You are on page 1of 2

10 - Como fazer a adubao e calagem?

Solos de baixa fertilidade devem ser corrigidos com o uso de adubos qumicos e/ou orgnicos. Inexistem trabalhos que indiquem o nvel ideal de adubo para a cultura do pinho manso. Entretanto, recomenda-se a anlise de solo e usar como referncia as recomendaes preconizadas para a cultura da mamona.

13 - Como e quando realizar a colheita?


A colheita deve ser iniciada quando da maturao dos primeiros frutos, a qual bastante desuniforme, o que implica num grande nmero de colheitas manuais, provocando um aumento considervel no custo de produo.

11 - Quais as principais pragas e doenas?


Em observaes realizadas em alguns campos de produo de pinho manso, foram constatadas ocorrncias de doenas (odio, podrido radicular, viroses) e pragas (cupim, caro branco, cigarrinha verde, tripes, broca do caule, percevejos).

14 - Qual a produtividade mdia?


As informaes atuais so insuficientes para se quantificar a produo em quilogramas por hectare da cultura do pinho manso.

PINHO MANSO (Jatropha curcas L.)

15 - Como feito o beneficiamento e o armazenamento?


Aps colhidos, os frutos devem ser espalhados e colocados ao sol para completar a secagem. Posteriormente, realizar o beneficiamento manual (batendo-se os frutos) ou usando-se mquinas apropriadas. Nesse caso, h necessidade de se fazer a separao entre as cascas e as sementes. As sementes devem ser armazenadas em sacos e colocadas preferencialmente sobre estrados de madeira, em locais cobertos, arejados e livres de umidade. Deve-se ter o cuidado de no se armazenar as sementes com elevado teor de umidade.
EQUIPE TCNICA
Ivan Souto de Oliveira Jnior Farnsio de Sousa Cavalcante Eric Xavier de Carvalho Sandoval Lopes de Sousa Srvulo Mercier Siqueira e Silva

12 - Como fazer as limpas?


As capinas (Fig. 7) podero ser realizadas, preferencialmente, atravs de enxada ou cultivador puxado a trator ou animal. O nmero de capinas varivel e ir depender da infestao de ervas daninhas, que pode ser influenciada pela precipitao ocorrida.

INSTITUTO AGRONMICO DE PERNAMBUCO Vinculado Secretaria de Agricultura e Reforma Agrria DETC/ Superviso de Publicao e Documentao Av. Gen. San Martins, 1371 - Bonji - 50761-000 - Recife-PE - C.P. 1022 Fones: (0XX81)3184 7255/3184 7305 - E-mail:bibliot@ipa.br/ ipa@ipa.br - Home page: http://www.ipa.br Junho / 2009 - 2.000 exemplares

Instituto Agronmico de Pernambuco - IPA

Fig. 7. Limpa de pinho manso em rea experimental.

IPA - 74 anos semeando conhecimento

1 - O que o pinho manso?


O pinho manso (Jatropha curcas L. ) (Fig. 1) uma planta perene, pertencente a famlia das Euphorbiaceae, de cujas sementes se extrai um leo semelhante ao de canola e que apresenta utilidades diversas. Entre essas, podemos ressaltar o fabrico de sabes, lubrificantes, tintas e mais recentemente a possibilidade de ser utilizado para a produo de biodiesel. O fruto (Fig. 2) uma cpsula trilocular onde as sementes escuras e lisas se alojam em seu interior, possuindo um teor de leo que pode variar entre 30 e 40%. Apresenta vasta distribuio geogrfica (Fig. 3), podendo ser encontrado desde as regies tropicais secas at as regies equatoriais midas.

a diversas condies climticas, revelando-se bastante rstica. A temperatura ideal est entre 20 a 28 C.

6- Qual a poca de plantio ?

O plantio deve ser realizado no incio do perodo chuvoso. O pinho manso propagado atravs de sementes (Fig. 6) ou com mudas de estacas produzidas em sacos de polietileno. Alguns estudos indicam que as mudas provenientes de sementes apresentam maior vigor e longevidade, quando comparadas quelas obtidas por estaquia.

Fig. 3. Principais reas de disperso geogrfica do pinho manso (verde).

Fig. 4. Plantas de pinho manso do Banco Ativo de Germoplasma do IPA - Estao Lauro Ramos Bezerra, Serra Talhada, PE.

3 - Qual o tipo de solo ideal?


Deve ser profundo, com boa drenagem e de fertilidade natural elevada. Entretanto, pode ser cultivado em reas de solos pouco frteis e de clima desfavorvel maioria das culturas alimentares tradicionais, como, por exemplo, no Semi-rido nordestino.
Fig. 2. Frutos de pinho manso.

5 - Como preparar a rea para o plantio?


Fig. 6. Sementes de pinho manso.

Fig. 1. Pinho manso plantio do Banco Ativo de Germoplasma do IPA.

O preparo do solo para o plantio do pinho manso bastante simples, consistindo de uma arao seguida de uma gradagem (Fig. 5). Recomenda-se evitar o uso da grade aradora pelo fato de que a mesma provoca a compactao do solo.

7 - Quantos quilos de sementes so necessrios para o plantio de um hectare?

2 - Qual o clima ideal para o cultivo ?


A planta se desenvolve bem com precipitaes anuais acima de 600 mm de chuva/ano, sendo tolerante a longos perodos de estiagem, porm, com precipitao abaixo de 300 mm/ano, ela paralisa o seu desenvolvimento. A produtividade do pinho manso bastante afetada pela distribuio de chuvas e tambm pela ao prolongada de ventos na poca da florao (queda de botes florais e reduo na polinizao). A planta adapta-se com facilidade

4 - H alguma pesquisa para obteno de variedades adaptadas ao semi-rido?


No Brasil, as pesquisas com o pinho manso ainda so bastante incipientes. No se conhece nenhum relato cientfico sobre um programa de melhoramento que oferea subsdios capazes de permitir a indicao de uma cultivar que possibilite um mnimo de segurana para seu cultivo. Algumas Instituies de pesquisa agropecuria, entre as quais o IPA (Fig. 4), tem iniciado alguns trabalhos sobre essa cultura.

Considerando-se um espaamento de 3,0 m x 2,0 m e utilizando-se trs sementes/cova, gasta-se cerca de 4,0 kg por hectare.

8- Quais os espaamentos utilizados?

No existe, at o presente momento, nenhum sistema de produo validado que indique o arranjo populacional ideal para a cultura do pinho manso.

9- O consrcio permitido?
Lembre-se que um bom preparo de solo facilita a germinao e diminui a incidncia de ervas daninhas.. Fig. 5. Preparo do solo trao animal (A) e mecnico (B).

Sim. Pode ser realizado com vrias culturas, dentre as quais o milho e o feijo macassar.

You might also like