You are on page 1of 6

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa

Concurso Pblico

PORTUGUS
Singularidade Docente
H casos de professores que parecem vir aula como se estivessem prestes a enfrentar um inimigo. Trata-se de uma obviedade gigantesca escrever que a universidade um espao consagrado ao conhecimento. Mas no to bvio afirmar que, em se tratando de conhecimento oriundo da interao que se estabelece entre professor e aluno, no existe muita coisa a que se pode dar o nome de conhecimento. De maneira geral, as interaes entre professor e aluno ocorrem, no espao acadmico, sob uma temperatura prxima a zero, de uma frieza infernal. Porque muitos mestres no tm a sensibilidade de tratar o aluno como ele deve ser realmente tratado: no como algum portador de um registro acadmico nmero 000, mas como uma pessoa especial, singular, que merece toda a ateno do mundo, mesmo que o mestre faa parte da constelao (aquela espcie de professores arrogantes, idiotas, que se consideram acima dos demais ou aqueles que se acham, no dizer de uma aluna, a ltima bolacha do pacote). Quantos professores pecam por menosprezar ou ridicularizar uma pergunta feita em aula para praticamente humilhar o aluno diante de seus colegas? O que o professor deseja alcanar com isso? Como pode haver comunicao se entre professor e aluno comea a ser erguido um muro quase intransponvel, o da prepotncia acadmico-profissional? Ttulos de mestre e de doutor no conferem ao indivduo a sapincia de tornar-se um profissional humano, que acolhe de igual para igual no s seus alunos, mas seus pares ( engraado observar que h professores que, embora lotados no mesmo departamento, sequer cumprimentam os colegas). Antes de o indivduo abraar a carreira, qualquer que seja sua titulao, ele precisa tornar-se um indivduo humano, em toda a sua plenitude, que esteja exercendo a funo de professor para expandir essa sua individualidade humana, partilhando com seus alunos conhecimentos que considera fundamentais para a vida. Quantos professores tivemos ao longo de nosso percurso escolar, que podemos chamar de professores, no s pelo domnio terico que apresentavam, mas sobretudo pelo humano que havia neles? Mesmo com o avano das teorias didticopedaggicas, ainda grassa no espao acadmico o velho paradigma educacional relativo mantena de uma situao no de interao, mas de poder. H casos de professores que parecem vir aula como se estivessem prestes a enfrentar um inimigo. Ser que o professor vai ter sua dignidade arranhada caso se aproxime do aluno?

Na maioria das vezes, a animosidade acaba sendo construda inconscientemente pelo mestre, pela forma de conduzir uma classe como se esta fosse exatamente uma... classe. Por que no comear a enxergar que na classe existem pessoas, pessoas totalmente diferentes, que tm uma experincia de vida espetacular, que so singulares? Impossvel? Utpico? Por que ser que precisamos manter o espao acadmico, a aula, como algo desolador, como algo que da forma que porque sempre foi assim? Precisamos nos constituir como professores humanos, como indivduos que, numa interao, com base na qual se originam sentimentos de afeio, doao e solidariedade, conseguem transcender os prprios limites dessa interao. Srgio Simka. Ensino Superior. Abril 2004. Pg 50

1) O objetivo do texto afirmar que: (A) A universidade um espao consagrado ao conhecimento. (B) Ttulos de mestre e doutor no tm valor para o profissional professor. (C) A interao entre professor e aluno no promove conhecimento. (D) A interao em sala de aula se realiza quando se faz presente o humano e o individual do professor. (E) Os professores so sempre os responsveis pela animosidade criada em sala de aula. 2) Pode-se afirmar sobre o texto: (A) um texto argumentativo para reflexo (B) uma narrao e, professores e alunos so as personagens. (C) Apresenta um fato utpico com linguagem subjetiva. (D) uma descrio apresentando o perfil do professor. (E) um texto descritivo com linguagem objetiva. 3) Trata-se de uma obviedade gigantesca escrever que a universidade um espao consagrado ao conhecimento. Mas no to bvio afirmar que, em se tratando de conhecimento oriundo da interao que se estabelece entre professor e aluno, no existe muita coisa a que se pode dar o nome de conhecimento. Pode-se concluir que a adversidade existe porque na segunda frase afirma-se: (A) O conhecimento no resultado da interao entre professor e aluno. (B) A interao entre professor-aluno nem sempre fonte de conhecimento. (C) Nem tudo que est na universidade est relacionado ao conhecimento. (D) bvio afirmar que a relao professor-aluno produz conhecimento. (E) A universidade no deve ser um espao apenas para a busca do conhecimento.

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa 4) O texto apresenta uma avaliao da atitude do professor. No est correto, segundo o autor, afirmar que: (A) De forma geral os mestres assumem uma situao de poder ante os alunos. (B) O professor no acredita que alunos possam ser amigos. (C) A animosidade construda inconscientemente em sala de aula pelo professor. (D) Esta situao de poder do professor pertence a um paradigma educacional. (E) A interao entre professor e aluno impossvel praticar. 5) ... mas como uma pessoa singular, que merece toda a ateno do mundo, mesmo que o mestre faa parte da constelao. A conjuno mesmo que pode ser substituda por: que desde que medida que ainda que conforme Aponte a alternativa em que a frase destacada apresenta um fato anterior a outro: Assim que o professor chegar falarei com ele. Se voc o encontrar, d-lhe minhas lembranas. Se voc quiser, falarei com ele. Enquanto voc estudava, eu ouvia msica. Quando o professor chegou em sala de aula, os alunos j haviam sado.

Concurso Pblico

9) Somente uma sentena no possui erro de concordncia. Aponte-a: (A) So os mestres quem acabam inconscientemente construindo a animosidade em sala de aula. (B) Precisam-se de professores atenciosos. (C) Quem de ns no conhecemos bons mestres? (D) Nenhum dos que participou do curso concordou com o palestrante. (E) Mais de um aluno daquela turma foi reprovado.

10) Observe o uso da vrgula, e aponte em que frase seu uso est correto: (A) O mestre pede ao aluno que fique atento, que cumpra seus deveres e que aprenda. (B) No existe a possibilidade, de que a situao melhore. (C) Informamos a vocs, que a situao melhorar. (D) A verdade , que a educao precisa de cuidados. (E) preciso que, sejam adotadas medidas urgentes.

(A) (B) (C) (D) (E) 6)

ATUALIDADES
11) Leia atentamente: "Depois de admitir que a crise no setor areo vem se arrastando desde maro do ano passado, o presidente Luiz Incio Lula da Silva disse nesta tera-feira que quer uma definio sobre o prazo, dia e hora para o fim do caos nos aeroportos.
(Adaptado de Patrcia Zimmermann e Gabriela Guerreiro, "Lula exige prazo para fim do caos nos aeroportos do pas", Folha Online, 27/03/2007)

(A) (B) (C) (D) (E)

7) Em que opo o que est sublinhado no o sujeito da orao em destaque? (A) Ttulos de mestre e de doutor no conferem ao indivduo a sapincia... (B) H casos de professores que parecem vir aula para enfrentar um inimigo. (C) Acredita-se que pode haver comunicao entre professor e aluno dessa forma. (D) O autor afirma que a animosidade acaba sendo construda pelo mestre. (E) Deixaram-no falar sobre este assunto. 8) Uma das sentenas abaixo possui erro quanto regncia. Aponte-a: (A) As aulas a que assistimos foram timas. (B) Esse gesto do professor implicou na sua demisso. (C) Todos os alunos aspiram aprovao. (D) O professor comunicou aos alunos que haver avaliao. (E) Lembro-me bem de quando estudei naquela escola.

Sobre essa crise no setor areo, assinale a alternativa que NO expe corretamente uma causa para essa crise: (A) aumento da procura no transporte areo ocorrida nos ltimos anos ; (B) Acidente areo ocorrido no Brasil; (C) Crise dos controladores areos; (D) Fraca demanda de passageiros na regio sudeste; (E) Falta de infra-estrutura dos aeroportos; 12) Com que pas, o Brasil teve problemas recentes em negociaes com energia gerada por hidrocarbonetos? (A) (B) (C) (D) (E) Uruguai Coria do Norte Austrlia Bolvia Colmbia

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa 13) As opes abaixo so causas do aquecimento global, exceto: (A) (B) (C) (D) (E) Utilizao de sprays com gases do tipo CFCs; Utilizao de equipamentos eletrnicos; Queimadas de florestas; Utilizao de veculos a diesel ou a gasolina; Queima de combustveis fsseis por fbricas e indstrias; (A) (B) (C) (D) (E) IeV I, II e IV II, IV e V II, III, IV e V I, III e V

Concurso Pblico

18) Avalie as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta. Sobre o Conselho Local ou Conselho Gestor da unidade da sade podemos afirmar: I- O Conselho Local deve ser composto exclusivamente por funcionrios desta unidade. II- O Coordenador ou responsvel pela UBS representa neste conselho, a administrao ou a Gesto Municipal. III- A soma dos funcionrios eleitos e indicados deve ser igual ao nmero de usurios que compe o conselho (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III so verdadeiros. I e II so verdadeiros. S a afirmao III verdadeira II e III so verdadeiros. I, II e III so afirmaes falsas.

14) Assinale corretamente qual pas fez a priso de 15 marinheiros e fuzileiros navais britnicos no dia 23 de maro de 2007. (A) (B) (C) (D) (E) Ir Venezuela Iraque Kwait Afeganisto

15) Qual nome do programa de cooperao federativa que o presidente Luis Incio Lula da Silva criou para fortalecer a segurana pblica? (A) (B) (C) (D) (E) Fora Nacional Especial Grupo Especial de Elite Batalho de Operaes Especiais Batalho da Segurana Pblica Fora Nacional de Segurana Pblica

19) Avalie as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta. Quanto ao princpio da equidade podemos afirmar: I- Cada pessoa deve ser tratada de acordo com a sua necessidade de sade e, s vezes, isso pode definir um tratamento diferenciado. II- A ordem de chegada (fila) a melhor forma de buscar a equidade, ou seja, quem chega primeiro no servio deve ser atendido primeiro. III- Quando h um limite na quantidade de medicamentos disponveis, devemos priorizar sua distribuio de acordo com as patologias e necessidades das pessoas, buscando assim a equidade. (A) (B) (C) (D) (E) Todas as alternativas so verdadeiras. I e II so verdadeiras; III falsa. I, II e III so falsas. I falsa; II e III so verdadeiras. I e III so verdadeiras; II falsa

SUS
16) Avalie as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta. Quanto ao SUS podemos afirmar: (A) Sistema Unificado de Sade atende todas as pessoas carentes do pas. (B) Sistema nico de Sade foi criado na Constituio de 1988. uma poltica para atender na sade, qualquer cidado brasileiro. (C) Sistema Unificado Social a forma de atender na sade e na assistncia social, pessoas que no possuem convnio mdico. (D) Sistema nico de Sade, criado ao final da segunda guerra, o direito a sade a qualquer cidado brasileiro. (E) Sistema Unificado de Sade substitui o INPS e qualquer trabalhador empregado pode ser atendido por ele. 17) So princpios que regem a organizao do SUS: IIIIIIIVVPrivatizao Universalidade Centralizao Equidade Integralidade

20) A humanizao, enquanto poltica nacional para a sade, prope a rearticulao dos processos de trabalho e das relaes entre os diferentes sujeitos (profissionais, usurios e gestores) Dentre as afirmaes abaixo,uma no se adequa aos princpios norteadores desta poltica. (A) Responsabilidade conjunta dos sujeitos nas prticas de ateno e gesto (B) Construo de autonomia dos sujeitos implicados na rede do SUS (C) Criatividade para o enfrentamento da realidade cotidiana e complexa do trabalho em sade.

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa (D) Definio rgida de funes, normas e chefias entre as diversas categorias da equipe de um determinado servio, evitando a ociosidade. (E) Ruptura da verticalidade das normas dos programas possibilitando aumento da comunicao pela transversalidade. 21) O SUS tem alguns princpios que regem sua organizao. Sobre a universalidade podemos afirmar: (A) Qualquer pessoa, independente de cadastro, contribuio previdenciria ou comprovao de renda pode ser atendida na rede SUS. (B) Qualquer pessoa tem o direito de ser atendido em um Pronto Socorro do SUS desde que seja moradora da regio e seja cadastrada. (C) Qualquer pessoa que no tenha convnio mdico pode utilizar-se dos servios do SUS. (D) O acesso universal garante o atendimento na rede SUS tendo o hospital como porta de entrada para os problemas mais simples de cada cidado. (E) A universalidade o direito de ser atendido em qualquer hospital pblico ou privado, sempre que comprovado que a pessoa carente. 22) Sobre o Conselho Municipal de Sade, assinale a incorreta: (A) Deve ser tripartite (participao de trs partes): prestadores de servio, trabalhadores e usurios. (B) Os representantes dos trabalhadores e usurios sero sempre eleitos. (C) Os representantes dos prestadores so indicados e neste segmento incluem-se prestadores pblicos privados. (D) O segmento usurio sempre 50 % do total de conselheiros. (E) Um servio privado no pode fazer parte do Conselho, pois apenas vende servios ao SUS. 23) Ao Sistema nico de Sade compete alm da assistncia propriamente dita: (A) Executar aes de Vigilncia Sanitria e Epidemiolgica, bem como as de sade do Trabalhador. (B) As alternativas (A), (B) e (C) esto corretas. (C) Fiscalizar e inspecionar alimentos, bem como bebidas e gua para o consumo humano. (D) Participar do controle e fiscalizao da produo, do transporte, da guarda e da utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radiativos. (E) Apenas as alternativas (A) e (B) esto corretas. 24) O trabalho em equipe multidisciplinar potencialmente transformador de modelo de assistncia a sade pois:

Concurso Pblico

I- A troca de conhecimento entre os diferentes profissionais estimular o processo de educao permanente. II- No delega a um nico profissional a responsabilidade pela resoluo de um caso. III- Possibilita que uma pessoa doente passe por vrios profissionais em um nico servio. (A) (B) (C) (D) (E) Todas esto corretas I e III esto corretas I e II so corretas No h afirmativas corretas II e III esto corretas

25) A Constituio Federal de 1988 na seo II (da sade) preconiza em relao iniciativa privada que: (A) As entidades filantrpicas tm preferncia sobre as instituies privadas na participao de forma complementar do SUS. (B) A assistncia sade vedada iniciativa privada; (C) As instituies privadas com fins lucrativos integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico de sade; (D) A legislao complementar dispe sobre os casos em que a comercializao de rgos, tecidos, sangue e seus derivados permitida; (E) A destinao de recursos pblicos para subvenes s instituies privadas com fins lucrativos prevista quando o sistema pblico no dispuser de leitos.

ESPECFICA
26) A Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica, aprovada por meio da resoluo CNS n 338/2004, apresenta alguns eixos estratgicos como diretrizes. Entre as afirmativas abaixo qual a que NO corresponde a esses eixos: (A) Centralizao das aes, com definio das responsabilidades das diferentes instncias gestoras, de forma pactuada e visando a superao da fragmentao em programas desarticulados. (B) Promoo do uso racional de medicamentos, por intermdio de aes que disciplinem a prescrio, a dispensao e o consumo. (C) Utilizao da RENAME, atualizada periodicamente, como instrumento racionalizador das aes no mbito da Assistncia Farmacutica. (D) Construo de uma Poltica de Vigilncia Sanitria que garanta o acesso da populao a servios e produtos seguros, eficazes e com qualidade. (E) Estabelecimento de mecanismos adequados para a regulao e monitorao do mercado de insumos e produtos estratgicos para a sade, incluindo os medicamentos.

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa 27) Para a padronizao dos itens de consumo devemos levar em considerao os seguintes itens, entre outros: (A) Dados de morbi-mortalidade, informaes tcnico-cientficas, custo-benefcio. (B) Critrios epidemiolgicos, critrios polticos, custo-benefcio; (C) Medicamentos mais utilizados, demanda, custos e critrios polticos; (D) RENAME como referncia, demanda, critrios polticos e epidemiolgicos; (E) Prevalncia e incidncia de doenas, critrios polticos e epidemiolgicos; 28) No controle de estoque incorreto afirmar que: (A) O consumo mdio mensal a mdia estatstica dos consumos em um determinado perodo de tempo. (B) Ponto de reposio (PR) a quantidade existente no estoque, que determina a emisso de um novo pedido (C) A curva ABC/XYZ classifica os itens conforme a criticidade e o consumo respectivamente (D) Tempo de reposio (TR) o espao de tempo decorrido entre a data da solicitao da aquisio, at a data do recebimento do material. (E) O estoque mnimo varia de acordo com o consumo mdio mensal e o tempo da reposio de cada produto 29) Sobre a dose padro de uma droga correto afirmar: (A) A dose padro ser apropriada para todos os pacientes; (B) A dose padro pode ser regularmente feita em pacientes com insuficincia cardaca grave; (C) Pacientes com capacidade mdia de absoro, distribuio e eliminao da droga, necessitam de ajuste de 45% da dose padro; (D) Independente da situao de sade do paciente, a dose padro no pode ser alterada (E) Em pacientes com insuficincia renal pode ser necessrio ajuste da dose padro; 30) Sobre o grau de absoro de uma droga correto afirmar: (A) Aps administrao oral, uma droga sempre completamente absorvida; (B) O metabolismo bacteriano de uma droga no intestino no afeta sua absoro; (C) Drogas que so demasiadamente hidroflicas so absorvidas facilmente; (D) Uma baixa biodisponibilidade de uma droga pode ocorrer devido a sua absoro incompleta; (E) Drogas demasiadamente lipoflica apresentam alta biodisponibilidade

Concurso Pblico

31) O perodo de tempo mximo para a calibrao de pipetas automticas para a correo de eventuais desvios que possam ocorrer : (A) (B) (C) (D) (E) Pelo menos de seis em seis meses; De trs em trs anos De 4 em 4 anos At 2 anos; Na primeira vez com um ano de uso; da segunda vez em diante, de dois em dois anos

32) A diminuio do teor de hemoglobina, que pode ser determinado usando mtodos analticos, est relacionada a: (A) Deficincia de ltio e de ferro, que impede a medula ssea de formar eritrcitos; (B) Deficincia de vitamina B12, cido flico ou ferro, que impede a medula ssea de formar eritrcitos; (C) Deficincia de sdio e ferro, que impede a medula ssea de formar eritrcitos; (D) Deficincia de vitamina D, cido flico e sdio, que impede a medula ssea de formar eritrcitos; (E) Deficincia de cido ascrbico, vitamina A e ferro, que impede a medula ssea de formar eritrcitos 33) O correto acondicionamento dos resduos dos servios de sade, para que no acarretem riscos sade da populao e ao meio ambiente, deve ser em: (A) Caixas de papelo, resistentes ao rompimento e permeveis gua e ao sabo. (B) Sacos plsticos resistentes, impermeveis, preenchendo apenas 1/3 da sua capacidade. (C) Recipientes que no permitam o rompimento, impermeveis e cujo deslocamento seja feito atravs da utilizao de carros de coleta interna de lixo. (D) Sacos plsticos resistentes, com capacidade para 100 litros, empilhados por at 4 semanas. (E) Recipientes de papelo de difcil rompimento que so coletados durante a coleta diria do municpio junto ao lixo domstico 34) Sobre a conservao da insulina, analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e marque a alternativa correta: I. A insulina um hormnio que deve ser conservado em geladeira, para que sejam garantidas as suas propriedades farmacolgicas. II. Os frascos de insulina podem ser congelados a temperatura abaixo de 2C. III. Em caso de viagem, colocar o frasco de insulina em bolsa trmica ou caixa de isopor. No necessrio colocar gelo. IV. O frasco da insulina que est em uso poder ser mantido em temperatura ambiente, 15C a 30C, por at um ms. Nesse caso, deixar o frasco no lugar mais fresco da casa.

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

Prefeitura Municipal de Itatiaia aaaaaa (A) I: verdadeira, II: falsa, III: falsa e IV: verdadeira. (B) Todas so verdadeiras. (C) I: verdadeira, II: falsa, III:verdadeira e IV: verdadeira (D) I: falsa, II: falsa, III:verdadeira e IV: verdadeira (E) Todas so falsas. 35) A investigao do antgeno e de diversos anticorpos do vrus da hepatite B importante para se estabelecer a fase evolutiva dessa doena. O anticorpo que caracteriza a fase aguda da hepatite B o: (A) (B) (C) (D) (E) HBsAg. HBeAg. Anti-HCV. Anti-HBs. Anti-HBc. 39) A bioequivalncia:

Concurso Pblico

(A) Responde taxa de metabolizao da droga; (B) No precisa ser avaliada para medicamentos com expirao e prazos patentrios; (C) Deve ser desconsiderada em similares; (D) Deve ser conhecida para os medicamentos genricos; (E) Indica alteraes de posologia. 40) A definio de medicamento genrico estabelecida pela Lei 9787 de 10 de fevereiro de 1999 : (A) Equivalente teraputico de um medicamento de referncia, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficcia e segurana; (B) Medicamento similar a um produto de referncia ou inovador, que se pretende ser com este intercambivel, geralmente produzido aps a expirao ou renncia da proteo patentria ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficcia, segurana e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausncia, pela DCI; (C) Produto inovador registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no Pas, cuja eficcia, segurana e qualidade foram comprovadas (D) Cientificamente junto ao rgo federal competente, por ocasio do registro; aquele que contm o mesmo ou os mesmos princpios ativos, apresenta a mesma concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, preventiva ou diagnstica, do medicamento de referncia registrado no rgo federal responsvel pela vigilncia sanitria, podendo diferir somente em caractersticas relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, (E) Embalagem, rotulagem, excipientes e veculos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca; aquele que contm princpios ativos, concentrao, forma farmacutica, via de administrao, posologia e indicao teraputica, preventiva ou diagnstica similares aos do medicamento de referncia, compreendido o termo similares como quase equivalentes, porm no intercambiveis.

36) Paciente com quadro de anemia e dores abdominais apresenta eosinofilia intensa, sendo detectados em suas amostras de urina e fezes diversos ovos de um parasita que apresenta em uma de suas extremidades uma espcula. Essa morfologia caracterstica de infeco causada por: (A) (B) (C) (D) (E) Hymenolepis diminuta. Fasciola hepatica. Onchocerca volvulus. Strongyloides stercoralis. Schistosoma mansoni.

37) solicitado que se colha material de um paciente com suspeita de difteria para ser enviado ao laboratrio de anlises clnicas. As amostras coletadas para a realizao do diagnstico so espcimes de: (A) (B) (C) (D) (E) Urina. Orofaringe. Fezes. Sangue. Conjuntiva.

38) O diagnstico laboratorial da sfilis pode ser realizado atravs de dois tipos de testes sorolgicos: os ensaios treponmicos e no treponmicos. So exemplos respectivos desses tipos de testes: (A) (B) (C) (D) (E) RPR e VDRL. RPR e FTA-ABS. VDRL e FTA-ABS. FTA-ABS e ELISA. ELISA e VDRL.

http://www.aedb.br/concursos/itatiaia

You might also like