You are on page 1of 2

Energia

Prof. Souza Ramos Email: profsouzaramos@hotmail.com Definio: a propriedade de um sistema que pode realizar trabalho. A energia pode ter vrias formas (calorfica, cintica, eltrica, eletromagntica, mecnica, potencial, qumica, radiante), transformveis umas nas outras, e cada uma capaz de provocar fenmenos bem determinados e caractersticos nos sistemas fsicos. Energia Mecnica Nesta etapa estudaremos a energia mecnica e suas modalidades. Frequentemente associamos energia ao movimento, pois temos em mente que para nos movimentarmos, precisamos de alimento e que atravs da gasolina os automveis entram em movimento. verdade pensar que um corpo em movimento possui energia. Tal energia que est associada ao movimento, denominada energia cintica. Entretanto um corpo em repouso pode possuir energia, apenas em funo da posio que ocupa. Por exemplo, um corpo parado a uma determinada altura, possui energia em vista a sua posio relativa terra, denominada energia potencial gravitacional. Tambm encontramos outras formas de energia: uma mola comprimida ou esticada possui energia potencial elstica, um explosivo possui energia qumica, o grau de agitao das molculas determina a energia trmica, as cargas eltricas geram energia eltrica e etc. Cada uma dessas formas de energia est associada realizao de trabalho. Observao: Podemos definir que o trabalho mede a energia em transito ou em transformaes nos processos naturais. Assim definimos:

Energia Cintica A energia cintica mede a capacidade que a fora resultante aplicada a um corpo tem em realizar trabalho para coloc-lo em movimento. Vamos admitir que um corpo inicialmente em repouso sofra a ao de uma fora resultante horizontal at atingir uma velocidade final V aps se deslocar de uma distncia d. O trabalho realizado por esta fora resultante a traduo da energia cintica.

Vo= 0 Fr

V=Vf

Ec =
Unidade no Si: Joule

m.v 2 2

Observao: energia cintica sempre ser positiva, pois, a massa uma grandeza sempre positiva e velocidade elevada ao quadrado tambm. Outra observao importante que a velocidade depende de um referencial, portanto, a energia cintica tambm. Se para um referencial o corpo est em repouso, pra este referencial o corpo no tem energia cintica. Energia Potencial A energia potencial gravitacional mede a capacidade que a fora peso aplicada a um corpo tem em realizar trabalho.Vamos admitir que um corpo inicialmente em repouso na posio A sofrendo a ao da fora peso. Vamos admitir tambm que o solo o nosso referencial. A energia potencial gravitacional ser igual ao trabalho que a fora peso realizaria para levar este corpo de A para B.
Vo

ENERGIA MECNICA
A

ALTURA

ENERGIA CINTICA

ENERGIA POTENCIAL

EP = m.g.h
GRAVITACIONAL ELSTICA


Exerccio 01) (FUVEST) Um ciclista desce uma ladeira, com forte vento contrrio ao movimento. Pedalando vigorosamente, ele consegue manter a velocidade constante. Pode-se ento afirmar que a sua: a) energia cintica est aumentando; b) energia cintica est aumentando; c) energia potencial gravitacional est aumentando; d) energia potencial gravitacional est diminuindo; e) energia potencial gravitacional constante.

Resumindo: Em = Ec + E p Principio da Conservao de Energia

Na transformao energtica no h criao ou destruio de energia. H somente uma mudana no seu modo de manifestarse. Por exemplo, um motor consome 100 joules de energia eltrica para gerar 70 joules de energia mecnica, assim podemos garantir que 30 joules foram perdidos em forma de energia trmica gerada pelo aquecimento do sistema.

Energia Potncia Elstica Antes de definir a energia potencial elstica, necessrio que se defina a lei de Hooke. Seja uma mola de comprimento natural l0 sofrendo a ao de uma fora reao a esta fora

Quantidade de Movimento e Impulso A experincia nos mostra que para colocar um corpo em movimento ou quando iniciado o movimento, coloc-lo em repouso em um intervalo de tempo, levamos em considerao sua massa e a velocidade que queremos atingir ou a qual esta submetido o corpo. Para isto devemos considerar duas novas grandezas vetoriais: impulso que caracterizado pela fora atuando num intervalo de tempo e a quantidade de movimento que leva em conta a massa submetida a uma determinada velocidade. Definio de impulso de uma fora constante: Considere um ponto material sob a ao de uma fora constante durante um intervalo de tempo.

F que ir deform-la( l ). A

F uma fora de mesma intensidade, mesma direo e sentido oposto ao de F , aplicada pela mola na
tentativa de voltar ao seu comprimento natural. A esta fora daremos o nome de fora elstica e a representaremos por Fel . Fazendo l = mola. Temos:

x , e chamando de k a constante elstica da


Fel = k .x

I = F .t
Unidade no Si: Newton x Segundo (N x s). Definio de quantidade de movimento de um ponto material: Considere um pinto material de massa m que, num certo instante, possui velocidade vetorial

Considere um sistema elstico constitudo de um corpo de massa m preso a uma mola de constante elstica K. Para deformar sistema de um comprimento x necessrio realizar trabalho da fora elstica.

v.
Q = m.v

k m A

Unidade no Si: Kilograma x Metros por Segundo ( kg. Exerccios Propostos


x

m ). s

01. Um jogador d um chute em uma bola aplicando-lhe uma fora de intensidade 5,0 10 N em 1,0 10 s. Determine a intensidade do impulso desta fora.
2 1

deformao

02. A intensidade do impulso aplicado por uma fora constante, no intervalo de tempo de 4,0 s, igual a 20 N.s. Determine a intensidade da fora.

Na posio A o bloco possui um potencial elstico medido pelo trabalho da fora elstica.

03. Uma partcula descreve uma trajetria retilnea sob ao de uma fora cuja intensidade varia com o tempo conforme o grfico. Determine:
F(N) 30

Ep =

k .x 2 2

Exerccios Propostos 01) Um corpo de massa 5kg lanado verticalmente para cima com velocidade igual a 10m/s. Despreze a resistncia do ar e considera a acelerao da gravidade g = 10m/s. Determine. a) b) c) d) a energia cintica no momento do lanamento; a energia potencial gravitacional, em relao ao solo, ao atingir a altura mxima; a altura mxima atingida; o valor da energia mecnica no meio do percurso.
10 t(s)

a) b)

a intensidade do impulso da fora no intervalo de tempo de 0 a 10s; a intensidade da fora constante que produz o mesmo impulso que a fora de intensidade varivel dada.

02) Um corpo de massa 3 kg abandonado do repouso e atinge o solo com a velocidade de 40 m/s. Sendo desprezvel a resistncia do ar, determine: a) a energia potencial do corpo no instante inicial, em relao ao solo; b) a altura que o corpo foi abandonado. Use g =10m/s

04. Uma partcula de massa m = 10 kg possui, num certo instante, velocidade de 2,0 m/s. Determine o mdulo, a direo e sentido da quantidade de movimento da partcula. 05. Calcule a massa de uma partcula que se move a uma velocidade de 5 m/s, cuja quantidade de movimento aplicada foi de 25 kg. m/s

You might also like