You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO

Aparecida de Barros Gomes Cntia Alves DAngelo

- 202853 - 202858

Eliana Aras Pinheiro Goulart - 211213 Magali de Oliveira Arantes - 208381

IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DE MACAU E SEUS SIGNOS, CONES E SMBOLOS CONVENCIONAIS.

So Jos dos Campos- SP 2011

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO


FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO

IDENTIDADE

CULTURAL

RELIGIOSA

DE

MACAU E SEUS SIGNOS, CONES E SMBOLOS CONVENCIONAIS.

Trabalho apresentado ao Curso de Letras Portugus/Portugus como parte integrante da nota do mdulo Lngua, arte e literatura sob orientao da Prof a. Dra. Leda Ceclia Szabo.

Sumrio:

2- Introduo 3- Resumo 4 - Smbolos convencionais __ 4.1 - Ficheiro: Lotus-buddha 4.2 - Roda Dharmica 4.3 - Esttua de Buda

pgina 02 pgina 03 pgina 04

pgina 05

5- Signo_________________________________________pgina 06 5.1 - Representao da Roda Dharmica 5.2 - Representao do Buda 6 - Consideraes finais 7 - Referncias pgina 07 pgina 08

Pagina - 01

TTULO: IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DE MACAU E SEUS SIGNOS, CONES E SMBOLOS CONVENCIONAIS. 2- Introduo:

Este trabalho tem como objetivo traar a importncia dos cones, smbolos e signos, na produo de sentidos sobre a identidade cultural e religiosa de Macau, tomando o Budismo como a religio de maior expresso, em funo do maior nmero de adeptos. O motivo da escolha de Macau para este trabalho foi a sua colonizao portuguesa a sua proximidade geogrfica China. Macau vista como um local de intercmbio multicultural, principalmente entre a cultura chinesa e a ocidental. um stio onde convergem muitos valores, crenas religiosas, costumes, hbitos, tradies e estilos arquitetnicos, contribuindo para o aparecimento de uma cultura nica e prpria. Isto se deve, principalmente, a sua localizao e a sua colonizao portuguesa. Macau dotada de uma grande diversidade de religies: o Budismo, o Confucionismo, o Taosmo, o Catolicismo, o Protestantismo, o Islamismo e a F Bah', que se coexistem harmoniosa e pacificamente. Apesar da influncia portuguesa e do envio de muitos missionrios jesutas, o catolicismo no a religio predominante. Os residentes de Macau so dotados de uma considervel tolerncia religiosa. A arte, a literatura clssica, a medicina e filosofia chinesa chegavam Europa via Macau.

Pgina - 02

3- Resumo:

Macau uma pequena regio, com uma dimenso territorial no superior a 30Km, com uma das mais elevadas densidades populacionais do mundo, com cerca de 538 mil habitantes, sendo 95% dos indivduos de etnia chinesa e um pequeno nmero de portugueses, no mais que 3% entre todos da populao. Situa-se na costa meridional da Repblica Popular da China, a oeste da foz do Rio das Prolas e a 60 km de Hong Kong, no sentido leste. Desde 20 de Dezembro de 1999, o nome oficial de Macau "Regio Administrativa Especial de Macau da Repblica Popular da China" (RAEM). Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos. Os portugueses trouxeram prosperidade a este pequeno pedao de terra, tornando-a numa grande cidade e importante intermedirio no comrcio entre a China, a Europa e o Japo As lnguas oficiais so o Cantons (predominante) e o Portugus. A comunicao entre os Portugueses e os chineses , de um modo geral, precria. Colocados face a face, eles se comunicam mutuamente em cantons e pouco em portugus. Usam expresses comuns, tais como: tchou san! ou bom dia; boa tarde; como est?, mas exceo desta curta troca de palavras, a relao entre eles, geralmente, no vai muito mais alm do entendimento elementar. Mesmo havendo muitas religies em Macau, os macaenses covivem bem com a pluralidade religiosa. Tambm, como no Brasil, Macau teve grande influncia dos missionrios catlicos portugueses, os jesutas, tendo isso contribuido para o incio de seu desenvolvimento no mbito da educao e sade. O Budismo a religio com mais adeptos em Macau. Os macaenses sofrem grande influncia da mitologia chinesa e de outros costumes, filosofias, crenas e prticas tradicionais chinesas, tais como: corridas dos barcos drago, a festa da lua e a celebrao do Ano Novo chins, acontecimentos de uma enorme simbologia para os chineses, contando com a presena de muitos portugueses.

Pgina - 03

4 - Smbolos convencionais: Tomando o budismo como a religio de maior adeptos em Macau, selecionamos alguns sinais convencionais que marcam essa religio. 4.1. Ficheiro: Lotus-buddha

Ficheiro: Lotus-buddha - Sutra do Ltus ou Sutra do Ltus Branco do Dharma Sublime, snscrito Saddharnapuarka; chins Mioflinhujng ; um dos cones mais populares e influentes do budismo Mahyna. Devido a essa combinao de amplitude e detalhes, o Sutra de Ltus elucida com xito a energia fundamental da vida - a energia vital que nutre a sabedoria inata em todas as vidas humanas e d expresso fora da benevolncia que emana no seu ntimo. O Sutra de Ltus explica o potencial infinito da vida atravs de parbolas e descries de acontecimentos surpreendentes.

Pgina - 04

4.2. Roda Dharmica considerada o smbolo oficial do Budismo.

4.3 Esttua de Buda, sentado na posio do ltus um smbolo de boa sorte. "Buda" significa "iluminado"

Pgina - 05

5 - Signo:

5.1 - Representao da Roda Dharmica

Surgiu como a primeira iconografia ps-Harappa sobrevivente no tempo do rei Budista Ashoka. representada por um crculo com oito raios surgidos no centro apontando direes diferentes. Esses raios representam a Senda das oito trilhas, prticas que constituem o Nobre Caminho ctuplo: Compreenso Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ao Correta, Meio de Vida Correto, Ateno Correta, Sabedoria Correta e Viso Correta. A Rodha Dharmica o resumo de todos os ensinamentos do Buda.

5.2 - Representao do Buda. Buda representa aquele que se desperta a ele prprio e que proporciona o despertar dos outros, ou seja, ele representa a pessoa que despertou para o aspecto real da vida e do universo. Sua doutrina se assume como uma doutrina moral, considerando a bondade e a compaixo qualidades essenciais Iluminao. A primeira qualidade leva paz, a segunda combate a misria. Buda pregava a igualdade de todas as castas ante a religio, pregava a transmigrao, a caridade, a renncia a todas as paixes, o aniquilamento de todos os desejos para se poder chegar a tranquilidade absoluta o nirvana. Buda um estado de vida, o maior estado de vida, onde manifest-lo, enche os macaenses de sabedoria, coragem e benevolncia.

Pgina - 06

6- Consideraes finais:

Neste trabalho, procuramos refletir sobre o papel dos cones, smbolos e signos na produo de sentidos sobre o Budismo, a principal religio de Macau, como tambm, suas utilizaes no sentido de suas representaes na identidade cultural e religiosa de Macau. Nesse contexto, a compreenso do papel da Semitica tornou-se fundamental para este trabalho, pois esta, segundo Saussure, a cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituio de todo e qualquer fenmeno como fenmeno de produo de significao e de significado. Apresentamos no presente trabalho uma breve fundamentao terica para facilitar o entendimento da temtica abordada. No segundo momento apresentada uma anlise a partir da observao direta dos signos, cones e smbolos referentes a identidade cultural e religiosa macaense. Neste trabalho, alm de aprendermos as normas tcnicas para sua confeco, aprendemos sobre a identidade cultural e religiosa de Macau; uma pequena extenso de terra asitica que tem em comum com o Brasil, a sua colonizao e uma notvel infuncia do pas de nossos patrcios, Portugal.

Uma placa com a lngua chinesa e portuguesa em Macau "" (em Chins) ou "Cartrio da S" (em Portugus).

Pgina - 07

7 - Referncias: SZABO, Prof. Dr. Leda Ceclia - Planejamento Semanal Fundamentos da Lingustica: A linguagem representao? SZABO, Prof. Dr. Leda Ceclia Link Teleaula Fundamentos da Lingustica: A linguagem representao? Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macau Acesso em: 29 de abr. 2011 Disponvel em: http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR462dc59bc3524_1.PDF Acesso em: 29 de abr. 2011. Disponvel em: http://www.dgz.org.br/fev11/Art_05.htm Acesso em: 29 e 30 de abr.2011. Disponvel em: http://www.siple.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=149:oensino-da-lingua-portuguesa-em-macauchina-fatos-e-perspectivas&catid=53:edicao-1&Itemid=84 Acesso em: 29, 30 de abr. 2011 e 01 de mai. de 2011.

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dharmachakra Acesso em 01 de mai. 2011. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Macau Acesso em 01 de mai. 2011. Disponvel em: http://www.notapositiva.com/trab estudantes/educmoral/9budismo.htm Acesso em 01 de mai. 2011.

Pgina - 08

You might also like