You are on page 1of 25

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

Prova de Aptido Profissional Tcnico de Gesto e Programao de Sistemas Informticos

Estgio CRITICAL KINETICS - CKeasyWEB

Prova realizada por:


Rben Miguel Rolo Gomes

01-06-2012

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

melhor tentar e falhar, do que preocupar-se e ver a vida passar. melhor tentar, ainda que em vo que sentar-se, sem fazer nada at o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.

Rben Gomes

Pgina 1

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

i.

Indicao do Orientador, Departamento e Instituio

Rben Gomes

Pgina 2

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

ii.

Agradecimentos

Rben Gomes

Pgina 3

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

iii.

Resumo

Rben Gomes

Pgina 4

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

ndice

Rben Gomes

Pgina 5

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

ndice de Figuras

Rben Gomes

Pgina 6

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

1. Introduo
No mbito do curso de Tcnico de Gesto e Programao de Sistemas Informticos, coordenado pelo professor Carlos Romo, integrado no 3 perodo do 3 ano, do corrente ano lectivo 2011/2012 da Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento foi proposta a realizao de uma Prova de Aptido Profissional para a concluso do Curso.

Rben Gomes

Pgina 7

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

2. Apresentao da Empresa: CRITICAL KINETICS (CK)


A CRITICAL KINETICS uma empresa recente que surgiu no ano de 2011 e que tem como principal objectivo a comercializao de servios, tirando partido das energias renovveis. Para tal, esta empresa pretende desenvolver solues de acordo com as necessidades do cliente, acompanhar os desenvolvimentos tecnolgicos, conhecer as regras do mercado e organizar formaes de modo a criar e manter competncias, nomeadamente dos trabalhadores/colaboradores. O escritrio principal desta empresa situa-se no Monte de Caparica, mais concretamente no Madan Parque (Parque de Cincia e Tecnologia de Almada / Setbal), mas ainda existem em Portugal mais escritrios, nomeadamente em Montemor Velho, Torres Novas e ainda em Canio (Madeira).

Imagem 1: Logtipo CRITICAL KINETICS

Imagem 2: Escritrios CRITICAL KINETICS

Rben Gomes

Pgina 8

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

2.1.

Departamentos CRITICAL KINETICS


Dentro do escritrio principal do Monte da Caparica esto inseridos oito

departamentos, sendo eles, CK Renovveis, CK Procura e Desenvolvimento, CK Mobilidade, CK Academia, CK Manuteno, CKeasyWEB, CK Eficincia e CK Domtica, sendo este trabalho mais direccionado para a CKeasyWEB uma vez que foi o departamento relacionado com o trabalho em estgio. A cada departamento est direcionada uma funo especfica. No caso da CKeasyWEB, esta est ligada ao desenvolvimento de websites, sua optimizao e ao Web Design. Em cada departamento existem estagirios/profissionais com funes especficas de modo a concretizar todos os objectivos, de acordo com as suas competncias.

Imagem 3: Laboratrio CRITICAL KINETICS

Rben Gomes

Pgina 9

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

2.2.

Misso e Valores (CK)

A CRITICAL KINETICS tem como principal misso alterar o actual padro energtico, com o objectivo de atingir um nvel de desenvolvimento sustentvel, de modo a melhorar o futuro do Homem e garantir que certas necessidades, do mesmo, sejam satisfeitas. Como tal, para atingir estes objectivos, a CK definiu certos valores, como a inovao do produto desenvolvido com o objectivo de superar as expectativas do mercado, apresentar seriedade e profissionalismo na oferta do produto, depositar confiana no trabalho, ter respeito pelo cliente e por fim apresentar ambio nos recursos suportados. atravs destes aspectos referidos acima que a CRITICAL KINETICS, juntamente com o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores/colaboradores, apresentando bons resultados aos clientes.

2.3.

Departamento CKeasyWEB

2.3.1

Histria CKeasyWEB

Criada em 2012, a CKeasyWEB situa-se no escritrio da CRITICAL KINETICS no Monte de Caparica, e pretende superar as expectativas com solues inovadoras e profissionais, utilizando os meios tecnolgicos, personalizando projectos e acompanhando o cliente.

Imagem 4: Logtipo CKeasyWEB

Rben Gomes

Pgina 10

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

2.3.2. Misso e Valores - CKeasyWEB

O trabalho desenvolvido na CKeasyWEB vai desde a criao de websites, portais de negcio, a solues colaborativas, promovendo o desenvolvimento e crescimento das empresas a nvel tecnolgico e assim elevar o reconhecimento das mesmas ao nvel do negcio. Mesmo sendo uma empresa muito recente, e na sua gnese, todo o seu trabalho desenvolvido at agora de valor e de mrito dos seus representantes, tendo j desenvolvido alguns trabalhos para diversos clientes. A CKeasyWEB determinou alguns valores, como a competncia, o conhecimento e ambio, a qualidade, o trabalho de equipa e a sinergia com os clientes. So estes valores, que para esta empresa, garantem o sucesso do negcio e dos clientes da mesma.

2.3.3. Servios

Ao nvel de servios prestados pela CKEasyWEB, pode-se referir a: EasyWEB: Est relacionada com a criao de websites funcionais e com aspectos profissionais para os clientes, de forma a divulgar e a marcar a presena da empresa na Web. A ferramenta mais utilizada para o desenvolvimento dos websites um Content Management System conhecido como Joomla!. EasyDESIGN: Relacionada com o desenvolvimento de raiz de solues de imagem, de modo a que a imagem de marca da empresa do cliente saa a beneficiar. EasySOCIAL: Relacionada com o desenvolvimento de solues que tornam as pginas de redes sociais dos clientes numa ferramenta de negcio, permitindo a interaco com os utilizadores e de forma a transform-la num instrumento de venda de produtos ou nome. EasySEO: SEO (Search Engine Optimization) * consiste na forma de obter um bom posicionamento da empresa do cliente na web, ganhando mais visibilidade nos motores de busca, como o Google, Yahoo, entre outros, permitindo que os nomes das

Rben Gomes

Pgina 11

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

empresas clientes cheguem a mais pessoas, aumentando as probabilidades do sucesso de vendas dos produtos divulgados pelo cliente.
* Search Engine Optimization Otimizao de Sites

Easy-COMMERCE: Direccionada para a implementao de uma loja online no website do cliente. EasyCORPORATE: Consiste na criao de logtipos, cartes-de-visita e decorao de viaturas de forma a dar um rosto s empresas clientes. Deste modo possvel proporcionar um impacto positivo junto dos clientes e de outras empresas.

3. Sistema de Gesto de Contedos (CMS) Joomla!

3.1.

O que um CMS?

Um Sistema de Gesto de Contedos permite, tal como o nome indica, a gesto de contedos dentro do prprio website. uma ferramenta que facilita a criao, administrao e organizao do site, permitindo a uma empresa adquirir total autonomia sobre o contedo, assim como a evoluo da sua participao na web, gerindo o seu prprio website. Os Sistemas de Gesto de Contedos dispem de duas reas, sendo uma delas pblica, para consulta de contedos (Frontend), e outra restrita aos gestores de informao para gesto dos mesmos e gesto/edio da prpria estrutura (Backend). Os CMS baseiam-se na linguagem de scripting PHP, juntamente com MySQL, CSS e HTML.

3.2.

Vantagens CMS

A necessidade de criar diversas ferramentas que facilitam o acesso aos contedos, gesto e actualizao da informao por meio de um processo eficiente, fomentada por uma grande dinmica de contedos e por uma reduo dos custos associados ao alojamento de um website num espao da web. Para satisfazer todas estas necessidades, existem os CMS que apresentam variadas vantagens, tais como:

Rben Gomes

Pgina 12

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

Permitir aos usurios, sem conhecimento tcnico, efectuarem a manuteno do website; Reduzir o tempo requerido para publicao, permitindo assim, colocar mais rapidamente os contedos online; No existirem taxas mensais (custos com licenas); Permitir criar reas de informao aberta e reas de informao restrita; Grande variedade de recursos disponveis.

3.3.

Desvantagens CMS

Aps terem sido referidas as vantagens dos CMS, estes tambm apresentam algumas desvantagens, tais como: Impossibilitar fazer uma cpia do site; Implica aceitar algumas restries do CMS. Pouca variedade de Templates, fazendo com que muitos sites se baseiem uns nos outros.

Apesar de trazer boas vantagens, as suas desvantagens condicionam a sua elaborao, estando muito limitada ao nvel da sua estrutura/arquitectura e demasiado complexa em dados inseridos por defeito.

Imagem 5: CMS - Joomla

Rben Gomes

Pgina 13

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.4.

Joomla!

Joomla!, criado em Setembro 2005, um Sistema de Gesto de Contedos usado em todo o mundo, que permite ser utilizado na construo de websites. Este CMS uma soluo open source, ou seja, de cdigo aberto, que permite gerir o aspecto de um website, como por exemplo, adicionar informao, imagens, catlogos de produtos ou at mesmo receber reservas online. caracterizado pela sua enorme quantidade de recursos disponveis, grande diversidade de extenses, componentes, mdulos e plugins desenvolvidos por programadores dispostos a divulgar os seus trabalhos, comercial ou gratuitamente. O Joomla! distribudo de forma gratuita no seu site, sendo a sua ltima verso estvel a verso 2.5.

3.4.1. Vantagens Joomla!

Tendo em conta todos os outros Sistemas de Gesto de Contedos, o Joomla! que tem vindo a ganhar um maior reconhecimento pelo mundo fora e como base de todo esse reconhecimento encontram-se os pontos fortes deste CMS: um software livre; Dispem de vrios mdulos e componentes disponveis para adicionar funcionalidades extra; A equipa responsvel Joomla!, est envolvida no projeto e est disposta a modernizar o software continuamente; um dos CMS com mais recursos disponveis e de fcil utilizao;

3.4.2. Desvantagens Joomla! As duas principais desvantagens que se podem apontar neste CMS so, ao nvel da falta de flexibilidade na disposio dos elementos visuais de um site, na medida em que o usurio concentra toda a sua ateno na estrutura apresentada pelo template escolhido pelo mesmo.

Assim como a sua estrutura de instalao padro na base de dados que muito complexa e pesada. Porm, ainda existem outras limitaes no uso do Joomla!, tais como:

Rben Gomes

Pgina 14

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

Vrios recursos, mas com algumas limitaes de interao com os mesmos; Diversidade de programadores, mas inexistncia de documentao; Documentao de qualidade descentralizada.

3.4.3. Verses Joomla!

Verso

Data de lanamento

Suportado at:

1,0

2005/09/16

2009/07/22

1,5 (LTS)

2008/01/22

2012/04/24

1,6

2011/01/10

2011/08/19

1,7

2011/07/19

2012/02/24

2,5 (LTS)

2012/01/24

2013-12

3,0

2012-09

2013-04 Legenda:

3,1

2013-03

2013-10

Verso no Suportadas Verso Atual

3,5 (LTS)

2013-09

2015-06

Futuras Verses (LTS) - Verses Estveis

Tabela 1: Verses Joomla

Rben Gomes

Pgina 15

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.4.4. Sistemas compatveis e estrutura/arquitectura No que diz respeito aos sistemas de usabilidade compatveis com o Joomla!, podem ser referidos os seguintes: Agenda de contedos com insero de datas nas publicaes dos contedos; Agregao de newsletter; Arquivo de contedos; Controlo de acessos de contedos e funcionalidades dos utilizadores; Editor de contedos; FTP integrado; Gesto de banners e publicidades; Gesto de cache; Gesto de contactos; Gesto de diversos templates. Gesto de linguagem do interface; Gesto de multimdia; Gesto de utilizadores e grupos; Integrao de um sistema de ajuda; Otimizao de Sites; Votaes e motor de pesquisa;

Por outro lado, a estrutura/arquitectura deste CMS baseia-se na tecnologia da LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) de software livre, conduzindo os WebSites e as aplicaes para o mercado.

Os tipos de ficheiros contidos no sistema Joomla! so:

.php .css .html


Tabela 2: Tipos de Extenses em Ficheiros Joomla!

.xml .ini .js

Rben Gomes

Pgina 16

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.5.

Linguagens de Programao usadas no Joomla!

3.5.1. PHP

O PHP uma das linguagens de scripting mais utilizadas no Joomla!, originalmente desenvolvido para a criao de websites dinmicos, foi umas das primeiras a trabalhar embebida com o HTML. No Joomla! uma das grandes funcionalidades do PHP a conexo base de dados, o que crucial no Joomla!. O PHP hoje uma das mais poderosas linguagens de programao web no mundo, sendo usada em milhes de websites.

3.5.2. HTML

HTML, juntamente com o PHP, tambm uma das linguagens base do Joomla!, este define toda a estrutura de documentos/artigos, criados pelo utilizador. Assim como tudo o que tem a haver com a estrutura do site, nomeadamente <div>, <p>, entre outros. O HTML, assim como o PHP, tambm uma das linguagens mais usadas no Mundo.

3.5.3. CSS

As CSS so usadas maioritariamente em tudo o que diz respeito ao especto do website, ou seja, tudo o que tenha a ver com cores, edio de texto, edio de menus, entre outros, tudo feito nas CSS, que por uma vez so chamadas pelo HTML em que se querem aplicar. No Joomla! as CSS so muito usadas em templates, possibilitando muita criatividade e interactividade. Esta linguagem no obrigatria na criao de um website, pois o HTML consegue fazer o mnimo que esta linguagem faz, como, mudar de cores, alterar o tamanho das letras, entre outros.

3.5.4. Java Script

O java Script, assim como as CSS no so obrigatrias. No Joomla! a maior funo do JS (Java Script) a interactividade nos menus e a autenticao de campos preenchidos pelo utilizador. Tambm este embebido no HTML.

Rben Gomes

Pgina 17

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.5.5. MySQL

O MySQL uma das linguagens de programao para trabalhar em base de dados, esta possibilita a criao e a manuteno da mesma. Uma base de dados, tal como o nome indica, serve para armazenar dados dentro de um servidor, ou seja, guardar nomes, idades, nmeros de telemvel, entre muitos outros dados necessrios num website, para que estes possam ter mais utilizaes. O MySQL uma linguagem imensamente poderosa, com milhes de utilizadores em todo o mundo, sendo um elemento fundamental para o Joomla!.

Imagem 6: JavaScript

Imagem 7: PHP e MySQL

Imagem 8: HTML

Imagem 9: CSS

3.6.

Ferramentas utilizadas no Joomla!

3.6.1. Virtuemart (Lojas Online)

O Virtuemart uma ferramenta Open Source desenvolvida especificamente para Joomla!, cujo a funo a implementao de uma loja online num website. As suas linguagens de programao base so o PHP e o MySQL.

Rben Gomes

Pgina 18

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

Imagem 10: Menu Virtuemart

3.6.1.1.

Produtos

Aqui temos a possibilidade de adicionar produtos, assim como implementar taxas e limites de stock a cada produto, criar categorias e dizer a qual categoria se deseja que o produto pertena.

Imagem 11: Menu Produtos

Rben Gomes

Pgina 19

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.6.1.2.

Pedidos

Esta seo permite-nos administrar todos os pedidos, assim como aceitar, rejeitar, colocar em espera, criar grupos de clientes, criar copes, entre outros.

Imagem 12: Menu Pedidos

3.6.1.3.

Fabricantes

Esta seo permite criar um filtro por fabricante, ou seja, cada produto associa-se a um destes criados.

Imagem 13: Menu Fabricantes

Rben Gomes

Pgina 20

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.6.1.4.

Configuraes

Esta seo, tal como o nome indica, permite fazer as configuraes de toda a loja, tais como definir as moedas, os pases, configurar a loja, entre outros.

Imagem 14: Menu Configuraes

3.6.1.5.

A Loja

No menu loja podemos criar e configurar mtodos de pagamento, mtodos de envio, entre outros.

Imagem 15: Menu Loja

Rben Gomes

Pgina 21

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.6.1.6.

Ferramentas

Nas ferramentas podemos encontrar um frum para tirar dvidas, tpicos de ajuda, um painel de controlo e um stio para fazer uma exportao da base de dados da loja, para depois se implementar num outro website.

Imagem 16: Menu Ferramentas

3.6.1.7.

Update Virtuemart

O menu update do Virtuemart serve para actualizar sempre que possvel para a ltima verso disponvel de modo a corrigir bugs ou mudar a interface do programa para este se tornar mais simples para a utilizao do utilizador. 3.6.2. AkeebaBackup O AkeebaBackup um programa desenvolvido especificamente para o Joomla!. A sua funo criar uma cpia de segurana do website de maneira a que o utilizador no perca todo o seu trabalho j antes feito quando est para fazer um update ao seu website.

Imagem 17: Logotipo AkeebaBackup

Rben Gomes

Pgina 22

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

Imagem 18: Menu AkeebaBackup

3.6.2.1.

Configuraes

O menu configuraes, quando clicado automaticamente faz uma verificao de todo o website, preparando-o para um backup.

Rben Gomes

Pgina 23

Escola Profissional da Educao para o Desenvolvimento

3.6.2.2.

Menu Backup

Este menu serve para comear a fazer um backup do website, extraindo-o como zip, para mais tarde se instalar como se fosse o joomla!. 3.6.3. Firebug O firebug uma ferramenta utilizada no firefox que nos permite ver quase todo o cdigo fonte de uma pgina web. Isto ptimo, pois sendo a estrutura do joomla! muito complexa, por vezes temos de saber quais so as classes de cada item no nosso site.

4. Projetos Desenvolvidos
4.1.

Rben Gomes

Pgina 24

You might also like