You are on page 1of 4

ALVOLOS

Os alvolos recebem esse nome por se parecerem com os favos de mel de umacolmia. So pequenas estruturas, abertas de um lado. Podem aparecer isolados ou agrupados formando os sacos alveolares. So os responsveis pela estrutura esponjosa do pulmo. A parede comum a dois alvolos recebe o nome de septo interalveolar. O septo interalveolar revestido em cada face por uma camada de epitlio simples pavimentoso. O estroma septal (interstcio) est formado por fibras colgenas tipo III, fibras elsticas e proteoglicanas. No interior do septo esto presentes fibroblastos, leuccitos, macrfagos e inmeros capilares sanguneos do tipo contnuo. Os capilares sanguneos nos locais de intercmbio gasosos tocam as clulas epiteliais pavimentosas que revestem os septos. As clulas que revestem os alvolos so denominadas de pneumcitos tipo I (pavimentosas) e pneumcitos tipo II(cuboidais). Estas ltimas localizam-se normalmente nos ngulos dos alvolos e apresentam microvilosidades e grnulos de uma secreo denominada surfactante(lipoprotena que reveste a superfcie dos alvolos sob a forma de uma fina pelcula de material tensoativo essencial para manter sua estabilidade). O surfactante uma palavra derivada da contrao da expresso surface active agent, termo que significa, literalmente, agente de atividade superficial. Esta substncia apresenta vrias funes: mantm os alvolos abertos, diminui a fora de coeso entre molculas de gua localizadas na membrana alveolar; mantm o nterior dos alvolos secos; auxilia a difuso dos gases pela membrana alveolar, e facilita a distenso dos alvolos. De tal maneira que sempre mencionamos que o surfactante mantm os alveolos abertos, ou seja, impede o

seu colabamento (fechamento) quando o recm-nascido entra em contato com o ar.

BARREIRA PULMONAR (HEMATOAREA) O alvolo o nico local onde possvel haver trocas gasosas entre o ar atmosfrico e os gases presentes no sangue, devido pequena espessura de suas paredes (ao redor de 0,2 m). Nos alvolos os capilares sangneos so do tipo contnuo. O oxignio atravessa o citoplasma da clula epitelial para o sangue e o gs carbnico segue em sentido contrrio, processo que ocorre por difuso simples. Para que haja trocas gasosas necessria a presena de uma pelcula do material tensoativo.

O surfactante necessrio para que ocorra abertura adequada dos alvolos. Esta substncia atua diminuindo a tenso superficial dos alvolos, do mesmo modo com que enchemos um balo de gs j um pouco dilatado, de forma que gastamos menos energia. Existe uma doena denominada sndrome do desconforto respiratrio do recm-nascido, tambm denominada de sndrome das membranas hialinas, na qual essa substncia est em pequena quantidade e que leva a bito, se no tratada, uma vez que uma grande parte dos alvolos esto colabados. Em fetos prematuros podemos induzir a produo dessa substncia, injetando corticides na me. A sndrome mais freqente em prematuros e em filhos de mes diabticas.

MACRFAGOS ALVEOLARES Os macrfagos alveolares, tambem chamados de clulas da poeira, so provenientes da diferenciao dos moncitos do sangue aps atravessarem as clulas endoteliais. So clulas que exercem funo fagocitria tanto no tecido intersticial do septo alveolar quanto no lmen do alvolo, sobre partculas orgnicas como inorgnicas. Aps completarem a fagocitose do agente invasor, os macrfagos podem alcanar os bronquolos sendo eliminados como componente mucociliar, ou penetrar no septo intralveolar, alcanando os vasos linfticos e atingindo os linfonodos correspondentes. PNEUMCITOS TIPO I So clulas epiteliais pavimentosas, com ncleo achatado, rodeado por pequena quantidade de citoplasma que continua delgado ao longo da clula. As clulas epiteliais e endoteliais apresentam citoplasmas muito finos, para facilitar a passagem rpida de O2 e CO2 atravs deles.

PNEUMCITOS TIPO II So clulas epiteliais mais volumosas, ovaladas, menos numerosas que os pneumcitos tipo I, tambm podem ser chamadas de clulas septais. Geralmente aparecem nos ngulos onde se encontram as paredes alveolares. Sua principal caracterstica, observada em microscopia eletrnica, a presena de corpos multilamelares no citoplasma. Os pneumcitos tipo II sintetizam e secretam fosfolipdios, protenas e glicosaminoglicanos, cuja secreo liberada continuamente para o lmen alveolar, formando uma fina camada lipoprotica, conhecida como surfactante. Como esta substncia constantemente produzida existe um fluxo continuo de secreo por parte dos pneumcitos tipo II e de reabsoro pelos pneumcitos tipo I.

You might also like