You are on page 1of 27

Ceja Marechal Rondon

SALA DE PROFESSOR/ EDUCADOR

Prof.: MARIA APARECIDA BASTOS DA SILVA SOU FACINADA PELAS TEORIAS PEDAGOGICAS, POIS,
ACREDITO QUE ELAS PODEM MELHORAR MEU TRABALHO EM SALA DE AULA.

CELSO ANTUNES

COMO DESENVOLVER AS COMPETNCIAS EM SALA DE AULA

OS TEMPOS DE AGORA SO OUTROS. NO NECESSARIAMENTE MELHORES OU PIORES, MAS INDISCUTIVELMENTE DIFERENTES.

PARA SER UM EDUCADOR DE VERDADE, UM VERDADEIRO MESTRE, TODO PROFESSOR DEVE, ANTES, SER UMA GRANDE PESSOA.

COM UM HUMILDE PEDIDO DE BNO A MANUEL BANDEIRA, POETA MAIOR

__ Bom -dia,So Pedro. O Senhor me d licena? __ Pois no, minha filha! O que voc deseja? __ que morri l na Terra, meu Santo, e aqui estou me candidatando a um lugarzinho no cu. Queria ver se posso entrar? __ Vamos ver, meu bem! Voc foi boa menina, crdula e piedosa, no cometeu pecado capital algum?Foi moderada nos pecados veniais? Doou parte dos seus ganhos a outros, dividiu seu po com irmos famintos, acolheu em sua casa velhos e doentes? Sempre ofereceu ao outro tudo quanto a si mesma desejou? Foi caridosa em todos os instantes? No se dobrou pela cobia, no esmoreceu nas esperanas, jamais praguejou? __ Desculpe, meu Santo. Minha vida na Terra no foi como minha me ensinou. Pensando melhor, at acho mesmo muito grande a pretenso em procur-lo. O Senhor me desculpe, penso que no mereo o cu.Afinal, l na Terra, fui apenas uma professora. . . __ Uma professora? Interessante, minha filha; professores quase nunca reinvidicam o cu. Conte o que voc fazia l na Terra, fale de seu trabalho. . . __ Bem,So Pedro, l na Terra eu procurava ensinar meus alunos a olhar e ver, eu refletia constantemente sobre o meu trabalho, buscava inov-lo sempre, derramava toda a ternura em minhas aulas. Aprendi a aprender com os outros, com meus alunos, com suas experincias. Busquei ensin-los a decifrar smbolos, a resolver problemas, a se relacionar com outras pessoas, a trabalhar juntos. Creio, meu Santo,que fui uma pequena artes que construa e reconstrua permanentemente meu saber profissional. Enfim, procurei ser uma fazedora de perguntas e uma construtora de sentidos. . . Acho que foi s isso, meu bom So Pedro. Peo desculpas, foi uma alegria descobri-lo, assim to manso, to branco. . . __ Calma, minha filha, no se v. Entre. O cu todo seu. . . __ Mas So Pedro???? O Senhor me d, mesmo , licena para entrar? __ Entre, minha filha. Para entrar no cu um verdadeiro professor jamais precisa pedir licena.

(Antunes, Celso- Como desenvolver competncias em sala de aula,ed. Vozes .Petrpolis-2001)

1 EDUCAO-- UM TESOURO A DESCOBRIR


Caberia assim ao professor um papel radicalmente diferente do que anteriormente exercia: de agente transmissor de informaes, seu decodificador, mostrando como descobri-las e selecion-las e de que maneira transform-las em saberes.

2 OS QUATRO PILARES DA EDUCAO


O educador deve organizar- se buscando quatro aprendizagens essenciais que, ao longo de toda vida, sero de algum modo sua bssola segura: essas aprendizagens seriam:

Aprender a conhecer
Essa primeira aprendizagem, devem imperar habilidades para se construir conhecimentos, exercitando os pensamentos, a ateno e a memria, selecionando as informaes que efetivamente possam ser contextualizadas com a realidade que se vive e capazes de ser expressas atravs de linguagens diferentes;

Aprender a fazer
Despertar e estimular a criatividade para que se descubra o valor construtivo do trabalho, sua importncia como forma de comunicao entre o homem e a sociedade, seus meios como ferramentas de cooperao e para que transforme o progresso do conhecimento em novos empreendimentos e em novos empregos;

Aprender a viver juntos, a viver com os outros


Aos poucos ir se transformando em um verdadeiro centro de descoberta do outro e tambm um espao estimulador de projeto solidrios e cooperativos, identificados pela busca de objetivos comuns. Os caminhos do autoconhecimento e da autoestima so os mesmos da solidariedade e da compreenso;

Aprender a ser
Aprender a ser retoma a ideia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente esprito e corpo, inteligncia e solidariedade, sentido esttico e responsabilidade pessoal, tica e espiritualidade- para elaborar pensamentos autnomos e crticos e tambm para formular os prprios juzes de valores, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir em diferentes circunstncias da vida.

3 MLTIPLAS COMPETNCIAS E INTELIGNCIAS MTIPLAS


Segundo Philippe Perrenoud, socilogo e educador suo, competncia em educao a faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos que inclui saberes, informaes, habilidade operatrias e principalmente as inteligncias para, com eficcia e pertinncia, enfrentar e solucionar uma srie de situaes ou de problemas.

MLTIPLAS COMPETNCIAS E INTELIGNCIAS MLTIPLAS


Nascemos com nossas inteligncias que precisam ser acordadas por estmulos significativos, mas no nascemos, entretanto, com qualquer competncia. A escola e particularmente a ao do professor em sala de aula pode - e deve despertar e ampliar as inteligncias, mas precisa construir competncias.

4 COMPETNCIAS INTELINCIAS... E OS CONTEDOS?


Estimular e desenvolver inteligncias e competncias, de forma alguma implica deixar de ensinar contedos. Nada pode ser ensinado, desvinculando-se de um certo conhecimento que se estrutura no que chamamos de contedos.

5 QUAIS AS COPETNCIAS SE PRETENDEM NOS ALUNOS E COMO DESENVOLV LAS?

Apia-se em consulta bibliogrfica extensa, experincias de muitas dcadas em sala de aula e nos critrios usados pelo Ministrio da Educao e da Cultura para instrumentalizar o ENEM e outros sistemas de avaliao da aprendizagem.

Considerado essas ressalvas, estaremos propondo que nossos alunos pudessem:

1.

Dominar plenamente a leitura escrita, lidando com seus smbolos e signos e assim beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educao ao longo de toda vida; Perceber as mltiplas linguagens utilizadas pela humanidade;

2.

3.

Perceber a matemtica em suas relaes com o mundo, matematizar suas relaes com os saberes e resolver e problemas;
Conhecer, compreender, interpretar, analisar, relacionar, comparar e sintetizar dados, fatos e situaes do cotidiano e atravs dessa imerso adquirir no somente uma qualificao profissional, mas competncias que a tornem apta a enfrentar inmeras situaes; Compreender as relaes sociais e atuar sobre as mesmas como cidados;

4.

5.

6. Valorizar o dilogo, a negociao e as relaes interpessoais;


7. Descobrir o encanto e a beleza nas expresses culturais de sua gente e de seu entorno; 8. Saber localizar , acessar, contextualizar e usar melhor as informaes disponveis; 9. Saber selecionar e classificar as informaes recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicao para melhor desenvolver sua personalidade e estar altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia e discernimento; 10. A prender o sentido da verdadeira cooperao desenvolvendo a compreenso do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreenso mtua.

6 QUAIS AS COMPETENCIAS SE PRETENTEM NOS PROFESSORES E COMO DESENVOLV-LAS?


1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem
Ser muito bom na seleo de contedos a serem ensinados, elegendoos de acordo com os objetivos da aprendizagem; Trabalhar a partir das representaes dos alunos; Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos da aprendizagem; Construir e planejar dispositivos e seqncia didtica; Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento;

2. Administrar a progresso das aprendizagens


Conceber e administra situaes-problema ajustadas ao nvel e s possibilidades dos alunos; Adquirir uma viso longitudinal dos objetivos do ensino; Estabelecer laos com as teorias subjacentes s atividades de aprendizagem; Observar e avaliar os alunos tendo em mente sua formao; Fazer permanente balano de competncias e tomar decises de progresso.

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao


Ampliar a gesto da classe visando trabalhar-se a heterogeneidade; Fornecer apoio integrado, organizar em cada sala de aula uma UTI ( Unidade de Terapia Intensiva); Desenvolver a cooperao entre os alunos;

4. Envolver os alunos na aprendizagem e, portanto, na sua reestruturao de compreenso do mundo


Entusiasmar-se pelo que ensina, suscitar no aluno o desejo de aprender;
Explicitar a relao entre a aprendizagem e o saber, organizar as etapas que se busca desenvolver, convidar o aluno ao desafiante jogo da transformao e antecipar a alegria em sua conquistas; Organizar um Conselho de alunos, faz-los se sentir agentes de um processo e no meros receptores de contedos e habilidades; Oferecer estratgias diferentes, atividades opcionais.

5. Aprender e ensinar a trabalhar juntos e a se trabalhar com equipes


Elaborar projetos pedaggicos verdadeiramente em equipes; Buscar referncias para entender como funciona a dinmica dos grupos como se aprende a conduzir reunies, exercitar essas tarefas em encontros com a equipe docente e ensinar nossos alunos a empreendlas; Analisar em conjunto situaes complexas e confiar na equipe para administrar crises de relacionamento interpessoais.

6. Dominar e fazer uso de novas tecnologias


Usar e ensinar os alunos a usarem editores de texto; Explorar as potencialidades didticas dos CDROMS e de outros programas; Usar a internet como ferramenta de pesquisa e tambm para estimular a comunicao a distancia por meio da telemtica.

7. Vivenciar e superar os conflitos ticos da profisso e administrar sua formao contnua e permanente
Prevenir na escola toda forma de violncia; Lutar contra todas as formas de preconceitos e discriminaes; Participar da criao de regras de conduta quanto a disciplina e comunicao em aula; Desenvolver a conscincia de sua profisso e o sentido de responsabilidade, solidariedade e justia.

8. Administrar sua prpria formao e


enriquecimento contnuo
O uso das competncias torna-se mais vivo e mais completo quando so enriquecida por estudos, pesquisas, leituras, debates, por cursos que se assiste, por programas que se v, por experincias que se troca;

Perrenoud simplesmente alertou-nos para a essencialidade de se aprender a conhecer, se aprender a fazer, se aprender a viver juntos, enfim, se aprender a ser.

BUSCAR NOVAS ESTRATEGIAS DE ENSINO


Reconhecer os limites pessoais mas jamais renunciar ao objetivo de fazer de sua pratica pedaggica e de sua escola um novo pas, uma nova cidade um lugar onde ainda se acredita na integridade, na justia, na beleza e na bondade.

You might also like