You are on page 1of 35

Dependncia Qumica e Infeces Oportunistas

Flavia Cariny de Carvalho 19059-4 Vernica Gonalves Diniz - 19063-2 Viviane Maria da Silva 19778-5 Monica Alves Rodrigues da Silva 20677-6 Camila Costa de Jesus 20801-9 Marcelo Paradiso Marinovic 20994-5 Marinalva Rodrigues da Cunha Santos 12417-1

Prof. Msc. Dndo. Ramon Moraes Penha

Introduo
Uso de substncias qumica est presente ao longo da existncia do ser
humano. Utilizadas por vrios motivos como: rituais, eventos comemorativos, reunies, cultos sagrados e profanos, para alvio das dores e busca de prazer. Opinies de como abordar o problema do crescente consumo de drogas no Brasil e no mundo muito diversificada. Consumidores gastam cerca de US$ 150 bilhes na compra de drogas. Este valor mostra o poder que este comrcio representa em todo o mundo e quantifica o nmero de pessoas que fazem uso destas substncias.

Epidemiologia

Fonte: Google/Imagens/Drogas

Epidemiologia
No mundo, o uso de diversas drogas varia de acordo com o local.
Europa e na sia as substncias de maior abuso so os opiides. Amricas, o uso de cocana.

frica a procura por tratamento mais relacionada ao consumo de maconha.

Epidemiologia

Fonte:www.obi.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/dadosestatisticos /indicadores/327423.pdf

Epidemiologia

Fonte: Carline EA, Galdurz JCF, Noto AR, Nappo AS. I Levantamento sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do pas. So Paulo: Universidade Federal de So Paulo; 2002

Epidemiologia

Fonte: Nicastri S, Oliveira LG, Wagner GA, Andrade AG. Prevalncia e padro de uso de tabaco e outras drogas: estimativa de abuso e dependncia. In: Andrade AG, Duarte PCAV, Oliveira LG. I Levantamento Nacional sobre o uso de lcool, tabaco e outras drogas entre universitrios das 27 capitais brasileiras. Braslia: PLANIN; 2012. 27 41

Epidemiologia
Alcoolismo

Fonte: Google / Imagens Alcoolismo

Problemas Sociais
A origem e as consequncias do uso do lcool de forma abusiva vm sendo estudada a anos. Abuso e/ou dependncia alcolica afetam tanto o prprio usurio, quanto seus familiares. Podendo causar: o sofrimento e complicaes fsicas e mentais, desemprego, violncia e criminalidade, mortalidade, morbidade, entre outros. Consequentemente um elevado custo econmico para a sociedade.

Problemas Sociais
Alcoolista
Mudanas na personalidade; Regresso emocional; Imaturidade; Insegurana;

Fonte: Google/ Imagens/ alcoolismo

Problemas Sociais
Alcoolista
Incapaz de assumir responsabilidades; Crises de violncia; Agresses fsicas e sexuais; Dificuldade em manter um relacionamento interpessoal seja com qualquer indivduo, havendo assim um isolamento da sociedade.

Problemas Sociais
Alcoolista
Alteraes neuromotoras; = maior incidncia de acidentes de trnsito Diminuio da ateno;

A
A- http://www.band.com.br/noticias/transitosp/noticia/?id=100000481474

B
B- http://walneyrocha.com.br/noticias/penamaxima-de-homicidio-culposo-no-transitopode-ser-triplicada/

Problemas Sociais

http://www.zonaderisco.jex.com.br/desastres/maquina+mortifera+-+alcool+e+carro

Fisiopatologia
Alteraes orgnicas causadas pelo alcoolismo

Fonte: Rubin, E., Gorstein, F., Schwarting, R., Rubin, R., Strayer, D. Patologia: Bases clinicopatolgicas da medicina. 4 Edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;2006. Patologia ambiental e nutricional; 328329.

Fisiopatologia
Fgado: a natureza da bebida no relevante e sim a dosagem diria, ou seja, quando consumidos em excesso, bebidas alcolicas podemos desenvolver cirrose.

Pncreas: pode causar pancreatite aguda ou crnica, sendo a forma crnica da doena calcificante e responsvel por gerar dores incapacitantes, insuficincia e clculos pancreticos

Fonte: Google/ Imagens/ Fgado e Pncreas

Fisiopatologia
Corao: corao do bebedor de cerveja. Esta doena causa degenerao do miocrdio sendo uma forma de cardiomiopatia dilatada denominada hoje em dia cardiomiopatia alcolica apresentando em seu portador ICC de dbito baixo. Acredita-se que a ao txica do etanol que pode fazer com que o corao alcolico seja mais suscetvel a arritmias sbitas e fatais.

Sangue: aumento do volume corpuscular mdio eritrocitrio. Com a cirrose alcolica, o bao aumenta podendo causar anemia hemoltica alm de trombocitopenia que resultado de intoxicao aguda por lcool .

Fonte: Google/ Imagens/ corao e sangue

Fisiopatologia
Msculo Esqueltico: fraqueza muscular principalmente em msculos proximais. Em alteraes de grau leve causa danos em fibras musculares. J as alteraes graves caracterizam se por degenerao de fibras musculares e fibrose difusa.

Sistema Endcrino: comum ocorrer o processo de feminizaro. H comprometimento do metabolismo de estrgenos. O alcoolismo crnico leva a uma diminuio de testosterona circulante devido a interferncias no eixo hipfise causando um comprometimento da capacidade sexual masculina devido a ausncia de testosterona.

Fonte: Google/ Imagens/ Sistema muscular e endcrino

Fisiopatologia
Sistema Gastrintestinal: potencializa a secreo do acido clordrico pela mucosa gstrica causando danos ao estomago e esfago. Pode causar quadros como esofagite de refluxo, lceras pptica e laceraes na juno gastresofgica devido ao aumento do estimulo do vmito. A nvel intestinal ocorre danos como alteraes na absoro de aminocidos como a tiamina e vitamina B12.

Osso: em mulheres na ps menopausa oferece risco de desenvolvimento de osteoporose. No caso dos homens, o etanol causa necrose assptica da cabea do fmur, ambos no possuem via conhecida.

Fonte: Google/ Imagens/ sistema gastro intestinal e sseo

Fisiopatologia
Sistema nervoso: A encefalopatia de Wernicke; A psicose de Korsakoff; A degenerao cerebelar alcolica; A mielinlise pontina central;

A polineuropatia.
Fonte: Google/ Imagens/ crebro

Danos do lcool no Sistema Imune


Inibio do sistema imune: que pode ocorrer de maneira direta ou indireta, comprometendo a resposta imune em diversas etapas podendo desenvolver alteraes nos mecanismo de ao de defesa primrios quanto nos especficos.

Por ao txica direta: o uso excessivo de lcool causa diminuio na eritropoiese, dficit na formao de granulcitos e reduo da sensibilidade do organismo ao interferon.

Danos do lcool no Sistema Imune


Deficincias nutricionais: que podem contribuir para a debilidade orgnica. Estudos apontam que a exposio prolongada ao lcool, desequilibra a ativao dos moncitos e da resposta a infeces virais pela diminuio de clulas NK.

Fonte: Google/ Imagens/ clulas NK

Infeces Oportunistas
Tuberculose:
No lcool h uma taxa de caloria que leva o alcoolista a no se alimentar bem, ficando propenso a desenvolver gastrite, agravando o estado nutricional, baixando a resistncia e finalmente aumentando o risco de o individuo desenvolver tuberculose.

Fonte: Wikipedia.org/wiki/Tuberculose

Infeces Oportunistas
O lcool pode produzir danos pulmonares pois como ele eliminado pelos pulmes durante a expirao, metablitos do etanol se sedimentam no pulmo levando a danos celulares.

Fonte: Wikipedia.org/wiki/Tuberculose

Infeces Oportunistas
Descrio de casos (tuberculose) e controles (no portadores de tuberculose) habituados a ingesto alcolica, em perodo menor que 2 anos.
Bebida Ritmo N de Casos
5 48 92

% de casos
2,64 25,39 48,67 76,70%

N de Controles
4 23 34

% de Controles
3,22 18,54 27,41

Aguardente

Mensal Semanal Dirio

48,68%

Cerveja

Mensal Semanal Dirio

6 21 6

3,17 11,11 3,17

17,45%

16 33 6

12,90 26,61 4,83

44,34%

Outros

Mensal Semanal Dirio

3 6 2

1,58 3,17 1,05

5,80%

2 3 3

1,61 2,41 2,41

6,45%

Total

189

100

100%

124

100

100%

Fonte: Ruffino, M. C. Netto, A. R. Associao entre alcoolismo e tuberculose pulmonar. So Paulo Rev. Sade: 13: 183-94. 1979.

Infeces Oportunistas
Descrio de casos (tuberculose) e controles (no portadores de tuberculose) habituados a ingesto alcolica em perodo de 2 4 anos.
Bebidas Ritmo N de Casos N% Casos 3,84 24,17 48,90 3,84 1043 3,29 1,64 2,74 1,09 100 de N de Controles 76.91% 8 27 46 15 20 4 1 2 4 127 % de controles 6,29 21,25 36,22 11,81 15,74 3,14 0,78 1,57 3,14 100 67,76%

Aguardente

Mensal Semanal Dirio Mensal Semanal Dirio Mensal Semanal Dirio

7 44 89 7 19 6 3 5 2 182

Cerveja

17,56%

38,69%

Outros

5,47%

5,49%

Total

100%

100%

Fonte: Ruffino, M. C. Netto, A. R. Associao entre alcoolismo e tuberculose pulmonar. So Paulo Rev. Sade: 13: 183-94. 1979.

Infeces Oportunistas
Hepatite Alcolica:
A grade parte de lcool ingerida ser metabolizada no fgado em duas partes. A primeira tem como principal atuante a enzima ADH (lcool dehidrogenase) que transforma o etanol em aldedo actico (substncia vasoativa mais txica que o prprio etanol). Na segunda fase o aldedo actico transformado em acetato, com a participao do cofator aldedo dehidrogenase (ALDH)

Fonte: google/ imagens/ alcool e hepatite

Infeces Oportunistas
Leses hepticas induzidas pelo lcool
Esteatose Hepatite alcolica Cirrose Fibrose Perivenular Hepatite crnica ativa Fibrose Alcolica Hepatocarcinoma

Outras leses venosas oclusivas, degenerao gordurosa microvesicular, colangite microscpica

Infeces Oportunistas
Hepatite Alcolica:
A doena heptica alcolica apresenta-se desde a esteatose leve at cirroses hepticas descompensadas.

A hepatite alcolica tanto pode acometer o fgado no cirrtico como fgados com arquitetura heptica alterada pelas possveis formaes de ndulos.
O predomnio do sexo masculino mais incidente. Um estgio anterior para o desenvolvimento da cirrose.

Papel do Enfermeiro
Atuar principalmente na preveno; Divulgar e realizar palestras explicando como o alcoolismo pode interferir na vida social da pessoa alm de trazer consequncias srias a sade do usurio atingindo inmeros rgos e no apenas o fgado.

Fonte: google/imagens/ alcoolismo e enfermeiros

Concluso
Podemos concluir que o uso descontrolado do lcool traz consigo discriminao da sociedade, e alteraes nos diversos sistemas do organismo com o sistema imune, sistema nervoso, locomotor alm de diversos rgos como fgado, rim, corao entre outros causando danos muitas vezes permanentes ao usurio. O enfermeiro nesta situao age como educador para a preveno destes problemas orientando a no ingesto descriminada de bebidas alcolicas impedindo desta forma infeces oportunistas como tuberculose e hepatite alcolica.

Fonte: google/imagens/ concluso

Agradecemos a Ateno!

Referncias:
1. Spricigo JS, Alecastre MB.O enfermeiro de unidade bsica de sade e o usurio de drogas Um estudo em bigua SC. Ver. Latino am Enfermagem 2004; 427 32. 2. UNODC - United Nations Office for Drug Control and Crime Prevention. World Drug Report 2007 (2007). Disponvel em: http://www.unodc.org/ unodc/en/data-and analysis/WDR-2007.html). 3. Carlini-Cotrim, B. O consumo de substncias psicotrpicas por estudantes secundrios: o Brasil frente situao internacional. Revista da Associao Brasileira de Psiquiatria Asociacion Psiquiatrica de la America Latina, 13(3): 112-6, 1991. 4. Carline EA, Galdurz JCF, Noto AR, Nappo AS. I Levantamento sobre o uso de drogas psicotrpicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do pas. So Paulo: Universidade Federal de So Paulo; 2002 5. Nicastri S, Oliveira LG, Wagner GA, Andrade AG. Prevalncia e padro de uso de tabaco e outras drogas: estimativa de abuso e dependncia. In: Andrade AG, Duarte PCAV, Oliveira LG. I Levantamento Nacional sobre o uso de lcool, tabaco e outras drogas entre universitrios das 27 capitais brasileiras. Braslia: PLANIN; 2012. 27 41.

Referncias:
6. Lima , A.F. Dependencia de drogas e psicologia social:uma estudo sobre o sentido das oficinas teraputicas e o uso de drogas a partir da teoria da identidade. Psicologia e Sociedade. Universidade Federal do Cear, Forataleza Brasil; 2002 7. Moraes E, Campos GM, Figlie NB, Laranjeira RR, Ferraz MB.Conceitos introdutrios de economia da sade e o impacto social do abuso de lcool. Revista Brasileira psiquitrica. Universidade Federal de So Paulo, Brasil; 2006. 8. Justo, J. S. Vidas Errantes e alcoolismo: Uma questo Social. Psicologia Reflexo e critica, vol. 13; Porto alegre 200 9. Moura, E. C., Malta, D. C., Morais, O. L., Penna, G. O., Temporo, J. G.Direo de veculos motorizados aps o consumo abusivo de bebidas alcolicas. Ver Sade Publica; vol. 43; So Paulo, 2005 10. Ponce, J. C., Andreuccetti, G., Jesus, M. G. S., Leyton, V., Muoz, D. R. lcool em vtimas de suicdio em So Paulo. Rev. Psiquitrica clinica; vol 35: So Paulo: 2005 11. Editorial: lcool e Violncia: a psiquiatria e a sade pblica. Ver. Brasileira de Psiquiatria:2005.

Referncias:
12. Amaral, I. S. (2000). A sociedade de consumo e a produo da toxicomania. Dissertao de Mestrado no-publicada, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, SP 13. Rubin, E., Gorstein, F., Schwarting, R., Rubin, R., Strayer, D. Patologia: Bases clinicopatolgicas da medicina. 4 Edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan;2006. Patologia ambiental e nutricional; 328-3293. 14. Sabino KR, Machado AN, Petroianu A, Alberti LR, Simal CJR; Influncia do alcoolismo agudo na funo fagocitria do sistema mononuclear fagocitrio em modelo experimental; 15. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas.lcool e reduo de danos: uma abordagem 16. Abul K. Abbas; Imunologia Celular e Molecular;5 Edio; Editora Elsevie;So Paulo 2008. 17. Feldman, J. Resistncia e suscetibilidade na tuberculose. In: curso de fisiologia. Belo Horizonte. Departamento de publicaes o diretrio acadmico Alfredo belena. 1961. P. 93-106. 18. Burch, G. E., Pasquale, N. P., Alcolic lung disease: an hypothesis Amer. Heart J., 78: 147-8. 1967

Referncias:
19. Kok-Jensen. A. The prognosis of pulmonary tuberculosis in patients with abuse of alchol. Scand. J. resp. Dis., 51: 42-8, 1970. 20. Ruffino, M. C. Netto, A. R. Associao entre alcoolismo e tuberculose pulmonar. So Paulo Rev. Sade: 13: 183-94. 1979 21. Minsis, M., Mincis, R. Doena heptica alcoolica. Escola Paulista de medicina, So Paulo. 22. Strauss, E., Aerosa, J.P. Infeces bacterianas pioram o prognstico da hepatite alcoolica. Revista da sociedade de medicina tropical; So Paulo. 2004, 199-203

You might also like