You are on page 1of 6

Dinmica: Mulher sbia Objetivos:

Promover integrao Refletir sobre o cuidar de Deus Refletir sobre o papel da mulher crist na igreja, no lar

Desenvolvimento: Pedir para as mulheres se colocarem em crculo. Entregar um balo vazio contendo uma frase dentro.( a sugesto das frases esto abaixo) Pedir para que elas encham o balo dando um n. Explicar: Em nossa vida temos vrias escolhas, podemos fazer diferena enquanto mulheres de Deus, ou permanecer do mesmo jeito Nesse momento convido voc a olhar para esse balo e imaginar que ele representa a sua vida Agora, gostaria que voc jogasse o balo bem devagar, para que ele no caia no cho, pois ele representa a sua vida. Jogue para o alto com cuidado!!! (Aps elas fazerem isso) Explicar: Bem, agora vocs vo comear a jogar os bales uma para a outra, com cuidado, pois eles no podem cair. como voc estivesse entregando sua vida para outra pessoa. Ento cuidado!!! (Voc pode colocar uma msica animada para motivar Ex.: Aline Barros. Geralmente, elas ficam muito animadas

Observe se algum balo vai cair no cho, se algum vai estourar Passado algum tempo, desligue a msica, pea que elas se coloquem novamente em crculo. Nesse momento voc vai pedir para que algumas digam o que acharam de imaginar que os bales representavam uma vida. A partir do que elas falarem voc vai contextualizar. - Jesus nos segura nas mos e no nos deixa cair - Deus confia pessoas em sua mo, aqui na igreja, na sua casa, famlia, trabalho - Como voc tem cuidado? - As pessoas esto caindo? - Qual o seu papel enquanto mulher sbia? Aps essa reflexo, voc tem duas opes: Desenvolver a palestra e utilizar os bales que esto cheios no encerramento, ou continuar Explicar: Agora eu convido cada uma de vocs estourarem o balo e ler o que est escrito em voz alta para todas ns. As frases podero ser diversas: Salmos, resumo da palestra.. .ex.: D um abrao na sua irm do lado direito, ou: voc acabou de ganhar um bombom FCIL E DIFCILFcil perguntar o que deseja saber. Difcil estar preparado para escutar esta respostaorar todas as noites. Difcil encontrar Deus nas pequenas coisas Falar completamente fcil, quando se tm palavras em mente que expressem sua opinio.

Difcil expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer Fcil julgar pessoas que esto sendo expostas pelas circunstncias. Difcil encontrar e refletir sobre os seus erros Fcil ser colega, fazer companhia a algum, dizer o que ela deseja ouvir. Difcil ser amigo para todas horas e dizer sempre a verdade quando for preciso Fcil analisar a situao alheia e poder aconselhar sobre esta. Difcil vivenciar esta situao e saber o que fazer. Fcil demonstrar raiva e impacincia quando algo lhe deixa irritado. Difcil expressar o seu amor a algum que realmente te conhece Fcil viver sem ter que se preocupar com o amanh. Difcil questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e s vezes impetuosas, a cada dia que passa Fcil mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar. Difcil mentir para o nosso corao Fcil ver o que queremos enxergar. Difcil saber que nos iludimos com o que achvamos ter visto Fcil querer ser o que quiser. Difcil ter certeza do que realmente s Fcil chorar ou sorrir quando der vontade. Difcil sorrir com vontade de chorar (ou vice-versa) Fcil ferir quem nos ama. Difcil tentar curar esta ferida Fcil ditar regras. Difcil segu-las Fcil sonhar todas as noites. Difcil lutar por um sonho Fcil exibir sua vitria a todos. Difcil assumir a sua derrota com dignidade

Fcil viver o presente. Difcil se desvencilhar do passado Fcil saber que est rodeado pr pessoas queridas. Difcil saber que est se sentindo s no meio delas Fcil desfrutar a vida a cada dia. Difcil dar o verdadeiro valor a ela Fcil (Carlos Drumond de Andrade) Minha irm, me coloco a disposio para maiores orientaes Um abrao! Rosielly Souza ________________________________________________ ___________ Dinmica: O Tubaro e a Ilha Objetivo: Promover de integrao e reflexo. Material necessrio: jornais e aparelho de som Desenvolvimento: Deixar o ambiente livre de cadeiras, afim de facilitar que as mulheres possam andar pela sala. Fazer a seguinte explicao: Vamos imaginar que essa sala representa o mar. Sero colocados jornais abertos que representaro ilhas.Todas as vezes que a palavra TUBARO for mencionada vocs devero correr para a ilha. Quem ficar fora da ilha o tubaro vai pegar. Ao fundo pode ser colocada uma msica, abaixe o som todas as vezes que a palavra TUBARO for pronuunciada. Diga a palavra algumas vezes para ensaiar, posteriormente comece a ir retirando os jornais. Cada vez que for pronunciada a palavra retire um jornal. Faa isso at que as mulheres fiquem bem unidas dentro dos jornais.

Para encerrar mantenha elas nos jornais e diga o que a dinmica representa. MAR: nossa vida ILHA: a unidade em Jesus TUBARO: inimigo Jesus est conosco no meio das adiversidades, mesmo que o inimigo fique ao derredor. muito importante estarmos em unidade com a igreja e com o Senhor. Com certeza Deus dar uma forma de interpretao diferente dessa dinmica para voc. Um abrao!

You might also like