You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Bag Curso de Engenharia de Computao Regulamento de Trabalho de Concluso de Curso

Captulo I Da Caracterizao e dos Objetivos


Art. 1 o O Trabalho de Concluso de Curso doravante chamado de TCC compreende a elaborao de trabalho de carter terico e/ou prtico, com observncia de exigncias metodolgicas, padres cientficos e requisitos tcnicos de confeco e apresentao, que revele o domnio do tema e a capacidade de sntese, sistematizao e aplicao de conhecimentos adquiridos no curso de graduao. Pargrafo nico. O TCC do curso de Engenharia de Computao ser desenvolvido individualmente. Art. 2 Os objetivos do TCC so: I. Consolidar os contedos abordados ao longo do curso em um trabalho prtico de pesquisa e/ou desenvolvimento de modelos, sistemas, mtodos ou processos de engenharia de computao. II. Possibilitar ao aluno a integrao entre teoria e prtica, verificando a capacidade de sntese das vivncias do aprendizado adquiridas durante o curso. III. Contribuir para a flexibilizao curricular por meio de aprofundamento em rea da engenharia de computao de interesse especfico do discente. IV. Familiarizar o discente com a metodologia de pesquisa e os procedimentos bsicos de levantamento, organizao, anlise, relacionamento e sistematizao de informaes. V. Desenvolver as competncias exigidas para a abordagem cientfica de um problema terico e/ou prtico. VI. Estimular a aplicao das tcnicas e normas de elaborao e apresentao de trabalhos cientficos.

Captulo II - Da Organizao
Art. 3 O TCC do curso de Engenharia de Computao est organizado em trs disciplinas, a saber: Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao, Trabalho de Concluso de Curso I e Trabalho de Concluso de Curso II posicionadas respectivamente no oitavo, nono e dcimo semestre da matriz curricular do curso. Art. 4 A disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao de carter preparatrio para o desenvolvimento do TCC, enquanto as disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II tm como objetivo o desenvolvimento efetivo do trabalho de concluso.

Art. 5 Para matricular-se nessas disciplinas, o acadmico deve respeitar os pr-requisitos mnimos definidos na matriz curricular do curso. Pargrafo nico. As disciplinas Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao, Trabalho de Concluso de Curso I e Trabalho de Concluso de Curso II esto encadeadas nesta ordem por meio de pr-requisitos.

Captulo III Dos Papis Existentes


Art. 6 Dentro de cada uma das disciplinas figuram os seguintes papis: professor coordenador, professor orientador, professor co-orientador e aluno matriculado. 1 O Professor coordenador o docente ou grupo de docentes ao qual a disciplina foi atribuda no sistema acadmico, com encargo docente de dois crditos na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao e de quatro crditos nas disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso. 2 O Professor orientador um papel obrigatrio exercido pelo docente da UNIPAMPA que formalmente assume o compromisso de supervisionar e subsidiar tecnicamente a execuo do trabalho de concluso de curso do aluno matriculado. 3 O Professor co-orientador um papel facultativo exercido por um docente de Instituio Ensino Superior que assume o compromisso de subsidiar tecnicamente a execuo do trabalho de concluso de curso do aluno matriculado. 4 O Aluno matriculado um discente do curso de Engenharia de Computao regularmente inscrito em uma das trs disciplinas que compem o TCC. Art. 7 I.
o o

Ao professor coordenador cabe:

Na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao: a. Apresentar aos alunos matriculados as normas que regem o TCC dentro do curso de Engenharia de Computao. b. Auxiliar cada aluno matriculado a identificar uma linha temtica e um assunto para seu trabalho de concluso, assim como possveis professores orientadores que possam contribuir para a proposta de trabalho de concluso que ser desenvolvida. c. Apresentar aos alunos matriculados modelos e metodologias de desenvolvimento de trabalhos cientficos e os demais temas inclusos na ementa da disciplina. d. Acompanhar os alunos matriculados no processo de elaborao da proposta de trabalho de concluso em engenharia de computao estruturado com Introduo, Objetivos, Metodologia, Cronograma e Referncias, em formato prprio (Anexo I). e. Determinar prazo de entrega e controlar o recebimento da verso final das propostas de trabalho de concluso elaboradas pelos alunos matriculados.

f. Verificar a concordncia por parte do professor orientador em orientar o projeto de trabalho de concluso elaborado pelo acadmico, por meio de formulrio prprio (Anexo II). g. Encaminhar as propostas de trabalho de concluso para banca interna de avaliao e acompanhar eventuais alteraes sugeridas pela mesma. h. Encaminhar as propostas de trabalho para o coordenador do curso no final do semestre para arquivamento e futura utilizao dos professores coordenadores das disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II. i. Encaminhar para o coordenador do curso uma lista contendo os nomes de professores orientadores e seus respectivos alunos orientados para futuro registro de horas de orientao no sistema acadmico. j. Encaminhar a lista de alunos aprovados e reprovados na disciplina para a secretaria acadmica.
Formatado: Fonte: 11,5 pt

II.

Nas disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II: a. Receber as propostas de trabalho de concluso dos alunos aprovados na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao, bem como reformulaes de propostas de trabalho de concluso de curso, a pedido do aluno matriculado e acompanhadas das devidas justificativas e do formulrio de concordncia do professor orientador quando a reformulao implicar em troca de orientador. b. Elaborar um cronograma de execuo da disciplina contendo as datas referentes a: organizao da banca interna de avaliao das propostas de trabalho de concluso reformuladas, quando houver; entrega e discusso presencial das fichas de acompanhamento por parte dos alunos matriculados; entrega das monografias; apresentao dos trabalhos perante as bancas examinadoras. No caso do Trabalho de Concluso de Curso II, o cronograma dever conter tambm a data mxima para a entrega das verses finais e revisadas das monografias com base nas consideraes da banca examinadora. c. Acompanhar a execuo dos trabalhos de concluso de curso mediante contato com os alunos matriculados e professores orientadores, incluindo encontros presenciais quinzenais com os alunos matriculados em TCC I e mensais com os alunos matriculados em TCC II ou que estejam matriculados concomitantemente na disciplina de Estgio Obrigatrio. d. Receber as fichas de acompanhamento e as monografias dos acadmicos de acordo com o cronograma estabelecido. As monografias devero ser entregues conforme a estrutura definida em cada uma das disciplinas descritas no captulo IV. e. Designar as bancas examinadoras dos projetos de concluso em comum acordo com os professores orientadores. f. Encaminhar as monografias para as bancas examinadoras com antecedncia mnima de 10 dias. g. Organizar os seminrios de socializao dos projetos, em sesses pblicas. h. Receber as atas das bancas examinadoras e registrar as notas finais.

i.

Elaborar uma lista contendo os nomes de professores orientadores e seus respectivos alunos orientados para futuro registro de horas de orientao no sistema acadmico. j. Encaminhar para a coordenao do curso toda a documentao gerada ao longo da disciplina. k. Encaminhar para a Comisso do Curso eventuais casos no previstos nesse documento. Art. 8 o Ao professor orientador cabe: I. Na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao: a. Auxiliar o acadmico na proposio de temas e potenciais trabalhos de concluso de curso. b. Manifestar concordncia ao professor coordenador da disciplina em participar como orientador do projeto de pesquisa elaborado. c. Orientar o aluno matriculado na elaborao do projeto de pesquisa em engenharia de computao. II. Nas disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II a. Acompanhar e orientar a execuo das atividades referentes ao desenvolvimento do trabalho de concluso de curso pelo aluno matriculado. b. Realizar reunies peridicas com o aluno matriculado e manter registro desses encontros, resumidos nas fichas de acompanhamento. c. Informar para o professor coordenador qualquer anormalidade referente ao desenvolvimento das atividades de orientao. d. Revisar a monografia do aluno matriculado e sugerir melhorias quando forem aplicveis. e. Incentivar o desenvolvimento de um trabalho autntico e de qualidade tcnica e de texto compatveis com o nvel de produo acadmica desejvel para um curso de graduao em engenharia de computao. f. Participar dos processos de avaliao do trabalho orientado.

Pargrafo nico: As competncias descritas nesse artigo devem ser extendidas ao professor co-orientador quando da existncia do mesmo.
Art. 9 o Ao aluno matriculado cabe: I. Na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao: a. Participar de todos os encontros presenciais da disciplina. b. Familiarizar-se com as linhas de pesquisa do curso de Engenharia de Computao. c. Estabelecer contato com professores vinculados ao curso de maneira a avaliar quais poderiam atuar como possveis orientadores. d. Definir o seu tema de TCC e seu professor orientador (e professor co-orientador quando for o caso).

e. Elaborar projeto de pesquisa sob a superviso do professor orientador e de acordo com as normas e prazos estabelecidos pelo professor coordenador da disciplina. II. Nas disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II a. Participar da reunio inicial de abertura da disciplina e de todas as demais atividades presenciais previstas no cronograma repassado pelo professor coordenador. b. Manter-se informado sobre as datas e os prazos de entrega de material existentes no cronograma de execuo das disciplinas. c. Enviar todo o material requerido dentro dos prazos estipulados. d. Desenvolver a proposta de trabalho de concluso, sob a superviso do professor orientador. e. Executar as alteraes demandadas pela banca de avaliao ou justificar a no realizao dessas alteraes. f. Realizar reunies peridicas com o professor orientador, mantendo o registro desses encontros em uma ficha de acompanhamento (Anexo III). g. Entregar regularmente as fichas de acompanhamento de orientao e desenvolvimento do TCC de acordo com cronograma estabelecido h. Escrever os textos do relatrio de andamento e da monografia correspondente ao trabalho de concluso de curso. i. Enviar periodicamente ao orientador sua produo textual para avaliao, com antecedncia suficiente para que as correes pertinentes possam ser realizadas. j. Enviar coordenao o texto final previamente aprovado pelo professor orientador. k. Comparecer a todas as bancas de avaliao marcadas, apresentando o trabalho dentro dos limites de tempo estipulados.

Captulo IV Do Funcionamento e da Avaliao Seo I Na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao


Art. 10 Na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao o acadmico ir elaborar uma proposta de TCC que dever ser executada posteriormente nas disciplinas de Trabalho de Concluso de Curso I e II.

1 A proposta deve ser entregue ao professor coordenador da disciplina nos prazos previamente estabelecidos e em formulrio prprio (Anexo I) 2 A proposta dever conter: Nome do aluno matriculado, ttulo do trabalho proposto, nome do professor orientador (e co-orientador quando for o caso), introduo, objetivos gerais e especficos, metodologia de trabalho, cronograma e referncias bibliogrficas.

3 Juntamente com a proposta, o acadmico dever entregar o termo de compromisso de orientao de TCC assinado pelo professor orientador (Anexo II). 4 Caso o aluno no respeite o limite de freqncia de 75% nas atividades estipuladas pelo coordenador da disciplina ser automaticamente considerado reprovado por freqncia com nota final zero.
Art. 11 o As propostas elaboradas por alunos considerados freqentes na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao sero avaliadas por uma banca interna de avaliao composta pelo professor coordenador da disciplina e mais 2 professores que atuam no curso de Engenharia de Computao.

1 Os nomes dos professores que comporo a banca interna de avaliao das propostas sero estabelecidos pela Comisso do Curso ao longo do semestre letivo. 2 Nos casos em que a quantidade de propostas a serem avaliadas seja considerada muito grande, possvel a composio de mais de uma banca de avaliao interna. Nesses casos, as bancas tambm devero contar com a presena do professor coordenador da disciplina.
Art. 12 A banca ser responsvel por avaliar se a proposta est enquadrada como um TCC em Engenharia de Computao, averiguando a viabilidade da mesma, identificando eventuais problemas e sugerindo melhorias sempre que for o caso.

1 A banca se reunir presencialmente para avaliar as propostas de trabalho. 2 Essa avaliao ser realizada em quatro etapas sequenciais: I. Conversa preliminar entre os membros da banca sobre as impresses iniciais das propostas avaliadas. II. Entrevista dos membros da banca com o acadmico tendo como objetivo verificar o domnio do mesmo sobre o assunto proposto e suas condies para realizao do trabalho. III. Emisso do parecer e das notas. IV. Comunicar ao acadmico o resultado da avaliao. 2 A banca dever emitir um parecer descritivo sobre cada proposta encaminhada. Tal parecer deve ser acompanhado de um julgamento quanto ao futuro andamento do trabalho de acordo com formulrio prprio (Anexo IV). 3 O professor coordenador da disciplina repassar todas as sugestes e comentrios oriundos desse processo de avaliao para o acadmico e seu professor orientador. 4 Nos casos em que o julgamento da banca exigir a reformulao da proposta, a mesma dever ser reformulada, sendo que o professor coordenador da disciplina e o professor orientador devero acompanhar e certificarem-se de que as devidas alteraes foram realizadas dentro do prazo estabelecido no cronograma da disciplina.

Art. 13 o A no aprovao de uma proposta por parte da banca de avaliao acarretar na reprovao do acadmico na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao. Art. 14 o Cada avaliador emitir uma nota, sendo que a nota final do acadmico ser formada pela mdia aritmtica das notas dos 3 (trs) avaliadores. Art. 15 o Ao final da disciplina, o professor coordenador dever entregar para a coordenao do curso os seguintes documentos:

I. II. III. IV.

Lista resumo com os ttulos das propostas, os nomes dos acadmicos e os nomes dos professores orientadores e co-orientadores As propostas de trabalho de concluso de curso, Os pareceres descritivos gerados pela(s) banca(s) interna(s) examinadora(s) Os termos de compromisso de orientao assinados

Art. 16 o Acadmicos que obtiverem mdia final menor que 6,0 tambm estaro automaticamente reprovados, no havendo a possibilidade de realizar atividades de recuperao.

Seo II Na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso I


Art. 17 o Na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso I o acadmico ir iniciar o desenvolvimento da proposta de trabalho aprovada na disciplina de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao. Art. 18 o Ao longo do semestre os acadmicos devero realizar juntamente com seus orientadores um mnimo de 12 encontros voltados ao desenvolvimento do TCC. Esses encontros devero ser registrados em formulrio prprio (Anexo III) e assinados por ambos e entregues ao professor coordenador da disciplina de acordo com cronograma pr-definido no incio do semestre.

Pargrafo nico: permitido o registro de discusses no presenciais.


Art. 19 o O aluno matriculado dever entregar, em data previamente estabelecida, 3 vias impressas de parte de sua monografia, sendo que o texto entregue que dever conter em sua estrutura todos os seguintes tpicos: 1) Introduo e Justificativa; 2) Objetivos Gerais e Especficos; 3) Fundamentao Terica; 4) Metodologia Utilizada; 5) Resultados e Concluses Parciais; 6) Cronograma para a disciplina de Trabalho de Concluso de Curso II; e 7) Referncias Bibliogrficas. Art. 20 o No final do semestre ser organizado um seminrio para a socializao dos resultados parciais obtidos ao longo da disciplina, onde os acadmicos apresentaro seus trabalhos em sesso pblica e sero avaliados por uma banca examinadora interna.

1 As bancas sero compostas por 3 (trs) membros, como segue: I. 1 (um) orientador e 2 (dois) outros professores (do curso ou da Unipampa); II. 1 (um) orientador, o professor coordenador da disciplina, 1 (um) professor (do curso ou da Unipampa) 2 No caso de impossibilidade de formao da banca por 3 (trs) membros, a mesma poder ser formada por 2 (dois) membros, como segue: I. 1 (um) orientador e 1 (um) professor (do curso ou da Unipampa); II. 1 (um) orientador e o professor coordenador da disciplina. 3 As bancas sero designadas pelo professor coordenador da disciplina em comum acordo com os professores orientadores. Pargrafo nico: No caso de impossibilidade de participao do professor orientador por motivo de fora maior, este poder ser substitudo na banca, preferencialmente pelo coorientador do trabalho, ou, em caso extremo, por outro professor atuante no curso de Engenharia de Computao.
Art. 21 o Os professores membros da banca interna examinadora do Trabalho de Concluso I avaliaro os trabalhos utilizando formulrio prprio (Anexo V) a partir de 3 (trs) aspectos principais: 1) qualidade da apresentao; 2) qualidade tcnica do trabalho; e 3) qualidade do texto escrito do trabalho. Os membros da banca tambm emitiro julgamento sobre a aprovao ou a reformulao do trabalho.
Formatado: Realce

1 Em caso de necessidade de reformulao, o acadmico dever realizar as alteraes solicitadas dentro do prazo fornecido pelo coordenador da disciplina. 2 O professor orientador possui a responsabilidade de averiguar se as alteraes solicitadas foram realizadas, devendo encaminhar ao professor da disciplina uma declarao contendo o teor das alteraes realizadas de acordo com formulrio prprio (o Anexo VI contm uma sugesto de declarao). 3 A no realizao das reformulaes solicitadas acarretar na reprovao do acadmico na disciplina sempre que impossibilitarem a continuidade do trabalho. Pargrafo nico: Cabe a Comisso do Curso de Engenharia de Computao avaliar se a no realizao das reformulaes indicadas pela banca impossibilitam a continuidade do trabalho.
Art. 22 o A nota final do acadmico ser composta pela mdia aritmtica das notas dadas pelos membros da banca interna examinadora. Art. 23 o Acadmicos que possurem menos de 75% de registros em sua ficha de acompanhamento de orientao e de participao nas atividades presenciais peridicas da disciplina com o professor coordenador esto automaticamente reprovados.

Art. 24 o Acadmicos que obtiverem mdia final menor que 6,0 tambm estaro automaticamente reprovados, no havendo a possibilidade de realizar atividades de recuperao. Art. 25 o Ao final da disciplina, o professor coordenador dever entregar para a coordenao do curso os seguintes documentos: I. Lista resumo com os ttulos dos TCCs, os nomes dos acadmicos e os nomes dos professores orientadores e co-orientadores II. As monografias de TCC. III. Os formulrios de avalio das monografias gerados pelas bancas internas examinadoras IV. As fichas de acompanhamento de orientao e desenvolvimento do TCC. V. As declaraes assinadas pelos orientadores sobre a realizao de reformulaes solicitadas, quando existirem.

Seo III Na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso II


Art. 26 o Na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso II o acadmico ir finalizar o trabalho parcialmente desenvolvido na disciplina de Trabalho de Concluso de Curso I. Art. 27 o Ao longo do semestre os acadmicos devero realizar juntamente com seus orientadores um mnimo de 12 encontros voltados ao desenvolvimento do TCC. Esses encontros devero ser registrados em formulrio prprio (Anexo III) e assinados por ambos e entregues ao professor coordenador da disciplina de acordo com cronograma pr-definido no incio do semestre.

Pargrafo nico: permitido o registro de discusses no presenciais.


Art. 28 o O aluno matriculado dever entregar em data previamente estabelecida 3 vias impressas de seu TCC finalizado, com a anuncia do orientador e co-orientador, quando houver, de acordo com o Manual para Elaborao e Normalizao de Trabalhos Acadmicos Conforme Normas da ABNT disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pampa. Art. 29 o No final do semestre ser organizado um seminrio para a socializao dos resultados parciais obtidos ao longo da disciplina, onde os acadmicos apresentaro seus trabalhos e sero avaliados por uma banca examinadora.

1 As bancas sero compostas por 3 (trs) membros, sendo um deles o professor orientador e outros dois professores convidados. 2 As bancas sero designadas pelo professor coordenador da disciplina em comum acordo com os professores orientadores.

3 Sempre que possvel sero convidados professores de outras instituies ou campi da Unipampa para serem membros das bancas de avaliao. Nesses casos, os nomes devero ser aprovados pela Comisso do Curso.
Art. 30 o Os professores membros da banca examinadora do Trabalho de Concluso de Curso II avaliaro os trabalhos utilizando formulrio prprio (em Anexo V) a partir de 3 (trs) aspectos principais: 1) qualidade da apresentao; 2) qualidade tcnica do trabalho; e 3) qualidade do texto escrito do trabalho. Os membros da banca tambm emitiro julgamento sobre a aprovao ou a reformulao do trabalho.

1 Em caso de necessidade de reformulao, o acadmico dever realizar as alteraes solicitadas dentro do prazo fornecido pelo coordenador da disciplina. 2 O professor orientador possui a responsabilidade de averiguar se as alteraes solicitadas foram realizadas, devendo encaminhar ao professor da disciplina uma declarao contendo o teor das alteraes realizadas de acordo com formulrio prprio (o Anexo VI contm uma sugesto de declarao). 3 A no realizao das reformulaes solicitadas acarretar na reprovao do acadmico na disciplina.
Art. 31 o A nota final do acadmico ser composta pela mdia aritmtica das notas dadas pelos membros da banca examinadora. Art. 32 o Acadmicos que possurem menos de 75% de registros em sua ficha de acompanhamento de orientao e de participao nas atividades presenciais peridicas da disciplina com o professor coordenador estaro automaticamente reprovados. Art. 33 o Acadmicos que obtiverem mdia final menor que 6,0 tambm estaro automaticamente reprovados, no havendo a possibilidade de realizar atividades de recuperao. Art. 34 o O professor coordenador da disciplina dever recolher a folha de aprovao assinada pelo acadmico e por todos membros da banca conforme modelo constante no Manual para Elaborao e Normalizao de Trabalhos Acadmicos Conforme Normas da ABNT disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pampa. Art. 35 o Os acadmicos aprovados devero entregar para o professor coordenador da disciplina um CD contendo a verso final de seu TCC nos formatos .doc e .pdf. Os acadmicos devero entregar tambm o termo de autorizao de publicao do trabalho acadmico assinado e em conformidade com o modelo constante no Manual para Elaborao e Normalizao de Trabalhos Acadmicos Conforme Normas da ABNT disponibilizado pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pampa.

Pargrafo nico: Caso o acadmico e seu orientador entendam que o trabalho realizado possua diferencial tecnolgico passvel de proteo intelectual podero solicitar Comisso do Curso de Engenharia de Computao a no publicao do trabalho acadmico.

Art. 36 o Ao final da disciplina, o professor coordenador dever entregar para a coordenao do curso os seguintes documentos: I. Lista resumo com os ttulos dos TCCs, os nomes dos acadmicos e os nomes dos professores orientadores e co-orientadores II. CD contendo as monografias de TCC. III. Os formulrios de avalio das monografias gerados pelas bancas examinadoras IV. As fichas de acompanhamento de orientao e desenvolvimento do TCC. V. As declaraes assinadas pelos orientadores sobre a realizao de reformulaes solicitadas, quando existirem.

Seo IV Dispositivos Gerais


Art. 37 o Se houver necessidade de mudana de orientao motivada por qualquer uma das partes, necessrio: I. Ao Aluno matriculado, formalizar junto ao Professor coordenador o desligamento do vnculo de orientao anteriormente estabelecido com cincia do Professor orientador (ANEXO VII). II. Ao Aluno matriculado, estabelecer vnculo com outro professor orientador, dando cincia ao coordenador da disciplina. III. Ao Professor coordenador, informar Coordenao Acadmica sobre os novos encargos de orientao dos docentes.

Captulo V - Da Superviso Administrativa e Acadmica


Art. 38 o A superviso administrativa e acadmica do funcionamento do TCC em cada uma das disciplinas que o compem no Curso de Engenharia de Computao de atribuio dos professores coordenadores das disciplinas.

1 A escolha dos professores coordenadores das disciplinas de Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computao, Trabalho de Concluso de Curso I e Trabalho de Concluso de Curso II de responsabilidade da Comisso de Curso no perodo anterior s matrculas nas referidas disciplinas. 2 Aos professores coordenadores das disciplinas ser atribuda carga horria de acordo com a quantidade de crditos estabelecidas para as mesmas no Projeto Poltico Pedaggico do Curso.
Art. 39
o

A Coordenao do TCC est diretamente subordinada Coordenao do Curso.

Art. 40 o O Coordenador do Curso o responsvel por alocar juntamente a Coordenao Acadmica do Campus as cargas-horrias didticas dos professores orientadores, considerando que: I. Os professores do curso podem orientar um mximo de 9 TCCs simultaneamente, considerando as trs disciplinas que o compem. II. A orientao de um nmero de trabalhos maior do que o mximo estabelecido fica condicionada a aprovao por parte da Comisso do Curso de Engenharia de Computao. III. Ser alocado ao docente orientador uma carga horria didtica semanal de 1 hora/aula para cada trabalho orientado. IV. A carga horria didtica mxima de orientao semanal computada por docente no pode exceder 4 horas/aula, independentemente da quantidade de acadmicos orientados. Art. 41 o O Coordenador do Curso o responsvel por encaminhar para a Biblioteca do Campus um CD ou DVD contendo todos os trabalhos acadmicos da turma (ou dos alunos que faro colao de grau no respectivo ano) assim como os termos de autorizao de publicao assinados.

Captulo VI - Disposies Gerais


Art. 42 o As normas de funcionamento do TCC constantes neste documento sero aplicadas integralmente a partir do semestre letivo consecutivo sua aprovao. Art. 43 o Casos omissos neste documento sero jultados pela Comisso do Curso de Engenharia de Computao.

ANEXO I
MODELO DE PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO TTULO: ACADMICO: ORIENTADOR: CO-ORIENTADOR:

1. Introduo Utilizar fonte times new roman tamanho 12. 2. Objetivos 3. Metodologia 4. Cronograma Descrever o cronograma em meses ou semanas. 5. Referncias

ANEXO II
TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO

TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAO DE TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Eu, ____________________________________, professor do Curso de Engenharia de Computao do Campus Bag, inscrito sob o nmero SIAPE ________, comprometo-me a orientar o acadmico ___________________________ (nmero de matrcula), em seu Trabalho de Concluso de Curso provisoriamente intitulado __________________________________

Bag, XX de XX de 20XX.

___________________________________ Nome do Professor

ANEXO III
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAO E DESENVOLVIMENTO DO TCC

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAO E DESENVOLVIMENTO DO TCC DISCIPLINA: CDIGO/CRDITO/TURMA: ANO LETIVO/SEMESTRE: ACADMICO: PROFESSOR ORIENTADOR: PROFESSOR CO-ORIENTADOR: TTULO DO TCC: Preencher com o nmero do encontro, data e principais tpicos discutidos. Nmero: Tpicos discutidos: Data:

Assinatura Acadmico: Nmero: Tpicos discutidos:

Assinatura Orientador: Data:

Assinatura Acadmico: Nmero: Tpicos discutidos:

Assinatura Orientador: Data:

Assinatura Acadmico: Nmero: Tpicos discutidos:

Assinatura Orientador: Data:

Assinatura Acadmico:

Assinatura Orientador:

Data da Entrega da Ficha:

Visto do professor da disciplina:

ANEXO IV
PARECER DESCRITIVO PARA PROJETO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAO

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO PARECER DESCRITIVO PARA PROJETO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAO DISCIPLINA DE PROJETO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAO CDIGO/CRDITO/TURMA: ANO LETIVO/SEMESTRE: ACADMICO: PROFESSOR ORIENTADOR: PROFESSOR CO-ORIENTADOR: TTULO DO TCC:

TPICO Enquadramento com as linhas de pesquisa do curso Relevncia como Trabalho de Concluso de Curso Viabilidade de Execuo Nota do Avaliador 1: Nota do Avaliador 2: Nota do Professor Coordenador da Disciplina:

PARECER

ANDAMENTO DO TRABALHO: ( ) PROPOSTA APROVADA REFORMULAES NECESSRIAS E JUSTIFICATIVA:

( ) REFORMULAR PROPOSTA

_________________________
Avaliador 01

_________________________
Avaliador 02

________________________
Coordenador da disciplina Bag, data de ms de ano.

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO PARECER DESCRITIVO PARA PROJETO DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE COMPUTAO PARA UTILIZAO EM CASO DE NECESSIDADE DE REFORMULAO REFORMULAES REALIZADAS:

_________________________
Professor Coordenador da Disciplina

_________________________
Professor Orientador

ANEXO V
FORMULRIO DE AVALIAO DO TCC

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO DISCIPLINA : CDIGO/CRDITO/TURMA: ANO LETIVO/SEMESTRE: ACADMICO: PROFESSOR ORIENTADOR: PROFESSOR CO-ORIENTADOR: TTULO DO TCC:

TPICO
Qualidade da apresentao

COMENTRIOS

Qualidade tcnica do trabalho

Qualidade do texto escrito do trabalho

ANDAMENTO DO TRABALHO: ( ) APROVADO

( ) REFORMULAR

REFORMULAES NECESSRIAS E JUSTIFICATIVA:

Nota Final =

_________________________
Nome do avaliador

Bag, data de ms de ano.

ANEXO VI
SUGESTO DE DECLARAO SOBRE REALIZAO DE REFORMULAES SOLICITADAS

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO

Prezado professor(a) NOME DO(A) PROFESSOR(A), coordenador(a) da disciplina de Trabalho de Concluso de Curso I

No seminrio de socializao realizado em XX de XX de XXXX, foi solicitado pelos membros da banca examinadora que o(a) acadmico(a) NOME DO(A) ACADEMICO(A), orientado por mim, realizasse as seguintes alteraes em sua monografia: Alterao 1. Alterao 2. Alterao 3.

Declaro que todas as alteraes anteriormente mencionadas foram realizadas. Ou, justificar a no realizao de alguma alterao.

_________________________
Professor Orientador

Bag, data de ms de ano.

ANEXO VII
DECLARAO DE DESLIGAMENTO DO VNCULO DE ORIENTAO DE TCC

CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAO

DECLARAO DE DESLIGAMENTO DO VNCULO DE ORIENTAO DE TCC

Eu, ____________________________________, professor/acadmico (siape _______/nmero de matrcula ________) do Curso de Engenharia de Computao do Campus Bag declaro o desligamento do vnculo de orientao estabelecido junto ao professor/acadmico _____________________ (siape _________/nmero de matrcula _________) no Trabalho de Concluso de Curso intitulado ____________________________________________________.

Bag, XX de XX de 20XX.

_______________________________ Nome do Autor da Declarao

________________________________ Nome da Outra Parte Ciente em ___/___/____

You might also like