You are on page 1of 2

Higienizao das mos no controle das infeces em servios de sade

A higienizao das mos considerada a ao isolada mais importante no controle de infeces em servios de sade. Porm, a falta de adeso dos profissionais de sade a essa prtica uma realidade que vem sendo constatada ao longo dos anos e tem sido objeto de estudos em diversas partes do mundo. A utilizao simples de gua e sabo pode reduzir a populao microbiana presente nas mos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmisso de doenas. A aplicao de produtos anti spticos, em especial de agentes com base alcolica, pode reduzir ainda mais os riscos de transmisso, pela intensificao da reduo microbiana ou por favorecer aumento na freqncia de higienizao das mos. Por outro lado, a freqncia aumentada na higienizao e o tipo de substncia utilizada podem levar a danos na pele e aumentar a liberao de microrganismos no ambiente. O uso de novos produtos e a racionalizao das indicaes de higienizao das mos podem contornar esse problema e facilitar a adeso de profissionais a essa prtica, com conseqente reduo das infeces. O grande desafio, nos dias atuais, a adequao das tcnicas j desenvolvidas, aplicando os produtos disponveis real necessidade de cada instituio, de acordo com o grau de complexidade das aes assistenciais ali desenvolvidas.
OS FUNDAMENTOS DA TRANSMISSO DOS MICRORGANISMOS

Em geral, os microrganismos so transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de gotculas de secrees respiratrias e pelo ar. No ambiente da assistncia sade, consenso que a transmisso por contato desempenha o papel mais importante nesta dinmica. Nas atividades dirias, as mos humanas esto constantemente em intenso contato com o ambiente ao redor e esta forma de transmisso tambm fica evidente. A importncia da higienizao das mos na preveno da transmisso das infeces hospitalares baseada na capacidade da pele para abrigar microrganismos e transferi-los de uma superfcie para a outra, por contato direto, pele com pele, ou indireto, por meio de objetos. A flora normal da pele divida em residente e transitria e esta classificao essencial para o entendimento da cadeia de transmisso dos agentes infecciosos. A flora residente composta por elementos que esto freqentemente aderidos nos estratos mais profundosda camada crnea, formando colnias de microrganismos que se multiplicam e se mantm em equilbrio com as defesas do hospedeiro. Os componentes mais comuns dessa flora so o Staphylococcus coagulase negativo, micrococos e certas espcies de corinebactrias. Esses microrganismos so de difcil remoo e as suas colnias possuem mecanismos de defesa contra a remoo mecnica ou por agentes qumicos. Entretanto, com a descamao natural da pele e a produo de suor, alguns desses microrganismos so movidos para camadas mais superficiais e eliminados no ambiente. Muitos deles apresentam baixa patogenicidade, mas podem tornar-se invasivos e causar infeces em pessoas suscetveis. A flora transitria composta por microrganismos que se depositam na superfcie da pele, provenientes de fontes externas, colonizando temporariamente os estratos crneos mais superficiais. Normalmente, formada por bactrias gram-negativas, como enterobactrias,

Pseudomonas, bactrias aerbicas formadoras de esporos, fungos e vrus, possuindo maior potencial patognico. Por serem mais facilmente removidos da pele, por meio de ao mecnica, os microrganismos que compem a flora transitria tambm se espalham com mais facilidade pelo contato e so eliminados com mais facilidade pela degermao com agentes anti-spticos. Alguns microrganismos que compem a flora transitria so detectados na pele por perodos mais prolongados e conseguem multiplicar-se e formar colnias sem causar infeco. o caso do Staphylococcus aureus. Este meio-termo entre residente e temporrio vem introduzindo um novo conceito de flora temporariamente residente. Maiores estudos ainda se fazem necessrios para o entendimento completo dos fatores que contribuem para a persistncia da colonizao das mos por esse importante patgeno. Os microrganismos presentes em infeces da pele, como abscessos, dermatites infectadas e paronquia, so classificados como flora infectante. Esto mais freqentemente envolvidos o Staphylococcus aureus e os Streptococcus B hemolticos. Nos processos infecciosos, esses microrganismos esto invadindo os tecidos e no podem ser removidos por ao mecnica e nem mesmo pela utilizao de anti-spticos. Desempenham um importante papel na cadeia de transmisso de infeces e, por isso, os profissionais de sade portadores desses tipos de infeco s devem retomar suas atividades assistenciais aps a cura do processo infeccioso.

You might also like