You are on page 1of 15

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET

1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente


Ao aceder ao seu webmail, sua conta num site de comrcio electrnico, ao seu home banking ou qualquer outro servio que exige que se seja fornecido um nome de utilizador e uma senha, clique num boto/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer bvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereo. Isso arriscado, pois o site no recebeu a instruo de encerrar seu acesso naquele momento e algum malintencionado pode abrir o navegador de internet e aceder s informaes da sua conta, caso esta realmente no tenha sido fechada devidamente.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


2 - Crie senhas difceis de serem descobertas
No utilize senhas fceis de serem descobertas, como o nome de parentes, data de aniversrio, matrcula do carro, etc. D preferncia a sequncias que misturam letras e nmeros. Alm disso, no use como senha uma combinao que tenha menos que 6 caracteres.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


3 - Mude a sua senha periodicamente
Alm de criar senhas difceis de serem descobertas, essencial mud-las periodicamente, a cada trs meses, pelo menos. Isso porque, se algum conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poder aceder s suas mensagens sem que voc saiba.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


4 - Use navegadores diferentes
Se utilizador do sistema operativo Windows, talvez tenha o hbito de utilizar apenas o navegador Internet Explorer. O problema que existe uma infinidade de pragas digitais (spywares, vrus, etc) que exploram falhas desse navegador. Por isso, uma dica importante usar tambm navegadores de outras empresas, como o Opera e o Firefox, pois embora estes tambm possam ser explorados por pragas, isso ocorre com uma frequncia menor.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


5 - Cuidado com downloads
Se usa programas para compartilhar arquivos, como o eMule, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que transfere. Ao trmino do download, verifique se o arquivo no possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais de uma extenso (como foto.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informaes de descrio suspeitas, pois muitos vrus e outras pragas transmitem-se por arquivos de udio, vdeo e outros para enganar o utilizador. Alm disso, examine sempre o arquivo transferido com um antivrus.
Tenha tambm cuidado com sites que pedem para instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum servio. Ainda, desconfie de ofertas de programas milagrosos, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


6 - Cuidado ao usar programas de Chat
comum encontrar vrus que exploram servios de mensagens instantneas, como por exemplo o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger). Essas pragas so capazes de, durante uma conversa com um contacto, emitir mensagens automticas que contm links para vrus ou outros programas maliciosos. Nessa situao, natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contacto que a enviou e clica no link com a maior boa vontade:

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


7 - Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail a dizer que tem uma dvida com uma empresa de telefones ou a afirmar que um dos seus documentos est ilegal. Ou, ainda, a mensagem oferece prmios ou cartes virtuais ? intimidam para uma audincia judicial? Contm uma suposta notcia importante sobre uma personalidade famosa? provvel que se trate de um spam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortogrficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou tiver um links estranhos, desconfie imediatamente. Na dvida, entre em contacto com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


8 - Evite sites de contedo duvidoso
Muitos sites contm nas suas pginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites pornogrficos, de contedo hacker ou que tenham qualquer contedo duvidoso.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


9 - Cuidado com anexos de e-mail
Essa uma das instrues mais antigas, mesmo assim, o email ainda uma das principais formas de disseminao de vrus. Tome cuidado ao receber mensagens que pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de algum que no conhece. Para aumentar a sua segurana, pode verificar o arquivo anexo com um antivrus.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


10 - Actualize o seu antivrus e antispyware
Muita gente pensa que basta instalar um antivrus para o seu computador estar protegido, mas no bem assim. necessrio actualiz-lo regularmente, caso contrrio, o antivrus no saber da existncia de vrus novos. Praticamente todos os antivrus disponveis permitem configurar uma actualizao automtica. Alm disso, use um antispyware com frequncia para tirar arquivos e programas maliciosos de seu computador. Assim como o antivrus, o antispyware tambm deve ser actualizado para que este conhea pragas novas.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


11 - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Fazer compras pela internet uma grande comodidade, mas s o faa em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado num produto vendido num site desconhecido, faa uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamaes contra a empresa.
Ao aceder sua conta bancria atravs da internet, tambm tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores pblicos, verifique sempre se o endereo do link mesmo o do servio bancrio e siga todas as normas de segurana recomendadas pelo banco.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


12 - Actualize o seu sistema operativo
O Windows o sistema operativo mais usado no mundo e quando uma falha de segurana descoberta, uma srie de pragas digitais so desenvolvidas para explor-la. Por isso, deve manter o seu sistema operativo sempre actualizado.
Se for utilizador de outro sistema operativo, como o Mac OS ou alguma distribuio Linux, saiba que esta dica tambm vlida. Falhas de segurana existem em qualquer sistema operativo, por isso, importante aplicar as actualizaes disponibilizadas pelo desenvolvedor.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


13 - Actualize tambm os seus programas
Tambm importante manter seus programas actualizados. Muita gente pensa que as verses novas apenas adicionam recursos, mas a verdade que elas contam tambm com correces para falhas de segurana. Por isso, utilize sempre a ltima verso dos seus programas, especialmente os que acedem a internet (navegadores de internet, clientes de email, etc.). Muitos aplicativos contam com uma funcionalidade que actualiza o programa automaticamente ou avisa do lanamento de novas verses. um bom hbito deixar esse recurso activado.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


14 - No revele informaes importantes
Em servios de chat, ou em qualquer outro servio onde um desconhecido pode aceder s suas informaes, evite dar detalhes, do lugar onde trabalha e principalmente onde mora. Evite tambm disponibilizar dados ou fotos que forneam qualquer detalhe relevante sobre voc. Nunca divulgue o seu nmero de telefone por esses meios. Caso esses dados sejam direccionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informao relevante sobre voc pode ser usada indevidamente por pessoas mal intencionadas.

DICAS DE SEGURANA NA INTERNET


15 - Cuidado ao fazer registos
Muitos sites exigem que seja feito um registo para usufruir dos seus servios, mas isso pode ser uma cilada. Por exemplo, se um site pede o nmero do seu carto de crdito sem ao menos ser uma pgina de vendas. Alm disso, as suas informaes podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone.
Por isso, antes de se registar em sites, faa uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereo tem registo de alguma actividade ilegal. Avalie tambm se tem mesmo necessidade de usar os servios oferecidos pelo site.

You might also like