You are on page 1of 9

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO

A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.


Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

DEGRADAO AMBIENTAL OCASIONADA PELA CONSTRUO CIVIL NO MUNICPIO DE NATAL/RN: ESTUDO DE CASO DE VILA DE PONTA NEGRA
DAYVISSON CABRAL FERREIRA (UFRN) dayvissoncabral@hotmail.com CARLOS HENRIQUE CATUNDA PINTO (UFRN) chcp1@hotmail.com ANA CLA MARINHO MIRANDA CATUNDA (UFRN) cleacatunda@yahoo.com.br DENISE DA MATA OLIVEIRA PRADO (UFRN) denisedamata@yahoo.com.br Karen Maria da Costa Mattos (UFRN) karenmattos@yahoo.com.br

A histria da relao das empresas com o meio ambiente tem demonstrado que os impactos ambientais resultantes das atividades produtivas esto comprometendo o futuro do planeta. O trabalho objetivou diagnosticar os impactos ambientais decorrrentes da construo civil na Vila de Ponta Negra, Natal/RN. A metodologia utilizada foi a reviso bibliogrfica, aplicao de questionrio a populao das imediaes e constataes in loco. Esta pesquisa identificou os impactos ambientais advindos da m disposio final dos resduos slidos provenientes da construo civil; poluio sonora, paisagstica e climtica; impacto econmico-social; incapacidade de suporte energtico, de fornecimento de gua, de esgotamento sanitrio e de trfego de veculos nestas reas, ocasionando desequilbrio ambiental. Tudo isso reflete a falta de gesto ambiental satisfatria, razo pela qual entendemos que o Poder Pblico Municipal deve priorizar o incentivo ao desenvolvimento auto-sustentvel e a conscientizao dos gestores pblicos e privados, e da sociedade como um todo. Palavras-chaves: Degradao Ambiental, Construo Civil, Desenvolvimento Sustentvel, Resduos da Construo e Demolio.

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

1. Introduo Desde quando o Homem comeou a conviver em grandes comunidades, ele alterou a natureza de forma a assegurar a prpria sobrevivncia e lhe proporcionar conforto. A agricultura, a pecuria e a construo de cidades, grandes metrpoles promovem modificao diretamente natureza e, por via de conseqncia, alterando o espao preexistente para habitao humana. Assim transformando caractersticas geogrficas como vegetao, permeabilidade do solo, absortividade e refletividade da superfcie terrestre, alm alterar as caractersticas do solo, ar atmosfrico e das guas, tanto pluviais, fluviais como subterrneas. Deste modo, pode-se concluir que as modificaes no ambiente para a instalao de cidades densamente povoadas causam alteraes no ecossistema e na qualidade ambiental. 1.1. Degradao Ambiental ocasionada pela Construo Civil A vida um encadeamento de relaes, por isso empresas e/ou indstrias ecologicamente corretas devem programar a sustentabilidade em todas as suas etapas de produo. O homem tem-se tornado um predador atravs de sua forma mesquinha de explorao ambiental sem um estudo prvio. As edificaes representam um dos maiores agentes de degradao ambiental, tanto pelo seu consumo energtico, quanto pela contribuio para a poluio atmosfrica, rudo, utilizao dos recursos naturais entre outros. Neste sentido, h um crescente interesse na reduo dos impactos ambientais, associados ao setor da construo civil, seja na fase de produo de materiais e componentes de edificaes, seja na construo, no uso e na demolio da mesma. A habitao com qualidade uma necessidade que deve ser satisfeita sem comprometimento do eco-sistema existentes, levando as empresas a assumirem uma postura tica de valorizao do meio ambiente. O desenvolvimento e o meio ambiente esto indissoluvelmente vinculados e devem ser tratados mediante a mudana do contedo, das modalidades e das utilizaes do crescimento. Trs critrios fundamentais devem ser obedecidos simultaneamente: eqidade social, prudncia ecolgica e eficincia econmica. Este conceito normativo bsico emergiu da Conferncia de Estocolmo em 1972, designado poca como abordagem do ecodesenvolvimento e posteriormente renomeado desenvolvimento sustentvel (SACHS, 1993). Atualmente, h uma emergente mudana de paradigmas em evoluo na sociedade, onde preciso perceber o conjunto de valores que direcionam nosso desenvolvimento econmico e nossa relao com o ambiente natural, que encontrou uma barreira intransponvel que so os limites da biosfera. Essa mudana paradigmtica aparece como um elemento reorganizador dos processos econmicos, cujo principal eixo a busca da sustentabilidade, compreendida como a capacidade das geraes presentes alcanarem suas necessidades, sem comprometer a capacidade das geraes futuras tambm faz-lo. Nesse sentido, a operacionalizao da sustentabilidade passa a ser o grande desafio civilizatrio das prximas dcadas.

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

1.2. Fundao e Evoluo Histrica do Bairro da Vila de Ponta Negra Uma das primeiras referncias histricas a Ponta Negra a descrio do perodo da ocupao holandesa, em 1633, na Cartografia do Rio Grande do Norte. Estima-se que, at o sculo passado, a Vila de Ponta Negra era habitada por indivduos ligados atividade pesqueira. Havia, entretanto, roados para ajudar na economia domstica, alm do trabalho de renda de almofadas feito por mulheres. Aps a 2 Guerra Mundial, com a influncia norteamericana de banhos de mar, foram iniciadas construes de casas de veraneio. O desenvolvimento da Vila, ncleo do povoamento da rea, teve incio na dcada de 40. Segundo antigos moradores, antes de 1956, havia 500 hectares de terras cultivadas em sistema comunitrio. Parte da populao sobrevivia com os rendimentos advindos do artesanato, de barracas de praia e de biscates, alm da pesca. Frise-se que somente com a compra de 130 hectares de terras ao empresrio Osmundo Faria que se possibilitou a construo de conjuntos habitacionais com casas e apartamentos. Em 1978, surgiu o conjunto Ponta Negra, em 1979, o Alagamar; em 1989, o Serrambi, e em 1981, o Natal Sul. Ponta Negra foi oficializado como bairro quando da definio de seus limites pela Lei n. 4.328, de 05 de abril de 1993, publicada no Dirio Oficial, em 07 de setembro de 1994. Dadas as caracterizaes pertinentes fundao do Bairro de Vila de Ponta Negra, situado na zona sul do Municpio de Natal/RN, anexamos logo a seguir a figura1 que demonstra, de maneira mais clara e acessvel nossa compreenso, a localizao da Vila. Observe-se, pois, na parte sul da figura 1 que esta localidade encontra-se estabelecida nos arredores de uma importante Zona de Proteo Ambiental (ZPA-6) do Municpio de Natal/RN, haja vista o seu grande valor histrico, social e ambiental para a regio (Prefeitura Municipal de Natal/RN, 2007).

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

Fonte: Prefeitura Municipal de Natal-RN, 2007. Figura 1 Mapa de Zonas de Proteo Ambiental Natal-RN

2. Metodologia Nesta pesquisa a coleta de dados foi trabalhada a partir de um estudo bibliogrfico, aplicao de questionrio aos moradores do bairro de Vila de Ponta Negra - Natal/RN, visita in loco e constataes atravs de figuras e fotos. A tcnica utilizada de aplicao dos questionrios aos moradores teve a finalidade de coletar informaes sobre a atual questo ambiental daquele bairro. O mtodo utilizado foi o da observao sistemtica com o intuito de constatar evidncias de aes da degradao ambiental ocasionada pela Construo Civil. O emprego desses mtodos teve o intuito de relatar as condies atuais existentes e tambm identificar os principais problemas relativos ao meio ambiente para o bairro de Vila de Ponta Negra. Aps a coleta dos dados definiu-se qual a tcnica para anlise e interpretao dos dados. Neste estudo foram utilizadas ferramentas como tabelas e grficos, para compreeno dos fatos. 3. Resultados e Discusses Os resultados obtidos se deram atravs da caracterizao dos entrevistados levando em conta o tempo de moradia no bairro, sexo, idade e grau de escolaridade, avaliando tambm o nvel de conhecimento a respeito dos impactos ambientais existentes no bairro de Vila de Ponta Negra, Natal/RN, decorrentes dos resduos de construo civil, lixo e esgoto a cu

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

aberto, impactos sonoro e climtico, alm de problemas scio-estruturais decorrentes destes impactos, quais sejam: sada da populao nativa para outras localidades, o congestionamento do trnsito e falta de abastecimento regular de gua. A pesquisa foi realizada no ms de junho de 2007. Na aplicao dos questionrios buscou-se extrair o maior nmero de informaes pertinentes ao tema, tendo sido entrevistados o total de 40 pessoas, sendo 57,5% do sexo masculino e 42,5% do sexo feminino. Os percentuais de entrevistados de ambos os sexos se diferenciam das estatsticas fornecidas pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas - 2000 que demonstra que a populao feminina em Natal/RN de 53,06%, enquanto que a de homem de 46,93%. A justificativa de tal diferena se d em razo da pesquisa ter sido realizada em dias da semana e em perodo chuvoso, onde os homens se concentravam nas caladas, mercearias e bares do bairro, j as mulheres se encontravam nos seus afazeres domsticos dentro de suas casas. No quesito referente ao tempo de moradia e ao grau de escolaridade dos entrevistados observou-se que 57,5% deles residem no bairro h mais de 10 anos e que 50% possuem apenas o 1 grau de escolaridade. Percebe-se com estas estatsticas que o baixo nvel de escolaridade dos moradores entrevistados d-se em decorrncia desta regio ser tradicionalmente ocupada por pescadores e artesos, conforme apresentado na figura 2.

25 20 N Observaes 15 10 5 0 1 2 3 4 5 Tempo de Residncia Grau de Escolaridade

Legenda: Tempo de Residncia: 1(<1ano); 2 (13 anos); 3 (310 anos); 4 (entre 10 e 30 anos); 5 (>30 anos). Grau de Escolaridade: 1 (1 Grau ); 2 (2 Grau Incompleto); 3 (2 Grau Completo); 4 (3Grau); 5 (Ps-Graduao). Figura 2 Caracterizao dos entrevistados

Aps a caracterizao dos moradores entrevistados, relacionamos questionamentos acerca dos impactos ambientais existentes no bairro com maior freqncia. Verificou-se que 70% dos entrevistados relacionaram o lixo disposto de maneira inadequada nas ruas e terrenos baldios e 57,5% dos mesmos destacaram o esgoto a cu aberto como sendo os principais impactos ambientais de maior incidncia na Vila de Ponta Negra (figura 3).

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

Impactos Ambientais
18 16 14

N Observaes

12 10 8 6 4 2 0

Lixo

Esgoto

RCD

Impacto Sonoro

Impacto Climtico

Figura 3 Impactos ambientais

Constatou-se que 50% dos moradores no observam a presena dos Resduos da Construo Civil e Demolio (RCD), dispostos de maneira inadequada nas ruas ou em terrenos baldios, como sendo impacto ambiental negativo, haja vista que 55% dos mesmos no tm nenhum conhecimento do que sejam esses resduos. A falta de conhecimento justifica tambm o alto percentual de 47,5% dos moradores entrevistados que afirmaram que os empreendedores no tm nenhuma dificuldade em cumprir o que as normas ambientais estabelecem sobre os Resduos da Construo Civil (RDC). Com base nessa anlise, 60% dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com a implementao de novas construes de edifcios nas imediaes da Vila de Ponta Negra, confessando ser os mesmos de grande importncia para a populao, principalmente por que iro gerar novos empregos, mesmo que temporrios, para a regio. Em contrapartida, diante das estatsticas demonstradas acima, verificou-se que 60% dos entrevistados declararam que h uma grande evaso (xodo) da populao nativa para outras regies de Natal/RN. Isto se d pela valorizao imobiliria daquela rea que atualmente desperta o interesse dos empreendedores da Construo Civil que ofertam valores superfaturados para a aquisio das residncias dos nativos. Parte da pesquisa se deteve a preocupao no que diz respeito sade dos moradores daquela regio. Deste modo, constatou-se que 65% dos entrevistados consideram que, principalmente, o lixo e esgoto a cu aberto, impactos j citados acima, afetam a sade da populao. O desenvolvimento desordenado com as novas edificaes verticais foi uma das principais preocupaes ao aplicarmos os questionrios. Deste modo, apurou-se que 57% dos entrevistados afirmaram que, aps as novas construes de prdios condominiais, o trnsito ser influenciado a ponto de ocasionar transtornos populao da Vila de Ponta Negra, podendo, inclusive, causar engarrafamentos e gerar dificuldade na passagem dos pedestres pelo aumento de fluxo de veculos automotores nas estreitas ruas daquela localidade (figura 4).

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

Figura 4 Principal e nica via de acesso a de Vila de Ponta Negra

Ainda quanto preocupao demonstrada no aspecto do desenvolvimento desordenado da Vila, tambm questionamos acerca da influncia das referidas edificaes no tocante ao abastecimento de gua para aquela regio, computando 58% dos que acreditam que tal situao ir afetar o fornecimento dos recursos hdricos, vez que mesmo sem a concluso na construo de tais empreendimentos, a falta de gua j uma realidade vivenciada pelos moradores desta regio cotidianamente, evidenciando, assim, a falta de planejamento municipal do Poder Pblico (figura 5).

Influncia dos Impactos Ambientais ocasionados pelo trnsito e o abastecimento de gua


18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
a Po uc a Ra zo v el A lg um a M Se ui ta m op in i o en hu m

N Observaes

T rnsito Abastecimento de gua

Figura 5 Influncia dos Impactos Ambientais ocasionados pelo trnsito e o abastecimento de gua.

Por fim, questionamos sobre o compromisso dos construtores ao edificarem os empreendimentos imobilirios na Vila de Ponta Negra. O resultado observado foi que 70% dos entrevistados consideram que o maior interesse destes empreendedores o de obteno de lucros financeiros e 40% dos que afirmam que sobre o compromisso de gerao de novos empregos para a populao local. Em contrapartida, to somente, 5% acham que os empreendedores esto empenhados com a proteo do meio ambiente.

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

4. Concluses Diante dos resultados conseguidos por meio da aplicao dos questionrios, se faz necessrio tecer algumas consideraes iniciais. Primeiramente, vale salientar que as respostas obtidas em alguns quesitos no foram as que espervamos. certo que o baixssimo nvel educacional das pessoas entrevistadas tem direta relao com o desenvolvimento de sua capacidade crtica, o que influenciou bastante nas respostas dadas aos questionamentos feitos. Percebemos que a populao com menor grau de instruo no detm um mnimo conhecimento sobre a importncia da preservao daquela rea, principalmente por estar estabelecida nos arredores de uma importante Zona de Preservao Ambiental (ZPA-6). A parcela da populao mais instruda, por outro lado, mostrou a sua preocupao com a proteo do meio ambiente e com a eliminao ou, ao menos, minimizao dos seguintes impactos ambientais: lixo e esgoto a cu aberto, Resduos da Construo Civil (RCD), impacto climtico e sonoro, aumento da demanda de gua com a conseqente deficincia no abastecimento e impacto no aumento de fluxo de veculos automotores nas estreitas ruas daquela localidade. Por falta de educao ambiental e conscientizao da populao da Vila de Ponta Negra, averiguou-se que os comerciantes, em detrimento da populao, so coniventes com o desenvolvimento desordenado do bairro, por mais que tal desenvolvimento afete o meio ambiente. Evidentemente, fica claro que a inteno dos mesmos a de aumento de seus rendimentos. Houve aparente conflito quando 50% dos entrevistados responderam que viam frequentemente Resduos da Construo Civil dispostos de maneira inadequada nas ruas e terrenos baldios, contudo, 47,5% deles afirmaram que os empreendedores no tm qualquer dificuldade em cumprir o que as normas ambientais estabelecem sobre os Resduos da Construo Civil. Ora, sabido que grande parte dos empreendedores, salvo melhor juzo, no se preocupam com o destino dado aos resduos das construes, portanto, esses ramos de atividade/servio no possuem tanta afinidade com a questo ambiental, isto , de colocar o resduo originado das construes e/ou demolio das edificaes em locais especficos para esse fim. Por mais que as edificaes ainda no tenham concretizado os provveis impactos ambientais Vila de Ponta Negra, em virtude do embargo judicial que determinou a paralisao das obras, de se ressaltar que as vias de acesso ao referido bairro so por demais estreitas, o que certamente ser um motivo de grande transtorno e preocupao da populao residente nesta localidade. Some-se a isso o fato de que a principal rua e nica via de acesso ao bairro abriga uma estao de nibus, motivo pelo qual fica a frota amontoada nas estreitas ruas, dificultando ainda mais a fluncia do trfego de veculos. Na mesma vertente, vale salientar que a populao de Vila de Ponta Negra, conforme relato dos prprios moradores, j convive com a paralisao do abastecimento de gua corriqueiramente, o que certamente s se agravar com as construes dos empreendimentos. Est claro que h ntida falta de planejamento prvio para o recebimento por parte desta localidade de novos empreendimentos, ainda mais se tratando de construes de grande porte, pois h a substituio de unidades residenciais horizontais por unidades verticais, o que no

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO


A integrao de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentvel.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

favorece o crescimento sadio da regio e certamente geraro srias conseqncias pela ausncia de infraestrutura bsica e atendimento ao Plano Diretor Urbanistico do municpio. Desta forma, com base nos resultados obtidos, recomendamos aos gestores pblicos e ao prprio Poder Pblico a fazerem um planejamento prvio, observando o Plano Diretor e o Estatuto das Cidades, antes da emisso de Licenciamento Ambiental para edificao em localidades que no suportam estruturalmente empreendimentos de grande porte, principalmente, quando se tratar de reas localizadas no entorno de Zonas de Proteo Ambiental (ZPAs). 6. Agradecimentos Agradecemos a todos aqueles que contriburam direta ou indiretamente com o desenvolvimento do presente artigo, em especial nas pessoas de Carlos Henrique Catunda Pinto, Karen Maria da Costa Mattos e aos moradores da Vila de Ponta Negra, Natal/RN. Referncias
ANDRADE, T. C. B., MATTOS, A. C. de. 2006. tica em gesto e poltica ambiental: uma proposta de qualidade de vida. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 24/05/2007. FERREIRA, G. L. B. V., FERREIRA, N. B. V. 2006. Meio ambiente e atividade econmica na Constituio Federal. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 14/05/2007. MARTINS, C. H., FRANCO, D. D., SILVA, J. M. da. 2006. Desenvolvimento sustentvel no contexto do desenvolvimento econmico e a contribuio da Economia de Comunho. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 30/05/2007. MATTOS, K. M. da C., MATTOS, K. M. da C., MATTOS, A. 2006. Valorao econmica do meio ambiente dentro do contexto do desenvolvimento sustentvel. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 14/05/2007. MENEZES, J. R. R. de., SILVA, J. J. R., FILHO, O. M. B., VALENTE, M. C. B. S., ALMEIDA, M. L. de. 2006. Contribuio para a identificao de aspectos ambientais e impactos significativos na gesto da construo de edificaes urbanas. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 20/05/2007. MOUCO, J. do C., MACHADO, F. M., SOARES, C. A. P. 2006. Sistema de gesto ambiental na construo civil: consideraes preliminares. Artigo disponvel no site: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 20/05/2007. OLIVEIRA, J. G. de., BORGES, F. H., JABBOUR, C. J. C. 2006. Avaliao de desempenho no mbito da gesto ambiental na organizao. Artigo disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 14/05/2007. PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL. 2007. Disponvel <http://www.natal.rn.gov.br/semurb/bairros/sul/ponta_negra.php>. Acesso em 21 de julho de 2007. em:

RIBAS, J. R., SMITH, S. B. M. 2006. O espectro verde na sustentabilidade ambiental. Artigo Disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais.php>. Acesso em 14/05/2007. SACHS, I. 1993. Estratgias de transio para o sculo XXI: desenvolvimento e meio ambiente. So Paulo, Studio Nobel, Fundao do desenvolvimento administrativo.

You might also like