You are on page 1of 22

VDEO INICIAL

Acidentes de transporte no Mundo

PRIMEIRAS FATALIDADES: GR BRETANHA - 1896. NOS EUA: 1899. APENAS EM 50 ANOS: O REGISTRO ESTATSTICO DO MILIONSIMO ACIDENTE FATAL. EM 1974: 2 MILHES DE ACIDENTES FATAIS. FINAL DO SCULO XX: 4 MILHES DE ACIDENTES FATAIS.

Dirigir Defensivamente:
Dirigir de modo a evitar acidentes, apesar dos erros dos outros motoristas e condies adversas do trnsito e do tempo, preservando a vida humana e o meio ambiente .

O bom motorista aquele que dirige por si e pelos outros

Quais seriam os principais fatores que afetam a segurana das estradas ?


Saturao da malha rodoviria; Manuteno precria das estradas; Falha mecnica dos veculos; Sinalizao precria das estradas; Fator humano; Deficincia na capacidade de direo; Inexistncia, ou precariedade, das leis de trnsito; Fiscalizao ineficiente.

Os 10 mandamentos do motorista defensivo


1.Conhecer as regras de circulao e obedecer s leis de trnsito. 2. Usar sempre o cinto de segurana. 3. No aceitar desafios nem provocaes. 4. Manter o veculo sempre em boas condies de uso. 5. Prever as possibilidades de acidentes e ser capaz de evit-los. 6. Estar capacitado para decidir com rapidez. 7. Conhecer o veculo que est dirigindo e saber como comand-lo. 8. No dirigir cansado, sob efeito de drogas ou lcool. 9. "Ver e ser visto. 10. No Abusar da alto confiana.

Causa dos Acidentes


Fatores Humanos na Unio Europia - UE

Fator Humano
Dormir no volante Cochilar no volante Ingerir bebida alcolica Ingerir drogas

Manh Tarde Noite


0 15 4 3 0 14 1 0 2 25 3 1

Total
2 54 8 4

%
1,2 32,5 4,8 2,4

Excesso de horas trabalhadas


Fadiga Inexperincia Intoxicao Pobreza de julgamento Doena

9
13 18 7 1 1

2
4 0 2 0 0

9
14 1 9 1 1

20
31 19 18 2 2

12
18,7 11,4 10,8 1,2 1,2

Menor de idade
TOTAL

5
75

1
24

0
66

6
166

3,6
100

Causa dos Acidentes


Deficincia da Forma de Dirigir - UE

Deficincia da Forma de Dirigir Manh Tarde Noite


Excesso de velocidade
Reflexos limitados Falha no campo de direo

Total
95
11 21

%
43,8
5,1 9,7

52
10 16

18
1 2

25
0 3

No manter a direo
Falta de ateno No dirigir defensivamente Ultrapassagem insegura TOTAL

8
50 0 1 137

1
2 2 2 28

1
20 1 2 52

10
72 3 5 217

4,6
33,2 1,4 2,3 100

VDEO

O Brasil quinto pas do mundo em mortes por acidentes de trnsito

Fonte: Organizao Mundial da Sade (OMS) Publicada em: 17/06/2009

Condies Adversas
As condies adversas que podem causar acidentes de trnsito so: luz, tempo, via, trnsito, veculo e motorista.

Condies Adversas de Luz:


ver ou ser visto; ofuscamento; Penumbra;

O que fazer:
No revide a luz alta; Proteja sues olhos da incidncia direta da luz solar; Mantenha as lanternas acesas, para melhorar a visibilidade de seu prprio veculo.

Condies Adversas
Condio Adversa de Tempo
Frio; Calor; Chuva; Neblina.

O que fazer:
Reduza a velocidade; Acenda as luzes; Se o tempo estiver ruim, deixe a estrada e espere as condies melhorarem.

Condies Adversas
Condio Adversa da Via
identificar bem o traado das curvas das elevaes; a largura das pistas e o nmero delas; o estado do acostamento; a existncia de rvores margem da via; a presena de barro ou lama; buracos e obstculos na pista como quebra-molas; sonorizadores, etc.

Condio Adversa de Trnsito


Avaliar as condies especficas do trnsito em um determinado local, num determinado horrio; Avaliar constantemente a presena de outros usurios da via e a interao entre eles, adequando seu prprio comportamento para evitar conflitos.

Condies Adversas
Condio Adversa de Veculo
Assegure-se de que todos os vidros estejam limpos e com boas condies de visibilidade; Ajuste o banco para uma posio adequada; Ajuste os espelhos retrovisores internos e externos; Coloque o cinto de segurana e certifique-se que todos os passageiros faam o mesmo; Confira o funcionamento bsico dos itens obrigatrios de segurana; Confira se o nvel de combustvel compatvel com o trecho que pretende cobrir; Pneus, freios, lmpadas, limpadores de prabrisas, buzina, espelhos retrovisores, amortecedores e suspenses so itens que merecem reviso constante.

Condies Adversas
Condio Adversa do Motorista
Fadiga; Embriaguez; Sonolncia; dificuldades visuais ou auditivas; mal estares fsicos generalizados. O condutor deve estar em plenas condies fsicas, mentais e psicolgicas para dirigir. Evite dirigir nas horas de pico. Saia um pouco mais cedo pela manh. Evite as rotas de maior congestionamento; Adapte-se bem temperatura. Use roupas leves no calor e agasalhe-se bem no frio; Caso v cobrir longas distncias, faa intervalos com frequncia; Se sentir que o cansao bateu mesmo, pare. Descanse ou durma um pouco.

Abuso na Ingesto de Bebidas Alcolicas


Excessos no consumo de lcool ainda so o principal responsvel por acidentes nas ruas e estradas de nosso pas; A dosagem alcolica concentra-se de modo particular no crebro; Cria um excesso de autoconfiana; Reduz o campo de viso; Altera a audio, a fala e o senso de equilbrio.

Se beber, no dirija sob nenhuma hiptese.

Maneira de dirigir

Ateno mxima deve ser dada conduo do veculo. Evite comportamentos inadequados. Tenha sempre as duas mos no volante. No sobrecarregue o veculo. Leve apenas o nmero de passageiros recomendado. O excesso de peso e velocidade torna o carro mais difcil de manejar.

Acidentes: Como Prevenir


Sempre que for dirigir um veculo, procure se preparar mentalmente para a tarefa com alguma antecedncia. Antes de sair examine bem o veculo, fazendo para si mesmo as seguintes perguntas: - Em que estado se encontra meu veculo? - Como me sinto fsica e mentalmente? - Estou cansado ou descansado, calmo ou perturbado? - Estou tomando algum medicamento que poder afetar a minha habilidade de dirigir?

Acidentes: Como Prevenir


No se curve para apanhar objetos dentro do veculo em movimento. No acenda cigarros enquanto estiver dirigindo. No faa manobras bruscas com o veculo. No beba ou coma nada enquanto dirige. No se ocupe em espantar ou matar insetos dentro do veculo enquanto estiver dirigindo. No fale ao telefone enquanto dirige.

A habilidade do motorista se desenvolve por meio de aprendizado. A prtica leva perfeio.


O motorista tambm deve: Se manter alerta durante cada segundo ao volante, consciente de que est sempre sob risco de acidente. Precisa desenvolver ao mximo sua habilidade. Saber fazer curvas com segurana, ultrapassar, mudar de pista com prudncia e estacionar corretamente.

Cuidados com os pedestres


Tenha muito cautela e d sempre preferncia aos pedestre. Pedestres embriagados tambm so freqentes e geralmente acabam atropelados. Um estudo recente envolvendo 333 pedestres atropelados revelou que 45% deles estavam alcoolizados; Muitos so desatentos e confiam demais na ao do motorista para evitar atropelamentos; O motorista defensivo deve dedicar ateno especial a pessoas idosas, deficientes fsicos e com as crianas que brincam nas ruas.

Engavetamento

Falta de Ateno; Falta de Sinalizao; Excesso de Velocidade.

VDEO

VDEO FINAL

You might also like