You are on page 1of 18

Apresentao PMA

Poluio do solo

O SOLO

O solo a camada mais superficial da crosta e composto por sais minerais dissolvidos na gua intersticial e seres vivos e rochas em decomposio.

O SOLO

1 Camada rica em hmus e detritos (camada frtil);

2 Camada sais minerais (calcrio, argila e areia);


3 Camada (rochas decompostas); 4 Camada (rochas em inicio de decomposio);

POLUIO DO SOLO

A poluio do solo afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefcios diretos ou indiretos vida humana, natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presena indevida, no solo, de elementos qumicos estranhos, como o lixo que o homem produz, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

TIPOS DE POLUIO DE SOLO

Poluio de origem urbana.

TIPOS DE POLUIO DE SOLO

Poluio de origem rural.

ATERROS SANITRIOS

Uma das formas de lidar com resduos urbanos; Sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem; Aterros so muito prejudiciais ao solo; Venenos vo para plantaes e reservatrios de gua; Libera fumaa txica e mal cheiro; Grande concentrao de doenas;

PRINCIPAIS CAUSAS DA POLUIO DO SOLO - IBGE


Uso de fertilizantes e agrotxicos 28% Resduos domsticos e Industriais 42% Destinao inadequada de esgoto domstico 10% Chorume 15% Outros 5%

PRINCIPAIS CONSEQUNCIAS DA POLUIO DO SOLO.

Eroso;

PRINCIPAIS CONSEQUNCIAS DA POLUIO DO SOLO.

Assoreamento;

PRINCIPAIS CONSEQUNCIAS DA POLUIO DO SOLO.

Resduos lquidos, slidos e gasosos;

PRINCIPAIS CONSEQUNCIAS DA POLUIO DO SOLO.

Riscos a sade pblica;

Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81),


Preservao da sade e o bem-estar da populao Preservao da fauna e a flora; Preservao da qualidade do solo, das guas e do ar; Aborda os interesses de proteo natureza/paisagem; A ordenao territorial e planejamento regional e urbano; A segurana e ordem pblica.

TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DO SOLO.

De um modo geral as tecnologias empregadas no tratamento de solo contaminado exigem um investimento muito alto, o que torna sua viabilidade muito difcil, principalmente para as empresas de pequeno porte.

TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DO SOLO.


Tipos de tratamentos: Tratamento Fsico-qumico. Dos processos fsico-qumicos, os mtodos atualmente mais usados baseiam-se na lavagem do solo.

TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DO SOLO.

Tratamento Biolgico. Os mtodos biolgicos baseiam-se no fato de que os microorganismos tm possibilidades praticamente ilimitadas para metabolizar compostos qumicos.

TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DO SOLO.

Tratamento Trmico. A desinfestao do solo pelo tratamento trmico geralmente feita atravs do uso de vapor. Uma das vantagens do mtodo ausncia de resduos txicos, como pode ocorrer com o tratamento qumico,

triste pensar que a natureza fala e que o gnero humano no a ouve.

You might also like