You are on page 1of 17

Os episdios dos jornais ocorre no XV captulo e critica a decadncia do jornalismo portugus que se deixa corromper, motivado por interesses

econmicos (A Corneta do Diabo) ou evidenciam uma parcialidade comprometedora de feies polticas. No jornal A Corneta do Diabo havia sido publicada uma carta escrita por Dmaso que insultava Carlos e expunha, em termos degradantes, a sua relao com Maria Eduarda. () E rapidamente, sem aludir a Maria, contaram ao maestro que o Dmaso publicara num jornal, a Corneta do Diabo (), o artigo em que a coisa mais doce que se chamava a Carlos era pulha(). Palma Cavalo revela o nome do autor da carta e mostra aos dois amigos o original, escrito pela letra de Dmaso, a troco de cem mil ris. A parcialidade do jornalismo da poca surge quando Neves, director do jornal A Tarde, aceita publicar a carta na qual Dmaso se retracta, depois da sua recusa inicial por confundir Dmaso Salcede com o seu amigo poltico Dmaso Guedes.

Palma Cavalo
Diretor do jornal A Corneta do Diabo desonesto e encara o jornalismo como uma forma de ganhar dinheiro deixando-se por isso corromper e subornar. Representa o jornalismo barato, escandaloso e sem escrpulos. Tem a alcunha de Cavalo por simbolizar algum sem princpios, que faz tudo por dinheiro, sem qualquer preocupao com o seu semelhante. Considera-se o amante latino por excelncia das prostitutas espanholas. A associao destas duas facetas torna-o mesquinho e cruel. () Fora na vspera tarde que recebera no Ramalhete a Corneta. Ele j conhecia o papelucho, j privara mesmo o proprietrio e redator o Palma, chamado Palma Cavalo para se distinguir de outros benemrito chamado Palma Cavalinho.()

Neves

Esta personagem, tal como Palma Cavalo representa o meio jornalstico decadente lisboeta que influencia politicamente os seus ignorantes leitores. diretor do jornal A Tarde, poltico e deputado do partido de Dmaso Guedes. Recusa-se a publicar a carta de Dmaso Salcede por pensar que fora escrita pelo seu amigo Dmaso Guedes.

Dmaso Salcede
Dmaso uma smula de defeitos, filho de um interesseiro, presumido, cobarde e sem dignidade. dele tambm a notcia contra Carlos em A Corneta do Diabo. Mesquinho e convencido, provinciano e tacanho, tem uma nica preocupao na vida: o chic a valer. Representa o novo-riquismo e os vcios da Lisboa da segunda metade do sc. XIX. O seu carcter to baixo que se retracta como um bbado s para evitar bater-se em duelo com Carlos. sobrinho de Guimares, a ele e ao tio se devem, respectivamente, o incio e o fim dos amores de Carlos com M Eduarda.

Joo da Ega
Joo da Ega a projeco literria de Ea de Queirs. Bomio, excntrico, exagerado, caricatural, anarquista sem Deus e sem moral. leal com os amigos. Sofre tambm de diletantismo, concebe grandes projectos literrios que nunca chega a executar. Na prtica, revela-se em eterno romntico. Nos ltimos captulos ocupa um papel de grande relevo no desenrolar da intriga. a ele que o Sr. Guimares entrega o cofre que mais tarde ir revelar o parentesco entre Carlos e Maria Eduarda. juntamente com ele, que Carlos revela a verdade a Afonso. ele que diz a verdade a Maria Eduarda e a acompanha quando esta parte para Paris definitivamente.

Carlos da Maia
Carlos uma das personagens principais da obra. Foi fruto de uma educao inglesa (moderna e laica). Devido sua origem familiar e posio econmica representante de um determinado grupo social que, devido ao seu estatuto scio-econmico, leva uma vida desafogada que lhe possibilita uma existncia ociosa em Lisboa. Apesar da sua educao Carlos tal como o seu pai (Pedro da Maia) fracassou na vida, no tendo alcanado todos os seus objectivos. Carlos apaixonou-se por Maria Eduarda. Mais tarde este amor que os une ir tornar-se em algo aterrador.

A Corneta do Diabo aparece em Os Maias, de Ea de Queirs, como um jornal de maledicncia e de escndalos. O narrador afirma que "na impresso, no papel, na abundncia dos itlicos, no tipo gasto, todo ele revelava imundcie e malandrice, () publicidade chula de um jornal srdido e, nas palavras de Eusebiozinho, " um jornal de pilhrias, de picuinhas... Ele j existia, chamava se o Apito; mas agora passou para o Palma; ele vai lhe aumentar o formato, e meter lhe mais chalaa..."

O Diretor e principal redator Palma Cavalo, um jornalista corrupto. nesta publicao que Dmaso Salcede publica um artigo a satirizar a intimidade da relao de Carlos da Maia e Maria Eduarda. A suspenso da circulao deste nmero s conseguida graas ao Ega e a um suborno de 100 000 ris. O prprio nome A Corneta do Diabo no era inocente porque a palavra Diabo tem conotao negativa, mostrando que tal jornal seria indecente e malfico, sem bom senso algum.

- Ora viva, s Maia! Ento j se no vai ao consultrio, nem se vem os doentes do bairro, s janota? - Esta piada era botada no Chiado, porta da Havanesa, ao Maia, ao Maia dos cavalos ingleses, um tal Maia do Ramalhete, que abarrota por a de catita; e o pai Paulino que tem olho e que passava nessa ocasio ouviu a seguinte cornetada: - que o s Maia acha que mais quente viver nas fraldas duma brasileira casada, que nem brasileira nem casada, e a quem o papalvo ps casa, a para o lado dos Olivais, para estar ao fresco! Sempre os h neste mundo!... Pensa o homem que botou conquista; e c a rapaziada de gosto ri-se, porque o que a gaja lhe quer no so os lindos olhos, so as lindas louras... O simplrio, que bate a pilecas bifes, que nem que fosse o marqus, o verdadeiro Marqus, imaginava que se estava abiscoitando com uma senhora do chic, e do boulevard de Paris, e casada, e titular!...

E no fim (no, esta para a gente deixar estoirar o bandulho a rir!) no fim descobre-se que a tipa era uma cocote safada, que trouxe para a um brasileiro j farto dela para a passar c, aos belos lusitanos... E caiu a espiga ao Maia! Pobre palerma! Ainda assim o s Maia s apanhou os restos de outro, porque a tipa j antes dele se enfeitar, tinha pandegado larga, a para a rua de S. Francisco com um rapaz da fina, que se safou tambm, porque c como ns s aprecia a bela espanhola. Mas no obsta a que o s Maia seja traste! Pois se assim , dissemos ns, cautelinha, porque o diabo c tem a sua Corneta preparada para cornetear por esse mundo as faanhas do Maia das conquistas. Ora viva, s Maia!

O jornal A Tarde aparece em Os Maias dirigido pelo Neves, deputado e poltico. neste jornal que Ega consegue a publicao da carta do Dmaso no s como represlia da injria feita a Carlos da Maia, mas tambm para se vingar de uma possvel ligao daquele com a sua ex-amante Raquel Cohen. Todo o dilogo do Ega com o Neves e outros funcionrios do jornal lisboeta mostra a atmosfera poltica, a imprudncia e a parcialidade do jornalismo daquela poca.

Nesta poca o jornalismo era encarado como um meio de estratgia de propaganda poltica. Era pouco rigoroso, corrupto e no seguia os valores ticos e morais patentes na poca. As notcias e informaes transmitidas aos leitores, muitas vezes no tinham um carcter verdico. Nos jornais de hoje isto ainda acontece pois muitas vezes as notcias que passam nos jornais no passam de boatos, mas exatamente este tipo de notcia que atrai a ateno dos leitores o que faz com que a compra de jornais aumente. O jornal no era um meio de comunicao credvel pois assistiase a uma perda de informao rigorosa para se passar a editar jornais em que o principal objetivo era lucrar.

O episdio dos jornais revela uma forte critica sociedade portuguesa. Essa crticas referem-se degradao tica do jornalismo, pois este no estava a ser usado da maneira que devia ser. Ou seja, verifica-se quando Palma Cavalo, aceita publicar, a troco de dinheiro cem mil ris uma carta caluniadora que se destinava a humilhar Carlos. No jornal A Tarde passou-se exatamente o mesmo quando Neves recusou publicar a carta em que Dmaso Salcede pedia desculpas por ter mandado publicar uma carta em que humilhava Carlos, porque o tinha confundido com o seu amigo poltico Dmaso Guedes.

Tudo isto demonstra a decadncia jornalstica daquela poca, em que as notcias eram publicadas em funo dos interesses dos diretores de cada jornal. A forma como os jornais nos so descritos retrata uma forma decadente dos mesmos: mas s Lisboa, s a horrvel Lisboa, com o seu apodrecimento moral, o seu rebaixamento social, a perda inteira do bom senso, o desvio profundo do bom gosto, a sua pulhice e o seu calo, podia produzir uma Corneta do Diabo. Lisboa, neste estado, o retrato de todo o pas. Quando um redator do jornal A Tarde tenda redigir sem sucesso uma notcia anunciando um livro evidencia ainda com mais clareza a mediocridade do jornalismo portugus da poca.

Neste episdio Dmaso, faz uso do jornal para expor, humilhar e criticar publicamente Carlos e Maria Eduarda. Esta atitude provoca Carlos e Ega. Ega acaba por publicar num segundo jornal, foradamente, a carta de desculpas de Dmaso a Carlos e atravs desta que ir conhecer Guimares, tio de Dmaso, que lhe veio pedir explicaes sobre a tal carta. Guimares que vai desequilibrar a harmonia existente entre Carlos e Maria. ele que vai por a descoberto toda a histria que compromete o relacionamento destas duas personagens da intriga central.

You might also like