You are on page 1of 12

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Matemtica Aplicada s Cincias Sociais


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 835/1. Fase
Durao da Prova: 150 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
12 Pginas

2010

Prova 835 Pgina 1/ 12

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta, excepto nas respostas que impliquem a elaborao de construes, de desenhos ou de outras representaes, que podem ser, primeiramente, elaborados a lpis, sendo, a seguir, passados a tinta. Utilize a rgua, o compasso, o esquadro, o transferidor e a calculadora grfica, sempre que for necessrio. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva, de forma legvel, a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Prova 835 Pgina 2/ 12

Em todas as respostas, indique todos os clculos que tiver de efectuar e todas as justificaes necessrias. Sempre que, na resoluo de um problema, recorrer calculadora, apresente todos os elementos recolhidos na sua utilizao. Mais precisamente: sempre que recorrer s capacidades grficas da calculadora, apresente o(s) grfico(s) obtido(s), bem como as coordenadas de pontos relevantes para a resoluo do problema proposto (por exemplo, coordenadas de pontos de interseco de grficos, mximos, mnimos, etc.); sempre que recorrer a uma tabela obtida na calculadora, apresente todas as linhas da tabela relevantes para a resoluo do problema proposto; sempre que recorrer a estatsticas obtidas na calculadora (mdia, desvio padro, coeficiente de correlao, declive e ordenada na origem de uma recta de regresso, etc.), apresente a(s) lista(s) que introduziu na calculadora para a(s) obter.

A prova inclui, nas pginas 11 e 12, um Formulrio. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 835 Pgina 3/ 12

1. No dia 11 de Outubro de 2009, realizaram-se, em Portugal, eleies autrquicas. O territrio de um concelho constitui um nico crculo eleitoral, para efeito de eleio dos rgos autrquicos. No crculo eleitoral de um dado concelho, concorreram Cmara Municipal os partidos que constam na Tabela 1. Aps o apuramento geral, os partidos concorrentes foram ordenados por nmero de votos obtidos, para se distriburem os 7 mandatos correspondentes aos 7 vereadores a eleger. Tabela 1
Partidos Nmero de votos

A B C D E

7744 4918 1666 1572 308

A actual lei eleitoral prev que a distribuio de mandatos seja feita, de forma proporcional, pelo mtodo de Hondt. Alguns movimentos partidrios defendem que a distribuio de mandatos, para cada crculo eleitoral, deveria ser feita de forma directamente proporcional ao respectivo nmero de votos, com arredondamento s unidades. Por exemplo, ao partido B deveriam ser atribudos 2 mandatos, uma vez que

4918
nmero total de votos

2,124 .

Verifique se os resultados deste concelho se modificariam com a aprovao da alterao lei eleitoral proposta por esses movimentos partidrios. Na sua resposta, deve: distribuir os 7 mandatos destinados vereao da Cmara Municipal do concelho pelos partidos constantes na tabela, utilizando o mtodo de Hondt; distribuir os 7 mandatos destinados vereao da Cmara Municipal do concelho pelos partidos constantes na tabela, de forma directamente proporcional ao respectivo nmero de votos; concluir a partir da comparao entre os dois resultados.

Prova 835 Pgina 4/ 12

2. A Ana, a Berta, a Carla e a Daniela so as quatro herdeiras dos bens do senhor Francisco. Elas vo efectuar a partilha da herana deixada pelo senhor Francisco, herana essa constituda por um automvel, um terreno e uma casa. O mtodo usado para a partilha o seguinte: Primeira etapa: cada herdeira atribui um valor monetrio a cada um dos bens da herana, colocando o registo dos valores das suas licitaes dentro de um envelope fechado. No final, so abertos os envelopes e registados, numa tabela, os valores das licitaes de todas as herdeiras; Segunda etapa: determina-se o valor global atribudo, por cada herdeira, herana e o valor que cada herdeira considera justo receber, designado por poro justa. A poro justa obtm-se, para cada herdeira, atravs do quociente entre a soma das licitaes atribudas por essa herdeira e o nmero de herdeiras; Terceira etapa: cada bem atribudo herdeira que mais o valoriza, e considera-se que ela recebe o valor que atribui ao respectivo bem. Se uma herdeira no receber qualquer bem, considera-se, para efeitos de clculo, que o valor dos bens recebidos por essa herdeira zero; Quarta etapa: se o valor dos bens recebidos por uma herdeira for superior ou for inferior poro justa por si determinada, ento essa herdeira ter de pagar ou de receber a diferena, respectivamente; Quinta etapa (s aplicada quando existe dinheiro em excesso): o excesso obtm-se subtraindo, do total do valor a pagar, o total do valor que as herdeiras tm a receber. Este excesso dividido em partes iguais pelas herdeiras. Na Tabela 2, encontram-se registados os valores monetrios atribudos, nas licitaes secretas, por cada herdeira a cada um dos bens, o que corresponde primeira etapa. Tabela 2
ANA BERTA CARLA DANIELA

Automvel Terreno Casa

15 000 33 000 117 000

18 000 20 000 150 000

15 600 27 000 120 000

16 500 30 000 180 000

Determine a partilha dos trs bens, aplicando o mtodo descrito, de forma que nenhuma herdeira possa ter razo para reclamar. Na sua resposta, deve: calcular o valor global atribudo herana por cada herdeira; determinar a poro justa de cada herdeira; atribuir os bens s herdeiras; apurar o valor a pagar ou a receber por cada herdeira; apurar o excesso, caso exista; dividir o excesso, caso exista, pelas herdeiras; indicar o valor total a receber por cada herdeira.
Prova 835 Pgina 5/ 12

3. Num Servio de Atendimento Gripe (SAG), o nmero aproximado de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, no dia t do ms de Agosto de 2009, dado pelo modelo seguinte, com arredondamento s unidades.

A(t ) =

62, 10 1 + 25 e 0,797t t do

No mesmo SAG, o nmero aproximado de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, no dia ms de Setembro de 2009, dado pelo modelo seguinte, com arredondamento s unidades.

S (t ) = 62, 11 + ln(1, 5 + t )
Assim, por exemplo, o nmero aproximado, arredondado s unidades, de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, no dia 3 de Agosto de 2009, 19, pois A(3) 18, 88426 , e, no dia 4 de Setembro de 2009, 64, pois S (4) 63, 81475 . Nos trs itens seguintes, pode recorrer calculadora. Sempre que recorrer s capacidades grficas da calculadora, apresente o(s) grfico(s) obtido(s), bem como as coordenadas de pontos relevantes para a resoluo do problema proposto (por exemplo, coordenadas de pontos de interseco de grficos, mximos, mnimos, etc.). Sempre que recorrer a uma tabela obtida na calculadora, apresente todas as linhas da tabela relevantes para a resoluo do problema proposto.

3.1. Determine o nmero aproximado, arredondado s unidades, de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, no dia 18 de Setembro, utilizando o modelo S .

3.2. A partir do modelo A, possvel afirmar que, num determinado dia do ms de Agosto, o nmero aproximado, com arredondamento s unidades, de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1 51. Determine esse dia.

3.3. No ms de Agosto e no ms de Setembro, o nmero aproximado de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, arredondado s unidades, apresenta-se seguindo modelos matemticos diferentes. Num pequeno texto, analise as representaes grficas dos modelos Na sua resposta, deve: reproduzir os grficos e descrever a forma como evoluiu o nmero aproximado de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1, em cada um dos meses referidos; apresentar as diferenas entre o nmero aproximado, arredondado s unidades, de casos confirmados de infeco pelo vrus H1N1 no incio e no final de Agosto, e no incio e no final de Setembro; comparar os resultados obtidos.

A e S.

Prova 835 Pgina 6/ 12

4. A empresa Silva-Filhos dedica-se limpeza de estradas. A empresa est sediada no distrito de Viseu.

4.1. Na Figura 1, encontra-se o grafo que serve de modelo ao circuito utilizado pela empresa ao efectuar a limpeza das estradas. Cada vrtice do grafo representa uma localidade, e cada aresta representa uma estrada que liga duas localidades.
Penedono Ovadas Resende

Ourozinho

Beselga Panchorra Antas

Freigil

Figura 1

Considere a afirmao: No possvel limpar todas as estradas representadas no grafo da Figura 1, percorrendo cada estrada uma e uma s vez, se o camio de limpeza partir de Beselga e regressar a Beselga. Mas, possvel alterar esta situao. Justifique a veracidade da afirmao anterior. Reproduza o grafo da Figura 1, na folha de respostas, e acrescente-lhe uma aresta de modo que o grafo obtido represente um modelo a partir do qual seja possvel limpar todas as estradas, percorrer cada estrada uma e uma s vez, partindo de Beselga e regressando a Beselga.

4.2. Considerando o conjunto das facturas da Silva-Filhos, o gerente da empresa afirma que o valor mdio do valor de uma factura da empresa de 800. Para analisar a veracidade da afirmao, o contabilista da Silva-Filhos recolheu uma amostra aleatria de 500 facturas e verificou que a mdia da amostra de 830 e que o desvio padro amostral de 220. Haver razo para duvidar da afirmao do gerente da Silva-Filhos? Justifique a sua resposta, construindo um intervalo de confiana de 99% para o valor mdio do valor de uma factura da empresa Silva-Filhos. Caso proceda a arredondamentos nos clculos intermdios, conserve, no mnimo, quatro casas decimais. Apresente os extremos do intervalo, com arredondamento s centsimas.

Prova 835 Pgina 7/ 12

5. A Joana e a Maria, irms gmeas, so alunas da Escola Secundria de Mornas e frequentam a mesma turma. O professor de Educao Fsica da turma das gmeas pediu aos alunos a elaborao de um trabalho sobre a prtica de desporto. A Joana uma praticante de Voleibol, e a Maria uma praticante de Ginstica Rtmica. Por isso, a Joana e a Maria optaram por questionar todos os alunos da Escola Secundria de Mornas sobre a aceitao das modalidades Voleibol e Ginstica Rtmica naquela escola. O modelo de questionrio utilizado para recolher os dados est representado na Figura 2.

ESCOLA SECUNDRIA DE MORNAS


Disciplina: Educao Fsica Qual a tua modalidade desportiva preferida? Assinala-a com no Ginstica Rtmica ................................................. Voleibol ................................................................ Outra ........... (Indica-a:_______________) ......... Obrigado!

Figura 2

As gmeas recolheram as respostas dos 632 alunos da escola, incluindo as delas prprias. Todos os alunos responderam ao questionrio e colocaram, pelo menos, um . Ao contabilizar os resultados, a Joana contou 125 preferncias para Ginstica Rtmica, 156 para Voleibol e 474 para Outra e, ao somar estes valores, pensou que a contagem no estava certa. A Maria resolveu verificar a contagem e respondeu: Est certo! Porque uns alunos colocaram dois , um na Ginstica Rtmica e outro no Voleibol. Verifico, tambm, que os alunos que escolheram a opo Outra s colocaram um .

5.1. Determine quantos alunos colocaram apenas um na resposta ao questionrio.


Sugesto: elabore um diagrama de Venn com os resultados apurados pelas gmeas.

5.2. Escolheu-se, ao acaso, um aluno da Escola Secundria de Mornas. Calcule a probabilidade de o aluno escolhido preferir, pelo menos, uma das modalidades desportivas apresentadas, Voleibol ou Ginstica Rtmica. Apresente o resultado na forma de fraco irredutvel. 5.3. Escolheu-se, ao acaso, um aluno da Escola Secundria de Mornas. Calcule a probabilidade de o aluno escolhido preferir Ginstica Rtmica, sabendo que no escolheu Outra quando respondeu ao questionrio. Apresente o resultado em percentagem, arredondado s centsimas.
Prova 835 Pgina 8/ 12

5.4. Leia, atentamente, a informao: Num conjunto de dados, se adicionarmos uma constante k ao valor de cada um dos dados, obtm-se novos valores. A mdia dos novos valores igual soma da mdia dos dados originais com a constante k .

Considere, agora, o problema: Para a viagem de finalistas, a Joana, a Maria e o Henrique precisam que a mdia das quantias depositadas seja de 1100. A Joana, a Maria e o Henrique depositaram, numa instituio bancria, as suas poupanas, de 720, 800 e 910, respectivamente. Para conseguirem uma taxa de juro mais elevada, o pai do Henrique decidiu ajud-los, aumentando o capital depositado por cada um dos trs jovens, dando o mesmo valor a cada um. Determine o valor que o pai do Henrique deve oferecer, a cada um dos jovens, para que a mdia das quantias depositadas se fixe em 1100 . Para resolver o problema, pode ser til usar o conhecimento que consta da informao inicial.

FIM

Prova 835 Pgina 9/ 12

COTAES

1. ..................................................................................................................................................

20 pontos

2. ..................................................................................................................................................

25 pontos

3. .................................................................................................................................................. 3.1. ...................................................................................................................... 3.2. ...................................................................................................................... 3.3. ...................................................................................................................... 10 pontos 15 pontos 20 pontos

45 pontos

4. .................................................................................................................................................. 4.1. ...................................................................................................................... 4.2. ...................................................................................................................... 15 pontos 20 pontos

35 pontos

5. .................................................................................................................................................. 5.1. ...................................................................................................................... 5.2. ...................................................................................................................... 5.3. ...................................................................................................................... 5.4. ...................................................................................................................... 15 pontos 20 pontos 20 pontos 20 pontos

75 pontos

______________

TOTAL .............................................................. 200 pontos

Prova 835 Pgina 10/ 12

Formulrio

Teoria Matemtica das Eleies


Converso de votos em mandatos, utilizando o mtodo de representao proporcional de Hondt O nmero de votos apurados por cada lista dividido, sucessivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa srie de tantos termos quantos os mandatos atribudos ao crculo eleitoral respectivo; os mandatos pertencem s listas a que correspondem os termos da srie estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na srie; no caso de restar um s mandato para distribuir e de os termos seguintes da srie serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe lista que tiver obtido menor nmero de votos.

Modelos de Grafos
Condio necessria e suficiente para que um grafo conexo admita circuitos de Euler Um grafo conexo admite circuitos de Euler se e s se todos os seus vrtices forem de grau par.

Probabilidades
Teorema da Probabilidade Total e Regra de Bayes

A
B B B1

A
B2 B3

P (A) = P (A B ) + P (A B ) = = P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B ) P (A B )

P (A) = P (A B1 ) + P (A B2 ) + P (A B3 ) = = P (B1 ) P (A | B1 ) + P (B2 ) P (A | B2 ) + P (B3 ) P (A | B3 )

P (B | A) =

P (A)

P (Bk | A) =

P (A Bk ) P (A)

P (B ) P (A | B ) P (B ) P (A | B ) + P (B ) P (A | B )

P (Bk ) P (A | Bk )
P (B1 ) P (A | B1 ) + P (B2 ) P (A | B2 ) + P (B3 ) P (A | B3 )

podendo k tomar os valores 1, 2 ou 3. u

Prova 835 Pgina 11/ 12

Formulrio (cont.)

Intervalos de Confiana
Intervalo de confiana para o valor mdio

Intervalo de confiana para o valor mdio

de uma varivel normal X, admitindo que se conhece o desvio padro da varivel.

de uma varivel X, admitindo que se desconhece o desvio padro da varivel e que a amostra tem dimenso superior a 30.

, x +z x z n n

s s x z n, x + z n

n dimenso da amostra x mdia amostral desvio padro da varivel z valor relacionado com o nvel
de confiana (*)

n dimenso da amostra x mdia amostral s desvio padro amostral z valor relacionado com o nvel
de confiana (*)

Intervalo de confiana para uma proporo p, admitindo que a amostra tem dimenso superior a 30. p z ( ) p 1 p n ( ) p 1 p n

, p+z

n dimenso da amostra ^ proporo amostral p z valor relacionado com o nvel de confiana (*)

(*) Valores de z para os nveis de confiana mais usuais.


Nvel de confiana

90% 1,645

95% 1,960

99% 2,576

Prova 835 Pgina 12/ 12

You might also like