1.

A Sociologia é uma ciência pertencente ao grupo das ciências sociais e humanas que procura explicar as relações entre indivíduos e grupos de indivíduos dentro da comunidade, incluindo o estudo das formas de associação e interação que ocorrem na sociedade. No seu processo de análise, a sociologia procura identificar

padrões e caracteres gerais comuns a todas as classes de fenómenos sociais, observando o que é repetitivo e procurando daí fazer generalizações teóricas. A sociologia no positivo se divide em duas partes : 1º Semestre – É onde nós, alunos, participamos de aulas teóricas sobre o assunto. 2º Semestre – É onde direcionamos o foco de estudo para a pesquisa de campo, onde realizamos saídas do colégio e vamos, no meu caso, a grandes empresas para conhecer na prática mais sobre o assunto. 2. a) Nascido em Montpellier, no Sul da França, Augusto Comte desde cedo revelou uma grande
capacidade intelectual e uma memória prodigiosa, Seu foco de estudo está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. B) Ação Tradicional: Aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.

O batismo é um rito onde a criança é submerso em água benta. Este “ritual” não é particular da religião católica, e todos que segue o catolicismo devem participar. É feito também em adultos que não participaram deste ritual quando crianças.

Ação Afetiva: Aquela determinada por afetos ou estados sentimentais

Esta imagem mostra um laço de afetividade entre irmãos. Esse abraço é uma excelente demonstração de afeto entre irmãos.

Isso é um exemplo de ação racional com relação a valores Ação Racional com relação a fins: A que é determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários Um exemplo para a ação racional com relação a fins é quando aquele profissional trabalha horas extras para conseguir ser promovido. empresas.Ação Racional com relação a valores: Aquela determinada pela crença conciente num valor considerado importante. sindicatos. Apoiando-se no enfoque de Max Weber. possa cair na pobreza. conceitos e métodos sociológicos aos fenômenos econômicos – mercados. pois a promoção é sonho de todo trabalhador A sociologia econômica pode ser definida de modo conciso como a aplicação de idéias. sem se preocupar com o fato de que agindo assim. Está imagem mostra alguém que dá tudo o que tem a uma instituição de caridade. a sociologia econômica estuda tanto o setor econômico na sociedade (“fenômenos econômicos”) como a maneira pela qual esses fenômenos influenciam o resto da sociedade (“fenômenos economicamente condicionados”) e o modo pelo qual o restante da sociedade os influencia (“fenômenos economicamente relevantes”) . e assim por diante. independente do êxito desse valor na realidade. lojas.