You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE METODISTA Curso: Cincias Sociais Perodos 3 Plo Braslia/DF Professora: Vernica Aravena Cortes Aluno: Flamarion Ferreira

ra e Silva

IDENTIDADE NA AMRICA LATINA


Desde a chegada dos descobridores a Amrica Latina teve arrancada de si toda a possibilidade de construo histrica com base em legados reais do povo que aqui vivia. As ocupaes portuguesas e espanholas propagavam a f crist e a usurpao das riquezas nativas. Tudo isso combinado com a imposio de grande sofrimento aos ndios, forando-os ao suicdio ou a escravido. Os ndios que resistiam a tais obrigaes eram torturados e mortos. Com o objetivo de extrair riquezas minerais, os espanhis e portugueses transformaram toda uma rica cultura existente no continente, eliminando a possibilidade de formao de uma identidade autntica. A partir da conquista toda a histria foi construda sob o domnio colonizador que conduzia as regies a determinados objetivos comerciais formatando definitivamente a cultura que hoje nos faz rfos de ns mesmos. Aps o perodo em que os colonizadores obtiveram grandes lucros com a explorao de minerais, outras formas de angariar lucros foram surgindo. Para a continuidade e o crescimento dos lucros foi necessrio o aumento do nmero de escravos, muitos trazidos do continente africano e outros das inmeras tribos indgenas. Com a escravido e a cultura do acar houve uma grande acumulao de capital pelos europeus em detrimento de um enorme enfraquecimento em nossa cadeia produtiva. Alguns processos foram fundamentais para a continuidade da submisso dos povos latinos, desde o fim da escravido, a vinda de imigrantes europeus para substituir a mo de obra escrava no cultivo da cana de acar e do caf. Dentre eles, Galeano destaca que, mesmo com os movimentos de independncia, os pases no se protegeram da ingerncia dos europeus e, com a invaso de produtos os mercados internos no puderam suportar tamanha presso. A falta de unidade entre os povos da Amrica Latina, especialmente nas questes econmicas, contribuiu significativamente para fazer com que a explorao se perpetuasse e proporcionasse o enfraquecimento dos pases de nosso continente.

A Amrica Latina, por todo o histrico de colonialismo e aniquilao cultural, ainda procura estabelecer uma identidade prpria. Octvio Ianni destaca essa busca de uma viso de si mesma, mediante tenses, conflitos, reflexes e utopias. A partir das memrias, experincias e derrotas o nosso povo procura construir uma base histrica e social com algum significado. Assim, segundo Ianni, o povo debate as principais questes que envolvem a estrutura social e histrica dos pases latino-americanos a partir de uma perspectiva emprestada dos europeus e norte-americanos; um parmetro que no reflete o povo em si, porm a partir de uma modelo, parmetro ou ideal. Essa forma de pensar determinada pela figura do espelho que atribui ao ser humano a capacidade de ver em sua imagem o que gostaria de ser, no obstante sua real figura. Devemos considerar tambm que, mesmo quando tudo parece normal, a sociedade latino-americana detm uma viso trgica da vida, com inquietaes e incertezas, explicitas na cultura e economia. Essa forma de ver e conviver com as situaes est, segundo Ianni, relacionada com as razes de nosso povo frente s humilhaes, mortes e escravido. A alienao sofrida durante o processo de colonizao e explorao e, principalmente, na imagem de inferioridade que foi construda durante sculos de dominao europeia e norte-americana. fundamental destacar como produto cultural da grande ferida encravada na alma do povo latino-americano a Charqueada Grande, de Oliveira Silveira: Charqueada Grande Um talho fundo na carne do mapa: Amricas e frica margeiam. Um navio negreiro como faca: mar de sal, sangue e lgrimas no meio. Um sol bem tropical ardendo forte, ventos alseos no varal dos juncos e sal e sol e vento sul no corte de uma ferida que no seca nunca. possvel que todo o histrico de explorao e alienao seja utilizado como base para a construo de uma identidade homognea e forte, que seja capaz de superar os grandes desafios impostos pelos sistemas econmicos e sociais que imperam atualmente.

BIBLIOGRAFIA

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da Amrica Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. IANNI, Octvio. Enigmas do pensamento latino-americano. Instituto de Estudos Avanados da Universidade de So Paulo. Texto disponvel em www.iea.usp.br/artigos. 42 p. Acesso em 22/02/2012. SILVEIRA, Oliveira, Charqueada Grande, publicado por Oswaldo de Camargo (Seleo e Organizao), A Razo da Chama (Antologia de Poetas Negros Brasileiros). Edies GRD, So Paulo, 1986, p. 65. Consultar tambm: Jos Luis Gonzlez e Mnica Mansour, Poesia Negra de Amrica, Ediciones Era, Mxico, 1976.

You might also like