You are on page 1of 24

PINSKI, Carla Bassanezi,(Org.). Fontes histricas. So Paulo: Contexto, 2005.

Por: Mirianne Almeida


Setembro de 2011.

O livro Fontes histricas como fonte Maria de Lourdes Janotti


[...] qual o trao comum que permite chamar de fontes coisas to dspares como uma esttua grega do sculo V a.C., uma mscara maia,uma carta do Marqus de Pombal, um concerto de Mozart, uma pelcula cinematogrfica, um artigo de jornal sobre os perigos do desmatamento,uma entrevista gravada de um trabalhador em greve, uma fotografia e uma telenovela? [...] (p. 10)

[...]denominamos de histria uma srie de acontecimentos e de historiografia a narrao desses acontecimentos (p. 10)

Ser historiador do passado ou do presente, alm de outras qualidades, sempre exigiu erudio e sensibilidade no tratamento das fontes,pois delas depende a construo convincente do seu discurso (p. 10)

Grafitos em cavernas Inveno da escrita Histria se afirma como disciplina acadmica Os primeiros relatos da vida humana foram grafitos em cavernas com materiais contundentes, constituindo-se, em outros vestgios, nas fontes primevas dos futuros historiadores

Grafitos em caverna

Novas configuraes de registros

Parmetros metodolgicos rgidos (crtica das fontes)

Escrita

Fontes artsticas Importncia da autenticidade documental

Sculo XIX Histria se afirma como disciplina acadmica

Uso e mau uso dos arquivos Carlos Bacellar


Nesse texto, portanto, a discusso historiogrfica dar lugar a uma abordagem que centra suas atenes nas fontes documentais,matria-prima do historiador [...] O objetivo apenas apresentar alguns exemplos e sugestes que introduzam o leitor no mundo da pesquisa nos manuscritos (p. 25)
Correspondncia: ofcio e requerimento Matrculas e frequncias de alunos

Arquivos do Poder Executivo

Documentos de polcia

Arquivos do Poder Legislativo

Atas das sesses (acompanhar discusses de projetos legislativos)


Registros das cmaras municipais

Arquivos cartoriais Arquivos eclesisticos Arquivos privados

Arquivos do Poder Judicirio

Cabe ao historiador desvendar onde se encontram os papeis que podem


lhe servir, muitas vezes ultrapassando obstculos burocrticos e a falta de informao organizada, mesmo em se tratando de arquivos pblicos (p. 46)

O iniciar de uma pesquisa exige a localizao de fontes. De modo geral, preciso verificar, ao se propor um tema qualquer, quais conjuntos documentais poderiam ser investigados em busca de dados.[...] A maioria dos arquivos pblicos pouco disponibiliza via rede,tornando necessrio o deslocamento fsico (p. 51) O trabalho com documentos de arquivo exige precaues. [...] Todo cuidado pouco (p. 54) [grifo meu] Usar luvas,mscara e avental no contato com o documento. Cuidado ao manusear os papeis. Coloque sob o documento frgil um folha de papel sulfite. Nunca interferir fisicamente no documento, retirando o que quer se seja encontrado. [...] A pacincia uma arma bsica do pesquisador em arquivos: pacincia para descobrir os documentos que deseja, e pacincia para passar semanas, quando no meses ou anos, trabalhando na tarefa de cuidadosa leitura e transcrio das informaes. Pesquisar em fontes, principalmente as manuscritas, requer, ainda, o empenho de aprender as tcnicas de leitura paleogrfica, que permitem o decifrar dos escritos (p. 53)

As primeiras tentativas de leitura de um documento de arquivo deixaro claro que o pesquisador precisa se moldar a uma ortografia e a uma gramtica diferenciadas (p. 55)

[...] Boas caligrafias convivem com outras, pssimas, e isso pura questo de sorte (p. 55)

[...] Contextualizar o documento que se coleta fundamental para o ofcio do historiador. [...] Documento algum neutro, e sempre carrega consigo a opinio da pessoa e/ou do rgo que o escreveu (p. 63)

[...] o historiador precisa entender as fontes em seus contextos, perceber que algumas imprecises demonstram os interesses de que as escreveu. [...] O historiador no pode submeter-se s fontes, julgar que o documento a verdade [...] ser historiador exige que se desconfie das fontes, das intenes de quem as produziu, somente entendidas com o olhar crtico e a correta contextualizao do documento que se tem em mos (p. 64)

Os historiadores e a cultura material Pedro Paulo Funari


Os historiadores e as fontes arqueolgicas

FILOLOGIA

HISTRIA

ARQUEOLOGIA

A Histria surge como parte,ou consequncia da, Filologia. [...] A Filologia postulava um estudo objetivo, ou positivo, das lnguas, de suas estruturas e relaes [...] (p. 83) A arqueologia deriva, ela prpria, da Histria[...] (p. 84)

[...] Fonte uma metfora, pois o sentido primeiro da palavra designa uma bica dgua [...] Todos se inspiraram no uso figurado do termo fons (fonte) em latim, da expresso fonte de alguma coisa, no sentido de origem,mas com um novo significado. Assim como das fontes dgua, das documentais jorrariam informaes a serem usadas pelo historiador (p. 85)

[...] As inscries constituram a primeira categoria substancial de fontes arqueolgicas que passaram a determinar e influenciar, de maneira decisiva, a escrita da Histria, ainda no sculo XIX [...] (p.88)

-Mudanas conceituais na Histria (final do sculo XIX) Buscavam-se agora vestgios arqueolgicos, em sua maioria sem traos de escrita [...] (p. 89) A partir da, as fontes arqueolgicas passaram a ser parte integrante e essencial da pesquisa histrica e os bons historiadores, mesmo quando no se dedicam, no detalhe, cultura material, no deixam de lev-la em conta (p.90)

No caso das sociedades sem escrita, h que se estudar, antes, o que se disse ou se registrou sobre tais sociedades, o que se sabe sobre o papel da oralidade nesses grupos sociais,as relaes pessoais face a face, sua interao com o meio ambiente, sua religiosidade (p. 95)

As fontes arqueolgicas no apenas ajudam a entender melhor, no s contribuem para esclarecer o que nos dizem as fontes literrias e arquivsticas. O historiador pode e deve explorar as diferenas e contradies entre as fontes, de modo a tentar melhor interpretar seu objeto de estudo (p. 101)

Histria dos, nos e por meio dos peridicos Tania Regina de Luca
Imprensa desprezada como fonte Nelson Werneck Sodr histria da imprensa brasileira dos seus primrdios at os anos de 1960 [...] ainda na dcada de 1970, ao lado da Histria da imprensa e por meio da imprensa, o prprio jornal tornou-se objeto da pesquisa histrica (p. 118)

H que se considerar que, at a chegada da Famlia Real (1808), as tipografias eram proibidas no Brasil e os que se atreveram a violar as regras foram duramente perseguidos (p. 133) [...] o contedo em si no pode ser dissociado do lugar ocupado pela publicao na histria da imprensa, tarefa primria e passo inicial das pesquisas com fontes peridicas (p. 139) [...] A nfase em certos temas, a linguagem e a natureza do contedo tampouco se dissociam do pblico que o jornal ou revista pretende atingir (p. 140)

[...] anlise da materialidade e do contedo preciso acrescentar aspectos nem sempre imediata e necessariamente patentes nas pginas desses impressos (p.140) Nunca demais lembrar que no h uma receita pronta para ser aplicada e que os esquemas, por mais abrangentes que sejam, tm utilidade muito limitada, como voc vai perceber assim que folhear sua fonte (p. 142)

Histrias dentro da Histria Verena Alberti


A Histria oral uma metodologia de pesquisa e de constituio de fontes para o estudo da histria contempornea surgida em meados do sculo XX, aps a inveno do gravador de fita. Ela consiste na realizao de entrevistas gravadas com indivduos que participaram de, ou testemunharam, acontecimentos e conjunturas do passado e do presente (p. 155) 1960 entrevistas de histria de vida

[...] Opondo-se Histria positivista do sculo XIX, a Histria oral tornou-se a contra-Histria, a Histria do local e do unitrio [...] (p. 157)

A entrevista de Histria oral uma fonte intencionalmente produzida, colhida a posteriori (p. 168) A entrevista de Histria oral deve ser compreendida tambm como documento de cunho biogrfico, do mesmo gnero de memrias, autobiografias, dirios [...] (p. 169)
PRODUO DE FONTES ORAIS

PREPARAO DAS ENTREVISTAS

REALIZAO DAS ENTREVISTAS

TRATAMENTO DAS ENTREVISTAS

Grandezas e misrias da biografia Vavy Pacheco Borges


Como se pesquisa a vida de um indivduo? Por intermdio das vozes que nos chegam do passado,dos fragmentos de sua existncia que ficaram registrados, ou seja, por intermdio das chamadas fontes documentais (p. 212) Tipos de biografia, segundo finalidade e grau de elaborao: O artigo de dicionrio biogrfico: breve resumo da vida de uma pessoa pblica, por vezes famosa; A monografia de circunstncia: elogios fnebres ou ligados a uma circunstncia particular (breves); A biografia dita cientfica ou dita literria: obras mais importantes, com preferncia narrativa e finalidade histrica, que trabalham com documentao numerosa e variada. (p. 213)

O tipo de biografia mais completo aquele em que o bigrafo realiza um mergulho na alma do biografado (p. 214). Documentos que podem revelar a intimidade do biografado: A memria ou a tradio oral familiar; Memrias, autobiografias, correspondncias (ativa ou passiva), dirios; Entrevistas na mdia (orais, escritas ou em filmes, vdeos); Os chamados objetos da cultura material: fotos, objetos pessoais, a biblioteca.
Pode-se, hoje, acreditar que no h regras ou mtodos indiscutveis para se escrever a histria de uma vida, ou seja,para se produzir uma biografia.[...] toda histria uma construo, resultante de quem escreve, do seu tempo e espao, marcado por instituies e grupos (p. 216)

[...] a Psicanlise tambm ajudou os historiadores a compreender melhor a relao sujeito-objeto ao mostrar a importncia da dominncia subjetiva: aceitar a subjetividade no quer dizer submeter-se a um subjetivismo,mas perceber e aceitar que, por trs de todo discurso historiogrfico,h um sujeito que o produz (p. 220)

Pesquisar e compreender so os passos iniciais; narrar bem, de forma envolvente, o final. (p. 226)

[...] A pressa inimiga do trabalho intelectual [...] O computador, com suas facilidades tcnicas, veio encurtar o tempo da redao de um trabalho, mas no seu tempo de gestao (p. 227)

A Histria depois do papel Marcos Napolitano


[...] as fontes audiovisuais e musicais so, qualquer outro tipo de documento histrico, portadoras de uma tenso entre evidncia e representao [...] cada tipo de fonte audiovisual e musical possui caractersticas peculiares,conforme a sua constituinte. (p. 240)

Delimitar o corpus documental Localizar os documentos Organizar a ficha tcnica das fontes,identificando:gnero, suporte, origem, autoria, data, contedo referente, acervo
Todo documento, incluindo os documentos de natureza audiovisual, deve ser analisado a partir de uma crtica sistemtica que d conta de seu estabelecimento como fonte histrica (p. 266)

No Brasil, por incrvel que parea, a documentao audiovisual do sculo XX est mais ameaada do que a documentao de pocas histricas mais remotas (p.260)

O primeiro dilema enfrentado pelo historiador escolher o suporte privilegiado da pesquisa histrica em torno do documento musical (p. 269) Coletar a documentao para a anlise considerando o perodo, o objeto e a problemtica Considerar o contexto extramusical (dados biogrficos dos compositores, cantores e msicos; crticas musicais; outras informaes que completem os sentidos intrnsecos que uma cano pode conter)

[...] cinema manipulao e essa sua natureza que deve ser levada em conta no trabalho historiogrfico, com todas as implicaes que isso representa (p. 247) Definir a abordagem: a cinema na Histria, a Histria no cinema, a Histria do cinema; Buscar os elementos narrativos;

Os historiadores, no Brasil e no exterior, ainda no descobriram a televiso como objeto de pesquisa (p. 247)

Consideraes sobre o mtodo Jorge Grespan


[...] Foi o mtodo, portanto, que permitiu, a princpio, fixar e resguardar os limites do territrio do historiador, ao mesmo tempo em que promovia condio de cientista (p. 291) [...] os historiadores passaram a reconhecer ser impossvel aquela atitude de neutralidade diante do objeto, o abandono antes recomendado de teorias prvias pesquisa emprica (p.294) preciso que ele tambm componha sequncias de ordens possveis na realidade, conduza a hipteses comprovveis e as v reformulando no decorrer do processo inteiro [...] teoria e mtodo desenvolvem-se em reciprocidade (p. 295)

You might also like