You are on page 1of 23

DIREITO COMERCIAL

Propriedade Industrial: Patente de inveno Patente de modelo de utilidade

Rafael Ferrari Dib

O que Propriedade Industrial?


A Propriedade Industrial o instituto jurdico criado para proteger as invenes e os modelos de utilidade (por meio de patentes), e das marcas, indicaes geogrficas e desenhos industriais (atravs de registros).

O que patente?
Patente um ttulo de propriedade temporria sobre uma inveno ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas fsicas ou jurdicas detentoras de direitos sobre a criao. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o contedo tcnico da matria protegida pela patente, o que garante que o conhecimento possa ser utilizado gratuitamente por terceiros aps esse lapso de tempo.

Patente de Inveno:
refere-se a sistemas, processos ou produtos baseados em princpios novos e originais. Entram nestas categorias composies qumicas, processos industriais de fabricao, modificaes genticas, misturas alimentcias, composies de limpeza, processos mdicos, brinquedos. Com validade de 20 anos contados a partir do depsito.

Patente de Modelo de Utilidade:


refere-se a aperfeioamentos em objetos pr-existentes capazes de melhorar sua utilizao ou facilitar seu processo produtivo. Pode-se citar como exemplo melhorias em vrios produtos pr-existentes como em janelas, teclados, vassouras e etc. Validade de 15 anos contados do depsito.

O que pode ser patenteado?


patentevel a INVENO que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. patentevel como MODELO DE UTILIDADE o objeto de uso prtico, ou parte deste, suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma ou disposio, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricao.

Requisitos para ser patenteado:


novidade considerado novo quando no revelado ao pblico, isto , quando no divulgado de qualquer forma, escrita ou falada, em qualquer meio de comunicao, apresentado em feiras ou mesmo comercializado em qualquer parte do mundo. atividade inventiva ou ato inventivo constituir produto ou processo totalmente novo, sem precedentes no mercado ou, que apresente uma melhora funcional significativa em comparao ao que existe no mercado. aplicao industrial o invento deve ser passvel de fabricao para o consumo, atravs de produo em srie, ou pelo menos, aplicvel em um ramo da indstria.

Obs.: A partir da lei 9.279/96, a divulgao ocorrida at um ano antes da data de depsito pelo prprio inventor , por pessoa por ele autorizada ou pelo prprio INPI, seja em exposies, palestras ou publicaes, no considerada como quebra de novidade (Art. 12o). Entretanto, essa uma clausula, o denominado perodo de graa, presente apenas na lei brasileira, podendo ser questionada em outros pases. Vale salientar que o INPI poder exigir do inventor declarao relativa divulgao, acompanhada ou no de provas, nas condies estabelecidas em regulamento.

O que NO pode ser patenteado?


descobertas, teorias cientficas e mtodos matemticos; concepes puramente abstratas; esquemas, planos, princpios ou mtodos comerciais, contbeis, financeiros, educativos, publicitrios, de sorteio e de fiscalizao; as obras literrias, arquitetnicas, artsticas e cientficas ou qualquer criao esttica; programas de computador em si; apresentao de informaes; regras de jogo; tcnicas e mtodos operatrios ou cirrgicos, bem como mtodos teraputicos ou de diagnstico, para aplicao no corpo humano ou animal; e o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biolgicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma* de qualquer ser vivo natural e os processos biolgicos naturais.
*GERMOPLASMA o elemento dos recursos genticos que maneja a variabilidade gentica entre e dentro da espcie, com fins de utilizao para a pesquisa em geral, especialmente para o melhoramento gentico, inclusive a biotecnologia.

O que NO pode ser patenteado?


o que for contrrio moral, aos bons costumes e segurana, ordem e sade pblicas; as substncias, matrias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espcie, bem como a modificao de suas propriedades fsico-qumicas e os respectivos processos de obteno ou modificao, quando resultantes de transformao do ncleo atmico; e o todo ou parte dos seres vivos, exceto os microrganismos transgnicos que atendam aos trs requisitos para ser patenteados.

Titularidade da patente:
A patente poder ser requerida em nome prprio, pelos herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionrio* ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestao de servios determinar que pertena a titularidade da patente. Deve se destacar que o requerente ser considerado legitimo a no ser que se prove o contrrio. Se tratando de inveno ou de modelo de utilidade realizado em conjunto, a patente poder ser requerida por todas as pessoas envolvidas ou qualquer delas, mediante nomeao e qualificao das demais, para ressalva dos respectivos direitos.

*CESSIONRIO: Pessoa a quem se transfere um direito ou obrigao por meio de cesso. Pessoa a quem se faz uma cesso.

E quando duas pessoas pedem a mesma patente?


Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma inveno ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente ser assegurado quele que provar o depsito mais antigo, independentemente das datas de inveno ou criao.

O inventor pode ficar annimo?


O inventor ser nomeado e qualificado, mas pode requerer a no divulgao de sua nomeao.

Quando h prioridade para o pedido de patente?


Pedidos depositados em pases ou rgos internacionais com acordos com o Brasil que produzam efeito de deposito nacional tem direito de prioridade garantido pelos prazos acordados. J os depsitos nacionais sem pedido de prioridade , sero analisados por ordem de entrada.

O que acontece aps pedido de patente ser entregue?


Aps o pedido ser apresentado feita uma analise preliminar para conferir se atende todos os requisitos, sendo ento protocolizado e a data de deposito a mesma da apresentao. No caso do pedido no atender todos os requisitos mas contiver dados relativos ao objeto, ao depositante e ao inventor, poder ser entregue, mediante recibo datado, ao INPI, que estabelecer as exigncias a serem cumpridas, no prazo de 30 dias, sob pena de devoluo ou arquivamento da documentao.

O que deve conter o pedido de patente?


requerimento relatrio descritivo reivindicaes desenhos(caso necessrio) resumo comprovante do pagamento da retribuio relativa ao depsito

E tambm:
O pedido de patente de inveno ter de se referir a uma nica inveno ou a um grupo de invenes inter-relacionadas de maneira a compreenderem um nico conceito inventivo. J o pedido de patente de modelo de utilidade ter de se referir a um nico modelo principal, que poder incluir uma pluralidade de elementos distintos, adicionais ou variantes construtivas ou configurativas, desde que mantida a unidade tcnico-funcional e corporal do objeto.

Como deve ser o relatrio descritivo?


Deve descrever clara e suficientemente o objeto, de modo a possibilitar sua realizao(replicao) por tcnico no assunto e indicar, quando for o caso, a melhor forma de execuo. No caso de material biolgico essencial realizao prtica do objeto do pedido, que no possa ser descrito na forma deste artigo e que no estiver acessvel ao pblico, o relatrio ser suplementado por depsito do material em instituio autorizada pelo INPI ou indicada em acordo internacional.

Como so as reivindicaes?
As reivindicaes devero ser fundamentadas no relatrio descritivo, caracterizando as particularidades do pedido e definindo, de modo claro e preciso, a matria objeto da proteo

O pedido de patente pode ser dividido?


O pedido de patente pode ser dividido em dois ou mais, at o final do exame, por requerimento do depositante. Se durante o exame tcnico o pedido for considerado pelo examinador como contendo mais de uma inveno ou mais de um modelo de utilidade, ele sofrer exigncia tcnica para adequao.

Como fazer patentes em outros pases?


Pedido de patentes em outros pases pode ser feito sem recorrer ao INPI mas preciso seguir toda a regulao do pas onde pretende fazer o pedido e muitas vezes ser auxiliado por um escritrio do pas. J com recorrendo ao INPI possvel conseguir a extenso da patente por meio de tratados internacionais na rea.

Quais direitos a patente d ao inventor?


Impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar venda, vender ou importar o produto objeto de patente, processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado. Direito de obter indenizao pela explorao indevida de seu objeto, inclusive em relao explorao ocorrida entre a data da publicao do pedido e a da concesso da patente

E se algum j explorasse o objeto da patente antes da data de deposito ?


O direito de explorar o objeto assegurado, a no ser que tenha conhecimento do objeto por algum dos meios previstos no artigo 12 h menos de um ano do deposito da patente.

Quando patentes podem ser anuladas?


No atende as condies de patenteabilidade No atende a todos os requisitos legais Descrio no clara e no permite reproduo do objeto de patente por um tcnico. No caso de omisso de uma formalidade essencial

No caso de ser pedida a nulidade da patente o titular tem 60 dias para se manifestar e havendo ou no manifestao aps esse perodo, o INPI emitira um parecer intimando o titular e o requerente para se manifestarem no prazo comum de 60 dias. Decorrido o prazo fixado, mesmo que no apresentadas as manifestaes, o processo ser decidido pelo Presidente do INPI, encerrandose a instncia administrativa.

Como pode ser a licena de uso da patente?


Voluntria , onde o licenciado indicado pelo titular Ofertada, onde o INPI publica a oferta para vender a licena. Compulsria, quando o titular obrigado a licenciar o uso da patente

Mais detalhes sobre a oferta de licena.


A remunerao poder ser revisada a partir de um ano do acordo fixado. E no caso de o licenciado no usar a patente aps um ano o titular pode requerer o fim do licenciamento.

Mais detalhes sobre a licena compulsria.


A licena compulsria exigida quando: No h explorao do objeto da patente no territrio brasileiro por falta de fabricao ou fabricao incompleta do produto, ou, ainda, a falta de uso integral do processo patenteado, ressalvados os casos de inviabilidade econmica, quando ser admitida a importao. a comercializao que no satisfizer s necessidades do mercado. exercer os direitos dela decorrentes de forma abusiva, ou por meio dela praticar abuso de poder econmico.

Patente de interesse da Defesa Nacional.


O pedido de patente originrio do Brasil cujo objeto interesse defesa nacional ser processado em carter sigiloso e no estar sujeito s publicaes previstas nesta lei. O INPI encaminhar o pedido, de imediato, ao rgo competente do Poder Executivo para, no prazo de 60 dias, manifestar-se sobre o carter sigiloso. Decorrido o prazo sem a manifestao do rgo competente, o pedido ser processado normalmente. vedado o depsito no exterior de pedido de patente cujo objeto tenha sido considerado de interesse da defesa nacional, bem como qualquer divulgao do mesmo, salvo expressa autorizao do rgo competente. A explorao e a cesso do pedido ou da patente de interesse da defesa nacional esto condicionadas prvia autorizao do rgo competente, assegurada indenizao sempre que houver restrio dos direitos do depositante ou do titular.

Certificado de adio da inveno .


O depositante do pedido ou titular de patente de inveno poder requerer, mediante pagamento de retribuio especfica, certificado de adio para proteger aperfeioamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da inveno, mesmo que destitudo de atividade inventiva, desde que a matria se inclua no mesmo conceito inventivo.

A patente extingue-se:
pela expirao do prazo de vigncia; pela renncia de seu titular, ressalvado o direito de terceiros; pela caducidade; pela falta de pagamento da retribuio anual Obs.: Extinta a patente, o seu objeto cai em domnio pblico.

Retribuio anual.
O depositante do pedido e o titular da patente esto sujeitos ao pagamento de retribuio anual, a partir do incio do terceiro ano da data do depsito. O pagamento antecipado da retribuio anual ser regulado pelo INPI. O pagamento dever ser efetuado dentro dos primeiros 3 (trs) meses de cada perodo anual, podendo, ainda, ser feito, independente de notificao, dentro dos 6 (seis) meses subsequentes, mediante pagamento de retribuio adicional. O disposto no artigo anterior aplica-se aos pedidos internacionais depositados em virtude de tratado em vigor no Brasil, devendo o pagamento das retribuies anuais vencidas antes da data da entrada no processamento nacional ser efetuado no prazo de 3 (trs) meses dessa data. A falta de pagamento da retribuio anual, acarretar o arquivamento do pedido ou a extino da patente.

Patente pertence ao empregador ?


A inveno e o modelo de utilidade pertencem exclusivamente ao empregador quando decorrerem de contrato de trabalho cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva, ou resulte esta da natureza dos servios para os quais foi o empregado contratado.

Noticias:
Samsung quer proibir venda do iPhone na Austrlia e Japo http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/samsung-quer-proibir-vendado-iphone-na-australia-e-japao-2 Holanda nega pedido da Samsung de barrar produtos da Apple http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/holanda-nega-pedido-dasamsung-de-barrar-produtos-da-apple Apple bloqueia na Justia venda de tablets da Samsung na Austrlia http://exame.abril.com.br/tecnologia/ipad/noticias/apple-bloqueia-najustica-venda-de-tablets-da-samsung-na-australia Guerra de patentes chega ao BlackBerry http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/guerra-de-patentes-chega-aoblackberry

Bibliografia
http://www.e-marcas.com.br/patentes.htm
http://www.pr.senai.br/marcasepatentes/FreeComponent3

546content21334.shtml http://www.inpi.gov.br/ http://exame.abril.com.br

You might also like