You are on page 1of 9

A utilizao da internet como forma de democratizao da informao: um olhar sobre o site Poltica Livre

Cristal Bittencourt1 Driely Reis Las Dantas3

1. Introduo O surgimento de novos formatos de comunicao e oportunidades de participao poltica aos cidados, atravs da utilizao da internet, alteraram o processo comunicativo entre os pblicos. Ao contrrio dos meios de comunicao tradicionais, plataformas digitais de comunicao possibilitam maior dilogo entre a esfera civil e Governo, por exemplo, atravs de seus canais de comunicao. O envolvimento poltico da sociedade civil em assuntos atinentes a coisa pblica, deveres, direitos e produo de deciso poltica, consolidam a legitimidade das democracias contemporneas. Dessa forma, de grande importncia o oferecimento de meios digitais de participao poltica aos indivduos por instituies do estado brasileiro ou cidados comuns. Porm, a potencialidade poltica da internet e a simples existncia de um canal de comunicao no garantem o efetivo engajamento do cidado comum, j que o ambiente digital no capaz de gerar participao poltica de modo espontneo. Alm de pr-disposio da populao para discutir assuntos polticos, necessria a existncia de plataformas online de comunicao, que reforcem a participao popular na democracia contempornea e fomentem debates acerca dos assuntos de interesse da sociedade civil. Assim, com o intuito de apresentar algumas potencialidades comunicacionais a respeito do ambiente digital e da participao poltica civil, o presente artigo analisa - apresentando uma reviso de literatura acerca do tema - o site Poltica Livre, criado em 2007, pelo jornalista Raul
1

Cristal Bittencourt bacharel em Direito, ps-graduada em Direito Privado pelo Centro de Estudos Jurdicos e psgraduanda em Comunicao Organizacional e Teconologia Driely Reis graduada em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo e ps-graduanda em Comunicao Organizacional e Teconologia Las Dantas graduada em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo e ps-graduanda em Comunicao Organizacional e Tecnologia.

Monteiro, e que trata sobre a poltica nacional e internacional, com foco no campo poltico da Bahia. 2. Anlise do Poltica Livre A relao entre poltica e internet no to antiga quanto a prpria poltica. No Brasil, o primeiro site do gnero foi criado pelo colunista Carlos Humberto (www.carloshumberto.com.br), em maio de 1998. J na Bahia, especificamente em Salvador, o primeiro site de poltica foi, de acordo com o jornalista Raul Monteiro, (www.bahianoticias.com.br). Com o uso da internet e ferramentas digitais de comunicao como os websites, foi possvel criar ambientes politizados capazes de envolver os cidados no processo de participao e discusso do bem pblico. Baseando-se nesse pressuposto, o presente artigo traz uma anlise do site Poltica Livre (http://www.politicalivre.com.br), criado em 2007 pelo jornalista supramencionado. O Poltica Livre um site de plataforma Wordpress, noticioso, que aborda assuntos polticos, principalmente aqueles que envolvem a comunidade baiana. O site tambm possui perfis nas redes sociais Facebook e Twitter, que so utilizadas como ferramentas de divulgao de informao e participao popular, trazendo discusses acerca da coisa pblica e sugestes de pautas dadas por leitores. A tradicional reunio de pauta feita por email ou telefone, visto que o Poltica Livre no possui uma sede fsica, de modo que todos os funcionrios atualizam e monitoram o site de suas prprias casas. O site, segundo o seu idealizador, independente. do nosso site, afirmou Raul (entrevista em anexo). Com uma equipe composta por quatro jornalistas e um estagirio de jornalismo, o Poltica Livre atualizado de quinze em quinze minutos com notcias de interesse pblico como decises polticas, segurana, economia, cultura e lazer. Segundo seu fundador, Raul Monteiro, algumas das fontes usadas para a produo das matrias so os clippings dirios de jornais e releases, alm das prprias redes sociais: O Facebook e o Twitter so ferramentas excelentes para a busca de Um evento poltico divulgado, mas opinies polticas e favorecimento a uns criticando outros no a linha de atuao o Bahia Notcias, de Samuel Celestino

potenciais pautas. Mas, o carro chefe do site Poltica Livre , sem dvida, a poltica governamental, seja no mbito regional, nacional ou internacional. E foi graas a abertura da comunicao governamental e pblica para a internet que a existncia de sites como o Poltica Livre se tornou possvel. Como destaca Da Silva (2009), o ordenamento da informao produzida pelo Estado, acaba por instrumentalizar especialistas, jornalistas, blogueiros, etc., nas questes polticas, principalmente no que se refere ao Estado sua vigilncia e controle. Ou seja, as demandas e informaes produzidas por instituies polticas do Estado so, portanto, essenciais para que a editoria de poltica seja constantemente atualizada, mantendo o cidado comum a par das decises governamentais. O autor tambm destaca que a partir do surgimento da internet, a comunicao das esferas governamentais para com as sociedades civis tornou-se muito mais simples; grande parte da informao que s vinha a pblico atravs de jornalistas, ativistas polticos, etc., tornaram-se acessveis ao cidado.
O Estado [...] passou a ter instrumentos reais para assumir de modo mais gil, barato e eficiente o papel no apenas de produtor de informao (enquanto fonte para jornalistas, por exemplo), mas tambm de difusor. Poderia agora se remeter de modo mais direto esfera civil. (DA SILVA, 2009, p. 3)

Dessa forma, alm de o Estado exercer a transparncia poltica, o cidado comum tem maior facilidade de participar efetivamente do processo de discusso da coisa pblica, atravs de um canal direto de comunicao entre sociedade e Governo. Alm disso, a assim chamada, des-intermediao ou des-mediao (DA SILVA, p.10, apud GALSTON, 2003, p.40; JOHNSON, 2004, p. 39; CHADWICK, 2006, p. 202) tambm favorece o surgimento de sites como o, aqui analisado, Poltica Livre, j que diminuem-se, consideravelmente, os nveis de intermediao - sem, contudo, extingui-los. A pluralidade de formatos da internet, amplamente abraada pelo Estado, tambm facilita a disseminao de informaes para o grande pblico. Desde arquivos de udio, imagem e texto, o Estado passou a se utilizar de inmeras plataformas para transmitir informaes de seu interesse e informar a sociedade; facilitando a atualizao de websites do nicho.

Tambm utilizada como instrumento de expresso popular, a internet considerada, por alguns autores, como a responsvel pela participao dos cidados no debate pblico, contribuindo para uma melhora do sistema democrtico representativo contemporneo, pelo fato do ambiente digital oferecer maior facilidade, agilidade e conforto. Segundo Wilson Gomes (2005) h vrios pressupostos acerca da participao poltica civil na internet. O autor entende, por exemplo, que tal ferramenta permitiria resolver o problema da participao do pblico na poltica que afeta as democracias nos Estados modernos. Porm, como expe Sivaldo Pereira da Silva (2009, p. 3), os meios online no so capazes de gerar participao poltica espontnea. Ou seja, para que haja uma comunicao poltica entre cidados ou agentes polticos essencial, por exemplo, a disposio poltica do indivduo.
A comunicao poltica no ocorre mediante a mera existncia de dois plos de agentes e um canal de comunicao: h outros fatores inerentes a este fenmeno, como disposio poltica do cidado, a existncia de uma cultura cvica ou ainda a existncia de condies materiais e cognitivas mnimas para tanto. (DA SILVA, 2009, p. 3)

O Poltica Livre um modelo de oportunidade democrtica instaurado pela internet, j que o site se configura como um espao de debates e politizao. O fato do site ser bastante acessado, com cerca de 110 mil acessos mensais, segundo dados do site Alexa.com - servio de internet que mede a quantidade de visitas de sites - contribui para a formao de uma cultura cvica, ajudando a implementar o hbito da leitura sobre poltica e gerando discusses quase sempre relevantes, destinando-se participao dos indivduos no campo poltico. No que diz respeito as redes sociais, o criador e tambm editor-chefe do Poltica Livre, afirma ainda que tais ferramentas se tornaram um espao de interao do leitor com o site, contribuindo para a bilateralidade do processo comunicativo, oferecendo outras formas do leitor interagir, fazer contato e dar sua opinio sobre os mais diversos assuntos tratados no site. uma forma de interao prtica e rpida com o internauta, inclusive para ele sugerir pauta e fazer reclamaes, explicou Raul. Ao contrrio de alguns portais oficiais de comunicao governamental e pblica, sites como o Poltica Livre so meios de comunicao multidirecional, que propiciam o incremento do dilogo sobre assuntos pertinentes ao cidado e, muitas vezes, relegados ao esquecimento. Outra

possibilidade observada no site e redes sociais do Poltica Livre a do leitor, receptor da informao, se tornar emissor, produzindo contedo. Segundo Gomes (2005), essa oportunidade democrtica de o indivduo comum se tornar emissor da informao, expressando livremente o que pensa, proporcionada pela infraestrutura tecnolgica das redes de computadores. De acordo com o autor:
A internet permitiria que a esfera civil no fosse apenas o consumidor de informao poltica, ou impediria que o fluxo da comunicao poltica fosse unidirecional, com um vetor que normalmente vai da esfera poltica para a esfera civil. Por fim, a internet representaria a possibilidade de que a esfera civil produzisse informao poltica para o seu prprio consumo e para o provimento da sua deciso. (GOMES, 2005, p. 218)

O Poltica Livre , assim, um tipo de plataformas digital que busca ouvir e dar voz ao cidado, atravs de enquetes, espao para comentrios e perfis em redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo. Buscamos colocar notcias que interessam a todos e, inclusive, aceitamos as sugestes que so enviadas por internautas, explicou Raul Monteiro. O Facebook foi uma plataforma que ajudou muito o Poltica Livre a dialogar com seu pblico. No Twitter as pessoas do RT, do alguma opinio, mas no Facebook, por ter espao direto para comentrios, elas interagem muito mais, afirmou o criador do site. Entretanto, ao utilizar as enquetes e dar espao para as sondagens eleitorais no perodo das eleies, o Poltica Livre acaba por corroborar com a prtica de simplificar a discusso dos problemas polticos, reduzindo-as a escolha de um candidato ou de uma simples opo de mltipla escolha, quase sempre rasa, que no ajuda a elevar o nvel de discusso da opinio pblica. Brotas (2004) afirma:
O modelo de jornalismo que abraa as sondagens, sem qualquer restrio ou avaliao, revela a diculdade dos veculos e dos jornalistas em perceberem as diferentes, e por vezes, contraditrias, noes da opinio pblica e o lugar dos meios de comunicao na constituio do espao pblico no mundo contemporneo. (BROTAS, 2004, p.1)

Sites como o Poltica Livre crescem, naturalmente, em nmero de acesso durante as pocas de eleio e, tais quais tantos outros meios de comunicao, digital ou no, acabam por dar destaque excessivo s sondagens, transformando-as em meta-acontecimento, j que acontecem porque so valorizadas pela mdia, gerando desdobramentos no campo poltico. No mbito digital, a realizao no s de sondagens, como tambm de enquetes, estimulada possivelmente pela facilidade com que so criadas e publicadas, o que se encaixa perfeitamente rotina produtiva acelerada de um website. 3. Consideraes Finais O presente artigo teve como objetivo apresentar as potencialidades comunicacionais da internet, atravs da anlise de um meio de comunicao digital - o site Poltica Livre, com base em uma reviso de literatura sobre democracia online, internet como ambiente de prticas polticas e a participao civil nas decises polticas em plataformas digitais de comunicao. De fato, o ambiente digital oferece oportunidades de participao poltica ao cidado comum, permitindo que a esfera civil se transforme tambm em produtora da informao, atravs de canais de comunicao como websites sobre assuntos de interesse pblico ou pginas eletrnicas de instituies governamentais, por exemplo. Tambm colabora com um estreitamento entre sociedade civil e Governo, j que instituies do estado brasileiro lanam mo da pluralidade de formatos disponveis na internet para disseminar informaes de interesse pblico, prestar contas sociedade e desenvolver um maior dilogo entre governo e o grande pblico. O desenvolvimento de ambientes polticos favorece o envolvimento e engajamento da sociedade civil no processo de discusso da coisa pblica e de produo de deciso poltica. Porm, necessria a utilizao de diferentes mecanismos digitais de comunicao, desde vdeos, arquivos de udio, imagens e fruns de discusso, para incrementar o envolvimento poltico da esfera civil, favorecendo a gerao de uma cultura cvica e a disposio poltica na sociedade civil. O site Poltica Livre um modelo de oportunidade democrtica no meio digital, j que o site se configura como um espao de debates e politizao, onde possvel sugerir pautas, expressar livremente decises e posies polticas, e discutir temticas de interesse pblico.

Referncias BROTAS, Antonio. Sondagem de opinio: um novo elemento do jornalismo poltico. BOCC Biblioteca Online de Cincias da Comunicao, 2004. Disponvel em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/brotas-antonio-sondagem-jornalismo-politico.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012; DA SILVA, Sivaldo Pereira. Democracia online: pressupostos tericos e inovaes estruturais na comunicao do Estado contemporneo. In: III Congresso da Associao Brasileira de Pesquisadores em Comunicao e Poltica, 2009, So Paulo; DIAZ, Heloiza. A comunicao no ministrio da agricultura, pecuria e abastecimento. So Bernardo do Campo, SP. UMESP, 2005. Dissertao de Mestrado; GOMES, Wilson. A democracia digital e o problema da participao civil na deciso poltica. Revista Fronteiras - Estudos Miditicos, So Leopoldo. Vol. VII, n 3 - setembro/dezembro 2005; MAIA, Rousiley; GOMES, Wilson; MARQUES, Francisco Paulo J. A.. Internet e Participao Poltica no Brasil. Sulina, 1 Edio, 2011; MONTEIRO, Raul. entrevista concedida a Driely Lago Reis. 23 de fevereiro 2012.

Anexo Entrevista com Raul Monteiro, criador, diretor executivo e editor-chefe do Poltica Livre.

1 Qual a frequncia da atualizao do site? RM A cada 15 minutos. 2 Quais so as suas principais fontes? RM Clipping dirio de todo o noticirio poltico do pas e idias prprias, alm das redes sociais como Facebook e Twitter. 3 Qual a rotina de pauta? Existe reunio semanal, diria, etc.? RM No fazemos reunio de pauta porque nossa equipe descentralizada, os reprteres trabalham de casa. Ento nos falamos via email, telefone ou at Facebook todos os dias. 4 H divulgao dos motivos do site nas redes sociais? Quais? RM Tudo que sai no site postamos no Facebook e Twitter. No Twitter, inclusive, usamos um sistema do Wordpress (plataforma do Poltica Livre) onde podemos programar, durante todo o dia, as postagens do site que vo para o Twitter. 5 O Poltica Livre possui uma equipe especializada, os leitores sugerem pauta? RM O Poltica Livre tem, ao todo, quatro jornalistas e um estagirio de jornalismo. Os leitores sugerem muita pauta por email, ns filtramos e aproveitamos no site. 6 Existe uma rotina de busca de notcias em campo? RM Sim, ns cobrimos sempre eventos partidrios ou outros eventos onde nomes importantes da poltica estaro. 7 O site promove algum tipo de discusso entre os leitores acerca das matrias veiculadas? RM Estamos fazendo isso agora com o Facebook e o Twitter. Os leitores do sugesto e se comunicam atravs dessas redes. 8 Existe o feedback entre o Poltica Livre e os leitores? RM Sim, reclamam, elogiam e sugerem. Com o governo do PT, fica meio engessada essa participao, antes era mais espontneo.

9 A equipe de reportagem costuma buscar notcias em campo ou a rotina produtiva acontece por meio de releases, notcias divulgadas em outros meios de comunicao? RM Buscamos em campo, os jornalistas sugerem e recebemos releases de polticos. No aceitamos informaes polticas para no tomarmos partido de ningum; a leitura poltica sempre nossa.

You might also like