You are on page 1of 5

02 de maio de 2012 1. CORREIO PARCIAL 1.1.

Conceito trata-se de uma providncia administrativo judiciria contra despachos do juiz que importem em inverso tumultuaria do processo, sempre que no houver recurso especifico previsto em lei. (CAPEZ, Fernando). Exemplo deste tipo de recurso quando juiz manda produzir provas que j foram produzidas. Natureza Jurdica tem natureza recursal, considerando que sua principal finalidade corrigir erro contido no despacho que tumultuou o processo e, para tanto, dever submeter a matria a reexame do tribunal. Partes legitimas as partes para legitimar a correio parcial so Ministrio Pblico, Ru(representando por seu advogado), Querelante, Assistente de Acusao.

1.2.

1.3.

*Corrigente a pessoa que recorre. Corrigido a pessoa do recorrido. 1.4. Processamento por no haver previso legal especifica de processamento da correio parcial, dever seguir o rito destinado ao agravo de instrumento previsto no CPC, nos termos do artigo 522 e seguinte do CPC. Prazo para interposio do recurso ser de 10(dez) dias contados da intimao do despacho recorrido. Procedimento para que o recurso ocorra ser necessrio que o corrigente copie todas as peas que sejam importantes para a formao do instrumento Efeito devolutivo.

1.5. 1.6.

1.7.

07 de maio de 2012 2. REVISO CRIMINAL 2.1. Conceito trata-se de ao penal de natureza rescisria interposta perante o Tribunal competente para que nos casos previstos em lei seja realizado o reexame de uma sentena condenatria que j transitou em julgado, quando ocorre um erro judicirio. Legitimidade ao sui generis no possuindo povo passivo, mas somente o autor, questionando um erro judicirio que o vitimou. 1 uma ao privativa d ru condenado, por intermdio do advogado sem poderes especiais para propor a ao, embora

2.2.

Art. 623. A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

o artigo 623 autoriza o ingresso da ao revisional diretamente pelo ru, sem necessitar de advogado. Falecendo o autor da ao de reviso, durante o seu tramite, o presidente do tribunal deve nomear curador para a defesa de seu interesse. 2, entretanto, havendo sucessores conforme artigo 623, que assumam o polo ativo, desnecessrio ser a nomeao do curador. Ministrio Pblico no pode ser parte nesta modalidade de ao, pois a lei no o autoriza a agir. Apenas colhe-se o parecer da Procuradoria Geral da Justia, mas no se busca a contestao do pedido. 2.3. 2.4. Natureza Jurdica a reviso criminal, o reexame da matria que condenou o ru, ao rescisria. Prazo inexiste prazo para a propositura da ao, podendo ser ajuizada at mesmo aps o cumprimento da pena3, considerando que a sua finalidade no de colocar o ru a solta, mas sim que se repare uma injustia cometida pelo judicirio. Competncia dos tribunais, jamais sendo apreciada por juiz de primeira instancia. Se a deciso condenatria provier de magistrado de primeiro grau, julgara a reviso criminal o tribunal que seria competente para conhecer o recurso ordinrio. Caso a deciso provenha de cmara ou turma de tribunal de segundo grau, cabe ao prprio tribunal o julgamento da reviso, embora, nesta hiptese, no pela mesma cmara, mas pelo mesmo grupo reunido de cmaras criminais. Ao STF compete o julgamento de reviso criminal de seus julgados e ao STJ o julgamento dos seus. Procedente pedido de reviso o tribunal dever alterar a classificao da infrao (dar nova definio jurdica ao fato, revisando, pois, a tipicidade), absolver o ru, modificar a pena ou mesmo anular o processo.4 Cabimento5 sentena contrria a lei.

2.5.

2.6.

2.7.

Art. 631. Quando, no curso da reviso, falecer a pessoa, cuja condenao tiver de ser revista, o presidente do tribunal nomear curador para a defesa. 3 Art. 622. A reviso poder ser requerida em qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. 4 Art. 626. Julgando procedente a reviso, o tribunal poder alterar a classificao da infrao, absolver o ru, modificar a pena ou anular o processo. 5 Art. 621. A reviso dos processos findos ser admitida: i quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal ou evidncia dos autos; ii quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos; iii quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena.

indispensvel e fundamental o transito em julgado da sentena penal condenatria para o ajuizamento da reviso criminal. Qualquer recurso pendente contra a deciso condenatria, inadmissvel ser a reviso. I quando a sentena condenatria for contrria ao texto expresso da lei penal compreende-se alm das sentenas penais (incriminadoras, permissivas, ou qualquer outro tipo), mas tambm o direito processual penal. Assim, a sentena proferida com infringncia grave e frontal a norma precisa no CPP poder dar ensejo reviso criminal. Afronta do Cdigo Penal: Por exemplo, quando se condena o ru por crime inexistente ou revogado, por exemplo, o crime de adultrio. Afronta o CPP: Outro exemplo a sentena que condena o ru apenas com a confisso do mesmo, em crimes que deixam vestgios sem fazer o exame de corpo de delito. II Sentena contrria evidncia dos autos: evidencia dos autos deve ser entendida como um conjunto de provas colhidas. Para admisso da reviso criminal, torna-se indispensvel que a deciso condenatria proferida ofenda frontalmente as provas constantes nos autos, ou seja, a clareza exclusiva de que emerge nos autos em favor do condenado. Por exemplo: quando as testemunhas admitiram que o ru no era o autor do crime, mas na fase de inqurito policial o prprio ru se declarou culpado, e o juiz se utiliza da confisso do ru para condena-lo, ignorando o que as testemunhas disseram. II quando a sentena condenatria se fundar em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos: estas peas constitutivas do processo necessitam ser comprovadamente no autentica e tenham sido determinantes para a condenao. Portanto, no qualquer suspeita de fraude vicio ou falsidade que levar a reavaliao da condenao com transito em julgado, sendo ntida a falsidade induvidosa. III quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado so as provas inditas do processo, demonstrativa de inocncia do ru, abrangendo autoria e materialidade. IV - ou de circunstncia que determine ou autorize diminuio especial da pena: Leva-se em considerao o descobrimento de qualquer fato indito a ensejar, no a absolvio, mas a diminuio (melhoramento) da pena. Por exemplo, aps a sentena condenatria, surgem evidencias de que o ru ressarciu completamente a vitima, em crime de furto, antes da denuncia,

configurando hiptese do arrependimento posterior. Assim merece a reviso da sua pena que fora aplicada no caso de furto simples ou qualificado sem contudo haver a atenuao da pena. 3. HABEAS CORPUS 3.1. CONCEITO: trata-se de remdio constitucional que visa coibir qualquer ilegalidade ou abuso de poder contra a liberdade de locomoo. No se trata de um recurso, mas um instrumento para assegurar direitos fundamentais, cuja utilizao se d por ao autnoma, inclusive, podendo ser proposta aps transito em julgado. Ao gratuita nos termos do artigo 5, LXXVIII. Aplicao tem poder de trancar inqurito policial quando inexista justa causa para o seu tramite, bem como quando se utiliza esse instrumento constitucional para impedir o indiciamento injustificado, entre outras medidas. Natureza Jurdica: ao de conhecimento, podendo objetivar um provimento meramente declaratrio (extino de punibilidade), constitutivo (anulao do ato jurisdicional). Espcies

3.2. 3.3.

3.4.

3.5.

3.5.1. Liberatrio: quando a ordem dada tem por finalidade a cessao de determinada ilegalidade j praticada; 3.5.2. Preventivo quando o a ordem concedida visa a assegurar que a ilegalidade ameaada no chega a se consumar. 3.5.3. Observao: no caber habeas corpus em relao a punies disciplinares militares (art. 142, 2 CRFB). Exceo: a proibio absoluta, devendo ser admitido nos seguintes casos: incompetncia de autoridade, falta de previso legal para a punio, inobservncia das formalidades legais ou excesso de prazo de durao da medida restritiva de liberdade. 3.5.4. Legitimidade ativa6 a pessoa que sofre a ameaa de liberdade. Denominao das partes: Paciente: a pessoa que se v privada da liberdade ou sob ameaa da mesma. Impetrando: o advogado.
6

Art. 654. O habeas corpus poder ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo ministrio Pblico.

Tambm poder interpor o remdio constitucional, o analfabeto conforme artigo 654, 1, c7 do CPP. Vale ressaltar que neste tipo de habeas corpus desde que algum assine a seu robo. O ministrio pblico tambm poder interpor a ao, alm dos juzes de oficio quando se verificar que algum sofre coao de liberdade. 8

c) a assinatura do impetrante, ou de algum a seu rogo, quando no souber ou no puder escrever, e a designao das respectivas residncias. 8 2 Os juzes e os tribunais tm competncia para expedir de ofcio ordem de habeas corpus, quando no curso de processo verificarem que algum sofre ou est na iminncia de sofrer coao ilegal.

You might also like