleo.

Japo (Associao de Futebol do Japo)


Fundada em 1921 | Afiliada Fifa desde 1929 a quarta vez consecutiva que os japoneses participam da competio. A estreia foi na Copa da Frana, em 1998, quando foram eliminados logo na primeira fase. Em 2002, dividiu a sede dos jogos do Mundial com a Coria do Sul. Comandada por Zico, fez boa campanha na Copa e acabou com o nono lugar geral. Em 2006, porm, ficou no grupo do Brasil, no venceu nenhum jogo e acabou em ltimo na chave. Campeo de trs das ltimas cinco Copas da sia, perdeu o primeiro lugar nas Eliminatrias do continente para a Austrlia, que no compete mais pela Oceania. Mesmo assim, classificou-se com tranquilidade. dolo da torcida, o atacante Hidetoshi Nakata divide o posto de principal jogador da seleo com o meia habilidoso Shunsuke Nakamura.

Camares (Federao Camaronesa de Futebol)


Fundada em 1959 | Afiliada Fifa desde 1964 Camares quer repetir a sensao que foi na dcada de 90. A seleo j esteve cinco vezes no Mundial, um recorde na frica. Na Itlia/1990, conseguiu chegar s quartas-de-final, marca somente igualada por Senegal, em 2002. O time tem tudo para alcanar bons resultados na Copa de 2010, j que a seleo africana melhor colocada no Ranking da Fifa ocupa a 11 posio. A grande sensao de Camares Samuel Etoo, destaque tambm na Inter de Milo. O atacante foi o artilheiro do pas nas Eliminatrias Africanas, com nove gols em 11 partidas. O promissor Pierre Webo outra ameaa do setor ofensivo camarons. O tcnico o francs Paul Le Guen. O treinador tem passagens por clubes como Lyon, Glasgow Rangers e Paris SaintGermain.

Itlia (Federao Italiana de Futebol)


Fundada em 1898 | Afiliada Fifa desde 1905 Uma das camisetas mais respeitadas do futebol mundial, a Azzurra chega frica do Sul ostentando a faixa de campe. Alis, tetracampe. E mesmo aps os ttulos de 1934,1938, 1982 e 2006, no uma das principais favoritas. O time de Marcelo Lippi vive s voltas com crticas da imprensa e desconfiana da torcida. No entanto, nunca bom duvidar da eficincia e do pragmatismo do futebol italiano, ainda que fora de sua melhor forma tcnica. Na ltima edio do torneio, eles tambm no eram favoritos e, com um futebol slido e objetivo, superaram todos os adversrios. A Itlia s tem menos participaes em Copas que o Brasil. Assim como a Alemanha, ficou fora de apenas dois, e vai para seu 17 Mundial. Aos 31 anos, Gianluigi Buffon ainda um dos melhores goleiros do mundo. gil e seguro, um pilar da forte defesa italiana.

Paraguai (Associao Paraguaia de Futebol)


Fundada em 1906 | Afiliada Fifa desde 1921 Com sete participaes em Copas do Mundo (Uruguai/1930, Brasil/1950, Sucia/1958, Mxico/1986, Frana/1998, Coria do Sul e Japo/2002), a seleo paraguaia chega com mais credenciais do que nunca. O time ficou em terceiro lugar nas Eliminatrias Sul-Americanas, apenas um ponto atrs do Brasil, que foi o primeiro. Porm, apesar da boa impresso deixada em 2002 e 2006, quando foram eliminados por selees que seriam finalistas, os paraguaios nunca ganharam duas partidas em uma mesma edio, nem conseguiram passar das oitavas-de-final. Com Roque Santa Cruz fora de ao em muitas partidas das Eliminatrias, o Paraguai se valeu do talento de Salvador Cabaas. O carrasco do Flamengo assumiu a responsabilidade e cresceu durante a competio. Porm, aps ser baleado na cabea, o atacante no conseguiu se recuperar a tempo de representar o seu pas na Copa.

Eslovquia (Federao Eslovaca de Futebol)


Fundada em 1993 | Afiliada Fifa em 1907 A seleo eslovaca participar de sua primeira Copa. Pertencente antiga Tchecoslovquia, o pas se tornou independente em 1993. A Eslovquia surpreendeu nas Eliminatrias Europeias, se classificando como lder do Grupo 3. O zagueiro Martin Skrtel, do Liverpool, um dos destaques da equipe. O meio-campista Marek Hamsik, do Napoli, outra aposta, assim como o atacante Stanislav Sestak, autor de seis gols nas Eliminatrias. O tcnico o ex-jogador eslovaco Vladimr Weiss. Ele assumiu a seleo em junho de 2008, depois que Jan Kocian no conseguiu classificar a equipe Eurocopa de 2008.

Nova Zelndia (Nova Zelndia Futebol)


Fundada em 1891 | Afiliada Fifa desde 1948 A Nova Zelndia vai para a segunda Copa. A primeira participao do pas da Oceania ocorreu em 1982, na Espanha. A seleo se classificou ao derrotar no Bahrein, quinto colocado das Eliminatrias Asiticas, na repescagem. O capito e zagueiro central Ryan Nelsen o nome de maior destaque no elenco. O jogador presena constante nos jogos do Blackburn, da Inglaterra, h vrios anos, sendo o nico neozelands a atingir tal longevidade na Premier League. No ataque, o time conta com Shane Smeltz, artilheiro do Campeonato Australiano, a A-League. A sua principal caracterstica a qualidade na finalizao, enquanto o jovem e alto Chris Wood se destaca ao lado de Rory Fallon no jogo areo.

Portugal (Federao Portuguesa de Futebol)


Fundada em 1914 | Afiliada Fifa desde 1923 A seleo de Portugal esteve presente apenas quatro vezes em Copas do Mundo. A mais brilhante foi justamente a primeira. Em 1966, os portugueses apresentaram ao mundo o craque Eusbio, um dos melhores jogadores de toda a histria do futebol mundial, e conquistaram a medalha de bronze na competio. Sob o comando do pentacampeo mundial Luiz Felipe Scolari, Portugal chegou novamente semifinal em 2006, mas foi derrotado por Frana e Alemanha e acabou em quarto. Sem Felipo, passou trabalho nas Eliminatrias. Teve dificuldades para conseguir uma vaga na repescagem, quando enfim passou fcil pela Bsnia e garantiu vaga no Mundial. Protagonizar um confronto histrico com o Brasil na primeira fase. Melhor jogador do mundo em 2008, o craque do Real Madrid Cristiano Ronaldo a grande arma de Carlos Queiroz, com seus dribles rpidos e chutes fortes.

Coreia do Norte (Federao de Futebol da Coreia do Norte)


Fundada em 1945 | Afiliada Fifa desde 1958
A seleo volta Copa aps 44 anos. O time disputou o Mundial de 1966 na Inglaterra e alcanou a condio de zebra ao chegar s quartas-de-final. A Coreia do Norte ser

adversria do Brasil na primeira fase. A maioria dos jogadores atua no pas, mas os principais destaquem jogam no Exterior. O atacante Hong Yong-Jo, 27 anos, do russo Rostov, marcou quatro gols nas Eliminatrias Asiticas. Ao lado dele, Jong Tae-Se, que est no futebol japons, mostra velocidade para surpreender a defesa adversria. O meia Mun In-Guk e o goleiro Ri Myong-Guk tambm so destaques. O tcnico Kim Jong-Hun espera reproduzir a proeza de 1966 no Mundial da frica.

Costa do Marfim (Federao Marfinense de Futebol)


Fundada em 1960 | Afiliada Fifa desde 1960
A Costa do Marfim ir para a segunda participao em Copa. A primeira ocorreu em 2006, quando no passou da primeira fase. A equipe africana ser adversria do Brasil na

primeira fase. Entre os destaques da seleo esto os atacantes do Chelsea Didier Drogba e Salomon Kalou. Didier Zokora, do Sevilla, e Yaya Tour, do Barcelona, do pegada ao meio de campo, ao lado do baixinho Bakary Kon, do Olympique de Marselha. Emmanuel Ebou e Kolo Tour, que atuam na Inglaterra, completam com Arthur Boka, do Stuttgart, uma das melhores defesas da frica. O bsnio Vahid Halilhodzic est no comando da Costa do Marfim. Ele assumiu o compromisso depois da Copa das Naes Africanas de 2008. O tcnico tem passagem por clubes da Frana, como Lille, Rennes e Paris Saint-Germain.

Espanha (Real Federao Espanhol de Futebol)


Fundada em 1913 | Afiliada Fifa desde 1904 Atual campe da Eurocopa, a Espanha apontada como uma das grandes favoritas para a Copa de 2010. A equipe ainda busca o primeiro ttulo. Com 100% de aproveitamento nas Eliminatrias, a seleo de Vicente Del Bosque conta com grandes nomes. O goleiro Iker Casillas, os meias Xavi Hernndez, Andrs Iniesta e Cesc Fbregas, e os atacantes David Villa e Fernando Torres so alguns destaques. Del Bosque, que assumiu no lugar de Luis Aragons aps a Euro 2008, aposta principalmente no entrosamento da equipe. O treinador se destacou no Real Madrid, com quem ganhou em quatro anos a Liga dos Campees da Europa (2000 e 2002), dois ttulos do Campeonato Espanhol (2001 e 2003), uma Supercopa da Espanha (2001) e uma Supercopa Europeia (2002), alm de uma Copa Intercontinental (2002).

Sua (Associao Sua de Futebol)


Fundada em 1895 | Afiliada Fifa em 1904 Aps retornar Copa do Mundo em 2006 depois de 12 anos ausente e conseguir a faanha de ser eliminada sem ter tomado um gol sequer no torneio, a Sua chega agora com mais fora. Comeou as Eliminatrias vacilante, empatando com Israel e perdendo para Luxemburgo, mas se recuperou e engatou cinco vitrias seguidas, duas delas sobre a Grcia, adversrio mais forte do grupo. Classificou-se direto, em primeiro lugar, e mandou a Grcia para a repescagem. Jogar seu nono Mundial. Encara trs adversrios hispnicos: Chile, Honduras e Espanha. Pas-sede da Euro 2008, junto com a ustria, tem como melhores desempenhos no Mundial as quartas-de-final de 1934, 1938 e 1954. Artilheiro da seleo, o atacante Alexandre Frei marcou cinco gols nas Eliminatrias e dois na Copa do Mundo de 2006.

Honduras (Federao Nacional Autnoma de Futebol de Honduras)


Fundada em 1951 | Afiliada Fifa em 1946 A seleo hondurenha retorna a uma Copa depois de 28 anos. A ltima que a equipe disputou a competio foi em 1982, na Espanha. O destaque da equipe na trajetria difcil das Eliminatrias da Concacaf foi Carlos Pavn, atacante de 36 anos. Ao lado dele, h atletas como David Suazo, Wilson Palacios, Julio de Len e Amado Guevara. O tcnico da equipe o colombiano Reinaldo Rueda. O treinador assumiu o cargo no comeo de 2007 e renovou a confiana do grupo na briga pela vaga no Mundial.

Chile (Federao de Futebol do Chile)


Fundada em 1895 | Afiliada Fifa desde 1913 O ataque chileno grande trunfo do time. nesse setor que atuam Matas Fernndez, Alexis Snchez e Humberto Suazo, trio que fez os torcedores do Colo Colo se empolgarem na temporada de 2006 e que agora abrilhanta o futebol em outras equipes. Fernndez o crebro da seleo, Snchez a exploso pelas laterais e Suazo, mais experiente, o artilheiro que conclui as jogadas.

You might also like