You are on page 1of 18

UNESP/FCL/ECONOMIA DESENVOLVIMENTO SOCIOECONMICO Profa.

Luciana Togeiro de Almeida

Cinquenta anos de Pensamento da CEPAL: uma resenha

Ricardo Bielschowsky, 1998

O Pensamento da CEPAL nos 50 anos: 4 elementos analticos comuns


1. Enfoque histrico-estruturalista (relao centro-periferia) 2. Insero internacional 3. Condicionamentos estruturais internos do crescimento e do progresso tcnico, suas relaes com emprego e distribuio de renda 4. Possibilidades da ao estatal

Etapas da obra da CEPAL: +ou- 10 anos cada


1. Origens e anos 50: industrializao 2. Anos 60: reformas para desobstruir a industrializao (agrria, fiscal, financeira) 3. Anos 70: reorientao dos estilos de desenvolvimento para a homogeneizao social e para a diversificao pr-exportadora; 4. Anos 80: superao do problema do endividamento externo mediante o ajuste com crescimento 5. Anos 90: transformao produtiva com equidade.

O Mtodo Histrico-Estruturalista
Transio do desenvolvimento para fora ao desenvolvimento para dentro no marco de uma estrutura econmica e institucional subdesenvolvida, herdada do perodo exportador. ...estruturas subdesenvolvidas da periferia condicionam mais do que determinam comportamentos especficos, de trajetria desconhecida a priori.

O Mtodo Histrico-Estruturalista

um mtodo de produo do conhecimento muito atento ao comportamento dos agentes sociais e trajetria das instituies, que se aproxima mais de um processo histricoindutivo do que os enfoques abstrato-dedutivos tradicionais. Afastamento da teoria econmica universal.

A Teoria da Dependncia

Dependncia e Desenvolvimento na Amrica Latina (1967) de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto. O conceito de dependncia j trabalhado por diversos outros autores: relao de subordinao entre pases do sistema capitalista centrais versus perifricos.

A Teoria da Dependncia

Pases de economia dependente: em geral, excolnias; desenvolvimento industrial tardio. Dependem para sua manuteno ou desenvolvimento industrial de capitais e tecnologias comprados no exterior, no centro. Dificuldade para gerar um desenvolvimento autnomo (que se autofinancie e desenvolva tecnologia) e para criar uma economia exportadora suficientemente forte.

A Teoria da Dependncia

A dificuldade para gerar divisas e arcar com as importaes e emprstimos; tendncia ao desequilbrio de transaes correntes obstculos estruturais para mudar a insero na economia mundial. Esse vnculo de subordinao impediria o controle das decises sobre a produo e o consumo nos pases perifricos.

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


Desenvolvimento da Amrica Latina no seria mais determinado, como um todo uniforme, e diretamente pela economia poltica dos pases centrais. Cada caso teria de ser analisado separadamente, levando-se em conta a configurao poltica e social de cada pas.

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


A relao interna das classes sociais que torna possvel e d fisionomia prpria dependncia. O vnculo de subordinao, apesar de derivado da prpria estrutura das economias perifricas e da economia capitalista mundial, s opera a partir de decises, resultado de lutas polticas tomadas no prprio interior do pas.

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


Dependncia no implica em estagnao econmica, pelo contrrio. Depois da internacionalizao do mercado interno e da nova diviso internacional do trabalho [entrada de IDE], que permitiu um certo nvel de industrializao a pases antes meros exportadores de produtos agrcolas, a dependncia no colide mais com o desenvolvimento das economias dependentes.

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


Esse desenvolvimento, no entanto, no implica a ideia de maior justia social... Evidentemente, esse tipo de industrializao vai intensificar o padro de sistema social excludente que caracteriza o capitalismo nas economias perifricas, mas nem por isso deixar de converter-se em uma possibilidade de desenvolvimento, ou seja,...

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


... um desenvolvimento em termos de acumulao e transformao produtiva para nveis de complexidade crescentes. Esta a forma que o capitalismo industrial adota no contexto de uma situao de dependncia. O trip de desenvolvimento dependente e associado : empresas estatais (que puxaram o desenvolvimento industrial de base), as multinacionais e as empresas nacionais associadas.

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


Em sntese: oposio s vises deterministas que uniam a teoria do imperialismo impossibilidade do desenvolvimento capitalista nos pases perifricos; foco nas relaes de dependncia que permitiam a industrializao das economias subdesenvolvidas...

A Teoria da Dependncia FHC e Faletto (1967)


...Em sntese: nfase na dinmica interna dos pases subdesenvolvidos; as relaes econmicas eram tambm polticas e sociais.

Em vez de repetir que havia barreiras, impasses e impossibilidades, o foco desses dois autores foi frisar as oportunidades do desenvolvimento.

Crticas do Mainstream Substituio de Importaes


Impede a concorrncia e gera grande ineficincia esttica e dinmica determina um padro industrial muito afastado das vantagens comparativas naturais, elevando muito os custos do protecionismo e as vantagens da liberalizao comercial. Vis anti-exportador: exportaes so desestimuladas (preos e burocracia estatal). Restringe acesso ao conhecimento e s inovaes. Restringe a difuso das best practices; Estimula a corrupo (rent-seeking).

Crticas do Mainstream Substituio de Importaes


Sob a suspeita de falhas de mercado, so introduzidas falhas de governo. A demanda por divisas crescente (associada, por ex., a planos de desenvolvimento com retorno social duvidoso) e a oferta est restrita pelas polticas internas: desequilbrio crescente na Balana Comercial dos PEDs envolvidos com substituio de importaes. Em defesa da abertura econmica: choque de capitalismo - aumento da eficincia na produo e do empreendedorismo na economia.

You might also like