You are on page 1of 18

TIPOLOGIASTEXTUAIS

Profa.TatianeHenriqueSousaMachado Profa. Tatiane Henrique Sousa Machado

Tipologiastextuais Tipologias textuais


Narrao; Descrio; Dissertao; Injuno(instruo);

Injuno

Narrao:
Fato;(oqu) Personagens;(quem) Personagens; (quem) Tempo;(quando) Modo;(como) Modo; (como) Causa(porqu) Ao(conflito) A ( flit )

O Organizaodoselementosnarrativos(fatos,personagens, i d l t ti (f t ambiente,tempoeoutrascircunstnciasesucessodosfatos) Narrao artstica: subjetividade criao fatos fictcios Narraoartstica:subjetividade,criao,fatosfictcios Narraoobjetiva:fatosreais,fidelidade.

MorreatorqueinterpretouJudasempea
Morreu na tarde de ontem o ator Thiago Klimeck, 27, que se enforcou por acidente quando interpretava Judas em uma encenao d P i d C i t na cidade d da Paixo de Cristo id d de Itarar (345 km de So Paulo), no ltimo dia 6 de abril. Klimeck se enforcou com o cadaro de sua tnica quando pulou para simular o enforcamento, de acordo com informaes da Guarda Civil. (Notcia, Jornal Folha de So Paulo)
Fato;(oqu) Personagens;(quem) Tempo;(quando) Modo;(como) Causa(porqu) Ao(conflito)

Descrio:
Retratoverbal(imagem)aspectosquecaracterizam, singularizamoserouobjetodescrito; Organizaseapartirde:detalhes sntese; Descriosubjetiva:criaoeestruturamaislivre; Descrioobjetiva:preciso,descrioemodocientfico. Textolinear:geralmentealiaseanarraoquandoa testemunhadescreveofato,opersonagem,olugareo objeto.

MorreatorqueinterpretouJudasempea
Morreu na tarde de ontem o ator Thiago Klimeck, 27, que se enforcou por acidente quando interpretava Judas em uma encenao da Paixo de Cristo na cidade de Itarar (345 km de So Paulo), no ltimo dia 6 de abril. Klimeck se enforcou com o cadaro de sua tnica quando pulou para simular o enforcamento, d acordo com i f i l f t de d informaes d da Guarda Civil. q p g O ator usava um equipamento de segurana e ficou desacordado por cerca de quatro minutos antes de os outros atores perceberem que ele estava inconsciente. Catlico ele participava da encenao do espetculo havia cinco Catlico, anos com o mesmo grupo de teatro amador, segundo sua irm, Fabiana Klimeck Bueno, 31. Detalhes, que permitem ao leitor perceber detalhes do fato narrado, pano de fundo da narrativa.

Dissertao
E Exposioorganizadadeideiasarespeitodeumtema; i i d d id i i d Autordefendeumatese(opiniocentral) pormeiode argumentos; t Todoequalquergnerodiscursivoopinativo. Redao:2tipos Expositiva:anlisedoproblema,mostrandoos principaisaspectosaseremdiscutidossobreele. Argumentativa:elencarargumentosquelevemoleitor apartilhardamesmaopinioqueele. ilh d i i l

Dissertaoargumentativa g
Partesedotema AprovaodapenademortedoBrasil Qual a sua posio sobre o tema? Contrria Qualasuaposiosobreotema?Contrria Elegesenomnimotrsargumentosquesustentemsua p ; opinio; 1OdireitoPenalbrasileironotemcondiesdegarantira noexecuodepessoasinocentes; 2Todoserhumanorecupervel; 3Nenhumhomemtemdireitodetiraravidadeoutro ApartirdostrsargumentosescreveseaTESE;
Nenhum homem tem direito de tirar a vida de outrem, para garantir a justia, que muitas vezes no assegurada nem mesmo pelos rgos competentes, cabendo a todos o direito recuperao, independentemente do crime praticado.

Cadaargumentoserexploradoemumpargrafo; g p p g ; Conclusoretomadadatese(fechamento)

ErrosnaelaboraodoTese Tema:Educao; TESE obscura: Aprender TESEobscura: Aprender fundamental; TESE CLARA: TESECLARA: Aprenderfundamental paraodomniodas para o domnio das peculiaridadesdeuma profisso,tornandoamais completaquantosuas prerrogativas. Tema:Dificuldadeensinode Portugus TESEsemdetalhamento: O estudante precisa fazer tudo Oestudanteprecisafazertudo paranoerrarmaisnoestudodo Portugus. TESEdetalhada: p Oestudanteprecisadedicarseao estudodalnguaportuguesa, lendomaislivros,assistindos aulascomateno,enfim, l fi dedicandoseaoaprendizadosem medodefracassar. medo de fracassar

Esquemadadissertao Esquema da dissertao


Introduo(contextualizao) Desenvolvimento(organizaodos argumentos); ) Concluso:retomadadatese

Introduo:
Elementos que podem servir de gancho: Dados estatsticos Referncia histrica Atualidade Frase de efeito;

Tipos de Introduo: Assunto: P A t Preconceito T it Tema: O preconceito contra a mulher it t lh Delimitao do assunto: A maioria das sociedades de hoje comeam a reconhecer a no e istncia existncia de distino alguma entre homens e mulheres. Constatao de um problema: Configurandose um problemtico fenmeno social, o preconceito contra as mulheres tem sido a grande luta da ala feminina da sociedade, na busca pela autonomia. p

Delimitao + tese: A mulher de hoje tem conquistado lugar de destaque no mercado de trabalho. Portanto, t b lh P t t no h mais espao para se afirmar que h j i fi haja diferenas de carter intelectual entre homens e mulheres.

Desenvolvimento
Desenvolvimento: Explicaodosargumentos,objetivandooconvencimento; Pargrafospodemserescritospor: enumerao; comparao; causaeconsequncia; Exemplificao; Alusohistrica.

Concluso
Reafirmaodatese(argumentoprincipal); Apresentao: Soluo; Alerta; Convite;

Ao contrrio de algumas teses predominantes at bem pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje j comeam a reconhecer a no existncia de distino alguma entre homens e mulheres. 2 No h diferena de carter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles superiores a estas. i t 3 Com efeito, o passar do tempo est a mostrar a participao ativa das mulheres em inmeras atividades. At nas reas antes exclusivamente masculinas, masculinas elas esto presentes inclusive em posies de comando Esto no presentes, comando. comrcio, nas indstrias, predominam no magistrio e destacamse nas artes. No tocante economia e poltica, a cada dia que passa, esto vencendo obstculos, preconceitos e ocupando mais espaos. 4 Cabe ressaltar que essa participao no pode nem deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convm observar o progressivo crescimento da participao feminina em detrimento aos muitos anos em que no tinham espao na sociedade brasileira e mundial mundial. 5Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos ainda perduram e emperram essa revoluo de costumes. A igualdade de oportunidades ainda no se efetivou por completo sobretudo no mercado de trabalho Tomandose completo, trabalho. Tomando se por base o crescimento qualitativo da representatividade feminina, uma questo de tempo a conquista da real equiparao entre os seres humanos, sem distines de sexo. Constatao do problema; 2 Tese; 3 Argumentos; 4 Argumentos; 5 Concluso

Oplanejamentodaescritachave
a) b) c) ) d) e) f) g) h) ) Listarasideiassobreoassunto; Listar as ideias sobre o assunto; Delimitaroassunto; Definirosargumentos; D fi i t Estabeleceratesecombasenosargumentos; Selecionarosargumentosmaisobjetivos; Definirasequnciadeutilizaodosargumentos; Escreverotextoapartirdostpicoslistados; Releitura. ee u a

Evite
Ch t i como: A crianas so o f t Chaves: tais As i futuro d do Brasil. Evite: falcias (repeties desnecessrias); Demonstre seus conhecimentos; Evite iniciar e concluir com termos repetidos incansavelmente ( l (Nos primrdios... A soluo a d l conscientizao.

Noesqueadeleromaterialdisponibilizado p q comasexplicaesdequaiselementos coesivospodemserutilizadosnoseutexto.

Bomestudoatodos. Profa.Tatiane

You might also like