You are on page 1of 27

ENGRENAGENS PARA CORRENTES DE TRANSMISSO

Para cada tipo de corrente de transmisso fabricada uma srie especifica de engrenagens. Para obter-se um correto acoplamento entre a corrente e a engrenagem, a construo desta ltima deve respeitar determinadas dimenses: algumas destas derivam de consideraes geomtricas, enquanto outras so baseadas na experincia. No desenho a seguir, indicamos a terminologia mais comum usada para indicar as dimenses principais de uma engrenagem, alm do passo da corrente e do nmero de dentes.

Forma dos dentes - a forma terica dos dentes deve ser aquela que o rolo da corrente traa passando do percurso retilneo, identificado com o alinhamento do centro dos pinos da corrente na parte em tenso, ao percurso circular representado pela circunferncia primitiva da roda dentada. Em outras palavras, o perfil terico do dente de uma engrenagem para corrente de transmisso o envolvimento do perfil do rolo no movimento relativo da corrente em relao engrenagem. Dimetro Primitivo - o dimetro da circunferncia que passa pelos centros dos pinos da corrente quando a mesma est envolvendo a engrenagem. Dimetro de fundo de dentes - o dimetro da circunferncia tangente aos pontos mais internos da poro circular dos dentes da engrenagem. Apesar desta medida no ser mencionada neste catlogo, ela importantssima, pois baseada nela que se faz o controle dimensional da engrenagem, no que diz respeito a fresagem dos dentes. Dimetro externo - o dimetro da circunferncia que circunscreve a extremidade dos dentes da engrenagem.

DIMETROS PRIMITIVOS UNITRIOS DE ENGRENAGENS


Para o clculo de dimetro primitivo de qualquer tipo de engrenagem para corrente devese usar a tabela abaixo. Procede-se da seguinte forma: determinado o nmero de dentes, verifica-se na tabela o fator X correspondente; multiplica-se o passo da corrente pelo fator, e teremos o dimetro primitivo, na mesma unidade do passo. Exemplo:

Eng. 32 dentes passo 31,75mm = 10,202 X 31,75mm = 323,91mm. Eng. 68 dentes passo 2 polegadas = 21,653 X 2,00pol. = 43.31 pol.

Fabricamos e mantemos em estoque engrenagens para correntes simples e duplas, cujas caractersticas dimensionais apresentamos adiante. Aproveitamos para tecer alguns comentrios sobre as mesmas: Tipos - nossas engrenagens de estoque so fabricadas, dependendo do passo e nmero de dentes, nos tipos B ou D.

Tipo B - este tipo caracteriza uma engrenagem de cubo unilateral, fixo, constituindo uma s pea de ao. Tipo D - este tipo define uma engrenagem de cubo unilateral, unido coroa atravs de parafusos de ao, devidamente dimensionados para este fim. A vantagem principal apresentada por este tipo de engrenagem a possibilidade

de substituir a coroa, quando a mesma estiver desgastada, representando uma economia aprecivel, pois normalmente o cubo no apresenta qualquer desgaste ou avaria com o uso. Para abertura de furo ou rasgo de chaveta em engrenagem deste tipo, pode-se desacoplar o cubo da mesma, e executar o servio em mquinas operatrizes de pequeno porte, devido ao pequeno dimetro do mesmo.
Nmero de dentes - Nossas engrenagens de estoque so fabricadas com os seguintes nmeros de dentes: 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 30, 38, 45, 57, 76, 95 e 114; estes nmeros possibilitam a obteno de qualquer tipo de relao recomendvel para transmisses por corrente. Endurecimento de dentes - sob pedido, podemos fornecer as engrenagens de nossa linha normal com os dentes endurecidos atravs de tratamento trmico; recomenda-se este tipo de tratamento quando as engrenagens trabalhem com relao acima de 1:5 ou quando em condies abrasivas.

LINHA DE ENGRENAGENS ESPECIAIS


Estamos tecnicamente aptos para fabricar todo e qualquer tipo de engrenagem para correntes de transmisso. Normalmente fabricada sob encomenda, esta linha de engrenagens pode ser construda com material, tipo de cubo e furao desejados, seja atravs de desenho ou amostra dos clientes, seja atravs de projeto especial desenvolvido por nosso Departamento de Engenharia.

SISTEMAS DE FABRICAO
As engrenagens Cerello so fabricadas em mquinas operatrizes modernssimas, apropriadas para este fim. Todas as engrenagens Cerello para corrente so usinadas em fresadoras do tipo Rhenania, utilizando ferramentas geradoras de dentes do tipo Caracol. Estas mquinas possibilitam a usinagem de dentes perfeitamente simtricos, proporcionando uma vida til muito mais longa para as correntes. As engrenagens so perfeitamente controladas aps a fresagem, atravs dos mais modernos sistemas de controle e inspeo. Toda e qualquer engrenagem Cerello garantida contra qualquer defeito de matria prima ou mo de obra, sendo automtica sua substituio sem qualquer nus para o cliente, no caso de qualquer irregularidade.

TCNICA DE APLICAO DE TRANSMISSES POR CORRENTE


As notas a seguir relacionadas so recomendaes gerais que devem ser seguidas para a seleo e instalao de uma transmisso por corrente, com a finalidade de se atingir um rendimento satisfatrio e vida til longa para a transmisso.

VELOCIDADES MXIMAS DE OPERAO


Para acionamentos industriais normais, a experincia estabeleceu uma velocidade mxima da engrenagem menor para cada passo de corrente. Essas velocidades, que so relativas a engrenagens entre 17 a 25 dentes, inclusive, so dadas na tabela abaixo; elas so aplicveis desde que a lubrificao da transmisso seja correta.

PASSO DA CORRENTE

A Tabela de Seleo abaixo indica tamanhos alternativos de correntes que podem ser utilizadas para transmitir fora a uma velocidade definida. Recomenda-se dimensionar a transmisso com base nos dados para corrente simples, pois esta normalmente possibilita uma transmisso mais econmica. Caso a corrente simples no satisfaa as exigncias impostas por limitaes de espao, alta velocidade, suavidade de funcionamento e silncio da transmisso, deve-se utilizar a corrente dupla ou tripla de menor passo possvel. Quando a necessidade de H.P. a uma velocidade definida maior que a capacidade possibilitada por uma corrente simples, pode-se usar uma corrente dupla ou tripla.

NMERO DE DENTES NAS ENGRENAGENS

Nmero mnimo de dentes: Existem quatro importantes vantagens em uma transmisso por corrente que derivam diretamente do nmero de dentes da engrenagem menor. Estas vantagens so: o fluxo suave e uniforme de potncia, ausncia de rudos na operao, alta eficincia e longa durabilidade. O motivo para que estas dependncias ocorram o fato de a corrente formar um polgono sobre a engrenagem. Desta forma, quando a velocidade da engrenagem for constante, a velocidade da corrente (devido a sua configurao de mltiplos lados, representados pelos passos da corrente, em sua trajetria ao redor dos dentes da engrenagem) fica sujeita a uma variao cclica regular. Esta variao cclica se torna menos visvel quando a trajetria da corrente aproxima-se o mais perto possvel de crculo verdadeiro, e por isso, torna-se desprezvel para a maioria de aplicaes em que, o n de dentes da engrenagem exceda a 19. Os efeitos desta variao cclicos so mais bem demonstrados no caso de uma engrenagem com n absolutamente mnimo de dentes, ou seja, 03. Neste caso para cada volta da engrenagem, a corrente fica submetida a um ciclo trifsico, combinando cada fase com o engrenamento de um nico dente. Assim que o dente engrena, para cada 1/6 da rotao, a distncia efetiva (ou raio de acionamento) do centro da engrenagem a corrente gradualmente dobrada; para a restante sexta parte de rotao, ela retorna para sua posio original. Desta forma, como a velocidade linear da corrente relaciona-se diretamente com o raio efetivo da transmisso da engrenagem, a velocidade da corrente flutua em 50% por seis vezes durante cada rotao da engrenagem.

GRFICO DE TRANSMISSO
Conforme indica o grfico, a porcentagem de variao da velocidade cclica diminui rapidamente, conforme se adicionam mais dentes. Portanto, com uma engrenagem de 19 dentes, esta variao de velocidade cclica desprezvel. Por conseguinte, recomendamos que as engrenagens utilizadas em aplicaes normais de transmisso, funcionando desde velocidade mdias at mximas, no tenham menos do que 19 dentes.

Alem da variao cclica, existem tambm fatores adicionais que afetam transmisses com nmeros pequenos de dentes na engrenagem menor. Ao diminuir o nmero de dentes, o engrenamento se torna mais duro e a potncia se dissipa entre o impacto e a frico; surge uma vibrao do lance suspenso da corrente por auto-excitao, e a vida til da corrente se reduz drasticamente com o ngulo de articulao da juno. Existem, entretanto, aplicaes onde a economia de espao necessidade vital de projeto, e as condies de velocidade/potncia so to conservadoras que as desvantagens do nmero limitado de dentes (ou seja, abaixo de 17) permanecem discretas para que uma transmisso compacta e satisfatria seja possvel, como por exemplo, mquinas de oficina, transmisses operadas a mo, mecanismos, etc. As condies limites com carga permanente, para utilizar um nmero pequeno de dentes so como segue:

NMERO PAR DE DENTES


A maioria das transmisses tem um nmero par de passos na corrente; aconselha-se utilizar uma engrenagem com nmero mpar de dentes, para garantir uma distribuio uniforme do desgaste tanto na corrente como nas engrenagens.

NMERO MXIMO DE DENTES

O nmero mximo de dentes em qualquer engrenagem nunca deve exceder a 150. Esta limitao devida ao fato de que para um alongamento da corrente, devido ao desgaste normal de uso, o dimetro primitivo da corrente em funcionamento sobre a engrenagem aumenta muito em relao ao dimetro primitivo da engrenagem. Apesar de que a altura dos dentes diminui ligeiramente conforme aumenta o nmero de dentes, uma engrenagem de 150 dentes representa o mximo que permitir a acomodao do desgaste mximo da corrente.

NMERO MNIMO DE DENTES EM ENGRENAGEM


interessante estar atento para que a totalidade dos dentes de ambas as engrenagens impulsionadas pela mesma corrente no seja menor que 50; como exemplo, em uma transmisso de relao 1:1 as duas engrenagens no devem ter menos de 25 dentes cada uma.

DISTNCIA ENTRE CENTROS


Para uma tima vida til da transmisso, a distncia entre centros das duas engrenagens deve ser normalmente dentro de 30 a 80 vezes o passo da corrente. As transmisses com distncia entre centros abaixo de 30 passos da corrente usada ou maiores de 1.800 mm deve ser submetida a um estudo prvio por nosso Departamento de Engenharia. A distncia mnima entre centros s vezes calculada tendo por base o nmero de passos da corrente, e nossa recomendao de que nunca menos de 07 dentes da engrenagem se encaixem na corrente. Em transmisses entre dois pontos, este encaixe obtido quando a distncia entre centros igual ou maior do que a diferena entre os dimetros primitivos da engrenagem maior e da engrenagem menor. A distncia entre centros tambm regida pela convenincia de utilizar-se uma corrente com um nmero par de passos, isto porque o uso de elos de reduo no recomendado, devendo ser evitado. Para uma transmisso no plano horizontal, a distncia entre centros deve ser a mais curta possvel, em consonncia com o encaixe mnimo de dentes recomendado da corrente sobre a engrenagem.

ALINHAMENTO DAS TRANSMISSES


Ao montar-se a engrenagem, deve-se verificar cuidadosamente seu alinhamento axial e angular, que devem estar dentro dos limites de tolerncia.

LUBRIFICAO DAS TRANSMISSES


Uma eficiente lubrificao das articulaes em funcionamento de uma transmisso indispensvel para evitar desgaste e quebra prematura. A forma mais eficiente de lubrificao colocar-se a transmisso em uma caixa e bombear um fluxo contnuo de leo na parte interna da corrente, sendo o leo reaproveitado aps uma filtragem. Um mtodo alternativo fazer a corrente passar dentro de um banho de leo; nos casos em que este procedimento seja impraticvel, devido a engrenagem menor estar situada na parte inferior e ser de pequeno dimetro, utiliza-se um disco espalhador de leo de maior dimetro para jogar o leo diretamente na corrente. O fluxo de leo exigido depende da transmisso, velocidade e potncia a transmitir, porm em todos os casos deve ser um fluxo contnuo e suficiente, a fim de possibilitar uma lubrificao limpa e completa da corrente. Em transmisses com potncia e velocidade elevadas o fluxo de leo deve ser aumentado para facilitar e ajudar o resfriamento da corrente. Nossas recomendaes gerais para mtodos de lubrificao, Baseado nas necessidades mnimas de uma utilizao de 15.000 horas, nossas recomendaes gerais so:

Lubrificao por gotejamento: velocidade de corrente at 6 metros por segundo e potncia at 50 HP. Lubrificao por banho de leo: velocidade de corrente at 6 metros por segundo e potncia de 50 HP. Lubrificao por bomba de leo: para qualquer velocidade e/ ou condio de potncia; imprescindvel para transmisses com potncia acima de 50 HP.

Sob encomenda fabricamos Caixas de Lubrificao para qualquer tipo e tamanho de transmisses por corrente. Aconselhamos a utilizao destas caixas para proporcionar uma vida til mais longa para suas transmisses.
Voltar ao topo

ACOPLAMENTO DE CORRENTES
Os Acoplamentos Flexveis Cerello AC com corrente de rolos so compactos, sendo construdos totalmente de ao, com uma vida til muito longa, sendo capazes de transmitir torques relativamente altos, ocupando um espao pequeno e tendo um peso bastante reduzido. Desta forma, eles representam um dos mais econmicos sistemas de transmisso de potncia de um eixo a outro, existentes no mercado. A simplicidade de desenho e construo destes acoplamentos torna-os extremamente fceis de serem instalados e desconectados, proporcionando uma economia adicional de operao. A perda de potncia absorvida por estes tipos de acoplamento mnima, podendo ser desprezada. Seleo: Os Acoplamentos Flexveis Cerello AC so projetados para transmitir potncia dentro das capacidades dos eixos conectados, e so selecionados de acordo com o dimetro dos eixos a serem unidos. Veja a Tabela abaixo e selecione o menor acoplamento AC que tenha o dimetro mximo do eixo igual ao dimetro dos eixos que se deseja conectar. Nas condies especiais a seguir relacionadas, deve-se escolher o modelo imediatamente superior quele que seria selecionado pelo mtodo convencional:

1. quando as condies de operao so extremamente severas, com ocorrncia de reverses rpidas, trancos e vibraes. 2. quando o alinhamento inicial dos eixos muito irregular, ou difcil de ser mantido. 3. quando se usa eixos de ligas de ao altamente resistentes.
Uma vez que o acoplamento AC foi selecionado, verifique se a rotao de operao no excede a rotao mxima especificada na tabela. Estes mximos no devem nunca ser excedidos, e so baseados em servios com lubrificao adequada.

Voltar ao topo

ANEL EXPANSOR - RING FEDER

TABELA DE DIMENSES DE ANIS EXPANSORES RING FEDER


(utiliza-se o anel expansor onde d coincida com o dimetro do eixo a ser acoplado) Exemplo: para eixo com dimetro d 100, usa-se o anel expansor 100 x 145.

Voltar ao topo

BUCHAS CNICAS TAPER LOCK

As buchas cnicas Taper Lock proporcionam um mtodo simples e seguro para montagem de engrenagens, polias e similares nos eixos. Os parafusos, quando apertados, foram e seguram a bucha cnica no furo cnico do cubo da engrenagem, permitindo que a montagem da pea (engrenagem, polia, etc) seja feita de uma forma bastante segura e firme no eixo. Para a remoo da engrenagem (ou similar) utiliza-se o mesmo parafuso, colocando-o no furo especfico para esta finalidade. Adiante descrevemos detalhadamente o processo de montagem e o de remoo. Estas buchas cnicas podem ser fornecidas de duas formas:

a) Fazendo parte integrante da prpria engrenagem. b) Com uma capa com furo cnico, capa esta que ser fixada no cubo j existente.
Desta forma, quando solicitado simplesmente a bucha cnica Taper Lock, sem a engrenagem, a mesma ser fornecida com a capa, com as dimenses da tabela, quando a bucha cnica for encomendada com uma engrenagem, ser executado o furo cnico no cubo da engrenagem, para alojamento da bucha, dispensando desta forma a necessidade da capa.

INSTRUES DE INSTALAO
1. Limpe o eixo, furo e parte externa da bucha, bem como o furo do cubo (retire a bucha da capa ou do cubo se o conjunto estiver montado). Remova qualquer oleosidade, verniz ou sujeira existente. Coloque a bucha no cubo (ou capa) e faa coincidir os meio-furos para se obter furos inteiros alinhados (note que cada furo completo ir ter rosca em apenas metade do mesmo). 2. Lubrifique a rosca e a ponta dos parafusos de fixao. Coloque os parafusos com cuidado nos furos que tem a rosca no lado do cubo. 3. Esteja seguro que a bucha esteja livre no cubo (ou capa). Introduza o conjunto no eixo e posicione-o no local desejado. 4. Aperte os parafusos alternados e uniformemente at que todos estejam bem firmes. Se necessrio utilize um pedao de cano na chave de aperto para obter maior firmeza de aperto. 5. Veja tabela para torque necessrio em cada tipo de Taper Lock. 6. Em paralelo com o aperto dos parafusos, utilizando um martelo bata no lado maior da bucha, usando como proteo contra avarias um bloco de madeira ou bronze. Os parafusos podem agora ser apertados um pouco mais usando uma chave com medidor de torque. Repita este martelamento alternado com o reaperto dos parafusos at que no torque especificado os parafusos no girem mais. Encha os outros furos com graxa para evitar a entrada de sujeira.

INSTRUES DE REMOO
1. Remova todos os parafusos. Lubrifique a rosca e a ponta dos mesmos. 2. Coloque o parafuso no furo que rosqueado no lado da bucha. 3. Aperte o parafuso at que a bucha fique solta no eixo. Se a bucha no soltar imediatamente, de uma batida no cubo.
FABRICAMOS TAPER LOCK EM TAMANHOS MAIORES. CONSULTE-NOS.

TORQUE DE APERTO RECOMENDADO

Voltar ao topo

ENGRENAGENS PARA CORRENTES SIMPLES


DIMENSES DAS ENGRENAGENS

PARA CORRENTE 3/8 X 3/16 ANSI 35 / 1

PARA CORRENTE 1/2 X 5/16 ANSI 40 / 1

PARA CORRENTE 5/8 X 3/8 ANSI 50 / 1

PARA CORRENTE 3/4 X 1/2 ANSI 60 / 1

PARA CORRENTE 1 X 5/8 ANSI 80 / 1

PARA CORRENTE 1.1/4 X 3/4 ANSI 100 / 1

PARA CORRENTE 1.1/2 X 1 ANSI 120 / 1

PARA CORRENTE 1.3/4 X 1 ANSI 140 / 1

PARA CORRENTE 2 X 1.1/4 ANSI 160 / 1

PARA CORRENTE 2.1/2 X 1.1/2 ANSI 200 / 1

Voltar ao topo

ENGRENAGENS PARA CORRENTES DUPLAS


DIMENSES DAS ENGRENAGENS
PARA CORRENTE 3/8 X 3/16 DUPLA - ANSI 35 / 2

PARA CORRENTE 1/2 X 5/16 DUPLA - ANSI 40 / 2

PARA CORRENTE 5/8 X 3/8 DUPLA - ANSI 50 / 2

PARA CORRENTE 3/4 X 1/2 DUPLA - ANSI 60 / 2

PARA CORRENTE 1 X 5/8 DUPLA - ANSI 80 / 2

PARA CORRENTE 1.1/4 X 3/4 DUPLA - ANSI 100 / 2

PARA CORRENTE 1.1/2 X 1 DUPLA - ANSI 120 / 2

PARA CORRENTE 1.3/4 X 1 DUPLA ANSI 140 / 2

PARA CORRENTE 2 X 1.1/4 DUPLA - ANSI 160 / 2

PARA CORRENTE 2.1/2 X 1.1/2 DUPLA - ANSI 200 / 2

Voltar ao topo

ENGRENAGENS PARA CORRENTES TRANSPORTADORAS


CARACTERISTICAS DIMENSIONAIS

A complementao do nmero da corrente, com a incluso dos algarismos na parte pontilhada, identifica a engrenagem desejada. Os dados descritos na tabela acima so comuns para os diversos tipos de correntes de cada srie.

You might also like