You are on page 1of 23

COLGIO ESTADUAL JOO MANOEL MONDRONE.

SRIE: 2 ANOS Professora de Histria: Stefnia Schier

APOSTILA DE HISTRIA DO PARAN


BRASO

BANDEIRA

Medianeira, setembro de 2011.

ndice:

1- Localizao do estado........................................................................................................................... pgina 03 2- Indgenas - os povos nativos do estado do Paran............................................................................... pgina 03 3- Colonizao do Paran Espanha e Portugal...................................................................................... pgina 07 4- O Ouro no sculo XVII........................................................................................................................... pgina 09 5- O Gado e o Tropeirismo no sculo XVIII............................................................................................... pgina 10 6- A Erva Mate e a Madeira no sculo XIX................................................................................................ pgina 11 7- O Caf no norte do estado do sculo XX .............................................................................................. pgina 18 8 - A colonizao das regies Oeste e Sudoeste ...................................................................................... pgina 19 9 - A Industrializao e a economia atual .................................................................................................. pgina 22 10 - Referncias Bibliogrficas .................................................................................................................. pgina 23

1- Localizao e dados gerais do estado do Paran:


Paran um termo que vem do Guarani e significa rio grande ou semelhante ao mar (para = mar e na = semelhante). O Paran uma das 27 unidades federativas do Brasil. Est situado na regio Sul do pas e tem como limites So Paulo (a norte e leste), oceano Atlntico (leste), Santa Catarina (sul), Argentina (sudoeste), Paraguai (oeste) e Mato Grosso do Sul (noroeste). Ocupa uma rea de 199.880 Km. Sua capital Curitiba e outros importantes municpios so Londrina, Maring, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Foz do Iguau, Francisco Beltro, So Jos dos Pinhais, Guarapuava, Paranagu, Apucarana, Umuarama, Campo Mouro, Paranava, alm de outras cidades da Regio Metropolitana de Curitiba como Araucria, que possui o segundo PIB do estado. De acordo com PIB, o Paran o quinto estado mais rico do Brasil, atrs de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Paran apresenta uma estreita plancie no litoral, e a serra do Mar a borda dos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Aps a Depresso Perifrica, no centro-leste do estado, surgem os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran. Os rios da Bacia Hidrogrfica do Rio Paran drenam a quase totalidade do estado. Os principais cursos d'gua so, alm do prprio rio Paran, o Paranapanema, o Iguau, o Tibagi, o Iva e o Piquiri.

Mato Grosso do Sul

So Paulo

Paraguai

Argentina

Uruguai

Oceano Atlntico

O clima paranaense predominantemente subtropical mido. A temperatura varia entre 4 C e 21 C, e o clima mais frio na poro sul planltica. Os ndices pluviomtricos oscilam de 1.500 mm a 2.500 mm anuais. Originalmente, cerca de metade do territrio paranaense era recoberto pela Mata de Araucrias. Nas partes mais elevadas dos planaltos, manchas de campos so comuns.

2- Os povos nativos do estado do Paran:


O termo ndios designa os povos nativos encontrados nas Amricas, nos sculos XV e XVI, por navegantes e conquistadores europeus que buscavam uma rota para as ndias (sudeste asitico), para onde iam busca de ampliao do seu comrcio. Em final de 1400 quando os europeus comearam a chegar na Amrica, no mesmo espao onde situase o estado do Paran, habitavam cerca de 200 mil ndios pertencentes a duas famlias lingusticas: J e TUPIGUARANI. 2.1 - A ocupao do territrio paranaense: Supe-se que entre 12 mil e 15 mil anos atrs, parte da regio sul do Brasil e do nordeste da Argentina era ocupada por povos caadores/coletores. Estes primeiros habitantes vieram de reas prximas do Oceano Pacfico e do centro-oeste brasileiro, encontrando no Paran um clima frio e seco.

4
Tradies arqueolgicas e periodizao: CARACTERSTICAS E CONJUNTOS: PERODO: 10 mil anos atrs 8 mil anos atrs 4 mil anos atrs 2 mil anos atrs Caadores/coletores: Umbu, Humait, Sambaquis fluviais. Pinturas e gravuras rupestres: Planalto e Geomtrica Pescadores, caadores Sambaquis litorneos. e coletores:

Agricultores e ceramistas: Itarar-Taquara Agricultores e ceramistas: Tupi-Guarani

Eles eram povos nmades que viviam em acampamentos temporrios, inclusive em abrigos sob rochas, e se alimentavam da caa de animais e da coleta de frutos, razes e mel, e eram conhecidos pelos diferentes materiais lascados que produziam como pontas de projteis. Por causa de alguns alimentos de sua dieta, como o caramujo-gastropodo, no vale do Rio Ribeira e afluentes, alguns grupos chegaram a fazer pequenos morros de conchas chamados de sambaquis fluviais, onde podem ser identificados vestgios de suas habitaes e sepultamentos. Parte das pinturas rupestres dos Campos Gerais e das gravuras rupestres do Segundo Planalto est relacionada a esse perodo, mas a arte rupestre continuou a ser feita at cerca de 300 anos: pinturas de animais associadas s representaes geomtricas, alm de seres humanos, geralmente em vermelho ou preto. H sete mil anos, quando o clima se tornou mais quente e mido, a ocupao do territrio passou a se intensificar com as populaes de caadores/coletores Umbu, Humait e de Sambaquis. No litoral, faziam moradas temporrias para a pesca e a coleta de moluscos e gastrpodos, sucessivas vezes na mesma rea, ou construram aterros com conchas para se proteger da oscilao do mar. Erguiam verdadeiros morros artificiais, os sambaquis litorneos, com at 21 metros de altura, como o sambaqui do Guaraguau, em Pontal do Paran. Esto catalogados pelo menos 300 sambaquis no litoral do Paran.

Sambaqui do Guaraguau Praia de Pontal do Sul, PR. (fonte: site da Secretaria de Educao do Estado do Paran historia.seed.pr.gov.br).

2.2 - Os ancestrais dos Kaingang e Xokleng (Famlia lingustica J). Os primeiros povos agricultores e ceramistas chegaram ao Paran h quatro mil anos, vindos do planalto central brasileiro. Ocupavam de preferncia as terras altas do sul do pas. Ao longo do tempo, dispersaram-se por todo o territrio paranaense, desde o litoral at o oeste, no Rio Paran. Eram ancestrais dos ndios conhecidos como Guaian, Coroado, Gualacho e Pinar, e representados atualmente pelos Kaingang e Xocleng. Viviam em aldeias com at 300 pessoas, em grandes casas retangulares cobertas com folhas de palmeiras, algumas parcialmente subterrneas, as quais no Paran ficaram conhecidas como buracos de bugre. No centro da casa, com duas ou outras aberturas usadas como portas, havia sempre uma ou mais fogueiras que ajudavam na iluminao, no aquecimento, na preparao dos alimentos e tambm serviam para espantar insetos.

Aldeia Kaingang

Nas proximidades da aldeia faziam roas para plantar no sistema da coivara com pequenas derrubadas de mata e limpeza por meio de queimadas, algumas variedades de milho, abbora, feijo, amendoim e mandioca. Em tempos de inverno parte da aldeia se dividia em grupos menores para fazer grandes deslocamentos. Dedicavam-se ento caa, pesca coleta de mel, razes e frutos como o pinho. Tradicionalmente os ancestrais dos Kaingang enterravam os mortos em estruturas subterrneas forradas com folhas de palmeira cobertas com montes de terra que pareciam pequenas pirmides. Os Xokleng cremavam os mortos e ambos os grupos faziam cemitrios em abrigos rochosos onde pintavam e gravavam cenas de seu cotidiano. Sua cermica usada para fazer peas em pequeno volume e espessura fina com eventual engobo negro ou vermelho ou marcaes em tecido, malha carimbos e incises na face externa dos vasilhames. Tambm confeccionavam cestos em taquara, alguns impermeabilizados com cera de abelha para armazenar lquidos. Tambm usavam porongos como vasilhames.

Dividiam-se em grupos formados por cls grandes famlias cada qual identificado por um tipo de pintura corporal. Algumas pinturas eram feitas com um carimbo de madeira. Costumavam marcar seu territrio com esses mesmos smbolos clnicos em abrigos rochosos e em troncos do pinheiro araucria. Caavam com arco e flechas, arpes e armadilhas. Preferiam animais de pelo como as antas, porcos do mato, catetos quatis, cachorros-do-mato e alguns tatus. Preparavam uma paoca de pinho para misturar com a carne. Filhotes de animais, como os papagaios, gavies, macacos e quatis eram capturados e criados nas aldeias.

6
Aves grandes como jacutinga, jacu e macuco, serviam como alimento. 2.3 - Anscestrais dos Tupi/Guarani (Famlia Tupi-Guarani): Os ancestrais dos ndios Tupi e Guarani apareceram em territrio paranaense h dois mil anos, provavelmente vindos da Amaznia. De incio, eles ocuparam os vales dos grandes rios e depois praticamente todo o Paran, inclusive o litoral porque preferiam reas de mata atlntica e da floresta pluvial tropical para caa e pesca. Sua cermica era decorada com pinturas geomtricas, vermelhas e pretas sobre engobo branco ou incises e marcaes em com unhas e a polpa dos dedos. Eram comuns os cachimbos cermicos assim como o hbito de beber a erva-mate com gua fria ou quente. Lminas de machado polidas e lascadas, alm de lascas de pedra eram usadas para descarnar animais e desbastar madeira. Alm dos vasilhames de cermica, usavam porongos e cestos em taquara para guardar alimentos e cargas. Excelentes canoeiros usavam os rios como importante meio de transporte. Os Guarani eram agricultores e cultivavam mandioca, milho, batata-doce e feijes. Ainda realizavam a pesca, a caa e a coleta de frutos, razes e mel. Moravam em aldeias com formato circular, onde viviam at 330 ndios em grandes casas comunais, geralmente com cinco ou seis divises internas. Dormiam em redes fixadas nas estruturas internas das casas. Em cada uma moravam de vinte a trinta pessoas. As habitaes Guarani eram mais largas que as dos Kaingang. No centro da aldeia existia geralmente a casa de rezas para suas atividades rituais.

Os Guaranis costumavam sepultar os mortos em vasilhas cermicas no interior da casa, que era em seguida incendiada e uma nova habitao construda no mesmo local. O enterro em uma urna podia ser secundrio, ou seja, inicialmente o indivduo era sepultado as margens de um rio, por exemplo, e depois de algum tempo os ossos eram retirados pintados, emplumados e junto com adornos do morto inseridos em uma vasilha cermica agora enterrada e no interior da casa do morto ou das rezas. Sua aldeia durava de cinco a seis anos. Com os recursos naturais ficavam esgotados, transferiram-se para outros lugares para que o solo descansasse e a fauna se recompusesse e s vezes voltavam mais tarde para os mesmos lugares. Os Guarani usavam muitos adornos de cabea e de dorso com pedras polidas, sementes, ossos e dentes de animais, alm de rica plumria colorida de pssaros. No queixo, logo abaixo dos lbios, inseriam adornos (tembets) feitos em quartzo, madeira ou resina. Dentre o grupo lingustico Tupi-Guarani ainda podemos destacar outra tribo pouco estudada: os Xet. Hoje eles se encontram basicamente no noroeste paranaense e sempre se destacaram pelo seu rico artesanato com cintas nas pernas e braos com fio de caraguat, e colares em vars flexveis, com dentes de animais fixados. As crianas usavam colares de sementes com muitas voltas e algumas vezes com ossos de pequenos animais e crnios de aves. Tambm esculpiam miniaturas em cera que representavam animais e seres fantsticos da mitologia Xet. Estes ndios foram expulsos de suas terras e muitos acabaram perdendo sua prpria identidade. Hoje eles vivem nas diversas cidades desprovidas de suas terras e culturas, sobrevivem como soldado militar, enfermeiro, empregada domstica, bia-fria e dona de casa. Alguns se casaram, formando famlia grande e hoje j so avs. Os Xets esto espalhados pelo estado do Paran, como na reserva de So Jernimo da Serra na regio de Guarapuava. No sculo XIX, aumentou o nmero de fazendas de gado nos campos paranaenses, principalmente em

7
Guarapuava e Palmas, assim os fazendeiros avanaram sobre muitos territrios ocupados por ndios Kaingang. No final do sculo XIX, aps violentos confrontos entre os novos colonizadores e os Kaingang, muito reduzidos em nmero, os ndios acabaram por se reunir em aldeamentos organizados pelo governo. Os Kaingang representam hoje a terceira etnia indgena em populao no pas, Os guaranis se encontram mais s margens do Rio Paran. E ainda mantm hbitos imemoriais. Falam a lngua Tupi e formam atualmente a maior etnia em populao do pas. Hoje so 21 reservas no Paran, ocupadas por aproximadamente 9.000 ndios segundo dados do IBGE. Dentre elas Palmas, Mangueirinha, Rio das Cobras, Ocoy, Marrecas, Iva, Rio D`Areia, Faxinal, Queimadas, Mococa, Apucaraninha, Baro Antonina, So Jernimo da Serra, Laranjinha, Pinhalzinho, Ilha da Cantiga, Guaraqueaba, Tehoho e outras. A lngua dos ndios Xets desapareceu junto com seu povo. J o Kaingang e o Tupi Guarani passaram a ser sistematizados nos anos setenta e na dcada de 80, recebendo instrumentos para traduzir suas lendas, histrias e cultura em sua prpria lngua. Destas etnias, tiramos muitas informaes, o caminho a percorrer, a extrao do alimento, das ervas medicinais e o artesanato. Desses povos herdamos nomes que hoje caracterizam cidades ruas, rios e pessoas. Hoje os ndios do Paran lutam para resgatar seus costumes, serem respeitados e valorizados, tentando preservar os seus jovens da descaracterizao de sua cultura. A maioria vive da agricultura e venda dos artesanatos e sonham com uma vida digna como todos os brasileiros.

3- Colonizao do estado do Paran Portugal e Espanha:


Com a chegada dos europeus a Amrica em 1492 nosso continente passou a ser colonizado e explorado principalmente pela Espanha e por Portugal. Pelo Tratado de Tordesilhas (1494) o continente Americano ficaria dividido entre Espanha (oeste) e Portugal (leste). Com a assinatura desse tratado, o territrio paranaense a oeste de Paranagu ficou sob o domnio da Coroa Espanhola, e a leste de Paranagu o domnio era da Coroa Portuguesa (Capitania Hereditria de So Vicente ao norte e Capitania Hereditria de Santana ao sul).

Tratado de Tordesilhas

Paran Paran Legenda: Medianeira

8
Assim por mais de 200 anos quase que a totalidade do nosso estado ficou sob o domnio e explorao da Espanha. Em 1750 o Tratado de Tordesilhas foi oficialmente desconsiderado, e a regio do atual Paran, anexada a Capitania Hereditria de So Vicente, futuro estado de So Paulo. 3.1 - A colonizao Espanhola: Nos sculos XVI e XVII a Coroa Espanhola batizou o atual Paran como Provncia do Guair e a partir de 1554 iniciaram a fundao de cidades espanholas. Inicialmente fundaram Ontiveros, prximo s Cataratas do Iguau. Entre 1556 e 1557, fundaram Ciudad Real del Guair, na foz do rio Piquiri, com espanhis do Paraguai e de Ontiveros. Desde ento essa ltima foi abandonada. A terceira cidade criada foi Villa Rica del Espiritu Santo, em 1570, s margens do rio Cantu, mudando de local em 1589, para junto da foz do rio Corumbata.

No Paran dessa poca tambm passava um importante caminho indgena chamado de Peabir que ligava o Oceano Pacfico ao Atlntico. Esse caminho ia do litoral paulista at Assuno (Paraguai), cruzando o atual estado do Paran. Na verdade, provvel que o Peabir consistisse de uma rede de caminhos interligados colocando em contato o sul e o sudeste brasileiros e a regio Andina - incas.

Muitos viajantes cruzaram o Paran nessa poca, uma das mais famosas viagens foi a de Dom lvaro

9
Cabea de Vaca em 1541, que partiu do litoral catarinense chegando a Assuno (Paraguai). Ele considerado o descobridor das Cataratas. O objetivo dos espanhis era a dominao nativa para a explorao de mo-de-obra. As tentativas infrutferas levaram-nos a confiar aos jesutas esses ndios para a catequese. Foram criados 13 Ncleos Jesutas Espanhis as margens dos rios Paranapanema, Iva. Piquiri, Tibagi e Iguau, onde o trabalho dos jesutas se desenvolveu. A 1 Misso Jesutica foi a de Nossa Senhora de Loreto, na foz do Rio Pirap. A poltica dos Jesutas consistia em respeitar a estrutura dos ndios permitindo que os caciques continuassem a exercer a autoridade tribal. Assim todos realizavam o trabalho de forma comunitria e organizada: lavouras coletivas, criao de gado, explorao e erva-mate e artesanato. Entretanto os colonizadores espanhis e portugueses teimavam em prejudicar o trabalho dos Jesutas, a eles interessava o apresamento de ndios mansos para o trabalho escravo. A partir de 1628, Raposos Tavares e Manoel Preto destruram a maioria das redues paranaenses e apreenderam milhares de ndios. O nmero estimado de ndios na regio era de 200 mil, dos quais, segundo Romrio Martins, 100 mil foram aldeados pelos jesutas, destes 60 mil foram levados como escravos e 15 mil morreram nas lutas. Em 1631 o Padre Montoya e outros companheiros reuniram 12 mil ndios sobreviventes e fogiram para o sul, as margens do rio Uruguai, abandonando as redues do Paran. Em 1750, pelo Tratado de Madrid e em 1777, pelo tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha definiram as fronteiras do atual oeste nas barrancas do rio Paran, mas a situao de abandono da regio no mudou, pois Portugal no se interessou pela regio por um longo tempo tambm.

4- O Ouro no sculo XVII e o incio da ocupao do Litoral e de Curitiba.


O litoral da regio de Paranagu era frequentemente visitado pelos paulistas de So Vicente e Canania (provncias as quais o atual estado do Paran pertencia na poca). Pelo que consta, nesta regio em 1578 foi encontrada a primeira mostra de ouro, incentivando a explorao. Os primeiros moradores fixos a se instalarem na ilha de Cotinga foram liderados por Domingos Peneda. Em 1614, Diogo de Unhate obteve uma sesmaria na Ilha de Superagui. Uma sesmaria era uma parte de uma Capitania Hereditria vendida, alugada ou doada pelo Donatrio outra pessoa, j que as Capitanias eram grandes demais. A ocupao foi dificultada pelos ndios Carijs. A busca do ouro fez surgir vrios arraiais de mineradores e dentre eles destacou-se o de Vila de Nossa Senhora do Rosrio de Paranagu emposada em 1649. A coordenao de explorao do ouro cabia a Eleodoro bano Pereira, responsvel pela Casa de Fundio, cuja finalidade era a cobrana de impostos (o quinto) sobre o ouro encontrado. Sem demora a busca do ouro levou os exploradores a subirem a Serra do Mar, chegando ao Planalto de Curitiba. Os mineradores do planalto deram origem a novos arraiais e a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (atual Curitiba). Os primeiros moradores de Curitiba instalaram-se nos arredores da Praa da Capela (atual Praa Tiradentes). Entre os pioneiros, destacaram-se Mateus Leme e Baltazar Carrasco dos Reis.

10
Praa Tiradentes Curitiba hoje

Conta lenda que para manter sempre uma boa amizade com os ndios, os colonizadores convidaram o Cacique de uma Tribo Tingui, habitantes da regio, para que lhes indicassem o local mais apropriado para o incio da povoao. O Cacique Tingui, aceitando o convite teria procurado demoradamente um bom lugar e ao encontrlo fincara uma vara no cho e dissera: Cor-etuba, ou seja, muito pinho aqui. Dessa expresso do Cacique Tingui surgiria o nome da futura capital dos paranaenses Curitiba. Em 1693 Curitiba foi elevada vila, mas ainda pertencendo Comarca de Paranagu. Em 1812 se tornou Comarca e finalmente em 1854 aps uma eleio tornou-se capital do estado. O ouro encontrado no litoral e no planalto paranaense foi em pequena quantidade. Com a descoberta de novas jazidas em Minas Gerais os mineradores mudaram-se para l, reduzindo sensivelmente a populao da regio e prejudicando o desenvolvimento de Curitiba e Paranagu.

5 - O Gado e o Tropeirismo no sculo XVIII:


Com a decadncia da minerao o que restou da fora de trabalho e dos capitais direcionou-se para a pecuria e secundariamente para a agricultura de subsistncia e erva-mate. A pecuria tornou-se vivel graas ao mercado consumidor que se abriu na regio das minas, onde havia muito ouro, mas escassez de alimentos. Inicialmente o Paran era apenas caminho, passagem obrigatria do gado que vinha do sul. Depois, tornou-se tambm criador de gado, aproveitando os seus campos naturais. Em 1731 foi aberto o Caminho de Viamo ou Estrada da Mata, ligando Viamo/RS s feiras de Sorocaba/SP. Por esse caminho o gado sulino, passando pelo Paran, atingia a regio consumidora das minas de ouro. Esse caminho foi responsvel pelo surgimento de dezenas de povoados como a Lapa, Palmeira, Campo Largo, Ponta Grossa, Castro, Pira do Sul, Jaguariava, etc., e pelo crescimento inicial de Curitiba. Na medida em que o Paran tornava-se criador de gado tambm ia ocupando e ampliando os campos dessas cidades.

Em 1770 foram descobertos os campos de Guarapuava. Inicialmente essa conquista foi tentada por Afonso Botelho que no obteve sucesso devido hostilidade dos ndios que defendiam suas terras da invaso colonizadora. A conquista aconteceu a partir de 1808 por ordem de D. Joo (rei de Portugal recm chegado da Europa em fuga da invaso de Napoleo a Pennsula Ibrica). A expedio foi comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal que em 1810 fundou a fortaleza de Atalaia, onde com a ajuda do Padre Chagas Lima, fixou ndios mansos. Em 1819 Atalaia foi substituda pela povoao de Nossa Senhora de Belm, origem de Guarapuava. Guarapuava tornou-se vila entre 1852 e 1853. Pelos mesmos caminhos do gado, passavam tambm s tropas de muares carregados de mercadorias,

11
estabelecendo comunicao e o comrcio interiorano no Brasil. A pecuria formou na regio dos Campos Gerais uma elite econmica e poltica. Esta elite campeira perdeu espao no final do sculo XIX, por duas razes principais: por um lado os mercados consumidores do Rio de Janeiro e So Paulo se retraram, optando por outros fornecedores, e por outro lado, a pecuria, foi suplantada pelo progresso das indstrias ervateira e madeireira que j vinham se expandindo h algum tempo.

6 - A Erva Mate e a Madeira no sculo XIX. Erva Mate:


Curitiba e Paranagu j no sculo XVIII receberam do rei de Portugal autorizao especial para comercializarem madeira, cal de ostras, telhas, tijolos, produtos agrcolas em geral e erva mate com a Regio Platina (Argentina, Paraguai, Uruguai...). Esta abertura, no entanto no foi aproveitada imediatamente. O quadro foi alterado somente no incio do sculo XIX, graas ao interesse da Argentina na erva mate paranaense. Por volta de 1820, o argentino Francisco Alzagaray, vem a Paranagu, movido por este interesse. Aperfeioou a tcnica de produo da erva mate e as exigncias do consumidor platino, e depois dinamizou a exportao. A partir de ento se abre para o Paran nova fase de desenvolvimento fundamentada na erva mate. Todo esse interesse argentino pela erva brasileira foi movido na verdade pelo Paraguai. Em 1813 o ditador paraguaio Dr. Francia, restringiu o comrcio de seu pas com a Argentina e o Uruguai. Sem o mate paraguaio, os argentinos apelaram para as reservas paranaenses, proporcionando grande impulso ao progresso do Paran. Em 1826 o mate representava 70% das exportaes paranaenses e permaneceu como riqueza principal da regio at 1930, quando se fortaleceram os ciclos da madeira e do caf. A atividade ervateira estava ligada mo-de-obra escrava e livre.

O processo de produo do mate inclui diversas fases: a coleta das folas e galhos, a sapeca ou secagem, o quebramento, a confeco dos fardos, a secagem final e o soqueamento para a feitura real da erva. Inicialmente o soque dependia do pilo e do brao escravo. Depois contou com a energia hidrulica do monjolo ou do vapor. Para acondicionamento utilizavam-se as cestas de taquara, surres de couro ou barricas de madeira. O transporte da erva mate do centro produtor, Curitiba e arredores para os portos de Paranagu, Antonina e Morretes, era dificultado pela Serra do Mar e feito por escravo. Mais tarde com a melhoria dos caminhos de Itubava e Graciosa o transporte passou a ser feito com muares e depois carroes. Em 1885 foi inaugurada a Estrada de Ferro Paranagu-Curitiba pela Princesa Isabel trazendo muita agilidade no transporte de qualquer produto para Paranagu.

Madeira:
A madeira foi uma importante riqueza que conviveu inicialmente com a erva mate e depois com o caf na economia paranaense. Estudos indicam que 176.700 Km do solo paranaense eram cobertos de mata, sendo pouco mais de 100.000 Km de madeira de lei: perobas, canelas, pau marfim, cedros, imbuias, canfstulas, cabrevas, e ainda 76.000 Km de mata de pinho, com destaque para a araucria.

12
A explorao e exportao de madeira comearam pelo litoral. Aps a ligao ferroviria tornou-se vivel a explorao tambm no Planalto de Curitiba, e mais tarde com a ferrovia SP-RS, estendeu-se pelo centro-sul do estado. Esgotadas as reservas, expandiu-se a devastao das matas para o oeste e sudoeste. A exportao se dava pelo Porto de Paranagu e pelo Porto Britnia(Barraco). A madeira exportada atravs do Oceano Atlntico apresentava maior grau de industrializao. Esta era serrada, beneficiada, laminada e compensada, obtendo assim maiores lucros do que a exportada via Foz do Iguau que at 1947 era feita em toras. Aps esta data a exportao de toras de pinheiro foi proibida, em funo do interesse da indstria nacional. A exportao de madeira na regio Oeste foi iniciada pelos argentinos, antes que os brasileiros ocupassem a regio. As toras eram derrubadas no rio Paran, amarradas uns aos outros e assim conduzidas pelas guas at a Argentina. As matas originais do Paran, devido explorao da madeira e ao avano das lavouras, foram devastadas em um curto espao de tempo. Tanto que hoje a araucria uma espcie em perigo de extino como vrias outras madeiras de lei que haviam em nosso estado. 6.1 - As obrages e o trabalho de extrao da erva e a madeira no Paran. Principalmente a partir de 1881, obrageiros argentinos possuidores de propriedade ou de explorao de mate ou madeira de Corrientes e Missiones invadiram o oeste paranaense. Para o Paran esta rea era desabitada. Os obrageiros subiam o rio Paran at as Sete Quedas(conjunto de aproximadamente 19 cachoeiras agrupadas em sete grupos de quedas, da o nome Sete Quedas. Esse belssimo espetculo natural desapareceu com a formao do lago da Usina hidreltrica de Itaipu. No entanto resqucios delas aparecem quando o nvel de gua da usina est baixo. Eram o principal atrativo turstico de Guara), estabelecendo dezenas de portos sob seu controle. Alguns compravam ou obtinham concesses, outros simplesmente no possuam qualquer documento que lhes assegurasse o direito de explorao. Se o patro era argentino, a mo-de-obra predominantemente era paraguaia, descendentes de ndios guaranis. Os trabalhadores eram chamados de mensus ou mensalistas. Eram proibidos de plantar qualquer produto agrcola, obrigando-os a comprar tudo no armazm do obragero. No viam dinheiro. Em troca do trabalho recebiam os produtos necessrios sobrevivncia. Algumas companhias adotavam moedas particulares(o boleto), que correspondiam a certa quantia de produtos. Os mensus sempre estavam devendo, assim sempre os mantinham dependentes e amarrados ao trabalho. S poderia deixar a obrage quando seu saldo fosse positivo. A fuga era quase impossvel. s vezes, para saldar dvidas, o peo entregava ou vendia a prpria mulher aos capatazes. Estes eram tiranos todo poderosos, com plenos direitos sobre os trabalhadores. Vrias obrages atuavam aqui na regio oeste, entre elas podemos destacar a Julio Tomas Allica e a Mate Laranjeira. Dom Julio Tomas Allica, engenheiro argentino explorava para leste e sul at a regio de Cascavel e nordeste at Campo Mouro, incluindo os atuais municpios de Marechal Cndido Rondon, Santa Helena, Assis, Cascavel, Campo Mouro, Goioer, Alto Piquiri, Nova Aurora, Palotina, Medianeira, Cu azul, etc. Ao norte estava a Mate Laranjeira. Tais terras estavam tituladas Brazil Railway Company, mas eram praticamente desvinculadas da propriedade da terra e permaneciam em determinado local enquanto houvesse interesse exploratrio, depois, levantavam acampamento. A Mate Laranjeira explorava erva mate no Brasil, Paraguai e Argentina. 6.2 - A Emancipao Poltica do estado em 19/12/1853: Desde o incio da sua colonizao, as terras do atual estado do Paran pertenciam Capitania de So Vicente/So Paulo (conjuntamente com a Capitania de Santana/Santa Catarina, por um breve perodo ver mapa da pgina 07 ) e essa dependncia de So Paulo no agradava aos paranaenses. Ao que parece a principal fonte de descontentamento foi a adoo de uma poltica imperialista por parte de So Paulo: os produtos paranaenses s poderiam ser comercializados no Rio de Janeiro mediante a intermediao de So Vicente e Santos, o que prejudicava o comrcio com a 5 Comarca(que era o Paran). No entanto, os paranaenses no dispunham de fora suficiente para se livrarem do mando paulista. Em 1811 solicitaram ao D. Joo a formao de Provncia prpria. No obtiveram sucesso. Em 1821, quando as autoridades e o povo de Paranagu juraram em praa pblica fidelidade s bases da Constituio do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, bem como a autoridade de So Paulo, surge uma nova tentativa, a chamada Conjurao Separatista, tambm infrutfera. Em 1842, estourou a Revoluo Liberal de So Paulo(Sorocaba) e Minas Gerais(Barbacena). Sorocaba

13
mantinha estreita ligaes com os paulistas e tropeiros paranaenses que por sua vez, poderiam fazer a ligao da Revoluo Liberal com a Revoluo Farroupilha do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim o envolvimento dos paranaenses na causa liberal poderia complicar as coisas para o governo. Por essa razo, o Presidente da Provncia de So Paulo o Baro de Monte Alegre props um acordo 5 Comarca Paranaense: em troca da neutralidade do Paran, So Paulo garantiria a autonomia da Provncia do Paran em breve. Dessa maneira a 5 Comarca estabeleceu a neutralidade e iniciou o projeto de Emancipao Provincial.

O projeto de emancipao foi elaborado, mas como no interessava a So Paulo foi engavetado por 10 anos. Aps esse tempo, o senador Honrio Hermeto Carneiro de Leo com o apoio de baianos e mineiros(queriam enfraquecer SP) aprovaram o projeto que virou a Lei n 704 de 29/08/1853. O primeiro Presidente da Provncia do Paran foi o baiano Zacarias de Goes e Vasconcelos que tomou posse em 19/12/1853, data oficial da Autonomia Poltica do estado do Paran. Em 26/07/1854 Curitiba escolhida como Capital do estado. 6.5 - A Revoluo Federalista de 18921894: Em 1892 dois grupos polticos disputavam preferncia do povo do Rio Grande do Sul: de um lado o Partido Federalista / Maragatos, chefiado por Gaspar Silveira Martins, que defendia o sistema parlamentar de governo e a centralizao poltica e o fortalecimento do Brasil como Unio Federativa. De outro o Partido Castilhista / Pica-Paus, liderado por Jlio de Castilhos, adepto do positivismo, do presidencialismo e da autonomia estadual. Em 17 de junho de 1892 Castilhos foi aclamado presidente daquele estado e os federalistas perseguidos pelos adversrios resolveram reagir. O agravamento da rebelio agitou a populao em todo o territrio nacional, passando a ameaar a estabilidade do governo gacho e do prprio regime republicano no pas. Preocupado, o Marechal Floriano Peixoto(presidente do Brasil na poca), ento na presidncia da Repblica, enviou tropas federais sob o comando do general Hiplito Ribeiro para socorrer Jlio de Castilhos. A luta continuava com derrotas e vitrias dos dois lados. Em 1893 os Maragatos iniciaram uma srie de ataques relmpagos contra vrios pontos do estado, desestabilizando as posies conquistadas pelos Pica-Paus, avanando depois sobre Santa Catarina e chegando ao Paran, esperando contar com o apoio de trs navios que haviam zarpado da baia de Guanabara em direo ao sul do pas, para auxili-los. Curitiba, desguarnecida e para evitar o saque, fez acordo com os revoltosos e pagou pesados impostos. Na cidade da Lapa ao sul, no houve acordo e a resistncia ali oferecida pelo coronel Gomes Carneiro, que morreu sem entregar suas posies ao inimigo, deu ao governo da Repblica o tempo necessrio para debelar definitivamente a revolta.

14
Gomes Carneiro e os combatentes da Lapa

Em 20 de fevereiro de 1894 o almirante Custdio de Melo, onde organizou um governo provisrio, mas dois meses depois as tropas legalistas penetraram no Paran e em 7 de maio restabeleceram a autoridade legal em Curitiba. Gumercindo Saraiva bateu em retirada para o Rio Grande do Sul, onde morreu em 10 de agosto de 1894, aps ser ferido no combate de Campo Novo. Findada a revolta, Floriano Peixoto acusou o Baro de Cerro Azul e outros de terem favorecido o inimigo em Curitiba. Diante da traio o Baro de Cerro Azul e mais cinco companheiros foram fuzilados no Km 65 da Estrada de Ferro Paranagu-Curitiba. 6.6 - A Questo de Palmas: definio dos limites entre o Brasil e a Argentina (1890-1895) Questo de Palmas foi um conflito diplomtico que ocorreu entre a Argentina e o Brasil nos anos de 1890 e 1895. Na discusso contenciosa, o governo argentino reivindicava os territrios situados no Oeste dos estados do Paran e de Santa Catarina. A Argentina queria estabelecer as fronteiras por meio dos rios do Paran e de Santa Catarina, se baseando no Tratado de Santo Ildefonso, redigido em 1777, e que definira as fronteiras entre as colnias espanholas e portuguesas, num acordo realizado entre D. Joo V de Portugal e Fernando VI da Espanha. No fim do Segundo Imprio, antes da proclamao da Repblica de 1889, ambas as partes combinaram que a situao seria resolvida por meio de um arbitramento. Em 25 de janeiro de 1890, o ento Ministro das Relaes Exteriores do Governo Provisrio Republicano, Quintino Bocaiva, assinou o Tratado de Montevidu para dividir a regio. O Congresso Nacional brasileiro considerou a atitude do ministro excedeu nas concesses dos territrios, no ratificando o Tratado de Montevidu. A questo sobre as regies reclamadas pela Argentina foi intermediada pelo ento presidente dos EUA, Grover Cleveland, que deu parecer favorvel ao Brasil, em 05 de fevereiro de 1895.

15
As fronteiras entre os dois pases ficaram definidas pelos rios Peperiguau e Santo Antnio. Em homenagem ao presidente norte-americano, o estado do Paran teve uma cidade batizada de Clevelndia. Na deciso, a questo e razes do governo brasileiro foram apresentadas pelo Baro do Rio Branco, indicado pelo presidente Floriano Peixoto. Foi apresentada ao presidente Cleveland uma documentao de seis volumes, redigida em 1894. Os argumentos defendidos pelo Baro do Rio Branco foram os seguintes: quem usa a terra tem direito a posse, e quem estava usando era o Brasil; na regio reclamada pela Argentina, encontravam-se na poca por volta de 5.673 habitantes, desses 30 eram estrangeiros, mas nenhum desses era argentino, ou seja, no havia sequer 1 argentino morando nas terras em disputa; os rios Peperi-guau e Santo Antnio estavam mais prximos do territrio brasileiro do que do argentino, portanto as terras do Oeste catarinense pertenciam de fato ao Brasil. Em 1895, o rbitro norte americano deu razo ao Brasil, mantendo os limites do Tratado de Santo Ildefonso. 6.7 - A Guerra do Contestado (1912-1916) A Questo de Limites entre os estados: A regio denominada "Contestado" abrangia cerca de 48.000 Km entre os atuais estados de Santa Catarina e Paran, disputada por ambos, uma vez que a fronteira no havia sido demarcada ainda . Essa rea em disputa era rica em erva-mate e madeira, e seus moradores eram em geral posseiros caboclos e pequenos fazendeiros que viviam da comercializao desses produtos. As cidades que ficavam nessa regio de contestao entre Paran e Santa Catarina, tambm enfrentaram, ao mesmo tempo, um dos mais importantes movimentos sociais do pas, ocorrido entre 1912 e 1916, e que envolveu de um lado a populao cabocla daqueles estados, e de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da Repblica, Hermes da Fonseca A Guerra do Contestado. A construo da estrada de ferro: No final do sculo XIX, o governo brasileiro autorizou a construo de uma estrada de ferro ligando os estados de So Paulo e Rio Grande do Sul. Para isso, desapropriou uma faixa de terra, de aproximadamente 30 km de largura, que atravessava os Estados do Paran e de Santa Catarina, uma espcie de "corredor" por onde passaria a linha frrea. Dessa maneira desapropriaria muitas famlias nessa faixa de 30Km. A responsvel pela construo foi a empresa norte-americana Brazil Railway Company, de propriedade do empresrio Percival Farquhar, que tambm era dono da Brazil Lumber uma empresa de extrao madeireira que tambm explorava a regio.

A construo da estrada acabou atraindo muitos trabalhadores para a regio fronteiria entre o Paran e Santa Catarina(a mesma regio que era disputada pelos respectivos estados, como j vimos acima). Com o fim das obras, o grande nmero de migrantes que se deslocou para o local ficou sem emprego e, consequentemente, numa situao econmica bastante precria. Ao mesmo tempo, os posseiros que viviam no local foram expulsos de suas terras. Isso porque, embora estivesse h muito tempo residindo, o governo brasileiro no contrato firmado com a Brazil Railway, declarou a rea como devoluta, ou seja, como se ningum ocupasse aquelas terras e/ou tivesse a posse oficial(escritura) das mesmas. Farquhar, por meio da Brazil Lumber, passou a exportar para os Estados Unidos a madeira extrada ao longo da faixa de terra concedida pelo governo brasileiro. Com isso, os pequenos fazendeiros que trabalhavam na extrao da madeira foram arruinados pelo domnio da Lumber sobre as florestas da regio e os posseiros tiveram de se retirar.

16
Messianismo e a Guerrra: A presena e atuao das empresas de Farquhar na regio e os termos do acordo firmado com o governo brasileiro, levaram de uma s vez formao de um contingente de mo-de-obra disponvel e desempregada ao fim da construo da estrada de ferro. Junto a esta populao marginalizada, destaca-se a atuao dos chamados "monges", que faziam trabalhos sociais e espirituais e, vez ou outra, envolviam-se tambm com questes polticas, o que lhes dava certo destaque entre os moradores daquela localidade. O primeiro monge identificado chamava-se Joo Maria de Agostoni, de nacionalidade italiana, transitou pelas regies do Rio Negro e Lages, desaparecendo aps a Proclamao da Repblica. Aps 1893, consta o aparecimento de um segundo monge Joo Maria, entre os rios Iguau e Uruguai. Em 1912, em Campos Novos, surge o monge Jos Maria, ex-soldado do Exrcito, Miguel Lucena de Boaventura, que no aceitava os problemas sociais que atingiam a populao sertaneja do planalto. Sob a liderana de Jos Maria, os camponeses expulsos de suas terras e os antigos trabalhadores da Brazil Railway organizaram uma comunidade no intuito de solucionar os problemas ocasionados pela tomada das terras e pelo desemprego. Uniram-se ao grupo os fazendeiros prejudicados pela presena da Lumber na regio. Tudo isso reforado pelo discurso messinico do monge Jos Maria, que logo declarou a comunidade sob sua liderana como um governo independente. A mobilizao na regio passou a incomodar o governo federal no apenas por crescer rapidamente, com a formao de novas comunidades, mas tambm porque os rebeldes passaram a associar os problemas econmicos e sociais Repblica. Ao mesmo tempo, os coronis locais ficaram incomodados com o surgimento de lideranas paralelas, como Jos Maria. J a Igreja, diante do messianismo que envolvia o movimento, tambm defendeu a interveno na regio. O agrupamento que comeou a se formar em torno do monge era composto principalmente de caboclos sados de Curitibanos e que haviam se instalado nos Campos do Irani. Esta rea, sob o controle do Paran, temia os "invasores catarinenses" e acaba mobilizando o seu Regimento de Segurana, pois esta invaso ocorreu justamente naquele no momento em que a rea estava sob litgio entre os dois Estados. Em novembro de 1912, o acampamento de Irani atacado pela fora policial paranaense e trava-se sangrento combate, com a perda de muitos homens e de grande quantidade de material blico do Paran, o que fez desencadear novos confrontos, alm do agravamento das relaes entre Paran e Santa Catarina. Em dezembro de 1913, pela segunda vez, os revoltosos formam uma concentrao em Taquaruu, que se tornou a "Cidade Santa", com grande religiosidade e na qual os caboclos tratavam-se como "irmos". Neste mesmo ano, tropas do Exrcito e da Fora Policial de Santa Catarina atacam Taquaruu, mas so expulsas, deixando, ali, grande parte do armamento. Aps a morte de outro lder, Praxedes Gomes Damasceno, antigo seguidor do monge Jos Maria, os caboclos se encontravam enfraquecidos. No segundo ataque, Taquaruu era um reduto com grande predomnio de mulheres e crianas e assim a povoao foi arrasada. Outros povoados como Perdizes Grandes, seriam formados e diversos outros combates principalmente sob a forma de guerrilhas, seriam travados at que o conflito na regio realmente terminasse. As foras oficiais obtiveram a partir de 1914, sucessivas vitrias sobre os revoltosos, graas truculncia das tropas e ao seu numeroso efetivo que contava com homens do Exrcito Brasileiro e de policiais dos dois estados. Com quase 46 meses de conflito, a Guerra do Contestado superou at mesmo Canudos em durao e nmero de mortes. Famintos e com cada vez mais baixas diante do conflito prolongado, da fora, da crueldade das tropas oficiais e da epidemia de tifo, os revoltos caminharam para a derrota final, consumada em agosto de 1916 com a priso de Deodato Manuel Ramos, ltimo lder do Contestado. Tropas federais permaneceram por algum tempo na regio, a madeireira Lumber voltou a operar com desenvoltura, desmatando incessantemente. Terminada a Guerra, Paran e Santa Catarina chegam a um acordo sobre a Questo dos Limites: o Paran ficou com 20.000 Km e Santa Catarina com 28.000 Km da regio em contestao. A colonizao da regio passou a ser intensificada principalmente com colonos europeus ou seus descendentes, surgiram s primeiras cidades e uma cultura regional comeou a ser delineada. A economia extrativista da erva-mate e da madeira foi cedendo lugar aos novos empreendimentos de pequenas medias propriedades agropecurias. A modernizao atingiu tambm a propriedade rural. A regio passou a viver uma nova realidade scio-econmica e cultural. 6.8 A chegada dos imigrantes europeus e asiticos no Paran no final do sculo XIX e incio do sculo XX. Neste perodo tivemos o maior surto imigratrio, principalmente graas a uma poltica mais favorvel com passagens grtis e muita propaganda. A imigrao visava garantir mo-de-obra s fazendas de caf de So Paulo e no Paran que estavam surgindo em virtude do declnio e posterior fim da escravido, e ainda visava ocupar reas desabitadas nos estados do sul do pas, entre eles o Paran. O governo brasileiro criou agncias de imigrao em Portugal, Itlia, ustria, Alemanha, Polnia... A propaganda cometia muitos excessos quanto

17
fertilidade do solo e apoio do governo. Providncias conjuntas dos governos imperial e provincial permitiram o estabelecimento de ncleos coloniais em todo estados. Os grupos que mais se destacaram foram: Alemes: Os alemes foram os primeiros a chegar ao Paran, em 1829, fixando-se em Rio Negro. Mas, o maior nmero de imigrantes vindos da Alemanha chegou ao Estado no perodo entre as guerras mundiais, fugindo dos horrores dos conflitos. Esse povo trouxe ao Paran todas as atividades a que se dedicavam, entre elas a olaria, agricultura, marcenaria, carpintaria, etc. E, medida que as cidades prosperavam, os imigrantes passaram a exercer tambm atividades comerciais e industriais. Hoje, a maior colnia de alemes est no municpio de Marechal Cndido Rondon, que guarda na fachada das casas, na culinria e no rosto de seus habitantes a marca da colonizao. Os alemes esto concentrados tambm em Rolndia, Camb, Rio Negro e Palmeira (onde se localiza a Colnia Witmarsum). No oeste, em especial na cidade de Cascavel, h uma grande quantidade de descendentes de alemes, nesse caso, a maioria deles chegou ao Paran vindo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. rabes: O primeiro lugar onde os rabes se instalaram no Paran foi Paranagu. Mais tarde eles foram para Curitiba, Araucria, Lapa, Ponta Grossa, Guarapuava, Cerro Azul, Londrina, Maring e Foz do Iguau, que hoje tem a maior colnia rabe do Estado. Em Curitiba apareceram em maior nmero aps a Segunda Guerra Mundial, quando chegaram a constituir cerca de 10% da populao. Uma das maiores influncias dos rabes no Estado est na gastronomia, onde os temperos e condimentos passaram a ser incorporados a culinria de modo geral, alm dos kibes e sfihas que at hoje esto presentes na mesa dos paranaenses. Os imigrantes rabes se dedicaram principalmente produo literria, arquitetura, msica e dana. Espanhis: Os primeiros imigrantes espanhis que chegaram ao Paran formaram Colnias nos municpios de Jacarezinho, Santo Antnio da Platina e Wenceslau Braz. Entre 1942 e 1952 a imigrao espanhola tornou-se mais intensa. Novos municpios, principalmente na regio de Londrina, foram formados por esses imigrantes. Eles desenvolveram atividades comerciais, artesanais e relacionadas indstria moveleira.

Castro

Holandeses: Os primeiros holandeses chegaram no Paran em 1909, instalaram-se em uma comunidade prxima a Irati outras foram para a regio dos Campos Gerais onde fundaram a Cooperativa Holandesa de Laticnios, em 1925. A Cooperativa trouxe a consolidao da colnia de Carambe. A Castrolanda a povoao mais recente de holandeses na regio. Italianos: Sem dvida os italianos foram os que ocuparam o primeiro lugar nas imigraes brasileiras e no Paran no foi diferente. Eles contriburam muito trabalhando nas lavouras de caf e, mais tarde, em outras culturas. Existe duas grandes concentraes dos descendentes desses imigrantes no estado, uma delas est na capital Curitiba, em Morretes, no litoral, e nas cidades de Palmeira e Lapa, onde existiu a colnia anarquista de Santa Ceclia.

A outra est no oeste e representada por gauchos, catarinenses e seus filhos, de origem italiana, que se instalaram nessa regio do estado a partir da dcada de 1960, com a expanso da fronteira agrcola. Os italianos contriburam tambm na indstria e na formao de associaes trabalhistas e culturais. Atualmente o maior grupo tnico do Paran. Japoneses: Os imigrantes japoneses se fixaram no Norte Pioneiro, trazendo a tradio da lavoura. Como, porm, desconheciam tcnicas agrcolas relativas s culturas tropicais, se dedicaram a piscicultura, horticultura e fruticultura na economia regional. Alguns dos produtos introduzidos no Estado pelos japoneses foram o caqui e o bicho da seda. Maring e Londrina so as cidades paranaenses que

18
concentram o maior nmero de japoneses. Os municpios de Ura e Assa originaram-se a partir de colnias japonesas. Poloneses: Os poloneses chegaram ao Paran por volta de 1871, e fixaram-se em So Mateus do Sul, Rio Claro (atual Ivatuba), Mallet, Cruz Machado, Iva, Reserva e Irati. Em Curitiba, fundaram vrias colnias que hoje so os bairros Santa Cndida e Abranches. Esse povo ajudou a difundir o uso do arado e da carroa de cabealho mvel, puxado a cavalo. Dedicados agricultura, ajudaram a aumentar a produo do Estado. Portugueses: No Paran, a partir de meados do sculo XIX, destacam-se as grandes levas de portugueses atrados pela exploso cafeeira do Norte Novo do Paran, no eixo compreendido entre Londrina, Maring, Campo Mouro at Umuarama. Grande maioria veio das Beiras (Alta e Baixa), Minho, Trs-os-Montes. A cidade de Paranagu foi, e continua sendo at hoje, a cidade do Paran que tem mais traos da cultura e herana lusitana. Foi a porta de entrada dos portugueses e manteve alguns traos caractersticos desse legado. Ucranianos: Os ucranianos chegaram ao Paran entre 1895 e 1897. Mais de 20 mil Imigrantes chegaram ao Estado e formaram suas principais colnias em Prudentpolis, Mallet, Unio da Vitria e Roncador. Esto presentes tambm no oeste e sudoeste do estado, principalmente em Pato Branco e Ver. Hoje o Paran abriga a grande maioria de ucranianos que vivem no Brasil: 350 mil dos 400 mil imigrantes e descendentes.

7 O Caf no norte do Paran no sculo XX.


No final da dcada de 1920, o caf veio substituir a erva mate como principal riqueza paranaense. A ocupao do Norte Velho, Norte Novo e Novssimo est profundamente ligada expanso cafeeira. Os plantios de caf no Paran localizaramse basicamente na parte norte do 3 Planalto, tendo como limite o paralelo 24. A histria do caf no Paran pode ser dividida em trs perodos: 1 - Caf no Norte Velho (1903-1939): O plantiu do caf nessa regio foi privilegiado pela proximidade a So Paulo e aos trilhos da estrada de Ferro Sorocabana que permitia o transporte do produto at o porto de Santos e presena crescente de paulistas, atrados pela maior produtividade daquelas terras. O maior centro cafeicultor da regio era Jacarezinho.

O fazendeiro normalmente cuidava da derrubada da mata e do plantio. Depois entregava determinada rea para cada famlia de colonos, em geral 3 a 4 mil ps de caf, mediante contrato de 4 a 5 anos, at que o cafezal se formasse. Findo o contrato, os colonos assinavam um novo em nova rea ou com os recursos acumulados compravam terras prprias, tornando-se sitiantes. O colono mais procurado pelos fazendeiros era o japons, depois o italiano. O caboclo era principalmente procurado para as derrubadas. Ao lado das fazendas de caf, nos stios e pequenas propriedades, apareciam os produtos de subsistncia. Em 1929, o Paran produziu 600 mil sacas de caf. Em 1951 a produo do Norte Velho j foi superada pela do Norte Novo. 2 - Caf no Norte Novo (1930-1944): Logo a produo de caf expalhou-se pelas reas prximas Norte Velho, e assim surgiam lavouras em Londrina, Apucarana, Maring... Nesse perodo toda economia e principalmente o caf sofreu com a recesso (a Crise de 1929 atingiu a Bolsa de Valores de Nova York, onde muitas empresas compravam caf do Brasil). Os preos caram

19
drasticamente devido superproduo e a depresso mundial que fez os mercados mundiais diminurem muito a compra de caf brasileiro. O resultado foi a eliminao de grande parte dos cafezais antigos e menos produtivos e a proibio de novos plantios. Isto ocorreu principalmente em terras paulistas.

Maring

J no Paran o plantiu foi mantido, pois o estado pressionou alegando que o Paran no havia atingido ainda o teto mnimo de 50 milhes de ps de caf. O governo e grupos ingleses tinham na poca muitas terras a venda na regio cafeeira e queriam vend-las a qualquer custo. Com a aprovao do governo federal as vendas de terras e plantios em pequenas e mdias propriedades se mantiveram.

Os cafezais paranaenses, principalmente no Norte Novo eram mais viveis do que os dos paulistas: terra e cafezais novos, mais produtivos, e ainda pequenas e mdias propriedades produziam com custos menores. Enquanto So Paulo limitava a sua produo, o Paran avanava. Em 1944, em face de instabilidade do mercado e as geadas constantes, o governo brasileiro deixou de controlar a oferta, suspendeu a queima de excessos e liberou a expanso dos cafezais. 3 Caf no Norte Novssimo (1945-1970) A produo de caf avana novamente, agora era vez de Paranava, Umuarama, Campo Mouro... Foi o perodo ureo do caf paranaense. Com o fim da guerra, os preos reagiram e o resultado foi um grande aumento dos plantios que ocuparam as terras ainda disponveis no Norte Novo e depois invadiram o Norte Novssimo. A procura de terras era febril, surgindo alm das pequenas e mdias, tambm as grandes propriedades. Na dcada de 1960 esta procura j menos intensa atingiu o oeste paranaense. A monocultura quase se implantou no Paran. Na safra de 1962/1963 o estado produziu 62,3% da produo nacional. O caf tambm proporcionou um grande aumento da urbanizao e populao em todo norte do estado. Nessas regies, a populao passou de pouco mais de 72 mil habitantes em 1920, para mais de 4 milhes de habitantes em 1970. Nos anos seguintes, a superproduo e a entrada de novos produtores africanos no mercado, fizeram os preos recuarem e o plantio tambm. Na conjuntura econmica, o governo passou a exigir a diversificao da produo em direo da agropecuria e da indstria. Entre 1965 e 1967 pelo menos 10% dos ps de caf do estado foram erradicados. Em 1970 as geadas foraram ainda mais o enfraquecimento da cultura e nos campos cada vez mais se via gado, soja e trigo sendo criados e cultivados.

8 - A colonizao do oeste e sudoeste do estado nos sculos XIX e XX. O Oeste:


No incio de 1888 comea a ser construda uma picada que ligaria Guarapuava futura Colnia Militar de Foz do Iguau, pois era importante estabelecer no extremo oeste do estado a presena brasileira. O trabalho inicio em Changu a 120 Km a oeste de Guarapuava. Aps 200 Km de trabalho, encontraram uma outra picada de ervateiros argentinos que exploravam a regio. Em agosto de 1889 a picada ficou pronta e logo partiram de Guarapuava os primeiros moradores para a Foz: 36 militares, 3 esposas dos mesmos, 12 operrios e 4 tropeiros. Depois de 69 dias de viagem eles chegaram ao seu destino. J viviam nessa rea duas centenas de paraguaios, uma centena de argentinos, alguns brasileiros, franceses e espanhis e at um francs. A atuao da Colnia Militar de Foz foi mnima. Ao invs de imprimir costumes e leis brasileiras, dobraram-se aos exploradores estrangeiros do mate e da madeira. Abandonada naqueles confins a Colnia dependia dos estrangeiros para sobreviver. A prpria lngua e moeda nacionais no tinham fora para se impor. Em 1912 o Ministrio da Guerra entregou a responsabilidade da Colnia ao estado do Paran, que a instalou uma Agncia de Rendas, mas a situao no melhorou.

20
8.1 - A formao de Cascavel e cidades prximas: A estrada entre Guarapuava e Foz do Iguau passou a ficar mais movimentada entre os anos de 1920 e 1930. Carroas e cargueiros das companhias de explorao de erva mate viajavam muito por essa regio, alm dos tropeiros e comerciantes ambulantes que ofereciam ferramentas, panelas, tecidos, pregos, munio, lampies, querosene, sal, acar, calados, para todos os moradores e trabalhadores da regio. Os pontos de descanso e alimentao dos tropeiros e seus animais eram chamados de pousos. Num desses pousos, na margem de um riacho, alguns tropeiros encontraram uma cobra cascavel. O riacho ficou conhecido como o Rio Cascavel, e que mais tarde deu nome ao povoado e depois Municpio de Cascavel. Em 1930 Jos Silvrio, ligado ao comrcio, fixou-se definitivamente na futura Cascavel, seguido de parentes e amigos. Era a Frente Cabocla chegando ao oeste. Ainda na dcada de 1930, alguns colonos de Santa Catarina, descendentes de imigrantes poloneses instalaram-se em pequenas chcaras, exercendo profisses como ferreiros, carpinteiros, marceneiros, seleiros, etc. Durante e aps a 2 Guerra Mundial as cidades brasileiras cresceram muito, necessitando de alimentos para os trabalhadores das indstrias, assim muitas outras famlias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul vieram para a regio para se dedicar agricultura e suinocultura principalmente. A estrada Guarapuava-Foz foi melhorada e passou a escoar a produo. Com o crescimento da regio, a madeira daqui tambm se tornou uma atividade importante. Em 1984 comearam a ser instaladas grandes serrarias, dando incio ao ciclo econmico madeireiro na regio. Essa nova atividade econmica trouxe para Cascavel ainda mais famlias dos estados do sul conhecidos como a Frente Sulista. Aliada a atividade madeireira, as lavouras de caf tambm no tardaram a chegar ao oeste deslocando trabalhadores de diferentes partes do Brasil para Cascavel, era a Frente Cafeeira. Assim em Cascavel e regio, as trs Frentes de Colonizao se encontraram e construramuma prspera economia. Em homenagem a essas Frentes, a administrao pblica de Cascavel construiu a Praa dos Migrantes, simbolizando as Frentes Migratrias que aqui chegaram.

Praa dos Migrantes

Em 14/12/1951, Cascavel consegue sua emancipao poltica de Foz do Iguau. Cascavel na poca era um imenso municpio e ao longo dos anos vrias localidades foram separando-se e tornando-se outros municpios como: Corblia e Formosa do Oeste em 1961; Capito Lenidas Marques, em 1964; Nova Aurora, em 1967; Cafelndia, em 1985; Santa Tereza e Lindoeste em 1989. Nos primeiros anos da dcada de 1970, o ciclo madeireiro j dava sinais de esgotamento. Cascavel j era um centro regional de comrcio, indstria, servios mdicos e de ensino. Aos poucos a agricultura passou a ser mecanizada e modernizada e toda regio voltou-se fortemente para a agroindstria. 8.2 A histria do Municpio de Medianeira: Medianeira nasceu da Gleba Iguau, pertencente at 1939 a Miguel Matte. Ele no teve sucesso e acabou transferindo suas terras a Ramon Lopes. Na metade da dcada de 1940, Alberto Dalcanale, Luiz Dalcanale Filho e Alfredo Pascoal compraram a Gleba Iguau e fundaram a Colonizadora Pinho & Terra. Esta Colonizadora ocupou a regio criando outras Colonizadoras mas sendo sempre a maior acionista: Colonizadora Gacha, de onde surgiu So Miguel do Iguau; a Colonizadora Matelndia, de onde surgiu Matelndia e a Indstria Agrcola Bento Gonalves, que fundou Medianeira.

21
A Indstria Agrcola Bento Gonalves, dirigida por Pedro Soccol e Jos Callegari, tinha como outros quatro grandes acionistas o prprio Pedro Soccol, Ivo Soccol, Afonso Martelli e Celeste Dall'Oglio. Muitas outras pessoas eram acionistas menores. Foi em 16 de agosto de 1950 que Jos Callegari e seu filho Remi Callegari partiram de Bento Gonalves em direo a Guapor onde Pedro Soccol se juntou viagem. Chegaram no local que se tornaria Medianeira na metade da tarde do dia 20 de agosto. Encontraram, ento, o Rio Alegria que atravessa a cidade e enfrentaram uma cobra cascavel junto a uma frondosa rvore onde hoje est o viaduto. Seguiram depois para So Miguel e depois Foz do Iguau onde se encontrariam com Alfredo Ruaro. Dias depois, concordaram em iniciar a vila justamente no local onde encontraram a cascavel. Determinada a localizao de Medianeira, foi procedida a primeira derrubada e localizados os piquetes da ento BR 37. Escolheu-se o local da avenida central, traando um " X" no projeto e indicando as demais avenidas. Na primeira quinzena de setembro de 1950 iniciou-se o corte do mato e o preparo da terra. Em 20 de maio de 1951 chegaram as primeiras quatro famlias: Paulo Becker, Arcelino Rosa, Miguel da Silva e Alfredo Teodoro Brando. Foram abrigados no galpo que j estava pronto. Suas casas foram construdas logo em seguida. O povoamento baseou-se em migrao gacha e catarinense, impulsionada pela propaganda getulista "Marcha para o Oeste". O povoado se firmou e cresceu, sendo que em 31 de julho de 1952, atravs da Lei n. 99, foi elevado categoria de Distrito Administrativo. Pela Lei Estadual n. 4.245, de 25 de julho de 1960, foi criado o municpio de Medianeira, com territrio desmembrado de Foz do Iguau. A instalao deu-se a 28 de novembro de 1961, sendo empossado o sr. ngelo Darolt, primeiro prefeito municipal. O nome dado localidade de origem religiosa, constituindo-se em homenagem a Nossa Senhora Medianeira, padroeira do municpio.

O Sudoeste:
Os campos de Palmas j eram conhecidos pelos paulistas e argentinos h muito tempo. A ocupao da regio, no entanto, foi obra do povo de Guarapuava, a partir de 1839, antecipamdo-se aos outros pretendentes. Os nomes mais destacados dessa tarefa foram os fazendeiros Jos Ferreira dos Santos e Pedro Siqueira Cortes, que dividiram grandes reas entre si. Embora muitos ndios fossem contra a ocupao da rea e por isso foram massacrados, outros tantos contriburam na colonizao da regio oferecendo segurana contra os ndios hostis e abrindo picadas na mata. As duas principais picadas/estradas abertas na regio foram a Estrada das Misses que ligava Palmas a Guarapuava e Curitiba, e a Estrada de Palmas que ligava Palmas a Porto Unio, as margens do rio Iguau. A partir de 1860, a explorao de erva mate vem se juntar criao de gado. O mate descia pelo rio Uruguai at a Argentina ou era comercializado em Unio da Vitria. Apesar do mate, predominava na regio a oligarquia campeira e as vilas no passavam de meros apndices dos campos. J no final de 1800 muitos gachos de descendncia italiana e alem chegaram regio, agregando-se a agricultores vindos de Guarapuava e dos Campos Gerais interessados nas matas do Sudoeste (a Frente Cabocla), e assim passaram a se dedicar a pequena agricultura e suinocultura. Com o desenvolvimento urbano de So Paulo e outros centros, surgiu o mercado da banha, o que motivou o desenvolvimento da suinocultura s margens da Estrada de Ferro SP-RS. Os caboclos entraram nesse negcio, principalmente na entre safra da erva mate. O porco era criado solto e vendido ao safrista que percorria o serto. A compra se fazia mais por metro do que por quilo. O melhor preo cabia aos porcos que alcanavam 50 cm de altura. O safrista derrubava o mato, plantava milho e quando este estava maduro soltava os porcos para engordar. Depois os animais eram tropeados at o local de abate nas cidades de Pato Branco, Clevelndia, Palmas, Ponta Grossa e Guarapuava. Muitos municpios surgiram com a suinocultura. A partir de 1930 as estradas melhoraram e apareceram os caminhes. Surgiram ento os chiqueires em lugar do porco solto. A raa tambm passou a merecer mais cuidado.

22
Logo no incio de 1900 foram surgindo vrios municpios ligados as novas atividades econmicas como Barraco e Pato Branco.

9- A Industrializao e a economia hoje no Paran.


A economia do estado hoje se baseia na agricultura (cana-de-acar, milho, soja, trigo, caf, tomate, mandioca), na indstria (agroindstria, indstria automobilstica, papel e celulose) e no extrativismo vegetal (madeira e erva-mate). Na segunda metade do sculo XX, as atividades industriais tomaram impulso considervel na economia paranaense. Foi em decorrncia desse impulso que se deu a crescente urbanizao, no s na regio em torno de Curitiba, como em plos do interior, a exemplo de Ponta Grossa(maior parque industrial do interior), Londrina e Cascavel. Os principais gneros de indstria so os de produtos alimentcios e de madeira. Curitiba o maior centro industrial e os principais setores de sua indstria so o alimentar e de mobilirio, de madeira, minerais nometlicos, produtos qumicos e bebidas. Na Regio Metropolitana de Curitiba, em So Jos dos Pinhais, encontram-se ainda unidades industriais (montadoras) da Volkswagen-Audi e da Renault, ambas de grande porte. O setor de madeira acha-se disperso no interior, com centros de importncia em Unio da Vitria, Guarapuava e Cascavel. O centro mais significativo dos produtos alimentcios Londrina, sendo tambm muito importante a atividade em Ponta Grossa, considerado um dos maiores parques moageiros de milho e soja da Amrica Latina. Ponta Grossa tambm tem destaque no setor metal-mecnico. A principal unidade industrial do estado a Companhia Fabricadora de Papel do grupo Klabin, instalada no conjunto da Fazenda Monte Alegre, no municpio de Telmaco Borba.

O rebanho bovino soma 9,5 milhes de cabeas; o suno, 4,2 milhes; e o ovino, 570 mil. A avicultura conta 125 milhes de galinceos. H importantes jazidas de calcrio no Paran. Outras atividades econmicas relevantes so a extrao de gs natural e gua mineral e a pequena produo de petrleo. Os principais setores industriais paranaenses hoje so a agroindstria, o de papel e celulose, o de fertilizantes e, mais recentemente, o automobilstico e o de eletroeletrnicos.

23

Referncias Bibliogrficas:
Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paran%C3%A1 http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_sul.htm http://www.amorc.org.br/destaques/destaque5.html http://pib.socioambiental.org/pt/povo/guarani-mbya/1292 http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kaingang/292 http://www.mananciais.org.br/expedicao/fotos/v/Mananciais/expedicao_fotografica_mananciais/grupos/160 /biomam_uol_com_br/DSC04543.JPG.html http://pt.shvoong.com/humanities/history/2013858-%C3%ADndios-paran%C3%A1-hist%C3%B3ria/ http://eoniofontenele.zip.net/arch2010-06-27_2010-07-03.html ttp://oparana.blogspot.com/2008/10/histria-do-paran-contedo-7-serie.html http://thiagohmlopes.blogspot.com/2010/07/mapa-historico-tratado-de-tordesilhas-e.html http://peabirucalunga.blogspot.com/ http://pt.shvoong.com/humanities/history/682802-guerra-contestado/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=143 http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/guerra-do-contestado.jhtm http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/historia/paginas/13contestado.html http://2.bp.blogspot.com/ http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/questao-de-palmas/ http://www.juserve.de/rodrigo/BRASIL/gallerie/Imperio%20-%20Questao%20de%20Palmas.jpg.html http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=448997 http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=329376 http://www.curitiba-parana.com/patrimonios-historicos.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Medianeira_(Paran%C3%A1) http://kimbolagoa.blogs.sapo.pt/2009/05/ http://ervamatesantoantonio.com.br/principal.php?op=resu_botao.php&CODIGO_BOTAO=10 http://achassot.blog.uol.com.br/arch2009-05-31_2009-06-06.html http://imagenshistoricas.blogspot.com/2009/08/zegote-goncalves-ary-azambuja-gal.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_de_Sete_Quedas http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=5ddbe24475555d&id=6894 http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=649885 http://www.prdagente.pr.gov.br http://pt.wikipedia.org/wiki/Paran%C3%A1 http://www.clauderioaugusto.com.br/2009_07_02_archive.html http://www.newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=22350

Livros: LAZIER, Hermgenes. Paran: terra de todas as gentes e de muita histria. Francisco Beltro: Grafit, 2003. P A LUDO, Giovane Batista; BARROS, Darci Alda. Sntese da histria do Paran. Apostila ASSOESTE. Vida Indgena no Paran: Memria, presena e horizontes. Superviso Editorial e Reviso Marlise de
Cssia Bassfeld. PROVOPAR Paran, Curitiba, 2006.

Wachowicz, Ruy Chistovam. Histria do Paran. Curitiba: Vicentina, 1972.

You might also like