You are on page 1of 33

FSICA MODERNA

Sindici

Os Elementos de Euclides

Os Elementos de Euclides versam sobre questes introdutrias de matemtica geral. Os Elementos so compostos por 13 livros contendo 465 proposies. Como antigamente era comum atribuir a autores de sucesso obras que no eram suas, algumas verses dos Elementos apareceram com um dcimo quarto e at um dcimo quinto livro, mas provou-se que estas obras no pertenciam a Euclides. A obra se prope a deduzir todas as 465 proposies a partir de 10 afirmaes iniciais; na verdade so 23 definies, 5 postulados e 5 noes comuns.

Os Postulados de Euclides

Os gregos faziam distino entre axioma (por eles tambm chamado de noo comum) e postulado, segundo (pelo menos) as trs vertentes descritas a seguir: um axioma uma afirmao assumida como autoevidente e um postulado uma construo de algo assumido como auto-evidente; desta forma relacionamos axiomas e postulados como teoremas e problemas de construo; um axioma uma suposio comum a todas as cincias; um postulado uma suposio particular e peculiar da cincia em estudo; um axioma uma suposio de algo que ao mesmo tempo bvio e aceitvel para o aprendiz; postulado e uma suposio que no necessariamente nem bvia e nem aceitvel para o aprendiz.

1.

2.
3. 4.

5.

Assim podemos admitir que Axiomas devem ser aceitos sem a necessidade provas e Postulados so aceitos por serem resultados de comprovaes relativamente simples. Assim, os quatro primeiros postulados de Euclides so: Ponto uma grandeza adimensional; Reta uma sucesso infinita de pontos; Por um ponto passam infinitas retas; Por dois pontos passam uma nica reta; Linhas retas paralelas so linhas retas que, cortadas por uma transversal, formam com esta ngulos internos de 90, e se prolongam em suas extremidades se encontrando no infinito.

Geometrias No-Euclidianas

No incio do sculo 19 ainda no estava claro se o Quinto Postulado tinha validade absoluta ou se podia ser desobedecido em geometrias alternativas. Os trabalhos de Saccheri e Bolay eram praticamente ignorados e as idias de Lobatchevski eram tidas como absurdas por muitos matemticos. Nessa poca, o grande matemtico alemo Bernhard Riemann chamou a ateno para uma falha cometida por Euclides, Saccheri e os outros pioneiros. que eles sempre admitiam, sem contestar, que uma reta tem de ser infinita e ilimitada. Isso dito no Segundo Postulado de Euclides e significa que, se um cidado comeasse a viajar em linha reta, seguindo a trajetria de um raio de luz, nunca chegaria ao fim da linha, mesmo se fosse eterno. Talvez isso valha apenas para o espao euclidiano e no seja necessrio em outros espaos, sugeriu Riemann. Deixando de lado essa restrio, Riemann mostrou que podia criar uma geometria na qual a soma dos ngulos de um tringulo era MAIOR que 180 graus. Essa geometria corresponde perfeitamente ao caso OBTUSO de Saccheri.

A GEOMETRIA ELPTICA, que tem como caso particular a GEOMETRIA ESFRICA, pode ser visualizada pelo ponto de vista dos "chatides" habitantes de um mundo de duas dimenses restrito superfcie de uma gigantesca esfera. Para esses chatides, uma "reta", isto , a menor distncia entre dois pontos, deve ser o segmento de um grande crculo que passa pelos pontos e cujo raio o prprio raio da superfcie esfrica chamado de geodsia

A soma dos ngulos

A soma dos ngulos de um tringulo na geometria elptica MAIOR que 180 graus. Na figura, a + b + g > 180.

5 Postulado X Fsica Moderna

A Fsica Newtoniana Clssica tem sua base de anlise conceitual a noo de espao euclidiana, restringindo sua aplicao a noo do pequeno de mais- micro universo - e do grande demais macro universo. com a a divulgao das novas compreenses geomtricas trazidas pela anlise matemtica do quinto postulado que os fsicos perceberam que ali estaria a possibilidade de um entendimento das micro partculas (por isso Fsica de partculas), atravs da anlise da natureza e fenmenos relativos a luz.....

O QUE FSICA MODERNA


a parte da fsica que estuda, basicamente as descobertas fsicas do final do sc. XIX em diante. Analisando portanto: Teoria da relatividade geral Teoria da relatividade restrita Fsica nuclear Big-Bang

Uma Nova Viso de Mundo

Com os trabalhos de Michael Faraday e James Clerk Maxwell, no sculo XIX, sobre o eletromagnetismo, a at ento slida concepo cientfica mecanicista sofre um primeiro grande abalo: era possvel que existisse uma forma de realidade independente da matria redutvel a componentes bsicos o campo eletromagntico. O conceito de campo um conceito sutil. O campo no pode ser decomposto em unidades fundamentais. Mas foi s com a descoberta dos quanta de energia, por Max Planck, em 1900, que a viso de mundo, em Fsica, comeou a se transformar radicalmente. E Albert Einstein, em 1905, ao publicar sua

Teoria Especial da Relatividade - mais tarde ampliada na Teoria Geral da Relatividade -, promoveu uma ruptura conceitual revolucionria entre a nova realidade de um novo universo curvo e inserido num contnuum espao-temporal e os conceitos mais bsicos da fsica newtoniana, como, por exemplo, o do espao euclidiano rgido, independente de um tempo universalmente linear, e de uma matria inerte constituda de minsculas bolinhas indestrutveis, os tomos. Hoje sabemos que a medida do tempo varia conforme a velocidade com que se deslocam diferentes observadores, em diferentes referenciais, que o espao curvado pela presena de matria, que matria e energia so equivalentes, etc. Nasceu assim, junto com o sculo XX, a chamada Fsica Moderna.

Assim, os anos 20 estabeleceriam uma nova compreenso da estrutura da matria. Com o desenvolvimento da Mecnica Quntica, atravs dos trabalhos de Niels Bohr, Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, Erwin Schrdinger e outros, descobrimos uma estranha propriedade quntica: os elementos atmicos, a luz e outras formas eletromagnticas tm um comportamento dual - ora se comportam como se fossem constitudos por partculas, ou seja, por elementos de massa confinada a um volume bem definido numa regio especfica do espao, ora agem como se fossem ondas que se expandem em todas as direes. E, ainda mais estranho, a natureza do comportamento observado era estabelecida pela expectativa expressa no experimento a que estavam sujeitos: onde se esperava encontrar partculas, l estavam elas, da mesma forma como ocorria onde se esperava encontrar a onda. Era como se o esperado se refletisse na experincia.

Como se poderia conciliar o fato de que uma coisa podia ser duas ao mesmo tempo, e como manter a objetividade se o tipo de experimento, e conseqentemente a expectativa do esperado, pareciam determinar um ou outro comportamento experimental? A soluo foi dada por Niels Bohr ao elaborar o princpio da complementaridade. Ele estabelece que, embora mutuamente excludentes num dado instante, os dois comportamentos so igualmente necessrios para a compreenso e a descrio dos fenmenos atmicos. O paradoxo necessrio. Ele aceita a discrepncia lgica entre os dois aspectos extremos, mas igualmente complementares para uma descrio exaustiva de um fenmeno. No domnio do quantum no se pode ter uma objetividade completa... Ruiu, assim, mais um pilar newtoniano-cartesiano, o mais bsico, talvez: no se pode mais crer num universo determinstico, mecnico, no sentido clssico do termo.

Como se poderia conciliar o fato de que uma coisa podia ser duas ao mesmo tempo, e como manter a objetividade se o tipo de experimento, e conseqentemente a expectativa do esperado, pareciam determinar um ou outro comportamento experimental? A soluo foi dada por Niels Bohr ao elaborar o princpio da complementaridade. Ele estabelece que, embora mutuamente excludentes num dado instante, os dois comportamentos so igualmente necessrios para a compreenso e a descrio dos fenmenos atmicos. O paradoxo necessrio. Ele aceita a discrepncia lgica entre os dois aspectos extremos, mas igualmente complementares para uma descrio exaustiva de um fenmeno. No domnio do quantum no se pode ter uma objetividade completa... Ruiu, assim, mais um pilar newtoniano-cartesiano, o mais bsico, talvez: no se pode mais crer num universo determinstico, mecnico, no sentido clssico do termo.

A nvel subatmico no podemos afirmar que exista matria em lugares definidos do espao, mas que existem "tendncias a existir", e os eventos tm "tendncias a ocorrer". este o Princpio da Incerteza de Heisenberg. Tais tendncias possuem propriedades estatsticas cuja frmula matemtica similar formula de ondas. assim que as partculas so, ao mesmo tempo, ondas. A Fsica deixa de ser determinstica para se tornar probabilstica, e o mundo de slidos objetos materiais, que se pensava bem definido, se esfumaa num complexo modelo de ondas de probabilidade..

Cai o determinismo em Fsica. As "partculas" no tm mais significado como objetos isolados no espao; elas s fazem sentido se forem consideradas como interconexes dinmicas de uma rede sutil de energia entre um experimento e outro (Capra, 1982, 1986; Grof, 1988; Heisenberg, 1981). Ficou demonstrada que a certeza num universo determinstico era fruto do desejo humano de controle e previsibilidade sobre a natureza, e no uma caracterstica intrnseca da mesma. A concepo newtoniana era apenas uma formulao lgica sobre a natureza, refletindo uma idia pessoal de mundo.

Teria da Relatividade : Conceitos

A mais revolucionria descoberta, porm, foi a demonstrao experimental do pilar central da Teoria da Relatividade: as partculas materiais podem ser criadas a partir da pura energia e voltar a ser pura energia. A equivalncia entre matria e energia expressa pela famosa equao E=mc2. As teorias de campo transcenderam definitivamente a distino clssica entre as partculas e o vcuo. Segundo Einstein, as partculas representam condensaes de um campo contnuo presente em todo o espao.

Teria da Relatividade: Conceitos

Por isso o universo pode ser encarado como um teia infinita de eventos correlacionados, e todas as teorias dos fenmenos naturais passam a ser encaradas como meras criaes da mente humana, esquemas conceituais que representam aproximaes da realidade., pois, segundo a interpretao de Compennhagem, formulada por Bohr e Heisenberg, no h realidade at o momento em que ela percebida pelo observador. Dependendo do ajuste experimental, vrios aspectos complementares da realidade se tornaram visveis. o fato de se observar que gera os paradoxos! Por isso a realidade fruto do trabalho mental e ela tender a ter os contornos de quem a observa e que escolhe o qu e o como observar.

Relatividade do Tempo

A velocidade da luz no vcuo tem o mesmo valor c em qualquer referencial inercial, independentemente da velocidade da da fonte de luz

Ex.. Na mecnica podemos considerar que dois corpos que se movem em relao a determinado referencial, possuem velocidade relativa a um terceiro referencial v = vA - vB.
Entretanto em relao velocidade a mesma. a luz, a

Com isso, a percepo de que est no referencial mvel que o tempo passa mais devagar do que para quem est no referencial fixo

Assim, se uma pessoa, numa situao hipottica, viajar para fora da Terra alta velocidade ter uma contagem de tempo diferente daquela de quem ficou na Terra, sendo que para o viajante o tempo passa mais lentamente. A equao para se obter o valor exato desse clculo :

Aplicao

Karina e Tiago tm a mesma 2 ( 99.c ) 2 1 v c2 1 2 idade, 16 anos. Os pais de c Karina partem para uma longa viagem com velocidade igual a 0,99.c, permanecendo 11,4 11,4 t t 2 no espao por 11,4 anos. Ao 1 - 0,9801 0,9801.c 1 retornar a terra, Karina e c2 Tiago tero, respectivamente, 11,4 11,4 t t aproximadamente: 0,14106736 0,0199 a) 27 e 66 anos t 80,8 t 81anos b) 66 e 27 anos Logo, Karina ter 27 ano e Tiago 97 anos! c) 27 e 27 anos d) 27 e 97 anos e) 97 e 27 anos

11, 4

Relatividade do Comprimento

Para o observador inercial, o comprimento se contrai e a altura se mantm.

Aplicao
Uma cometa de comprimento 26m viaja no espao a uma velocidade de 0,8.c. Qual o comprimento desse cometa observado da Terra?

v (0,8.c) L L. 1 2 L 26. 1 - 2 c c
2

0,64.c L 26. 1 2 L 26. 1 - 0,64 c L 26. 0,36 L 26.0,6 L 15,6m

A Relatividade da Massa

A massa aumenta com a velocidade, em relao a um observador em repouso num referencial inercial.

Aplicao
(Unicamp) De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, a massa (m) de um corpo varia de acordo com a velocidade(v) segundo a expresso:

(massa relativstica) onde m0 a massa do corpo e c a velocidade da luz no vcuo. A) Quando a velocidade v de um corpo aumenta, sua massa aumenta ou diminui? B) Em que situao pode-se considerar a massa m como independente da velocidade?

Energia Relativstica

Uma massa m, tem contedo energtico dado por: E=m.c2, ou seja, um corpo que se desloca na velocidade da luz, se transforma em energia.

Dilatao espao-temporal

Com o aumento da velocidade o espao se curva em relao ao tempo. Isto foi comprovado experimentalmente pela observao da partcula chamada de mon, que surge na atmosfera em decorrncia das radiaes csmicas. O mon tem uma vida mdia de 2,2.10-6s, e se movem a uma velocidade muito prxima da luz (v=2,994.108m/s). Portanto entre o momento que so criados e o momento que se desintegram deveriam percorrer uma distncia mdia de: d=v.t, logo d=2,994.108 .2,2.10-6 d = 650m No entanto eles so criados a quase 10km de altitude, e so detectados na superfcie da Terra! Isso ocorre pois, para um observador na superfcie da Terra, o tempo relativo e maior, de acordo com a frmula:

Assim, o tempo de vida de um mon, para algum na Terra, passa a ser de aproximadamente 36.10-6s! Percorrendo, ento, relativamente ao seu tempo de vida, uma distncia de 10 000m.

FSICA NUCLEAR

Analisa a fora obtida da fisso (quebra) do ncleo do tomo (fisso nuclear) que a exploso nuclear, e a fuso nuclear, que a possvel juno de tomos para compor uma nova matria. Foi o conhecimento fsico que permitiu o desenvolvimento da bomba atmica. Permitiu, tambm o conhecimento das subpartculas que compem o tomo.

Fora Nuclear

a fora que controla os movimentos dos eltrons, a familiar fora eletromagntica que mantm unidos ncleo e eletrosfera de um tomo.

Unidades de Medida Radiao


O curie (abreviatura Ci) a unidade de medida da atividade de uma fonte radioativa, sendo 1Ci = 3,7.1010 desintegraes por segundo. O roetgen (abreviatura R) a unidade de medida da exposio, ou seja a capacidade de um feixe de raios X ou raios gama ceder energia a um material atravs do qual eles passam, sendo 1R= 8,78mJ a 1Kg de ar seco nas CNTP. Um exemplo o do raio X dental, que prov umas exposio de 300mR/s. Esta a energia transmitida independente de haver ou no paciente na cadeira.

O rad (abreviao para dose absorvida de radiao), a energia realmente absorvida pelo objeto especfico que recebe a radiao. As mos, por exemplo, recebem 1 rad para 10 mJ/Kg cedido por energia ionizante. Outro exemplo que podemos citar uma dose de 300rad de raios gama sobre todo o corpo durante um pequeno intervalo de tempo causar a morte de 50% de suas clulas. Obs. Por ano recebemos no mximo 0,2 rad por ano.

BIG-BANG
Universo era totalmente concentrado em um nico ponto; O Universo est em expanso. O Universo tem a forma de uma casca de noz.

You might also like