You are on page 1of 16

VERSO PRELIMINAR.

IMPORTNCIA E PERSPECTIVAS DA BIOELETRICIDADE SUCROENERGTICA NA MATRIZ ELTRICA BRASILEIRA Nivalde Jos de Castro1 Roberto Brando2 Guilherme de A. Dantas3

Introduo O Brasil tem uma matriz eltrica predominantemente hdrica o que lhe confere uma posio privilegiada em relao ao resto do mundo no que toca sustentabilidade ambiental. A maioria dos pases busca hoje o aumento da participao de fontes renovveis de energia em suas respectivas matrizes eltricas para expandir a oferta de energia e ao mesmo tempo mitigar as emisses de gases do efeito estufa. No entanto, o perfil mpar da matriz brasileira no significa que o Brasil no necessite promover investimentos em fontes alternativas e renovveis de energia, como a bioeletricidade sucroenergtica. O adequado entendimento da necessidade de insero de fontes renovveis e alternativas na matriz brasileira passa por compreender que o modelo de gerao de energia baseado em hidroeltricas com grandes reservatrios tende ao esgotamento. Os limites so dados pela atual e restritiva legislao ambiental que permite, no mximo, a construo de novas hidroeltricas sem formao de reservatrios significativos. Desta forma, a diversificao do parque gerador, sobretudo com a presena de fontes de energia complementares ao parque hdrico, um dado concreto e irreversvel na evoluo do sistema eltrico brasileiro nas prximas dcadas. Frente a este processo de evoluo, se faz necessrio analisar quais as fontes alternativas que devem ser contratadas prioritariamente nos prximos anos. A contratao de fontes de energia intrinsecamente complementares gerao hdrica, e que simultaneamente contribuam para a manuteno do perfil limpo da matriz eltrica brasileira a alternativa mais estratgica para o futuro energtico brasileiro. Entre estas fontes destaca-se a bioeletricidade sucroenergtica, em funo basicamente das seguintes qualificaes: i. ii. Competitividade em termos de custos, Complementaridade sazonal com relao ao regime de chuvas,

1 2 3

Professor da UFRJ e coordenador do GESEL Grupo de Estudos do Setor Eltrico do Instituto de Economia da UFRJ. Pesquisador-Snior do GESEL/IE/UFRJ. Doutorando do Programa de Planejamento Energtico da COPPE/UFRJ e Pesquisador-Snior do GESEL/IE/UFRJ.

VERSO PRELIMINAR.

iii. iv. v.

Maturidade da indstria sucroenergtica, Contribuio na reduo de emisses de gases do efeito estufa e Proximidade ao centro de carga.

O objetivo deste texto analisar e demonstrar a importncia da bioeletricidade sucroenergtica para a manuteno das principais caractersticas da matriz eltrica possibilitando garantir: a segurana do suprimento; a competitividade da economia nacional; e a sustentabilidade ambiental. A bioeletricidade sucroenergtica apresenta vantagens inerentes a uma fonte de energia renovvel, gerada atravs do eficiente processo de co-gerao, utilizando como insumo energtico os resduos de biomassa originados na produo de etanol e de acar. Por outro lado, a bioeletricidade possui vantagens adicionais para o Brasil, como a gerao de renda e emprego no campo, estmulo indstria de bens de capital e poupana de divisas (coeficiente de importao prximo de zero, dispensando tanto a importao de equipamentos como de combustveis). O presente estudo texto est dividido em duas partes. A primeira delas dedica-se anlise da transio por que passa o parque gerador brasileiro e a crescente necessidade de gerao complementar hdrica. A segunda parte ser centrada no exame da bioeletricidade como fonte complementar e competitiva para a matriz eltrica brasileira, alm de apresentar breve anlise sobre sua sustentabilidade ambiental. Por ltimo so apresentadas as concluses que, em linhas gerais, demonstram o elevado grau de competitividade, desde que revistos os critrios atuais de contratao de energia, e as externalidades da bioeletricidade em relao a outras fontes. 1 A Transformao da Matriz de Gerao Brasileira Mais de 80%4 da capacidade instalada do parque gerador brasileiro baseado em usinas hidroeltricas. Em termos de gerao efetiva, em torno de 90% da oferta brasileira de energia eltrica provm das usinas hidroeltricas, como pode ser constatado a partir da Tabela 1. No que diz respeito participao da hidroeletricidade na capacidade instalada total, o Brasil s perde para a Noruega, como pode ser observado na Tabela 2.

Ano Porcentagem

2000 94,11

2001 89,65

2002 90,97

2003 92,14

2004 88,63

2005 92,45

2006 91,81

2007 92,78

2008 88,61

Tabela 1. Participao da Hidroeletricidade na Gerao Total. 2000-2008 (em %)


Fonte: Site do ONS. Histrico da Operao.

Inclui a parte paraguaia da Usina de Itaipu.

VERSO PRELIMINAR.

Pases Noruega Brasil Venezuela Canad Sucia Rssia ndia China Japo EUA Resto do Mundo Mdia Mundial

Participao da Gerao Hdrica na Gerao 3 Total (em %)

98,5 83,2 72 58 43,1 17,6 15,3 15,2 8,7 7,4 14,3 16,4

Tabela 2. Participao da Gerao Hdrica na Capacidade Instalada Total de Pases Selecionados. 2006 (em %)
Fonte: IEA (2008).

A preponderncia da gerao hdrica na matriz brasileira garante a oferta de energia eltrica a preos competitivos5, com reduzido grau de emisso de carbono6. Entretanto, preciso entender como o parque gerador hdrico brasileiro consegue atender a um percentual to relevante da carga mesmo estando sujeito irregularidade do regime pluvial e sazonalidade das afluncias. O Grfico 1 mostra o comportamento sazonal das afluncias mdias. Verifica-se que no ms de fevereiro a Energia Natural Afluente (ENA)7 ultrapassa os 89 mil MWmed, em contraste com a ENA em torno de 30 mil MWmed no ms de setembro8. Outro dado relevante a comparao entre a ENA mdia carga. Enquanto a ENA no perodo seco, compreendido entre maio e novembro, da ordem de 38 mil MWmed, a carga do Sistema Interligado Nacional se situa em torno de 51 mil MWmed (dados de 2008).

Competitividade ao nvel da gerao, conforme demonstrado nos Leiles das usinas do Rio Madeira. Os preos finais de energia eltrica

no Brasil no so mdicos por uma srie de motivos que fogem do escopo analtico deste trabalho.
6

As emisses de CO2 por tep da matriz energtica brasileira so de 1,57 em contraste com o valor de 2,36 verificado na matriz energtica

mundial. A hidroeletricidade juntamente com a utilizao do etanol em larga escala uma das responsveis pela reduzida intensidade de carbono da matriz brasileira.
7 8

Energia hdrica que corre pelos rios com fins energticos. Estes nmeros incluem apenas os rios que j possuem aproveitamento hidroeltrico.

VERSO PRELIMINAR.

90.000 80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Meses Ago Set Out Nov Dez

Grfico 1. Energia Natural Afluente: mdia histrica. Inclui todos os subsistemas do SIN (configurao de 2008) (em MWmdio)
Fonte: Site do ONS (www.ons.org.br). Dados elaborados pelo GESEL/IE/UFRJ a partir do banco de dados histrico da operao em 2008.

A explorao do grande potencial hidrulico brasileiro s foi possvel pela construo de barragens com grandes reservatrios. As incertezas associadas ao regime de afluncias foram reduzidas pela estocagem de gua durante o perodo mido para sua eventual converso em energia eltrica no perodo seco. A energia potencial da gua dos reservatrios (denominada Energia Armazenada ou EAR) permite a regularizao da gerao hidreltrica ao longo de todo o ano ou mesmo em uma seqncia de anos. Embora o Brasil tenha explorado apenas 30% do seu potencial hidroeltrico total9, o modelo atual de usinas com grandes reservatrios est saturado e a expanso da capacidade instalada hdrica nos prximos anos ser realizada com pequenos aumentos na capacidade de estocagem de energia pelo sistema, reduzindo a capacidade de regularizao da oferta de energia ao longo do ano, conforme demonstra o Grfico 2.

O Potencial de Gerao Hidroeltrica brasileira est estimado em torno de 260 GW.

MWmd

VERSO PRELIMINAR.

7,0 6,5 EAR mx/Carga 6,0 5,5 5,0 4,5

4,0

EAR mx/Carga Grfico 2. Evoluo da Capacidade de Regularizao dos Reservatrios. 2000-2012


Fonte: Fonte: Chipp, Hermes. Procedimentos Operativos para Assegurar o Suprimento Energtico do SIN. Apresentao no GESEL-IE-UFRJ, Rio de Janeiro, 9 de julho 2008.

As restries construo de novos reservatrios so de ordem fsica e ambiental. Do ponto de vista fsico, as regies de planalto do pas j foram exploradas para fins de aproveitamento hidroeltrico, estando o potencial remanescente localizado essencialmente na Regio Norte do pas, que uma regio de plancies. Em uma regio onde predomina a topografia suave, com poucos desnveis significativos, difcil construir reservatrios de regularizao. at possvel alagar grandes reas, mas devido aos pequenos desnveis, mesmo reservatrios com grande rea inundada resultam em armazenamento de energia modesto. Alm disso, existem as restries de ordem ambiental. O carter mais rgido da legislao ambiental a partir da Constituio de 1988 dificulta a construo de novos reservatrios e at mesmo a expanso da capacidade de gerao hidroeltrica. Devido s restries fsicas e ambientais mencionadas, as usinas hidroeltricas que esto sendo construdas e planejadas tero caractersticas de usinas a fio dgua, sem reservatrios significativos. Os aproveitamentos do Rio Madeira, recentemente licitados, so emblemticos sob este aspecto: os novos reservatrios ocupam uma rea apenas um pouco maior que a rea normalmente inundada na poca da cheia. Belo Monte e as usinas nos rios Tapajs e Teles-Pires seguiro a mesma tendncia. A conseqncia inevitvel ser a reduo da capacidade de regularizao das afluncias e da gerao hidroeltrica. A reduo da capacidade de regularizar a oferta de energia apenas com grandes reservatrios levar a uma crescente dificuldade de atender a carga no perodo seco somente com energia de fonte hdrica. Isto permite afirmar que o sistema eltrico brasileiro est diante do desafio de complementar o parque hdrico com usinas com vocao para operar de forma eficiente durante o perodo seco. Atualmente a contratao de gerao complementar ao parque hdrico vem privilegiando as termoeltricas movidas a combustveis fsseis, na maioria dos casos com baixa eficincia energtica. Tais usinas tm custos fixos baixos e custos variveis de gerao elevados. A lgica da contratao destas 5

VERSO PRELIMINAR.

usinas para backup do sistema, pois se estima que elas tenham baixa probabilidade de serem despachadas. Entretanto, com a perda da capacidade de regularizao dos reservatrios, a freqncia de despacho destas trmicas ser certamente maior do que a estimada originalmente, sobretudo durante o perodo seco do ano. Deixando de desempenhar o papel de simples backup para hidrologias crticas, o custo operacional de tais geradoras com baixa eficincia energtica acabar se mostrando excessivo. Existe uma necessidade patente de complementao ao parque hdrico brasileiro atravs de usinas que tenham vocao tcnica e econmica para operar na base do sistema no perodo seco. Dentre estas alternativas de complementao do parque hidroeltrico, a que se mostra mais eficiente a bioeletricidade sucroenergtica. 2 Caractersticas e Externalidades da Bioeletricidade Sucroenergtica Esta a premissa que ir reger o planejamento da matriz energtica no Brasil: a garantia da segurana do suprimento com sustentabilidade ambiental exigir investimentos em fontes alternativas e renovveis de energia e em processos eficientes de gerao. A bioeletricidade se enquadra nesta premissa na medida em que uma energia gerada a partir da biomassa residual do processo de gerao de etanol e de acar. Por utilizar um resduo como insumo energtico a bioeletricidade , por definio, uma fonte de energia renovvel, eficiente e sustentvel. Trata-se de uma energia que produzida a partir da cogerao, um processo que garante significativos incrementos de eficincia na gerao de energia10. Alm disso, ela produzida em grande medida no principal centro de carga brasileiro que o Estado de So Paulo ou em estados limtrofes, o que tambm contribui com a eficincia econmica e eltrica ao reduzir os custos e as perdas com a transmisso. No entanto, estas externalidades no vem sendo devida e corretamente precificadas nos leiles de energia nova realizados no Brasil. Os resultados dos leiles indicam uma aparente falta de competitividade da bioeletricidade em relao a outras fontes de energia. A pretensa falta de competitividade o resultado da metodologia de contratao dos leiles que no aufere corretamente os benefcios da bioeletricidade para o sistema eltrico brasileiro derivados da sua natural complementariedade com o parque hdrico. Portanto, a bioeletricidade sucroenergtica pode, e deve, ser definida como uma fonte de energia que contribui para a segurana da oferta brasileira de energia eltrica, por diversificar a matriz e, principalmente, por ser complementar gerao hdrica. Alm disso, ela sustentvel ambientalmente. Ao contrrio de outras fontes de gerao trmica, a bioeletricidade neutra em carbono, o que constitui uma caracterstica altamente desejvel, mas que no tem sido devidamente valorizada nos leiles. 2.1 O Potencial e os Custos da Bioeletricidade De acordo com CORRA NETO e RAMN (2002), o setor sucroenergtico tradicionalmente auto-suficiente em termos energticos, atendendo 98% de suas demandas

10

O processo de co-gerao pode ser definido como a produo de energia trmica e mecnica que pode ser convertida em energia

eltrica a partir de um mesmo insumo energtico.

VERSO PRELIMINAR.

energticas atravs da queima do bagao da cana de acar. O processo de co-gerao fornece as energias trmica, mecnica e eltrica demandadas no processo de produo de etanol e de acar. Contudo, tradicionalmente esta auto-suficincia garantida por meio de processos produtivos de baixa eficincia, suficientes para gerar estritamente a quantidade de energia necessria para o auto-suprimento da usina. Segundo DANTAS (2008), a deciso de adotar tecnologias de co-gerao pouco eficientes tinha como premissa maximizar a queima do bagao de cana de acar devido s dificuldades de estocagem e pouca relevncia do mercado para a venda de eventuais excedentes de bagao in natura. Tambm no havia interesse comercial em investir em plantas de gerao de eletricidade mais eficientes, capazes de exportar um excedente para a rede. At o incio dos anos 90, o setor eltrico brasileiro estava estruturado em monoplios integrados verticalmente, com gerao de energia centralizada, e com regras que no contemplam a possibilidade de comercializao de energia por agentes independentes das concessionrias. Esta situao perdurou at meados dos anos 90, quando foi criada a figura do produtor independente de eletricidade. Isto criou o marco legal que permite a uma usina exportar eletricidade para o sistema eltrico. Surgiram ento as condies necessrias para a realizao de investimentos em plantas eficientes de co-gerao de energia, com o intuito de comercializar excedentes de energia eltrica. Portanto, embora a indstria sucroalcooleira tenha h muito tempo o potencial tcnico para vender excedentes de energia, somente em perodo relativamente recente isto se tornou possvel do ponto de vista comercial. Torna-se ento, importante dimensionar o quanto a bioeletricidade pode contribuir para a oferta brasileira de energia ao longo das prximas dcadas. O potencial de gerao de bioeletricidade funo da safra de cana de acar, pois o montante de cana colhida que determina o volume de biomassa residual disponvel para a gerao de bioeletricidade. O potencial depende tambm da tecnologia adotada, que determina a eficincia da converso da biomassa em energia eltrica. Depois do boom do setor alcooleiro motivado pelo Pr-lcool na dcada de 80 e do ciclo expansivo do acar na dcada de 90, verificou-se nos ltimos anos uma nova fase de crescimento do setor e h perspectivas de novos incrementos na oferta de etanol e acar nos prximos anos. Estima-se que a produo brasileira de cana de acar passar dos atuais 550 milhes de toneladas de cana para mais de 1 bilho de toneladas de cana processadas por safra em um horizonte de 10 anos. Alm da expanso da colheita de cana, um fator adicional garantir o aumento da biomassa a ser utilizada como insumo energtico para a gerao de energia: o fim das queimadas11 permitir a utilizao da palha da cana como insumo energtico a ser queimado em conjunto com o bagao.

11

O Protocolo Agro-ambiental no Estado de So Paulo prev para 2014 o fim da prtica das queimadas e colheita manual nas reas

planas. Atualmente 50% da colheita j ocorre de forma mecanizada. Desta forma, mesmo uma parte da cana permanecendo no solo para proteg-lo, ir haver um significativo aumento da biomassa disponvel para fins energticos.

VERSO PRELIMINAR.

Quanto tecnologia de co-gerao, tradicionalmente as usinas utilizam ciclos de contrapresso capazes de garantir apenas o auto-suprimento energtico da usina. Contudo, mesmo neste tipo de soluo, algumas modificaes, dentre as quais se destaca a utilizao de caldeiras com maior presso, permitem atingir um nvel de eficincia energtico considervel, com a gerao de algo em torno de 40 kWh por tonelada de cana processada (CORRA NETO e RAMN, 2002). A tecnologia que hoje adotada em vrios projetos greenfield a tecnologia de extracondensao, que permite gerar significativos excedentes de energia eltrica a baixos custos. Esta tecnologia capaz de produzir em torno de 96 kWh por tonelada de cana processada, dos quais, em mdia, 80 kWh podem ser exportados. Estes nmeros tm como base apenas a utilizao do bagao de cana, ao se adicionar a queima da palha possvel gerar at 200 kWh por tonelada de cana processada (KITAYMA, 2008). O custo de investimento nesta tecnologia estimado em cerca de R$ 3.000,00 por kW instalado. A Tabela 3 apresenta dados relativos ao potencial de gerao de bioeletricidade no curto, mdio e longo prazo.

Safra 2012/13 2015/16 2020/21

Cana (em milhes de toneladas) 696 829 1038

Potencial de Gerao (em MW med) 9.642 11.484 14.379

Tabela 3. Estimativas do Potencial da Bioeletricidade Sucroenergtica12 (em milho de ton e MWmed)


Fonte: Elaborado por GESEL/IE/UFRJ a partir de dados da Unica.

As estimativas do potencial da bioeletricidade ocorrem com base em uma tecnologia completamente dominada e vivel economicamente que a tecnologia de extracondensao. Porm, o desenvolvimento da tecnologia de gaseificao da biomassa, que j dominada do ponto de vista tcnico, mas que ainda no comercialmente vivel, representar um grande salto no potencial de gerao de bioeletricidade. Trata-se de uma tecnologia que capaz de produzir at 270 kWh de energia eltrica excedente por tonelada de cana processada. DANTAS e CASTRO (2008) afirmam que uma varivel que pode impactar de maneira negativa a oferta futura de bioeletricidade o desenvolvimento tecnolgico do etanol celulsico, que pode dar um uso econmico alternativo biomassa. Porm, baseados nas perspectivas atuais para os mercados de etanol e de eletricidade, os autores adotam a premissa que os investimentos em co-gerao no devero ser refreados e sim expandidos, principalmente se forem adotadas polticas especficas, como, por exemplo, leiles de energia nova por fonte como o Leilo de Energia de Reserva, realizado em 2008.
12

As premissas destas estimativas so a utilizao da tecnologia de extra-condensao e o aproveitamento de 75% do bagao e 50% da

palha disponveis.

VERSO PRELIMINAR.

Porm, como o potencial de gerao de bioeletricidade calculado em relao safra, importante analisar a situao das usinas hoje existentes, que precisam de um retrofit para gerar eletricidade de forma eficiente. Estas usinas precisam substituir parte dos equipamentos para adotar tecnologias mais modernas de co-gerao. Trata-se de substituir equipamentos que funcionam, que podem ter uma vida til considervel e que j garantem seu auto-suprimento de energia. A viabilizao do potencial de gerao destas usinas requer, portanto, um preo-teto nos leiles superior quele exigido pelos projetos greenfield. De acordo com CASTRO et al. (2008), com base em parmetros econmicos pr-crise de setembro de 2008, enquanto projetos novos viabilizam a comercializao de energia com um preo em torno de R$ 155,00/MWh, projetos remodelados exigem um preo em torno de R$ 180,00/MWh para serem viveis. Cabe salientar que o setor sucroenergtico tem uma estrutura produtiva heterognea e esses valores podem apresentar elevado desvio-padro, principalmente quando se considera os custos de conexo rede de transporte de energia eltrica, cuja responsabilidade do empreendedor em bioeletricidade. 2.2 A Complementaridade da Bioeletricidade e as Externalidades para o Sistema Eltrico Brasileiro A insero da bioeletricidade em uma escala compatvel com seu potencial por si s j contribuiria para o aumento da segurana do suprimento de energia eltrica devido ao efeito diversificao da matriz. No entanto, a caracterstica mais favorvel da bioeletricidade sucroenergtica para a segurana do sistema eltrico brasileiro a sua complementaridade com a relao ao regime de chuvas do subsistema Sudeste / CentroOeste, onde se concentra 70% da capacidade dos reservatrios brasileiros. A safra sucroenergtica ocorre entre os meses de abril e novembro, coincidindo com o perodo seco nas Regies Sudeste e Centro-Oeste. O Grfico 3, que compara o ritmo da moagem da cana com as Energias Afluentes, e a complementaridade entre o regime de afluncias e a bioeletricidade. 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez ENA Brasil Moagem de cana no Centro Sul

% do ms com maior oferta

VERSO PRELIMINAR.

Grfico 3. Complementaridade da Hidroeletricidade com o Setor Sucroenergtico (em %)


Fontes: Site do ONS (www.ons.org.br) e Unica. Dados elaborados a partir do histrico da operao em 2008 (ENA) e pela moagem de cana da safra 2007/2008 no Centro Sul.

A bioeletricidade sucroenergtica, por ter a gerao concentrada na estao seca, se constitui em fonte de energia de grande relevncia para complementar o parque gerador hdrico. Trata-se de uma energia de inverno. De acordo com o ONS, para cada 1.000 MWmed de bioeletricidade inseridos no Sistema Interligado durante o perodo seco significa a poupana de 4% dos reservatrios do subsistema Sudeste /Centro-Oeste. 2.3 Viabilidade Econmica Apesar de todos os benefcios reconhecidos da insero da bioeletricidade na matriz eltrica, existem dvidas e questionamentos com relao sua viabilidade e competitividade econmica. O principal argumento que se fosse competitiva a bioeletricidade estaria sendo contratada nos leiles de energia nova. Contudo, o que existe de fato uma metodologia de contratao de energia para os leiles que no necessariamente seleciona os melhores projetos de gerao, conforme fora discutido por CASTRO e BRANDO (2009). A Tabela 4 apresenta informaes que explicitam a necessidade de uma anlise mais detalhada sobre a aparente falta de competitividade da bioeletricidade. Potncia disponvel (MWmd) 1.536 3655 1313 6386 2723 3561 1643 1637 22.454

CVU (R$/MWH) at 100 100 a 150 150 a 200 200 a 250 250 a 300 300 a 400 400 a 600 mais que 600 Total

% total 6,8% 16,3% 5,8% 28,4% 12,1% 15,9% 7,3% 7,3% 100,0%

Tabela 4. Custo Varivel Unitrio das Termoeltricas do SIN. 2009 (R$/MWh, MWmd e %)
Fonte: NOS, PMO de julho de 2009.

Esta tabela mostra que 71,1% da potncia termoeltrica contratada possui custo varivel superior a R$ 200,00, ao qual deve ser somado o custo fixo destas usinas. Frente a este deck de dados imediato o questionamento se realmente uma usina de biomassa com seu custo

10

VERSO PRELIMINAR.

fixo de gerao de R$ 155,00 por MWh ou at mesmo o custo fixo de R$ 180,00 para uma usina retrofit que se constitui ameaa modicidade tarifria. Merece destacar que para obter o custo destas usinas para o sistema no se pode fazer uma simples soma do seu custo fixo com o custo varivel, pois estas usinas foram concebidas e contratadas como backup, com a estimativa de um despacho com reduzido nmero horas por ano. com base nesta metodologia custos fixos baixos, custos variveis altos, mas despacho pouco freqente que estas usinas so competitivas nos leiles. No entanto, em um sistema hdrico com capacidade de regularizao declinante, onde ser necessria cada vez mais gerao complementar, sobretudo no perodo seco, estas usinas no se constituem na melhor opo. Elas se mostraro de fato muito mais dispendiosas para o sistema do que as usinas trmicas de bioeletricidade sucroenergtica que operam de forma inflexvel, sem custos variveis. 2.4 Sustentabilidade Ambiental A matriz energtica brasileira, e em especial a matriz eltrica, possui um carter mpar em termos de reduzido impacto ambiental, especialmente no que se refere s emisses de gases do efeito estufa. Porm, isto no pode servir de argumento para se contratar fontes energticas sujas e poluentes. O setor energtico , em termos mundiais, o maior responsvel pelas emisses antrpicas de gases do efeito estufa, com 48,8% do total. A Tabela 5 mostra o diferenciado perfil das emisses brasileiras quando comparado emisso de outros pases. Observe-se que a maior parte das emisses brasileiras so relativas coluna Land use, land-use change and forestry (LULUCF)", que inclui as queimadas. Por outro lado, as emisses do setor de energia respondem apenas por 8,8% do total.

Tabela 5. O Perfil das Emisses para Pases Selecionados. 2005 (em %) Fonte : SOUZA e AZEVEDO (2006). A bioeletricidade por se tratar de uma energia renovvel neutra em relao emisso de gases do efeito estufa em contraste com as considerveis emisses verificadas na gerao termoeltrica com base em combustveis fsseis, conforme pode ser comprovado na Tabela 6.

11

VERSO PRELIMINAR.

Fonte de Energia Gs Natural (ciclo aberto) Gs Natural (ciclo combinado) leo Carvo Hidroeltrica Elica

Emisso de CO2 (em KG por MWh) 440 400 550 800 25 28

Tabela 6. Emisses de Gases do Efeito Estufa por Diferentes Tipos de Fontes ( em Kg por MWh)
Fonte: Unio Europia (2007).

A partir da estimativa de 14.379 MW md de bioeletricidade para exportao na safra 2021/21 possvel calcular uma gerao equivalente de 125.960 GWh. A produo desta mesma energia com base em trmicas a carvo representaria a emisso de 100,7 milhes de toneladas de CO2. Caso esta produo ocorresse por meio de leo, as emisses seriam de 69,3 milhes de toneladas de CO2. Mesmo no caso da gerao ocorrer atravs de usinas movidas a gs natural em ciclo combinado, as emisses seriam de 50,4 milhes de toneladas de CO2. Portanto, logo se nota a importncia da bioeletricidade na manuteno de uma matriz com reduzida intensidade em carbono contribuindo desta forma para a mitigao das alteraes climticas. 2.5 Fonte de Gerao Distribuda e Benefcios Adicionais da Bioeletricidade A bioeletricidade uma fonte de gerao distribuda por estar localizada nas Regies Sudeste e Centro-Oeste prxima ao principal centro de carga do pas. Esta proximidade reduz a necessidade de expanso da transmisso, o que um benefcio ambiental (reduo das perdas no sistema de transmisso) e tambm econmico (reduo da necessidade de investimentos de expanso do sistema de transmisso). A bioeletricidade pode at ser escoada diretamente pela rede de distribuio, sem necessidade de reforos da rede bsica, em altssima tenso. Desta forma, constata-se que a bioeletricidade uma fonte de energia compatvel com o novo paradigma tecnolgico do setor eltrico, que d grande nfase explorao dos nichos de gerao distribuda. Alm disso, a indstria de bens de capital nacional est apta a fornecer os equipamentos necessrios construo de plantas de co-gerao. Neste sentido, os investimentos em novas plantas de co-gerao mais eficientes, notadamente na converso de equipamentos das usinas retrofit, no necessitam de importaes substanciais de equipamentos, poupando divisas para o pas e contribuindo para a dinamizao do setor industrial brasileiro. Por outro lado, a bioeletricidade utiliza um insumo nacional, em contraste com outros tipos de geradoras que necessitam importar combustvel. Com isto se ganha no apenas em 12

VERSO PRELIMINAR.

termos de economia de divisas como na reduo da volatilidade do preo da energia. Isto evidente nos contratos que resultaram dos leiles de energia nova: o custo da gerao a leo, a carvo importado e a gs natural indexado ao preo spot internacional destes insumos energticos, enquanto a bioeletricidade indexada ao ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo - IPCA. Concluses A matriz eltrica brasileira passa por uma fase de transio para uma necessidade crescente de complementao da gerao hdrica com fontes de energia capazes de gerar eletricidade de forma eficiente durante o perodo seco. A bioeletricidade uma fonte de energia intrinsecamente complementar gerao hdrica porque a safra de cana de acar coincide com o perodo de seca. O ciclo expansivo do setor sucroenergtico associado ao gradativo fim da queima da cana garante a biomassa necessria para gerao de significativos montantes de bioeletricidade nos prximos anos. Desta forma, justificam-se investimentos em tecnologias que permitam a insero da bioeletricidade na matriz eltrica. A aparente falta de competitividade da bioeletricidade nos leiles de energia nova funo dos critrios atuais de contratao de energia, que no conseguem mensurar de forma correta os benefcios da bioeletricidade para o sistema eltrico brasileiro. Neste sentido, apenas os motivos restritos ao mundo energtico j justificariam a insero da bioeletricidade na matriz eltrica brasileira em uma escala compatvel com o seu potencial. Entretanto, alm das motivaes energticas, existe o relevante fato de ser uma energia renovvel em um mundo que clama por medidas que reduzam a emisso de gases do efeito estufa e que, por conseguinte, mitiguem as alteraes climticas. Por estas razes, justifica-se a modificao da poltica de contratao de energia atravs dos leiles para o mercado regulado. A adoo de leiles por fonte ou de leiles contratando especificamente gerao de base para o perodo seco parece uma alternativa mais eficiente do que leiles abertos a qualquer tipo de projeto, que no vem estimulando a contratao eficiente de novos projetos. Essa diretriz seria uma das mais importantes para compor uma poltica pblica para a bioeletricidade. Outro ponto que merece ser contemplado por uma poltica pblica a criao de condies para que as usinas existentes possam se conectar rede e comercializar energia. As usinas de acar e etanol esto dispersas geograficamente. Muitas delas esto distantes de subestaes capazes de escoar a energia produzida. Com isto o aceso rede acaba constituindo-se em uma barreira para a incorporao de novos empreendimentos de gerao movidos a bioeletricidade. A soluo encontrada para este problema poca do Leilo de Energia de Reserva o desenho de uma rede coletora para servir a diversos empreendimentos em uma mesma regio foi, sem dvida, um passo na direo certa. Mas como o compromisso financeiro com a rede coletora tinha que ser decidido antes do leilo, no se trata de uma alternativa ideal. Dada a competitividade da bioeletricidade, recomenda-se a realizao de estudos para reforo da rede bsica em regies com alto potencial produtor, antes mesmo de confirmada a vitria em leilo das usinas da regio.

13

VERSO PRELIMINAR.

Em sntese, a valorizao adequada para a sazonalidade complementar da bioeletricidade nos leiles de energia nova; a realizao de leiles regulares e dedicados a esta fonte ou restrito a fontes comparveis a ela e; o planejamento da expanso do sistema de transmisso de forma a viabilizar a incluso efetiva da bioeletricidade na matriz de gerao so quesitos importantes para uma poltica pblica setorial para a bioeletricidade sucroalcooleira.

14

VERSO PRELIMINAR.

Referncias Bibliogrficas ANEEL. Atlas de Energia Eltrica do Brasil. 3a. Edio. Braslia, 2008. CASTRO, Nivalde Jos; DANTAS, Guilherme de A; BRANDO, Roberto; LEITE, Andr Luiz da Silva. Bioeletricidade e a Indstria de lcool e Acar: possibilidades e limites. Synergia. Rio de Janeiro, 2008. CASTRO, Nivalde Jos; BRANDO, Roberto. A seleo de projetos nos Leiles de Energia Nova e a questo do valor da energia. Mimeo. GESEL/IE/UFRJ. Rio de Agosto, 2009. CASTRO, Nivalde Jos; BRANDO, Roberto. Problemas no clculo das Garantias Fsicas para os Leiles de Energia Nova. Mimeo. GESEL/IE/UFRJ. Rio de Setembro, 2009. CASTRO, Nivalde Jos; BRANDO, Roberto; DANTAS, Guilherme de A. Alternativas de Complementao do Parque Hdrico. Mimeo. GESEL/IE/UFRJ. Rio de Julho, 2009. CASTRO, Nivalde Jos de & Bueno, Daniel. Os Leiles de Energia Nova: vetores de crise ou de ajuste entre oferta e demanda? Rio de Janeiro: IE-UFRJ, 18 jun 2007. CORRA NETO, V; RAMON, D. Anlise de Opes Tecnolgicas para Projetos de CoGerao no Setor Sucroalcooleiro. Setap. Braslia, 2002. DANTAS, Guilherme de A. O Impacto dos Crditos de Carbono na Rentabilidade da CoGerao Sucroalcooleira Brasileira. Dissertao de Mestrado. ISEG/Universidade Tcnica de Lisboa, 2008. DANTAS, Guilherme de A; CASTRO, Nivalde Jos de. O Uso do Bagao e da Palha: Bioeletricidade ou Etanol Celulsico? In: I Workshop do INFOSUCRO sobre Impactos Econmicos e Tecnolgicos da Indstria Sucroalcoleira no Brasil. Rio de Janeiro, Novembro de 2008. GOLDENBERG, P; GUERRA, F. Inovao na Gerao de Energia Eltrica a Partir do Bagao de Cana. In: I Workshop do INFOSUCRO sobre Impactos Econmicos e Tecnolgicos da Indstria Sucroalcoleira no Brasil. Rio de Janeiro, Novembro de 2008. INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Key World Energy Statistics. Paris, 2008. KITAYAMA, Onorio. Bioeletricidade: perspectives e desafios. In: III Seminrio Internacional do Setor de Energia Eltrica GESEL/IE/UFRJ. Rio de Janeiro, 2008. SOUZA, Z. Gerao de Energia Eltrica Excedente no Setor Sucroalcooleiro. Tese de Doutorado. Departamento de Engenharia de Produo/Universidade Federal de So Carlos. So Carlos, 2003.

15

VERSO PRELIMINAR.

SOUZA, Z; AZEVEDO, P. Energia Eltrica Excedente no Setor Sucroalcooleiro: um estudo a partir de usinas paulistas. Revista de Economia e Sociologia Rural. Braslia-DF, 2006.

16

You might also like