You are on page 1of 6

Que medo esse?

OSHO

S existe um medo bsico. Todos os outros medos so consequncias do medo principal que todo ser humano carrega dentro de si. O medo de se perder. Ele pode acontecer na morte, no amor, mas o medo o mesmo.

Voc tem medo de se perder. E o mais estranho que as pessoas que tm medo de se perder so justamente aquelas que no esto de posse de si mesmas. Aquelas que esto de posse delas mesmas no tm medo. Ento, na realidade uma questo de exposio. Voc no tem nada a perder.

Voc acha que tem algo a perder. As pessoas tm medo da vida. Elas tm medo da vida porque a vida s possvel se voc for capaz de enlouquecer - enlouquecer no amor, enlouquecer na sua cano, enlouquecer na sua dana. a que reside o medo.

Quem tem medo da morte? Nunca cruzei com ningum que tivesse. Mas quase todo mundo que eu conheo tem medo da vida. Descarte o medo da vida... Porque ou voc tem medo ou vive, s depende de voc. Voc no tem nada a perder, s tem a ganhar. Esquea as lgrimas e mergulhe de cabea na vida.

Ento um dia a morte vir como uma convidada de honra, no como uma inimiga, e voc apreciar a morte ainda mais do que apreciou a vida, porque a morte tem as suas prprias belezas. E a morte muito rara, porque ela s acontece uma s vez - a vida acontece todos os dias.

Osho, em "Emoes - Liberte-se da Raiva, do Cime, da Inveja e do Medo"

You might also like