You are on page 1of 3

Temas/Problemas da Cultura Cientfico-tecnolgica

Sugestes metodolgicas para a elaborao de um trabalho

De acordo com as propostas do Programa de Filosofia (10 e 11 anos), os trabalhos de pesquisa e investigao dos alunos devem seguir um percurso de realizao semelhante ao que a seguir indicamos:

1. Elaborao de um guio: a. Identificao do tema; b. Delimitao do problema; c. Levantamento das questes filosficas subjacentes ao tema/problema; d. Evidenciao da pertinncia da problemtica; e. Identificao do quadro conceptual de suporte; f. Indicao das fontes de informao. 2. Apresentao do trabalho. 3. Estrutura do trabalho escrito: a. Capa: nela deve constar o ttulo do trabalho, os nomes dos alunos, o nome da escola e logtipo e data e local de realizao. b. Texto: deve organizar-se nas seguintes partes: 1. ndice: pode ser apresentado do incio ou no fim do trabalho; serve de esqueleto orientador do trabalho, por indicar todos os captulos ou partes do trabalho, sua sequncia e pginas respectivas. 2. Introduo: deve indicar claramente o tema/problema que ir analisar, devendo justificar a escolha do tratamento do mesmo; deve esclarecer os objectivos que se pretendem atingir e indicar a metodologia utilizada. 3. Desenvolvimento: corresponde parte mais extensa do trabalho, pois nela se ir desenvolver a anlise, exposio e discusso do tema; comporta a apresentao de informaes e argumentos que servem de suporte tese que se quer defender, bem como das objeces que pretendem refutar. 4. Concluso: corresponde sntese do trabalho de anlise e reflexo que se mostrou no texto de desenvolvimento, deve
A Professora, Diana Leite Pgina 1

esclarecer as questes levantadas, reafirmar a tese e problematiz-la, se for o caso disso (dado que h a possibilidade de surgirem novos problemas). 4. Referncias e materiais: a. Anexos: parte do trabalho onde se pode adicionar material de apoio (grficos, estudos, textos, ). b. Bibliografia: no final do trabalho deve indicar todas as fontes de informao a que recorreu por ordem alfabtica dos seus autores. Pode seguir as regras sugeridas nos exemplos: Livros: - Nome do autor, ano, ttulo da obra, local, editora.

Exemplo: MORIN, Edgar, 1994, As grandes Questes do Nosso Sculo, Lisboa, Editorial Noticias. Revistas e Jornais: - Nome do autor, nome do artigo, nome da revista/jornal, data

Exemplo: EIRAS, Ruben Aprendizagem Total, Executive Digest, Maro de 2002 Imagens: - Autor, ttulo/referncia da imagem original, ano.

Exemplo: Van Gogh, Os Girassis, 1879. Informaes da Internet: - Ttulo do texto consultado, morada ou sitio electrnico, data da consulta.

Exemplo: Emergncia da Filosofia (http://afilosofia.no.sapo.pt/emergcia.htm); consulta em 2011-04-07. Nota: ao desenvolver o trabalho, a forma como ir expor as suas ideias, os seus argumentos, ter por base informaes (que devem ser) rigorosas e, nesse sentido, poder tornar-se oportuno recorrer a citaes de outros autores. Para citar algum devemos abrir aspas e transcrever correctamente o texto original. No final da citao deve-se indicar a sua fonte por recurso a parntesis ou nota em rodap. 5. Contracapa.

A Professora, Diana Leite

Pgina 2

Antes de comear a trabalhar sugiro a leitura do texto que se segue.

COMO SE FAZ UM TRABALHO Um estudante pode fazer vrios trabalhos em filosofia. O mais filosfico aquele em que o estudante defende uma determinada ideia. Quanto mais cedo e estudante comear a ser obrigado a defender as suas ideias, mais depressa compreende a importncia de estudar com cuidado os grandes filsofos. () No que respeita realizao de um trabalho em filosofia, como em todas as outras reas, necessrio desde cedo que o estudante adquira bons hbitos e que compreenda que h maneiras erradas e maneiras correctas de trabalhar. Imagine-se que defendo que a vida no faz sentido porque Deus no existe. Qual ser a melhor maneira de fazer um trabalho para defender estas ideias? H muitas maneiras, mas podemos distinguir pelo menos duas opostas: 1. Posso limitar-se a escolher os autores que concordam com a minha ideia. Fao alguns comentrios rpidos a quem no concorda comigo, cito abundantemente os filsofos que concordam comigo, sobretudo em lnguas estrangeiras que conferem autoridade, como o alemo e o grego, exibo uma enorme erudio para encolher o leitor, e est trabalho feito. 2. Estudo alguns dos autores que concordam com a minha posio e analiso os seus argumentos. Escolho os que me parecem mais fortes e adapto-os se achar que necessrio, articulando-os e formulando-os com as minhas palavras. Estudo cuidadosamente alguns dos melhores argumentos contra a minha posio. Tenho de encontrar boas respostas a esses argumentos. Tenho de mostrar por que razo as melhores ideias opostas minha esto erradas. Tenho de mostrar que as minhas ideias sobre esta matria so melhores do que as melhores ideias contrrias.
D. Murcho, A Natureza da Filosofia e o seu Ensino, Pltano.

A Professora, Diana Leite

Pgina 3

You might also like