You are on page 1of 23

Outros Sistemas Operacionais

O que um Sistema Operacional?

um conjunto de programas (rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato do usurio com o computador e do computador com o usurio.

Caractersticas desejveis:

Eficincia (baixo tempo de resposta) Confiabilidade (poucas falhas) Facilidade de manuteno e correo de erros Pequena dimenso (baixa ocupao da memria).

Qual a funo de um Sistema Operacional?

trabalhar de modo cooperativo com funes de administrar os recursos do hardware (memria, processador e perifricos) e auxiliar na execuo dos aplicativos do usurio oferecendo a ele uma interface de alto nvel. Classificaes do sistema operacional: Monousurio, monotarefa,monoprogramvel Multiusurio, multitarefa, multiprogramvel Multiprocessamento

Sistemas Operacionais que iremos abordar:


Conectiva Linux Slackware Linux Mandrake Linux Unix BeOs

Windows NT Windows CE Mac OS Novell 4.11

Conectiva Linux

Sistema Operacional multiusurio e multitarefa de 32 bits em modo protegido. Excelente performance, estabilidade e confiabilidade. Gerenciamento de memria extremamente eficaz com alta performance de swap em disco. Tem segurana de acesso a arquivos por usurio. Possui ambientes texto e grfico para rea de trabalho, com diferentes interfaces de usurio. Permite executar aplicaes em outras mquinas e us-las remotamente. Trabalha com memria compartilhada e bibliotecas dinmicas para maior eficincia e economia de espao em disco e memria.

Conectiva Linux

Integra-se facilmente a outros sistemas operacionais em rede, por exemplo Windows, Macintosh e Netware. Integrao ainda mais fcil com UNIXes. Distribuio justa de tempo de processamento entre as tarefas atravs do recurso Fair Scheduling. Trabalha com diferentes Filesystems, incluindo Ext2fs, Reiserfs, NTFS, FAT, FAT32. Roda programas dos ambientes DOS e Windows atravs de emuladores (alguns programas so incompatveis com a emulao).

Slackware Linux

Slackware um sistema multitarefa completo de 32 bits, "parente prximo" do Unix. baseado na srie de ncleo Linux (kernel) 2.2 e na verso 2.1.2 (libc6) da Biblioteca GNU de linguagem C. Ele contm um assistente de instalao, uma vasta documentao online e um sistema gerenciador de pacotes por menus. Uma instalao completa incluir um Sistema X-Windows, ambientes de desenvolvimento para C/C++, Perl, utilitrios de rede, um servidor de E-mail, um servidor de News, um servidor Web, um servidor FTP, o GNU Image Manipulation Program, o navegador Netscape Communicator e muitos outros programas.

Slackware Linux

O Slackware foi lanado em abril de 1993, desde ento o projeto prioriza dois objetivos bsicos: ser de fcil uso e estvel. A distribuio Slackware inclui as verses mais recentes de softwares populares ao mesmo tempo que mantm um "ar" de tradio. Alia um uso descomplicado flexibilidade e ao desempenho. O Slackware pode funcionar em uma variedade de sistemas, dos baseados no processador i386 e similares at os ltimos modelos da famlia x86.

Mandrake Linux

Mandrake um sistema operacional multitarefa de 32 bits baseado no Linux. O Mandrake roda em plataformas Pentium e arquiteturas compatveis (Pentium, Pentium Pro, Pentium MMX, Pentium II, Pentium III e clones). Linux-Mandrake combina o poder de um sistema baseado no Unix com os ambiente grficos KDE, GNOME, AfterStep, WindowMaker, IceWM, XFCE, FVWM e muitos outros. Alto nvel de internacionalizao com 50 idiomas disponveis.

Unix

O Unix um sistema operacional desenvolvido em 1969, pela Bell Laboratories. O Unix amplamente usado como servidor web. O sistema de arquivos bastante eficiente, tendo algumas semelhanas com a FAT do MS-DOS. O UNIX possui algumas caractersticas como: Capacidade de multitarefa Mutiusurios

Conectividade e comunicaes O UNIX faz distino entre letras maisculas e minsculas. Isto quer dizer que tanto o nome de login do usurio quanto sua senha devem ser digitados exatamente conforme foram cadastrados.

BeOs

O BeOS um sistema operacional desenvolvido pela Be Inc. e foi criado com foco em multimdia. Ao contrrio dos SOs mais antigos, o BeOS foi escrito desde o principio com a performance em mente e com tecnologias realmente inovadoras. Entre essas tecnologias podemos citar SMP (uso de mais de um processador quando disponvel), multithreading, sistema de arquivos de 64 bits e arquitetura clienteservidor. O BeOS consegue extrair performances inacreditveis de computadores comuns como os PCs e PowerPCs (Mac), permitindo uma grande economia no investimento em equipamentos. Essa diferena comea a ser notada desde o boot do sistema, j que todo o processo de boot do BeOS demora algo em torno de 12 segundos.

BeOs

Para instalar o Sistema Operacional BeOS 5 Personal Edition voc necessita:

Computador baseado no microprocessador Pentium (Pentium 90 Mhz ou superior). Pelo menos 32 megabytes de RAM. 512 megabytes de espao livre em disco. Sistema Operacional Windows 95/98, 2000 ou NT. No BeOS possvel listar/matar processos, montar volumes diversos e ainda podem ser acessados arq. FAT, FAT32, EXT2 sem nenhuma dificuldade.

Windows NT

O Windows NT Workstation est voltado para o mercado de estaes de trabalho, oferecendo um ambiente com grau muito maior de segurana e proteo. O Windows NT Server est voltado para o mercado de servidores, podendo ser utilizado como servidor de arquivos e impresso em redes locais, servidor de comunicao, servidor de processamento e banco de dados, com alto grau de interoperabilidade.

Windows NT

O Windows NT suporta os seguintes sistemas de arquivos: FAT, HPFS ou NTFS. O NTFS um sistema de arquivos prprio do Windows NT feito para dar mais compatibilidade e para gerenciar redes internas e externas. A segurana da rede e a restrio de arquivos entre usurios toda gerenciada pelo prprio sistema de arquivos. O NTFS pode combinar unidades de discos diferentes em uma nica partio virtual. Outro recurso interessante o espelhamento de disco, que permite realizarmos uma cpia para duas unidades de disco ao mesmo tempo.

Windows CE

O Windows CE um sistema operacional para palmtops, como os palms no tem HD o sistema gravado diretamente na ROM. O sistema roda em chips na freqncia superior a 100-MHz. Os arquivos gerados no Pocket PC possuem a mesma extenso ( .doc , .xls ) dos desktops facilitando o intercmbio entre eles.

Mac OS

Em janeiro de 1984 o primeiro sistema operacional do Mac ocupava exorbitantes 216K de memria, vinha com um driver de impressora ImageWriter e com os acessrios Alarm Clock e Calculator. Alm do disquete do sistema, vinha outro com o programa Mousing Around, que ensinava como lidar com essa ferramenta revolucionria, o mouse. A interface do Mac OS baseada em janelas, cones, botes, menus, assim como a maioria dos ambientes grficos. Pode se dizer que ela uma interface de boa qualidade, pois alm de ser pratico para o usurio, d liberdade para que ele personalize o seu sistema. Ele trabalha com o sistema de Arquivos HFS (Hierarchical File System).

Mac OS

Gerenciamento de Memria de modo protegido uma funo ligada ao conceito de multitarefa preemptiva. O sistema monitora a utilizao que cada aplicativo faz da memria, impedindo que um programa tente acessar e corromper a rea de memoria do outro. Porm o MacOS 8 usa um sistema de multitarefa cooperativo, onde erros de proteo podem acontecer facilmente. A arquitetura de 32 bits, gerencia um espao max de 4 GB, ele desmembra esse espao de modo que 1GB dividido entre cdigo e as tarefas do sistema operacional e os isoladores de I/O. Os 3 GB restantes so para aplicativos. Ainda existe a capacidade de executar vrios programas ao mesmo tempo.

Novell 4.11

O Novell NetWare 4.11 um NOS, Network Operation System ou Sistema operacional de Rede, para redes de computadores Cliente/Servidor, que suporta clientes de vrios tipos de sistemas operacionais, como Windows 3.x, 95 e NT, Unix, Mac, e outros. Novell NetWare um sistema 32 bits. O sistema operacional NetWare no apresenta um sistema GUI, todo o sistema apresenta-se como o prompt do DOS, embora use caracteres ASCII para fazer uma interface semi grfico em modo "DOS" em alguns programas como o monitor que fica rodando no servidor.

Novell 4.11

Os programas para administrao tem verses para OS/2, Windows 3.x, NT e 95, alm da de DOS, estes programas so usados para gerar usurios, grupos e gerenciar o banco NDS e algumas operaes com volumes. Sistema de arquivos NetWare junta todos os seus recursos de armazenamento, em sua instalao cria-se volumes, que so "discos virtuais", pois podem ser formados de vrios discos, e define-se o tamanho dos cluster que podem ir de 4 Kbytes ate 64 Kbytes, mas cada vez menor o cluster menor a velocidade de acesso ao volume.

BraSO

BraSO um sistema operacional brasileiro, microkernel que tem por objetivo principal ajudar aqueles que gostam ou querem aprender como fazer um Sistema Operacional. O BraSO tem como objetivo ser uma referncia de estudo sobre Sistemas Operacionais. Toda e qualquer implementao feita no BraSO ser bem documentada afim de permitir que todos tenham uma boa fonte de conhecimento. O que o BraSO j tem pronto ? No momento, encontra disponvel somente a verso 0.2 mas estamos precisando de sua ajuda para lanarmos o mais rpido possvel a verso 0.3 com as devidas documentaes.

Veja abaixo mais alguns nomes de SO, dos milhares existentes:


Alliance AROS AtheOS BPMK Cefarix ChaOS CP/M Darwin dcp Debian Hurd eCos ELKS

FreeDOS Freedows GEM JOS MANOS Minix MorphOS Plan9 QNX Tropix V2_OS xMach

Outros Sistemas Operacionais


Neste trabalho abordamos somente alguns sistemas operacionais, mais conhecidos (ou no), foram citadas algumas caractersticas, existem outros milhares de sistemas, como vimos alguns na lista anterior.

FIM.

You might also like