You are on page 1of 20

SEGUNDA LICENCIATURA EM INFORMTICA

PORTFLIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO II

CLAUDIA DA SILVA NABARRO NOVA ANDRADINA/MS

CLAUDIA DA SILVA NABARRO

PORTIFLIO
Portflio apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Informtica, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial concluso da disciplina Estgio II sob a orientao da disciplina dos Professores Azenaide Abreu Vieira e Antnio Sales.

2- Reflexes Tericas 2.1-Professor acadmico ou acadmico professor : ponto e conta pontos As colocaes feitas durante as aulas de estgio apresentam diferentes posies sobre a atuao do Professor acadmico que j esta inserida no contexto escolar e j vislumbra sobre a realidade escolar.Com diferentes leituras podemos observar que adequadamente a experincia relatada do dia a dia da escola trouxe pontos importantes a serem observadas nas discusses realizadas. O embasamento destas aulas nos mostrou que o Professor herda em sua pratica velhas condutas e paradigmas que a muito deveriam ser superadas para que acontea a transformao de tal realidade. Segundo Freire tal realidade deve ser observada, vivida e entende-la para que assim o professor possa enfrentar tais desafios, e transformar os problemas existentes. Muitas vezes essa pratica cai na mesmice de ficar apenas nos apontamentos dos problemas de ensino e aprendizagem sem o objetivo de interferir nesta realidade. Assim, ao no exercer todas as etapas de reflexo se perde a oportunidade de transformao repetindo tais erros quanto a prtica na escola reforando erros e desigualdades dentro da escola. Esse distanciamento faz com que o Professor fique em uma zona confortvel de procura de culpados, como se sua atuao fosse indiferente a tais situaes, e sua postura no interferisse diretamente em tais questionamentos, preocupa-se apenas em problemas imediatos sem refletir que as aes so muitas vezes responsveis pela permanncia de problemas existentes na escola.

2.1-Problematizao da Prtica e sugestes

2.3- O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT parte I Durante a histria da educao e dos mecanismos utilizados para o aprendizado percebemos que a tarefa ensinar ou aprender se baseou historicamente em repassar contedos historicamente produzidos pela humanidade. Em nenhum momento da histria da educao os mtodos e objetivos educacionais visaram a libertao do homem em relao a aprender a aprender, ou at mesmo torn-lo livre para a construo do conhecimento, assim, as relaes que se criaram no contexto educacional so de quantidades e no qualidades, um monte de matrias sem significados onde o educando depositrio de conhecimentos acumulados e repassados pela escola como um aparelho reprodutor de estigmas da sociedade. A Pedagogia de Paulo Freire busca a libertao, a formao do individuo politicamente crtico, atravs da educao o individuo se liberta da condio de receptor e passa a ser um ser ativo em sua existncia. Desta forma, a educao cumpre o papel de torn-lo sujeito de sua histria. J Parpet defende uma educao voltada para a construo do conhecimento a partir do uso das tecnologias, defende a ideia de que o computador ser futuramente o novo mecanismo de ensino e aprendizagem contribuindo para a interao de conhecimentos a partir da mquina, estudou Paulo Freire e concorda com as exposies feitas pelo educador brasileiro, mas diverge quanto a funcionalidade da educao freireana j que o educador brasileiro defende a ideia de que ningum educa ningum. Tendo em vista o debate exposto pelos dois educadores observamos a problemtica das escolas quanto aos objetivos pela qual ela existe, crianas no veem significado nos contedos ensinados, torna-se ento um

aprendizado descontextualizado, sem significaes pertinentes a eles. Isso na viso de Paulo Freire torna o educando depositrio e na viso de Parpet o aluno esta fora do processo de ensino no contribui e no participa do processo.

Os dois educadores se encontram nesta pequena linha de pensamento, onde a escola tem a funo de educar e ensinar o sujeito a ser independente no seu aprendizado. Sendo assim, um sujeito ativo no processo, participante dele. Assim, o uso tecnolgico nas escolas defendida como mtodo a ser empregado j que nossos educandos esto inseridos nesta realidade, e como ns h nosso tempo sabamos manusear as ferramentas existentes na escolarizao a educao necessita se reinventar neste novo contexto. Mas como sempre, no pode e no deve ser o nico meio pelo qual o aluno aprende, como Freire defende, cada sujeito nico e tem sua prpria histria tendo o professor que valorizar e aproveitar tais conhecimentos para conduzir o ensino e a aprendizagem. Parpet prope um processo desenvolvido em projetos onde o educando participar efetivamente do processo e utilizar as tecnologias a favor do seu aprendizado.

2.4- O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT- parte II

Ao assistir o vdeo sobre as exposies de Paulo Freira sobre as tecnologias dentro do contexto escolar observa-se a colocao interessante que fundamenta toda a sua postura frente a escola e ao ensino nela realizado. Por a escola a altura de seu tempo, no soterra-la mais refaze-la. Essa frase proferida por Paulo Freire j diz tudo quanto a sua posio no uso das tecnologias, ele no contra essa ferramenta, mesmo porque seus estudos se baseiam em buscar no contexto educacional temas que gerem o inicio significativo da aprendizagem, mas ressalta a dualidade que existe nesta situao, o uso tecnolgico no pode ser uma regra esttica em todos os contextos escolares brasileiros, existe uma diferena regionalizada no pas e mesmo assim a escola no pode alimentar tais diferenas em sua oferta. Paulo Freire debate que esse problema politico, que o fracasso escolar aparece para esconder ideais liberais. Que concorda com Parpet na questo do uso das tecnologias, mas no Brasil as realidades so distintas, assim, diminuir essas diferenas ainda um desafio para a escola, e para as politicas publicas em questo. J Papert compreende as posies expostas por Freire, e at mesmo concorda com o mesmo que o problema politico e as razes que faz com que a escola no exera sua funo com eficcia sua funo. Mas recoloca sua posio de que a escola necessita estar a frente do seu tempo, e ser um espao de oportunidades ao aluno, ento deve oferecer sempre uma realidade diferenciada ao educando, dando assim, a possibilidade dele poder realizar atividades diferenciadas daquelas que esto presentes no seu contexto, segundo o autor, assim a escola estar exercendo o papel de dar liberdade ao sujeito de construir sua histria a partir da ideia que oportunidades distintas esto sendo oferecidas a ele.

2.5- O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT- parte III e IV Ao assistir o vdeo onde Paulo Freire e Seyman Parpet discutem a eficincia e a aplicabilidade das webtecnologias no contexto da escola, a discusso sucinta dos dois levantam pontos diferentes de um mesmo contexto, Paulo Freire concorda com Papert em alguns pontos de suas colocaes, mas levanta a problemtica social de lugares aonde a escola ainda muito simples e precria. Neste ponto diverge das colocaes do autor americano quanto a escola acabar. Ao discutirem sobre as finalidades da escola Freire coloca que a situao educacional est pssima mas no desaparecendo, faz um apelo para que se modifique, refaa , reorganize. Paulo Freire expe que o problema da escola no didtico ou metodolgico e sim politico, Parpet coloca que a escola no precisa acabar, mas necessita de cuidados e tambm concorda que os maiores problemas da escola so os polticos. O que interessante que os dois autores concordam que a escola necessita de mudanas, necessitam estar a altura de seu tempo. Neste caso, se a escola no atende ao seu tempo perde seu significado e assim, deixa de ser importante e desaparece. Concordo com Paulo Freire quando ele diz que os problemas da escola so polticos e no metodolgicos, mas sim polticos, e que ela tem que acompanhar a evoluo se refazendo a cada tempo.

2.6-Integrao de tecnologias e webtecnologias A discusso sobre o uso das tecnologias e suas reais possibilidades de contribuio no processo educativo um desafio para ns educadores, porm, as proposies elencadas pelos autores nos levam a refletir em novas posturas e nos processos de ensino em um mundo que evolui cada vez mais para a tecnologia. Sendo assim, a escola como aparelho ideolgico do estado que perpetua a continuao do conhecimento histrico do sujeito no pode estar indiferente a tais transformaes, j que reproduz os mecanismos que a prpria sociedade produz e reproduz a coercetividade. Nesta perspectiva, ao analisarmos os educandos da nova gerao observamos um novo individuo que estabelece novos meios de aquisio de conhecimento e com novas habilidades, assim, ao nos depararmos com os nativos digitais nos questionamos sobre qual conhecimento e qual a didtica que posso estabelecer para que possam estar fazendo parte do processo de ensino. Refazer a escola, reinventar e modificar a metodologia so necessrios para que a escola exera seu papel significante dentro da sociedade. A escola precisa contextualizar a realidade do momento histrico com as necessidades acadmicas, j que ela a responsvel por preparar o individuo para a vida e trabalho, assim, no pode estar atrasada em suas metodologias e ferramentas, em mundo globalizado onde a informao leva segundos ou at menos no se pode pensar uma escola desconecta com mundo l fora. Como imaginar alunos tecnologicamente evoludos sendo que, a escola ainda consiste em lousa e giz na sua prtica, e o educando em sua vida social esta lhe dando com diferentes tecnologias no seu dia a dia. Existe ento uma dicotomia entre as duas realidades fazendo com que a escola perca sua funo e caminha para o fracasso.

2.7-Memorial descritivo Minha trajetria iniciou na pr-escola no municpio de Ivinhema aos 4 anos de idade, ainda lembro e muito da rotina e brincadeiras feitas neste perodo, assim como, lembro das atividades desenvolvidas. Neste momento ao recordar desta etapa a nostalgia toma conta tendo em vista que ainda me deixa saudosa ao lembrar. Logo aps os dois anos de educao infantil iniciei minha vida escolar na Escola Estadual Filinto Mulher onde estudei at a 7 srie do antigo ginsio, onde a turma que estudei se manteve a mesma at ento com pouqussimas mudanas na turma, como aluna, nunca tive dificuldades em aprender e sempre fui muito participativa nas atividades que a escola propunha. Nunca tive em minha vida escolar at ento problemas com exames e repetncia. Quando alcancei a 8 srie do ginsio meus pais decidiram com meus tios alugarem um apartamento em So Jos do Rio Preto e junto com minha v mandar eu e meus primos para estudar. Ento de mudana para uma nova realidade social, familiar e escolar este ano foi muito complicado na adaptao, a Escola escolhida para nossos estudos era uma escola catlica agostiniana, particular e integral, um contexto diferente de tudo que havia vivido at ento como escola. E com certeza o crescimento escolar que tive neste perodo foi o que determinou muito do que sou hoje como pessoa e Professor. A Escola alm de rgida estabelecia uma parte do currculo a ser cumprida como todas as outras escolas, mas a segunda parte da grade era composta por laboratrios, oficinas e matrias optativas, ou seja, voc se envolvia diariamente na escola durante o dia inteiro. Alm claro, das tarefas e estudos para prova que aconteciam no final da tarde e anoitecer, bom, como uma aluna sempre com uma mdia significativa na escola no me permitia ali naquele novo contexto ficar com uma nota abaixo do que eu estava acostumada a ter. Assim, criei um cronograma de estudo que segui diariamente e regularmente para poder dar conta de todas as tarefas dirias e estudos. Bom nesta necessidade de no decepcionar meus pais nem deixa-los arrependidos do dinheiro empregado nos meus estudos aprendi a aprender, estudar isso a partir de uma necessidade real. Nesta escola fiquei at o 2 ano do antigo colegial, e meu novo perfil de estudante continuou, no ultimo ano, 3 ano meus pais tiveram problemas financeiros tive que retornar a cidade natal e terminar a

escola na minha Escola inicial, quando retornei percebi a dualidade das realidades as quais eu havia percorrido. Tudo muito diferente, porm meu hbitos de estudo no haviam se modificado, formada ento, comeou as dificuldades de como prosseguir meus estudos j que o curso que almejava naquele momento no era possvel pela situao financeira da famlia e pela disponibilidade que ento no tinha perto de onde residia. Optei pelo curso de Pedagogia na UEMS, curso na minha cidade onde no primeiro ano aprendi a gostar e ver possibilidade, depois de percorrer os quatro anos de Universidade, comecei a namorar e me mudei pra Nova Andradina aonde iniciei minha vida profissional, passando no concurso da prefeitura e estado um seguido do outro. No ano de 2003 iniciei minha ps graduao tambm na UEMS de Dourados terminado essa etapa em 2004, na minha vida profissional trabalhei 5 anos na educao infantil e ensino fundamental nas sries de alfabetizao em 2009 comecei a trabalhar com tecnologias na escola e hoje tenho um perodo na alfabetizao e o outro na sala de tecnologia do municpio, assim, quando tive a oportunidade de estar cursando uma licenciatura que unisse o trabalho pedaggico e a tecnologia fiquei feliz, e aqui estou terminando a segunda licenciatura em tecnologias na UEMS de novo, aonde estou aprendendo a utilizar a cincia para o aprender de forma eficiente.

2.8-Avaliao Durante as aulas de estagio este semestre aconteceram mudanas significativas quanto s atividades realizadas na disciplina, achei muito proveitoso a wikispaces na realizao das atividades avaliativas. Assim como, os vdeos e as discusses realizadas em sala de aula sobre os temas abordados, realmente achei a dinmica muito interessante e proveitosa. A nica situao que no me deixou a vontade foi a realizao do projeto, no a elaborao mais sim a aplicabilidade, com as atuais mudanas das atribuies da escola o tempo ficou cada vez mais curto para estar realizando projetos fora aquele que a escola j prope. No que o projeto no nos traria aprendizagem, mas por uma questo de organizao achei invivel a execuo do mesmo. Infelizmente como Professor sei que muitas vezes almejamos atividades que por fim no so possveis por questes estruturais do sistema. Acredito sim que houve contribuio em nossa pratica diria na sala de aula as questes levantadas dentro das aulas de estagio, e espero que o prximo semestre seja to tranquilo quanto nas realizaes das atividades avaliativas.

2.9-Cronograma

DATA ATIVIDADE PRESENCIAL

ATIVIDADE PRESENCIAL

NO C.H.1 C.H.2 C.H.CUM

10/02 17/02 02/03 16/03

Apresentao da disciplina Discusso vdeo parte I Discusso vdeo parte II

Atividade 01 Atividade 02 Atividade 03

04 04 04 04

04 04 04 04

08 16 24 32

Apresentao e ajustes do Atividade 04 cronograma da disciplina.

30/03

Elaborao interdisciplinar

do

projeto Atividade 05

04

04

40

13/04

Trmino do Projeto didtico e Atividade 06 orientao desenvolvimento. para

04

04

48

27/04 11/05 25/05

Organizao do Portflio Hipertextualizao do portflio Sesso de visionamento de aulas ricas em tecnologias

Atividade 07

04 04 04

04

56 60

04

68

Consideraes Finais Durante a jornada acadmica neste semestre podemos observar que os acadmicos da Segunda Licenciatura assumiram em vrios momentos situaes conflitantes entre a teoria estudada e apresentada pelos Professores e a prtica diria em suas escolas. Observo que estes conflitos aparentes em muitos momentos de discusso em sala contriburam para que cada um refletisse os problemas apresentados e detectados ao longo da disciplina, ao contrapor com os tericos conclumos que uma das etapas em que os autores observam a necessidade de reflexo foi propiciada neste momento. Sendo assim, considero que em consonncia ao objetivo do estgio as aulas deste semestre foram proveitosas e dinmicas contendo diferentes atividades presenciais e a distancia que contriburam para que todos pudessem observar as colocaes feitas em sala analisando e refletindo suas posies e suas angustias quanto sua prtica em sala de aula. Desta forma, tambm foram momentos de repensar a didtica que a escola desenvolve e os pontos que necessitam de transformao quanto ao uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, para que estas se tornem ferramentas de criao e no de reproduo no dia a dia em sala de aula, tornando-se um aliado no desenvolvimento cognitivo e social do educando, e um recurso didtico poderoso para o Professor. Nesta perspectiva o estgio no s proporcionou uma analise da real pratica em sala j que todos os cursandos j lecionam mais tambm realizou a tarefa de lev-los a refletir e propor mudanas para que a escola no caminhe para o fracasso.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte I, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert Parte 1 de 7. Endereo vdeo: Acessado em 24/05/2012 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=eHU8bolxs9s&no redirect=1 http://www.youtube.com/watch?v=39tsgO0lIb0&feature=player_embedded O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte II, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Endereo vdeo: Acessado em 24/05/2012 http://www.youtube.com/watch?v=YNWxpXeqIk&feature=player_embedded O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte III, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Endereo vdeo: Acessado em 24/05/2012 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x_yB zJ9Z_Dc O Futuro da escola - PAULO FREIRE E SEYMOUR PAPERT Parte IV, Vdeo Paulo Freire & Seymour Papert. Endereo deo: Acessado em 24/05/2012 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=F2xv nWTFyU4 SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, INTEGRAO DE TECNOLOGIAS E WEBTECNOLOGIAS NO ENSINO. Site: Acessado em 24/05/2012 http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Integra%C3%A7%C3%A3o +de+tecnologias+e+webtecnologias+no+ensino.pdf SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, PROFESSORACADMICO OU ACADMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS. Site: Acessado em 24/05/2012 http://estagioii.wikispaces.com/file/view/texto+1.pdf SOARES-VIEIRA, Azenaide Abreu, SALES, Antonio, FORMAO DO PROFESSOR EM CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA. Site: Acessado em 24/05/2012 http://estagioii.wikispaces.com/file/view/Texto+2.pdf

ANEXO

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO

1. NOME OU TTULO DO PROJETO: Nova Andradina: Minha Cidade

2. DADOS DE IDENTIFICAAO Pblico Alvo: E. M. arco-ris-Polo rea ou Disciplina de Origem: Lngua Portuguesa. Professor Coordenador: Elisangela Professores colaboradores: Regiane, Gisele e Cludia. Perodo: Vespertino Durao: 10 aulas

3. DISCIPLINAS COM AS QUAIS VAI INTERLIGAR: Histria, Artes, Cincias, Geografia, Matemtica

4. JUSTIFICATIVA

Em virtude da escolha da temtica pela turma da Segunda Licenciatura em Informtica e dando enfoque na Lngua Portuguesa, devido o grupo ser formado por graduadas em Letras, este tema justifica-se pela importncia de se resgatar a cultura, o conhecimento do lugar onde vivemos, do meio em que pertencemos, aliando ainda a relevncia de se contextualizar o ensino para que nossos alunos tenham uma aprendizagem significativa. Desta forma, dentro da temtica abordada, faz-se necessrio tratar tambm os contedos curriculares importantes ao conhecimento do aluno. Esperamos que com o

desenvolvimento do projeto os nossos alunos tenham uma opinio e um conhecimento mais amplo do lugar onde ele vive e assim transmitir valores, ter respeito e amor cidade e sua histria.

5. OBJETIVOS DO PROJETO - Desenvolver o interesse e a curiosidade nos alunos sobre a histria de sua cidade; - Valorizar e compreender as diferenas ocorridas nos elementos da natureza decorrente da modificao da paisagem natural; - Reconhecer e estabelecer comparao entre os elementos existentes na paisagem de antes e diferenciar com as existente hoje; - Proporcionar ao aluno um breve conhecimento sobre a sua cidade; - Conhecer o histrico da cidade e seu dialeto; - Identificar na letra do hino fatos da histria de Nova Andradina; - Produzir texto narrativo com o conhecimento adquirido. - Apresentao e explorao do vdeo produzido pelos alunos da escola para o concurso de videos sobre o Tema: "Orgulho de ser Nova Andradinense".

6. CONTEDOS (conceituais, procedimentais e atitudinais)* - Regionalismo; - Dialetos; - Gnero narrativo; - Populao; - Localizao no mapa ( Brasil, Estado, Cidade, Bairro ); - Paisagens modificadas;

- Mapa geogrfico; - Planta da Cidade; - Maquete;

7. ORIENTAES E/OU SEQUNCIA DIDTICA ( METODOLOGIA ) Inicialmente o projeto ser apresentado com uma breve explicao da histria da cidade aos alunos de maneira que possamos remet-los s dcadas passadas, mostrando acontecimentos e fatos marcantes sobre a regio e sua fundao, atravs de leituras, vdeos, fotos e todos os recursos possveis que tragam informaes reais sobre a Histria de Nova Andradina. Em seguida com alguns exemplos se mostrar os regionalismos e dialetos que podemos encontrar, utilizando como apoio o Hino de Nova Andradina. Para concluir os alunos faro uma produo textual (Narrativa) com as prprias palavras aps todas as etapas do desenvolvimento do projeto. A produo ser exposta no mural da escola e disponibilizada online no blog e na pgina wiki da escola. 8. OBJETIIVOS ESPECFICOS OU DO COMPONENTE CURRICULAR (HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS) Gnero Narrativo: Narrar fatos em sequncia lgica e cronolgica, observando a sucesso de fatos e acontecimentos. 9. DESTINO SOCIAL DAS PRODUES - Publicaes na pgina da Wiki e Blog da escola, cartazes. 10. AVALIAO A avaliao ser continua diagnstica formativa, tendo como referencia os trabalhos dos educandos e seu desenvolvimento durante o projeto. 10.1 DO PROJETO O projeto ser avaliado mediante o interesse e participao de todos os envolvidos.

10.2 DO ALUNO Ser avaliado atravs de suas produes, com acompanhamento constante das atividades realizadas, aval identificando o nvel de aprendizagem.

11. BIBLIOGRAFIA

12. ETAPAS PREVISTAS OU CRONOGRAMA (exemplo)*


DATA N. DE ATIVIDADE AULA 07/05 02 TECNOLOGIAS ABORDAGEM INTEGRADAS Localizao do Google Eart Brasil, Estado e da Cidade no Terra planeta TECNOLOGIAS No laboratrio de informtica, os alunos devero se organizar em duplas para o incio da atividade. O professor ir fazer uma demonstrao inicial da utilizao da ferramenta do Google Maps. Posteriormente, cada dupla ir localizar o nosso planeta, o brasil, nosso estado, nossa cidade, e onde est situada sua escola e ter algum tempo para navegar pela regio. O professor poder orientar os alunos a clicarem nas fotos indicadas pelo site (geralmente pontos principais) e, com isso, estimul-los a perceberem tais localizaes. Depois de navegar pela cidade, iro procurar o bairro de cada aluno, um de cada vez. 10/05 02 Desenho sobre bairro seu Kolour Paint Aps trabalhar em sala de aula vrias aspectos da cidade, bem como sua fundao, os pioneiros, etc. Os alunos devero criar um desenho usando o DE ENSINO MEDIADO COM

aplicativo KolourPaint destacando um bairo ou um lugar especfico da cidade. 11/05 01 Coletar dados Google Imagens Buscar na internet imagens variadas de pontos da cidade. diversos da cidade, fazer comparao com imagens trazidas pelos alunos de fotos antigas e atuais para abordar quais mudanas a cidade sofreu at os dias atuais.

14/05 01 17/05 02 18/05 02

13-ANEXOS

You might also like