You are on page 1of 22

Torcicolo

Torcicolo : Definio
O torcicolo (cervicalgia) a dor e a dificuldade de movimentar o pescoo. Ele um sintoma e pode indicar que h algo errado com a coluna cervical. O msculo quando sobrecarregado, desenvolve um quadro conhecido como espasmo, ou seja, uma contrao contnua, no controlada e dolorida que configura o torcicolo.

Torcicolo : Definio
O torcicolo, a toro do pescoo com inclinao da cabea, que se acompanha de sensao lgica nos msculos, sobretudo o esternocleidomastideo. Suas causas so diversas.

Torcicolo : Definio
Quando h uma doena associada, por exemplo, um pinamento de um nervo na coluna (hrnia de disco), o espasmo uma tentativa do organismo de proteger a regio. As doenas de discos da coluna com ostefitos (bicos de papagaio, formaes sseas anormais), podem tornar os movimentos rgidos e dolorosos. Nos casos mais graves pode ser uma manifestao de doena neurolgica.

Epidemiologia
55% da populao vo ter episdios de cervicalgia. Destes 12% das mulheres e 9% dos homens vo ter cervicalgia crnica. Quem mais sofre com o problema: - quem trabalha em desvantagem postural, - quem est tenso emocionalmente, - sedentrios,

- quem trabalha com computador.


7

Quando hora de procurar um mdico?


- quando os sintomas persistirem por mais de 24 horas, - quando h perda de fora ou formigamento no brao, - quando associado ao desconforto, houver dor de cabea, - quando a dor estiver acompanhada de febre.

Tratamento
Dependendo da causa h indicao de um tratamento especfico. Geralmente, so usados compressas frias e quentes. As compressas frias tem efeito analgsico, j as quentes possuem propriedades relaxantes e devem ser usadas por ltimo. Analgsicos, relaxantes musculares ou anti-inflamatrios podem ser usados para aliviar o desconforto. Alongamentos suaves e de baixa intensidade podem auxiliar no controle dos problemas.

10

Tratamento : alongamentos

o:

11

Tratamento : alongamentos

12

Tratamento
Tratamento por fisioterapia pode ser indicado, principalmente em cervicalgia crnica. . Em casos graves, em especial causados por fatores genticos ou por traumatismos, cirurgia pode ser necessria. Quando h problemas neurolgicos asociados, uma investigao mais profunda precisa ser feita.

13

Dicas para evitar o torcicolo


- o ideal dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura igual distncia entre a cabea e o colcho, deixando a coluna e a cabea alinhados. - no veja televiso deitado, e evite leituras prolongadas na cama. - ao atender o telefone no prenda-o com o ombro. - nas suas atividades, os objetos mais usados no podem obrig-lo a girar a cabea com frequencia. Deixe-os bem acessveis. - ao sentar, encoste-se bem na cadeira. Evite debruar-se sobre a mesa. - no fique de costas para o ar condicionado.
14

Posturas certas e erradas

15

Posturas certas e erradas

16

Posturas certas e erradas

17

Posturas certas e erradas

18

Posturas certas e erradas

19

20

Fontes
Wikipdia Revista K@irs, nmero 276, de novembro de 2011. Sites na internet

21

Compilado por:

Aline Maria S Nascimento


Farmacutica- bioqumica Ps graduada em Farmcia.

Julho/2012
22

You might also like