You are on page 1of 5

Esquema de aula / Teoria Geral dos Contratos Prof.

Milton Pardo Filho

TGC (421 a 839, CC) CONTINUAO (3 PARTE)


CLASSIFICAES CONTRATUAIS Quanto aos efeitos: 1) Unilateral = aquele que gera obrigao para apenas uma das partes contratantes. Ex: doao pura ou simples; comodato; mtuo sem cobrana de juros; mandato (amigo que vai fazer inscrio num concurso para outro amigo). 2) Bilateral ou Sinalagmtico = aquele que gera obrigaes para ambas as partes contratantes. Gera obrigaes recprocas. A maioria dos contratos bilateral. Ex.: compra e venda, locao, transporte. 3) Plurilateral = aquele em que h duas ou mais pessoas de um lado do contrato. Ex: consrcio, sociedade, conveno coletiva de trabalho. 4) Gratuito ou Benfico = aquele que gera vantagem econmica para apenas uma das partes contratantes. Ex: Doao pura ou simples, comodato, mtuo sem cobrana de juros. 5) Oneroso = aquele que gera vantagem econmica para ambas as partes. Ex: compra e venda, transporte, locao. -- Assim sendo, surge uma regra: Unilateral = gratuito e Bilateral = oneroso -- H excees = transporte de pessoa idosa ou com necessidade especial e doao com encargo ou mtuo feneratcio (com cobrana de juros). H certa polmica doutrinria quanto as excees. 6) Consensual = aquele em que basta o consenso, ou seja, a manifestao de vontade recproca entre as partes. A maioria dos contratos consensual. Ex: compra e venda (482, CC), locao, seguro, transporte. 7) Real = aquele em que para seu aperfeioamento alm do consenso necessrio a tradio do objeto. Ex: comodato, mtuo, depsito, doao. Estes so chamados de contrato reais.
Pgina 1 de 5
Esse esquema de aula no substitui a necessria leitura da doutrina indicada e do Cdigo Civil

Esquema de aula / Teoria Geral dos Contratos Prof. Milton Pardo Filho

8) Comutativo = aquele em que as partes conhecem ou sabem previamente quais so suas obrigaes ou prestaes. As partes podem antever suas vantagens e seus sacrifcios. No envolve fato futuro ou incerto. No depende do risco. A maioria dos contratos comutativo. Todo contrato comutativo bilateral e oneroso. Ex: locao, compra e venda, transporte. 9) Aleatrio (458, CC) = aquele em que a prestao de uma (ou ambas) das partes assume uma prestao no conhecida ou que depende de fato futuro e incerto, ou ainda depende do risco / sorte. Depende uma lea (risco). Ex: seguro de carro, loteria, jogo, aposta, rifa, compra e venda de safra agrcola futura. Quanto designao: 10) Tpico ou Nominado = aquele que tem designao prpria legal. Est previsto na lei. Ex: compra e venda, locao, transporte, leasing, arrendamento rural. 11) Atpico ou Inominado = aquele que no tem previso legal. No tem tipificao em lei. criado pela vontade das partes, conforme 425 do CC, desde que observadas as normas gerais fixadas no CC. Ex: trespasse (passo o ponto ou passe-se o ponto comercial). Hoje muito difcil exemplificar tal classificao, pois todos ou quase todos os contratos esto tipificados. Quanto formao: 12) Adeso (54, CDC) = aquele elaborado previamente e exclusivamente por apenas uma das partes, ou, ainda, aquele cujas clusulas contratuais foram aprovadas por autoridade competente. Ele vem pronto e no admite discusso quanto as clusulas contratuais. As partes no esto em p de igualdade. Uma das partes adere a ele ou no. Este contrato fruto do nosso tempo, baseado na necessidade de rapidez das negociaes. O aderente, seja na relao de consumo ou na relao civil, est amplamente protegido. Este contrato deve ser escrito com letras grandes e legveis (CDC); clusula ambgua ou contraditria deve ser interpretada sempre em favor do aderente (hipossuficiente) (CC e CDC); clusula que estipula renncia do aderente a um direito resultante da natureza do negcio nula (CC e CDC). Ver arts. 51 e outros do CDC e 423 / 424 do CC. Ex: contrato bancrio; transporte, seguro, plano de sade, energia, gua.
Pgina 2 de 5
Esse esquema de aula no substitui a necessria leitura da doutrina indicada e do Cdigo Civil

Esquema de aula / Teoria Geral dos Contratos Prof. Milton Pardo Filho

13) Paritrio = aquele em que as partes esto em p de igualdade, ou seja, as partes discutem livremente as clusulas do contrato. As partes podem alterar, incluir ou retirar clusulas. Tudo mediante transigncia mtua entre as partes at chegar a bom termo ou consenso. Ex: compra e venda, locao, prestao de servio. Esses exemplos podem ser paritrio ou de adeso. Quanto a forma: 14) Solene ou Formal = aquele contrato que obedece a uma forma especial, prescrita em lei, para ter validade. A falta de solenidade exigida leva nulidade do contrato. Ex: a fiana deve ser por escrito (819, CC), compra e venda de imvel cujo preo seja superior a 30 sal. mn. tem que ser por Escritura levada a Registro Imobilirio caso contrrio o adquirente no ser proprietrio (108, CC). 15) No Solene ou Informal = aquele que tem forma livre, que independem de forma especial. Basta o consenso recproco entre as partes. Pode ser expresso (instrumento particular) ou verbal. A maioria dos contratos no solene. Ex: compra e venda de mveis, mandato, locao, prestao de servio. Quanto ao modo de existirem: 16) Principal = aquele que tem existncia por si s, ou seja, tem existncia prpria. Exerce sua funo e finalidade independente de outro. Ao contrrio, ele que tem outro que depende dele. Ex: compra e venda, locao, transporte. 17) Acessrio = aquele que depende de outro para existir, visa assegurar a execuo do contrato principal. Sua existncia pressupe a do principal. Havendo nulidade do principal considera-se nulo o acessrio. Regra: o acessrio segue o principal (184, CC). Ex: fiana na locao, seguro do transporte, compra e venda com reserva de domnio. 18) Misto = aquele que rene elementos de dois ou mais contratos. Ex: leasing, pois misto de locao com compra e venda. 19) Coligados = so vrios contratos reunidos ou coligados em prol ou em nome de um nico negcio. Ex: contrato entre posto de combustvel e distribuidora (locao
Pgina 3 de 5
Esse esquema de aula no substitui a necessria leitura da doutrina indicada e do Cdigo Civil

Esquema de aula / Teoria Geral dos Contratos Prof. Milton Pardo Filho

do prdio, distribuio de combustveis e derivados, comodato das bombas e tanques, franquia da loja de convenincia). Quanto ao agente: 20) Pessoal ou Intuitu Personae (Personalssimo) = aquele realizado em ateno s qualidades pessoais de um dos contratantes, consideradas relevantes. Tem a caracterstica de ser intransfervel. S aquele que foi contratado que pode execut-lo. Aquele que foi contratado no pode ser substitudo por outro. Ex: contratao de um advogado especialista e renomado para fazer sustentao oral no Tribunal, contratao de um mdico cirurgio renomado para fazer plstica (cirurgia esttica), contratao de determinado cantor para fazer show de abertura da Expo, contratao de um pintor para fazer um quadro por encomenda. 21) Impessoal = aquele cujas qualidades pessoais do contratado so juridicamente indiferentes para a execuo do contrato. Ex: contratao de uma equipe para pintar a casa, contratao de uma empresa para dar assistncia tcnica em computadores, contratao de uma empreiteira para fazer a reforma da casa. Quanto forma de execuo: 22) Execuo Imediata ou Instantnea = aquele cujo cumprimento se d num s momento ou ato. Imediatamente aps a concluso / celebrao, mediante uma nica prestao. No fica nada para depois. O contrato nasce e morre num s ato / momento. Ex.: compra e venda com pagamento a vista e entrega in continenti do objeto. 23) Execuo Diferida = aquele contrato em que o cumprimento se d no ato e no futuro. Ex.: compra e venda com pagamento a vista e entrega do objeto no futuro. 24) Execuo Continuada ou Trato Sucessivo = aquele que se executa mediante atos fracionados, ou seja, aquele que se prolonga no tempo, cujo cumprimento se d por meio de atos reiterados ou peridicos. Ex.: compra e venda a prazo (credirio), locao, arrendamento, fornecimento de mercadoria. Quanto ao tempo de existncia:
Pgina 4 de 5
Esse esquema de aula no substitui a necessria leitura da doutrina indicada e do Cdigo Civil

Esquema de aula / Teoria Geral dos Contratos Prof. Milton Pardo Filho

25) Preliminar ou Pr Contrato (462, CC) = aquele que antecede o definitivo. Deve ter os mesmos requisitos ou elementos do contrato definitivo, exceto quanto a forma. Este se d por meio de instrumento particular. Ex: compromisso ou promessa irretratvel / irrevogvel de compra e venda de imvel em que o pagamento do preo parcelado ou ser pago por meio de arras e financiamento bancrio. 26) Definitivo = aquele que vem depois do preliminar j quitado. feito por meio de instrumento pblico. Ex: Escritura que deve ser levada ao Cartrio de Registro Imobilirio (CRI), porque somente assim o comprador se tornar proprietrio. Caso o vendedor no queira injustificadamente outorgar a escritura (instrumento pblico) ao comprador, este pode entrar com ao de adjudicao compulsria. Caso o vendedor esteja em lugar incerto e no sabido, o comprador poder entrar com ao de usucapio para regularizar a propriedade em seu nome.

Pgina 5 de 5
Esse esquema de aula no substitui a necessria leitura da doutrina indicada e do Cdigo Civil

You might also like