You are on page 1of 3

Motivao

Psicologia - 2DEAN

Hana, Maysa, Patrik e Suellen

Motivao

Motivao (do Latim movere, mover) denomina em psicologia, em etologia e em outras cincias humanas a condio do organismo que influencia a direo (orientao para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras o impulso interno que leva ao. Assim a principal questo da psicologia da motivao "por que o indivduo se comporta da maneira como ele o faz?". "O estudo da motivao comporta a busca de princpios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situaes especficas escolhem, iniciam e mantm determinadas aes"

um construto e se refere ao direcionamento momentneo do pensamento, da ateno, da ao a um objetivo visto pelo indivduo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e engloba conceitos to diversos como anseio, desejo, vontade, esforo, sonho, esperana entre outros.

Uma fora interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivao algo interior, ou seja, que est dentro de cada pessoa de forma particular erramos em dizer que algum nos motiva ou desmotiva, pois ningum capaz de faz-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivao, mas tal termo erroneamente empregado, j que a motivao uma fora intrnseca, ou seja, interior e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades so todas supridas de forma hierrquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:

- Auto-realizao - Auto-estima - Sociais - Segurana - Fisiolgicas

Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiolgicas so as iniciantes do processo motivacional, porm, cada indivduo pode sentir necessidades acima das que est executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo no engessado, e sim flexvel.

Para Frederick Herzberg, a motivao alcanada atravs de dois fatores: Fatores higinicos que so estmulos externos que melhoram o desempenho e a ao de indivduos, mas que no consegue motiv-los. Fatores motivacionais que so internos, ou seja, so sentimentos gerados dentro de cada indivduo a partir do reconhecimento e da auto-realizao gerada atravs de seus atos.

J David McClelland identificou trs necessidades que seriam pontos-chave para a motivao: poder, afiliao e realizao. Para McClelland, tais necessidades so secundrias, so adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestgio, status e outras sensaes que o ser humano gosta de sentir. Em psicologia as teorias sobre os instintos, como a de McDougall, tm sobretudo um significado histrico. Essa teoria sobretudo interessante por sugerir uma ligao entre instintos, emoes e motivao. Provavelmente a teoria das pulses mais conhecida e mais influente a teoria psicanaltica de Sigmund Freud. Segundo ela o ser humano possui duas pulses bsicas, eros (pulso de vida, sexual) e tnatos (pulso de morte, agressiva). Essas pulses, originadas da estrutura biolgica do homem, so a fonte de toda a energia psquica; essa energia se concentra no indivduo, gerando tenso e exigindo ser descarregada. Com a funo de dirigir o descarregamento dessa energia, o aparelho psquico dotado de trs estruturas (id, ego e super ego) que regulam esse descarregamento de acordo com diferentes leis, de forma que diferentes tipos de comportamento podem servir mesma funo de descarregar a tenso gerada por essas duas pulses bsicas.

You might also like